Plano Acadêmico:
Plano Acadêmico
O Plano Acadêmico representa o conjunto de atividades aprovadas nos colegiados da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Instituição Promotora), colegiados do Instituto Superior Politécnico de Caála – Huambo/Angola (Instituição Receptora). A operacionalização deste plano atenderá ao Regimento Geral da Pós-Graduação da USP e Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da EERP/USP. Nesse sentido o presente projeto envolve a formação de Pós-graduação stricto sensu - nível mestrado, de um grupo de docentes do Instituto Superior Politécnico da Caála, localizado na província de Huambo, Angola. O curso de Mestrado será equivalente ao oferecido em âmbito nacional, com a mesma exigência em relação a sistemática de acompanhamento e avaliação do desempenho dos alunos e do desenvolvimento do projeto de Pesquisa, com a participação ativa dos orientadores, bem como, das coordenações representadas pelas Instituições (Promotora e Receptora). Os candidatos devem ter o diploma de curso superior (Bacharelado ou Licenciatura) em Enfermagem ou em outros cursos da área da Saúde e afins, de validade nacional em seu país. Para este MINTER serão oferecidas 40 vagas. O processo seletivo será realizado virtualmente, no 1º semestre 2023, por professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da EERP/USP, de acordo com as normas do Programa de Pós-Graduação da USP (Análise do Projeto de Pesquisa – Etapa eliminatória; Análise do Currículo Vitae – Etapa Classificatória e Arguição Oral).
Orientação de alunos
Os alunos serão orientados pelos docentes credenciados no Programa de Pós-graduação em Enfermagem Fundamental com uma programação de reuniões científicas para avaliação das atividades acadêmicas e do desenvolvimento do projeto de pesquisa. As referidas reuniões serão presenciais ou à distância, com o uso de tecnologias apropriadas e plataformas especificas (sistema e-disciplinas da USP, Skype, Hangout Meet, Hangout, WhatsApp, dentre outros recursos via internet. O aluno poderá realizar estágio na sede da Instituição promotora (opcionalmente), nessa ocasião o mestrando participará de atividades no grupo de pesquisa ligado à sua linha de investigação, bem como complementará seus estudos, com disciplinas e orientação para elaboração da dissertação de mestrado.
Oferecimento de Disciplina
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental tem um elenco de 30 disciplinas oferecidas regularmente e direcionadas para a formação pedagógica e metodológica do aluno, fornecendo sustentação teórica à Área de Concentração e às linhas de pesquisa do Programa. O PPGEF mantém o princípio da flexibilidade, não comportando, portanto, disciplinas obrigatórias. É preservada a possibilidade de escolha da disciplina segundo a orientação do orientador, em atenção às particularidades do projeto de pesquisa, da área e linhas de pesquisa, bem como das necessidades de preparo acadêmico do aluno.
Sistema de acompanhamento e avaliação do desempenho dos alunos
Os alunos serão avaliados por meio das seguintes atividades:
Acompanhamento das coordenações das Instituições Promotora e Receptora e orientadores; participação e desempenho dos alunos nas disciplinas; apresentação de relatórios individuais semestrais, realização do exame de qualificação, apresentação de artigos, no decorrer do curso. Os artigos deverão ser encaminhados a periódicos indexados, preferencialmente com circulação internacional e com a participação dos orientadores; defesa da dissertação de Mestrado no tempo previsto pelo projeto acadêmico.
Exame de Qualificação, Conclusão e Defesa da Dissertação de Mestrado
De acordo com a Resolução n. 7493, o aluno de Mestrado, deverá submeter-se ao Exame de Qualificação em até 50% do prazo máximo para depósito da dissertação. O objetivo do Exame de Qualificação é avaliar a maturidade do(a) estudante na área de conhecimento do programa, considerando o conjunto de atividades acadêmicas desenvolvidas, histórico escolar e relatório sobre o desenvolvimento do projeto de pesquisa.
Com relação ao prazo para a defesa de mestrado, tem-se que o depósito da dissertação é de 24 (vinte e quatro) meses, tendo como pré-requisito a integralização das unidades de créditos em disciplinas e a aprovação no Exame de Qualificação. A defesa do mestrado é obrigatória para todos os alunos dos Programas de Pós-Graduação. Os alunos serão avaliados por uma comissão de juízes composta pelo orientador e três professores com titulação mínima de Doutor.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Criado em 1979, o PPGEF iniciou suas atividades acadêmicas capacitando, exclusivamente, os
enfermeiros. Todavia, a necessidade de aprofundamento das áreas temáticas e de formação de
recursos humanos de forma integrada, culminou no estímulo à expansão de experiências
interdisciplinares permitindo, a partir de 2005, a inclusão no Programa de Pós-Graduação em
Enfermagem Fundamental de outros profissionais da saúde e áreas afins.
Torna-se consenso no Programa que a área de Enfermagem constrói o seu saber em múltiplos
contextos das ciências, e, se caracteriza pela intensidade das trocas, bem como da integração
de diferentes disciplinas. Também, no Programa observa-se um intenso movimento para
superar a visão fragmentada nos processos de produção e socialização do conhecimento.
Adicionalmente, o Projeto Acadêmico da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/EERP-USP e
o Plano Nacional de Pós-graduação PNPG/CAPES em suas diretrizes, reconhecem entre outros
aspectos, a importância da interdisciplinaridade para as instituições de ensino e pesquisa.
Assim, o PPGEF adequa sua estrutura subsidiada nestas diretrizes institucionais, na sua vocação,
na própria história, na produção de conhecimento, na formação de recursos humanos e nos
princípios da interdisciplinaridade. Isto pode ser evidenciado também na análise da produção
científica vinculada ao Programa, que apresenta intercâmbio e integração de diferentes
modelos teóricos, expandindo o estado da arte da Enfermagem e da saúde.
A EERP-USP tem área construída de 11.156 m2 e, neste espaço abriga: 11 salas de aula
equipadas com recursos audiovisuais; dois auditórios; Centro de Simulação de Práticas de
Enfermagem composto por seis laboratórios (equipados com manequins de alta, média e baixa
fidelidade), um laboratório multidisciplinar (para o ensino das ciências básicas), um laboratório
de integração grupal e individual em Enfermagem, um laboratório de Atenção Primária, um
laboratório de tele-enfermagem e um laboratório de práticas educativas; 27 laboratórios de
pesquisa e extensão e cinco salas de reuniões e estudos. Tais laboratórios atendem às
atividades de ensino de graduação e também de pesquisa e extensão; sala de informática para
uso exclusivo dos pós-graduandos, sala de estudos individuais e em pequenos grupos.
Os laboratórios didáticos são espaços destinados ao ensino teórico prático por meio da
realização de observação, da demonstração de intervenções, desenvolvimento de habilidades,
resolução de situações diversas em cenários assistenciais simulados e vivências para o trabalho
em equipe. Favorece o treinamento prático e possui a infraestrutura necessária para o ensino
das habilidades básicas procedimentais (com manequins estáticos) até a simulação realística,
apoiada por tecnologias de alta complexidade. Com certeza atende as demandas de ensino da
graduação, pós-graduação, educação permanente e, também, da pesquisa com destaque da
simulação. Além dos laboratórios didáticos, tem-se os laboratórios de pesquisa e de extensão
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de serviços à comunidade sob a responsabilidade dos Docentes Permanentes do Programa de
Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental:
● Laboratório de Fisiologia aplicada à Enfermagem
●Laboratório de Microbiologia aplicada à enfermagem, vinculado ao Núcleo de Estudos em
Prevenção e Controle da Infecção em Serviços de Saúde (NEPECISS).
● Laboratório de Imunogenética Aplicada à Enfermagem
● Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação no Processo em Enfermagem
(GEPECOPEn)
● Laboratório do Centro Educativo de Enfermagem para Adultos e Idosos, vinculado ao Núcleo
Educativo em Geriatria Gerontologia (NUPEGG)
● Laboratório de Pesquisa Intervenções de Enfermagem
● Laboratório do Grupo de Investigação em Reabilitação e Qualidade de Vida – GIRQ.
● Laboratório do Núcleo de Estudos em Medicamentos e Segurança do Paciente
● Laboratórios de Pesquisa em Diabetes Mellitus
● Laboratório de Ensino, Pesquisa e Assistência em Hipertensão Arterial, vinculado ao Grupo
Interdisciplinar de Pesquisa em Hipertensão Arterial – GIPHA
● Laboratório de Psicofísica Clínica
● Laboratório do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Trabalho- NUESAT
● Laboratório do Grupo de Liderança, Gestão e Gerenciamento em Serviços de Saúde e
Enfermagem -LIGGEN
O espaço físico e a estrutura destes laboratórios têm permitido a expansão das atividades
acadêmicas junto aos Grupos de Pesquisa, o desenvolvimento de reuniões técnicas, a interação,
a orientação dos alunos de graduação, pós-graduação e pós doutorandos, bem como, a
aquisição de novas tecnologias, a modernização do ambiente físico e a preservação de acervo.
A EERP-USP conta com outras instalações: Centro de Memória, Centro de Criação e Produção
Multimídia, Núcleo de edição da Revista Latino-americana de Enfermagem (RLAE) e Revista
Eletrônica Saúde Mental, Álcool e Drogas (SMAD); Escritório de Relações Internacionais; Centro
de Vivência, além de espaços administrativos.
A Área de Tecnologia da Informação (TI) da Universidade de São Paulo (USP) compreende um
conjunto de Serviços de Informática que dão apoio ao armazenamento, recuperação,
distribuição, tratamento e análise de dados representados em meios digitais. Apresenta a
missão de prover com qualidade e eficiência os serviços de tecnologia da informação para apoio
às atividades administrativas e acadêmicas da USP; sua visão é ser referência como provedor de
serviços computacionais para apoio direto ou indireto das atividades-fim da universidade.
Os pós-graduandos têm acesso aos computadores de sua própria sala (Sala de Pós-
Graduandos), dos núcleos/grupos de pesquisa, além daqueles localizados nas salas dos
docentes e os seus próprios equipamentos pessoais, todos conectados à Rede Computacional
USPnet e internet. Pós-graduandos também têm acesso ao Sistema Janus, sistema
administrativo da Pós-Graduação da USP, por meio do qual é realizada via on-line, todas as suas
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matrículas, gerenciamento das matrículas, cancelamentos e atribuição de conceitos dos alunos
em disciplinas por parte dos professores, obtenção de histórico escolar dos alunos e das
disciplinas a serem oferecidas, registro de exame de qualificação (EQ) e defesa de dissertações e
teses, promovendo agilidade a todos.
O Sistema Janus agrega todas as informações da vida acadêmica do pós-graduando e também
funciona como um canal de comunicação com os estudantes alertando-os sobre os prazos de
matrícula, exame de qualificação e depósito da dissertação. Para tanto, é utilizado o e-mail
institucional gerado para o estudante (@usp.br). Além dessas funcionalidades o Sistema Janus
mantém um fórum permanente de discussão para coordenadores de programas de pós-
graduação, presidentes de Comissões de Pós-Graduação e Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Tal
sistemática tem recebido avaliações positivas por parte dos usuários (docentes, discentes e
pessoal administrativo).
A partir de junho de 2021, foi incorporado o depósito digital de teses e dissertações, feito pelo
próprio aluno com aquiescência do orientador. A plataforma do depósito digital fica hospedada
no Sistema Janus da Universidade de São Paulo.
A USP se utiliza da Plataforma MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning
Environment), ou seja, ambiente de aprendizado Modular Orientado ao Objeto) que foi
customizada pela Superintendência de Informática de São Paulo (STI-SP) para integrá-la aos
sistemas corporativos da USP facilitando aos docentes a criação de disciplinas e inserção dos
alunos na plataforma. Há de se considerar que o ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle,
com implementação de recursos diversos favorece a construção coletiva do conhecimento, a
comunicação síncrona e assíncrona entre estudantes e docentes.
A EERP-USP estimula o uso de novas tecnologias nas diferentes modalidades de ensino. A
Plataforma MOODLE institucional tem sido utilizada tanto para ensino à distância como para
discussões de grupos e para abrigar material de apoio a alunos.
Além destes recursos, a USP mantém um programa inclusão digital com disponibilização de
softwares originais para uso coletivo ou individual. Para o incremento da pesquisa o centro de
pesquisa da EERP tem adquirido nos últimos anos softwares para organização e análise de
dados, que têm sido disponibilizados para alunos e docentes dos Programas de Pós-Graduação
desta Escola. Observa-se a expansão gradual do uso destas ferramentas em disciplinas de
graduação e pós-graduação.
A Seção de Informática oferece assessoria técnica aos alunos de pós-graduação, docentes e
técnicos, além de orientação formal, sob forma de cursos e individual com o objetivo de
capacitar os usuários para a melhor utilização dos recursos de informática. Os programas
(softwares) utilizados na sala de informática são permanentemente atualizados em suas versões
e novas rotinas de utilização da rede de comunicação são criadas para atenderem as
necessidades dos usuários.
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O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental conta com a estrutura e o acervo
da Biblioteca Central do Campus de Ribeirão Preto da USP, que possui área física de 4.243 m². O
seu acervo é formado por 121.739 livros, 3.373 títulos de periódicos nacionais e estrangeiros,
20.539 teses e dissertações e 114.117 trabalhos científicos publicados pelo corpo docente e
pesquisadores do campus de Ribeirão Preto. A Biblioteca Central oferece aos usuários bases de
dados e catálogos on-line, acesso à internet, sala Multimídia, sala Pró-Aluno e salas de estudos.
A consulta ao acervo da Biblioteca Central e das demais bibliotecas da USP pode ser feita por
meio da Internet através do banco de dados bibliográfico Dedalus (www.dedalus.usp.br) e do
Portal de Busca Integrada (http://www.buscaintegrada.usp.br/). É importante mencionar que
esta biblioteca oferece, gratuitamente, orientação sobre normalização de trabalhos científicos
(dissertações, teses, artigos etc.) com base nas normas da ABNT, APA, Vancouver e das revistas
científicas. Ainda, conta com um sistema de empréstimo de livros entre bibliotecas (EEB) e com
Comutação Bibliográfica (Comut) em nível nacional e internacional, que permite ao usuário a
obtenção de cópias de artigos científicos não existentes no acervo da biblioteca.
Os professores vinculados ao Programa têm suas salas e laboratórios individuais dotados de
recursos de informática, computadores, e demais equipamentos em atendimento a área de
investigação, além de telefone com acesso direto para ligações em qualquer parte do país. Esses
espaços possuem infraestrutura de software que possibilita aos pesquisadores o
armazenamento e tratamento de dados oriundos das pesquisas desenvolvidas pelos Grupos de
Pesquisa, como também as orientações de dissertações e teses.
Nas dependências da EERP tem-se ainda:
- Centro de Pesquisa da EERP – CENAPq, que tem por finalidade estimular o desenvolvimento
das pesquisas realizadas no âmbito da Escola;
- Escritório de Relações Internacionais, para atendimento de alunos e professores para
intercâmbios e estabelecimento de parcerias;
- Escritório do Centro Colaborador da da OPS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em
Enfermagem
- Escritório do Capítulo RHO Upsilon da Sociedade Honorífica Sigma Theta Tau Internacional.