Plano Acadêmico:
Objetivos e Metas :
A presente proposta visa, principalmente, a formação de docentes na região do Sul de Minas Gerais e seu entorno, de maneira a atender uma expressiva demanda local e viabilizar o fortalecimento de cursos de
graduação, principalmente, na área interdisciplinar, proporcionando a criação de cursos de graduação e pós-graduação na região, reduzindo, dessa forma, o desequilíbrio técnico-científico entre as regiões de nosso
país; além de favorecer a consolidação de alguns cursos da área da saúde, exatas e suas interfaces.A meta da proposta é capacitar, em nível de doutorado,12 docentes da IFSULDEMINAS, fortalecendo a criação e
a manutenção de grupos de pesquisas emergentes deste processo. Entendemos que a troca de experiencia e a possibilidade de novas abordagens favoreçam e instiguem novos olhares àquilo que se estuda e
apresenta de retorno social, possibilitando olhares ímpares à sustentabilidade e equilíbrio regional, num primeiro momento, mas em seu desdobramento, o entorno será afetado e se desenvolverá com a
velocidade impressa pelos recursos humanos formados neste processo. Sistematicamente podemos dizer que os objetivos serão: a) Contribuir para a capacitação, em nível de doutorado, de servidores docentes do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; b) Fomentar a criação e fortalecimento de grupos e núcleos de pesquisa já existentes na instituição receptora; c) Estimular a produção
científica derivada das pesquisas a serem realizadas durante o curso; d) Favorecer a inserção dos servidores docentes capacitados em futuros programas Stricto sensu na instituição receptora; e) Potencializar o
papel do Instituto Federal nos processos de desenvolvimento sustentável, principalmente com o uso de tecnologias aplicadas ao corpo humano, no âmbito local e regional; f) Fortalecer o intercâmbio entre a
instituição promotora e receptora, aumentando a colaboração científica entre elas. A meta proposta nesse projeto é de titulação de 12 doutores no respectivo período de 36 meses de execução do projeto.
Critérios e sistemática de seleção dos alunos :
Os alunos serão selecionados entre os docentes-mestres do IFSULDEMINAS que cumpram os requisitos de participação no DINTER estabelecidos em edital específico. A seleção incluirá os seguintes elementos: a)
Avaliação da proposta de pesquisa; b) Currículo documentado, Plataforma Lates; c) Comprovante de artigo científico, como primeiro autor, em periódico indexado QUALIS A ou B, livro ou capítulo de livro e d)
Documento comprobatório de Língua Estrangeira, conforme Instrução Normativa do PPG-DEHUTE A seleção será realizada por uma comissão examinadora composta por 2 professores da instituição promotora e 1
da instituição receptora
Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor:
Planejamento do estágio obrigatório: O estágio obrigatório, na instituição receptora, se dará a partir do 13o mês do curso; quando da sua realização, os alunos poderão: a) cursar disciplinas optativas oferecidas
pela IES promotora; b) participar das atividades dos núcleos ou grupos de pesquisa/estudo do programa; c) participar de atividades acadêmicas promovidas pela IES promotora, a exemplo de palestras, debates,
mini cursos, etc. d) estagiar em disciplinas ou laboratórios mantidos pela IES promotora; e) atender ao previsto na Instrução Normativa do PPG-DEHUTE, em relação ao estágio e demais atividades
complementares, tendo em vista a gama variada de propostas para que se atinja tal fim. Entendemos que, por se tratar de um grupo de discentes específicos_ professores universitários de uma determinada
IES_ este planejamento possa se ampliar diante das disponibilidades presentes em cada uma das duas IES envolvidas e favorecer a um aproveitamento muito superior e de efeito, para o doutorando e seu
orientador.
Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres e doutores :
A coordenação do PPG-DEHUTE, entidade promotora, entende que as ações voltadas para minimizar os riscos de endogenia, na formação de doutores, deve contemplar propostas que favoreçam um
desenvolvimento acadêmico-cientifico que possibilitem o crescimento e fortalecimento do olhar para a Ciência, aos moldes da contemporaneidade e garantindo olhares para a sustentabilidade regional edocentes do PPG-DEHUTE, no tocante à orientação quer seja do plano global de atividades a ser desenvolvido pelo doutorando, quanto à co-orientação do projeto de pesquisa. Acreditamos que, durante o período
de curso do doutorado, os discentes participem não apenas de ciclos de seminários promovidos pelo PPG Promotor, no qual pesquisadores internos e externos apresentam seus temas de pesquisa, mas também de
atividades, tais como seminários e reuniões científicas, em programas da mesma área em outras instituições, ampliando seus olhares para outras fronteiras e possibilitando estabelecer contatos e despertando
intenções para preparar e criar seus próprios espaços de atuação, com novos seminários e eventos, projetos e artigos originários da inter-relação estabelecida no decorrer de sua formação.
Haverá uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD):
O programa de pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias facilita a possibilidade de aulas não-presencias, em parte de suas disciplinas, conforme o conteúdo ou experimento em questão. Desta
maneira, é usual que vídeo-conferencias sejam acionadas e a participação dos grupos possa resultar num avanço de comunicação. A vídeo-conferencia é um recurso internacionalmente aceito em programas deste
nível, em especial quando se trata da possibilidade de aproveitamento de um professor internacional ou mesmo de uma outra IES, expert numa determinada área de conhecimento e que faça interface com aquilo
que se aplica ao PPG-DEHUTE e que se disponha a trabalhar com nossos interlocutores. As novas mídias, de modo geral, atendem as expectativas do programa em questão e podem ser incorporadas às tecnologias
aqui aplicadas.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratório:
A infraestrutura física de laboratórios utilizada pelos alunos do PPG-DHT está localizada nos prédios pertencentes ao complexo do Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro, nos recintos da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru e também nos prédios pertencentes ao Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UNESP de Marília, onde se realizam as atividades de pesquisa, extensão e ensino, no interior de alguns laboratórios que estaremos apresentando, como fizemos nos relatórios anteriores. Vale destacar que nossos laboratórios possuem linhas e projetos de pesquisa em acordo com as linhas que atualmente existem no PPG-DHT. Além disso, muitos desses laboratórios têm conseguido captar recursos de agências de fomento (FAPESP e CNPq) para o desenvolvimento de suas produções.
Lista de Laboratórios PPG-DHT:
Laboratório de Avaliação da Performance Humana
O Laboratório de Avaliação da Performance Humana foi criado em 1996 junto ao Instituto de Biociências – UNESP – Rio Claro pelo Prof. Dr. Benedito Sérgio Denadai, tendo a participação da Profa. Dra Camila Coelho Grego, onde são desenvolvidos projetos de pesquisa que tratam da avaliação de diferentes aspectos da performance humana. Para tanto, são utilizados equipamentos específicos às varias abordagens teóricas e metodológicas.
Laboratório de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (LABORDAM)
O LABORDAM foi criado em 1986 junto ao Instituto de Biociências – UNESP – Rio Claro pela Profa. Dra. Ana Maria Pellegrini com a finalidade de oferecer um espaço para a formação de profissionais e pesquisadores interessados em questões relacionadas com o desenvolvimento humano em geral. Desde 2005, a Profa. Dra. Cynthia Hiraga desenvolve atividades no LABORDAM, co-orientando vários trabalhos lá desenvolvidos. Em especifico, dirige suas atividades para questões do desenvolvimento da coordenação e controle nos vários estágios do ciclo vital; focaliza também aspectos posturais e de controle no uso de computadores; finalmente trata da aprendizagem e da intervenção motora no curso do desenvolvimento humano. A principal repercussão dos trabalhos desenvolvidos pelo LABORDAM está no reconhecimento da comunidade científica de que o laboratório se constitui em um referencial para estudos na área.
Laboratório de Estudos do Lazer (LEL)
O LEL foi criado em abril de 2000 pela Profa. Dra. Gisele Schwartz e tem como proposta o desenvolvimento de estudos, pesquisas e intervenções no sentido de fomentar as reflexões sobre os impactos culturais das alterações axiológicas relativas ao âmbito do lazer. Este laboratório tem um caráter multidisciplinar, especialmente centrando a atenção em pesquisas de natureza qualitativa, que abordam o lazer e suas diferentes nuances: a educação para o lazer; jogos e recreação; conduta pró-ativa e qualidade de vida; ambiência e o ambiente virtual; conduta pró-ambiental e psicologia do lazer. O LEL é credenciado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e encontra-se filiado ao CBCE – Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, Qualurb – CPV – Centro Virtual de Pesquisa, WLRA – World Leisure and Recreation Association (UNESCO) e CIRET – Centre International de Recherches et d’Etudes Touristiques.
Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte (LEPESPE)
O LEPESPE foi criado pelo Prof. Dr. Afonso Antonio Machado tendo por objetivo: a) gerar conhecimentos e desenvolver projetos, aplicando referenciais teóricos e tecnológicos inovadores. b) apresentar à comunidade científica novas e emergentes propostas de atuação na área. O laboratório mantém atividades em cooperação com outros centros: Instituto Superior de Psicologia Aplicada/Lisboa-Portugal; Grupo de Pesquisa em Psicologia do Exercício e do Esporte/Universidade São Judas Tadeu e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no campo da Educação Física/Dep. Educação/IB/UNESP; Grupo de estudos dos marcadores biológicos do estresse, da Profa Dra. Regina Spadari, da UNIFESP- Baixada Santista, dentre outros novos contatos; Grupo de Pesquisa em Psicologia do Esporte, do Prof. Dr. Marcos Abaide Balbinotti, da Université de Montreal- Trois Rivière e com o Laboratório de Psicologia do Esporte, Educação e Tecnologias da Universidade do Minho, do Prof. Dr. António rui Gomes. Em sua afiliação junto à International Society of Sport Psychology (ISSP) fica estabelecido a possibilidade de intercambio entre pesquisadores e docentes e seus orientandos, como aconteceu em 2011, com a visita do Dr Balbinotti e Dr Rui Gomes, que desenvolveram trabalhos em parceria com o coordenador do grupo e seus orientandos, repetindo-se em 2012 e 2013, garantindo a circulação dos pesquisadores estrangeiros pelo campus e o oferecimento de disciplinas no PPG-DHT e na graduação, de modo a garantir ainda mais o intercambio entre graduação e pós-graduação.
Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF)
Coordenado pela Profa Dra. Suraya C. Darido, o LETPEF foi criado em 1995, resultado de reuniões de um grupo de professores preocupados com a qualidade da Educação Física Escolar. Seu objetivo é analisar e propor alternativas para o ensino da Educação Física e formação profissional, a partir da discussão e produção de conhecimento interdisciplinar. As seguintes linhas de pesquisa são desenvolvidas no LETPEF: i) Educação Cidadania e temas transversais; ii) Formação Profissional na Perspectiva do Currículo Reflexivo; iii) Educação e iv) as Dimensões Conceituais, Procedimentais e Atitudinais. Desenvolve também uma série de trabalhos sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais: críticas e implicações. Atualmente sob a coordenação da Profa. Dra. Fernanda Moreto Impolcetto o objetivo do grupo, que também atua com projetos de extensão na Universidade (Projeto aprovado em 2018: "A Educação Física no Ensino Médio: uma proposta de Educação Esportiva"), é vincular a formação inicial de seus participantes (cerca de 25 membros entre alunos da graduação - Licenciatura e bacharelado em Educação Física - e alunos da pós-graduação) com pesquisa e extensão universitária. Os projetos são desenvolvidos semestralmente ou anualmente em escola públicas da rede municipal ou estadual de ensino, na cidade de Rio Claro. Esse projetos possuem temáticas relevantes para a formação dos participantes e comunidade local e são implementados por meio dos integrantes do grupo, em parceria com os docentes das escolas e o acompanhamento in loco da coordenadora do grupo. Os relatos das pesquisas e seus resultados são divulgados anualmente em eventos científicos da área. Nos últimos anos o grupo tem se debruçado na inclusão e estudo dos efeitos do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos da Educação Física escolar.
Laboratório de Biomecânica
O Laboratório de Biomecânica iniciou suas atividades com aprovação de um projeto para aquisição de um módulo de aquisição de sinais biológicos pela Fundação para o Desenvolvimento da UNESP – FUNDUNESP permitindo desenvolver suas primeiras pesquisas em biomecânica. Com estas aquisições a linha de pesquisa denominada eletromiografia cinesiológica, em nosso país, teve um grande avanço científico e metodológico. Hoje o Laboratório de Biomecânica continua mantendo seu foco no entendimento fisiológico da ação muscular particularmente na busca de novas formas de processamento de sinais em ambientes virtuais. Desenvolve rotinas cujos algorítmos acelerem a aquisição e a obtenção de um número maior de dados além de diminuir e muito as interferências da não estacionaridade típica do sinal eletromiográfico, particularmente durante contrações dinâmicas. A linha de pesquisa com eletromiografia envolvendo a terceira idade, a mecânica respiratória, a biomecânica desportiva e a reabilitação já é uma realidade.
Grupo de Estudos Pedagógicos e Pesquisa em Atletismo (GEPPA)
Envolvendo alunos de graduação e pós-graduação, o GEPPA tem desenvolvido inúmeras pesquisas acerca do ensino do atletismo, as quais têm sido apresentadas em eventos científicos. Como parte de suas atividades de pesquisa, o GEPPA desenvolve, desde 2003 e com o apoio do Núcleo de Ensino da PROGRAD, o Projeto Atletismo se aprende na escola. Criado em 2002, o GEPPA - Grupo de Estudos Pedagógicos e Pesquisa em Atletismo desenvolve projetos no âmbito do ensino, pesquisa e extensão universitária. Além desse, e em parceira com as Escolas da cidade de Rio Claro e região, o GEPPA é responsável pelo desenvolvimento do Projeto de Extensão: Atletismo para crianças e jovens em três frentes, a saber: Aulas regulares na pista da Unesp; visita à pista de atletismo e exposição de imagens.
Grupo de Bioinformática
Devido aos avanços, em especial, na área de genômica e proteômica, e ao sempre crescente volume de informação disponível em bases de dados relacionadas, torna-se cada vez mais importante o desenvolvimento de novas técnicas e de sistemas computacionais direcionados para o tratamento, armazenamento e processamento desses dados, visando uma mais rápida e eficaz análise dos resultados. Assim, o Grupo de Bioinformática de Rio Claro (GBIRC) foi criado e é coordenado pelo Prof.Dr. Carlos Norberto Fischer tendo a assessoria de Profa. Dra Adriane Serapião, ambos docentes do PPG-DHT. Dentre os objetivos do GBIRC está o de aplicar técnicas desenvolvidas nas áreas de Computação, Matemática e Estatística como ferramentas auxiliares em pesquisas realizadas nas Ciências Biológicas. Os equipamentos mantidos no laboratório foram adquiridos com recursos oriundos da própria UNESP e da FAPESP. O GBIRC participa de projetos de pesquisa em colaboração, em especial, com o Laboratório de Evolução Molecular do Centro de Estudos de Insetos Sociais /IB/UNESP/Rio Claro, com o Laboratório de Genética de Populações de Fitopatógenos, FE/UNESP/Ilha Solteira e com o Laboratório de Biotecnologia do Centro APTA Citros Sylvio Moreira, Cordeirópolis, SP.
Laboratório de Recursos Terapêuticos
O Laboratório de Recursos Terapêuticos, criado pelos professores doutores Marcos Scheicher, Marcelo Navega e Robinson Quitério, do campus de Marília, conta com materiais necessários para o desenvolvimento de projetos na Linha de Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Esse laboratório é responsável pelo desenvolvimento de projeto que avalia postura em pessoas idosas, com colaboração de outros professores da instituição, que analisam outros marcadores. Há projetos em desenvolvimento, com a participação de vários professores e alunos, que visam avaliar a variação da frequência cardíaca na realização de atividades de vida diária em idosos, entre outras análises.
Os laboratórios recebem manutenção de técnicos especializados e são remodelados em função das pesquisas que estão em andamento, o que leva a um dinamismo constante e um crescimento acelerado à medida que novas informações são trabalhadas e novas metodologias são criadas.
Laboratório de Optimização do Rendimento Esportivo Humano (LABOREH)
O LABOREH situado na Praça de Esportes, do Departamento de Educação Física onde, sob a coordenação do Professor Adjunto Dalton Muller Pessoa Filho, desenvolve linhas de pesquisa em: (1) caracterização da demanda metabólica nos exercícios resistidos, lutas e natação; (2) intervenções no treinamento esportivo, com o objetivo de aprimoramento das capacidades neuro-musculares e demanda metabólica associada; e (3) modelagem do desempenho de força e do perfil metabólico nos diferentesdomínios de intensidade do exercício.
Laboratório de Investigação Molecular do Exercício Físico (LABIMEF)
Criado em 2014, o jovem LABIMEF tem como objetivo geral investigar as alterações moleculares em decorrência do exercício físico no contexto da saúde em modelos experimentais. Sob a coordenação do Prof. Dr. Alexandre Gabarra de Oliveira alunos de iniciação científica e mestrado vem investigado os efeitos do exercício físico na obesidade, resistência à insulina, diabetes e câncer com ênfase nas vias inflamatórias, através da utilização de modelos experimentais. Através da utilização de tecnologias e equipamentos inovadores tem em sua mais nova linha de pesquisa a microbiota intestinal. O LABIMEF possui parcerias com o Laboratório de Investigação Clínica em Resistência à Insulina e do Laboratório de Carcinogênese Urogenital e Imunoterapia, respectivamente da FCM e IB da UNICAMP.
Laboratório de Morfologia e Atividade Física e Laboratório de Anatomia Humana
Sob a coordenação do Prof. Dr. Adriano Polican Ciena tem como objetivo investigar através de pesquisas científicas experimentais as possíveis adaptações teciduais associadas com envelhecimento, atividade física e/ou patologias através de técnicas morfológicas e novas tecnologias. Atividade Científicas: Reuniões Periódicas Apresentações e Discussão Resultados Apresentação de Seminários: Tecnologias/Morfologia Atividades Práticas de preparo e transporte de amostras biológicas Treinamento e Aplicação de técnicas Microscópicas.
Informática:
O Instituto de Biociências conta com uma Seção Técnica de Serviços de Informática STI, que presta assessoria técnica para docentes, alunos de graduação e pós graduação. O STI conta com 3 laboratórios de informática com 20 computadores em cada um e todos eles com acesso a internet, disponíveis para uso de docentes e discentes e programas de treinamento para o uso de softwares.
O Instituto conta ainda com dois Laboratórios Didáticos de Informática para uso comum em aulas de graduação e pós-graduação, dotados de 40 computadores.
Todos os laboratórios de pesquisa contam com computadores conectados à rede de informática UNESPNet e Intranet do Campus, de modo que os serviços dos diferentes setores, como biblioteca e seção de Pós Graduação podem ser utilizados a partir desses laboratórios.
Para além daquilo que institucionalmente possuímos, cada um dos docentes e seus laboratórios é gestor de seus próprios programas e ferramentas de informática. A existência de técnicos da área e a curiosidade de alguns investigadores fazem com que muitos programas sejam trabalhados/ incrementados, de modo a garantir a aplicação de novos projetos e a inventividade se aflora a cada momento que se trava o embate e rompem-se barreiras. É assim que utilizamos o STI (Seção Técnica de Serviços de Informática), em conjunto com a formação interdisciplinar de nossos discentes e docentes: somando conhecimentos e avançando em direção à novas criações e aplicações. Hoje, cada discente de graduação e pós-graduação participa dos laboratórios ou grupos de pesquisas com seu notebook, o que facilita e acelera o trabalho, garantindo uma otimização de tempo e espaço. O uso da rede é cada dia mais urgente e necessária, mas estamos, até então, bem assistidos, o que nos garante um desenvolvimento adequado, neste item. Nesse sentido, em 2017, passamos a contar com a rede EDUROAM, rede wi-fi internacional presente nas melhores universidades do mundo, o que permites que nossos alunos se conectem a internet nesses locais. Os recursos de informática não são problemáticos para o desenvolvimento do PPG-DHT, visto o fato de sermos bem servidos, em nosso campus e diante de nossas necessidades prementes de pesquisa ou divulgação, inclusive a conexão via Intranet, do Campus, garante uma visibilidade e comunicação em tempo real, facilitando a divulgação e captação de mensagens
Biblioteca:
A Biblioteca do câmpus de Rio Claro foi criada em 7 de junho de 1957 pela Lei 3895, que fundou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, começando a funcionar, efetivamente, em 11 de junho de 1958. Nesta época, a Biblioteca atendia os cursos de licenciatura em Geografia, História Natural, Matemática e Pedagogia. Em 1976, a partir da criação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, passou a atender aos Instituto de Biociências e Instituto de Geociências e Ciências Exatas e, atualmente, atende também à unidade complementar Centro de Estudos Ambientais, atingindo uma comunidade interna de 4.834 usuários (daodos ativos entre os 10 cursos de graduação e 15 de pós-graduação, além da comunidade externa.
A maior parte dos serviços está informatizada e pode ser acessada através da página: www.rc.unesp.br/biblioteca (consulta ao acervo, renovação e reservas do material bibliográfico, EEB, Comut, ficha catalográfica, pedido de compra de livro, inscrição em treinamentos e oficinas).
Desde 2012, oferece a tecnologia RFID com autoatendimento, que possibilita ao usuário autonomia na retirada de material bibliográfico no terminal de autoempréstimo e devolução 24h no terminal de autodevolução.
Possui uma política ambiental, desde novembro de 2014, e segue o Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a ISO 14001/2015, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, ou seja, economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta.
Em 2015, houve ampliação do prédio, passando a ter 2.288,81 m2 de construção. Conta com 20 salas de estudo com capacidade para até quatro pessoas em cada sala, além de mesas distribuídas por todo o acervo para leitura ou estudo e um jardim interno. Possui também um anfiteatro contendo 49 lugares com acessibilidade, poltronas para canhotos, obesos e projetor multimídia e computador.
Desde abril de 2017, a Biblioteca trabalha com um gerador de energia tornando possível o andamento dos serviços mesmo com falta de energia elétrica.
Há acesso à internet sem fio e 17 net books que podem ser utilizados no interior da biblioteca. Para o uso acadêmico, há disponíveis 21 computadores para consulta ao acervo, internet, renovação de material bibliográfico emprestado, levantamento bibliográfico, acesso ao banco de dados e periódicos eletrônicos.
A rede de bibliotecas da Unesp adota o sistema Aleph (versão 22) que integra as 34 bibliotecas da rede, formando a base bibliográfica Athena, que permite consulta ao acervo de todas as bibliotecas da rede. Possui acesso ao banco de teses e dissertações, C@thedra,
(http://www.unesp.br/portal#!/cgb/bibliotecas-digitais/cthedra-biblioteca-digital-teses/) e ao banco de trabalhos de conclusão de curso, C@pelo, (http://www.unesp.br/portal#!/cgb/bibliotecas-digitais/cpelo-biblioteca-digital-tcc/) produzidos na Universidade.
P@rthenon:
Possui acesso ao P@rthenon (parthenon.biblioteca.unesp.br), sistema de busca integrada aos diferentes conteúdos, suportes (eletrônico e digital) e mídias dos recursos disponíveis na rede de bibliotecas da Unesp.
E-books disponíveis:
E-books assinados: https://www2.unesp.br/portal#!/cgb/acervo/e-books-assinados/ E-books Unesp: https://www2.unesp.br/portal#!/cgb/acervo/e-books-unesp/
Portal de Periódicos da Capes:
Uma fonte de consulta importantíssima é o Portal de Periódicos da Capes (http://www-periodicos-capes-gov-br.ez87.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_p home), que torna disponível mais de 38 mil periódicos com texto completo, 124 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de e-books, normas técnicas, enciclopédias e obras de referência (dados de 2017).
VPN:
A Unesp oferece para docentes, pós-graduandos e graduandos acesso a Virtual Private Network (VPN), que assegura o acesso ao conteúdo restrito das bases de dados e ao Portal de Periódicos da Capes, para computadores que estão fora da Universidade, através de controle de IPs. Isso tem facilitado o desenvolvimento das pesquisas.
Repositório:
O Repositório Institucional UNESP tem por objetivo armazenar, preservar, disseminar e possibilitar o acesso aberto à produção científica, acadêmica, artística, técnica e administrativa da Universidade. Atualmente, Rio Claro possui 11.950 itens publicados no repositório (em 04 janeiro de 2019 às 11:11h). (https://repositorio.unesp.br/)
Autoarquivamento de teses e dissertações:
Em dezembro de 2016, foi implantado o autoarquivamento das teses e dissertações no repositório Institucional, tornando o acesso à produção acadêmica mais rápido. Disponível em: (http://www.unesp.br/portal#!/cgb/autoarquivamento/dissertacoes-e-teses/).
Periódicos on-line:
Estão disponíveis on-line, através do Portal de Periódicos da Unesp – Câmpus de Rio Claro, 13 revistas editadas no câmpus de Rio Claro, através do software SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas), acessíveis pela página: www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br.
Redes sociais:
Em 2017, foi intensificado o uso do Facebook da Biblioteca (https://www.facebook.com/biblioteca.rioclaro) com divulgações de atividades e notícias do campus e da universidade, tendo como inscritos 2.942 usuários. Em 2018, a publicação do vídeo comemorativo dos 60 anos da Biblioteca obteve um alcance de 10.410 pessoas, 137 curtidas, 17 comentários e 82 compartilhamentos (https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2040445912679035&id=904010639655907) (dados de 04 janeiro de 2019 às 10:45h).
Em 2018, foi realizada a primeira transmissão on-line pelo Youtube com a palestra: Apresentando-se bem com o Curriculo Lattes realizada pelo bibliotecário convidado - Eduardo Graziosi com 87 visualizações (https://www.youtube.com/watch?v=ehxfU74yHqE&t=941s) durante a XIX Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.
Eventos realizados:
XIX Semana Nacional do Livro e da Biblioteca de 23 a 28 de abril - fotos e vídeos: https://photos.app.goo.gl/6CdzGiQ9T9Dm3ct28
Semana de Ação Cultural de 23 de outubro a 09 de novembro - fotos e vídeos: https://photos.app.goo.gl/VsZEoA7aRJ6yVPLQ8
Comemoração dos 60 anos de ensino superior em Rio Claro com atividades culturais no espaço da Biblioteca no dia 28 de setembro.
Lançamento do mini-curso on-line “Citações e Referências estilo ABNT”. Oferece certificado e também uma avaliação para desenvolvimento da ferramenta. Também pode ser acessado via celular. Acesso: https://sites.google.com/unesp.br/minicurso-abnt
Acervo:
O acervo é composto por 101.840 itens de materiais bibliográficos (livros, teses, TCCs, CDs, mapas, dentre outros) e 186.685 fascículos de periódicos (dados de 2017).
Livros didáticos:
Para aquisição de livros didáticos, foi recebido da Reitoria, em 2018, o valor de R$ 26.220,21, o que possibilitou a aquisição de 155 exemplares.