Plano Acadêmico:
Objetivos e Metas:
Objetivo: - Aumentar a titulação docente. Metas: - Qualificar docentes para a obtenção do título de Mestre; - Oportunizar o atendimento da demanda local reprimida em Curso Stricto Sensu; - Ensejar aos Especialistas da IES a obtenção do título de Mestre; - Qualificar os docentes para a pesquisa acadêmica em nível Stricto Sensu a partir das matrizes teóricas desenvolvidas no Programa Promotor; - Fomentar o interesse dos docentes para a continuidade de sua formação (Doutorado); - Formar 20 novos mestres em 2018.
Objetivo: - Desenvolver as competências dos docentes para a pesquisa. Metas: - Apoiar o desenvolvimento dos grupos de pesquisa da área do Direito na IES: Grupo de Pesquisa ‘Direito Crítico Penal’ (criado em 2014); - Grupo de Pesquisa ‘Sustentação: Desenvolvimento Social e Ambiental, Direito, Sustentabilidade’ (criado em 2015); Grupo de Pesquisa ‘Direito, Constituição e Sociedade de Risco’ (criado em 2012);
- Fomentar a criação e o desenvolvimento de novos grupos de pesquisa na área do Direito, alinhados com as pesquisas dos alunos do Mestrado; - Incentivar o envolvimento de discentes da UNIDAVI nas pesquisas dos Mestrandos, através das bolsas de Iniciação Científica, já oportunizadas pela IES via Fundo de Apoio à Pesquisa e Extensão (FAPE); - Fomentar a disseminação de conhecimentos e técnicas obtidos no curso pela interação entre colegas nos fóruns acadêmicos realizados bianualmente; - Incentivar a participação dos mestrandos no Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizado anualmente pela UNIDAVI; - Incentivar a publicação de artigos em periódicos de primeira linha (Qualis A e B), produção de livros e publicação em anais de eventos de renome nacional e internacional.
CORPO DOCENTE DO PROGRAMA PROMOTOR
Linha de Pesquisa Hermenêutica, Constituição e Concretização de Direito:
- Prof. Anderson Vichinkeski Teixeira, pós-doutorado na Università degli Studi di Firenze, em 2010;
- Profa. Clarissa Tassinari, ex-bolsista PNPD;
- Prof. Darci Guimarães Ribeiro, pós-doutorado na Università degli Studi di Firenze, em 2014;
- Prof. Gabriel de Jesus Tedesco Wedy, pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 2018;
- Prof. Lenio Luiz Streck, pós-doutorado na Universidade de Lisboa, em 2001;
- Prof. Marciano Buffon, pós-doutorado na Universidade de Sevilha, em andamento;
- Profa. Maria Eugenia Bunchaft, pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina, em 2013;
- Prof. Miguel Tedesco Wedy;
- Profa. Têmis Limberger, pós-doutorado na Universidad de Sevilla, em 2013.
Linha de Pesquisa Sociedade, Novos Direitos e Transnacionalização
- Prof. Délton Winter de Carvalho, pós-doutorado na University of California, Berkeley, em 2013;
- Profa. Fernanda Frizzo Bragato, pós-doutorado na University of London, em 2012;
- Prof. Gerson Neves Pinto;
- Prof. José Rodrigo Rodriguez;
- Prof. Leonel Severo Rocha, pós-doutorado na Università di Lecce (Salento), em 1996;
- Profa. Luciane Klein Vieira;
- Profa. Raquel Von Hohendorff;
- Prof. Vicente de Paulo Barretto;
- Prof. Wilson Engelmann, pós-doutorado na Universidad de Santiago de Compostela, em 2018.
DISCIPLINAS
- Hermenêutica Jurídica – Prof. Lenio Luiz Streck – 3 créditos – 45h/a;
- Teoria do Direito – Prof. Leonel Severo Rocha – 3 créditos – 45h/a;
- Teoria Constitucional – Prof. Anderson Vichinkeski – 3 créditos – 45h/a;
- Direito Comunitário – Profa. Luciane Klein Vieira - 3 créditos – 45h/a;
- Jurisdição e Processo – Prof. Darci Guimarães Ribeiro – 3 créditos – 45h/a;
- Direitos Humanos – Profa. Fernanda Frizzo Bragato - 3 créditos – 45h/a;
- Direito, Estado e Justiça – Prof. Miguel Tedesco Wedy - 3 créditos – 45h/a;
- Direito e Globalização – Prof. José Rodrigo Rodriguez - 3 créditos – 45h/a.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios
Laboratórios: CAMPUS CENTRAL Laboratório de Informática I Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Direito, Educação Especial, Educação Física – Licenciatura, Educação Física – Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Geografia, História, Jornalismo, Marketing, Pedagogia, Psicologia, Sistemas de Informação, Sociologia, Tecnologia em Comunicação Institucional, Tecnologia em Design de Interiores, Tecnologia em Design de Gráfico e Tecnologia em Processos Químicos. Equipamentos: 16 Computadores; 1 Quadro interativo; 1 Projetor; 1 Rack Mobiliários: 3 Ar-condicionados; 8 Bancada; 41 Cadeira; 1 Estante; 1 Mesa com teclado; 1 Quadro de vidro. Laboratório de Informática II Equipamentos: 17 Computador; 1 Projetor; 1 Rack; 1 Switch Mobiliários: 1 Ar condicionado; 8 Bancada; 1 Estante; 41 Cadeira; 1 Mesa; 1 Quadro de vidro; 1 Tela de projetor. Laboratório de Informática III Equipamentos: 25 Computador; 1 Projetor; 1 Rack; 1 Switch Mobiliários: 1 Ar condicionado; 8 Bancada; 1 Estante; 42 Cadeira; 1 Mesa com teclado; 1 Mesa; 1 Quadro de vidro; 1 Tela de projetor.
Laboratório de Informática IV Equipamentos: 24 Computador; 1 Projetor; 1 Rack Mobiliários: 2 Ar condicionado; 8 Bancada; 42 Cadeira; 1 Estante; 1 Quadro de vidro Laboratório de Informática V Equipamentos: 31 Computador; 1 Projetor; 1 Rack Mobiliários: 1 Ar condicionado; 32 Bancada; 55 Cadeira; 1 Cadeira giratória; 1 Mesa; 1 Quadro de vidro Laboratório de Informática VI Equipamentos: 50 Computador; 1 Projetor; 1 Rack; 1 Switch Mobiliários: 2 Ar condicionado; 11 Bancada; 50 Cadeira; 4 Mesa; 1 Quadro de vidro; 1 Tablado Programas Instalados e Disponibilizados via Rede para os Laboratórios (I-VI) 7 zip; Adobe Photoshop CS5; Adobe Reader XI; Argo UML; Astah Community 6.7; AutoCAD 2015; Bizagi Modeler; CDBurner XP; CorelDRAW x5; Decision Explorer; Enterprise Architect; Google SketchUp 8; IntelliJ IDEA; Java; Microsoft Office 2013; NetBeans IDE 8.0.2; Notepad ++; VirtualBox 4.3; PostgreSQL 9.4; PSPad Editor; Python 3.4.3; QiCAD Viewer V4; Scilab 5.4; SolidWorks 2014; SQL Power Architect; WampServer 2.5; Pzim (Pascalzinho); Google Chrome; Mozilla Firefox; iTALC; iReport 5.5; Microsoft Project 2013. Outros programas: conforme solicitação dos Docentes e liberação. Laboratório de Práticas Jurídicas Equipamentos: 16 Computador Lenovo Intel Core 2 Duo CPU 2.94 GHz; 2 Impressora laser; 1 Nobreak; 1 Scanner.
Mobiliários: 2 Ar condicionado; 4 Armário 2 portas; 4 Arquivo 4 gavetas; 35 Cadeira fixa; 18 Cadeira executiva; 1 Conexão de mesa; 7 Mesa com extensão gota; 2 Gaveteiro; 3 Guichê; 6 Longarina; 11 Mesa; 1 Mesa redonda; 1 Bebedouro Laboratório de Administração Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Direito, Educação Especial, Educação Física – Licenciatura, Educação Física – Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Geografia, História, Jornalismo, Marketing, Pedagogia, Psicologia, Sistemas de Informação, Sociologia, Tecnologia em Comunicação Institucional, Tecnologia em Design de Interiores, Tecnologia em Design de Gráfico e Tecnologia em Processos Químicos. Equipamentos: 13 CPU Lenovo Intel Core 2 Duo CPU 2.93 GHz; 50 Monitor; 14 NComputing x350; 2 PC Thinkcentre A70; 1 Projetor Programas: Windows 7 32 bit Mobiliários: 1 Ar condicionado; 36 Mesa; 1 Quadro de vidro; 1 Tablado Laboratório de Ciências Contábeis Equipamentos: 1 Caixa de som amplificada; 9 CPU Lenovo Intel Core 2 Duo CPU 2.94 GHz; 41 Monitor; 10 NComputing x350; 2 PC Thinkcentre A70; 1 Projetor; 1 Rack; 1 Switch Programas: Windows 7 32 bit Mobiliários: 2 Ar condicionado; 31 Mesa; 1 Quadro de vidro; 1 Tablado Laboratório de Ciências Econômicas Equipamentos: 1 Caixa de som amplificada; 4 CPU Lenovo Intel Core 2 Duo CPU 2.93 GHz; 17 Monitor; 4 NComputing x350; 1 PC Thinkcentre A70; 1
Projetor Programas: Windows 7 32 bit Mobiliários: 4 Baia; 1 Cadeira giratória; 1 Ar condicionado; 1 Mesa; 1 Quadro de vidro; 1 Tablado Laboratório de Pesquisa e Marketing Cursos: Área de Ciências Socialmente Aplicáveis/Extensão Equipamentos: 5 CPU Lenovo Intel Core 2 Duo CPU 2.93 GHz Programas: Windows 7 Professional Mobiliários: 5 Cadeira fixa; 1 Mesa; 1 Mesa redonda
Biblioteca da UNIDAVI
A Biblioteca Central da UNIDAVI e suas Bibliotecas Setoriais adotam o Pergamum™ como Sistema Gerenciador de Informação. Por meio do Sistema gerencia-se, armazena-se, organiza-se e dissemina-se toda e qualquer informação que diz respeito ao acervo bibliográfico, a fim de que a UNIDAVI possa atender aos interesses e necessidades de informação dos usuários. Por ser um sistema integrado, o Pergamum oferece acesso a um catálogo coletivo de pesquisa tanto para as Bibliotecas da Instituição como para as Bibliotecas Universitárias do País que fazem parte desta Rede. A Biblioteca conta, ainda, com um setor de multimeios e mídias (da biblioteca) e espaços expositivos. A Biblioteca Central está localizada no Campus de Rio do Sul, dividida em três pisos. No térreo, encontra-se a Cinemateca e a Sala para Reuniões do grupo de mestrandos com os professores do Minter, sendo que a sala conta com 59,29m². No segundo piso com 720,11m², encontram-se a Coordenação, Processamento Técnico, Aquisição, Seção de Atendimento ao Usuário, Espaços para Estudo, Salas de Estudo Individual/Grupo. Em relação a estes últimos itens, a biblioteca possui várias mesas disponíveis para estudo e a cada mesa podem ser plugados Notebooks/Laptops para estudo individual. Já as Salas de Estudo Individual/Grupo possuem isolamento acústico. Existem seis salas no total que serão disponibilizadas para os alunos do Minter para realização de pesquisas e atividades acadêmicas, servindo também para que os professores da IES Promotora possam realizar reuniões de orientação. No terceiro piso com 711,22m², encontra-se a Coleção de Livros, Coleção de Periódicos, Coleção de Multimeios, Coleção de Braille e Salas de Estudo Individual/Grupo. O acervo geral da Biblioteca Central da UNIDAVI inclui, ainda, especificamente para temáticas relacionadas ao Direito, a seguinte coleção de recursos: Acervo Geral da Biblioteca Central – 2015 Direito (específicos) Tipo de Material Títulos Exemplares Livros4094 11048 Folhetos 19 29 Artigos89 Dissertações11 11 Monografia89 95 Teses02 02 Periódicos186 4811 Anuário05 05 Dicionário36 53
Guia02 02 Relatório03 03 Vocabulário09 20 DVD06 32 Gravação de Vídeo23 39 CD-ROM40 75 Total4614 16225 A Biblioteca da UNIDAVI possui um considerável acervo de obras jurídicas, que são constantemente atualizadas e melhoradas. Em termos de acesso à base de dados, à custa do perfil da UNIDAVI, possui-se uma biblioteca típica de graduação. Entretanto, para este ano vários projetos ocorrem para a contratação de bases de dados como EBSCO e outras. A UNIDAVI possui acesso a 60% do Portal de Periódicos CAPES. É relevante mencionar que, com o objetivo de preencher estas lacunas, a UNISINOS oferecerá acesso remoto aos alunos do Minter a E-Books, Acervo Digital e o acesso integral ao Portal de Periódicos CAPES. Por meio da plataforma Minha Biblioteca, estudantes terão acesso rápido e fácil a milhares de títulos acadêmicos entre as principais publicações de diversas áreas de especialização: direito, ciências sociais aplicadas, saúde, entre outras. A Biblioteca Virtual 3.0 Universitária é um acervo digital composto por aproximadamente 3.000 títulos, que abordam diversas áreas do conhecimento, tais como: administração, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, medicina, enfermagem, psiquiatria, gastronomia, turismo e outras. No que diz respeito aos periódicos (base completa) através do Portal CAPES, a UNISINOS disponibiliza uma vasta coleção de e-books nacionais e internacionais, em diversas áreas do conhecimento. Na coleção encontram-se materiais dos editores IEEE, ACM, EBSCO, Alexander Street Press, Elsevier, BioOne, entre outros. A Biblioteca disponibiliza, ainda, especificamente para a área do Direito a assinatura da Base de Dados Lex Magister®, recentemente adquirida. De um lado, a tradição e a credibilidade da LEX Editora, com 75 anos de atuação reconhecida pelo mercado, e de outro o moderno conceito de publicações da Editora Magister, líder no segmento de assinaturas de periódicos jurídicos no País. O Magister Net é o melhor sistema de pesquisas online do mercado, trazendo conteúdo jurisprudencial, legislativo, doutrinário e prático-processual de alta qualidade e confiabilidade, além de exclusivo cruzamento de informações entre documentos da base de dados por links de hipertexto.
E o primeiro reconhecido como Repositório Autorizado pelo STF, STJ e TST. A Biblioteca também possui a assinatura da plataforma multidisciplinar EBSCOhost®. Empresa irmã da EBSCO Information Services, a EBSCO Publishing é o fornecedor do EBSCOhost®, o recurso eletrônico pago mais utilizado por bibliotecas ao redor do mundo. A EBSCO Publishing é o principal agregador de bases de dados do mundo, oferecendo uma suíte de mais de 200 bases de dados de pesquisa em texto completo e resumo. A partir de uma biblioteca eletrônica de dezenas de milhares de periódicos em texto completo, magazines, relatórios e vários outros tipos de publicações de renomados editores, a EBSCO atende as necessidades de conteúdo de todos os pesquisadores. Um dos objetivos de um projeto de MINTER é justamente viabilizar o acesso à Biblioteca da IES Promotora, no caso da Unisinos. Na Unisinos, os alunos do MINTER ainda poderão solicitar, caso o livro ou a revista não esteja no acervo físico, a busca de materiais de pesquisa por meio do Setor de Multimeios e COMUT.
Nas salas de estudo individuais com isolamento acústico, é possível utilizar Skype para orientações entre o mestrando e o orientador. A UNIDAVI também dispõe de uma Sala de Videoconferência no Parque Universitário da UNIDAVI (Encontro dos Rios) com diversas mesas para alunos/espectadores e microfones para interação. Sendo um espaço importante para a interação entre a IES Promotora e a IES Receptora. Os alunos e professores do MINTER também poderão utilizar a videoconferência existente na Sala dos Conselhos Superiores, capacidade para mais de 30 pessoas sentadas em duas mesas estilo conference room (uma interna e uma externa), com microfone, datashow e ar condicionado. Todos esses espaços viabilizam a realização de aulas, orientações e conferências entre os alunos do MINTER e professores do PPG da Unisinos, além de viabilizar atividades de conferências com palestrantes nacionais e internacionais. Trata-se de possibilidades tecnológicas que qualificam a orientação e a pesquisa que sustenta o projeto do MINTER. Ainda em relação à infraestrutura, a UNIDAVI possui uma Sala de Professores com seis computadores de uso individual (sala de convivência), uma TV Tela Plana, DVD Player e uma Impressora LaserJet. Para as aulas, haverá uma sala de aula com ar condicionado, equipamento de projeção, computador e acesso à Internet. Esta sala se localiza na área das Ciências Jurídicas da UNIDAVI.
A instituição possui ainda: - Salas de aula: 70 (capacidade: 30 alunos); - Sala Magna (capacidade: 100 alunos); - Sala Nobre (capacidade: 75 alunos); - Laboratório de Prática Jurídica (capacidade: 15 alunos); - Bloco G (capacidade: 75 alunos); - Bloco B (um anfiteatro/capacidade: 50 pessoas, três laboratórios); - Laboratórios de Informática na Sede: 7 (capacidade média: 30 alunos);
- Estacionamento da instituição: 100 vagas. Todas as salas de aula, a Sala Magna, a Sala Nobre, o Anfiteatro e o NPJ possuem projetores de apresentações, computadores (CPU) (conforme reserva confirmada mensalmente), mesas e cadeiras para acomodar os discentes e disponibilidade de rede wireless. Existem duas salas amplas disponibilizadas para professores bem como salas específicas para os mestrandos equipadas com ilhas de computadores, além da Sala de Reuniões de NDE (Biblioteca Central) e da Sala de Estudos do NPJ (seis cadeiras e uma mesa). Os discentes podem, ainda, contar com o Departamento de Áudio e Suporte/TI: 10 funcionários e a Cozinha e Suporte/Infraestrutura: 4 funcionários.