Plano Acadêmico:
O Plano Acadêmico da Turma de Mestrado contemplada no âmbito do Plano de Cooperação entre a ESPM (PPGA) e a FACIPAN é inteiramente proveniente da proposta acadêmica do curso de Mestrado tal como é ofertado em São Paulo (PPGA/ESPM). A seguir, resgatam-se aspectos do curso de Mestrado do PPGA/ESPM para, então, tecerem-se comentários específicos do tratamento dado à turma de mestrado de Cuiabá em função da distância geográfica com São Paulo.
[1] MISSÃO E OBJETIVOS DO PPGA
A missão do PPGA é preparar docentes, pesquisadores e profissionais para a reflexão científica sobre temas atuais da Administração no contexto internacional, estimulando o domínio dessa ciência e de suas ferramentas analíticas. Particularmente, preparar os alunos de mestrado para o doutorado, ou seja, para o próximo passo daqueles que pretendem continuar a carreira em pesquisa, docência e publicação, e preparar os alunos de doutorado para sólidas carreiras acadêmicas, com inserção em instituições regionais, nacionais e internacionais. Adicionalmente, o PPGA busca formar professores pesquisadores com ênfase em Gestão Internacional por meio de uma matriz curricular com forte conteúdo metodológico. Esta diretriz está expressa nas disciplinas voltadas diretamente à metodologia científica, além de uma disciplina de didática, e o estágio de docência com acompanhamento de aulas do curso de graduação em Administração da própria instituição.
Os objetivos do PPGA são:
(i) Promover o fomento e suporte a pesquisas no campo da Administração com foco em Gestão Internacional;
(ii) Desenvolver a habilidade do aluno na condução de pesquisas originais e independentes;
(iii) Viabilizar por meio da mobilização de financiamentos públicos, de agências de fomento, de recursos privados de várias naturezas e de recursos oferecidos pela própria instituição, o desenvolvimento das pesquisas em Gestão Internacional;
(iv) Formar pesquisadores capacitados para o desenvolvimento de contribuições relevantes pela aplicação integrada de conhecimentos de Gestão Internacional e de internacionalização de empresas, especialmente no que se refere às aplicações às características idiossincráticas da economia brasileira e dos mercados emergentes em geral;
(v) Desenvolver competências acadêmicas nos campos de Marketing, Estratégia e Inovação em Gestão Internacional, pela formação de recursos qualificados em atividades de ensino, pesquisa e extensão;
(vi) Disseminar conhecimento por meio de veículos (nacionais e internacionais) academicamente reconhecidos pela excelência das publicações na área de Administração (os discentes, em especial os do Doutorado, são constantemente estimulados a escrever e publicar em periódicos científicos);
(vii) Aperfeiçoar o quadro de professores para a melhor formação de mestres, doutores e alunos de graduação em Administração e Relações Internacionais e de outros níveis de ensino, tanto da própria instituição quanto de outras Instituições de Ensino Superior, por meio da disseminação de conteúdos relativos ao domínio do programa;
(viii) Tornar-se um centro de referência em pesquisas em Gestão Internacional, ampliando o intercâmbio acadêmico e de pesquisa brasileira em Gestão Internacional com os melhores centros de estudo no Brasil e no exterior, e apoiar, em iniciativas de solidariedade acadêmica, a capacitação de centros emergentes.
O objetivo relacionado à formação de pesquisadores com forte base metodológica desdobra-se na construção da grade de disciplinas, particularmente quanto às disciplinas voltadas diretamente à Metodologia Científica, além de refletir-se na construção e na estratégia didática de boa parte das demais disciplinas do Programa.
[2] PERFIL DO EGRESSO
O perfil do egresso está relacionado à formação de docentes, pesquisadores e profissionais com competências para a reflexão científica sobre temas atuais da Administração no contexto internacional. Com isso, o perfil do egresso planejado pelo PPGA envolve o desenvolvimento de competências nos requisitos: capacidades; conhecimentos; e atitudes que são descritos a seguir:
[2.1] CAPACIDADE
(i) analisar criticamente situações complexas do ambiente global sob uma perspectiva local; (ii) desenvolver atividade científica em alto nível, redigindo, publicando e comunicando resultados de pesquisa em eventos e periódicos qualificados; (iii) exercer a docência no ensino superior de Administração, para seus diversos públicos; (iv) contribuir com teorias e práticas de gerenciamento de empresas internacionalizadas; e (v) contribuir com o desenvolvimento local e global em bases sustentáveis e socialmente inclusivas.
[2.2] CONHECIMENTOS RELACIONADOS
(i) métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa avançada; (ii) estudos de teorias organizacionais; (iii) produção de conhecimento por meio de pesquisa científica acadêmica nas áreas de Marketing, Estratégia e Inovação em Gestão Internacional; (iv) posicionamento do Brasil como um país emergente e a internacionalização de suas empresas.
[2.3] ATITUDES ESPERADAS
(i) curiosidade investigativa orientada para o estabelecimento de relações, sistematização de fatores e busca por resultados emergentes; (ii) atitude sistematizadora dos conhecimentos existentes em sua área, visando ao avanço do conhecimento científico; (iii) atitude crítica em relação ao conhecimento estabelecido, procurando evidências empíricas e teorias com a finalidade de promover o avanço do conhecimento em sua área; (iv) sensibilidade para os problemas brasileiros, nas dimensões econômica, social, ambiental e científica, buscando estudos e pesquisas que colaborem para a melhor inserção do país no âmbito internacional; (v) senso de aplicação do conhecimento produzido, buscando o uso dos resultados dos estudos e pesquisas na solução de problemas efetivos de empresas brasileiras ou de empresas multinacionais atuantes no Brasil; (vi) caráter ético de honestidade científica na produção e na aplicação do conhecimento.
[3] ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO
O Curso de Mestrado está estruturado em dois módulos integrados de disciplinas, a saber: obrigatórias e eletivas. Dos 26 créditos exigidos em disciplinas, 14 são de disciplinas obrigatórias e 12 de disciplinas eletivas. Destaca-se a possibilidade de que os alunos do PPGA cursem disciplinas nos programas de Mestrado em Administração da FEA-USP, da FGV-EAESP, do Mackenzie e da UNINOVE, por meio de acordos de nucleação vigentes.
Para a obtenção do título de mestre, o aluno necessita cumprir 40 (quarenta) créditos (600 horas/aula), sendo 26 (vinte e seis) em disciplinas (390 horas/aula) e 14 (quatorze) créditos atribuídos ao trabalho da dissertação (210 horas/aula). Observa-se que o crédito equivale a 15 horas/aula, em consonância com o “Acordo de Bolonha”. A estrutura curricular apresenta um núcleo de disciplinas de tratamento metodológico dos temas, disciplinas relacionadas à didática do ensino superior, bem como disciplinas relacionadas às linhas de pesquisa.
É estipulado o prazo limite de 12 meses contados da data de ingresso ao programa para o aluno depositar seu Relatório de Qualificação da Dissertação para, dentro de 30 dias da data do depósito, prestar o Exame de Qualificação. O prazo total recomendado para a conclusão do curso e depósito da Dissertação é de 24 meses. A sessão de defesa da Dissertação é realizada perante banca examinadora pública, composta por três professores doutores, sendo dois pertencentes ao PPGA e um terceiro externo ao mesmo, geralmente membro de programa stricto sensu de outra instituição. A composição das bancas examinadoras depende de aprovação da Coordenação do Programa.
[3.1] DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO MESTRADO
As disciplinas obrigatórias são as seguintes: Fundamentos Teóricos em Gestão Internacional (2 créditos); Teoria das Organizações em Ambiente Global (2 créditos); Métodos de Pesquisa Qualitativa I (2 créditos); Métodos de Pesquisa Quantitativa I (2 créditos); Teoria da Prática da Educação de Nível Superior (2 créditos); Seminários Avançados de Pesquisa em Gestão Internacional (2 créditos); e Estágio Docente em Administração (2 créditos). Estas disciplinas obrigatórias têm uma lógica integrada de construção e seus conteúdos mais específicos são apresentados nos itens abaixo:
[A] Bloco das Disciplinas Teóricas (4 créditos) - A disciplina Fundamentos Teóricos em Gestão Internacional (2 créditos) introduz junto aos alunos o arcabouço teórico essencialmente utilizado nas pesquisas e publicações em Gestão Internacional, abrangendo as principais teorias, abordagens e uma visão histórica da literatura sobre o tema. A importância da disciplina é refletida na sua posição estratégica no início do curso, bem como na abordagem voltada à leitura e escrita de artigos científicos na área de Gestão Internacional. A disciplina Teoria das Organizações em Ambiente Global (2 créditos) complementa as disciplinas obrigatórias de enfoque teórico.
[B] Bloco das Disciplinas Metodológicas (4 créditos) - No PPGA, a produção de conhecimento constitui atividade nuclear e é o exercício da pesquisa que viabiliza esse processo. Para dominá-lo, o estudante necessita conhecer as matrizes epistemológicas, abordagens metodológicas e respectivos métodos, além das técnicas de coleta, registro e tratamentos de materiais. Parte-se do pressuposto de que o mestre em Administração deve desenvolver competências que lhe permitam consumir e produzir conhecimento, sendo imprescindível a compreensão dos fundamentos das epistemologias quantitativas e qualitativas, das teorias e métodos de pesquisa inscritos na lógica da investigação social. Delas advém o domínio dos instrumentos que possibilitam a sistematização de pesquisas acadêmicas na área de Administração e sua organização em forma de texto. Complementando o elenco das disciplinas obrigatórias de Métodos de Pesquisa Qualitativa I (2 créditos) e Métodos de Pesquisa Quantitativa I (2 créditos), e refletindo a forte orientação metodológica do PPGA, são oferecidas as disciplinas eletivas Métodos de Pesquisa Qualitativa Avançada e Análise Multivariada de Dados. Os alunos são direcionados a uma dessas duas disciplinas conforme sua Dissertação.
[C] Bloco das Disciplinas de Formação para a Docência (4 créditos) – constituído pelas disciplinas Teoria da Prática da Educação de Nível Superior (2 créditos) e Estágio Docente em Administração (2 créditos). Os programas de pós-graduação stricto sensu estão orientados ao fomento da atividade de pesquisa (produção de conhecimento). Este bloco visa aproximar a pós-graduação stricto sensu da graduação. Mais importante, reforça o caráter acadêmico do PPGA, ao preparar os discentes para a prática do ensino superior.
[D] Seminários Avançados de Pesquisa em Gestão Internacional (2 créditos) - Recomenda-se ao aluno que curse esta disciplina no 4º semestre de ingresso no curso, quando além desta disciplina, estará se dedicando à sua dissertação. O curso consiste em debates sobre questões epistemológicas relacionadas às pesquisas em andamento na área de Gestão Internacional, no âmbito do curso de pós-graduação stricto sensu. Além das discussões e da construção de raciocínio lógico-científico, exercita-se a construção de artigos para publicação no campo da Administração e a produção da Dissertação de Mestrado.
[3.2] DISCIPLINAS ELETIVAS DO MESTRADO - As disciplinas eletivas são divididas por linhas de pesquisa:
As disciplinas eletivas são divididas por linhas de pesquisa. O Colegiado do PPGA pondera e reavalia a oferta de disciplinas eletivas a cada dois anos. A seguir relacionam-se as disciplinas eletivas com oferta ativa no ano de 2020:
[A] Estratégia e Inovação em Gestão Internacional – Análise Econômica do Investimento Direto; Estratégia & Inovação Internacional; Fundamentos de Estratégia; Gestão Global da Inovação; Internacionalização de Empresas com Foco em Inovação; Parcerias Público-Privadas em Negócios Internacionais; Revisões Sistemáticas de Literatura; Tópicos Avançados em Teoria Organizacional.
[B] Marketing em Gestão Internacional - Comportamento do Consumidor Internacional; Difusão de Produtos e Tecnologias; Fundamentos do Comportamento do Consumidor; Marketing em Agronegócios e Alimentos; Marketing Internacional; Métricas e Escalas em Marketing; Tópicos Avançados de Marketing.
[C] Outras formas de obter crédito em Disciplina Eletiva - Caso o mestrando obtenha um aceite/publicação em periódico “Qualis A4” ou superior durante o período de curso, são atribuídos dois créditos não cumulativos pelo artigo publicado para a disciplina eletiva “Seminário Avançado de Publicação Científica”.
[4] ESPECIFICIDADES DA TURMA DE MESTRADO EM CUIABÁ (MT)
Primeiramente, é importante ressaltar que os mestrandos de Cuiabá têm direito aos mesmos recursos que os mestrandos de São Paulo. Por exemplo, podem se beneficiar das parcerias de nucleação e das possibilidades de cursar disciplinas em programas parceiros, do acesso a recursos financeiros de apoio à participação em congressos acadêmicos, dos recursos virtuais tais como acesso a bases de dados de artigos científicos, entre outros. Os mestrandos de Cuiabá são constantemente lembrados de que em qualquer tempo podem visitar o PPGA em São Paulo e interagir fisicamente com outros discentes, docentes e grupos de pesquisa; e de que as carteirinhas da ESPM que receberam, contêm as mesmas funcionalidades (acesso a instalações físicas, empréstimos de livros nas bibliotecas, ...) que as carteirinhas dos estudantes de São Paulo.
Portanto, em essência, o que diferencia a oferta em Cuiabá é a distância física da sede. Se por um lado o distanciamento físico serve como barreira para que, no dia a dia, os mestrandos usufruam dos recursos da ESPM no campus em São Paulo, por outro, o PPGA vai até Cuiabá oferecer disciplinas para viabilizar que esses mestrandos sejam parte do programa.
Cabe enfatizar que desde meados de março de 2020, por decorrência da crise de COVID-19, os mestrandos do MINTER têm recebido tratamento semelhante aos mestrandos da sede em São Paulo, dado que as atividades presenciais no campus da ESPM foram suspensas. De certa forma, pode-se dizer que a distância física, até então limitadora da formação de Mestres no Estado do Mato Grosso, foi momentaneamente compensada pela maior integração com os mestrandos e doutorandos dos programas regulares da ESPM.
[4.1] OFERTA DE DISCIPLINAS
[4.1.1] OFICINA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Trata-se de uma disciplina de um crédito, criada especificamente para a turma de mestrado em Cuiabá, que inaugura as disciplinas do curso. Seus objetivos foram os de: (i) apresentar os paradigmas positivista e fenomenológico de produção do conhecimento; (ii) explicar como ocorre o processo de construção do conhecimento científico; (iii) aprimorar a habilidade de redação científica; e (iv) desenvolver os pré-projetos de pesquisa dos discentes com vistas ao início do processo de orientação das dissertações de Mestrado.
A disciplina foi ministrada no 2o semestre de 2019 pelos professores Mateus Canniatti Ponchio e Mário Ogasavara nas instalações da FACIPAN e marcou o início da turma de mestrado em Cuiabá. A escolha do atual coordenador do PPGA e do coordenador anterior para ministrarem essa disciplina, cada um pertencente a uma das linhas de pesquisa do PPGA (Marketing Internacional e Estratégia e Inovação em Gestão Internacional, respectivamente), permitiu também apresentar aos discentes os regulamentos do programa, as sistemáticas de avaliação discente, a importância da publicação científica e do impacto social por ela gerado, entre outros aspectos relevantes àqueles que iniciam sua trajetória acadêmica. O feedback dos discentes foi bastante positivo e, a partir das dinâmicas de aula, os professores Mateus e Mário elaboraram recomendações de nomes de orientador para cada mestrando. As orientações individuais puderam, então, ser iniciadas.
[4.1.2] CRONOGRAMA E FORMATO DE OFERTA DE DISCIPLINAS
Ainda no 2º semestre de 2019, foram oferecidas três disciplinas: FUNDAMENTOS TEÓRICOS EM GESTÃO INTERNACIONAL (2 créditos), com o Professor Mário Ogasavara; MÉTODOS DE PESQUISA QUALITATIVA I (2 créditos), com a Professora Luciana Florêncio de Almeida; e COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INTERNACIONAL (2 créditos) com a Professora Vivian Iara Strehlau.
Cabe frisar que o crédito de OFICINA DE PESQUISA CIENTÍFICA (1 crédito, ou 15 horas-aula) foi planejado como crédito excedente aos 26 créditos curriculares. O Colegiado do PPGA achou por bem acrescentar este módulo inicial para ambientar no programa os mestrandos de Cuiabá. Assim, dos 26 créditos curriculares, 6 foram cumpridos em 2019. Outros 16 ocorreram em 2020, detalhados a seguir.
No 1º semestre de 2020, foram oferecidas quatro disciplinas:
GESTÃO DE MARKETING (2 créditos), ministrada pela Professora Thelma Rocha, em fevereiro, em Cuiabá;
MÉTODOS DE PESQUISA QUANTITATIVA I (2 créditos), ministrada pelo Professor Mateus Canniatti Ponchio, em março, em Cuiabá;
MARKETING EM AGRONEGÓCIOS E ALIMENTOS (2 créditos), ministrada pela Professora Luciana Florêncio de Almeida, em abril, já online por conta da pandemia de COVID-19; e
REVISÕES SISTEMÁTICAS DA LITERATURA COM ANÁLISE DE CONTEÚDO (2 créditos), ministrada pelo Professor Ilan Avrichir, em junho, também online.
No 2º semestre de 2020, outras quatro disciplinas foram ministradas online por conta do fechamento dos campi físicos:
GESTÃO GLOBAL DA INOVAÇÃO (2 créditos), ministrada pelo professor Sílvio Luís de Vasconcellos, em agosto;
TEORIA DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR (2 créditos), ministrada pela Professora Manolita Correa Lima, em outubro;
TÓPICOS AVANÇADOS DE MARKETING (2 créditos), ministrada pela Professora Rafaela Almeida Cordeiro, em novembro; e
SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA EM GESTÃO INTERNACIONAL (2 créditos), ministrada pela Professora Suzane Strehlau, em dezembro.
No ano de 2021 estão programadas as disciplinas (4 créditos restantes):
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES EM AMBIENTE GLOBAL (2 créditos) e ESTÁGIO DOCENTE EM ADMINISTRAÇÃO (2 créditos).
Além dessas, o PPGA está considerando oferecer ao menos uma disciplina adicional em Cuiabá. Esta decisão será tomada a partir dos resultados de aprovação e reprovação nas disciplinas ofertadas em 2019 e 2020.
Tipicamente, para as ofertas presenciais, cada disciplina de 30 horas-aula é iniciada duas semanas antes da ida do professor a Cuiabá. Num primeiro encontro à distância (de 2 horas), por meio da Plataforma Zoom, o professor titular da disciplina apresenta aos discentes o programa e prescreve leituras e atividades necessárias ao preparo para o início das atividades presenciais. Depois, uma semana antes da ida do professor, há um segundo encontro virtual (de 1 hora) para tirar dúvidas sobre a preparação à disciplina. Por fim, as aulas presenciais somam 24 horas divididas em três dias seguidos (6ª feira, sábado e domingo). Após o encerramento do módulo presencial, nas duas semanas seguintes, os discentes concluem a elaboração dos trabalhos da disciplina e encontram-se virtualmente com o professor para receberem feedback e para participarem de plenárias de fechamento (essas atividades pós-módulo presencial somam 3 horas).
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A FACIPAN possui, especificamente para uso do MINTER em Administração, uma recepção ampla e climatizada, medindo 5,00 x 4,60 m, para atendimento aos discentes, equipada com um balcão de atendimento, um computador com acesso à Internet e quatro cadeiras. Além disso, possui também uma secretaria acadêmica climatizada, equipada com quatro mesas e cadeiras, quatro computadores com acesso à internet e três impressoras. Há, também, uma sala de professor que fica à disposição dos professores do MINTER, com mesa para reuniões, cadeiras, dois computadores com acesso à internet e uma impressora.
Dentre as salas de aula da FACIPAN, o MINTER utiliza uma sala climatizada, medindo 5,00 x 10,00 m, e equipada com 50 carteiras acadêmicas; um quadro à tinta; um data show, um notebook e mesa com cadeira para o docente e uma tela para projeção de imagem. Cabe ressaltar que esta sala é dotada de pontos de tomada para que os discentes possam conectar seus notebooks. Há acesso à Internet via WI-FI de rápida velocidade. Destaca-se que a conexão à Internet, por meio de VPN da ESPM, permite aos mestrandos acessos aos recursos virtuais do PPGA/ESPM durante todas as aulas. Os recursos virtuais da ESPM estão descritos na proposta do programa e são extensíveis aos mestrandos de Cuiabá.
Há três banheiros disponíveis para os mestrandos, sendo um banheiro adaptado aos portadores de necessidades especiais, com bacia higiênica adaptada. A FACIPAN disponibiliza, também, uma cozinha medindo 2,10 x 1,40 m, equipada com pia, geladeira, cafeteira, micro-ondas e um armário para uso dos mestrandos. Esse espaço vem sendo utilizado para servir cafés nos intervalos das aulas.
A FACIPAN conta com uma biblioteca física climatizada com acesso à internet. Lá, há seis cabines de estudo individual e duas mesas com seis cadeiras cada para estudo em grupo, com utilização reservada aos discentes do mestrado. A biblioteca está devidamente informatizada para fornecer informações rápidas e precisas a seus usuários. Há, ainda, para uso compartilhado com docentes da instituição, outras duas salas de professores com computadores conectados à internet e a impressoras.
O Laboratório de Informática da FACIPAN é climatizado, medindo 6,00 x 8,00 m e está equipado com 25 computadores e duas impressoras. Há tomadas para que os discentes do Mestrado utilizem seus próprios notebooks, se assim preferirem.
Cabe ressaltar que, em adição aos recursos oferecidos pela FACIPAN, plenamente satisfatórios à condução do curso de Mestrado em Cuiabá, a ESPM garante o acesso aos softwares necessários aos seus discentes. Como exemplo, a ESPM oferece licenças profissionais e sem custo aos mestrandos do Pacote Office 365, pacotes estatísticos, de gerenciamento de referências bibliográficas, acesso a bases de dados secundários e a bases de dados de artigos científicos, biblioteca virtual, recursos da Intranet Acadêmica, plataforma CANVAS, palestras e eventos transmitidos pela Plataforma Zoom, entre outros descritos na proposta do PPGA/ESPM.
Cronograma de Atividades:
As atividades da turma de Mestrado em Cuiabá estão divididas nos seguintes blocos: a) disciplinas e orientação; b) bancas de qualificação e de defesa; c) evento de integração em Cuiabá com docentes do PPGA; d) participação em eventos; e) cerimônia de formatura. O cronograma dessas atividades é detalhado a seguir.
[A. DISCIPLINAS E ORIENTAÇÃO]
Em outubro de 2019, foram oferecidas as disciplinas OFICINA DE PESQUISA CIENTÍFICA (1 crédito, professores Mateus Ponchio e Mário Ogasavara) e MÉTODOS DE PESQUISA QUALITATIVA I (2 créditos, Professora Luciana Florêncio de Almeida).
Em novembro de 2019, foi oferecida a disciplina COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INTERNACIONAL (2 créditos, Professora Vivian Iara Strehlau).
Em dezembro de 2019, foi oferecida a disciplina FUNDAMENTOS TEÓRICOS EM GESTÃO INTERNACIONAL (2 créditos, Professor Mário Ogasavara).
No 1º semestre de 2020, foram oferecidas quatro disciplinas:
GESTÃO DE MARKETING (2 créditos), ministrada pela Professora Thelma Rocha, em fevereiro, em Cuiabá;
MÉTODOS DE PESQUISA QUANTITATIVA I (2 créditos), ministrada pelo Professor Mateus Canniatti Ponchio, em março, em Cuiabá;
MARKETING EM AGRONEGÓCIOS E ALIMENTOS (2 créditos), ministrada pela Professora Luciana Florêncio de Almeida, em abril, já online por conta da pandemia de COVID-19; e
REVISÕES SISTEMÁTICAS DA LITERATURA COM ANÁLISE DE CONTEÚDO (2 créditos), ministrada pelo Professor Ilan Avrichir, em junho, também online.
No 2º semestre de 2020, outras quatro disciplinas foram ministradas online por conta do fechamento dos campi físicos:
ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO GLOBAL (2 créditos), ministrada pelo professor Sílvio Luís de Vasconcellos, em agosto;
TEORIA DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR (2 créditos), ministrada pela Professora Manolita Correa Lima, em outubro;
TÓPICOS AVANÇADOS DE MARKETING (2 créditos), ministrada pela Professora Rafaela Almeida Cordeiro, em novembro; e
SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA EM GESTÃO INTERNACIONAL (2 créditos), ministrada pela Professora Suzane Strehlau, em dezembro.
No ano de 2021 serão programadas as disciplinas (4 créditos restantes):
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES EM AMBIENTE GLOBAL (2 créditos) e ESTÁGIO DOCENTE EM ADMINISTRAÇÃO (2 créditos).
Além dessas, o PPGA está considerando oferecer ao menos uma disciplina adicional em Cuiabá. Esta decisão será tomada a partir dos resultados de aprovação e reprovação nas disciplinas ofertadas em 2019 e 2020.
Tipicamente, para as ofertas presenciais, cada disciplina de 30 horas-aula é iniciada duas semanas antes da ida do professor a Cuiabá. Num primeiro encontro à distância (de 2 horas), por meio da Plataforma Zoom, o professor titular da disciplina apresenta aos discentes o programa e prescreve leituras e atividades necessárias ao preparo para o início das atividades presenciais. Depois, uma semana antes da ida do professor, há um segundo encontro virtual (de 1 hora) para tirar dúvidas sobre a preparação à disciplina. Por fim, as aulas presenciais somam 24 horas divididas em três dias seguidos (6ª feira, sábado e domingo). Após o encerramento do módulo presencial, nas duas semanas seguintes, os discentes concluem a elaboração dos trabalhos da disciplina e encontram-se virtualmente com o professor para receberem feedback e para participarem de plenárias de fechamento (essas atividades pós-módulo presencial somam 3 horas).
As orientações individuais estão sendo conduzidas com professores do núcleo docente permanente do PPGA/ESPM desde outubro de 2019. Cada um dos mestrandos possui um professor orientador e com ele interage regularmente por meio da plataforma Zoom, oferecida pela ESPM (uma licença profissional por professor). As orientações se estenderão até a defesa da dissertação, momento a partir do qual esses discentes passarão a compor o grupo de egressos do PPGA/ESPM e a interagir com os grupos de pesquisa do programa para continuarem produzindo e se desenvolvendo.
[B. BANCAS DE QUALIFICAÇÃO E DE DEFESA]
É estipulado o prazo limite de 12 meses, contados da data de ingresso ao programa, para o aluno depositar seu Relatório de Qualificação da Dissertação. Em seguida, dentro de 30 dias da data do depósito, o aluno deve prestar o Exame de Qualificação. O prazo total recomendado para a conclusão do curso e depósito da Dissertação é de 24 meses. A sessão de defesa da Dissertação é realizada perante banca examinadora pública, composta por três professores doutores, sendo dois pertencentes ao PPGA e um terceiro externo ao mesmo, geralmente membro de programa stricto sensu de outra instituição. A composição das bancas examinadoras depende de aprovação da Coordenação do Programa.
Recomenda-se aos discentes da turma de Cuiabá que realizem suas bancas de qualificação ao longo do mês de novembro de 2020. A banca poderá ser realizada em Cuiabá, nas instalações da FACIPAN, ou, preferencialmente, no PPGA/ESPM em São Paulo. Nesse caso, a própria ESPM arcará com as despesas de translato Cuiabá – São Paulo – Cuiabá e estadia na cidade de São Paulo. ***Cabe aqui uma atualização: em função da pandemia de COVID-19, as bancas de qualificação estão ocorrendo online. Os discentes que solicitaram prorrogação do prazo para a banca de qualificação com motivos justificados foram atendidos.
As bancas de defesa estão previstas para acontecer ao longo do mês de outubro de 2021 e poderão, também, ser realizadas em Cuiabá ou São Paulo. Se ocorrerem em São Paulo, as despesas de translado e acomodação serão arcadas pela ESPM.
[C. EVENTO DE INTEGRAÇÃO]
Estava previsto para acontecer em 15 de agosto de 2020, nas instalações da FACIPAN, em Cuiabá (MT), um evento de um dia de duração com a presença dos professores orientadores do PPGA e dos mestrandos da turma de Cuiabá. ***Este evento foi cancelado por conta da pandemia de COVID-19; espera-se que possa ocorrer no 2º semestre de 2021.
Este evento servirá como uma espécie de ‘congresso interno’, e os discentes poderão apresentar para bancas informais seus projetos de pesquisa antes de que sejam submetidos às bancas finais. Ainda, servirá para que discentes e docentes possam interagir presencialmente, fortalecendo os vínculos desenvolvidos (lembrando que as reuniões de orientação têm sido realizadas virtualmente com uso da plataforma Zoom).
[D. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS]
Recomenda-se que os mestrandos participem de congressos acadêmicos da área, mesmo que não tenham tido tempo de preparar e submeter artigos ou que não tenham tido artigos aceitos para apresentação. Em particular, recomendou-se aos discentes que se planejassem para participar do ENANPAD 2020 e do SEMEAD 2020. Dois mestrandos do MINTER (Alexandre Alves e Benancil França Filho) participaram do ENANPAD 2020 apresentando artigos.
Foi recomendado aos discentes e docentes, ainda, que se planejassem para submeter artigos acadêmicos às edições de 2021 desses eventos. A ESPM possui política própria de apoio à participação discente em eventos acadêmicos que é extensível aos mestrandos de Cuiabá.
[E. CERIMÔNIA DE FORMATURA]
Prevê-se para dezembro de 2021 uma Cerimônia de Formatura a ser realizada em Cuiabá, com presença dos discentes, seus familiares, docentes e convidados do PPGA/ESPM.