Dados do Programa
Tipo do Programa:
Projeto de Cooperação entre Instituições - Mestrado
Número da Proposta:
54/2021
Período de Vigência:
02/08/2021
a
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
45
Data de Fim Previsto:
28/07/2023
Local de Execução do Projeto:
Porto Velho - RO
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
A organização acadêmica do Minter está posta da seguinte maneira. O número de créditos para integralizar o currículo são 23 créditos, o que corresponde a 460 horas (1 crédito - 20h), assim distribuídos: 1) Disciplinas/Obrigatórias: Conceitos e objetos de investigação linguística (4 créditos - 80 horas), Seminário de Dissertação I (Obrigatória – 2 créditos - 40 horas), Seminário de Dissertação II (Obrigatória – 2 créditos - 40 horas), Seminários Especiais I – (Obrigatória – 1 crédito (20 horas); 4 créditos de orientação – (Obrigatória – 1 crédito de orientação/semestral (80 horas): - Orientação I, Orientação II, Orientação III, Orientação IV, TOTAL de horas (disciplinas obrigatórias): 260 horas. 2) Disciplinas/Eletivas: 10 créditos de disciplinas eletivas – 5 disciplinas (2 créditos cada uma – 40 horas) - TOTAL de horas (disciplinas eletivas): 200 horas. Totalizando: (obrigatórias + eletivas): 460 horas. Essas disciplinas serão ministradas em conjunto com a Atividades Programadas vinculadas a participação em eventos, publicações, disciplinas optativas/eletivas para além do mínimo exigido pelo curso e outros. Em termos específicos do projeto de cooperação, definimos como objetivos os de: Minimizar as disparidades educacionais do Brasil, permitindo a formação qualificada de mestres fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa; Capacitar recursos humanos para atender às necessidades do Estado de Rondônia e da Região Norte, onde é grande a carência de pessoal qualificado e de centros de formação e pesquisa; Contribuir na formação de quadros com capacidade para analisar e propor soluções aos conflitos existentes na Amazônia; Ajudar na criação e fortalecimento, nas instituições da região, de grupos de pesquisas que respondam às necessidades regionais e ampliem o comprometimento institucional da FCR com a região; Formar uma turma de mestres em língua e literatura na rede pública do Estado de Rondônia, divulgando ainda mais o trabalho com a leitura na região. Em relação as metas almejadas destacamos as de: formar mestres com as mesmas capacidades dos já consolidados centros de ensino e pesquisa, porém na realidade local e com um olhar voltado a essa mesma realidade; dar o devido suporte de formação de mestres com as capacidades de análise dos conflitos das realidades regionais; fortalecer a educação básica do Estado de Rondônia por meio da formação de mestres na área da língua e da literatura, tendo como foco o ensino de língua e a formação de leitores. Para a execução do projeto de Cooperação organizamos a oferta de disciplinas e demais atividades da seguinte forma: A disciplina envolve encontros virtuais síncronos via Plataforma Google Meet, com o professor responsável pela disciplina. As orientações serão de responsabilidade de cada orientador que organizará os encontros com seus acadêmicos. A elaboração da dissertação é outro ponto que integra a matriz curricular por meio de atividades de orientação. Sob a forma de um trabalho final de pesquisa, vinculada ao contexto educacional e referente à sua problemática, a conclusão do curso compreende o desenvolvimento e discussão na forma de pesquisa, de processos de natureza educacional, visando à melhoria do ensino no campo científico, de tal modo que haja a possibilidade de ser utilizada por outros profissionais da área. O mestrando deverá demonstrar, publicamente, domínio acerca do objeto de estudo e capacidade de expressar-se sobre ele realizando defesa pública. Essa atividade é produzida ao longo dos semestres e está representada na matriz curricular pelas atividades de Orientação, I, II, III e IV. No acordo de cooperação, a atividade de orientação inicia já no início do curso, sendo realizada de forma presencial quando o orientador estiver na instituição receptora e remota síncrona com encontros regulares, nos demais momentos. As atividades de orientação dentro do PPGL buscam apoiar a progressão gradual dos estudantes rumo à autonomia científica e rumo à consagração desta, por meio da obtenção de grau acadêmico de Mestre. Com este objetivo, cada mestrando terá um docente como orientador, escolhido no início do Curso conforme interesse de pesquisa e disponibilidade de carga horária do professor. A designação de professores orientadores será determinada com base nos critérios fixados pelo Colegiado do Programa. A dissertação está atrelada ao desenvolvimento de um trabalho de pesquisa que representa uma produção que atende as especificidades da Área, bem como o Regimento Interno do PPGL. A Organização das atividades das atividades – acertadas entre as duas IEs será com aulas remotas até janeiro de 2022, aulas na 5ª e 6ª (8 horas por dia) – forma intensiva, as disciplinas serão distribuídas em MÓDULOS que devem acontecer de 30/40 dias, aula inaugural em setembro.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A seguir descrevemos a infraestrutura da instituição receptora (FCR) e que estará à disposição do PPGL/UPF. A Faculdade Católica de Rondônia conta com um laboratório de Informática com 50 (cinquenta) computadores com processador Intel dual core 2.2 ghz 1 gb de memória e 120gb de disco rígido, com acesso à rede de 100 mb por segundo. Conta com acesso à internet banda larga e WiFi. O laboratório está disponível, diariamente e exclusivamente, para uso dos estudantes do programa de MINTER entre UPF e FCR das 8h às 22h. A Biblioteca da FCR dispõe de mais de 15 mil títulos nas diversas áreas do conhecimento dispostos de forma a propiciar amplo acesso. A consulta ao acervo pode ser feita, também por meio informatizado. Contém salas de estudos individuais com gabinetes e salas de estudos em grupos, ambas com acesso à internet WiFi, climatizadas e em ambiente agradável e propício ao estudo. Vale destacar ainda que a Biblioteca da FCR tem seu acervo clássico e sempre renovado quando solicitado por seus professores e alunos. Por força do Programa MINTER a FCR terá a infraestrutura necessária para disponibilizar aos estudantes do programa o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, por meio da IES Promotora. A FCR possui instalações adequadas à consecução do Programa, pois as condições de trabalho são desenvolvidas em salas de administração e salas de aula, em ambiente climatizado, com equipamentos tecnológicos fixos, com áudio e tela, conectados à internet, específicos para o trabalho acadêmico e científico. A infraestrutura física e recursos materiais conta com equipamentos, laboratórios e instalações adequadas para as funções acadêmicas e administrativas, como segue um breve resumo: salas de aula equipadas com recursos audiovisuais (data show, caixas de som, 10 TVs 29’, com aparelho de DVD) e acesso à internet, outro laboratório de Informática com 50 computadores com acesso à internet banda larga e WiFi, espaço para a administração (secretarias, coordenações, sala de professores, salas de atendimento e orientação, etc.), 04 auditórios com capacidade de 100, 220, 350 e 1.500 pessoas, área de esporte e lazer, área de convivência, amplo estacionamento, capela, reprografia, restaurante universitário, refeitório, cozinha, banheiros com acessibilidade. A FCR está finalizando a construção de seu novo campus, que terá 21.000m², com toda a tecnologia, conforto e acessibilidade para a sequência do mestrado, que tem previsão para inauguração em março de 2022. Sediando o curso de MINTER em pauta, conjuntamente com a UPF, a FCR cederá as instalações necessárias, os equipamentos e o pessoal de apoio (funcionários), bem como parte de seu corpo docente, para o seu pleno funcionamento.
Cronograma de Atividades:
As disciplinas ocorrerão conforme o seguinte cronograma, via google meet, com materiais disponibilizados no classroom:
1) Conceitos e Objetos de Investigação Linguística e Literária (4 créditos): Professores Doutores: Patrícia Valério e Miguel Rettenmaier da Silva em outubro de 2021 nos dias: 7, 8, 14 e 15 e 21,22,28 e 29, nos turnos da manhã e da tarde.
2) O Texto e sua organização (2 créditos): Prof.ª Dr. Claudia Stumpf Toldo Oudeste em novembro de 2021 nos dias: 4, 5, 11 e 12, nos turnos da manhã e da tarde.
3) Linguagem, Discurso e trabalho (2 créditos): Prof. Dr. Ernani César de Freitas em dezembro 2021 nos dias 9, 10, 16 e 17, nos turnos da manhã e da tarde.
4) Leitura e Interfaces (2 créditos): Professores Doutores Luís Francisco Fianco Dias e Gerson Luís Trombetta (dividiram a disciplina) em dezembro de 2021 nos dias 9, 10, 16 e 17, nos turnos da manhã e da tarde.
5) Abordagens para Pesquisa, Análise e Ensino de Gêneros (2 créditos): Prof.ª Dr. Luciane Sturm em dezembro 2021 nos dias 9, 10, 16 e 17, nos turnos da manhã e da tarde.
OBS.: As disciplinas ocorridas em dezembro de 2021 foram de escolha dos alunos.
6) Seminário de Dissertação I (2 créditos): Prof.ª Dr. Marlete Sandra Diedrich em dezembro 2021 nos dias 20, 21, 22, 23, nos turnos da manhã e da tarde.
7) Letramentos, Multiletramentos e Ensino (2 créditos): Prof.ª Dr. Luciana Crestani em janeiro de 2022 nos dias 4, 5, 6, 7, nos turnos da manhã e da tarde.
8) A Leitura, Ensino e Formação Do Leitor Literário (2 créditos): Prof.ª Dr. Fabiane Verardi em março de 2022 nos dias 8, 9, 10, 11, nos turnos da manhã e da tarde.
9) Literatura Contemporânea (2 créditos): Prof.ª Dr. Ivânia Campigotto Aquino em abril de 2022 nos dias 5, 6, 7, 8, nos turnos da manhã e da tarde.
10) Seminário de Dissertação II (2 créditos): Prof. Dr. Ernani César de Freitas em maio de 2022 – forma presencial - nos dias 3, 4, 5, 6, nos turnos da manhã e da tarde.
11) As orientações ocorrem via google meet.
12) Os Seminários Especiais ocorrem via google meet.
13) Os alunos participam efetivamente das atividades realizadas pelo PPFL (aula inaugural, palestras, eventos, seminários).
Instituição Promotora
Coordenador:
CLAUDIA STUMPF TOLDO OUDESTE
Instituição de Ensino:
42009014 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (FUPF)
Logradouro:
Campus I - BR 285 - KM 292,7
Município-UF:
Passo Fundo -
RS
Telefone(s):
(83) 32356644 (54) 316 8109 (54) 33168103 (54) 33168113 (54) 33111307 (54) 33168330 (54) 33168248 (54) 33168384 (54) 33168380 (54) 33168203 (54) 33168151 (54) 33168151 (54) 33168100 (54) 33168151 (54) 33168109 (54) 33168354 (54) 33168455 (54) 33168151 (54) 33168409 (54) 33168380 (54) 33168409 (54) 33168354 (54) 33168109 (54) 33168151 (54) 33168248 (54) 33168384 (54) 33168363 (54) 3168152 (54) 33168100 (54) 33168203 (54) 33168380 (54) 33168177 (33) 168113 (54) 33168113 (54) 33168345 (54) 33168455 (54) 33168295 (54) 33168395 (54) 33168372 (54) 33168428 (54) 33168109 (54) 33168345 (54) 33168109 (54) 33168141 (54) 33168363 (54) 33168100 (54) 33168177 (54) 33168384 (54) 33168380 (54) 33168341 (54) 33168339 (54) 33168295 (54) 33168152 (54) 33168152 (54) 33168152 (54) 33168310
E-mail Institucional do Programa:
fupf@upf.br
Instituição(ões) Receptora(s)
FACULDADE CATÓLICA DE RONDÔNIA
Coordenador:
MIGUEL NENEVE
Logradouro:
Avenida Governador Jorge Teixeira, 4100, Costa e Silva
Município-UF:
Porto Velho -
RO
Telefone(s):
(83) 32356644 (54) 316 8109 (54) 33168103 (54) 33168113 (54) 33111307 (54) 33168330 (54) 33168248 (54) 33168384 (54) 33168380 (54) 33168203 (54) 33168151 (54) 33168151 (54) 33168100 (54) 33168151 (54) 33168109 (54) 33168354 (54) 33168455 (54) 33168151 (54) 33168409 (54) 33168380 (54) 33168409 (54) 33168354 (54) 33168109 (54) 33168151 (54) 33168248 (54) 33168384 (54) 33168363 (54) 3168152 (54) 33168100 (54) 33168203 (54) 33168380 (54) 33168177 (33) 168113 (54) 33168113 (54) 33168345 (54) 33168455 (54) 33168295 (54) 33168395 (54) 33168372 (54) 33168428 (54) 33168109 (54) 33168345 (54) 33168109 (54) 33168141 (54) 33168363 (54) 33168100 (54) 33168177 (54) 33168384 (54) 33168380 (54) 33168341 (54) 33168339 (54) 33168295 (54) 33168152 (54) 33168152 (54) 33168152 (54) 33168310
E-mail Institucional do Programa:
fcr@fcr.edu.br