Plano Acadêmico:
O PPGECM é constituído de curso de Mestrado e Doutorado Profissional e integra a Área de Avaliação da Capes número 46 – Ensino. O Mestrado foi aprovado pela Capes - APCN 2013 e Parecer CNE 55/2015 do DOU e o Doutorado no APC 2019 e Parecer CNE 111/2020 E Portaria 554/2020 do DOU. A primeira turma de mestrado ingressou em março de 2014 e desde então anualmente tem novas turmas, sendo a última ingressado em março de 2020; a turma de doutorado teve seu primeiro ingresso em 2020. Onze docentes permanentes compõe o corpo docente dos cursos de Mestrado e o de Doutorado, tendo cada um dos cursos dois colaboradores externos a instituição. O programa possui uma área de concentração - Ensino de Ciências e Matemática, com duas linhas de pesquisa que estão em consonância com o proposto no curso - Práticas educativas em ensino de Ciências e Matemática; Tecnologias de informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática.
O programa objetiva proporcionar a qualificação profissional dos professores de Ciências, Matemática, Física, Química, Biologia, Pedagogia, engenharias e afins, por meio da análise crítica e fundamentada dos processos educativos, oportunizando a realização de pesquisa associada a práticas de intervenção pedagógica em consonância com o desenvolvimento de produtos educacionais, que contribuam para a melhoria do ensino e da aprendizagem nos diversos contextos e níveis educacionais.
Para alcançar tais objetivos estrutura-se um currículo que busca alinhar as questões contemporâneas de educação, com as discussões referentes a inserção de metodologias e dispositivos tecnológicos inovadores no contexto escolar, bem como com o aprofundamento de conteúdo específico de cada área de abrangência do programa. Além disso, o curso prevê a aplicação de produto educacional em ambientes formais ou não-formais de ensino desde que relacionado a educação básica e ao exercício de sua prática docente.
Para o curso de Mestrado, objeto deste acordo de cooperação entre as instituições (Universidade de Passo Fundo- UPF e Faculdade Católica de Rondônia - FCR), e considerando o apresentado no Regimento Interno do Programa – Turma 2021, no âmbito do Mestrado, temos que os componentes curriculares se aglutinam em disciplinas obrigatórias e eletivas/optativas; elaboração de dissertação (orientação); e atividades programada. O total de créditos a ser cumprido pelos mestrandos é de 23 (460 horas), sendo distribuído ao longo dos 2 anos (4 semestres) do curso. Todas as disciplinas ofertadas no programa são de 2 créditos (40 horas).
Esquematicamente temos os 23 créditos (460 horas) assim distribuídos:
• 10 créditos de disciplinas obrigatórias (200 horas): 5 disciplinas de 2 créditos (incluída a disciplina Prática Profissional Docente);
• 8 créditos de disciplinas eletivas/optativas (160 horas): 4 disciplinas de 2 créditos;
• 3 créditos (60 horas) relativa a atividade de orientação (produção da dissertação);
• 2 créditos (40 horas) em Atividades Programadas: atividades vinculadas a participação em eventos, publicações, disciplinas optativas/eletivas para além do mínimo exigido pelo curso e outros.
Em termos específicos do projeto de cooperação, definimos como objetivos os de: Minimizar as disparidades educacionais do Brasil, permitindo a formação qualificada de mestres fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa; Capacitar recursos humanos para atender às necessidades do Estado de Rondônia e da Região Norte, onde é grande a carência de pessoal qualificado e de centros de formação e pesquisa; Contribuir na formação de quadros com capacidade para analisar e propor soluções aos conflitos existentes na Amazônia; Ajudar na criação e fortalecimento, nas instituições da região, de grupos de pesquisas que respondam às necessidades regionais e ampliem o comprometimento institucional da FCR com a região; Formar uma turma de mestres em ensino de ciências e matemática para fortalecer a rede pública do Estado de Rondônia.
Em relação as metas almejadas destacamos as de: formar mestres com as mesmas capacidades dos já consolidados centros de ensino e pesquisa, porém na realidade local e com um olhar voltado a essa mesma realidade; dar o devido suporte de formação de mestres com as capacidades de análise dos conflitos das realidades regionais; fortalecer a educação básica do Estado de Rondônia por meio da formação de mestres na área de Ciências e Matemática.
Para a execução do projeto de Cooperação organizamos a oferta de disciplinas e demais atividades da seguinte forma:
• Primeiro semestre do curso: oferta das seguintes disciplinas: Didática das Ciências e Matemática (obrigatória – 2 créditos – 40 horas); Metodologias Ativas para Educação (eletiva – 2 créditos – 40 horas); Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática I (obrigatória – 2 créditos – 40 horas); Teorias de Aprendizagem (eletiva – 2 créditos – 40 horas).
• Segundo semestre do curso: oferta das seguintes disciplinas: História da Ciência e Matemática (eletiva – 2 créditos – 40 horas); Pensamento Computacional na Educação Básica (eletiva – 2 créditos – 40 horas); Recursos Digitais para o Ensino e Aprendizagem (obrigatória – 2 créditos – 40 horas); Produtos Educacionais (obrigatória – 2 créditos – 40 horas); Energia e Meio Ambiente (eletiva – 2 créditos – 40 horas). Soma-se a essas disciplinas a atividade de Orientação I (1 créditos – 20 horas).
• Terceiro semestre do curso: oferta da atividade de Orientação II (1 créditos – 20 horas).
• Quarto semestre do curso: oferta da disciplina de Prática Profissional Docente (obrigatória – 2 créditos – 40 horas) e da atividade de Orientação III (1 créditos – 20 horas).
As disciplinas apresentadas e que integram o projeto de cooperação serão ministradas pelos docentes do PPGECM, a exemplo do que ocorre na UPF, sendo devidamente indicados na Plataforma Sucupira como regentes da disciplina. O local de oferta das disciplinas será as dependências da FCR, em Porto Velho, RO, a qual dispõe da infraestrutura necessária para sua execução, conforme apresentado no próximo item Infraestrutura. A disciplina será realizada de forma concentrada, uma semana ao mês, iniciando em outubro de 2021. Cada disciplina ocorre em um mês específico e terá sua execução em 10 encontros de 4 horas, distribuídos em cinco dias da semana. A ordem de oferta das disciplinas segue o anunciado anteriormente.
O planejamento para a execução das disciplinas possibilita cumprir 20 créditos (400 horas) em disciplinas. Todavia, segundo o regimento interno do curso, o mestrando necessita cumprir 18 créditos (360 horas) em disciplinas, portanto, temos dois créditos – uma disciplina, excedente. Essa disciplina ofertada para a além do mínimo exigido, possibilita que os mestrandos possam efetivamente exercer o seu direito de selecionar as eletivas, uma vez que são ofertadas cinco disciplinas eletivas para um mínimo de quatro. Além disso, a oferta dessa disciplina excedente possibilita que ao ser cursada pelo mestrando, integralize as atividades programadas. Sobre essas atividades menciona-se que elas complementam a matriz curricular e envolvem ações como produção de artigos, trabalhos técnicos ou participação em eventos, como forma de inserir o mestrando nas discussões da área. Tais atividades são regidas pela Instrução Normativa CPG/PPGECM 07/2021. Essa exigência, apesar de ter flexibilização, se revela oportuna para a participação dos discentes em eventos nacionais, regionais e locais, bem como para a realização de disciplinas extras/excedentes que possibilitem ampliar sua formação.
A Prática Profissional Docente, apesar de ser incluída como um componente curricular na forma de disciplina obrigatória, ela tem sua efetivação/realização no contexto da escola ou outro ambiente educativo em que o mestrando possa aplicar o produto educacional desenvolvido. Ela é regida pela Instrução Normativa CPG/PPGECM 08/2021 que prevê a execução de, no mínimo, 10 horas/aula de efetivo trabalho com os estudantes nesse ambiente educacional. Essa disciplina tem um professor docente que organiza e gerencia os documentos e outros relativos a disciplina e tem como supervisor o professor orientador do discente. No projeto de cooperação organiza-se essa ação de modo que os mestrandos possam desenvolvê-la em seus espaços profissionais, sejam eles formais ou não-formais de ensino, seguindo a instrução normativa citada anteriormente. A disciplina envolve encontros virtuais síncronos via Plataforma Google Meet, com o professor responsável pela disciplina e acompanhamento in loco do orientador. Para esse acompanhamento uma que as atividades serão realizadas em Rondônia – lócus de atuação profissional dos mestrandos, está sendo organizado uma estrutura que envolve: a realização de videoconferência entre o mestrando e o orientador após cada atividade/encontro desenvolvido; filmagem de momentos relevantes da aplicação do produto educacional; e, sempre que possível, a realização de um encontro virtual síncrono com a turma na qual o produto educacional está sendo aplicado.
A elaboração da dissertação é outro ponto que integra a matriz curricular por meio de atividades de orientação. Sob a forma de um trabalho final de pesquisa profissional aplicada, vinculada ao contexto educacional e referente à sua problemática, a conclusão do curso compreende o desenvolvimento, a aplicação e discussão na forma de pesquisa, de processos ou produtos de natureza educacional, visando à melhoria do ensino no campo científico e tecnológico, de tal modo que haja a possibilidade de ser utilizada por outros profissionais da área. Além de ter caráter de aplicação de conhecimentos, o trabalho de conclusão na forma de dissertação deverá gerar um produto educativo que possa ser disseminável. O mestrando deverá demonstrar, publicamente, domínio acerca do objeto de estudo e capacidade de expressar-se sobre ele realizando defesa pública. Essa atividade é produzida ao longo dos semestres e está representada na matriz curricular pelas atividades de Orientação, I, II e III. Sobre isso menciona-se que de acordo com a reforma curricular ocorrido em 2021, o PPGECM passa a ter as atividades de orientação a partir do segundo semestre de ingresso do mestrando, tendo no primeiro semestre, ações de acolhimento e de trabalho coletivo como forma do acadêmico ir conhecendo os grupos e projetos de pesquisa e com isso ir definido sua pesquisa. No acordo de cooperação, a atividade de orientação inicia em fevereiro de 2022, sendo realizada de forma presencial quando o orientador estiver na instituição receptora e remota síncrona com encontros regulares, nos demais momentos.
As atividades de orientação dentro do PPGECM buscam apoiar a progressão gradual dos estudantes rumo à autonomia científica e rumo à consagração desta, por meio da obtenção de grau acadêmico de Mestre. Com este objetivo, cada mestrando terá um docente como orientador, escolhido durante o primeiro semestre. A designação de professores orientadores será determinada com base nos critérios fixados pelo Colegiado do Programa.
A dissertação está atrelada ao desenvolvimento de um produto educacional que representa uma produção técnico-tecnológico e que atende as especificidades da Área de Ensino, bem como o Regimento Interno do PPGECM. Nele está especificado que o produto educacional, na forma de texto ou outro deve estar separado da dissertação, ser reproduzível e disseminável no sistema de ensino, sendo sua implementação e seu uso relatados na dissertação. Esse produto educacional segue a Instrução Normativa CPG/PPGECM 09/2021 e abrange um conjunto de possibilidades dentre as quais estão o desenvolvimento de: mídias educacionais como vídeos, simulações, animações, videoaulas, experimentos virtuais e áudios; protótipos educacionais; objetos de aprendizagem; ambientes de aprendizagem; roteiros para atividades experimentais; propostas de ensino; sequências didáticas; textos de apoio; materiais textuais (livro didático ou paradidático); histórias em quadrinhos e similares; roteiros para peças teatrais; jogos didáticos de mesa ou virtuais; artigos de divulgação científica; atividade de extensão e cursos de capacitação (minicurso, oficina e outros); desenvolvimento de aplicativos; páginas de internet e blogs; atividades como ciclos de palestras, exposições científicas, olímpiadas, expedições, feiras e mostras científicas, atividades de divulgação científica, entre outros.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A seguir descrevemos a infraestrutura da instituição receptora (FCR) e que estará à disposição do PPGECM.
A Faculdade Católica de Rondônia conta com um laboratório de Informática com 50 (cinquenta) computadores com processador Intel dual core 2.2 ghz 1 gb de memória e 120gb de disco rígido, com acesso à rede de 100 mb por segundo. Conta com acesso à internet banda larga e WiFi. O laboratório está disponível, diariamente e exclusivamente, para uso dos estudantes do programa de MINTER entre UPF e FCR das 8h às 22h.
A Biblioteca da FCR dispõe de mais de 15 mil títulos nas diversas áreas do conhecimento dispostos de forma a propiciar amplo acesso. A consulta ao acervo pode ser feita, também por meio informatizado. Contém salas de estudos individuais com gabinetes e salas de estudos em grupos, ambas com acesso a internet WiFi, climatizadas e em ambiente agradável e propício ao estudo. Vale destacar ainda que a Biblioteca da FCR tem seu acervo clássico e sempre renovado quando solicitado por seus professores e alunos. Por força do Programa MINTER a FCR terá a infraestrutura necessária para disponibilizar aos estudantes do programa o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, por meio da IES Promotora.
A FCR possui instalações adequadas à consecução do Programa, pois as condições de trabalho são desenvolvidas em salas de administração e salas de aula, em ambiente climatizado, com equipamentos tecnológicos fixos, com áudio e tela, conectados à internet, específicos para o trabalho acadêmico e científico.
A infraestrutura física e recursos materiais conta com equipamentos, laboratórios e instalações adequadas para as funções acadêmicas e administrativas, como segue um breve resumo: salas de aula equipadas com recursos audiovisuais (data show, caixas de som, 10 TVs 29’, com aparelho de DVD) e acesso à internet, outro laboratório de Informática com 50 computadores com acesso à internet banda larga e WiFi, espaço para a administração (secretarias, coordenações, sala de professores, salas de atendimento e orientação, etc.), 04 auditórios com capacidade de 100, 220, 350 e 1.500 pessoas, área de esporte e lazer, área de convivência, amplo estacionamento, capela, reprografia, restaurante universitário, refeitório, cozinha, banheiros com acessibilidade. A FCR está finalizando a construção de seu novo campus, que terá 21.000m², com toda a tecnologia, conforto e acessibilidade para a sequência do mestrado, que tem previsão para inauguração em março de 2022.
Sediando o curso de MINTER em pauta, conjuntamente com a UPF, a FCR cederá as instalações necessárias, os equipamentos e o pessoal de apoio (funcionários), bem como parte de seu corpo docente, para o seu pleno funcionamento.