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Plataforma Sucupira

Dados do Programa

Dinter
69/2018
14/03/2019 a

Detalhamento do Programa

20
13/03/2023
Manaus - AM

Ações Desenvolvidas no Projeto

São 11 os objetivos e metas desta proposta de Doutorado Interinstitucional: a) Contribuir para a formação do corpo docente qualificado na área de Administração, em nível de Doutorado; b) Possibilitar, por meio da oferta das disciplinas de metodologia da pesquisa e do ensino administrativo, o progresso qualitativo e quantitativo e a consistência da produção científica; c) Efetivar a capacitação dos docentes e egressos da Instituição Receptora, bem como eventuais docentes de outras instituições da região, para formação de grupos e projetos de pesquisa específicos na área de Administração e afins; d) Promover o estabelecimento de parcerias duradouras, colaborativas e sistemáticas entre o PPGA/UNIFOR e os grupos de ensino e pesquisa existentes, visando ao desenvolvimento de competências na área de conhecimento da Administração não só na Instituição Receptora, bem como no Estado do Amazonas e na Região Norte; e) Ofertar 12 disciplinas na seara da Administração, intrinsecamente relacionadas com a realidade local e nacional. A metodologia do ensino adotado tem o escopo de promover a integração nacional e reduzir as desigualdades regionais no que é pertinente ao ensino administrativo. Assim como, possibilitar a todos os acadêmicos aprovados a oportunidade de cursar todas as disciplinas do PPGA UNIFOR em Manaus ou em Fortaleza, obter número de matricula na UNIFOR, bem como ter acesso ao banco de dados, serviços e biblioteca; f) Formar recursos humanos qualificados para o exercício da docência e da pesquisa na área da Administração; g) Oferecer a oportunidade de titulação acadêmica aos professores e profissionais do Estado do Amazonas e da Região Norte; h) Proporcionar oportunidade para análise crítica e contextualizada da teoria e da prática administrativa; i) Fomentar a criação de núcleos de pesquisa na IES conveniada para aprofundar os conhecimentos da administração; j) Promover a aderência entre o projeto de pesquisa do doutorando, a indicação de professor orientador, o grupo de pesquisa, a linha de pesquisa e a área de concentração do PPGA UNIFOR; l) O PPGA UNIFOR/CIESA pretende atingir as seguintes metas: • Formar 20 doutores em Administração de Empresas na Região Norte; • Publicar 20 artigos em periódicos qualificados com extratos Qualis A1 a B2 e eventos técnicos científicos. • Instituir dois núcleos de pesquisa em cooperação com a UNIFOR na área de Administração • Capacitar 20 docentes para o exercício do magistério superior.

Laboratórios: Na Instituição Promotora, o uso de laboratórios de informática é disseminado em todo o campus. No espaço destinado ao PPGA UNIFOR, cada um dos professores permanentes e colaboradores conta com gabinete e computador. Dispõe de laboratórios com acesso a internet e wi-fi para auxiliar os docentes e discentes em suas pesquisas. Na Biblioteca Central, há 20 computadores para uso e orientação de uso de conteúdos digitais, com pessoal disponível para realizar treinamentos em Bases de Dados Digitais nacionais e estrangeiras. O CIESA possui 7 laboratórios didáticos de Informática (LDI); com um total de 190 computadores. Todos os equipamentos ficam disponíveis para uso pelos alunos, com suporte técnico especializado. Somente no período noturno, a maioria dos laboratórios, o acesso é restrito para aulas. Os recursos disponibilizados nos LDI envolvem computadores de última geração, as versões mais recentes de programas de apoio e de programas específicos (softwares) para as áreas de concentração dos cursos que utilizam processamento de dados. Além disso, todos os LDI têm recursos audiovisuais próprios, como projetor multimídia fixo. Por meio dos LDI, os estudantes têm acesso a redes de comunicação. Em cada laboratório, há linhas de dados privativas para acesso à Internet. Para o programa poderá ser disponibilizado um laboratório com 35 máquinas, interligadas em rede, internet e ainda sistema de som, projetor multimídia e tela retrátil para projeção. As máquinas tem a seguinte configuração Pentium 4 3.00 GHz , 1 GB de RAM, HD 150 GB. BIBLIOTECA DA IES RECEPTORA: O acervo da Biblioteca André Araújo está classificado e ordenado segundo a classificação prevista pela CDD (Classificação Décimal de Dewey). Para notação de autor é utilizada a tabela Cutter Sanborn e para a descrição dos materiais os parâmetros de Catalogação Anglo-Americano AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules, 2. ed., revisão de 2002). O acervo é tombado como patrimônio institucional e recebe registro de tombo manual e do sistema, sendo identificado com carimbo da Instituição e etiquetado com número de chamada no lombo. A Biblioteca está automatizada através do Ciesa Educacional, um Sistema de Gestão Acadêmica com módulo Biblioteca, no qual o catálogo do acervo está disponível para consulta e é acessível por meio dos terminais de consulta no setor de Atendimento da Biblioteca, assim como em qualquer computador conectado à internet. As pesquisas podem ser feitas por autor, título e sub-título, tipo de documento, palavra-chave, Classificação e Cutter, e ano de publicação. O acervo é composto de livros, periódicos especializados, material audio-visual e trabalhos de conclusão de curso dos nossos alunos (TCC’s) abrangendo as grandes áreas do conhecimento. São 42.292 exemplares no acervo de livros e 18.810 títulos. Já os periódicos somam 9.939 fascículos e 225 títulos, tendo ainda 7 títulos de acesso eletrônico além das versões impressas. A formação do acervo ocorre de acordo com recursos orçamentários alocados para compor os diferentes tipos de obras que disponibilizamos, tais como: livros, obras de referência, bibliografias, índices, catálogos, periódicos, trabalhos acadêmicos, folhetos, mapas, jornais, cd’s, dvd’s e outros materiais audiovisuais. Buscando atender aos objetivos desta política, o acervo contempla os seguintes níveis de informação: Nível Geral – Obras de consulta, literatura corrente e periódicos que forneçam informação geral e instrumental, tais como enciclopédias e dicionários gerais e especializados, manuais, anuários, diretórios, índices, abstracts, periódicos técnicos, e outros. Nível de Ensino – Acervos que deem suporte ao processo de ensino-aprendizagem dos programas das disciplinas de formação profissional dos cursos, incluindo materiais bibliográficos como livros, periódicos e materiais audiovisuais. Nível de Pesquisa e Extensão – Materiais com nível de profundidade capaz de apoiar os programas e projetos de pesquisa e extensão em nível de graduação e pós-graduação, tais como trabalhos de conclusão de curso, relatórios de pesquisa e extensão, monografias e dissertações. Também, se orienta com base nas seguintes prioridades de aquisição: Prioridade 1 – Bibliografia básica dos cursos de graduação e tecnológicos em fase de reconhecimento, implantação, credenciamento ou recredenciamento, na proporção determinada pelo MEC; Prioridade 2 – Bibliografia complementar dos cursos de graduação e tecnológicos em fase de reconhecimento, implantação, credenciamento ou recredenciamento, sendo 2 exemplares de cada título; Prioridade 3 – Assinaturas de periódicos, cujos títulos já fazem parte da lista básica, bem como assinatura de novos títulos conforme indicação das coordenações de cursos, sendo o mínimo de 3 títulos para cada curso, exceto o curso de Direito que obedece a proporção determinada pelo MEC; Prioridade 4 – Obras de referência para todos os cursos, sendo 3 exemplares de cada título; Prioridade 5 – Materiais audiovisuais para todos os cursos, sendo 1 exemplar de cada título. A Biblioteca possui acervo centralizado e mantém sob sua supervisão e controle as áreas de Processamento Técnico, Circulação, Seleção, Aquisição e Serviços. O acervo tem a estrutura de acesso restrito aos colaboradores para retirada dos materiais. O empréstimo é facultado aos alunos, professores e funcionários do CIESA. Institucionalmente está diretamente subordinada à Reitoria e tem por visão oferecer o pleno acesso aos seus serviços e produtos por meio de suportes atualizados e dinâmicos de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, destinados não somente ao corpo docente e discente, como também à comunidade em geral. Além dos serviços disponíveis no setor de atendimento, existem salas de estudo em grupo, salão de leitura com mesas e cabines individuais e cabines para obras audiovisuais com acesso adequado aos portadores de deficiência que utilizam nossos ambientes e serviços para lhes prestar o melhor atendimento. Possui uma área física total de, aproximadamente, 1.128,70m², sendo 443,61m² destinados ao acervo e processamento técnico, e a área destinada aos usuários é de 685,09m², assim distribuídos: INFRA-ESTRUTURA E INSTALAÇÕES FÍSICAS Área (m2) Sala do Acervo: 114 estantes, sendo: • 87 estantes – acervo de livros; • 09 estantes – acervo de periódicos; • 14 estantes – acervo de monografias e TCC’s; e • 04 estantes – acervo de referência. 353,69m2 Salas de Estudo em Grupo: • 12 cabines coletivas, com 32 lugares. 95,85m2 Salão de Leitura: • 42 mesas, com 117 lugares; • 30 cabines, com 30 lugares. • 5 cabines de vídeo (DVD), com 5 lugares. 414,32m2 Administração e Processamento Técnico: • 3 salas Setor de Atendimento (recepção): • 1 sala 89,92m2 Laboratório de Informática (apoio aos Cursos): • 20 cabines, com 20 lugares 53,55m2 WC Masculino: • 6 cabines. WC Feminino: • 6 cabines. 51,3m2 Corredor / Área de circulação 70,07m2 O campus funciona em uma área construída de aproximadamente 10 mil m², em um complexo de blocos. Todas as instalações são modernas e sua manutenção é constante, buscando-se a contínua adequação dos espaços físicos às necessidades acadêmicas e ao bem estar dos usuários. Para os programas de Pós-graduação o CIESA dispõe de 8 salas, sendo: 1 sala com capacidade para 100 alunos; 2 salas com capacidade para 70 alunos; 5 salas com capacidade para 35 alunos. Todas as salas são equipadas com ar-condicionado, projetor multimídia, retro-projetores, computadores, tela retrátil para projeção, sistema de internet wireless, instalação elétrica para notebook. Nas salas com capacidade para 70 e 100 alunos, o CIESA dispõe de sistema de microfone para os professores. A secretaria acadêmica verifica e organiza os assuntos dos discentes de pós-graduação. Dentre os serviços desenvolvidos são ofertados: matrícula inicial, manutenção dos registros acadêmicos, elaboração do calendário acadêmico, lançamento de notas e conceitos, emissão de históricos e extratos, programas de disciplinas, certificados de conclusão de curso, confecção e emissão de diplomas, inscrições, além de levantamentos estatísticos para Coordenação dos Cursos. A secretaria do CIESA dispõe de 9 colaboradores para atendimento e suporte de alunos e professores. Com instalação física para atendimento de 10 pessoas consecutivas e ainda espaço para espera. A secretaria possui ainda a sala da Secretária Acadêmica, um setor de atendimento e trabalho e um setor de arquivo físico. Buscando estrategicamente facilitar o suporte aos professores e aos alunos à secretaria fica localizada no corredor principal de acesso as salas dos cursos de Pós-graduação.

Previsão dos prazos de todas as etapas da proposta: Setembro/2018 a fevereiro/2019: Divulgação do Edital, Processo Seletivo, seleção dos inscritos, resultado, período de matricula 14 de Março de 2019: Implementação do DINTER para início das aulas Março a junho/2019: Oferta de 4 disciplinas Agosto a novembro/2019: Oferta de 4 disciplinas Dezembro/2019 a janeiro/2020: Definição de orientadores Fevereiro a Junho/2020: Oferta de 4 disciplinas Julho/2020 a dezembro/2021: Período de orientação Até março 2022: Qualificação dos projetos de Teses Até março/2023: Finalização das defesas de Teses


Instituição Promotora

RANDAL MARTINS POMPEU
22002014 UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR)
60811341
AVENIDA WASHINGTON SOARES, 1321
-
-
EDSON QUEIROZ
Fortaleza - CE
(85) 34773058
(85) 34773109
(85) 34773055
(85) 3477 3104
(85) 3477 3055
(85) 34773066
(85) 34773058
(85) 34773000
(85) 34773065
(85) 34773058
(85) 34773266
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(85) 34773293
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(34) 773000
(85) 34773000
(85) 34773266
(85) 34773061
(85) 34773263
(85) 34773266
(85) 34773280
(85) 34773104
(85) 34773217
(85) 34773000
(85) 34773055
(85) 34773223
(85) 34773223
(85) 34773424
(85) 34773166
(85) 34773166
(83) 31019891
ppgd@unifor.br

Instituição(ões) Receptora(s)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA

OLAVO CELSO TAPAJOS SILVA
69058818
Rua Pedro Dias Leme, 203
203
-
Flores
Manaus - AM
(92) 3642 4243
(85) 34773109
(85) 34773055
(85) 3477 3104
(85) 3477 3055
(85) 34773066
(85) 34773058
(85) 34773000
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(85) 34773058
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(85) 34773061
(85) 34773293
(85) 34773424
(85) 34773280
(85) 34773219
(85) 34773847
(85) 34773846
(85) 34773000
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(85) 34773847
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(85) 34773846
(85) 34773293
(85) 34773229
(34) 773000
(85) 34773000
(85) 34773266
(85) 34773061
(85) 34773263
(85) 34773266
(85) 34773280
(85) 34773104
(85) 34773217
(85) 34773000
(85) 34773055
(85) 34773223
(85) 34773223
(85) 34773424
(85) 34773166
(85) 34773166
(83) 31019891
secretaria@posciesa.com

Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP Ministério da Educação Governo Federal
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.49.2
  • Copyright 2016 Capes. Todos os direitos reservados.

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