Plano Acadêmico:
1. Objetivos e metas:
- Permitir a capacitação de docentes em nível de doutorado de um importante país da Região Caribenha, assegurando o padrão de excelência na formação de docentes localizados nesse país;
- Explorar e catalizar o conhecimento técnico-científico do programa de pós-graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo na formação de docentes;
- Favorecer a instalação e o fortalecimento de grupos de pesquisa na Pontificia Universidad Católica Madre y Maestra, contribuindo para a criação e desenvolvimento de programas de pós-graduação em Odontologia na América Latina, particularmente na região do Caribe;
- Criar e/ou fortalecer linhas de pesquisa direcionadas às necessidades regionais contribuindo para o crescimento da República Dominicana e de outros países da região do Caribe;
- Contribuir com a graduação em Odontologia por meio do envolvimento de docentes doutores na orientação de bolsitas de Iniciação Científica em projetos de pesquisa;
- Desenvolver a visão holística e crítica à Odontologia, sugerindo alternativas preventivas e curativas visando à promoção de saúde bucal da sociedade.
- Estabelecer parcerias permanentes entre programas de pós-graduação e desenvolvimento de projetos de pesquisa de diferentes locais na América Latina, com a inserção acadêmica do programa de pós-graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
2. Critérios e sistemática de seleção dos alunos:
Serão considerados como aptos para realizar o processo de seleção docentes da PUCMM que declararem interesse em atuar em pesquisa e pós-graduação após a conclusão do curso.
Para ingressar no programa, o candidato será submetido a um processo de seleção. É considerado pré-requisito para inscrição ao processo seletivo a aprovação em provas de inglês. É exigido o exame de proficiência em inglês: TOEFL/ITP (Paper) – Mestrado: 430 / Doutorado: 450; TOEFL/IBT (Internet) – Mestrado: 39 / Doutorado: 45; IELTS - 6,0, CAMBRIDGE: CAE B2.
De acordo com o Regulamento do Programa, não é exigida proficiência na língua portuguesa, mas os candidatos serão avaliados, em caráter eliminatório, através de uma prova escrita, da defesa do projeto de pesquisa e arguição do seu Curriculum Lattes ou vitae. Prova Escrita: Interpretação de texto científico da área de concentração e/ou avaliação de conhecimentos específicos da área. A prova escrita é realizada com o objetivo de medir a capacidade de interpretação de texto, poder de síntese do candidato e conhecimento de questões relativas aos tópicos da área de concentração. É uma prova na qual será avaliada a capacidade de redigir e organizar idéias.
Projeto de Pesquisa: O candidato deverá apresentar um projeto de pesquisa vinculado a uma linha de Pesquisa de um docente do Programa. Este projeto deve conter uma breve introdução, os objetivos a serem alcançados, a metodologia a ser utilizada, cronograma e bibliografia. O projeto não deve ultrapassar 20 páginas no formato A4, Arial, fonte 12. Vale ressaltar que este projeto de pesquisa será julgado quanto à qualidade de sua elaboração, relevância, originalidade e exeqüibilidade, sendo sua avaliação classificatória. Será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) para os seguintes itens: interesse do orientador em executar o projeto, organização e qualidade de redação, relevância para o Curso de Pós-graduação, originalidade, exequibilidade, lógica e embasamento teórico. A média aritmética será obtida e uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) será atribuída.
(Análise do Curriculo: Esta análise compilará atividades intelectuais e acadêmicas de relevância, dos últimos 5 anos, como por exemplo número de artigos científicos publicados, de resumos de Congresso publicados em periódicos ou anais; livros e capítulos de livro, participação em programas de Iniciação Científica, atuação como professor em Instituição de Ensino Superior (IES), dentre outras atividades considerados relevantes pela Comissão Julgadora.
Será considerado aprovado o candidato que ao final do processo seletivo, tiver obtido média final igual ou superior a 7,0 (sete) numa escala de 0 (zero) a 10 (dez). No entanto como o Programa contém número limitado de vagas, ingressarão os melhores colocados até o preenchimento do número de vagas. Em caso de empate, o desempate levará em consideração as notas obtidas nos quesitos: Projeto de pesquisa, publicações completas internacionais e prova escrita, respectivamente.
3. Estrutura básica da Programação:
3.1 Disciplinas a serem ofertadas:
As disciplinas serão ofertadas na IES Receptora em módulos condensados de imersão total de uma semana, onde os minisrtradores ficarão na República Dominicana, e a seguir, ficarão em contato com os alunos para atividades complementares via online por teleconferências e demais recursos de informática á disposição do Projeto nas duas IES envolvidas.
Os candidatos ao doutorado DINTER deverão completar, pelo menos, 196 (cento e noventa e seis) unidades de crédito, obedecendo à seguinte distribuição:
- No mínimo 56 (cinquenta e seis) créditos em disciplinas
- 140 (cento e quarenta) créditos no preparo da tese (segundo regulamento de Pós Graduação do Programa de Odontologia da FOUSP).
a. Elenco das disciplinas fundamentais, comuns a todas as áreas de concentração, sendo necessária a aprovação:
- ODO5700 Docência Universitária e Estratégias de Ensino-aprendizagem 05 créditos
- ODS5794 Bioética e Ética em Odontologia 03 créditos
- ODD 5743 Fundamentos para a Redação Científica 04 créditos
b. Elenco das disciplinas relacionadas à área de concentração de Biologia Oral
- ODB5801 Estrutura e Função dos Tecidos da Cavidade Oral 08 créditos
- ODB5800 Glândulas Salivares e Saliva 06 créditos
- ODB5851 Metabolismo Glandular 04 créditos
- ODB5743 Relações Biológico-Mecânicas dos Tecidos Dento-Periodontais 03 créditos
c. Elenco das disciplinas relacionadas à área de concentração de Biomateriais:
- ODB5700 Material Metálico e Acessório 06 créditos
- ODB5702 Propriedades Gerais do Material Odontológico 06 créditos
- ODB5703 Polímeros 06 créditos
- ODB5704 Material Adesivo e Procedimentos Preventivo-Restauradores 06 créditos
- ODB5714 Análise por Elementos Finitos Aplicada à Odontologia 06 créditos
- ODB5750 Pesquisa Clínica - Noções Básicas 06 créditos
- ODB5879 Cerâmicas 06 créditos
d. Elenco das disciplinas relacionadas à área de concentração de Dentística:
- ODD5601 Produção de Material Didático Clínico 03 créditos
- ODD5743 Fundamentos para Redação Científica 04 créditos
- ODD5800 Bases Metodológicas da Pesquisa Biológica 02 créditos
- ODD5801 Delineamento Experimental e Ensaios Mecânicos Aplicados à Dentística 04 créditos
- ODD5807 Cariologia Baseada em Evidências 03 créditos
- ODD5808 Lesões não Cariosas e Hipersensibilidade Dentinária 04 créditos
e. Elenco das disciplinas relacionadas à área de concentração de Endodontia:
- ODD5602 Sucesso ou Insucesso? Considerações Clínicas e Biológicas 02 créditos
- ODD5603 Tomografia e Microtomografia Computadorizada Aplicada à Pesquisa Endodôntica 04 créditos
- ODD5604 Métodos de Estudo do Preparo do Canal Radicular e das Propriedades Mecânicas dos Instrumentos Endodônticos 04 créditos
- ODD5605 Introdução à Revisão Sistemática e à Metanálise 05 créditos
- ODD5606 Didática em Odontologia – Técnicas de Apresentação, Oratória e Comunicação 03 créditos
- ODD5771 Fundamentos Científicos da Endodontia 02 créditos
- ODD5827 Microbiologia Endodôntica 04 créditos
- ODD5828 Imunologia da Polpa e do Periápice 04 créditos
f) Elenco das disciplinas relacionadas à área de concentração de Laser em Odontologia:
- ODD5607 Princípios Biológicos, Físicos e Dosimetria das Fototerapias 02 créditos
- ODD5708 Tópicos Avançados em Dentística – Laser 04 créditos
- ODD5829 Lasers e LEDs em Dentística 02 créditos
- ODD5830 Lasers e LEDs em Odontologia – Prática Clínica 02 créditos
3.2 Planejamento de Estágio obrigatório dos alunos junto ao programa Promotor
Dentro do período de 09 meses destinado ao período sanduíche obrigatório, os alunos permanecerão na Escola Promotora, onde serão realizados: o desenvolvimento de projeto de pesquisa, exercício prático em laboratórios, aprendizagem com fatos vivenciados junto à coletividade acadêmica no dia-a-dia de um centro de pesquisa e ensino, o que permitirá o desenvolvimento do trabalho. Os alunos cumprirão este estágio em grupos alternados, distribuídos durante o período do segundo, terceiro e quarto ano do curso.
De acordo com a exigência do orientador e necessidade do aluno, este deverá se deslocar até a Instituição Promotora a qualquer tempo durante o período do DINTER.
3.3 Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de doutores:
Durante o desenvolvimento dos trabalhos de tese de doutorado, bem como no momento de compor as bancas de defesa da tese, os orientadores se comprometerão a convidar docentes e pesquisadores de outras áreas e Instituições de ensino no sentido de abrir um leque de opções aos doutorandos para a possível realização de pós-doutoramentos. A partir destes primeiros contatos, os alunos quando titulados poderão realizar intercâmbios de pesquisa com outras instituições de ensino e pesquisa além da Instituição Promotora. Estas estratégias de intercâmbio de conhecimento já têm sido adotadas pela Instituição Promotora para seus Programas de Pós-Graduação regulares com sucesso, garantindo a formação não endogênica de seus alunos, bem como ampliando sua rede de colaboração promovendo o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa multicêntricos.
3.4 Uso de Tecnologia de ensino à distância
A FOUSP conta com o Núcleo de Telessaude, Teleodontologia e Centro de Produção Digital (CPDig) que é composto por 5 salas: a) de aprendizado eletrônico; b) sala de controle geral e integração; c) estúdio de croma-key; d) sala de reunião com vídeoconferencia; e) mini-auditório para 25 lugares com videoconferência. (http://www.fo.usp.br/?page_id=2068).
As comunicações atuais oferecem a possibilidade da troca de informações de forma rápida, segura e rompendo barreiras de tempo/distância com inúmeras soluções práticas. Uma destas é a webconferência, em que os participantes podem trabalhar com áudio e vídeo de qualidade, por protocolo IP (internet).
A FOUSP utiliza o sistema Adobe Connect, homologado pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), do Ministério da Ciência e Tecnologia, que permite uma comunicação de qualidade, rompendo barreiras físicas e viabilizando a comunicação síncrona.
O sistema permite que se otimize o uso da banda quando a qualidade do sinal é diferente nos diferentes pontos de comunicação, o que garante estabilidade no trânsito de dados e qualidade de comunicação asseguradas. Além disso, as comunicações podem ser gravadas e disponibilidades para acesso sob demanda para os que não puderam participar sincronamente. Essa tecnologia está á disposição dos programas de Pós-Graduação e serão de extrema relevância para o sucesso do Dinter.
4. Orientação:
As atividades de orientação ocorrerão durante todo o período do curso. Nos períodos em que o docente comparecer à Instituição Receptora para participar dos seminários e/ou ministrar as disciplinas do conteúdo programático esse contato será mais próximo e constante.
Dentro do período de 09 meses destinado ao período sanduíche obrigatório, onde serão realizados: o desenvolvimento de projeto de pesquisa, exercício prático em laboratórios, aprendizagem com fatos vivenciados junto à coletividade acadêmica no dia-a-dia de um centro de pesquisa e ensino, o contato será mais direto e constante, o que permitirá o desenvolvimento do trabalho.
De acordo com a necessidade do aluno e a disponibilidade de recurso financeiro do programa, este deverá se deslocar até a Instituição Promotora a qualquer tempo durante o período do DINTER.
A orientação não será somente presencial. Com o uso da mídia eletrônica (emails, GoogleMeets, etc.) os orientadores poderão estar em contato permanente com seus orientados e com os coorientadores para a qualquer tempo discutir sobre o andamento da tese e de sua redação, como para a solução de outros problemas que se apresentarem no decorrer do curso.
5. Infraestrutura FOUSP
Laboratórios
A FOUSP conta com laboratórios modernos que utilizam tecnologia de ponta. Esses laboratórios encontram-se na própria FOUSP, em outros Institutos da Universidade de São Paulo, e ainda há pesquisas sendo desenvolvidas em parcerias com outras Instituições de fora da USP tanto nacionais, como internacionais. Destacam-se: Laboratório de Pesquisa Aplicada à Dentística "Prof. Lincoln Steagall" (LPAD) (http://www.fo.usp.br/?page_id=1999), Laboratório Especial de Laser em Odontologia (LELO) (http://www.fo.usp.br/?page_id=1214), Laboratório de Pesquisa Básica da Dentística "Prof. Edmir Matson" (LPBD) (http://www.fo.usp.br/?page_id=2001), Laboratório multiusuário de microbiologia molecular e celular “Prof. João Humberto Antoniazzi” (http://www.fo.usp.br/?page_id=36306), Centro de Pesquisas em Bioquímica Oral (http://www.fo.usp.br/?page_id=2030), Laboratório de compósitos (http://www.fo.usp.br/?page_id=2032), Laboratório de Análise de Elementos Finitos (http://www.fo.usp.br/?page_id=2034), Laboratório de preparo de corpos-de-prova (http://www.fo.usp.br/?page_id=2036), Laboratório de ensaios mecânicos (http://www.fo.usp.br/?page_id=2038), Laboratório de Biologia Oral (http://www.fo.usp.br/?page_id=2040 e http://www.fo.usp.br/?page_id=2043),
Biblioteca
Discentes e docentes da FOUSP tem amplo acesso ao Serviço de Documentação Odontológica da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (SDO/FOUSP). A biblioteca possui uma área física de 1.505,05 m2 e conta com 54 microcomputadores em uso, sendo 18 para uso dos funcionários, 6 para treinamentos e 26 para uso dos usuários; 4 impressoras laser, 2 impressoras jato de tinta, 1 impressora de Plotter, 1 Notebook e 3 scanners (sendo que 2 estão em condições de uso), 1 scanner planetário, 3 impressoras 3D. Em recursos humanos, docentes e discentes contam com 04 superiores (bibliotecários), 07 técnicos administrativos (05 administrativos, 02 de informática e 01 de gráfica) além de 07 auxiliares administrativos (06 administrativos e 01 de gráfica).
O acervo é composto por 23.181 livros, sendo que até o final de 2020 foram cadastrados 270 e dado baixa em 106 tombos; 5.839 teses; 64.784 fascículos de periódicos, sendo 143 títulos de periódicos correntes; 5.424 multimeios e 699 outros tipos de materiais (trabalhos de especialização, trabalhos de conclusão e memoriaisentre outros), totalizando 99.927 unidades.
A biblioteca da FOUSP é o Centro Coordenador da "Sub-Rede Nacional de Informação na Área de Ciências da Saúde Oral", composto por 20 bibliotecas de Odontologia do país, aperfeiçoando a publicação da "Bibliografia Brasileira de Odontologia - BBO", que hoje se consolida como base de dados BBO, registrando a produção científica nacional em Odontologia e, também, colabora com a Base de Dados LILACS/BIREME. Coopera, ainda, com o Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS e com o Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos/IBICT.
Recursos de Informática
A infraestrutura de informática da FOUSP atualmente é composta por 698 computadores e impressoras de vários tipos, com foco nos modelos de impressoras departamentais. Todas as 05 salas de aulas tem equipamentos de microcomputação atualizados e cobertura Wi-Fi. A infraestrutura de multimídia dos laboratórios multidisciplinares que atendem aos alunos tem equipamentos de gerenciamento de imagem e com cabeamento HDMI que melhorou sobremaneira as imagens transmitidas. Além disto, foi instalado novo sistema de radiografia periapical digital. Foram inseridos 4 scanners, nos laboratórios e na clínica odontológica e 10 equipamentos do tipo All-in-One para visualização das radiografias com softwares para estudo, avaliações e medição, etc.
Cada membro do corpo docente do PPGO possui um microcomputador em sua sala de trabalho e ao menos um computador em cada laboratório pelo qual é responsável. Estas conexões tem a performance de 1Gbps. Todos esses computadores estão ligados a impressoras laser multifuncionais departamentais. O corpo discente pode utilizar uma sala denominada Pró-aluno que possui 16 microcomputadores. Além da sala Pró-aluno, cada uma das áreas de concentração do PPGCO oferece uma sala para que os alunos de pós-graduação possam realizar atividades, sendo que todas estas salas estão equipadas com computadores, impressoras, projetores multimídia e televisão.
Atualmente a faculdade está provida de cobertura de aproximadamente 95% de sua área edificada com rede Wi-Fi com acesso ao projeto “eduroam” (http://eduroam.usp.br/), que é um serviço de acesso seguro internacional à internet desenvolvido para a comunidade acadêmica das universidades que são vinculadas a este projeto.
O Centro de Produção Digital (CPDigi), que é coordenado por uma docente permanente do PPGCO, possui os seguintes recursos de informática : 3 projetores, 1 câmera PTZ, sistema de som e lousa eletrônica; 3 switches de vídeo, gravador de mídias e switches de som; estúdio de croma-key com câmeras profissionais; 2 equipamentos para videoconferência e 2 WorkStation para tratamento de imagens e de um sistema de teleprompt. Esses equipamentos têm sido amplamente utilizados para manter o trabalho em rede de várias atividades, entre as quais, as do Núcleo de Teleodontologia, em que são realizadas reuniões virtuais com Núcleos e Faculdades de IES de todo o Brasil, avançando nas atividades de consolidação da Rede de Teleodontologia. Além disso, muitas atividades à distância, como aulas, conferências, defesas de tese internacionais e nacionais, exames de qualificação, videoconferências, webconferências e transmissões on-line de eventos têm sido realizadas (http://www.teleodonto.fo.usp.br:8002/index.html).
Os docentes e discentes do PPGO ainda contam com novos serviços oferecidos pela “nuvem USP” (https://nuvem.uspdigital.usp.br/), tais como armazenagem de dados, ambiente cooperativo, nova plataforma de e-mails com área de armazenagem ilimitada, processamento de dados, etc.
Outras informações
Em 2014 a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, atendendo a legislação da CONEP-MS – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde, apresentou o documento “Protocolo de Desenvolvimento do Biobanco da FOUSP” visando sua criação, o qual foi aprovado sob o Registro CONEP B-044. O Biobanco da FOUSP é constituído pelos Laboratórios: a) Centro de Pesquisa de Biologia Oral (saliva), b) Laboratório de Biologia Molecular (células em cultura), c) Centro de Atendimento de Pacientes Especiais (sangue), d) Biorepositório da Disciplina de Periodontia (fluído gengival), e) Laboratório de Antropologia e Odontologia Forense (crânios) e f) Banco de Dentes Humanos (dentes). Nesta ocasião o Biobanco de Dentes (Registro CONEP 010) deixou de existir como entidade isolada e autônoma e passou a integrar o Biobanco da FOUSP.
A Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo apresenta um Comitê de Ética em Pesquisa, o CEP-FOUSP e um Comitê de Ética na Utilização de Animais (CEUA), ambos homologados pela CONEP.
Durante o período de 2017-2020, O CEP-FOUSP (http://www.fo.usp.br/?page_id=7497), além de ter emitido Pareceres Consubstanciados em protocolos de pesquisas, ministrou aulas e treinamentos, tais como: treinamento sobre o Sistema Plataforma Brasil e Biobancos durante a Reunião de Pesquisa da FOUSP de 2017, aula aberta à comunidade FOUSP durante a Reunião de Pesquisa de 2018 e participou de V Encontro Nacional dos Comitês de Ética em Pesquisa oferecido pela CONEP. Por sua vez, a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Diretoria da Faculdade de Odontologia da USP (http://www.fo.usp.br/?page_id=10317) foi estabelecida seguindo a legislação vigente – Lei 11.794 de 8 de outubro de 2008 e Decreto 6.899 de 15 de julho de 2009, e também tem docentes permanentes do PPGO entre seus membros.
É importante ressaltar que, além da infraestrutura da FOUSP, docentes e discentes do PPGO podem contar com a infraestutura das outras unidades da Universidade de São Paulo. Dissertações e teses do PPGCO contam frequentemente com a parceria e infraestutura de laboratórios do Instituto de Ciências Biomédicas (https://ww3.icb.usp.br/), Faculdade de Ciências Farmacêuticas (https://info.fcf.usp.br/2020/), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (http://portal.fmvz.usp.br/), Faculdade de Medicina (https://www3.fm.usp.br/fmusp/portal/) e Hospital Universitário (http://www.hu.usp.br/). Essas parcerias estão detalhadas no item “Inserção local, regional e nacional”. Ademais, a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP dispõe diversos equipamentos de uso compartilhado, cujo uso é organizado pela Plataforma USP Multi (https://uspmulti.prp.usp.br/). Essa plataforma torna o parque de equipamentos da USP visível e de fácil acesso ao compartilhamento, podendo ser acessado por usuários de qualquer local.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Instiruição Receptora – PUCMM
A instituição receptora, PUCMM, possui infraestrutura moderna e adequada para desenvolvimento dos projetos de pesquisa que serão conduzidos pelos alunos do DINTER e seus professores orientadores da Universidade de São Paulo.
As instalações da Faculdade de Odontologia do campus Santo Domingo estão localizadas na Av. Lincoln na esquina com Bolívar, prédio da Faculdade de Ciências da Saúde e Engenharia, 3º nível.
As aulas teóricas são ministradas no Edifício A, onde existem salas de aula octogonais
cuja capacidade é superior a 65 pessoas, além de contar com instalações para tradução simultânea e videoconferência.
Além disso, o edifício possui salas de aula com ótimas condições de aprendizagem, tanto pelo espaço físico como pelas ferramentas tecnológicas de que dispõem. Todas as salas de aula têm ar condicionado e estão equipadas com projetor de slides, laptop, acesso à internet sem fio (padrão WIFI) e equipamento de som digital, tudo isso para suportar a dinâmica das sessões presenciais. Ademais, as salas de aula tem conexão de internet de alta velocidade que permite o acesso a recursos de ensino online
A infraestrutura da Faculdade de Odontologia também conta com:
a) Laboratório de ciências básicas (Biologia, Química, Bioquímica, Física, Anatomia, Microbiologia), equipado com os equipamentos, materiais e instrumentos necessários e específicos para cada disciplina.
b) Laboratórios de Próteses dentárias e laboratórios pré-clínicos, no Edifício A da Faculdade de Ciências da Saúde. Esses espaços são essenciais para desenvolver as competências específicas das disciplinas nas quais é dada atenção especial às práticas pré-clínicas como estratégia básica para uma aprendizagem de qualidade. O laboratório pré-clínico está equipado com 20 manequins, mesas de trabalho, cadeiras e instalações de ar, água e luz para cada uma das unidades odontológicas específicas para simulação dentária. Esses simuladores permitem ao aluno de odontologia ter o modelo anatômico de um rosto humano, com dentes feitos de acrílico e melanina, e podem abrir e fechar a boca por possuir articulações semelhantes às humanas. O pré-clínico também possui equipamento de projeção que permite ao professor realizar demonstrações ao vivo dos procedimentos, onde todos os alunos podem observá-los e realizá-los em modelos artificiais. Os laboratórios tem capacidade média para serem utilizadas por vinte a vinte e cinco alunos e com uma distribuição que permite adequada circulação e acompanhamento por parte dos professores responsáveis. Ademais, apresentam monitores que permitem conexão com a internet, para explicação de qualquer procedimento pelos professores responsáveis.
c) Clínicas odontológicas completas, com todos os equipamentos e tecnologia para o atendimento eficiente de pacientes, monitoramento e avaliação por professores responsáveis. Esses requisitos incluem: um sistema físico e digitalizado de registros, radiografias digitais, um sistema para manipulação de instrumentos e esterilização e dispensadores de materiais odontológicos. No Campus Santo Domingo, a Faculdade de Odontologia possui três clínicas: no primeiro nível há oito cadeiras e um escritório de materiais; a clínica de 2º nível possui onze cadeiras à direita e seis cadeiras à esquerda. Possui duas radiografias digitais compartilhadas com placas de fósforo e um despacho de materiais, uma área de lavagem de instrumentais, além da área de esterilização, dois depósitos de materiais, dois pavilhões cirúrgicos isolados, bem como zona de pré-lavagem e sala com cadeira de rodas e duas despensas com materiais e instrumentos cirúrgicos.
d) Espaço administrativo: O campus de Santo Domingo possui um escritório da Faculdade de Odontologia que funciona a partir das 8h00 às 18h, de segunda a sexta-feira. Este escritório conta com uma equipe que auxilia professores e alunos nas questões acadêmicas. Além disso, a PUCMM possui um prédio administrativo que permite que o processo de treinamento seja realizado com qualidade e acessibilidade. Possui vestiário, sendo um feminino e outro masculino, ambos com dois banheiros cada. Além disso, no segundo nível estão os gabinetes do coordenador clínico e do coordenador administrativo. Existem outros espaços para oferecer maior conforto aos alunos e professores, como salas de discussão para alunos, escritórios para gerentes de programa e professores, sala de estudos de pesquisa, refeitório e refeitório.
e) Outros recursos. O campus de Santo Domingo possui internet sem fio para professores, alunos e pessoal administrativo permitindo o acesso à rede a partir de qualquer espaço na Faculdade. Também oferece serviço de enfermagem com equipamentos, materiais e pessoal treinado para atendimento de emergência, tanto estudantes quanto pacientes, usuários de clínicas de estomatologia. A universidade possui um prédio de estacionamento com capacidade para 500 veículos monitorados 24 horas por dia, 7 dias por semana, com equipamentos de gravação de alta tecnologia para dar segurança e conforto à comunidade universitária.
Serviços bibliográficos
A PUCMM possui duas bibliotecas, uma na cidade de Santo Domingo e outra na cidade de Santiago de los Caballeros respectivamente. As bibliotecas da PUCMM são constituídas por um sistema composto por unidades de informação, coordenadas para facilitar o acesso aos recursos de informação e conhecimento. Possui uma área dedicada às atividades de bibliotecas, de 7.423 m2 com capacidade para albergar simultaneamente mais de 1.500 utilizadores, bem como equipamentos, móveis e tecnologias inovadoras.
A comunidade universitária da PUCMM tem acesso a importantes bases de dados por assinatura e acesso gratuito, selecionadas de acordo com o perfil dos programas de estudos, em espanhol e inglês, organizados por professores.
Bancos de dados especializados para a Escola de Estomatologia
• Fonte de Odontologia e Ciências Orais (EBSCO)
Bancos de dados multidisciplinares
• Access Medicina
• Clinical Key (Elsevier)
• MEDLINE with Full Text (EBSCO)
• MedicLatina (EBSCO)
• Alt HealthWatch (EBSCO)
• SPORTDiscus with Full Text (EBSCO)
• CINAHL with Full Text (EBSCO)
• Academic Search Complete (EBSCO)
• Fuente Académica (EBSCO)
• eBook Collection (EBSCOhost)
• Health & Medical Collection
• Healthcare Administration Database
• Nursing & Allied Health Database
• Public Health Database
• Biological Science Database
• Consumer Health Database
• Salud y Medicina en ProQuest:
• Recursos de formación y competencia
• New England Journal of Medicine (NEJM)
• The JAMA Network
• ProQuest Dissertations & Theses Global
• Biblioteca Virtual en Salud (BVS)