Plano Acadêmico:
PLANO ACADÊMICO DETALHADO DO DINTER
O Doutorado Interinstitucional de Ciências Agrárias - Agronomia, aqui proposto, baseia-se na portaria Capes nº 67, de 14 de setembro de 2005, e visa a formação de um grupo de 12 docentes, todos já com nível de mestrado, cujos projetos de ensino e pesquisa apresentam convergência com os objetivos do curso aqui proposto. A instituição promotora é o Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias - Agronomia (PPGCA-AGRO), do Instituto Federal de Goiano (IF Goiano).
Características do Doutorado
Doutorado Interinstitucional Ciências Agrárias - Agronomia terá um perfil interdisciplinar, promovendo o intercâmbio e complementaridade de conhecimentos entre as áreas de Ciências Agrárias e afins, visando a formação de docentes e pesquisadores com um enfoque interdisciplinar, mais adequado ao tratamento das questões regionais e na perspectiva de uma sociedade cada vez mais complexa. A complementação de conhecimentos dos docentes da IFMT com os aportes de Ciências Agrárias oferecido pelo PPGCA-AGRO em temas como produção vegetal, armazenamento e processamento de póscolheita, uso e manejo adequado do solo, possibilitará a formação de profissionais com um referencial mais amplo de análise. Isso se fará a partir da integração dos seus conhecimentos nas áreas de ciências agrárias e ciências humanas, a uma perspectiva mais geral de pesquisa e a um tratamento metodológico mais amplo dos problemas que afetam a região.
Objetivos e metas
O projeto visa promover os objetivos manifestos pela Capes em sua norma orientadora da realização de Doutorado Interinstitucional, considerando as condições pertinentes ao estado do Mato Grosso, onde se situa o Instituto Federal do Mato Grosso, instituição receptora, e as particularidades do Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias - Agronomia do IF Goiano, instituição promotora. Especificamente, pretende-se:
a) viabilizar a formação de profissionais de alto nível voltados para as questões ligadas ao desenvolvimento regional, interiorizando o conhecimento e assegurando o padrão de qualidade requerido nesse nível de curso;
b) explorar o potencial do programa de pós-graduação já consolidado no PPGCA-AGRO para apoiar a capacitação dos docentes do IFMT para os diferentes níveis de ensino; subsidiar a nucleação e o fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa das duas instituições;
fortalecer e estabelecer as condições para a criação de novos cursos de pós-graduação no IFMT; propiciar o aumento da competência de formação de recursos humanos de alto nível em uma instituição localizada fora dos grandes centros de ensino e pesquisa, democratizando o acesso ao conhecimento e estimulando a equalização das oportunidades de qualificação em nível nacional;
c) contribuir para a criação e fortalecimento, no IFMT de linhas de pesquisas que respondam às necessidades regionais e ampliem o comprometimento institucional com o desenvolvimento da região;
d) contribuir para que os programas que oferecem mestrado em áreas convergentes no IFMT possam vir a ter condições de criar seus cursos de doutorado;
e) contribuir para o surgimento, no âmbito do IFMT, de novas vocações para a pesquisa, mediante o incentivo à participação de bolsistas de iniciação científica no projeto;
f) promover parcerias duradouras entre os dois programas de pós-graduação e grupos de ensino e pesquisa em estágios diferenciais de desenvolvimento, tendo em vista a disseminação da competência em ciência e tecnologia;
g) valorizar e ampliar as possibilidades de enriquecimento mútuo das instituições envolvidas, no sentido de integrar novos conteúdos multi e interdisciplinares aos seus programas de pesquisa e ensino.
Além desses objetivos gerais, poderão ser concretizados outros relacionados aos efeitos decorrentes da qualificação do principal público demandante, constituído pelos docentes do IFMT. Isso, sobretudo nas linhas de pesquisa do PPGCA-AGRO e do IFMT, que são expressivamente significantes para o público aqui referido.
Linhas de pesquisa a serem desenvolvidas (e sua adequação às necessidades das instituições e região beneficiárias)
Os alunos poderão optar por uma das duas linhas de pesquisa do PPGCA-AGRO para direcionar seus estudos, projetos de pesquisas e futuras atividades de docência. Essas linhas de pesquisa não são estanques, havendo várias interfaces entre elas, possibilitando uma formação mais adaptada aos objetivos dos alunos. A seguir são sumarizados os conteúdos de cada uma dessas linhas, apontando-se sua adequação às necessidades do IFMT e da região onde ela se insere.
Tecnologias sustentáveis em sistemas de produção e uso do solo e água
Analisa os processos de desenvolvimentos de pesquisas voltadas à geração e/ou, implantação de tecnologias que contribuam para o aumento da eficiência técnica e econômica de sistemas de produção agrícola em consonância com a preservação de espécies, solo e água.
No contexto complexo e diverso das micro-regiões mato-grossense em que o IFMT se insere, o enfoque dessa linha de pesquisa torna-se especialmente útil na redefinição das atividades nucleadoras e no desenvolvimento de alternativas sócio-econômicas, visando à construção de uma nova identidade, que não seja inteiramente apoiada numa cultura econômico-produtiva primária e agroexportadora.
A necessidade de se pensar novas alternativas para o desenvolvimento para as regiões do Mato Grosso, remete à importância de se considerar seu meio ambiente, onde a atuação de empresas e instituições deve ser pautada pela conservação dos remanescentes da Matas, dentre outros biomas. Nesse sentido, o uso sustentável dos recursos ambientais demanda mecanismos de regulação visando a formulação de diretrizes para o seu disciplinamento e principalmente, coibir a geração de externalidades ambientais negativas no âmbito privado. Esses elementos compõem o cerne dessa linha de pesquisa, o que aponta sua convergência com uma proposta de desenvolvimento regional sustentável.
Fisiologia, bioquímica e pós-colheita de produtos vegetais
Tem por objeto de reflexão as temáticas do desenvolvimento de pesquisas voltadas para o entendimento da fisiologia e bioquímica envolvidas no crescimento, desenvolvimento e produção vegetal, bem como à pós-colheita e qualidade de produtos vegetais.
O campo de reflexão tem como ponto de partida a redefinição dos papéis dos organismos de governança global, dos Estados nacionais, governos regionais e locais, bem como de empresas, corporações e consumidores.
A linha volta-se para o estudo da diversidade de formas e significados assumidos, em especial às inovações técnicas da biotecnologia e da agroecologia e à formação de especialistas atuantes nestas esferas, dando especial atenção às suas interações com os movimentos ecológicos ambientais. O aporte dessa linha de pesquisa torna-se adequado à análise e aos estudos ligados à
diversificação e ao desenvolvimento de opções ambientalmente sustentáveis e socialmente.
Estrutura do curso
Como no caso dos alunos de turmas regulares do doutorado do PPGCA-AGRO, os alunos do Doutorado Interinstitucional deverão integralizar 48 créditos, dos quais até 24 poderão ser aproveitados de disciplinas cursadas no mestrado. Dessa forma, os alunos deverão completar um mínimo de 24 créditos (considerando a possibilidade de aproveitamento de disciplinas já cursadas), sendo 10 referentes a duas disciplinas obrigatórias e 14 créditos em disciplinas optativas escolhidas entre as oferecidas pelo programa. Além disso, os alunos deverão obter dois créditos em Laboratórios Temáticos de Pesquisa organizados por seu orientador na linha de pesquisa em que seu projeto se inserir.
A disciplina obrigatória, Seminário de Doutorado, visa oportunizar um espaço para discussão dos projetos de pesquisa, onde os temas metodológicos emergem dos próprios objetos de investigação. As disciplinas optativas visam complementar a formação nas áreas de interesse de cada um dos doutorandos (Quadro 1). Além das disciplinas optativas listadas neste quadro, outras serão oferecidas aos alunos a depender das características do projeto de pesquisa ou das suas necessidades de formação.
Estrutura básica da programação (com especificação da forma e frequência da presença de docentes do programa promotor junto à instituição receptora)
As aulas serão ministradas por professores do PPGCA-AGRO, sendo que as disciplinas com carga horária de 60 horas será desenvolvida em 4 períodos de 15 horas alternados dentro do mesmo semestre (sendo ministrada nos finais de semana). Sempre que possível, buscarse-á a co-participação de professores doutores do IFMT, seja nas atividades letivas, em atividades complementares bem como na co-orientação dos docentes, de forma a ampliar o diálogo com os docentes da instituição receptora. A carga horária das disciplinas será desenvolvida ao longo dos cinco primeiros semestres, com uma frequência mínima de duas e máxima de três disciplinas por semestre.
O Exame de Qualificação será realizado ao longo do quinto semestre. Parte dos créditos em disciplinas será obtida no estágio obrigatório a ser realizado na instituição promotora. Este estágio iniciar-se-á a partir do quinto semestre, com grupos de 12 alunos em cada semestre. Isso permitirá uma interação mais intensa entre os alunos do DINTER e os do doutorado regular da instituição promotora, bem como a sua participação nas atividades de pesquisa. Por outro lado, permitirá que os doutorandos continuem exercendo algumas atividades de ensino no IFMT, podendo socializar, desde logo, os conhecimentos obtidos no doutorado.
Elenco de docentes das instituições promotora e receptora
O corpo docente será composto por professores do PPGCA-AGRO e do IFMT, diretamente ligados ou com interesses convergentes com as linhas de pesquisa descritas. A atuação de docentes do IFMT, somente aqueles com nível de doutorado, poderá ocorrer através da sua co-participação em aulas ministradas ou outras atividades de apoio ao ensino e à pesquisa dos doutorandos bem como em atividade de co-orientação.
Critérios e sistemática de seleção dos alunos
A seleção dos alunos será realizada em duas etapas: uma pré-seleção por parte do IFMT, indicando os alunos que estarão aptos a participar do processo de seleção no âmbito do PPGCA-AGRO e uma seleção definitiva, que será realizada de acordo com o regulamento do programa promotor e com o edital de seleção aprovado pelo Colegiado do Programa. Concluída a seleção interna, cuja demanda potencial prospectada antes da elaboração da presente proposta já indicaram, dentre os 12 servidores que manifestaram interesse pelo doutoramento DINTER/PPGCA-AGRO, isso feito em consulta realizada pela PROPES. Os alunos selecionados participarão do processo no âmbito do PPGCA-AGRO, que ocorrerá ao longo do primeiro semestre de 2021. A seleção para o Doutorado Dinter, no âmbito do PPGCA-AGRO, a exemplo da realizada para o curso de doutorado regular, será feita em quatro etapas, sendo três eliminatórias e uma classificatória.
A primeira etapa consistirá na avaliação do curriculum vitae , com a pontuação contabilizada de acordo com o os itens solicitados no presente Edital, sendo a nota de cada candidato obtida proporcionalmente em relação ao candidato que obtiver a pontuação maior, ao qual será atribuída a nota 10 (dez pontos).
A segunda etapa consistirá na análise preliminar de um projeto de pesquisa de autoria do candidato apresentada por ocasião da inscrição. O projeto de pesquisa deve contemplar os seguintes itens: Título, Introdução (no máximo uma página); justificativa e relevância (no máximo uma página); objetivos; material e métodos; referências bibliográficas, viabilidade financeira, cronograma de execução. O projeto deverá ser formatado em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples, margens direita, superior e inferior em 2 cm e margem esquerda em 2,5 cm. Os projetos deverão ter no mínimo 6 e, no máximo 10 páginas, sem contar a folha de rosto. Deve conter ainda folha de rosto com o título do projeto, nome do candidato e mês/ano. Projetos que não atenderem estas normativas não serão enquadrados. O projeto deve ser alinhado com as linhas de pesquisa do Programa. Após análise a Comissão de Seleção emitirá o parecer Aprovado ou Reprovado ao projeto.
A terceira etapa consistirá na defesa do projeto de pesquisa. Os candidatos pré-selecionados serão entrevistados por uma banca examinadora composta por três professores. Os candidatos que não obtiverem a nota mínima de 7,0, no projeto serão eliminados. Ao candidato que obtiver a maior nota será atribuído o valor de 10 (dez pontos) e os demais serão calculados proporcionalmente.
A quarta etapa é classificatória e consistirá em análise do Histórico Escolar (HE) do mestrado. O conceito parcial do HE será determinado pela média ponderada das notas de cada disciplina multiplicada pela respectiva carga horária. No caso de HE com conceitos, será adotado o valor médio do conceito da instituição de origem. Ao candidato que obtiver a maior nota referente ao HE será atribuído o valor de 10 (dez pontos) e os demais serão calculados proporcionalmente.
A classificação final será feita com base em uma média ponderada das notas obtidas pelos candidatos aprovados nas três etapas, com base nos seguintes pesos: Curriculum Vitae: 3,5; Projeto de pesquisa: 4,0 e Análise do Histórico Escolar: 2,5.
Estágio obrigatório na instituição promotora
Os alunos do Doutorado Interinstitucional de Ciências Agrárias - Agronomia realizarão parte do seu projeto de pesquisa na sede do PPGCA-AGRO, na forma de um estágio obrigatório de no máximo dozes meses, que será realizado em duas etapas, visando um maior contato com seus orientadores e um intercâmbio e troca de conhecimentos com os professores e os colegas doutorandos. A primeira etapa será realizada no quinto semestre, na fase de integralização do exame de qualificação, na sede do PPGCA-AGRO, na Rodovia Sul Goiana, Km 01, Zona Rural, Rio Verde, GO, permitindo que os doutorandos do IFMT interajam de forma intensa com o quadro de professores e com outros estudantes do PPGCA-AGRO. A segunda etapa será desenvolvida durante o terceiro ano, quando a turma se dividirá entre o primeiro e o segundo semestre para o aporte de metodologias, orientações, participação em seminários e o contato mais próximo dos alunos com seus orientadores propiciarão o aprofundamento metodológico e analítico da pesquisa durante o seu estágio em Rio Verde.
Programação dos alunos de Iniciação Científica vinculados aos doutorandos DINTER
Visando estimular e promover a participação de alunos de iniciação científica nas atividades de pesquisa objeto deste DINTER, a instituição receptora (PROPES/IFMT) deverá vincular a cada projeto de pesquisa dos doutorandos, pelo menos um estudante da graduação do Programa Institucional de Iniciação Científica. No âmbito de projetos de pesquisa interinstitucionais envolvendo as instituições promotora e receptora, no escopo de linhas temáticas convergentes com o DINTER em seus respectivos núcleos de pesquisa, caberá também à instituição receptora estimular a agregação de novos alunos de iniciação científica em apoio a essas atividades.
Além das atividades relativas a ensino e pesquisa, os contatos entre as duas instituições vêm configurando um intercâmbio e parceria em pesquisa cujas fronteiras extrapolam a realização do Dinter. Isto está sendo objetivado como proposta de um programa de pesquisa envolvendo as duas instituições, o qual também será útil no sentido de definir diretrizes para projetos envolvendo os docentes e os alunos de iniciação científica.
Atividades de Orientação
Apresentação do planejamento básico
O objetivo da orientação aos alunos do doutorado DINTER será apoiar o seu progresso acadêmico, indicar disciplinas e conteúdos teóricos e empíricos relacionados a seus projetos de pesquisa e futuros temas de ensino e, principalmente, apoiar a realização da tese, visando à obtenção do grau de doutor. Para atingir esses objetivos, cada aluno terá um professor orientador da instituição promotora e, na medida do possível, tendo em vista afinidades temáticas, um professor Co-orientador, entre os doutores docentes da instituição receptora, cujo papel será fazer um acompanhamento mais próximo e sistemático do trabalho de pesquisa e redação da tese. O trabalho de co-orientação será realizado de forma complementar, em interação com os orientadores, visando o esclarecimento de dúvidas metodológicas e de sistematização.
O contato mais intenso dos alunos com os orientadores se fará em três etapas. A primeira será referente à caracterização do objeto e o planejamento das disciplinas e do referencial teórico necessário. Nessa etapa do trabalho, o aluno terá contato com o orientador no primeiro semestre realizado na sede do PPGCA-AGRO, em Rio Verde, e nas missões do orientador ao IF Goiano, para ministrar aulas, ao longo do semestre. Desde a matrícula, seguindo a prática do PPGCA-AGRO, o aluno já terá o seu orientador definido. A designação do co-orientador, a ser indicado entre os professores do IFMT, será uma escolha conjunta entre a instituição receptora, o aluno e o seu orientador, com base na convergência em relação à linha de pesquisa ou ao tema escolhido pelo aluno.
Na segunda etapa, referente ao trabalho de pesquisa, a orientação será à distância e complementada com a co-orientação local, por visitas dos orientadores e alunos em missões de orientação ou ensino na região e pelas discussões no período de estágio obrigatório. No segundo e no terceiro semestre, a turma de doutorandos do IFMT se dividirá para vir ao PPGCA-AGRO realizar a disciplina obrigatória de Seminário II, fundamental para a formatação do projeto de pesquisa e a posterior, qualificação do aluno. A qualificação nos meses posteriores, quando, se for o caso, ele receberá orientação específica para adequação do projeto. A partir daí o aluno iniciará a coleta de dados de sua pesquisa e redação da tese. A terceira etapa de orientação ocorrerá durante o estágio obrigatório do aluno na instituição promotora.
Pretende-se ainda estimular a realização de debates e intercâmbios entre alunos e docentes das instituições promotora e receptora, seja através de encontros presenciais como por mecanismos de teleconferência.
Produção científica dos doutorandos
Ao longo do Doutorado, os estudantes do DINTER deverão apresentar os resultados de suas pesquisas em, pelo menos, dois congressos nacionais reconhecidos ou internacionais. O IFMT se dispõe a buscar recursos que facilitem e viabilizem essa participação. Além disso, de acordo com o regimento do PPGCA-AGRO, até o final do Curso, os alunos deverão ter enviado pelo menos dois artigos para uma revista qualificada na área de Ciências Agrárias com qualis A1, A2, A3 ou A4.
Participação dos docentes da instituição receptora em orientação e acompanhamento dos alunos do DINTER
IFMT conta com um quadro docente de doutores, muitos dos quais orientaram ou atualmente orientam teses de mestrado e doutorado. Alguns desses professores deverão atuar como co-orientadores ou poderão ministrar aulas em colaboração com os professores da entidade promotora a depender da sua área de convergência em pesquisa ou docência.
O trabalho de orientação e co-orientação envolvendo docentes de ambas as instituições será um importante instrumento de intercâmbio de metodologias e conteúdos, possibilitando à IFMT diversificar e enriquecer seus enfoques de pesquisa e ensino com o aporte das Ciências Agrárias, ao PPGCA-AGRO, o acesso ao conteúdo e metodologias de outras áreas das Ciências Agrárias. No seu período de estudos junto à entidade receptora, os alunos serão acompanhados pelo coordenador operacional do projeto, além dos co-orientadores e por um comitê formado pela PROPES, envolvendo esses profissionais.
Informações detalhadas seguem no arquivo anexo "Projeto PPC DINTER" e "Termo de Cooperação"
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Instituição Receptora – Instituto Federal do Mato Grosso
Laboratório de Solos e Nutrição de Plantas: dispõe de medidor multiparâmetro a prova de água (pH, oxigênio, condutividade), agitador magnético, liquidificador, chapa aquecedora, destilador e deionizador de água cap. 5 L/h, estufa para esterilização e secagem digital, Estufa para secagem e esterilização com circulação e renovação de ar, mesa agitadora para solos, moinhos de Facas tipo Willey, capela de exaustão, bancadas, ar condicionado, balanças analíticas e semi-analíticas, balança portátil, fotômetro de chama, contador de colônias, micrótomo, banho sorológico, lupa trinocular, Lupa binocular, espectrofotômetro UV visível, refrigerador doméstico, bloco digestor, medidor de umidade portátil, câmera para germinação com fotoperíodo e alternação, penetrógrafo, medidor de clorofila, dispersor de solo, centrifuga, destilador de nitrogênio, pHmetro de bancada, condutivímetro de bancada, GPS, termômetros.
Laboratório de Química: Purificador de água, destilador e deionizador de água cap. 5 L/h, centrífuga, capela de exaustão, agitador magnético, banho termostático, bomba de vácuo, balança de precisão, chapa aquecedora, espectrofotômetro UV, balanças analíticas, centrífuga, aparelho de determinação de ponto de fusão, estufa de secagem, forno mufla, evaporador rotativo, fotômetro digital, manta aquecedora, medidor de pH, mesa agitadora, polarímetro circular, refratômetro de bancada tipo ABBE, sistema lavadora de pipetas, sistema de filtração, viscosímetro digital, forno micro-ondas, bancadas, ar condicionado, refrigerador doméstico.
Laboratório de Biologia: Destilador de Água cap. 5 L/h, microscópios, estereomicroscópios, balanças analíticas, agitador magnético, bomba de vácuo, refrigerador doméstico, pHmetro digital, capela de exaustão, estufas para germinação de plantas e estufas de aquecimento;
Laboratório de Microbiologia: Microscópios, destilador de água cap. 5 L/h, estufa para esterilização e secagem digital, banho maria, mesa agitadora para erlenmeyers de 125 mL, micropipetas de 10.000, 5.000, 1.000, 200 e 100 microlitros, leitora de microplacas (absorbância), capela de exaustão, cabine de segurança biológica, bancadas, ar condicionado, balanças analíticas. refrigerador doméstico, centrífuga refrigerada, autoclave vertical e horizontal, Vortéx, pHmetro de bancada e manual.
Laboratório de Entomologia: Coleções de insetos, Destilador de água cap. 5 L/h, capela de exaustão, microscópios, estereomicroscópios, estufa para esterilização e secagem digital, bancadas, ar condicionado, balanças analíticas, mini fogão e refrigerador doméstico;
Laboratório de Fitopatologia: Destilador de Água cap. 5 L/h, estufa para esterilização e secagem digital, capela de exaustão, bancadas, ar condicionado, balança analítica, centrífuga refrigerada, microscópios e lupas, contador de colônia, autoclave horizontal e dessecadores;
Laboratório de Sementes: Câmara fria, destilador de água cap. 5 L/h, estufa para esterilização e secagem digital, capela de exaustão, bancadas, ar condicionado, balanças analíticas, contador de grãos, microscópios e lupas, câmaras para germinação com fotoperíodo e termoperíodo, lupas de bancada, estereomicroscópios;
Laboratório de Fitotecnia: Armários, bancadas, ar condicionado, balança analítica.
Caracterização do acervo da biblioteca
O campus Campo Novo do Parecis possui 2.000 títulos no acervo, dentre livros e periódicos, além de monografias e dissertações. O acervo é composto, em sua maioria, por livros das áreas básicas (Química, Física, Biologia, Matemática, Linguagens, etc.) e das áreas técnicas (Ciências Agrárias, Alimentos, Sociais aplicadas, Geoprocessamento, Informática, Cálculo, etc.). Para realizar seus estudos, os alunos e docentes contam com a Biblioteca do Campus, com recursos de informática e assentos para estudo individual e grupos. A Instituição dispõe de acesso ao portal da CAPES e demais bases de dados eletrônicas especificas às áreas do conhecimento, onde alunos e pesquisadores têm acesso ao portal de periódicos por computadores dos laboratórios de informática, da biblioteca e das secretarias.
Informações detalhadas seguem no arquivos anexos "Projeto PPC DINTER" e "Termo de Cooperação"