Plano Acadêmico:
1. OBJETIVOS E METAS DO PROJETO
São objetivos do Projeto:
a) viabilizar a formação de doutores junto à Faculdade do Amazonas-IAES,
com o mesmo padrão de qualidade do curso da FORP/USP;
b) apoiar a capacitação de docentes para os diferentes níveis de Ensino;
c) subsidiar a nucleação e o fortalecimento de grupos de Ensino e Pesquisa;
d) propiciar o aumento da competência na formação de recursos humanos de
alto nível na Faculdade do Amazonas-IAES;
e) contribuir para a criação e fortalecimento de linhas de Pesquisa que
respondam às necessidades daquela região e ampliem o comprometimento
Institucional com o desenvolvimento da região;
f) contribuir para que a Faculdade do Amazonas-IAES possa vir a ter
condições de criar seu Curso de Pós-Graduação;
g) contribuir para o surgimento, no âmbito da Faculdade do Amazonas-IAES,
de novas vocações para Pesquisa, mediante o incentivo à participação de
bolsistas de iniciação científica; e
h) promover o estabelecimento de parcerias duradouras entre Programas de
Pós-Graduação ou grupos de Ensino e Pesquisa da Faculdade do Amazonas-
IAES e da FORP/USP, em estágios diferenciais de desenvolvimento, tendo
em vista a disseminação da competência nacional em ciência e tecnologia.
2. CRITÉRIOS E SISTEMÁTICA DE SELEÇÃO DOS ALUNOS
Os alunos serão selecionados de acordo com o Regulamento do Programa de
Pós-Graduação em Odontopediatria da FORP/USP.
- Critérios de seleção
Os candidatos ao Curso de Doutorado deverão ter capacitação científica e acadêmica
na área de Odontopediatria. Serão avaliados, em caráter eliminatório e classificatório,
por meio de:
- Prova Escrita (peso 3, eliminatória e classificatória),
- Análise de Projeto de Pesquisa (peso 3, eliminatória e classificatória),
- Análise Curricular (peso 3, classificatória); e
- Arguição Oral do Curriculum Vitae/Projeto de Pesquisa (peso 1, classificatória).
O candidato que obtiver média final igual a 7,0 ou superior será considerado aprovado
no Processo Seletivo.
Os documentos para inscrição, o número de vagas disponíveis, os temas e a
bibliografia indicados para o processo seletivo, o conteúdo e o tempo para realização
da prova escrita, os itens de avaliação de currículo e do projeto de pesquisa constarão
em Edital específico, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo e na página do
Programa na Internet.
O acompanhamento dos alunos se dará por meio do acompanhamento do seu
engajamento nas atividades estipuladas pelo Programa, no seu desempenho em
disciplinas e no desenvolvimento do projeto de pesquisa. Essas atividades serão
apresentadas pelos alunos semestralmente, por meio de relatórios.
Este projeto prevê o oferecimento de uma única turma, com o ingresso de 18
alunos, com o objetivo de capacitação do corpo docente da Faculdade do Amazonas-
IAES e a formação de pessoal qualificado para o Ensino e a Pesquisa, na área de
Odontopediatria.
3. ELENCO, EMENTA E CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS
Orientadores:
Profa. Dra. Alexandra Mussolino de Queiroz
Prof. Dr. Arthur Belem Novaes Junior
Prof. Dr. Fábio Lourenço Romano
Profa. Dra. Léa Assed Bezerra da Silva
Prof. Dr. Paulo Nelson Filho
Profa. Dra. Raquel Assed Bezerra Segato
Profa. Dra. Regina Guenka Palma Dibb
Colaboradores:
Prof. Dr. Manoel Damião de Sousa Neto
DISCIPLINAS QUE SERÃO MINISTRADAS
801.5709 Pesquisa Clínica em Odontopediatria I
801.5723 Pesquisa Clínica em Odontopediatria II
801.5712 Metodologia de Pesquisa
801.5713 Seminários sobre Literatura Específica e Correlata
803.5743 Metodologias e Dinâmicas do Ensino em Odontologia
801.5710 Odontologia em Pacientes com Necessidades Especiais
801.5735 Ortodontia Preventiva e Interceptora
801.5720 Tópicos em Patologia Bucal
4. CRÉDITOS DO CURSO
1. Os portadores do título de mestre, obtido na própria USP ou com equivalência por
ela reconhecida, que se inscreverem no curso de doutorado, deverão completar,
pelo menos, 142 unidades de crédito, cuja distribuição obedecerá ao seguinte
critério:
I - no mínimo 30 créditos em disciplinas;
II - 112 créditos para a tese
2. Critérios para atribuição de créditos especiais.
Poderão ser atribuídos créditos especiais, até o limite de 4, computados no total de
créditos em disciplinas, aos alunos regularmente matriculados que desenvolverem uma
ou mais das seguintes atividades:
a) Trabalho completo publicado em revistas de circulação nacional ou internacional que
tenha corpo editorial reconhecido e sistema referencial adequado, livro ou capítulo de
livro de reconhecido mérito na área de conhecimento.
- Para esta atividade, o aluno deve ser autor do trabalho e o tema pertinente ao
projeto de sua dissertação ou tese;
- O limite de créditos para esta atividade será de 1 (um) crédito por
trabalho/livro/capítulo de livro e de 2 créditos por trabalhos/livro/capítulo de livro por
curso;
b) Participação no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), limitando-se a 1
(um) crédito.
c) Depósito de patente na área de execução do curso (máximo de 3 créditos).
d) As atividades referentes a este item deverão ter sido exercidas e comprovadas
durante o período em que o aluno estiver matriculado no respectivo curso.
5. PLANEJAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E APRESENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO
DAS ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO
Nos primeiro e segundo anos de oferecimento do DINTER, os docentes do
Programa promotor irão à Instituição Receptora, no intuito de ministrar disciplinas
básicas que compõem o curso aos alunos ingressantes no DINTER. Além disso, haverá
a participação dos alunos em atividades
de estágio obrigatório no Programa Promotor, onde os alunos terão contato diário com
os docentes do Programa, inclusive para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa,
para a realização do exame geral de qualificação, exame de proficiência em língua
estrangeira e participação no Workshop Internacional de Odontopediatria, promovido
pelo Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria bienalmente. Além disso, será
realizada, também, orientação de seminários por teleconferência.
No terceiro ano, estão programadas atividades de estágio obrigatório junto ao
Programa promotor, para o desenvolvimento do projeto de pesquisa e participação no
Workshop. Além disso, os orientadores realizarão visitas à Instituição Receptora para
atividades de orientação presencial.
O quarto ano está reservado para a preparação dos artigos científicos,
conclusão do projeto e defesa da tese, que deverão ser efetuados na Instituição
Promotora.
6. EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Os alunos do Doutorado deverão demonstrar proficiência em língua inglesa.
Para verificar a proficiência em língua estrangeira, o aluno deverá apresentar
certificado de uma das instituições reconhecidas pela Comissão de Pós-Graduação,
com a pontuação mínima exigida e realizado dentro do prazo de validade estipulado,
conforme descrito abaixo:
a) TOEFL (Test of English as a Foreign Language):
a.1) Tradicional - Paper-based –mínimo de 550 pontos–validade 2 anos
a.2) Tradicional - Computer-based (CBT) - mínimo de 213 pontos–validade 2 anos
a.3) Tradicional– Internet-based Teste (IBT) - mínimo de 80 pontos–validade 2 anos
b) Cambridge CAE (Certificate in Advanced English) –validade 5 anos
c) IELTS (International English Language Testing System) –mínimo de 6,0 pontos–
validade 2 anos
d) TEAP (Test of English for Academic Purposes) –mínimo de 70 pontos–validade 2
anos
Aos alunos estrangeiros, além da proficiência em língua inglesa, será exigida também a
proficiência em língua portuguesa, demonstrada por meio da apresentação do
Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, de Instituições
reconhecidas pela CPG, conforme descrito abaixo:
a) CELPE-Bras– validade 2 anos (os estudantes PEC-PG ficam dispensados da validade
mencionada, bastando apresentar o certificado de aprovação).
b) REPORTA –validade 2 anos.
O aluno deverá comprovar a proficiência em língua em até 12 meses após a data da
primeira matrícula no curso de Pós-Graduação. A não apresentação da comprovação
da proficiência, com a pontuação mínima exigida e dentro do prazo estabelecido
acarretará no desligamento do aluno no curso.
7. EXAME GERAL DE QUALIFICAÇÃO
O Exame de Qualificação é obrigatório no curso de Doutorado.
A inscrição no exame de qualificação é de responsabilidade do aluno e deverá ser feita
num período máximo de 12 meses após sua primeira matrícula no curso.
O exame deverá ser realizado no prazo máximo de 60 dias após a inscrição.
O aluno que não realizar o exame no período previsto para o seu curso será desligado
do Programa, conforme item V do artigo 52 do Regimento de Pós-Graduação da USP.
Para o Exame de Qualificação não serão exigidos créditos mínimos cursados em
disciplinas.
O aluno que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repetí-lo
apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo de 30 dias após a realização
do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 60 (sessenta)
dias após a inscrição. Persistindo a reprovação, o aluno será desligado do Programa e
receberá certificado das disciplinas cursadas.
O objetivo do exame de qualificação no Doutorado é avaliar o domínio e a capacidade
do aluno de desenvolver o seu projeto de tese, dentro de sua área de pesquisa.
Para realização do exame de qualificação o aluno deverá entregar à Coordenação do
Programa, com no mínimo 15 dias de antecedência da realização do exame, quatro
cópias impressas e uma digital (CD) do projeto composta pelos seguintes elementos:
a. Introdução;
b. Proposição;
c. Metodologia;
d. Resultados parciais (opcional);
e. Conclusões preliminares (opcional);
f. Referências;
g. Cronograma ou programa de continuidade.
A Coordenação do Programa terá no máximo 30 dias, a partir da inscrição do
candidato, para aprovar a comissão examinadora para aplicação do exame, que deverá
ser constituída por três membros titulares e um suplente, com titulação mínima de
Doutor, sendo um dos titulares o orientador do aluno.
O exame consistirá de exposição oral sobre o projeto de pesquisa, que será realizada
em sessão pública, com duração mínima de trinta e máxima de cinquenta minutos,
sendo seguida de arguição pela Banca Examinadora, que não deverá exceder a vinte
minutos por examinador, com igual tempo para resposta do candidato.
Será considerado aprovado no exame de qualificação o aluno que obtiver aprovação da
maioria dos membros da comissão examinadora.
8. PROCEDIMENTOS PARA DEPÓSITO DA TESE
O trabalho final no curso de Doutorado será na forma de uma tese, contendo os
seguintes itens:
- Capa com nome do autor, título do trabalho, local, data e logotipo do Programa;
- Contra Capa com nome da Unidade, nome do autor, título do trabalho, nome do
orientador, local e data;
- Lista de Figuras, Ilustrações, Equações e tabelas (opcional);
- Resumo em Português
- Abstract em Inglês;
- Introdução;
- Proposição;
- Material e Métodos,
- Resultados;
- Discussão;
- Conclusões;
- Referências;
- Anexos;
- Apêndices; e
- Versão resumida em inglês.
O formato e a estrutura da Tese de Doutorado são definidos pela publicação "Guia de
Apresentação de Teses, Dissertações e Monografias do Programa de Pós-Graduação
em Odontopediatria”, disponibilizado na página do programa na Internet.
No caso de Teses em formato coletânea de artigos há exigências adicionais:
a) Assegurar que cada artigo seja apresentado em uma única tese e que o aluno figure
com autor principal ou coautor em todos.
b) Todos os artigos devem ser redigidos em único idioma e estes devem ter sido
submetidos à publicação após o ingresso do aluno no curso, estando relacionados ao
seu projeto de pesquisa.
c) No caso de artigos publicados, deve-se garantir que não haverá violação a direitos
autorais/reprodução, conforme previsto no copyright. Neste caso, a dissertação deverá
conter os seguintes itens:
- Capa com nome do autor, título do trabalho, local, data e logotipo do Programa;
- Contra Capa com nome da Unidade, nome do autor, título do trabalho, nome do
orientador, local e data;
- Resumo em Português
- Abstract em Inglês;
- Introdução;
- Desenvolvimento (coletânea de artigos, incluindo introdução/proposição, material e
métodos, resultados e discussão);
- Conclusões;
- Referências.
Todo o texto deve ser escrito no mesmo idioma dos artigos utilizados, não sendo
permitido o uso de mais de um idioma.
O depósito dos exemplares no Doutorado, será efetuado pelo aluno no Serviço de Pós-
Graduação até o final do expediente do último dia útil do seu prazo regimental,
mediante a apresentação da seguinte documentação:
- 8 exemplares impressos da Tese;
- 2 CDs contendo a versão eletrônica da Tese, em formato .pdf;
- ofício do orientador atestando que o trabalho está apto para a defesa pública;
- sugestão de 10 nomes para compor a Comissão Julgadora, sendo que 5 nomes, no
mínimo, devem ser estranhos ao Programa de Pós-Graduação e à USP;
- demais formulários solicitados pela CPG.
No curso de Doutorado, para realização do depósito da tese, exige-se a comprovação
de submissão de 2 artigos científicos, em revista indexada no Pubmed, sendo pelo
menos 1 deles referente ao projeto de pesquisa do aluno, podendo o outro ser
trabalho científico realizado com docentes do Programa, no período do curso do
Doutorado, que deverão ser entregues na Secretaria do Programa na data de depósito
da tese.
9. AÇÕES VOLTADAS PARA A MINIMIZAÇÃO DOS RISCOS DE ENDOGENIA NA
FORMAÇÃO DE DOUTORES
Não haverá endogenia, tendo em vista que quase a totalidade dos docentes da IAES
não realizou o curso de Mestrado na FORP/USP.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
As salas de aula, auditório, laboratórios e instalações sanitárias, administrativas,
didático-pedagógicas, bem como o mobiliário, aparelhagem e limpeza são adequados
às necessidades institucionais, respeitando o número de usuários e o tipo de atividade
propostas pelo curso de Odontologia. Está estruturada em 4 andares: no subsolo e no
primeiro andar encontra-se o estacionamento institucional. No fundo do prédio
encontra-se a estação de tratamento de esgoto. As demais dependências estão
distribuídas nos blocos A e B: No bloco A, prédio de construção antiga, no térreo
encontram-se sala de espera dos pacientes das clínicas odontológicas, com dois
banheiros e uma sala de arquivo morto. No segundo andar, concentra-se a área
administrativa (secretaria geral, CPD, setor financeiro e recursos humanos, dois
banheiros. No terceiro andar encontram-se as salas da direção geral, coordenação do
curso com um banheiro, coordenação pedagógica e sala dos professores. No quarto
andar encontra-se a clínica odontológica com 12 equipos e um centro cirúrgico com
sala anexa de vestiário.
No bloco B, área nova, concentram-se as salas destinadas ao Ensino e aulas
práticas do curso de Odontologia, distribuídas nos seguintes espaços: no segundo
andar encontra-se hall de acesso; expurgo e moldagem expurgo; esterilização; 4 salas
de raio-x; câmara escura e uma clínica com 98 equipos. No terceiro andar estão 10
salas de aulas climatizadas. No quarto andar há 4 salas de aula climatizadas,
equipadas com multimídia, destinadas à Pós-Graduação. Além disso, nesse andar há
laboratórios específicos.
1. Laboratórios específicos
O espaço específico foi organizado de acordo com o preconizado pelo
instrumento de avaliação das condições de Ensino (ACE) do curso de Odontologia.
Os Laboratórios são padronizados pelas normas técnicas da ABNT com espaço
físico adequado para o número de alunos por laboratório, acústica e iluminação
adequadas, ventilação adequada às necessidades climáticas locais, mobiliário
ergonômico e manutenção de equipamentos específicos para o uso de cada
laboratório. Além dos laboratórios multidisciplinares, há quatro clínicas onde são
realizadas as aulas práticas do curso.
Laboratório de Anatomia
- Espaço Físico
Com capacidade para 60 alunos, dispõe de um técnico responsável por montar as
aulas de anatomia. A sala é climatizada e possui um exaustor de 50 cm de diâmetro.
Há, também, um anexo onde são armazenadas peças cadavéricas.
- Equipamentos
8 mesas anatômicas; 2 Condicionadores de ar; Modelos Anatômicos; e 2 tanques para
armazenamento das peças cadavéricas.
Laboratório de Microbiologia
- Espaço físico
A Faculdade conta com laboratório de Microbiologia e Parasitologia, com 166m2.
- Equipamentos
22 Microscópios; 2 Condicionadores de ar; 1 Geladeira; 2 Capelas de exaustão; 2
estufas; 1 umidificador; 4 bancadas; 1 apoio para materiais perfurocortantes; e 1
quadro branco
O material de microbiologia é preparado no laboratório (meios de cultura e
reagentes). As aulas são montadas pelos técnicos de acordo com a solicitação dos
professores. Os técnicos colocam as caixas de coleções de lâminas ao lado dos
microscópios com antecedência, antes do início das aulas, além de aparelhos de
projeção. Ao término das aulas, retiram as coleções, verificam as lâminas e limpam os
microscópios.
O laboratório de Microbiologia consta de bancadas para 22 microscópios, lousa
e tela de projeção.
Laboratório de Histologia
O amplo laboratório, conta com os seguintes equipamentos: 3 Balanças; 1 Microondas;
3 Agitador magnéticos; 1 Banho Maria; 2 Estufas; 2 Armários; 1 pHmetro; 1
Centrífuga; 42 Microscópios; 42 bancos; 1 Monitor; 1 Gabinete; 1 umidificador; 6
bancadas; 1 exaustor; 1 válvula para lavagem; 1 autoclave vertical; e 1 quando
branco.
O laboratório conta também com tela de projeção.
Laboratório Multidisciplinar
- Espaço físico
O laboratório multidisciplinar ocupa uma área total de 100m² e é destinado às
aulas práticas laboratoriais das disciplinas específicas da Odontologia: Materiais
Dentários, Próteses, Ortodontia, Endodontia e Dentística.
- Equipamentos
2 Condicionadores de ar; 2 bancadas; 34 cabeças; 18 suportes vertical de reflexo, 36
motores para alta; e baixa rotação e 36 mochos.
Laboratório de Prótese
O laboratório de prótese possui uma área de 146 m.
- Equipamentos
2 Condicionadores de ar; 5 bancadas; 17 motores (alta e baixa rotação); 3 agitadores
para gesso; 1 aparelho para acabamento e polimento; 3 micro-ondas; 5 aparelhos para
prótese; 1 quadro branco; e 3 cortadores de gesso.
Laboratório de Radiologia
A área de radiologia é composta por uma sala de Recepção; uma sala de
espera; uma sala para interpretação radiográfica; área para tomadas radiográficas com
3 salas, possuindo 3 aparelhos de Raio X e 3 cadeiras odontológicas cada. Possui
também câmara escura e mais uma sala para a futura instalação de um aparelho de
raio X panorâmico.
O ambiente das salas de radiologia é protegido de radiação, conforme as
normas vigentes, e devidamente sinalizados. Para proteção individual há aventais de
chumbo e protetores de tireóide.
Este laboratório dá suporte a outras disciplinas do curso, realizando os exames
radiográficos dos pacientes encaminhados.
Equipamentos:
3 Condicionadores de ar; 20 Negatoscopios embutidos; 1 quadro branco; 31 bancos de
madeira; 3 câmaras escuras; 1 secadora; 1 negatoscopio (parede); 4 protetores
plumbíferos; 4 aparelhos de Rx; e 4 equipos.
2. Auditório, Biblioteca e Salas de Aula
No quarto andar há 1 auditório com capacidade para 250 lugares, a biblioteca e
3 salas de aula.
No quinto andar, ainda em fase de conclusão: área de convivência e um
apartamento com sala, cozinha e duas suítes destinadas a professores convidados e
alunos visitantes.
Biblioteca
A Biblioteca ocupa um espaço físico de 152,8m2. Seu acervo encontra-se
disponível em uma área total de 50m2.
3. Centro Radiológico – IAES
Atingindo uma das metas para 2013, a Faculdade do Amazonas, visando criar
mais um espaço para desenvolvimento das aulas práticas do curso e, ao mesmo
tempo, disponibilizar mais um tipo de serviço à comunidade, implantou o Centro
Radiológico. Localizado na entrada principal da Faculdade, apresenta a seguinte
infraestrutura:
Sala de diagnóstico/recepção, com os seguintes equipamentos:
2 nobreaks; 3 estabilizadores; 2 máquinas fotográficas; 2 impressoras; 1 impressora de
raio x;
1 negatoscópio pequeno; 1 seladora; 1 aparelho Digora (revelador de radiografia
periapical digital); 1 ar-condicionado; 1 guilhotina; e 1 armário suspenso.
Salas de Raio-x
sala nº 01
2 aparelhos de raio-x
1 ar-condicionado
7 depósitos de posicionadores de raio-x
1 cadeira odontológica
1 protetor de chumbo
4 posicionador de raio-x oclusal
sala nº 02
1 aparelho de raio-x
1 ar-condicionado
1 colete de chumbo
1 Computador
Sala de Moldagem e Fotografia
1 cadeira odontológica
1 selador
1 câmara escura de raio-x oclusal
1 ar-condicionado
1 negatoscópio grande
1 autoclave
1 estufa
1 desgastador de gesso