Plano Acadêmico:
1- Objetivos e Metas
São objetivos do presente projeto de Minter: a) viabilizar a formação de mestres em educação do quadro docente do IFMT, tendo em vista elevar a qualificação do corpo docente da instituição; b) contribuir com a nucleação e o fortalecimento de grupos de pesquisa na área de educação no âmbito do IFMT; c) contribuir com o fortalecimento e estabelecimento de condições para a criação de novos cursos de pós-graduação no IFMT, sobretudo na área de educação; c) contribuir com a produção de conhecimento de temas de pesquisas que respondam a necessidades do estado de Mato Grosso, ampliando o comprometimento institucional com o desenvolvimento da região; d) contribuir para o surgimento, no âmbito do IFMT, de novas vocações para pesquisa, mediante o incentivo à participação de bolsistas de iniciação científica; e) contribuir para o estabelecimento de parcerias duradouras entre o PPGE/FE/UFG e os grupos de pesquisa no IFMT.
2 - Critérios e sistemática de seleção dos alunos
O processo de seleção dos alunos será realizado com os mesmos critérios e procedimentos adotados nos processos seletivos de ingresso dos alunos regulares no PPGE/FE/UFG firmados anualmente por meio de editais. A diferença está na inclusão de uma etapa anterior à publicação do edital e na possibilidade da realização de algumas etapas do processo seletivo no IFMT, em Cuiabá, conforme descrito a seguir. Estão habilitados à inscrição os professores e técnicos administrativos em educação do IFMT com graduação plena. O processo seletivo será feito nas seguintes etapas: a) mesa-redonda realizada no IFMT, em Cuiabá, com participação de pelo menos dois docentes do PPGE/FE/UFG. Os candidatos em potencial ao processo seletivo deverão ser convidados a participar desta mesa-redonda pelo IFMT por meio de um ofício ou documento equivalente. A mesa-redonda será aberta aos demais interessados. Esta atividade tem por finalidade de prestar esclarecimentos e orientações referentes às peculiaridades da modalidade de curso Minter/CAPES em geral, ao curso Minter UFG/IFMT em particular, as Linhas de Pesquisa do PPGE e seus enfoques temáticos, as diferentes etapas do processo seletivo, os documentos necessários e, especialmente, as orientações para elaboração do memorial e do projeto de pesquisa; b) publicação do Edital; c) homologação das inscrições pela Coordenadoria do PPGE; e)processo de seleção, que constará sequencialmente de: i)prova escrita, em caráter eliminatório (nota mínima: 7,0); ii) análise do projeto de pesquisa, em caráter eliminatório (nota mínima: 7,0); iii) exame de suficiência em uma língua estrangeira: Inglês, Francês, Italiano ou Espanhol, com caráter eliminatório (nota mínima: 6,0), iv) exame oral: análise do currículo LATTES, defesa do memorial e do projeto de pesquisa, em caráter eliminatório (nota mínima: 7,0); f) o resultado final com a classificação dos candidatos será obtido pela média aritmética das notas obtidas na Prova Escrita (PE), na Análise do Projeto (AP) e no Exame Oral (EO). g) a prova escrita, o exame de suficiência e o exame oral serão realizadas no IFMT em Cuiabá, com a presença de docentes do PPGE/FE/UFG.
3 – Estrutura Básica de Programação:
3.1 Disciplinas a serem ofertadas:
Nome da Disciplina - Carga Horária - Docente(s) Responsável(eis) - Local da oferta - Data da Oferta - Observação
Na Instituição Receptora 16/03/2015 Disciplina Obrigatória
Educação Brasileira
120 horas
Docente DIANE VALDEZ
Na Instituição Promotora 17/08/2015
Reestruturação produtiva e educação
120 horas
Docente JOAO FERREIRA DE OLIVEIRA
Na Instituição Promotora 10/08/2015 Disciplina Obrigatória
Pesquisa em Educação
120 horas
Docente MARILIA GOUVEA DE MIRANDA
Na Instituição Promotora 17/08/2015 Disciplina Eletiva
Formação e profissionalização de professores(as):epistemologias, pesquisas e perspectivas críticas
120 horas
Docentes SOLANGE MARTINS OLIVEIRA MAGALHAES e RUTH CATARINA CERQUEIRA RIBEIRO DE SOUZA
Na Instituição Promotora 17/08/2015 Disciplina Eletiva
Filosofia da Educação
120horas
Docente ILDEU MOREIRA COELHO
Na Instituição Promotora 17/08/2015 Disciplina Eletiva
Sociologia e educação: Pierre Bourdieu
120 horas
Docentes JADIR DE MORAIS PESSOA e JOAO FERREIRA DE OLIVEIRA
Na Instituição Promotora 17/08/2015 Disciplina Eletiva
Trabalho docente: epistemologia, teoria e produção do conhecimento
120 horas
Docente WANDERSON FERREIRA ALVES
Na Instituição Promotora 17/08/2015 Disciplina Eletiva
A escola nas tramas da educação, da cultura e da política
120 horas
Docente JOSE ADELSON DA CRUZ
Na Instituição Promotora 17/08/2015 Disciplina Eletiva
Trabalho docente, pedagogia e didática
120 horas
Docente SANDRA VALERIA LIMONTA
Na Instituição Promotora 18/08/2014 Disciplina Eletiva
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E TRABALHO EDUCATIVO
120 horas
Docente REGIS HENRIQUE DOS REIS SILVA
Na Instituição Promotora 17/08/2015 Disciplina Eletiva
CULTURA, ARTE E EDUCAÇÃO: TENSÕES ENTRE REPRODUÇÃO E RESISTÊNCIA
120 horas
Docente JULIANA DE CASTRO CHAVES
Na Instituição Promotora 17/08/2015 Disciplina Eletiva
ESTÉTICA, EDUCAÇÃO E IMAGENS DA ARTE
120 horas
Docente RITA MARCIA MAGALHAES FURTADO
Na Instituição Promotora 17/08/2015 Disciplina Eletiva
JUVENTUDE E EDUCAÇÃO
120 horas
Docente EDNA MENDONCA OLIVEIRA DE QUEIROZ
Na Instituição Promotora 17/08/2015 Disciplina Eletiva
Docência e identidade profissional
120 horas
Docente NANCY NONATO DE LIMA ALVES
Na Instituição Promotora 17/08/2015 Disciplina Eletiva
Políticas e gestão da Educação superior e universidade no Brasil
120 horas
Docente NELSON CARDOSO AMARAL
3.2 Planejamento do Estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor:
Está previsto um estágio obrigatório para o período de agosto a dezembro de 2015, quando os alunos do Minter complementarão os créditos das disciplinas em Goiânia. Além disso, os alunos deste Minter terão uma licença de seis meses para a redação da tese, em período a ser definido em comum acordo com o orientador. A experiência anterior do PPGE na oferta de cursos Minter tem confirmado a importância do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor. Segundo nossa avaliação essa é uma oportunidade para que o aluno possa se dedicar integralmente às disciplinas e às primeiras atividades de orientação, como a revisão do projeto de pesquisa. Além disso, o estágio permite a convivência dos alunos do Minter com os docentes do curso, com outros alunos dos cursos regulares do PPGE e da Faculdade de Educação, em especial com aqueles vinculados à sua Linha de Pesquisa, o que contribui para que eles possam ampliar interesses e perspectivas de reflexão e atuação sistemática na área. Os alunos do Minter terão oportunidade de participar de eventos e outras atividades extracurriculares na Faculdade de Educação e na UFG. Outras informações sobre a estrutura básica do Minter. O curso de Mestrado compõe-se de disciplinas e atividades complementares, que totalizam 32 créditos. Cada disciplina corresponde a oito créditos e cada crédito corresponde a 15 horas de atividades em disciplinas, ou a 45 horas de atividades complementares. Para a integralização dos 32 créditos exigidos, os alunos do Minter deverão cursar, inicialmente, no primeiro semestre letivo de 2015, na IFMT, as seguintes disciplinas: a) Pesquisa em Educação; b) Educação Brasileira. As disciplinas eletivas serão cursadas no período do estágio obrigatório na sede do PPGE. Todas as disciplinas têm a carga horária de 120 horas, sendo que 60 horas são presenciais. Em cada semestre letivo o PPGE oferece cerca de 10 disciplinas para a escolha dos alunos. Para a integralização do currículo, são atribuídos 16 créditos à defesa e aprovação da dissertação. O aluno do Minter, tal como o aluno regular do PPGE, poderá cursar, com o assentimento do orientador, disciplinas em outros programas de pós-graduação na UFG ou em programas de outras IES recomendados pela Capes. O prazo previsto para conclusão do curso de mestrado é de no: mínimo de 18 meses e máximo de 24 meses, contados a partir da matrícula inicial. Antes de completar 24 meses, o aluno poderá requerer, à Coordenadoria do PPGE, prorrogação de prazo para defesa da dissertação até o limite máximo de 06 meses, desde que já tenha feito Exame de Qualificação e com a concordância do orientador. Durante os dois primeiros semestres do curso, os alunos deverão concluir a integralização dos créditos, receber de forma mais sistemática o trabalho de orientação e outros procedimentos para o andamento dos projetos de dissertação. O restante do prazo previsto para a conclusão do curso será empregado na realização da pesquisa, Exame de Qualificação, elaboração da dissertação e defesa pública, conforme regulamento do PPGE/FE/UFG. Os encontros presenciais de orientação poderão ocorrer em Goiânia ou no IFMT.
4 - Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres e doutores
Os professores do IFMT que serão alunos do Minter pertencem a várias unidades do IFMT no Mato Grosso. Essa perspectiva de que os doutores formados no Minter atuarão em unidades distintas já é um indicador de que o risco de endogenia será minimizado. Além disso, as diferentes temáticas e abordagem teórica das Linhas de Pesquisa do PPGE ampliam em muito as possibilidades de atuação do futuro mestre. Outra possibilidade interessante e desejável é que o aluno do Minter possa cursar os créditos equivalentes a uma disciplina em outros programas de pós-graduação da UFG. Destaca-se, ainda, que, a julgar pelo perfil dos candidatos, que os alunos do Minter pertencerão a diferentes área de conhecimento , especialmente no campo das Ciências Humanas, o que também contribui para a diminuição do risco de endogenia.
5- Haverá uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD)? : Não
6- Orientação
6.1 Apresentação do planejamento básico de como serão efetuadas as atividades de orientação, com descrição objetiva das relações entre orientador(a) e orientando(a):
A sistemática de orientação dos 20 alunos do Minter será desenvolvida pelos docentes credenciados do PPGE que atuam no curso de Mestrado. As orientações serão feitas intensivamente no período de estágio obrigatório e posteriormente deverão ocorrer em Goiânia ou Cuiabá, dependendo da programação definida. A frequência com que essa orientação será feita depende de acordos firmados entre orientador e orientandos, da sistemática de orientação e da etapa da elaboração da dissertação. A maioria dos orientadores e linhas de pesquisa realiza orientações coletivas, com a participação de orientandos de mestrado, doutorado e iniciação científica. Nesses casos, os alunos do MInter também integrarão as orientações coletivas, fortalecendo uma prática que tem se mostrado muito importante para a consolidação dos vínculos entre pesquisadores, que tendem a se manter depois do encerramento do mestrado. O PPGE considera muito importante que os alunos do MInter possam participar de outras atividades extracurriculares, como Seminário Anual da Pós-graduação, Terça na Pós, Seminários das Linhas de Pesquisa, Simpósio da FE, além de eventos regionais e nacionais. Os alunos poderão cumprir ainda créditos em atividades complementares.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
7- Infraestrutura
7.1 - Laboratórios
No PPGE/FE/UFG, todos os computadores da FE/UFG estão integrados a uma rede interna da universidade - a UFGNET - bem como acessos à INTERNET sem fio, facilitando o acesso dos docentes, mestrandos e doutorandos a esses recursos da informática. Os alunos do Programa contam com o Laboratório de Informática da FE, renovado e reequipado anualmente. Esse Laboratório nasceu do projeto Ensino Básico de Graduação e Novas Tecnologias: Programa de Ação Conjunta entre Graduação e Pós-Graduação, financiado pelo PROIN/CAPES (Programa de Apoio á Integração Graduação Pós-Graduação), em 1996. A rede de computadores da Faculdade de Educação conta, atualmente, com mais de 150 computadores, sendo quatro servidores, todos com acesso à lnternet. Além dos computadores, renovados ou reparados a cada ano, o Laboratório possui projetores multimidia, notebooks, TVs, scannes, impressora laser e jato de tinta, armários, quadro branco com tela de projeção, gravadoras de CD-ROM, HD etc. O Laboratório tem contribuído para dotar professores, alunos e funcionários de instrumentalização básica para operar os equipamentos. Além disso, colabora nas atividades de discussão e incentivo à utilização das novas tecnologias em suas respectivas áreas de atuação. No IFMT: O IFMT encontra-se difundido em todo o estado de Mato Grosso, possuindo atualmente 12 campi. A pretensão desta proposta é abranger servidores de todos eles. Pela maior conveniência no acesso, o campus que sediará as aulas do MINTER será o Campus Cuiabá “Octayde Jorge da Silva”. O IFMT Campus Cuiabá dispõe de 15 laboratórios de informática, cada um com pelo menos 20 computadores, ar condicionado e impressora laser, que poderão ser utilizados em tempo parcial pelos alunos e professores do programa, oportunizando a realização de pesquisas em periódicos eletrônicos bem como o desenvolvimento de análises de dados através de softwares específicos.
7.2 Biblioteca
7.2.1 Biblioteca - Informações Gerais
O Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG), que é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), é composto por cinco unidades, uma central e quatro setoriais. Os docentes e discentes do Programa utilizam predominantemente os serviços da Biblioteca Setorial do Campus 1, próxima à FE, e da Biblioteca Central (Campus 2). Atualmente o Sibi/UFG reúne cerca de 150 mil volumes de livros e mais de 1.900 fitas em VHS e em DVD, além de um banco de teses e dissertações. As duas bibliotecas são informatizadas e participam do Portal Capes – que disponibiliza mais de 10.377 títulos de periódicos eletrônicos com textos completos e mais 80 bases de dados com resumos de documentos científicos. Também mantêm convênios com o Ibict e com a Bireme para o serviço de Comutação Bibliográfica (Comut). O Sibi/UFG oferece diversos serviços, alguns deles restritos à comunidade da UFG – que é formada por alunos de graduação e de pós-graduação, servidores docentes e técnico-administrativos. O Sistema de Bibliotecas da UFG serve também de centro de pesquisa a todos os segmentos da sociedade que necessitam do insumo informacional para seu desenvolvimento. Biblioteca Central (Campus 2): instalada em um prédio de 7.200 m2 de área construída com lugares para 650 leitores, sendo um salão com 250 lugares para estudo em grupo e dois para estudo individual, espaço para exposições, sala de aulas de 25 lugares, salas de estudo reservada aos professores e alunos da pós-graduação, sala de projeção áudio-visual com 54 lugares, sala de vídeo individual, cabines de som, auditório com 194 lugares, duas salas didáticas de informática com 15 computadores cada – uma para graduação e outra para pós-graduação – todos com acesso a Internet e telefone público. A Biblioteca funciona de 2ª a 6ª feira das 7h10min às 22 h. Biblioteca Setorial (Campus 1): instalada no prédio da Faculdade de Direito da UFG, ao lado do prédio da Faculdade de Educação, em uma área de 1,359 m2. Desde 2009 está em construção um novo prédio, com amplas e modernas instalações, destinado a essa biblioteca que, em 2010, funcionou em local próximo. Seu acervo é, em parte, direcionado à área de Pedagogia e Psicologia. A Biblioteca funciona de 2ª a 6ª feira das 7h10min às 23h 45 min. O Sistema de Bibliotecas da UFG oferece os seguintes serviços aos usuários: consulta local, empréstimo domiciliar, orientação no uso de catálogos, computadores e coleções, normalização de trabalho técnico-científicos, curso de normalização, posto de serviço da ABNT, treinamento de calouros, treinamento no uso da base de dados, visitas orientadas, levantamentos bibliográficos para a comunidade da UFG, comutação bibliográfica - COMUT, atividades culturais, videoteca, balcão de referência, catalogação na fonte, serviço de fotocópia, jornal mural, indexação de artigos de periódicos, home page, acervos, catálogos e informações úteis, Internet gratuito para comunidade universitária. O acervo das bibliotecas destacadas consiste em mais de 4.278 títulos de livros e 8.872 volumes na área de educação e 758 periódicos de educação e áreas afins. Desde a criação do portal Capes a UFG não assina periódicos em papel. Os títulos novos são provenientes de doação e permuta. No tocante ao acervo, cabe destacar, ainda, o seguinte: a) atualização do acervo: ocorre por meio de recursos da UFG; b) idade média dos livros: décadas de 1970 a 2000; c) período de assinatura de periódicos: janeiro a dezembro; d) assinatura de jornais e revistas de atualidades. NO IFMT: A Biblioteca Orlando Nigro do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá tem a função de adquirir material bibliográfico, organizar e disseminar as informações. Estando localizada no pavimento térreo central da instituição, tem um acervo de 17 mil obras incluindo obras específicas dos cursos, e literatura em todas as áreas do conhecimento. Conta com quatro terminais de consulta a internet. O acervo disponibiliza livros e periódicos de diversas áreas, espaço para estudo em grupo e individual, atendendo toda comunidade acadêmica e comunidade externa em geral, que utiliza o espaço para estudo. A biblioteca Orlando Nigro tem um quadro de oito funcionários: duas bibliotecárias, quatro técnicos administrativos e dois estagiários de nível superior. A instalação física da biblioteca dispõe de área administrativa, processamento técnico (seleção, catalogação, aquisição, preservação), acervo, referencia bibliográfica (dicionários, enciclopédias, manuais entre outros).
7.2.2 Biblioteca - Portal de Periódicos:
7.2.2.1 A Instituição Promotora tem acesso ao Portal de Periódicos : Não
7.2.2.2 Acesso :
7.2.2.3 Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses :
7.2.3 A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos: Sim
7.2.3.1 Acesso : Parcial
7.2.3.2 Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses : 25000
7.2.4 Outros Recursos
No PPGE/FE/UFG: o Programa ocupa toda uma ala da Faculdade de Educação, em um prédio espaçoso e confortável construído na década de 1970. Conta hoje com cinco salas de aula, sendo duas salas magnas para defesas, reuniões e seminários. Todas as salas estão equipadas com ar condicionado, mesas, poltronas, carteiras e recursos audiovisuais. Na parte administrativa, o Programa conta com três salas interligadas para o trabalho da secretaria e atendimento ao público, devidamente equipadas. Cada docente do Programa têm seu gabinete instalado em sala ampla para, no máximo, 3 docentes. Os docentes contam também com as instalações dos Núcleos de Pesquisa, compreendendo uma sala para cada núcleo, equipadas com recursos obtidos pelos pesquisadores em seus projetos de pesquisa e com apoio do Programa. Todas as salas e instalações aqui descritas contam com computadores e acesso à internet. Além disso, os professores têm a sua disposição recursos como projetores tipo data show, televisores, aparelhos de DVD, de vídeo, entre outros. Os alunos dispõem de uma sala para leitura e estudo, mobiliada e equipada com recursos de informática, internet sem fio, e podem também utilizar o Laboratório de Informática da FE, permanentemente renovado e reequipado, além de outros espaços para leitura e estudos individuais ou em grupo. Há, ainda, os espaços e serviços oferecidos pela Biblioteca Setorial da Universidade, que funciona no prédio ao lado da FE.