Dados do Programa
Tipo do Programa:
Projeto de Cooperação entre Instituições - Mestrado
Número da Proposta:
1/2022
Período de Vigência:
01/08/2022
a
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
20
Data de Fim Previsto:
31/07/2024
Local de Execução do Projeto:
Paulo Afonso - BA
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
O currículo do PPGEnsino é integralizado em 540 (quinhentas e quarenta) horas no Mestrado, sendo compreendido por disciplinas do ciclo obrigatórias e eletivas, Estudos Independentes e orientações. O Mestrado tem duração mínima de um ano e máxima de dois anos. Em casos excepcionais, o Conselho do PPGEnsino poderá prorrogar o prazo por mais 12 (doze) meses para o nível de Mestrado. O período letivo no curso de Mestrado é organizado em regime regular e regime intensivo. As aulas podem ser ministradas nos turnos matutino, vespertino, noturno ou integral, atendida a duração mínima exigida em lei. Constituem componentes curriculares do PPGEnsino: as disciplinas; os estudos independentes e de orientação; a proficiência em língua estrangeira em nível de pós-graduação. Para o Mestrado, é obrigatória a proficiência em uma língua estrangeira. Alunos oriundos de países cuja língua oficial não seja a portuguesa devem prestar proficiência em Língua Portuguesa. O Conselho pode aproveitar proficiência em língua estrangeira realizada no período de até 5 (cinco) anos, a contar da data da realização da prova e considerando a data do encaminhamento via protocolo. O Conselho aceitará documento comprobatório que informe aprovação ou nota igual ou superior a 7,0 (sete). Para a conclusão do Mestrado são obrigatórias 300 (trezentas) horas de disciplinas, sendo as disciplinas aprovadas pelo Conselho. O aluno do Mestrado deve cursar, no mínimo, cinco disciplinas obrigatórias e cinco disciplinas eletivas, sendo uma obrigatoriamente por área de formação. Os Estudos Independentes, igualmente obrigatórios, compreendem número total mínimo exigido de 60 (sessenta) horas para a conclusão do Mestrado, realizadas dentro do período do curso. São 180 (cento e oitenta) horas de atividades de orientação para o Mestrado. A Banca de Qualificação será composta: pelo orientador e pelo coorientador, quando for o caso, ambos sem direito a arguição; no Mestrado: por, no mínimo, dois professores indicados pelo orientador, sendo um interno ao programa e um externo à Instituição, aprovados pelo Conselho. A titulação dos membros da Banca de Qualificação deve ser de Doutor. A Banca de Qualificação tem a função de avaliar o projeto de pesquisa, emitindo parecer sobre ele, e pode: aprová-lo; reprová-lo. Em caso de reprovação, nova banca deverá ser protocolada após correções do trabalho. Caso os membros externos não possam comparecer presencialmente, poderão participar da Banca de Qualificação por meio de videoconferência. O trabalho de conclusão do PPGEnsino constitui-se em dissertação para estudantes do Mestrado, sendo de responsabilidade individual do estudante o resultado do projeto executado sob a orientação do professor orientador. O aluno que se encontra apto a realizar a defesa de sua dissertação deve protocolar sua banca de defesa de dissertação, no mínimo 30 (trinta) dias antes da data prevista para a defesa. A Comissão Examinadora da dissertação deve ser composta pelo orientador e pelo coorientador, quando for o caso, sem direito a arguição; três doutores para o Mestrado, sendo obrigatoriamente um interno ao programa e um externo à Instituição. O julgamento da dissertação é feito mediante defesa oral, em sessão pública, presidida pelo orientador, cabendo aos membros da Banca a elaboração de pareceres individuais, sendo a dissertação aprovada ou reprovada. O resultado final é aquele da maioria da Comissão Examinadora com direito a voto, expresso em Ata, com a elaboração de parecer aprovado por toda a Comissão Examinadora. A versão final do trabalho de conclusão deve ser protocolada na Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu, com as reformulações sugeridas pela Comissão Examinadora constantes na Ata, quando for o caso, com aval do orientador e do coordenador, quando existir.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O Instituto Mandacaru de Desenvolvimento Humano, nome de fantasia da Associação Educacional e Cultural Mandacaru, fundada de fato no ano de 1997, na cidade de Paripiranga, quando Dom Mário Zanetta, Bispo da Diocese de Paulo Afonso, solicitou ao Pe. Gilmar Maranduba Costa Conceição que reunisse algumas pessoas em torno de ações não governamentais para assegurar às pessoas carentes o direito à educação, cultura e inclusão social, passando a ter Personalidade Jurídica no ano de 2004. A Associação recebeu esse nome em alusão a grande presença do Mandacaru na região, é uma planta nativa do nordeste do Brasil, cacto resistente às inconstâncias climáticas do sertão, em período de seca intensa é o único verde possível de se ver, sendo assim adotada como símbolo de resistência. O Instituto Mandacaru de Desenvolvimento Humano tem como missão situar as pessoas como centro de desenvolvimento, promovendo a realização de seu potencial, o aumento de suas possibilidades e o desfrute da liberdade. Oportunizando qualificação profissional, resgate cultural, e mecanismo para a promoção da igualdade social e melhoria da qualidade de vida. O Instituto mandacaru de Desenvolvimento Humano traz em seu Estatuto várias finalidades:
Manter intercâmbio com outras instituições afins, para maior integração e troca de experiência;
✔ Prestar Assessoria e Consultoria especializada nas áreas: Empresarial, Educacional, Social, Cultural, Esportiva e Ambiental;
✔ Promover congressos, cursos, seminários, palestras, encontros e outros eventos n o desenvolvimento e aprimoramento profissional e / ou cultural;
✔ Desenvolver diálogo de acordo com a cultura contemporânea, levando em conta a significação dos estudos históricos, literários, e filosóficos para a compreensão do mundo;
✔ Criar e manter instituições educacionais nos diversos níveis;
✔ Manter convênios com instituições de nível superior para a manutenção de cursos de graduação, pós graduação e extensão;
✔ Manter convênio com instituição de Ensino Técnico;
✔ Organizar campanhas para a coleta de bens e serviços a famílias carentes;
✔ Desenvolver projetos socioeducativos;
✔ Promover ações ambientais para a melhoria da qualidade de vida humana, e preservação dos recurso naturais;
✔ Realizar convênios com órgãos governamentais ou não para a manutenção de projetos sociais, culturais e educativos;
✔ Prestar consultoria a grupos de pequenos agricultores na manutenção de projetos sustentáveis;
✔ Realizar campanhas, mutirões e convênios para a promoção de habitação para famílias carentes;
✔ Promover ações que visem o controle populacional de animais de rua e medidas para coibir o abandono de cães e gatos;
✔ Promover ações ambientais para a melhoria da qualidade de vida humana e preservação dos recursos naturais;
✔ Promover eventos esportivos / recreativos;
✔ Promover ações e projetos voltados para a inclusão da pessoa com deficiência: Visual, Auditiva, Física e intelectual/mental;
✔ Dar atendimento Biopsicossocial a pessoa em Vulnerabilidade;
Nestes anos de atuação o Instituto Mandacaru desenvolveu, por meio do Departamento de Educação Dom Mário Zanetta diversas ações no campo de formação e qualificação profissional, efetuando para isso diversos convênios com outras instituições educacionais, por exemplo, com o Colégio Guilhermina Almeida para a oferta do normal médio, e com a Escola de Formação Técnica em Saúde Carneiro do Vale, para a oferta do Curso Técnico em Enfermagem. No Ensino Superior atua por meio de convênios de cooperação, seguindo suas finalidades estatutárias: “Manter convênios com instituições de nível superior para a manutenção de cursos de graduação, pós – graduação e extensão”. Nestes anos de existência foram várias investidas, com diversos parceiros, como é possível ver acima, sempre tendo em vista o enriquecimento de oferta de oportunidades para o acesso ao conhecimento e melhoramento da qualidade de vida. Por fim, a nossa sede está localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 830, Centro, Paulo Afonso-Bahia. Contando com: recepção; sala de espera; secretaria; sala de coordenação; laboratório de informática medindo, com 12 computadores; uma cantina; depósito; sala de gravação de vídeo; biblioteca física, sendo 6m por 6m com bancadas e salas para estudos; três banheiros; uma sala de leitura; 1 Sala de aula com 10 cm por 5cm; 1 Sala de aula de 15 cm por 6 m. Temos uma estrutura que atende ao que nos propomos a realizar.
Cronograma de Atividades:
CRONOGRAMA DAS AULAS - PCI EM ENSINO UNIVATES/INSTITUTO MANDACARU
DATAS
DISCIPLINA
PROFESSORES
05/08/2022 T/N(PF*)
06/08/2022 M/T(PF)
12/08/2022 N(PS**)
13/08/2022 M(PS)
OBRIGATÓRIA – 30 HORAS
PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Ieda Maria GIongo (presencial)
Angélica Vier Munhoz
Suzana Feldens Schwertner
19/08/2022 T/N(PF)
20/08/2022 M/T(PF)
26/08/2022 N(PS)
27/08/2022 M(PS)
ELETIVA POR ÁREA DE CONHECIMENTO – 30 HORAS
LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO
Kári Lúcia Forneck (presencial)
Silvana Neumann Martins
16/09/2022 T/N(PF)
17/09/2022 M/T(PF)
23/09/2022 N(PS)
24/09/2022 M(PS)
OBRIGATÓRIA – 30 HORAS
EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE
Suzana Feldens Schwertner (presencial)
Rogério José Schuck
Morgana Domênica Hattge
21/10/2022 T/N(PF)
22/10/2022 M/T(PF)
28/10/2022 N(PS)
29/10/2022 M(PS)
ELETIVA I - 30 HORAS
CURRÍCULO, INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE
Angélica Vier Munhoz (presencial)
Morgana Domênica Hattge
Fabiane Olegário
18/11/2022 T/N(PF)
19/11/2022 M/T(PF)
25/11/2022 N(PS)
26/11/2022 M(PS)
OBRIGATÓRIA – 30 HORAS
PESQUISA EM ENSINO
Derli Juliano Neuenfeldt (presencial)
Jacqueline Silva da Silva
Neli Teresinha Machado
INTERVALO DEZ – JAN – FEV (Pesquisa individual e orientações)
10/03/2023 T/N(PF)
11/03/2023 M/T(PF)
17/03/2023 N(PS)
18/03/2023 M(PS)
OBRIGATÓRIA – 30 HORAS
FUNDAMENTOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Eniz Conceição Oliveira (presencial)
José Cláudio Del Pino
Andréia Guimarães Strohschoen
Jane Herber
14/04/2023 T/N(PF)
15/04/2023 M/T(PF)
28/04/2023 N(PS)
29/04/2023 M(PS)
ELETIVA II – 30 HORAS
FILOSOFIA DA CIÊNCIA
Rogério José Schuck (presencial)
Andréia Guimarães Strohschoen
José Cláudio Del Pino
05/05/2023 T/N(PF)
06/05/2023 M/T(PF)
12/05/2023 N (PS)
13/05/2023 M(PS)
OBRIGATÓRIA – 30 HORAS
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Marli Teresinha Quartieri (presencial)
Ieda Maria Giongo
José Cláudio Del Pino
19/05/2023 T/N(PF)
20/05/2023 M/T(PF)
26/05/2023 N(PS)
27/05/2023 M(PS)
ELETIVA IV – 30 HORAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENDÊNCIAS DOS ESTUDOS E TRABALHO DOCENTE
Jacqueline Silva da Silva (presencial)
Silvana Neumann Martins
Marli Teresinha Quartieri
02/06/2023 T/N(PF)
03/06/2023 M/T(PF)
16/06/2023 N(PS)
17/06/2023 M(PS)
ELETIVA III - 30 HORAS AMBIENTES VIRTUAIS E EDUCAÇÃO A DIST NCIA
Maria Madalena Dullius (presencial)
Kári Lúcia Forneck
Derli Juliano Neuenfeldt
*PS = Presencial síncrono
**PF = Presencial físico.
M= Manhã
T= Tarde
N= Noite
Horário das aulas
Manhã: 8h às 12h
Tarde: 13h30min às 17h30min
Noite: 18h às 22h
Instituição Promotora
Coordenador:
ROGERIO JOSE SCHUCK
Instituição de Ensino:
42014018 FUNDACAO VALE DO TAQUARI DE EDUCACAO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - FUVATES (UNIVATES)
Logradouro:
RUA AVELINO TALLINI, 171
Município-UF:
Lajeado -
RS
Telefone(s):
(51) 3714 7000 (51) 37147006 (51) 37147001 (51) 3714 7001 (51) 37147001 (51) 37147000 (51) 37147000 (37) 147000 (51) 37147000 (51) 37147010 (51) 37147001 (51) 37147000 (51) 37147037 (51) 37147000 (51) 37147000 (51) 37147000 (51) 37147037 (51) 37147000
E-mail Institucional do Programa:
sec.propex@univates.br
Instituição(ões) Receptora(s)
ASSOCIACAO EDUCACIONAL E CULTURAL MANDACARU
Coordenador:
EDSON PEIXOTO ANDRADE
Logradouro:
AVENIDA MANOEL FRAGA DIAS, 346
Município-UF:
Simão Dias -
SE
Telefone(s):
(51) 3714 7000 (51) 37147006 (51) 37147001 (51) 3714 7001 (51) 37147001 (51) 37147000 (51) 37147000 (37) 147000 (51) 37147000 (51) 37147010 (51) 37147001 (51) 37147000 (51) 37147037 (51) 37147000 (51) 37147000 (51) 37147000 (51) 37147037 (51) 37147000
E-mail Institucional do Programa: