Dados do Programa
Número da Proposta:
206563/2014
Período de Vigência:
05/02/2015
a
05/04/2019
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
10
Data de Fim Previsto:
31/12/2019
Local de Execução do Projeto:
Belém - PA
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
7. Plano Acadêmico do projeto
7.1 Objetivos e metas
O objetivo geral do DINTER EGC-ICIBE é prover a formação de doutores com capacidades de ensino, pesquisa e liderança de projetos inovadores, com impactos efetivos em desafios da sociedade do conhecimento. Para tal, o plano acadêmico está estruturado de forma a cumprir os seguintes objetivos específicos:
1. Qualificação do quadro docente da UFRA: incrementar a formação e a capacitação do quadro de docentes da UFRA, com impactos na qualidade de seu ensino de graduação e pós-graduação e no atendimento da demanda por professores em cursos novos surgidos com o aumento do número de vagas ofertadas;
2. Ampliação da pesquisa na UFRA: contribuir para a criação e o fortalecimento de linhas de pesquisas nas unidades da UFRA pela inserção da engenharia, da gestão e da mídia do conhecimento em agendas de investigação comprometidas com o desenvolvimento sustentável da região amazônica;
3. Contribuição à cultura de pesquisa na UFRA: fortalecer vínculos entre os doutorandos DINTER, outros docentes e alunos de graduação da UFRA, com impacto na disseminação da cultura de pesquisa, por meio de coordenação de projetos de iniciação científica a serem criados no âmbito do DINTER;
4. Difusão da pesquisa: promover maior divulgação de impacto e resultados das pesquisas desenvolvidas, por meio da publicação qualificada e apresentação de trabalhos em eventos científicos; e
5. Consolidação de rede institucional: promover mecanismos para efetivação de cooperação duradoura entre os programas de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina e o Instituto Ciberespacial da Universidade Federal Rural da Amazônia, bem como entre os atores institucionais dos setores social, governamental e acadêmico, que essas unidades mantém em suas redes locais, em Santa Catarina e no Pará, respectivamente.
7.2 Critérios e sistemática de seleção dos alunos
Os processos de avaliação de candidatos e seleção de alunos do DINTER EGC-ICIBE ocorrerão respeitando as mesmas diretrizes e exigências do curso de doutorado regular do EGC e, como tal, atendem aos requisitos do regimento geral da UFSC. Essas normas institucionais exigem que os candidatos ao doutorado passem por processo seletivo, que cumpre as seguintes etapas sequenciais e obrigatórias:
1. Aprovação em curso de nivelamento à distância do EGC/UFSC: consiste em curso nas três áreas de concentração do EGC, em que o candidato deve obter nota mínima, com base em avaliações realizadas sobre os conteúdos ofertados e sobre a bibliografia recomendada;
2. Aprovação em prova presencial: consiste em prova presencial realizada sobre os conteúdos ofertados no curso de nivelamento e sobre a bibliografia recomendada;
3. Aprovação curricular: consiste na análise e pontuação dos currículos dos candidatos quanto à produção intelectual e experiências pregressas exigidas para o curso de doutorado;
4. Aprovação de anteprojeto de pesquisa: consiste na análise da capacidade de elaboração de tema de pesquisa aderente ao EGC e adequadamente justificado e planejado em termos de método científico (obs.: não se trata do tema de tese futuro, que deverá ser definido com os orientadores, após o começo do processo de doutoramento);
5. Análise de aderência da candidatura e aprovação final: consiste na análise dos resultados agregados nas etapas anteriores por comissão de avaliação composta por professores do EGC/UFSC e do ICIBE/UFRA, com relação à sua classificação e, também, aderência aos objetivos institucionais do DINTER.
Após a conclusão do processo de seleção os candidatos aprovados serão informados sobre os processos seguintes referentes à matrícula e atuação regular no programa, conforme normas regimentais da UFSC e do EGC.
7.3 Estrutura básica da programação
A seguir são apresentadas as disciplinas, o planejamento de estágio obrigatório junto ao EGC e as ações anti-endogenia previstas no DINTER EGC-ICIBE.
7.3.1 Disciplinas a serem ofertadas
A seguir são apresentadas as disciplinas previstas para o DINTER EGC-ICIBE, segundo a ordem de oferta por trimestre no doutorado.
1º Trimestre
1. EGC5006 - METODOLOGIA DA PESQUISA INTERDISCIPLINAR: Conceito de interdisciplinaridade, multi e transdisciplinaridade. Métodos de pesquisa interdisciplinar. 2 créditos. Disciplina obrigatória.
2. EGC9103 - TEORIA GERAL DOS SISTEMAS: Construção da Visão de Mundo. Evolução da Visão de Mundo. Concepção de Sistemas. Características de Sistemas. Monitoração e Controle de Sistemas. Objeto da Teoria Geral de Sistemas. Teoria Geral de Sistemas e Interdisciplinaridade. 2 créditos. Disciplina optativa.
3. EGC510002 - FUNDAMENTOS DA ENGENHARIA DO CONHECIMENTO: Conceitos gerais. Princípios e processos da engenharia do conhecimento. Histórico, evolução da área de engenharia do conhecimento. Os processos da engenharia do conhecimento: identificação, aquisição, formalização, representação, distribuição, implementação, avaliação e manutenção. Principais metodologias da engenharia do conhecimento. 2 créditos. Disciplina obrigatória para alunos da área de Engenharia do Conhecimento.
4. EGC510001 - FUNDAMENTOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO: Fundamentos conceituais da gestão do conhecimento organizacional. Fundamentos teóricos da gestão do conhecimento organizacional. Fundamentos metodológicos da gestão do conhecimento organizacional. Fundamentos organizacionais da gestão do conhecimento. Fundamentos de um programa de gestão do conhecimento organizacional. Desafios futuros da gestão do conhecimento nas organizações. 2 créditos. Disciplina obrigatória para alunos da área de Gestão do Conhecimento.
5. EGC510003 - FUNDAMENTOS DA MÍDIA DO CONHECIMENTO: Conceitos gerais. Princípios e processos das mídias do conhecimento. Ambiente para a disseminação (preservação) do conhecimento. Modelos e Métodos de disseminação (preservação) do conhecimento. Técnicas de disseminação (preservação) do conhecimento. Sistemas de disseminação (preservação) gestão do conhecimento nas instituições sociais. Pesquisa em disseminação (preservação) do conhecimento nas instituições sociais. 2 créditos. Disciplina obrigatória para alunos da área de Mídia do Conhecimento.
2º Trimestre
6. EGC7014 - APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: Conceitos, debates e níveis de análise em aprendizagem organizacional. O caráter multidisciplinar da área. A relação da aprendizagem organizacional com as organizações de aprendizagem, o conhecimento organizacional e a gestão do conhecimento. 2 Créditos. Disciplina optativa.
7. EGC8007 - ECONOMIA DA MÍDIA: A mídia inserida dentro de um panorama econômico. Os complexos relacionamentos entre mídia e negócios. O crescimento do mercado de informação e as aproximações de gerenciamento de mídia. Introdução às questões básicas de conceitos de economia da mídia, regulação de mercado. Análise de como as visões de marketing e gerenciamento afetam o desempenho da mídia nos mercados competitivos local, nacional e global. Marcas e produtos: capital afetivo, lovemarks e novas tendências no cenário midiático a partir da necessidade de agregar valor a produtos culturais. 2 Créditos. Disciplina optativa.
8. GESTÃO DA INOVAÇÃO: Fatores fundamentais na gestão da inovação; A inovação como um processo de gestão; Desenvolvendo um processo de estratégia de inovação; Posições: o ambiente nacional e competitivo; Caminhos: exploração de trajetórias tecnológicas; Processos: integração para o aprendizado estratégico; Aprendendo com mercados; Aprendendo por meio de alianças; Gerenciando os processos internos; Aprendizagem por meio de empreendimentos corporativos; Construindo a organização inovadora; Criando novas empresas inovadoras; Uma Abordagem integrada a gestão da inovação. 2 créditos. Disciplina optativa.
9. EGC7001 INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA COGNIÇÃO: Definições preliminares: Psicologia dos objetos do dia-a-dia e História do cognitivismo. Cérebro: sensação, percepção, memorização e cognição. Conhecimentos. Representação dos conhecimentos. Raciocínio, emoção e criatividade humana. Cognição situada. Consciência da situação. 2 créditos. Disciplina optativa.
10. EGC9102 - WEB SEMÂNTICA: Linguagens XML e RDF. Ontologias: desenvolvimento e linguagens. Anotação. Raciocino e inferência. Integração da web semântica com outras tecnologias: agentes inteligentes, web service, sistemas de hipermídia, TV digital, portais corporativos, etc. Desenvolvimento de ferramentas e aplicações de web semântica. 2 créditos. Disciplina optativa. 2 créditos. Disciplina optativa.
11. EGC5005 - SEMINÁRIOS DE PESQUISA: Apoio aos alunos em seu processo de pesquisa para trabalho de conclusão. Respeitando os planos de trabalho com seus orientadores, a disciplina permite a exposição, crítica e melhoramento de dissertações e teses em curso. Compartilhamento de conhecimento: incentivar e proporcionar ao corpo discente a troca de conhecimentos sobre os trabalhos em curso nas áreas de Engenharia, Gestão e Mídia. Alinhamento dos problemas de pesquisas: efetivar o alinhamento dos problemas de pesquisa das teses e dissertações com as linhas de pesquisa do EGC. Obs: essa disciplina é ofertada ao longo de dois trimestres, de forma contígua. Disciplina obrigatória.
3º Trimestre
12. AMBIENTES COMPUTACIONAIS DISTRIBUÍDOS PARA EC: Arquitetura de computadores modernos. Contextualização da taxonomia de Flynn (SISD,SIMD,MISD,MIMD). Redes de Interconexão. Multicomputadores. Multiprocessadores. Máquinas com Acesso Uniforme à Memória (UMA). Multiprocessores simétricos (SMP). Máquinas com Acesso Não Uniforme à Memória (NUMA). Máquinas com Coerência de Cache e Acesso Não Uniforme à Memória (ccNUMA). Processadores Massivamente Paralelos (MPP). Sistemas Distribuídos. Clusters. Grids. Clouds. 2 créditos. Disciplina optativa.
13. EGC510023 - CRIATIVIDADE: Conceitos, técnicas e exercícios de criatividade. O processo criativo. Características da pessoa criativa. Como estimular a criatividade. Técnicas e Exercícios de desenvolvimento da criatividade. 2 créditos. Disciplina optativa.
14. EGC 7005 - INDICADORES DE DESEMPENHO. Indicadores de Avaliação de Desempenho; EVA, MVA e correlatos; Planejamento e Medição para a performance; Capital Intelectual; Avaliação dos Recursos Humanos; Gerenciamento pelas diretrizes; Estudo de Casos. O Balanced Scorecard - Conceitos Básicos. Estratégia Empresarial. A Perspectiva Financeira do BSC. A Perspectiva dos Clientes do BSC. A Perspectiva dos Processos Internos do BSC. A Perspectiva do Aprendizado e Crescimento do BSC. Integração entre as quatro perspectivas do BSC. A Elaboração de um Balanced Scorecard. A Implantação de um Balanced Scorecard. Informática aplicada ao BSC. 2 créditos. Disciplina optativa.
15. EGC9001 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DO CONHECIMENTO. Disciplina com ementa variável, de acordo com os desenvolvimentos das linhas de pesquisa do Programa. Geralmente essas disciplinas estão relacionadas às atividades de pesquisa e extensão realizadas no curso de mestrado. 2 créditos. Disciplinas optativas.
16. EGC9002 - TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO. Disciplina com ementa variável, de acordo com os desenvolvimentos das linhas de pesquisa do Programa. Geralmente essas disciplinas estão relacionadas às atividades de pesquisa e extensão realizadas no curso de mestrado. 2 créditos. Disciplinas optativas.
17. EGC9003 - TÓPICOS ESPECIAIS EM MÍDIA DO CONHECIMENTO. Disciplina com ementa variável, de acordo com os desenvolvimentos das linhas de pesquisa do Programa. Geralmente essas disciplinas estão relacionadas às atividades de pesquisa e extensão realizadas no curso de mestrado. 2 créditos. Disciplinas optativas.
7.3.2 Planejamentos do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor
Uma das principais diretrizes do DINTER EGC-ICIBE está na aplicação constante de instrumentos que mantenham a aderência entre o doutorado interinstitucional ofertado e o doutorado presencial regular do EGC. Essas diretrizes dão bases ao plano pedagógico do DINTER, desde o processo seletivo ao quadro de disciplinas ofertado (que é um subconjunto do plano curricular pleno do EGC).
Nesse sentido, o plano de estágio obrigatório dos alunos do DINTER na sede do EGC tem relevância na intensificação da integração com os discentes do programa regular, na convivência com a totalidade do ambiente acadêmico do EGC e no apoio direto de orientadores, coorientadores e grupos de pesquisa afins às propostas de tese, nas atividades acadêmicas de revisão e pesquisa bibliográfica, explicitação de relevância e ineditismo da pesquisa, participação em palestras e/ou mini-cursos ofertados presencialmente pelo EGC, levantamentos de campo, quando pertinentes, bem como vivência e contato com as demais unidades acadêmicas da UFSC, com as quais o EGC mantém cooperação.
Para efetivar esses objetivos, o estágio presencial obrigatório tem plano de atividades composto pelas seguintes etapas de vinda para Florianópolis:
• ETAPA 1: 1º trimestre do 1º ano: 1 mês de estágio presencial (abril de 2015): nesta vinda o doutorando participará da atividade de Painel Científico, onde, por três dias, todos os planos de pesquisa de mestrado e doutorado do ano anterior são apresentados e avaliados pelo quadro docente do EGC. É uma excelente oportunidade para que os doutorandos do DINTER iniciem seu plano de pesquisa com o pleno conhecimento do perfil e exigências do Programa para suas teses. Além disso, neste primeiro mês, o doutorando efetivará o plano acadêmico de pesquisa e formação com seu orientador, conhecerá as equipes e grupos de pesquisa afins à sua proposta e a estrutura acadêmica do EGC.
• ETAPA 2: 1º trimestre do 2º ano: 4 meses de estágio presencial (de fevereiro a maio de 2016): é o principal período de efetivação da pesquisa in loco por parte do doutorando, quando já deverá ter cumprido seus créditos em disciplinas e estabelecerá o plano metodológico de efetivação da tese. Também será avaliado in loco quanto ao estágio e metas de sua tese.
• ETAPA 3: 2º trimestre do 3º ano: 2 meses de estágio presencial e qualificação da tese (de maio a junho 2017): nesta terceira etapa do estágio presencial, o doutorando finaliza a formação e apresenta, em exame de qualificação, os resultados de identificação do problema inédito de pesquisa, da proposta metodológica e da relevância, justificativa e aderência de sua proposta de tese ao EGC. Deverá, para tal, ser aprovado em exame de qualificação realizado presencialmente.
• ETAPA 4: 2º trimestre do 4º ano: 2 meses para finalização da tese (de maio a junho de 2018): neste momento, faltando 9 meses para a conclusão do período previsto de doutorado, o doutorando fixa atuação in loco no EGC para conclusão de seu projeto de pesquisa, visando a defesa ao final do término do curso.
Portanto, como se pode ver, há um total de atividades com 9 dos 48 meses de doutorado previstos para efetivação em Florianópolis, no campus da UFSC, nas instalações do EGC.
7.3.3 Ações quanto a riscos de endogenia na formação de mestres e doutores
A endogenia é aqui entendida de duas formas: (i) como um processo de auto-referência na formação ofertada em que docentes da instituição receptora atuariam no DINTER, sendo, posteriormente, orientadores de seus colegas; e (ii) restrição no processo de formação e orientação previsto de forma exclusiva ao quadro docente constante na proposta do DINTER.
Com relação ao primeiro caso, verifica-se inexistência de risco na proposta, dado que, em função da atual formação e/ou atuação vigente em outros programas de pós-graduação dos doutores do ICIBE, optou-se pela não inclusão de docentes da UFRA como protagonistas de docência ou orientação.
Com relação ao risco de confinamento dos doutorandos ao ambiente acadêmico diretamente ligado à proposta, o plano pedagógico do DINTER prevê: (i) que as aulas do DINTER sejam, sempre que possível, sincronizadas com as disciplinas equivalentes no doutorado presencial, para que haja plena integração entre os futuros alunos do DINTER e os doutorandos regularmente matriculados no EGC, bem como com os demais professores e pesquisadores pós-doutores atuantes no Programa; e (ii) que os projetos de pesquisa sejam, sempre que possível, referenciados a desafios da região amazônica, de forma a promover coprodução de outros atores empresariais, públicos, acadêmicos ou de outras matizes socioeconômicas.
Em síntese, o risco de endogenia em qualquer de suas intepretações está mitigado pela própria estrutura da proposta realizada, que leva para o DINTER as três áreas de concentração do EGC, com abrangência a diferentes linhas de pesquisa de cada área e com oportunidade de participação de outros atores acadêmicos, governamentais e empresariais.
7.3.4 Haverá uso de tecnologia de EaD?
Sim - Tanto o EGC como o ICIBE fazem uso de tecnologias de educação a distância, que são apresentadas a CAPES, conforme a descrição a seguir.
7.3.5 Descreva como se aplica o uso desta tecnologia no projeto
O DINTER EGC-ICIBE tem como diretriz sua integração com o programa presencial de doutorado do EGC. Nesse sentido, a tecnologia de EaD assume importância especial, pois permitirá a integração entre aulas do doutorado presencial e a turma do doutorado interinstitucional.
Para que isso ocorra, o plano pedagógico prevê a sincronização opcional entre os calendários acadêmicos de oferta das disciplinas, com oportunidade de integração entre os doutorandos da UFRA e doutorandos e mestrandos matriculados no programa presencial da UFSC, nos próprios ambientes de EaD utilizados pelo EGC.
Para tal, deverão ser cumpridas as seguintes atividades: (i) planejamento da disciplina e criação da turma de EaD na ferramenta Moodle; (ii) inscrição dos alunos de doutorado do DINTER na turma virtual criada, para acesso ao material e interação com os demais integrantes da disciplina; (iii) oferta das aulas presenciais no EGC, com a possibilidade de conexão por videoconferência oportunizada para os alunos do DINTER (opcional); (iv) visita do docente da disciplina ao campus da UFRA para a realização da etapa presencial junto aos doutorandos do DINTER; (v) efetivação da etapa de trabalhos e avaliação da disciplina para os alunos do programa DINTER.
Com essa possibilidade de emprego do EaD, ao mesmo tempo em que se mantém o plano pedagógico de visita dos docentes ao campus da UFRA, permite-se, ainda, que os doutorandos do DINTER tenham acesso prévio ao material e às aulas e, especialmente, integração com seus colegas de doutorado do programa presencial na UFSC. Espera-se que esse acompanhamento a distância também permita um melhor aproveitamento do tempo presencial dos docentes do EGC quando da visita ao campus da UFRA.
É importante destacar que essa dinâmica de uso do EaD será opcional e dependerá do planejamento dos professores, que podem, caso desejarem, realizar exclusivamente programa de oferta de disciplina in lócus, quando de sua ida ao campus da UFRA.
EXPERIÊNCIAS ANTERIORES DO EGC E DA UFRA EM EaD
Para que haja êxito na aplicação de tecnologias de EaD, é necessário que as organizações envolvidas tenham experiência prévia com o emprego desse instrumento de formação. A seguir, são descritas as experiências do EGC/UFSC e do ICIBE/UFRA na pesquisa e no emprego de tecnologias EaD.
Aplicações da EAD no EGC/UFSC
As soluções em educação a distância do PPGEGC/UFSC que poderão ser utilizadas no DINTER são desenvolvidas pelo Laboratório de Educação à Distância (LED). De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o LED e a UFSC são os responsáveis por aproximadamente 60% das pesquisas nacionais indexadas na área de Educação a Distância. Estas pesquisas entre outras dissertações e teses encontram-se no Banco de teses e dissertações da Biblioteca Universitária da UFSC.
Como um precursor da videoconferência no Brasil para fins educacionais, o Laboratório realiza, em parceria com os centros e departamentos da UFSC, cursos presenciais virtuais – de especialização, capacitação, mestrado e doutorado, por meio de parcerias como: Petrobrás, Caixa Econômica Federal, Instituto Interlegis, SENAI, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Capes, Finep, CNPq entre outros.
Atualmente, o LED está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento EGC, cujo objetivo é promover a pesquisa de novos modelos, métodos e técnicas de engenharia, de gestão e de disseminação do conhecimento, para as organizações e para a sociedade. A fim de ampliar a sua atuação o LED encontra-se em nova fase mudando seu nome de Laboratório de Ensino a Distância para Laboratório de Educação a Distância, pois entendemos que educação é de caráter formação holística e ensino é de processo específico.
Aplicações da EAD no ICIBE/UFRA
A UFRA ainda não possui um curso a distância, mas algumas disciplinas de graduação e pós-graduação podem ser cursadas nessa modalidade. A plataforma de acesso para estas disciplinas está disponível em: < http://www.moodle.ufra.edu.br >.
A UFRA conta com o núcleo de educação a distância (NEAD) que desenvolve soluções em ensino a distância para as demandas da UFRA. O Núcleo de Educação a Distância – NEAD, da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA em 2010 veio ampliar as possibilidades de democratização do ensino desta Instituição, por meio do acesso aos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, que são ofertados pelos Institutos responsáveis pela execução do ensino, da pesquisa e da extensão, que são os seguintes: Instituto de Ciências Agrárias (ICA); Instituto da Saúde e Produção Animal (ISPA); Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH) e Instituto Ciberespacial (ICIBE), e os campi de Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu. A plataforma de acesso ao NEAD/UFRA está disponível em: < http://www.nead.ufra.edu.br >.
O NEAD/UFRA está estruturado com uma composição de especialistas em diversas áreas, o que atende a projetos da Universidade e de outras instituições por meio de parcerias. Na ocasião do DINTER com a UFSC/PPGEGC, a infraestrutura tecnológica para atender ao DINTER poderá ser desenvolvida pelo NEAD/UFRA com a participação das partes interessadas (PPGEGC/UFSC e ICIBE/UFRA), ou seja, um ambiente colaborativo para atividades de EAD.
Esse ambiente baseado em plataforma Moodle é dotado de ferramentas de apoio ao trabalho cooperativo, à recuperação, filtragem de informação e produção coletiva do conhecimento. Do ponto de vista da organização dos atores do processo, serão providas as facilidades necessárias para a coexistência de múltiplas comunidades que possam ir além da clássica divisão de grupos sob a coordenação de um Orientador.
Para cada atividade será possível reconfigurar essas comunidades e, até mesmo, inserir novos atores, criar e recriar grupos. O perfil dinâmico é usado no manuseio de grande volume de informações, reduzindo assim as barreiras da comunicação. O ambiente está estruturado em quatro camadas: a primeira é o núcleo, responsável pelo sistema de armazenamento de dados do programa de EAD (arquivos e mensagens). A segunda é responsável pela comunicação e interação (correio, transferência de arquivos, etc). A terceira é a dos serviços inteligentes para a recuperação de informação e roteamento de mensagens. Por fim, a quarta camada é a de trabalho. Nela se concentram as ferramentas de apoio, assim como o trabalho individual.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
9. Infraestrutura
Para efetivação do DINTER proposto serão utilizadas as infraestruturas das instituições proponentes e receptora, conforme descrito a seguir.
9.1 Laboratórios
9.1.1 Infraestrutura do EGC/UFSC
O EGC possui área de cerca de 500m2, designada EGCLabs, onde estão instalados os seguintes laboratórios:
1. NÚCLEO DE ESTUDOS EM INOVAÇÃO, GESTÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (IGTI): O IGTI tem por objetivo desenvolver pesquisas nas áreas de concentração do EGC aplicadas à gestão de negócios.
2. LABORATÓRIO DE AMBIENTES HIPERMÍDIA PARA APRENDIZAGEM (HIPERLAB): O Hiperlab atua em hipermídia para aprendizagem, inserção social e saúde (ex. síndrome de Down).
3. LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (LED): O LED pesquisa, desenvolve e implementa a educação a distância e com base na realização de um amplo processo de benchmarking internacional, vem desenvolvendo tecnologia, além de modelo operacional e pedagógico próprios.
4. LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DO CONHECIMENTO (LEC): o LEC tem como gênese o Laboratório de Inteligência Aplicada (LIA), criado em 1991 e objetiva pesquisas e aplicações em engenharia do conhecimento.
5. LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO REMOTA (RexLAB): O RExLab surgiu em 1997 para atender a necessidade de apropriação social de C&T, popularizando conhecimentos científicos e tecnológicos, estimulando os jovens a inserirem-se nas carreiras científico-tecnológicas e buscar iniciativas que integrem a educação científica ao processo educacional, enfatizando a criatividade, a experimentação e a interdisciplinaridade.
6. LABORATÓRIO DE LIDERANÇA E GESTÃO RESPONSÁVEL (LGR): é um centro de excelência e inovação nas áreas de liderança e gestão que realiza projetos educacionais e de pesquisa nas áreas de liderança, gestão estratégica organizacional e desenvolvimento de times em compartilhamento de conhecimentos adquiridos com as organizações privadas, públicas e do terceiro setor, visando contribuir para o desenvolvimento integral das organizações.
7. NÚCLEO DE ESTUDOS E OBSERVAÇÃO, GESTÃO E APRENDIZAGEM E PESSOAS (NEOGAP): Grupo que pesquisa ambiente de aprendizagem, gestão do conhecimento, metodologia de pesquisa, tecnologias educacionais, ensino a distância, psicologia integral com ênfase em relações interpessoais (confiança e consciência) e mídias digitais.
8. NÚCLEO DE GESTÃO PARA A SUSTENTABILIDADE (NGS): laboratório de pesquisa multidisciplinar, fundamentada na alta qualificação e competência da sua equipe.
9.1.2 Infraestrutura do ICIBE/UFRA
O ICIBE/UFRA conta com uma infraestrutura operacional (área de professores; laboratórios de ensino e pesquisa; salas informatizadas e de estudo; gabinetes individuais para professores; e alocação de mobiliários e equipamentos) e com os seguintes laboratórios:
1. LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO INTELIGENTE E BIOLÓGICA (LACIB): Com uma área de 50m2, o LACIB desenvolve projetos em Agronegócios, com ênfase na abordagem de inteligência computacional e foco na região Amazônica.
2. LABORATÓRIO DE SISTEMAS CIBERFÍSICOS (LASIC): Com uma área de 60m2, o LASIC desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: Tecnologia Ambiental; Plataformas Sensoriais; Redes de Sensores; Sistemas Ciberfísicos; Modelos Analíticos e de Simulação; Análise Numérica e Processamento Paralelo; Robótica Ambiental.
3. LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO, ANÁLISE POR SATÉLITE E MONITORAMENTO POR SATÉLITE (LAGAM): Com uma área de 90m2, esse laboratório desenvolve ensino, Pesquisa e extensão nas seguintes áreas: Modelagem Espacial de Dados Ambientais; Socioeconômica e Saúde; Monitoramento de Ecossistemas na Amazônia; Ecologia da Paisagem; Ordenamento Territorial; Cartografia e Modelagem de Superfície; Sensores e Aplicações na Amazônia; Agricultura de Precisão.
4. SALAS DE AULA INFORMATIZADAS: Com uma área de 80m2, as 5 salas de aula informatizadas do ICIBE contam com quadro magnético e 40 computadores com acesso a rede nacional de pesquisa (RNP) e a base de dados de periódicos como ELSEVIER, IEEE, SPRINGERLINK, entre outras.
9.2 Biblioteca
9.2.1 Biblioteca – Informações gerais
9.2.1.1 - Acervo Bibliográfico da UFSC
A estrutura organizacional do Sistema de Bibliotecas da UFSC é composta por nove Bibliotecas, com acerto próximo de 400.000 volumes, sendo oito Setoriais e com centralização administrativa e técnica na Biblioteca Central (BC). O Sistema Pergamum gerencia o acervo, cadastro de usuário, empréstimos e aquisição bibliográfica. O acervo está catalogado seguindo padrões internacionais (AACR2, MARC) com classificação bibliográfica através da Classificação Decimal Universal (CDU), as obras estão protegidas por sistema antifurto (acervo ativado eletronicamente), os espaços estão cobertos por sistema de vigilância eletrônica e devidamente sinalizados, possui rampa de acesso e banheiros para pessoas com deficiência. A tabela 4 apresenta a estrutura organizacional do sistema de bibliotecas da biblioteca da UFSC.
O prédio da Biblioteca Central tem uma área de 9.134m2, sendo inaugurado em 1996. Consolidando o processo de mudanças físicas e estruturais, a partir de 2007 com o REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades) a BC passa por um processo de revitalização, destacando a climatização do espaço, sistema de iluminação inteligente, investimento significativo na aquisição de materiais bibliográficos impresso e digital, aquisição de novos equipamentos, computadores, instalação de rede wireless, maquinas de autoatendimento (Empréstimo/Devolução), scanner planetário, instalação de arquivos deslizante para organizar o acervo e otimizar os espaços. Tais equipamentos também foram disponibilizados para as Bibliotecas Setoriais. Também nesse período a Biblioteca Central passa a gerenciar o Portal de Periódicos da UFSC.
As instalações da Biblioteca Central contemplam dois pavimentos, com área total de 9.134m2, com os espaços distribuídos uniformemente entre dois pisos. No piso térreo a área espacial contempla o Hall, área de guarda volume, controle do fluxo de usuários e acervo, Serviço de Periódicos, Serviço de Reprografia, Laboratório de Capacitação, Ambiente de Acessibilidade Informacional – AAI, Espaço de Inclusão Digital e Sala de Estudos Individuais, Direção, Secretária, Divisão de Tratamento da Informação, Divisão de Automação e Informática e Armazém. O acervo geral está distribuído pelos Setores Sirius, Vega e Bellatrix, Museu do Brinquedo. Disponibiliza também espaço para atividades culturais exposição e eventos. Cerca de 35%, estão reservados para estudos e leituras.
Recursos bibliográficos informacionais no formato digital adquiridos com recursos próprios da UFSC com exceção o Portal de Periódicos Capes. Permite acesso e consulta a bases de dados, diretórios e portais, que disponibilizam o conteúdo ao texto completo de coleções de periódicos, e-books, capítulos de livros, obras de referências, normais técnicas, patentes e imagens tridimensionais em alta resolução. O Sistema de Bibliotecas da UFSC tem acesso as bases de dados científicos: Dissertations & Theses, Coleção ABNT, Ebrary, Portal de Periódicos CAPES, Ebscohot, Ulrichsweb, A Biblioteca Virtual, IEEE eBooks Library, Wiley online Library, Vlex, LIBRARYPRESSDISPLAY, SpringerLink, Atheneu, Zahar, News Bank, African Newspaper, entre outras. Mais informações em: < http://portalbu.ufsc.br/dados-gerias-da-bu/ >
Por meio do sistema VPN os alunos do DINTER terão acesso às bases de dados, incluindo o Portal de periódicos da CAPES, durante todo o período do curso, incluindo o período em que estiverem em Belém.
9.2.1.2 - Acervo Bibliográfico da UFRA
A UFRA possui uma biblioteca central com aproximadamente 7.000 volumes e, que recentemente foi ampliada (http://www.biblioteca.ufra.edu.br). Possui espaço moderno e atende as principais necessidades da acessibilidade. A Biblioteca Central fica localizada no Campus de Belém e possui facilidade para o acesso.
Acesso ao portal de Periódicos da CAPES
Buscando garantir aos seus usuários um maior número de fontes de informação, a biblioteca aderiu ao portal de periódicos da CAPES. O acesso ao portal proporciona à comunidade da UFRA acesso a diversas fontes de informação como textos completos de artigos de periódicos e consulta a diversas bases de dados com referências e resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. O uso do Portal é livre e gratuito. Há treinamento para usuários na uma utilização mais eficiente do portal da CAPES.
9.2.2 Biblioteca – Portal de Periódicos
9.2.2.1 – A Instituição promotora tem acesso ao portal de periódicos
SIM
9.2.2.1.1 – O acesso é (x) Total
9.2.2.1.2 – Quantidade de acesso estimando nos últimos 12 meses
9.2.2.2. – A Instituição receptora tem acesso ao portal de periódicos
9.2.2.2.1 – O acesso é (x) Total
9.2.2.2.2 – Quantidade de acesso estimando nos últimos 12 meses
9.3 Outros recursos
9.3.1 EGC
Além da estrutura de laboratórios e de biblioteca, o EGC conta com salas de aula e compartilha auditórios com outros departamentos do Centro Tecnológico da UFSC. Em comunicações oficiais encaminhadas a CAPES, a PROPG da UFSC tem-se comprometido com a disponibilidade de infraestrutura adicional ao programa, em casos de necessidades adicionais. O Programa DINTER é um desses casos. O programa deverá contar com o apoio institucional da PROPG/UFSC para recepção dos alunos em estágio presencial obrigatório e a outras ações contempladas no plano orçamentário da pós-graduação da universidade.
9.3.2 ICIBE
A UFRA (instituição receptora), através do ICIBE, está preparada em todos os aspectos da infraestrutura física necessária ao recebimento e apoio de professores da UFSC e dos futuros doutorandos. Além dos laboratórios de ensino e pesquisa, salas informatizadas e área docente, o instituto conta com um anfiteatro com capacidade para 100 pessoas, com todos os recursos multimídia necessários para apresentações e aulas.
Os recursos projeto REUNI foram investidos na construção de gabinetes mobiliados com microcomputadores e ambiente climatizado e, uma biblioteca setorial do ICIBE que está em fase de inauguração com uma área de 120m2, e acervo inicial de 700 volumes. Esta biblioteca setorial será usada para atividades do DINTER.
O ICIBE está localizado na ala esquerda do Prédio Central no campus da UFRA Belém-PA, conta também com secretaria geral, portaria, vigilância, uma ampla área de convivência climatizada para professores, com dois microcomputadores e central de impressão, fax e telefonia, cozinha equipada com geladeira, fogão, forno comum, forno micro-ondas, bebedouro com água potável, cafeteira e outros eletrodomésticos. Tudo isto visa fomentar maior integração entre docentes, discentes e visitantes. Projeto REUNI UFRA disponível em: http://www.portal.ufra.edu.br/attachments/1656_PROJETO%20-%20REUNI%20-%20UFRA.pdf
Cronograma de Atividades:
10. Cronograma
10.1. Estabelecer os prazos de todas as etapas do projeto
O projeto DINTER EGC-ICIBE teve início no ano de 2012, quando o EGC foi visitado por professores da UFRA, interessados em conhecer o programa e verificar seu interesse em um futuro DINTER. Desde então, incluíram-se as demais atividades de planejamento e execução e, para a continuidade, estão previstas diversas etapas de trabalho, conforme descrito a seguir.
10.1.1 Visita da UFRA ao EGC/UFSC
No princípio de 2012, uma comissão de professores do ICIBE/UFRA visitou o EGC e conheceu seu plano de intenções para o DINTER. Além de conhecer o EGC, sua estrutura e proposta de formação, nessa visita os responsáveis pelo DINTER na instituição receptora conheceram as expectativas do EGC quanto aos apoios de organizações e de impactos regionais que justificassem a realização do doutorado.
10.1.2 Visita do EGC ao ICIBE/UFRA
Em maio de 2012, três professores do EGC/UFSC visitaram o ICIBE/UFRA, quando foram recebidos pelo reitor da universidade e pela direção do Instituto. Tiveram a oportunidade de conhecer os docentes e a infraestrutura do ICIBE. Além disso, conheceram representantes das organizações da região que apoiarão o DINTER e, também, visitaram a UFPA e a EMBRAPA. O principal resultado foi a comprovação de que os critérios de potencial de inserção regional e apoios institucionais haviam sido atendidos pelo ICIBE.
10.1.3 Preparação do projeto DINTER
A etapa de preparação do DINTER requereu atividades tanto do ICIBE como do EGC. Na UFSC, o Programa verificou junto à totalidade de seu quadro docente os interessados em ofertar disciplinas e em participar do programa. As sugestões de cursos e pesquisas serviram de subsídio à estruturação das disciplinas e do programa acadêmico do DINTER. Do lado do ICIBE, essa preparação envolveu o planejamento de estrutura, interesse docente e confirmação dos apoios institucionais (confirmados pelas cartas de interesse dos setores governamental e empresarial da região de Belém). Em função do cancelamento do processo de submissões de DINTER, em 2012, por parte da CAPES, EGC e ICIBE aguardaram o relançamento por parte da agência para dar continuidade ao processo, já em 2013.
10.1.4 Aprovações institucionais UFSC e UFRA
Quando a CAPES reabriu a possibilidade de submissão de propostas de DINTER, em maio de 2014 (com a abertura do formulário), EGC e ICIBE retomaram as tratativas e buscaram os apoios institucionais finais para submissão da presente proposta à CAPES.
10.1.5 Planejamento do DINTER
O plano de DINTER proposto prevê um conjunto de 9 (nove) etapas, desde o lançamento do edital de seleção de candidatos até os processos de defesa das teses. Assim, caso aprovado pela CAPES, o DINTER deverá cumprir as seguintes etapas:
1 - Edital de chamada de candidaturas (2º semestre de 2014): realização do edital de seleção para inscrição de interessados no DINTER.
2 - Nivelamento e seleção (2º semestre de 2014): realização do processo de EaD, da avaliação curricular e das propostas de pesquisa, com seleção de aprovados.
3 – Matrícula dos aprovados (março de 2015): efetivação da matrícula dos selecionados, com indicação dos orientadores.
4 - Planos acadêmicos dos doutorandos (entre março e maio de 2015): definição dos planos acadêmicos dos doutorandos, a serem definidos com seus respectivos orientadores.
5 - Realização das disciplinas (entre março e dezembro de 2015): efetivação do plano de disciplinas previsto para o DINTER. Além das disciplinas obrigatórias, serão ministradas aquelas opcionais para as quais se verificarem interesse e aderência nos planos acadêmicos.
6 - Desenvolvimento da pesquisa de doutorado (entre março de 2015 a dezembro de 2018): desde a entrada no doutorado até sua conclusão, serão realizadas atividades de pesquisa, conforme plano acadêmico do aluno.
7 - Defesa de qualificação (meados de 2017): está prevista para o 3º período de estágio presencial em Florianópolis.
8 - Aprovação de créditos acadêmicos (até final de 2018): atividade contínua que consiste na submissão 1ª secretaria do EGC e de avaliação por parte de comissão acadêmica quanto aos pontos recebidos pelos alunos.
9 - Defesa da tese (final de 2018): finalmente, o processo acadêmico dos doutorandos deverá se encerrar com suas defesas.
Instituição Promotora
Coordenador:
GREGORIO JEAN VARVAKIS RADOS
Instituição de Ensino:
41001010 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)
Logradouro:
R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n
Município-UF:
Florianópolis -
SC
Telefone(s):
(99) 35382608 (48) 37218309 (48) 37218325 (48) 37219438 (48) 37219733 (48) 32344869 (-) º (48) 37219934 (-) - (48) 32716132 (48) 37212611 (48) 37214740 (48) 37216131 (48) 37219150 (48) 37212502 (48) 37212713 (48) 37215333 (48) 37212471 (48) 37216420 (48) 37217003 (48) 37217003 (48) 37212724 (48) 37219574 (48) 37214131 (48) 37216789 (48) 37219277 (48) 37219970 (48) 37212451 (48) 37215335 (48) 37216647 (48) 32714910 (48) 37218516 (48) 37219884 (48) 37212724 (48) 37212308 (48) 37216250 (48) 37216689 (48) 37216418 (48) 37214588 (48) 37219581 (48) 37219287 (48) 37216132 (48) 37216610 (48) 37217740 (48) 32716132 (48) 37216250 (48) 37212198 (48) 37212896 (48) 37214910 (48) 37215339 (48) 37215341 (48) 37216849 (48) 37216405 (48) 37219901 (48) 37214933 (48) 37216608 (48) 37210000 (48) 37219455 (48) 37216132 (48) 37219819 (48) 37216525 (48) 37219687 (48) 37214119 (48) 37219293 (48) 37216514 (48) 37219232 (48) 37212715 (48) 37214120 (48) 37215351 (48) 37214774 (48) 37219284 (48) 37215067 (48) 37216250 (48) 37215067 (48) 91317192 (48) 37216130 (48) 37214136 (48) 37215473 (48) 37217759 (48) 37219383 (48) 37216850 (48) 37212234 (48) 37217075 (48) 37217801 (48) 37219542 (48) 37215341 (48) 37212715 (48) 37215473 (48) 37212451 (48) 37219284 (48) 37219455 (48) 37216405 (48) 37216130 (48) 37214131 (48) 37216420 (48) 37212308 (48) 37215351 (47) 34356601 (48) 37217801 (48) 37218516 (48) 37219884 (48) 37215335 (48) 37214467 (48) 37219819 (48) 37215333 (48) 37214910 (48) 37217740 (48) 91317192 (48) 37214120 (48) 37216610 (48) 37212398 (48) 37215067 (48) 32714910 (48) 37216849 (48) 37214740 (48) 37215339 (48) 37214774 (48) 37214120 (48) 37219359 (48) 37217338 (48) 37216849 (48) 37212724 (48) 37214136 (48) 37214119 (48) 37214063 (48) 37216850 (48) 37216610 (48) 37216610 (48) 37219232 (48) 37219422 (48) 37217003 (48) 37217075 (48) 37214136 (48) 37216689 (48) 37219733 (48) 37215067 (48) 37219687 (48) 37214164 (48) 37219232 (48) 37214164 (48) 37212198 (48) 37214164 (48) 37212611 (48) 37213527 (48) 37212896 (48) 37219336 (48) 37219738 (48) 37214181 (37) 214774 (48) 37217615 (48) 3319405 (48) 37218314 (37) 215341 (48) 37215351 (48) 37219787 (48) 37216131 (48) 37219000 (48) 37219821 (48) 37217075 (48) 37214049 (48) 37219715 (37) 219581 (48) 37219582 (00) 000000 (37) 219438 (48) 33343441 (48) 37219370 (48) 37219370 (48) 37219930 (48) 37217793 (48) 37216647 (47) 32325100 (48) 3317000 (48) 37217104 (48) 37212451 (55) 0483319422 (48) 37215126 (48) 37212471 (48) 32712471 (48) 37218803 (48) 37212502 (48) 37212471 (55) 04837219422 (48) 37219649 (48) 2343131 (48) 37216132 (48) 37217759 (48) 37219277 (48) 37217772 (48) 37215397 (48) 37212234 (48) 37219150 (48) 3319150 (48) 37219000 (48) 37219542 (48) 37219574 (48) 37216608 (48) 37219752 (48) 37214131 (48) 37219797 (37) 216403 (48) 37219287 (48) 37216130 (48) 37212713 (48) 37212611 (48) 37212308 (48) 37216418 (48) 37219049 (48) 37219383 (48) 37217003 (48) 37219581 (48) 37218516 (48) 37219293 (48) 37219284 (48) 37219412 (48) 37219253 (48) 37219415 (48) 37219901 (48) 37219150 (48) 37214565 (48) 3319359 (48) 33318314 (48) 37219455 (48) 37219365 (48) 37219287 (48) 37219988 (48) 37214785 (48) 37216250 (48) 37212198 (48) 37214588 (48) 37216132 (48) 37216525 (48) 37219412 (48) 37216608 (48) 37216584 (48) 37212626 (48) 37215333 (48) 37216789 (48) 37219847 (48) 37214136 (48) 37216514 (48) 37216514 (48) 37219253 (37) 217759 (48) 37216849 (48) 37219738 (48) 2392030 (48) 32392030 (48) 37219480 (48) 37219970 (48) 37212782 (48) 37219920 (48) 37212602 (48) 37219984 (37) 216849 (48) 37218422 (48) 37219359 (48) 37219000 (48) 37219542 (48) 37214063 (48) 37212198 (48) 37214049 (48) 37212713 (48) 37219000 (48) 37215341 (48) 37214785 (48) 37212724 (48) 37219253 (48) 37218516 (48) 37212234 (48) 37216610 (48) 37216850 (48) 37214119 (48) 37216584 (48) 37216130 (48) 37217615 (37) 37219232 (48) 37219336 (48) 37217338 (21) 27179496 (48) 37219232 (48) 37214164 (48) 37219752 (48) 37219988 (48) 37213527 (48) 37219412 (48) 37219284 (47) 34356601 (48) 37212626 (47) 32325100 (48) 37216849 (48) 37219422 (48) 37214467 (48) 3721 6273 (48) 37217772 (48) 37212398 (48) 37212713 (48) 37219455 (48) 37214933 (48) 37216495 (48) 37212761 (48) 37216797 (48) 37219655 (48) 37214126 (48) 988049412 (48) 37216416 (48) 37216608 (48) 37217075 (48) 37212233 (48) 37216850 (48) 37214884 (48) 37214548 (48) 37219253 (48) 37216944 (48) 37213712 (48) 37212435 (48) 37219098 (48) 37212251 (48) 37214650 (48) 37218638 (47) 32047439 (48) 37214937 (48) 37215167 (48) 37219542 (48) 37214927 (48) 37219574 (48) 37213444 (48) 37213420 (48) 37212929 (47) 37214934 (048) 41040828 (48) 37216402 (48) 37214598 (48) 37217464 (48) 37212518 (48) 37213517 (48) 37214879 (48) 37219899 (48) 37217412 (48) 37213600 (048) 99942941 (48) 97214131
E-mail Institucional do Programa:
gr@contato.ufsc.br
Instituição(ões) Receptora(s)
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
Coordenador:
EMERSON CORDEIRO MORAIS
Logradouro:
AV. PRESIDENTE TANCREDO NEVES, 2501
Telefone(s):
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