Dados do Programa
Número da Proposta:
84/2015
Período de Vigência:
28/08/2017
a
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
22
Data de Fim Previsto:
31/08/2021
Local de Execução do Projeto:
Marabá - PA
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
1.1. Objetivos e Metas
Dentre os objetivos e metas deste Dinter, destacamos:
1.1.1) Viabilizar a formação de doutores em Saúde Coletiva nas instituições federais do Pará e Amapá, sendo essas: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Instituto Federal do Pará (IFPA) e Universidade Federal do Pará (UFPA), de modo a contribuir para a estruturação de Grupos de Pesquisa no CNPq e criação futura de um Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva de alta produtividade e qualidade. Meta: Criação de pelo menos dois grupos de pesquisas e de um programa de pós-graduação.
1.1.2) Contribuir para a criação e fortalecimento, nas instituições atendidas, de temas de pesquisas que respondam a necessidades regionais e ampliem o comprometimento institucional com o desenvolvimento da região amazônica. Meta: 14 teses de doutorado sobre os temas relacionados ao desenvolvimento, território e saúde na região e a publicação de pelo menos 30 artigos em periódicos nacionais e internacionais qualificados.
1.1.3) Contribuir para o estabelecimento de parcerias duradouras entre Grupos de Pesquisa e Programas de Pós-Graduação da ENSP (Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia e Bioética Aplicada a Saúde Coletiva) e Grupos de Ensino e Pesquisa nas instituições federais envolvidas, tendo em vista o fortalecimento da competência nacional em ciência e tecnologia. Meta: Estruturação de pelo menos 3 projetos conjuntos sobre temas relacionados à Saúde Coletiva com financiamento das agências financiadores e de um Programa Conjunto de Cursos de Verão e Inverno nos dois anos posteriores ao termino do Dinter, de modo a fortalecer a capacidade da Unifesspa desenvolver sua proposta de Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva ao final do mesmo.
1.2. Critérios e sistemática de seleção dos alunos
Dentre os critérios de seleção para esta turma do Dinter com a Unifesspa estava primeiro ser profissional concursado da mesma. Os outros critérios envolveram provas e entrevista organizadas em quatro etapas.
Etapa: 1. Prova de inglês. Etapa eliminatória, baseada na compreensão de textos. Nesta prova, os candidatos serão considerados aptos ou não para ingressar no curso (nota mínima: 6 pontos). Estarão dispensados da prova de inglês: (1) aqueles que, no momento da inscrição, apresentarem cópia autenticada (frente e verso) de qualquer um dos certificados a seguir: TOEFL Internet-Based (iBT), com pontuação 53-64, TOEFL ITP (Level 1), com pontuação 477-510, dentro do prazo de validade de dois anos, Certificado do Michigan (ECCE, MTELP, ECP) ou Cambridge (FCE, CAE e CPE); (2) ex-alunos ENSP que estiveram regularmente matriculados em curso de mestrado ou doutorado em um dos anos a partir de 2010 (no caso de alunos egressos, os candidatos deverão comprovar sua participação como ex-alunos mediante a apresentação de fotocópia do diploma ou histórico escolar ou declaração de conclusão; no caso de alunos desligados, será exigida fotocópia da carta de desligamento); (3) alunos de Mestrado da ENSP em curso (Turmas de 2014 e 2015); e (4) candidatos aprovados na prova de inglês aplicada para a Seleção 2014 e Seleção 2015 (primeira entrada) nos Programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, e Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP, com nota mínima de 6 pontos. É permitido o uso de dicionário (formato impresso) na prova de inglês, mas não será permitida a utilização de quaisquer recursos eletrônicos (tradutor, palm top etc). Não será permitida a utilização de aparelho celular durante a realização da prova. Os candidatos deverão consultar o site da Plataforma Siga (link Inscrição), em data definida, a partir das 15h, para obter informação a respeito do local de realização das provas de inglês e escrita e para saber quais foram os candidatos considerados aptos na prova de inglês (não serão fornecidas informações via telefone). Não será fornecida declaração de aprovação na prova de inglês.
Etapa 2. Prova escrita (discursiva) de conhecimentos em Saúde Coletiva. Etapa eliminatória, com peso = 5. A nota mínima será de 7 pontos. Somente os candidatos considerados aptos na prova de inglês terão a prova escrita corrigida. Divulgação do resultado da primeira fase na Plataforma Siga, em data definida, a partir das 14h.
Etapa 3. Avaliação do Currículo Lattes, dos artigos, livros e/ou capítulos de livros. Etapa eliminatória, com peso = 2, efetuada pela Comissão de Seleção. A avaliação do currículo contempla formação acadêmica, experiência profissional, artigos em periódicos científicos indexados preferencialmente na área da Saúde Coletiva, resumos publicados em eventos científicos (nacional ou internacional), participação em eventos científicos com apresentação de trabalhos (nacional ou internacional), publicação de livro técnico ou científico (nacional ou internacional), capítulos de livros (nacional ou internacional), participação em grupo de pesquisa do diretório de grupos do CNPq, bolsa de iniciação científica (concluída) ou equivalente, envolvimento profissional em atividades de ensino e/ou pesquisa (nível médio ou superior). 4. Apresentação do pré-projeto e entrevista. Etapa eliminatória, com peso = 3, efetuada pela Banca de Seleção. Na entrevista, o candidato deverá fazer uma apresentação oral, de até 15 minutos, abordando os seguintes tópicos: (a) experiência acadêmica; (b) pré- projeto de pesquisa, que deverá incluir os seguintes itens: introdução, objetivos, metodologia e referências bibliográficas. Serão avaliadas a clareza e pertinência do pré-projeto em relação às linhas de investigação da ENSP e à trajetória do candidato. Os candidatos também serão avaliados pela sua motivação e disponibilidade de tempo para desenvolver o curso. A nota mínima será de 7 pontos. Nesta ocasião, o(a) candidato(a) deverá comprovar os seguintes itens do currículo enviado na inscrição: formação acadêmica (graduação) e publicação de artigos, livros/capítulo de livros. Não é necessária a comprovação de resumos e participações em congressos. Havendo candidatos com a mesma nota final, o desempate obedecerá, sucessivamente, aos seguintes critérios: melhor nota na prova escrita, na avaliação do currículo e na apresentação do pré-projeto e entrevista. Divulgação do resultado final na Plataforma Siga.
1.3. Estrutura básica da programação
No processo seletivo os candidatos fizeram a escolha de uma das linhas de pesquisa presentes no projeto, de modo que os candidatos aprovados passaram a ter um orientador designado desde o início de sua vida acadêmica como aluno do Programa de Saúde Pública.
Em relação as disciplinas, o curso teve oito disciplinas obrigatórias, descritas no item 1.3.1. No primeiro ano de curso os alunos cursaram oito disciplinas obrigatórias (incluindo Seminários Avançados), que constituiram um núcleo comum de formação em Saúde Pública/Saúde Coletiva.
No segundo ano os alunos realizaram 6 meses de estágio obrigatório (entre julho e dezembro), de modo a tanto manter contato direto com seus orientadores e a vida acadêmica na ENSP, como também poder complementar sua formação específica cursando disciplinas eletivas regulares dos Programas de Pós-Graduação da ENSP (Saúde Pública; Saúde Pública e Meio Ambiente; Epidemiologia) e seus cursos de inverno em julho.
O terceiro ano será integralmente dedicado ao desenvolvimento da tese de doutorado dos alunos, utilizando-se dos recursos de Comunidades Virtuais de Aprendizagem EAD, além das orientações presenciais e virtuais.
O quarto ano será também será integralmente dedicado ao desenvolvimento e conclusão da tese de doutorado dos alunos, prevendo-se a realização de mais 6 meses de estágio obrigatório na ENSP, de modo a permitir ao aluno não só ter a presença do seu orientador neste processo, como também concluir este processo com a defesa da sua tese de doutorado.
1.3.2) Disciplinas
Introdução à Saúde Coletiva – Período 28 de agosto à 6 de setembro de 2017 - Carga horária: 120 horas - Créditos: 4
Professores: Roberta Gondim, Elvira Maciel e Rosely Oliveira
Desenvolvimento, Território e Saúde na Amazônia Legal – Período 25 de setembro à 4 de outubro de 2017 - Carga horária: 120 horas - Créditos: 4
Professores: Carlos Machado de Freitas e Maria Luiza Garnello Pereira
Filosofia da Ciência, da tecnociência e biotecnociência, e suas relações com a Ética Aplicada e a Bioética – Período 30 de outubro à 8 de novembro de 2017 - Carga horária: 120 horas - Créditos: 4
Professor: Fermin Roland Schramm
Introdução ao Método Quantitativo Em Pesquisas Epidemiológicas – Período 27 de novembro à 6 de dezembro de 2017 Carga horária: 120 horas - Créditos: 4
Professor: Cosme Passos
Políticas de Saúde no Brasil – Período 26 de fevereiro à 7 de março de 2018 - Carga horária: 120 horas - Créditos: 4
Professores: Cristiani Vieira Machado e Luciana Dias de Lima
Condições de Vida e Situação de Saúde - Período 2 à 11 de abril de 2018 - Carga horária: 120 horas - Créditos: 4
Professores: Carlos Machado de Freitas, Raphael Mendonça Guimarães e Monica Magalhães
Determinação e Controle dos Processos Saúde e Doença – Período 21 à 30 de maio de 2018 -
Carga horária: 120 horas - Créditos: 4
Professores: Rosely Oliveira e Gil Sevalho
Seminários Avançados de Doutorado – Período 25 de Junho à 4 de Julho de 2018 - Carga horária: 120 horas - Créditos: 4
Professores: Carlos Machado de Freitas, Rosely Oliveira e Joseane Costa
1.3.3) Estágio obrigatório na ENSP
Após a realização das disciplinas que integram a grade curricular do primeiro ano, os alunos realizaram pelo menos 6 meses de estágio obrigatório na ENSP (entre julho e dezembro de 2018).
Este formato teve como objetivo que o aluno participasse da vida acadêmica da instituição e permitisse: 1) que o aluno convivesse pelo menos seis meses com seu orientador, cursando disciplinas regulares dos Programas de Pós-Graduação da ENSP em sua sede, incluindo os Cursos de Inverno realizados sempre em julho; 2) que o aluno desenvolvesse, junto com seu orientador, o projeto de seu doutorado, de modo que pudesse se qualificar até o final de 2019; 3) que pudesse ser organizado na sede pelo menos um encontro acadêmico envolvendo os alunos do Dinter e seus respectivos orientadores e professores.
1.4. Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres e doutores:
Para minimizar endogenia por parte da instituição promotora, em todas as bancas de qualificação do doutorado será garantida a presença de pelo menos um docente externo ao programa e em todas as bancas de defesa de tese será garantida a presença de dois docentes externos ao programa, conforme determina o regimento da Pós-Graduação da ENSP.
Para minimizar a endogenia por parte da instituição receptora, serão adotadas duas estratégias: 1) Os doutorandos deverão permanecer por seis meses na instituição promotora do Dinter, para cursar disciplinas que permitam contribuir para a elaboração de seus projetos, bem como trocar experiências com seus orientadores e vivenciar outros espaços acadêmicos, ampliando, assim, a mobilidade interinstitucional; 2) Esta experiência também possibilitará aos alunos aproximarem-se das diversas redes de cooperação e pesquisa nacionais e internacionais mantidas pela ENSP, de maneira a minimizar os riscos de endogenia na formação de seus doutorandos. No caso deste DINTER, já foi previamente acordado um conjunto de ações de cooperações, parcerias, co-orientações e estágios, de maneira a ampliar a formação científica dos doutorandos participantes do DINTER.
1.5. Uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD)
Serão disponibilizados recursos de comunicação e ambiente virtual para apoio às atividades educacionais. Poderá ser utilizado o ambiente moodle para que alunos, docentes e orientadores possam interagir sobre aspectos relacionados ao trabalho acadêmico (sobre as aulas, orientações, fóruns virtuais de debate, biblioteca virtual etc.) com o objetivo de potencializar a ação educativa bem como possibilitar o aumento da presencialidade das relações que serão em boa parte remotas.
Dois outros recursos que poderão auxiliar nessas atividades são o uso do sistema de webconferência e o sistema de avaliação online. Este último poderá ser utilizado como uma das estratégias de atividades de avaliação das disciplinas e avaliação do curso.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – ENSP, situada no campus da FIOCRUZ/ Rio de Janeiro, tem sua sede instalada em um prédio de nove andares, além de outros espaços distribuídos nos seus anexos, tais como: prédio Joaquim Alberto Cardoso de Melo, onde funciona a EAD; prédio do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana; e prédio da expansão da FIOCRUZ, ocupado parcialmente. No prédio principal existem 18 salas de aula, com capacidade entre 15 e 50 lugares, climatizadas e com equipamentos multimídia; dois auditórios, localizados no térreo e no quarto andar, com capacidades para 238 e 84 pessoas, respectivamente, equipados com todos os recursos para as diversas apresentações, inclusive cabines para tradução simultânea. Essa estrutura é complementada com as demais dependências necessárias, tais como sanitários e copas, com acabamentos condizentes com o padrão do público-alvo na qual se incluem dois restaurantes e uma sala de convívio para os alunos, com dois computadores com acesso à Internet.
O estágio obrigatório também permitirá aos alunos conhecer e conviver com a infraestrutura necessária ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Saúde Coletiva, os quais destacamos:
Recursos de Informática
A ENSP dispõe de três laboratórios onde são realizados cursos e contam com uma sala de usuários, oferecendo mais de 100 microcomputadores com acesso à internet, impressoras, projetor multimídia entre outros recursos de informática. Todo o prédio oferece acesso a rede WiFi para docentes, discentes e visitantes. Nos laboratórios de informática são realizadas atividades docentes dos Programas de Pós-Graduação da Escola - são ministradas disciplinas regulares, destacando-se Gerência e Análise de Bancos de Dados, Manuseio de Pacotes Estatísticos, Geo-processamento, Informação e Informática, entre outras. Outros temas que não constituem disciplinas regulares são: Introdução à Informática, Navegação e Pesquisa Bibliográfica na Internet.
Rede de Bibliotecas
A Biblioteca de Saúde Pública tem por missão desenvolver novos métodos, processos e produtos visando ampliar e universalizar o acesso à informação científica na área de Saúde Pública, especialmente aos profissionais de saúde, alunos de pós-graduação, professores e pesquisadores da Instituição, da Rede Pública e Privada de Saúde, além da sociedade em geral.
A Biblioteca da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – ENSP faz parte da rede de Bibliotecas da FIOCRUZ, composta por todas as bibliotecas existentes no campus e pelos centros regionais de pesquisa. Seu objetivo é agilizar o acesso aos serviços e produtos bibliográficos disponíveis na Instituição, procurando garantir maior visibilidade aos recursos de informação existentes em seu acervo, nas seguintes áreas de especialização: Administração e Planejamento em Saúde, Ciências Sociais em Saúde, Ecologia, Epidemiologia, Medicina Preventiva, Medicina Social, Saneamento e Saúde Ambiental, Saúde Mental, Saúde Pública e Saúde do Trabalhador. Destaca-se a coleção de teses e dissertações, com mais de 5000 dissertações e teses disponíveis no endereço: http://teses.cict.fiocruz.br
Possui em seu acervo aproximadamente 80.000 Livros e monografias, 5.000 dissertações e teses, 500 vídeos e 1.000 periódicos disponíveis, além de mais 500 títulos eletrônicos em saúde coletiva disponíveis no Portal de Periódicos Capes.
Laboratórios de Pesquisa
A ENSP possui laboratórios nas áreas de Ciências Biológicas, Saneamento e Saúde Ambiental, Toxicologia, Endemias e Saúde do Trabalhador: (1) Laboratório de Bacteriologia estuda os agentes etiológicos das infecções urinárias e a suscetibilidade a agentes antimicrobianos; (2) Laboratório de Epidemiologia Molecular desenvolve estudos na área da biologia molecular através do diagnóstico e da tipagem de agentes infecciosos de importância na saúde pública; (3) Laboratório de Esquistossomose estuda abiologia e distribuição dos hospedeiros intermediários do Shistossoma mansoni; (4) Laboratório de Imunodiagnóstico atua no desenvolvimento de metodologias simplificadas, no aprimoramento de procedimentos, na disseminação e na implantação de técnicas de imunodiagnóstico; (5) Laboratório de Parasitologia realiza análises morfológicas e moleculares de parasitos teciduais e do trato intestinal de interesse na saúde pública; (6) Laboratório de Vetores estuda a biologia, ecologia e epidemiologia das populações de insetos vetores de importância médica; (7) Laboratório Químico-Biológico Ocupacional: equipado para realizar análises de substâncias inorgânicas (metais, particulados e fibras) e orgânicas (solventes, resíduos de agrotóxicos, poluentes orgânicos persistentes, entre outros) em amostras biológicas, bem como para desenvolver programas de monitoramento da exposição a substâncias químicas em ambientes de trabalho; (8) Laboratório de Ventilação e Exaustão: capacitado para desenvolver estudos e elaborar projetos de melhoria de ambientes de trabalho no que diz respeito a agentes físicos como calor e ruído e outros associados à ventilação/exaustão; (9) Laboratório de Paleoparasitologia: capacitado para realizar análises parasitológicas e de biologia molecular de espécimes biológicos necessários às investigações do grupo de pesquisa em paleopatologia e paleoparasitologia; (10) Laboratório de Toxicologia Ambiental, com capacidade para estudos e análises de alterações causadas por elementos físicos, químicos e biológicos do ambiente no desenvolvimento humano; (11) Laboratório de Saneamento e Saúde Ambiental, atualmente composto por três setores (Microbiologia ambiental, Análises químicas de micropoluentes ambientais orgânicos e inorgânicos e Análises Físico-Químicas), cuja missão é desenvolver estudos sobre a detecção, o monitoramento e a avaliação do risco da contaminação química e microbiológica de compartimentos ambientais (solo, água, ar e biota) que interferem na saúde humana, bem como, propor medidas para a mitigação destes riscos. Os laboratórios da ENSP contam com uma excelente infra-estrutura e dispõem de equipamentos sofisticados, como: Cromatógrafos gasosos e líquidos, Espectrômetros e Espectrofotômetros, Sistemas de Fotodocumentação e Termocicladores, Microscopia etc. – que os colocam entre os melhores laboratórios no país, permitindo o desenvolvimento de pesquisas de ponta nos campos analítico e experimental.
Cronograma de Atividades:
Cronograma de Atividades do Dinter (primeiro semestre de 2017 à segundo semestre de 2021)
O curso teve início de atividades em agosto de 2017 e tem sua previsão de conclusão de defesas em agosto de 2021. Entre os anos de 2017 e 2018 os alunos cursaram as disciplinas obrigatórias de formação e realizaram e estágio obrigatório na instituição de formação, a Escola Nacional de Saúde Pública – Fiocruz.
As disciplinas obrigatórias, o estágio obrigatório e as próximas etapas estão descritos na sequência, organizados por semestres
Segundo semestre de 2017
Introdução à Saúde Coletiva
Período: 28 de agosto à 6 de setembro de 2017
Professores: Roberta Gondim, Elvira Maciel e Rosely Oliveira
Desenvolvimento, Território e Saúde na Amazônia Legal
Período: 25 de setembro à 4 de outubro de 2017
Professores: Carlos Machado de Freitas e Maria Luiza Garnello Pereira
Filosofia da Ciência, da tecnociência e biotecnociência, e suas relações com a Ética Aplicada e a Bioética
Período: 30 de outubro à 8 de novembro de 2017
Professores: Fermin Roland Schramm
Introdução ao Método Quantitativo Em Pesquisas Epidemiológicas
Período: 27 de novembro à 6 de dezembro de 2017
Professores: Cosme Passos
Primeiro semestre de 2018.
Políticas de Saúde no Brasil
Período: 26 de fevereiro à 7 de março de 2018
Professores: Cristiani Vieira Machado e Luciana Dias de Lima
Condições de Vida e Situação de Saúde
Período: 2 à 11 de abril de 2018
Professores: Carlos Machado de Freitas, Raphael Mendonça Guimarães e Monica Magalhães
Determinação e Controle dos Processos Saúde e Doença
Período: 21 à 30 de maio de 2018
Professores: Rosely Oliveira e Gil Sevalho
Seminários Avançados de Doutorado I
Período: 25 de Junho à 4 de Julho de 2018
Professores: Carlos Machado de Freitas, Rosely Oliveira e Joseane Costa
Segundo semestre de 2018.
Os alunos realizaram estágio obrigatório, se reunindo com seus orientadores durante o período, realizaram disciplinas optativas dos Programas de Pós-Graduação da Escola Nacional de Saúde Pública e participaram de diversas atividades acadêmicas.
Primeiro semestre de 2019.
Desenvolvimento dos projetos com os orientadores e Seminários avançados II
Segundo semestre de 2019.
Qualificações dos projetos com os orientadores e Missão de Docência de Curta Duração
Primeiro semestre de 2020.
Desenvolvimento das teses com os orientadores
Segundo semestre de 2020.
Desenvolvimento das teses com os orientadores
Primeiro semestre de 2021.
Estágio Obrigatório de curta duração (ajustes e conclusão da Tese) e Defesas de Tese
Instituição Promotora
Coordenador:
CARLOS MACHADO DE FREITAS
Instituição de Ensino:
31010016 FUNDACAO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ) (FIOCRUZ)
Logradouro:
Avenida Brasil Pavilhão Artur Neiva
Município-UF:
Rio de Janeiro -
RJ
Telefone(s):
(21) 38851715 (21) 25907544 (21) 22702496 (21) 38851643 (21) 25984242 (21) 25621410 (21) 25982987 (21) 25621553 (21) 25909110 (21) 25982525 (21) 33485058 (85) 32651832 (21) 38659581 (21) 38829033 (21) 25621341 (21) 38851715 (21) 25982988 (21) 38851715 (21) 25621201 (21) 25621212 (21) 25621395 (21) 38827129 (21) 39389603 (21) 25982525 (21) 25982551 (21) 25982552 (21) 25982987 (21) 38659797 (21) 38659797 (21) 25541833 (21) 255418322 (69) 32196000 (21) 25909110 (21) 38659559 (21) 25982525 (21) 25621525 (21) 25621553 (21) 38653242 (85) 32651832 (21) 25984242 (21) 25541700 (21) 25541700 (81) 21012611 (21) 25541833 (21) 25541832 (21) 25621897 (21) 25621212 (21) 25982525 (21) 39389603 (21) 25621555 (21) 33485058 (21) 25541832 (69) 32196000 (21) 25982988 (21) 38827129 (21) 25541700 (21) 38659673 (21) 38659797 (21) 25982779 (21) 25982552 (21) 38659559 (21) 38655112 (21) 25621575 (21) 25621209 (21) 25621201 (21) 38655287 (31) 32957727 (21) 25984242 (21) 38653242 (21) 25982551 (21) 38655139 (21) 25909110 (21) 25982969 (21) 25541833 (21) 38655252 (21) 38659732 (21) 25541833 (21) 25541700 (21) 3885160717 (25) 621298 (21) 38851607 (21) 25982941 (21) 25982525 (21) 38659559 (85) 32651832 (81) 21012611 (21) 38655252 (21) 38851715 (21) 38851715 (21) 25621341 (21) 25984242 (41) 33163233 (81) 21012500 (21) 25621341 (21) 25621275 (21) 25621443 (21) 25621395 (21) 33485050 (21) 38829095 (21) 38829033 (21) 38851659 (21) 25621525 (21) 25621897 (21) 38659581 (21) 25621553 (31) 32951492 (21) 25541700 (25) 982552 (21) 25982546 (21) 25982546 (38) 851715 (21) 38829455 (21) 38655112 (21) 25621490 (21) 38651659 (38) 659559 (21) 38655287 (21) 25621575 (69) 32196000 (21) 25909110 (31) 32957727 (21) 38851715 (21) 25541700 (21) 25982551 (21) 38655139 (21) 25541833 (21) 38659673 (21) 38655112 (21) 25621209 (21) 38851659 (21) 25621575 (21) 38851607 (21) 25621555 (21) 25982969 (21) 31948452 (31) 32953115 (21) 25982941 (21) 38652121 (21) 31948476 (21) 33485062 (21) 38652121 (21) 25621201 (21) 25621443 (21) 3865-9673 (21) 38652287 (21) 38652288 (21) 38851077 (21) 38652286 (21) 39772471 (21) 25621555 (21) 25621897 (21) 38851659 (21) 25621341 (31) 33497905
E-mail Institucional do Programa:
cge.stricto@fiocruz.br
Instituição(ões) Receptora(s)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
Coordenador:
CARLOS PODALIRIO BORGES DE ALMEIDA
Logradouro:
Folha 31, Quadra 7, Lote Especial, s/n
Município-UF:
Marabá -
PA
Telefone(s):
(21) 38851715 (21) 25907544 (21) 22702496 (21) 38851643 (21) 25984242 (21) 25621410 (21) 25982987 (21) 25621553 (21) 25909110 (21) 25982525 (21) 33485058 (85) 32651832 (21) 38659581 (21) 38829033 (21) 25621341 (21) 38851715 (21) 25982988 (21) 38851715 (21) 25621201 (21) 25621212 (21) 25621395 (21) 38827129 (21) 39389603 (21) 25982525 (21) 25982551 (21) 25982552 (21) 25982987 (21) 38659797 (21) 38659797 (21) 25541833 (21) 255418322 (69) 32196000 (21) 25909110 (21) 38659559 (21) 25982525 (21) 25621525 (21) 25621553 (21) 38653242 (85) 32651832 (21) 25984242 (21) 25541700 (21) 25541700 (81) 21012611 (21) 25541833 (21) 25541832 (21) 25621897 (21) 25621212 (21) 25982525 (21) 39389603 (21) 25621555 (21) 33485058 (21) 25541832 (69) 32196000 (21) 25982988 (21) 38827129 (21) 25541700 (21) 38659673 (21) 38659797 (21) 25982779 (21) 25982552 (21) 38659559 (21) 38655112 (21) 25621575 (21) 25621209 (21) 25621201 (21) 38655287 (31) 32957727 (21) 25984242 (21) 38653242 (21) 25982551 (21) 38655139 (21) 25909110 (21) 25982969 (21) 25541833 (21) 38655252 (21) 38659732 (21) 25541833 (21) 25541700 (21) 3885160717 (25) 621298 (21) 38851607 (21) 25982941 (21) 25982525 (21) 38659559 (85) 32651832 (81) 21012611 (21) 38655252 (21) 38851715 (21) 38851715 (21) 25621341 (21) 25984242 (41) 33163233 (81) 21012500 (21) 25621341 (21) 25621275 (21) 25621443 (21) 25621395 (21) 33485050 (21) 38829095 (21) 38829033 (21) 38851659 (21) 25621525 (21) 25621897 (21) 38659581 (21) 25621553 (31) 32951492 (21) 25541700 (25) 982552 (21) 25982546 (21) 25982546 (38) 851715 (21) 38829455 (21) 38655112 (21) 25621490 (21) 38651659 (38) 659559 (21) 38655287 (21) 25621575 (69) 32196000 (21) 25909110 (31) 32957727 (21) 38851715 (21) 25541700 (21) 25982551 (21) 38655139 (21) 25541833 (21) 38659673 (21) 38655112 (21) 25621209 (21) 38851659 (21) 25621575 (21) 38851607 (21) 25621555 (21) 25982969 (21) 31948452 (31) 32953115 (21) 25982941 (21) 38652121 (21) 31948476 (21) 33485062 (21) 38652121 (21) 25621201 (21) 25621443 (21) 3865-9673 (21) 38652287 (21) 38652288 (21) 38851077 (21) 38652286 (21) 39772471 (21) 25621555 (21) 25621897 (21) 38851659 (21) 25621341 (31) 33497905
E-mail Institucional do Programa:
reitor@unifesspa.edu.br
Documentos