Plano Acadêmico:
PROJETO DE COOPERAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÕES - DOUTORADO
Objetivos e metas:
1) ampliar o número de doutores qualificados para o exercício das atividades de pesquisa e ensino na área de Comunicação;
2) desenvolver o ensino de graduação e de pós-graduação na UFAM, participando na formação de professores-pesquisadores, cujas ações investigativas respondam às necessidades regionais e ampliem o comprometimento institucional com o desenvolvimento da região;
3) contribuir para a consolidação do PPGCCOM da UFAM, oportunizando a futura oferta de curso de Doutorado;
4) estabelecer parceria duradoura entre os grupos de pesquisa em Comunicação da UFRGS e da UFAM, promovendo pesquisas conjuntas e fortalecendo relações e redes de colaboração.
5) fomentar a pesquisa em Comunicação na região Norte, no que tange à relevância científica e sociocultural;
Critérios e sistemática de seleção de alunos:
Os critérios e a sistemática de seleção seguirão o que já é realizado pelo PPGCOM/UFRGS. Haverá um edital específico para seleção dos alunos do Dinter, do qual poderão participar docentes da UFAM que, na data da matrícula, não estejam em afastamento, não estejam cedidos para outras instituições e não estejam em processo de redistribuição. Também poderão participar docentes de instituições do entorno geográfico territorial da UFAM, que atendam aos mesmos critérios.
O candidato ao Dinter deverá apresentar os seguintes documentos, todos em formato PDF: 1) Formulário de inscrição; 2) Cópia simples do histórico escolar do Curso de Mestrado; 3) Cópia simples do diploma do Curso de Mestrado; 4) Cópia simples do documento de Identidade; 5) Currículo atualizado, gerado a partir da Plataforma Lattes do CNPq, no formato completo, e cópias em PDF dos artigos e trabalhos publicados e/ou apresentados em congressos; 6) Certificado de proficiência em língua inglesa (os certificados de proficiência em língua inglesa aceitos neste processo seletivo são das instituições admitidas pela CAPLLE disponível no site http://www.ufrgs.br/caplle/equivalencia.html, com validade de até 8 anos a partir da data de realização do exame); 7) Projeto de tese; 8) Memorial descritivo.
Os candidatos que tiverem suas inscrições homologadas serão submetidos a duas etapas de seleção. A Etapa 1 compreende a Análise do Projeto de Tese e do Memorial Descritivo, por pelo menos dois professores do PPGCOM, que atribuirão individualmente uma nota 10 a 0 (dez a zero) para cada um dos itens avaliados, obtendo-se a média das notas por eles atribuídas. Serão classificados na Etapa 1 os candidatos que obtiverem no mínimo a nota 8,0 (oito) em cada um dos itens avaliados.
A Etapa 2 compreende a Entrevista e a Avaliação do Currículo do candidato, por pelo menos dois professores do PPGCOM, que atribuirão individualmente uma nota 10 a 0 (dez a zero) para cada um dos itens avaliados, obtendo-se a média das notas por eles atribuídas. Serão classificados na Etapa 2 os candidatos que obtiverem no mínimo a nota 8,0 (oito) em cada um dos itens avaliados. A Entrevista poderá ser realizada à distância/ EAD.
Será classificado para o Dinter o candidato que obtiver a nota mínima de 8,0 (oito), considerando a soma dos pesos de cada uma das etapas: a) Etapa 1 - Análise do Projeto de Pesquisa: Peso 3,0 (três) e do Memorial Descritivo: Peso 1,0 (um) – Total peso 4,0 (quatro); b) Etapa 2 - Entrevista: Peso 4,0 (quatro) e análise do currículo: Peso: 2,0 (dois) – Total peso 6,0 (seis). Em caso de empate entre candidatos, será considerado, para efeito de desempate, o peso mais alto na Etapa 2. Serão selecionados para ingresso no Dinter os candidatos com melhor classificação e que atendam aos interesses das linhas de pesquisa, de acordo com a disponibilidade de vagas dos professores orientadores.
Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao programa promotor:
O estágio obrigatório será de dois semestres, na sede da instituição promotora, e consistirá de participação no grupo de pesquisa do orientador, bem como das demais atividades em disciplinas, de pesquisa e de orientação. No período de estágio, os encontros entre orientador e orientando poderão ser mais concentrados, visando à elaboração do projeto de tese. O primeiro período deverá ocorrer até o segundo semestre do curso, e o segundo período até o quinto semestre. Durante o estágio obrigatório, o aluno estará liberado de suas atividades na instituição receptora, mas com garantia de seus vencimentos.
Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de doutores:
Esta proposta de Dinter está voltada para mestres da instituição receptora, e essa característica já reduz a possibilidade de endogenia, pois os candidatos ao doutorado não foram formados pelo PPGCOM/UFRGS. O PPGCOM oferece, para reduzir a endogenia na formação, a possibilidade de seus alunos cursarem disciplinas em outros programas de pós- graduação da UFRGS e em outros programas de pós-graduação em Comunicação da região, com os quais mantém convênio (PUCRS, UFSM, UNISINOS).
Além disso, a previsão de dois semestres de estágio obrigatório garantirá uma interlocução mais ampla com grupos de pesquisa do Programa Promotor, que contam com pesquisadores de diferentes instituições e de diferentes regiões. Tais atividades minimizarão os riscos de endogenia, visto que os professores da UFAM estarão inscritos no interior de um universo acadêmico amplo e diversificado.
Outro cuidado será relativo à composição de bancas de avaliação de exames de qualificação e de defesa de doutorado, que sempre conta com a presença de professores externos ao Programa. Essa composição garante qualidade e rigor na avaliação dos trabalhos mediante premissas que já temos assumido, quais sejam, aquelas que convergem para uma pluralidade de leituras e análises dos projetos/pesquisas, por meio do convite a pesquisadores pertencentes a grupos de pesquisa de todo o país.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios da UFAM
Como suporte complementar aos estudos a serem realizados pelos estudantes do DINTER UFRGS/UFAM, a FIC possui Laboratório de vídeo que conta com câmeras profissionais, ilhas de edição não linear, tripés, teleprompters e estúdio para gravação; Estúdio de TV, com estúdio, sala de swith (máster), câmeras profissionais, estúdio e ilha de edição; Laboratório de rádio composto de ilhas de edição e gravadores, microfones; Estúdio de Rádio, com ilha de edição, sala de swith (máster) e estúdio; Laboratório de fotografia, com estúdio fotográfico e computadores para edição de imagens e máquinas fotográficas digitas; Laboratório de Redação Jornalística, que possui 22 computadores, projetor multimídia e sonorização; Laboratório de Redação de Relações Públicas, com 22 computadores, projetor multimídia e sonorização; Sala de Projeção, com capacidade para 40 pessoas, projetor multimídia e sonorização e Laboratório de artes gráficas, com computadores para editoração eletrônica e webdesign.
Biblioteca UFAM
A Biblioteca Central da Universidade Federal do Amazonas é um órgão suplementar, criado em 1974, e que desde janeiro de 1992 ocupa os 3° e 4° andares do prédio da Biblioteca Setorial da Faculdade de Ciências da Saúde. Os outros setores estão funcionando no Campus Universitário, no 2° andar da Biblioteca Setorial do Campus, em prédio da Faculdade de Estudos Sociais (FES). É no prédio da FES que se localizam os periódicos e livros a serem consultados pelos estudantes do DINTER UFRGS/UFAM.
A Biblioteca Setorial da FES possui equipamentos que permitem aos alunos acesso on-line ao Sistema de Bibliotecas da Universidade do Amazonas, que dispõe parte do acervo existente, além dos Periódicos da Capes, da Biblioteca Virtual de Saúde, do Prossiga, do Pergamum, do Chemical Abstracs on-line, do Programa de Comutação Bibliográfica (Comut) e do ISI Web of Knowledge. Com relação ao acervo tradicional, o estudante tem à disposição 66 títulos e 229 exemplares na área de Ciência da Informação, 82 títulos e 547 exemplares na área de Jornal, 313 títulos e 1.041 exemplares na área de Biblioteconomia, 191 títulos e 847 exemplares na área de Rádio, 136 títulos e 599 exemplares na área de Televisão, 241 títulos e 857 exemplares na área de Marketing, 88 títulos e 372 exemplares na área de Relações Públicas, 184 títulos e 643 exemplares na área de Jornalismo e 194 títulos e 662 exemplares na área de Comunicação Social, o que perfaz um total de 1.495 títulos e 5.797 exemplares.
Biblioteca UFRGS
A UFRGS conta com um Sistema de Bibliotecas (SBUFRGS) composto por uma biblioteca central, 29 bibliotecas setoriais vinculadas às unidades de ensino, 1 biblioteca de ensino fundamental e médio e 1 biblioteca depositária da documentação da Organização das Nações Unidas (ONU). O acervo das bibliotecas é composto por cerca de 747.651 volumes de livros, 47.691 títulos de e-books, cerca 15.761 títulos de periódicos, além de mais de 104.723 volumes de materiais especiais, como CD-ROM, DVDs, mapas, partituras, entre outros.
O PPGCOM é servido pela Biblioteca Setorial de Biblioteconomia e Comunicação localizada no mesmo prédio, o que facilita o acesso dos pesquisadores ao material específico. A Biblioteca tem uma área total de 429,76m2, com equipe técnica composta por 4 bibliotecários, 3 auxiliares e 6 bolsistas. Ela está aberta ao público das 8h às 21h, de segunda à sexta-feira e disponibiliza 13 computadores para seus usuários. O acervo é composto por mais de 30 mil exemplares de livros e mais de 500 títulos de periódicos relativos às seguintes áreas: Jornalismo, Metodologia da Pesquisa, Marketing, Design, Publicidade e Propaganda, Rádio, Televisão, Ciências Sociais, Cultura, Teoria da Comunicação, Relações Públicas, Arquivologia, Ciência da Informação, Biblioteconomia, Cinema, Fotografia, Museologia e áreas afins. Além do acervo impresso, a Biblioteca disponibiliza aos usuários o acesso aos diversos serviços online: coleção completa de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); Portal de Periódicos CAPES; Web of Science; JCR Science Edition e JCR Social Science Edition;
Scopus; E-brary (base de dados com cerca de 40 mil livros eletrônicos de todas as áreas do conhecimento); NewspaperDirect (base de dados de jornais diários com texto completo).
A biblioteca oferece, além da consulta local e empréstimo, serviços de referência, como a orientação na elaboração de trabalhos acadêmicos e treinamento no uso das fontes de informação e demais recursos ligados à pesquisa acadêmica. A biblioteca complementa seus serviços aos usuários por meio da utilização das redes sociais, está presente no Facebook [https://www.facebook.com/biblioteca.fabico] e no Twitter [twitter.com/@bibfbc]. Professores e alunos da UFRGS podem acessar os serviços da Biblioteca a partir dos computadores da Universidade ou remotamente (de casa, por exemplo), com sua senha de identificação.
Além disso, a UFRGS disponibiliza à comunidade acesso aos textos digitais gerados no seu âmbito por meio de seu Repositório Digital, o Lume, que reúne, preserva e divulga documentos digitais como: teses e dissertações, artigos de periódicos, livros, capítulos de livros e trabalhos de eventos produzidos na UFRGS e/ou por autores da Universidade. O Lume disponibiliza as teses e dissertações defendidas no PPGCOM, assim como os artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos pelos professores e alunos do PPGCOM.
Outros recursos da UFAM
O DINTER UFAM/UFRGS funcionará com o apoio da infraestrutura administrativa da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). Os grupos de pesquisa existentes atualmente, Trokano, Interfaces e Mediação também serão espaços de interações entre os estudantes do Doutorado Interinstitucional. Toda a infraestrutura da FIC poderá ser utilizada pelos estudantes do Doutorado proposto.
Os estudantes também terão à disposição uma sala (sala 99) com 21 computadores, ligados 24h à rede mundial, para realizar pesquisas e estudos. Outra sala, com os mesmos equipamentos, um projetor de multimeios e toda a infraestrutura necessária, será usada como miniauditório do DINTER todas as vezes que houver necessidade de interação presencial com apoio das Mídias Digitais. Em ambas as salas as máquinas são interligadas por uma rede sem fios. As salas dos grupos de Pesquisa também poderão ser utilizadas como salas de apoio para as atividades de pesquisa do DINTER UFRGS/UFAM