Dados do Programa
Número da Proposta:
205200/2014
Período de Vigência:
02/02/2015
a
30/04/2019
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
17
Data de Fim Previsto:
11/10/2019
Local de Execução do Projeto:
Cuiabá - MT
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
O Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho – PPGA/UNINOVE, partir da última avaliação faz parte do PROEX (Programas de Excelência da CAPES), tendo obtido nota 5 nessa avaliação. Esta excelência vem sendo construída ao longo dos últimos dez anos em pesquisa e ensino em administração no Programa. A qualidade na formação dos egressos do PPGA é assegurada pela ênfase que é dada em sua abordagem especializada, caracterizada em sua área de concentração (Estratégia em Organizações) e em suas linhas de pesquisa (Estratégias, Organizações, Inovação e Marketing).
O crescimento qualitativo do PPGA desde sua origem se deve às estratégias institucionais que contemplam conjuntamente três áreas estimadas críticas para alcançar excelência. Uma delas diz respeito à seleção dos docentes de seu quadro. A segunda refere-se ao aumento da atratividade do Programa junto ao público potencial de melhor preparo e mentes mais brilhantes. E a terceira diz respeito à proposta pedagógica do Programa.
A contratação de um corpo docente com rígidos critérios de pesquisa e produção científica acabou por consolidar um grupo afinado com as propostas de excelência do Programa e disposto a novos padrões de qualidade no Programa. Internamente, o Programa possui muito claro os padrões mínimos de desempenho desejáveis de seus docentes. É dirigido, adicionalmente, pelos líderes das Linhas de Pesquisa, que monitoram o desempenho dos grupos de pesquisa, apoiando na alocação de recursos e no desenvolvimento de capacidades específicas necessárias.
A atratividade do PPGA refere-se à sua capacidade de atrair e selecionar melhores candidatos. É com mentes mais brilhantes que se eleva o nível de qualidade dos spin offs do Programa (produção científica) e dos egressos. A motivação interna nos alunos é constantemente trabalhada com projetos de pesquisa institucionalizados, com orientações personalizadas e com bolsas de estudos para todos seus alunos, tornando o programa totalmente gratuito. Essa gratuidade, no entanto, deve ser correspondida com desempenho acadêmico superior, com boa produção científica com seus orientadores e com o pleno cumprimento do Plano de Estudos Acadêmico.
Ainda, faz parte do esforço de aumento da atratividade, a reforma estrutural do programa, ajustando o plano pedagógico à crescente amplitude dos perfis especializados do corpo docente e à crescente complexificação dos modelos de negócios e da gestão das organizações. Esse esforço resultou num modelo de oferta e gestão do Programa, com expressiva produção científica – média de 150 pontos anuais por docente – com titulados rigorosamente dentro do período padrão de titulação para Mestres e Doutores, com volume de projetos de pesquisa financiados externamente acima da taxa exigível para níveis Muito Bom da CAPES e alcançando sistematicamente todos os critérios de qualidade correntemente atribuídos ao nível 6, da classificação de Programas da CAPES. As implicações deste esforço refletem-se na formação de seus egressos em sintonia com as mudanças e requisitos do mundo dos negócios, exigíveis tanto de praticantes, quanto de estudiosos da área da Administração.
O terceiro elemento, a proposta pedagógica do Programa, está diretamente relacionada ao fundamento da Área de Concentração e das Linhas de Pesquisa do PPGA. Apesar de originalmente ter nascido da combinação das expertises de grupo de docentes do Programa, esses dois elementos estruturantes determinam quais e como devem ser abordadas as disciplinas da grade curricular. São princípios orientadores da grade a oferta de disciplinas de fronteira do conhecimento nas várias linhas de pesquisa, forte instrumentação metodológica e experiência internacional, por meio de módulo internacional. É importante salientar que o perfil corrente do PPGA foi sendo construído com base nos interesses de especialização e na formação individual original dos docentes pesquisadores [com formação em distintas universidades de ponta dos Estados Unidos, Canadá, Europa e Brasil]. Isso tem se refletido no conjunto de experiências de caráter eclético e do baixo índice de endogenia presente no grupo de docentes do PPGA. Certamente, essa diversidade de experiências de formação acadêmica possui importantes implicações sobre a qualidade e riqueza adicional aos conteúdos a serem disponibilizados aos alunos do DINTER da UFMT, da mesma forma que influencia os alunos correntes do PPGA/UNINOVE.
Além das evidências de qualificação do Programa Promotor para oferta do DINTER em questão, é importante assinalar que o PPGA/UNINOVE já possui experiência de oferta de DINTER prévia, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Apesar desse DINTER com a UFMS não ter sido financiado diretamente pela CAPES, como costuma ser o padrão, a proposta foi submetida e aprovada pela Diretoria de Avaliação da CAPES e executada rigorosamente dentro da proposta original. Correntemente, os quinze alunos do DINTER da UFMS estão em fase final de execução e defesa de suas teses. Mais do que bem oferecer o DINTER na UFMS, foi-lhe acrescentado um módulo internacional, realizado na Universidade de Lisboa, Portugal, envolvendo atividades de atualização teórica e miniconsórcio doutoral, em que os alunos do DINTER expuseram, e receberam feedback da audiência, seus projetos de Tese, na tentativa de atrair a atenção de pesquisadores locais para futuras pesquisas conjuntas e produção intelectual. De fato, tal experiência resultou em três ligações importantes de continuidade de pesquisa (em organizações, estratégia e marketing) e produção científica e abrigo de 3 bolsas sanduiches de doutorado naquela Universidade.
Em adição à qualidade do PPGA, termos de seus padrões operacionais, é importante que se note que o PPGA funciona na UNINOVE dentro de uma estrutura integrada com seus Programas stricto sensu em Administração. Hoje, a UNINOVE possui, em adição ao PPGA, 4 Programas de Mestrados Profissionalizantes – Gestão de Projetos; Gestão de Sistemas de Saúde; Gestão de Esportes; e Gestão da Sustentabilidade e Meio Ambiente – todos recomendados pela CAPES, o que torna esse conjunto, o maior Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Administração do país. Essa concepção integrada envolve um total de 64 doutores, intercambiáveis em suas disciplinas e em suas especialidades de pesquisa e orientação. Essa estrutura permite ao PPGA uma grande capacidade de orientação, bem acima da média de seu quadro específico de 34 doutores no PPGA.
Por fim, está nos objetivos vocacionais do PPGA sua inserção social. Como Programa localizado em região mais privilegiada em disponibilidade de recursos humanos com formação específica, o PPGA tem consciência da necessidade de inserção social. Programas nas condições do PPGA devem, supostamente, ajudar Programas localizados em regiões menos privilegiadas a construírem suas próprias capacidades e desenvolverem-se de forma independente. Assim, a proposta deste DINTER pela UNINOVE envolve a Universidade Federal de Mato Grosso, como instituição receptora, localizada em região menos privilegiada (Centro-Oeste do país) de forma a permitir-lhe autonomia acadêmica no médio prazo.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O PPGA possui um amplo espaço físico, em prédio exclusivo para a Pós-Graduação stricto sensu, para apoio às atividades administrativas, de ensino, de pesquisa e de orientação. O quadro de professores pertencentes ao PPGA pode dispor de acomodações para trabalho confortáveis, individuais e coletivas (como salas para reuniões) que favorecem arranjos para a socialização e ao mesmo tempo preserva as atividades individuais.
6.2.1 Laboratório e Auditório
O PPGA conta com laboratório de informática para apoio à pesquisa, de livre acesso aos alunos do PPGA e dedicado exclusivamente às atividades da Pós-Graduação stricto sensu. Compõe-se de 30 computadores de última geração ligados em rede e à internet, com sistema operacional Microsoft Windows 7, Microsoft Office 2010, Linguagens de Programação, aplicativos de estatística, como o SPSS e de apoio à pesquisa qualitativa, como o Atlas, entre outros.
A comunidade acadêmica do PPGA tem à sua disposição, para realização de suas atividades de rotina e extracurriculares, palestras e eventos, um auditório exclusivo com capacidade para 100 lugares, projetores e completo sistema de som. O Programa pode facilmente utilizar-se de outros auditórios de maior capacidade, se for necessário, localizados nos diversos Campi da Universidade.
6.2.2 Recursos da Informática
Os recursos do laboratório de informática são ampliados com mais de 25 computadores de apoio aos professores, coordenadores e secretárias. Cada professor pode dispor de seu próprio computador, sempre atualizado em suas configurações de processamento e dotados de monitores de LCD. Tais computadores estão alocados em escrivaninhas individuais na sala de pesquisa e orientação dos professores.
Para apoio às atividades de ensino, o PMDA possui salas de aula exclusivas, que podem dispor de forma permanente: 07 datashow, 05 retroprojetores, 03 TVs, 1 DVD, 3 Vídeo Cassete, 1 projetor de Slide, 1 aparelho de som.
6.2.3 Vídeo Conferência
A UNINOVE é uma das primeiras instituições de ensino superior do país a instalar a sala de videoconferência, não exclusiva para a P-G stricto sensu. Os equipamentos possibilitam o desenvolvimento de diversas atividades de ensino a distância e de extensão. Como é de conhecimento geral, a videoconferência permite e facilita a comunicação a distância e, portanto, é um mecanismo extremamente útil para atividades programas e extracurriculares em projetos especiais como o DINTER. Além da infraestrutura de informática o programa conta com salas de orientação/trabalho dos professores, sala de coordenação, sala de arquivo e secretaria acadêmica.
6.2.4 Bibliotecas e Acervos Bibliográficos
A Biblioteca da Pós-Graduação Stricto Sensu está em funcionamento um espaço próprio e independente, junto ao edifício da Pós-Graduação stricto sensu, no Campus Memorial da América Latina.
Como parte do Sistema de Bibliotecas UNINOVE, a biblioteca da Pós-Graduação oferece acesso à informação bibliográfica de diversas formas. Uma das formas de acesso on-line é a Biblioteca Digital UNINOVE, com links específicos para obras em texto completo.
Permite igualmente intercâmbio com outras bibliotecas tanto no âmbito universitário, como de instituições de outra natureza. Entre os sistemas de troca e de acesso, cita-se:
1. COMUT - A Comutação Bibliográfica (COMUT) é um serviço que visa dar acesso à informação existente nas Bibliotecas em nível nacional e internacional, permitindo receber cópia de vasto material bibliográfico;
2. UNIBIBLI - Base de dados das universidades estaduais paulistas que disponibiliza informações do Catálogo Coletivo de Livros, Teses e Publicações Seriadas da USP, UNESP e UNICAMP, que reúne informações atualizadas com aproximadamente 800 mil referências de livros, dissertações, teses e 50 mil coleções de periódicos.
6. EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS – O PMDA pode utilizar-se dos serviços de empréstimo entre bibliotecas. Trata-se de um acordo entre os profissionais da área. Por meio de um formulário padronizado, realiza-se o empréstimo de livros e outros materiais bibliográficos em todas as bibliotecas paulistas.
7. ALEPH – Catálogo on-line do Sistema de Bibliotecas da UNINOVE.
6.2.5 Acervo bibliográfico do Sistema de Bibliotecas da UNINOVE:
• ÁREA: Administração + Ciências econômicas e afins)
Livros: 32.535 +15.547 = 48.082
Periódicos: 334 impressos (144 na Biblioteca Pós Graduação Stricto Sensu)
ACERVO BIBLIOGRÁFICO UNINOVE – Stricto Sensu
• Biblioteca Mestrado/ Doutorado (todas as áreas)
Acervo: 17.784 (geral)
Periódicos eletrônicos: 99
Fitas de vídeo: 30 fitas
POLITICA DE AQUISIÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE ACERVO
A política de aquisição bibliográfica da UNINOVE visa disponibilizar e manter um acervo pertinente aos objetivos dos cursos, de forma a sustentar efetivamente, as necessidades técnicas e científicas do corpo discente e docente. O acervo está em constante atualização, formado por livros, periódicos científicos, revistas, jornais e recursos audiovisuais, abrangendo todas as áreas do conhecimento. Todo o acervo do sistema de bibliotecas é disponibilizado à comunidade acadêmica. O processo de aquisição, expansão e atualização do acervo é desenvolvido, com base nos projetos pedagógicos, nas indicações dos professores e sugestões dos alunos. O acervo recebe tratamento técnico conforme normas internacionais de catalogação, especialmente do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), em linguagem Machine Readable Catalog (US MARC). A classificação adotada é a Decimal Universal (CDU) e, para o estabelecimento de cabeçalhos de assunto, são adotados os padrões da Biblioteca Nacional. O acervo está organizado por áreas do conhecimento.
6.2.6 Bases de Dados bibliográficas disponíveis:
O Sistema de bibliotecas da UNINOVE é composto por sete bibliotecas Presenciais e uma Biblioteca Digital. O acervo está em constante atualização. É constituído por livros, periódicos científicos, revistas, jornais e recursos audiovisuais abrangendo todas as áreas do conhecimento.
A Biblioteca de Pós-Graduação Stricto Sensu está alocada em espaço próprio na unidade Memorial, no mesmo prédio onde os cursos são ministrados. Oferece infraestrutura para leitura, estudo e pesquisa, disponibilizando terminais de multimídia que dão acesso a pesquisa na internet, bases de dados e mídia eletrônica.
A Biblioteca Digital inclui bases de dados assinadas e de acesso livre que o pesquisador pode consultar dentro da universidade ou pela internet através das centrais do professor e do aluno.
Bases de dados Subscritas pela UNINOVE:
EBSCO - Base de dados com conteúdos nas áreas de negócios, sustentabilidade, saúde, artes, educação, humanidades, jurídica, militar, multicultural, psicologia, ciências sociais entre outros. É composta pelas sub-bases:
Academic Search - Completa
Business Source - Completa
Environment - Completa
News Paper Direct
Newspaper Source
Regional Business News
Sustainability Reference Center
PROQUEST - Inclui conteúdos nas áreas de ciências empresariais, finanças e economia. É composta pela sub-base multidisciplinar:
Academic Research Library
UpToDate – Medicina em evidencia
Base de dados de livre acesso (entre outras):
PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES - disponibiliza periódicos com texto completo, bases referenciais com resumos, patentes, banco de teses e dissertações e outras publicações em todas as áreas do conhecimento. A UNINOVE tem acesso às bases:
American Society for Testing and Materials (ASTM)
Clinics Collection (Elsevier)
Dentistry & Oral Sciences Source
Emerald
ESA – Ecological Society of America
IEEE Xplore
JCR - Journal Citation Reports
Nature
SAGE
Science Direct (Elsevier)
Scopus
Web of Knowledge
Web of Science
BDTD – IBICT
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT- Inclui teses e dissertações em todas as áreas do conhecimento em nível nacional.
Outras informações
Nos últimos anos a UNINOVE tem ampliado consideravelmente sua área de atuação e hoje conta com 4 campi: Vila Maria, Memorial, Vergueiro, Santo Amaro e, a partir de 2014, Vila Prudente. É política institucional que os alunos da Pós-Graduação podem frequentar todas as instalações dos outros campi, consolidando-se assim uma infraestrutura capaz de atender à demanda.
Cronograma de Atividades:
Estrutura básica da programação (especificação da forma e frequência da participação de docentes do programa promotor junto à instituição receptora; especificação das atividades e do período do estágio discente obrigatório na instituição promotora):
A estrutura conceptiva da presente proposta obedece à mesma lógica do Programa de Doutorado oferecido na instituição sede. Isto é, compõe-se de um conjunto de disciplinas teóricas, totalizando 40 créditos, na relação 1 crédito para 15 horas-atividades acadêmicas, perfazendo um total de 600 horas. O conjunto de todas as disciplinas teóricas está dividido ao longo de três blocos: (a) Disciplinas de Metodologia e Instrumentais [Obrigatórias] – com 150 horas de atividades (10 créditos); (b) Disciplina da Área de Concentração [Obrigatórias] – com 90 horas de atividade (8 créditos), mais disciplinas e atividades complementares do Módulo Internacional [Obrigatório] com 60 horas de atividade (4 créditos); e (c) Disciplinas Eletivas – com 210 horas de atividade (14 créditos). A pesquisa e defesa de Tese corresponde a 24 créditos, correspondentes a 360 horas atividades. O aluno, assim, atinge o total de 750 horas-atividades, entre disciplinas, atividades complementares e atividades de pesquisa.
Deste total de disciplinas disponíveis no PMDA, apenas um conjunto básico de disciplinas obrigatórias será oferecido na instituição receptora. As disciplinas eletivas serão oferecidas no PMDA, em sua sede de origem. As disciplinas eletivas a serem tomadas pelos alunos do DINTER serão decididas em comum acordo com seus respectivos orientadores, por ocasião do estabelecimento do Plano de Estudos e Cronograma. O conjunto de atividades que os alunos do DINTER da instituição receptora deverão fazer nesta e o conjunto de atividades que os mesmos deverão fazer no PMDA, envolvendo o estágio obrigatório, estão detalhadamente descritos no item Regime Didático do DINTER.
10.1 Regime Didático do DINTER
A execução do doutorado interinstitucional com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, será realizada em dois estágios, ao longo de 48 meses. As atividades relativas ao estágio I que envolve os 12 primeiros meses serão totalmente realizadas na instituição receptora. As do estágio II, que envolve os restantes 36 meses serão realizadas na instituição promotora. O quadro abaixo clarifica os distintos conjuntos.
Estágio I
Duração: 12 meses.
Total de créditos obrigatórios: 16 créditos.
O Estágio I está estruturado em dois módulos básicos (A e B) de atividades disciplinares e será desenvolvido totalmente na sede da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O Módulo A envolve as atividades disciplinares das Metodologias e das Instrumentais. O Módulo B envolve as atividades disciplinares com as disciplinas obrigatórias da área de concentração e linhas de pesquisa.
Módulo A – Disciplinas Obrigatórias das Metodologias e Instrumentais –
Total de 8 créditos disponibilizados: 8 créditos
Total de créditos a serem tomados pelos alunos: 8 créditos
1. – ADM010 - Metodologia da Pesquisa (2 créditos ou 30 h-a)
Ciência e Conhecimento científico. Método científico; hipóteses e leis. Tipos de Pesquisa científica: experimental, quantitativa, qualitativa não experimental e pesquisa qualitativa empírica. Pesquisa bibliográfica, registros de arquivos, arquivos digitais. Estrutura do trabalho científico.
2. – ADM021 - Análise de Dados Quantitativos I (2 créditos ou 30 h-a)
Estudos dos principais testes, técnicas e métodos estatísticos para análise de dados quantitativos em estudos e pesquisas em Administração, sobretudo as técnica uni e bivariadas. Objetivos: Fornecer ao aluno conhecimentos de forma que ao final da disciplina deverá ser capaz de: 1. Tomar decisões sobre os principais modelos para os tratamentos de dados quantitativos; 2. Conhecer o uso de softwares específicos (SPSS, BIOESTAT e LISREL) e 3. Interpretar e analisar os resultados com técnicas e métodos estatísticos.
3. – ADM031 - Pesquisa Qualitativa em Administração (2 créditos ou 30 h-a)
Fundamentos da pesquisa qualitativa e sua aplicabilidade nos estudos em Administração. Diferentes abordagens em pesquisa qualitativa, com destaque para as opções metodológicas mais recomendáveis para diferentes situações, objetivos e temas estudados. Desenvolvimento de habilidades para utilização das técnicas apropriadas de coleta e de análise de dados qualitativos. Utilização de software de treinamento e de análise de dados qualitativos.
4. – ADM022 - Análise de Dados Quantitativos II (2 créditos ou 30 h-a)
Estudo dos principais testes, técnicas e métodos estáticos multivariados para a análise de dados quantitativos em estudos e pesquisas em Administração.
Módulo B – Disciplinas Obrigatórias da Área de Concentração e das Linhas de Pesquisa - Total de créditos disponibilizados no Programa: 20 créditos
Total de créditos Obrigatórios a serem tomados pelos alunos: 8 créditos (4 créd. da Área de Concentração, mais 4 créditos obrigatórios da Linha de Pesquisa que o aluno escolher).
5. – ADC010 - Teoria das Organizações (4 créditos – 60 h-a)
Evolução da Teoria das Organizações, desde a formação de suas bases epistêmicas até as fronteiras atuais. Visão compreensiva e crítica das diferentes vertentes da teoria organizacional, incluindo sua importância para a interpretação não só das questões organizacionais no contexto contemporâneo como das linhas de pesquisa fundamentais desta área. Epistemologia da teoria organizacional. Teorias administrativas da Burocracia, de Sistemas Abertos e da Contingência Estrutural, da Decisão e Racionalidade Limitada, do Poder e da Dependência de Recursos. Fundamentos da Teoria Institucional, incluindo custos de transação, da Teoria da Ecologia Organizacional, Cultura e Aprendizagem Organizacional.
6. – ADLP201 - Estratégias Organizacionais (2 créditos – 30 h-a)
Origens da estratégia. Estudo das escolas de formação estratégica. Análise estratégica. Evolução do planejamento estratégico à gestão estratégica. Posicionamento e estratégias genéricas. Estratégias empreendedoras e liderança. Cognição e modelo mentais. Aprendizado e competências essenciais. Estratégias como poder. Estratégia como processo cultural. Visão baseada em recursos. Estratégia e ambiente. Configuração estratégica. Dinâmica competitiva e cooperativa. Teoria dos jogos. Balanced Scorecard.
7. – ADLP101 - Perspectivas em Estudos Organizacionais (2 créditos – 30 h-a)
Análise crítica e comparativa das teorias e paradigmas no estudo das organizações, com destaque para as teorias Institucional, a teoria do Agenciamento, com abordagem dos custos de transacao, a teoria das Redes e a teoria da Complexidade, com abordagem cognitiva.
8. – ADLP301 - Gestão da Inovação Tecnológica (2 créditos – 30 h-a)
Planejamento, organização e gerenciamento do processo de inovação tecnológica na empresa. Alinhamento dos processos de inovação com a estratégia corporativa. Globalização e pressão da concorrência. Competitividade como resposta aos desafios do mercado. Mudança nas habilidades, atitudes e conhecimentos do administrador. Inovar em produtos, processos e serviços, antes dos concorrentes. Redução de custos de produção e transação. Respostas a necessidades de mercado. Integração das várias áreas da empresa.
9. – ADLP302 – Inovação, Integração de Estratégias e Configuração de Negócios (2 créditos- 30 h-a)
Perspectivas evolutivas da Inovação e formas de integração desta às estratégias organizacionais, corporativas e competitivas; descontinuidade em inovação, radicalidade, disrupção, exploração e inovação aberta e distribuída na construção da resiliência de negócios; inovação, lógica de valor e suas implicações na formulação de estratégias e configuração de negócios.
10. – ADLP401 - Administração Estratégica de Marketing (2 créditos – 30 h-a)
Principais estratégias de marketing. Estratégia em organizações e de Marketing. Análise do mercado competitivo. Identificação de posições competitivas atuais e futuras. Pesquisa de segmentação e posicionamento. Tendências nas estratégias de marketing. Identificação de posições competitivas atuais e futuras.
11. – ADLP402 - Comportamento do Consumidor (2 créditos – 30 h-a)
Contribuições de teorias das ciências sociais aplicadas para descrição e explicação do comportamento do consumidor. Processo de escolha do consumidor, seus determinantes e implicações. Desenvolvimento de programas de pesquisa em marketing. Desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a defesa do consumidor.
Estágio II
Duração Total do Estágio II: 36 meses.
Total de créditos teóricos disciplinares mínimos: 12 créditos.
No Estágio II o aluno deverá cumprir os créditos e realizar as atividades de pesquisa na sede do PMDA. Essas atividades estão organizadas em dois módulos: C e D. O Módulo C envolve as atividades ligadas às disciplinas eletivas, segundo as linhas de pesquisa optada pelo aluno, e de capacitação docente. Neste módulo a aluno deverá cumprir pelo menos 4 créditos teóricos em disciplinas eletivas e 4 créditos teóricos em disciplinas de capacitação docente. O Módulo D envolve as atividades de pesquisa, especialmente a elaboração do projeto de tese, e a produção intelectual.
Módulo C – Disciplinas obrigatórias Instrumentais e Eletivas
Total de créditos disponíveis no Módulo C: 8 créditos
Total de créditos obrigatórios por aluno no Módulo C: 8 créditos
(a) Obrigatórias Instrumentais - Total: 4 créditos
1. – ADI010 - Seminários de Dissertações e Teses (2 créditos ou 30 h-a)
Nessa disciplina é feita uma discussão em grupos de trabalho de teses e dissertações em andamento. Análise dos requisitos exigíveis das propostas em termos de consistência, de integração e sustentabilidade das idéias, de validade das literatura específica sob o estado da arte no tema e de contribuiçoes teóricas aditivas e de fronteira. As partes de um trabalho científico. Formatação da pesquisa científica. Revalidação das propostas de pesquisa por parte dos discentes.
2. – ADI020 - Capacitação em Pesquisa II (2 créditos ou 30 h-a)
Concepções da pesquisa acadêmica em Administração. Avaliação da literatura científica para os processos de pesquisa: teses, artigos, iniciação científica. Registros, divulgação e produtos de pesquisa. Elaboração de projetos de pesquisa acadêmica e seu desenvolvimento.
(b) Eletivas
As disciplinas eletivas estão programadas para serem oferecidas para que os alunos possam completar seus créditos dentro da área de expertise que escolheram, representada pela respectiva linha de pesquisa. Cada aluno deverá tomar, minimamente, 4 créditos nas disciplinas eletivas dentre aquelas oferecidas em sua linha de pesquisa. As disciplinas eletivas podem ser identificadas no quadro da estrutura curricular que contém o elenco das disciplinas oferecidas.
Total de Créditos disponíveis em Eletivas: 48 créditos (Tabela 1)
Instrumentais: 4 créditos
Linha de Pesquisa (LP1): Estudos Organizacionais – 12 créditos
Linha de Pesquisa (LP2): Estratégias – 8 créditos
Linha de Pesquisa: (LP3): Inovação – 14 créditos
Linha de Pesquisa (LP4): Marketing – 10 créditos
Créditos Obrigatórios mínimos a serem tomados nas Eletivas, por aluno: 4 créditos
Módulo D – Atividades de Pesquisa e Produção Científica
O Módulo D compreende as atividades ligadas à elaboração da proposta e pesquisa da tese, à defesa final, à publicação de artigos e participação nos encontros de pesquisa. A publicação de artigo refere-se ao cumprimento regimental de produção intelectual exigível do candidato a doutor [durante esse período (Estágio II) ter pelo menos dois artigos publicados em anais de evento classificado no Qualis (E1 ou E2) e pelo menos um artigo, aprovado em periódico nacional nível B3 ou superior]. Os encontros de pesquisa referem-se aos encontros programados pelo Orientador com todos os alunos orientandos deste, envolvendo os alunos de Iniciação Científica, os de Mestrado e os de Doutorado. Tais encontros deverão fazer parte do cronograma de atividades disciplinares e não disciplinares estabelecido em comum acordo com o Orientador no início do Estágio I.
Adicionalmente, o aluno será estimulado a fazer um estágio sandwish no exterior, em universidade de sua escolha, por um período máximo de 12 meses. O PMDA possui convênios com várias universidades na Europa e Estados Unidos, porém, tais convênios não serão limitantes como opções de estágio.
Instituição Promotora
Coordenador:
PRISCILA REZENDE DA COSTA
Instituição de Ensino:
33092010 UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)
Logradouro:
RUA DIAMANTINA, 302
Município-UF:
São Paulo -
SP
Telefone(s):
(11) 36659000 (11) 3665-9000 (11) 26339286 (11) 29671195 (11) 33859223 (11) 36659321 (12) 39510800 (11) 36659313 (11) 36659325 (11) 36659314 (11) 36659355 (11) 36659000 (11) 36659312 (11) 33859223 (11) 36659344 (11) 36659342 (11) 36659342 (11) 33859241 (11) 36659800 (11) 36659309 (11) 36659308 (11) 33859223 (11) 36659321 (36) 659342 (11) 36659312 (33) 859219 (11) 36659346 (11) 36659300 (11) 36659330 (11) 33859241 (11) 36659344 (11) 36659344 (11) 36659321 (11) 36659000 (11) 36659344 (11) 33859146 (11) 38239123 (11) 33859059 (11) 33859299 (11) 38239123 (11) 38239124 (11) 33859078 (11) 33859101 (11) 33859097 (11) 33859299 (11) 38239130 (11) 33859286
E-mail Institucional do Programa:
mcstoropoli@uninove.br
Instituição(ões) Receptora(s)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Coordenador:
IVANA APARECIDA FERRER SILVA
Logradouro:
Av Fernando Correa da Costa
Município-UF:
Cuiabá -
MT
Telefone(s):
(11) 36659000 (11) 3665-9000 (11) 26339286 (11) 29671195 (11) 33859223 (11) 36659321 (12) 39510800 (11) 36659313 (11) 36659325 (11) 36659314 (11) 36659355 (11) 36659000 (11) 36659312 (11) 33859223 (11) 36659344 (11) 36659342 (11) 36659342 (11) 33859241 (11) 36659800 (11) 36659309 (11) 36659308 (11) 33859223 (11) 36659321 (36) 659342 (11) 36659312 (33) 859219 (11) 36659346 (11) 36659300 (11) 36659330 (11) 33859241 (11) 36659344 (11) 36659344 (11) 36659321 (11) 36659000 (11) 36659344 (11) 33859146 (11) 38239123 (11) 33859059 (11) 33859299 (11) 38239123 (11) 38239124 (11) 33859078 (11) 33859101 (11) 33859097 (11) 33859299 (11) 38239130 (11) 33859286
E-mail Institucional do Programa:
gabinete.reitoria@ufmt.br
Documentos