Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Bases para operacionalização da proposta
Dentre as condições necessárias iniciais para a implementação desta proposta encontram-se as seguintes: a) uma coordenação específica para o MINTER, distinta da coordenação regular do PPGAS, escolhida entre os pares, com encargos computados, responsável pelo plano acadêmico, a articulação institucional, a implementação e o acompanhamento da proposta; b) uma coordenação no DCS, escolhida entre os pares, com encargos computados, responsável pela gestão e logística na UFV; c) uma secretaria específica para o MINTER no PPGAS e na UFV; d) tratando-se de um MINTER nos moldes do mestrado regular do PPGAS, dentre os recursos necessário especial atenção deve ser dada a uma políticas de bolsas, subsídios e outros auxílios que garantam a efetiva participação dos mestrandos. É fundamental a garantia da dedicação exclusiva ao curso durante os dois anos, para manter a qualidade da formação. Com relação a estas e outras demandas mais específicas que permitam a implementação da proposta é preciso levar em conta ainda:
a) Os deveres da UFV enquanto instituição receptora dizem respeito a todos os recursos de infraestrutura indispensáveis ao projeto, ao apoio administrativo e ao acompanhamento e atendimento aos alunos.
b) Na instrução do projeto deve constar ofício do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação declarando que o MINTER atende ao previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFV.
c) O estatuto da UFV, define que o Conselho Superior (CONSU) (Art. 10, inciso V) deve aprovar a celebração de convênios e acordos, já que a instituição receptora é, e só pode ser, a UFV, não o Departamento de Ciências Sociais ou o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. O estatuto dispõe, também, (Art 14, inciso IX) que compete ao CEPE apreciar e propor a celebração de acordos e convênios.
d) O Regimento de Pós-Graduação da UFV, determina que (Art. 9, inciso j) que o Conselho Técnico de Pós-Graduação seja responsável pelas proposições e discussões de acordos ou convênios.
Assim, a adesão efetiva a esta proposta dependerá de deliberações em vários órgãos da Administração Universitária, ainda mais que as atribuições da instituição receptora envolvem investimento em infraestrutura e meios técnico-administrativos. Neste momento, gestões já estão sendo feitas perante a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Reitoria da UFV para definir tanto os recursos necessários quanto o trâmite burocrático interno, que deve ser muito ágil levando em conta o prazo exíguo que o edital do MINTER estabelece. Embora a adesão ao MINTER possa ser induzida ou iniciada pelo DCS, os trâmites necessários para a efetiva adesão da UFV dependem de fatores administrativos e operacionais externos ao DCS. As garantias e compromissos que podem ser poderão ser firmados neste momento são: a) tomar conhecimento das demandas do PPGAS, cientes de que quaisquer garantias relativas à infraestrutura, administração ou logística relativas ao MINTER dependem de decisões que são centralizadas no CONSU e que tramitam por duas instâncias administrativas (Conselho de Pós-Graduação e CEPE); b) gestionar a proposta perante o Pro-Reitor de Pesquisa e Pós-Gradução, que é o agente executivo de maior importância no processo de tramitação na UFV, no sentido de garantir e concretizar os termos de um possível acordo. Contudo, também é preciso advertir de condições iniciais, relacionadas à infraestrutura administrativa, de ensino e de pesquisa, que facilitariam em grande parte a resposta da UFV aos requerimentos para a implementação do MINTER, como elencadas a seguir.
a) Instalações físicas
O DCS disporá até final de 2015 de infraestrutura e instalações exclusivas para o MINTER. Atualmente vêm sendo concluídas as obras de acabamento do 3º e 4º pavimento do edifício CCH II, destinado para abrigar o novo DCS, incluindo a pós-graduação. Esta nova sede do DCS inclui sala específica para Coordenação de Pós-Graduação (23,57m2), Secretaria (11.64m2), Copa (19,24m2), Sala de Reuniões (34,35m2), Auditório (33,93m2), Laboratório de Informática para a Pós-graduação (23,92m2) com acesso ao Portal de Periódicos Capes, quatro Salas (23,88m2 cada) –a serem utilizadas para aulas, leituras e desenvolvimento de projetos– e 21 Gabinetes (11,74m2 cada) destinados aos docentes e a salas de estudo. Todos os gabinetes serão equipados com telefone, computadores com acesso à internet e mobiliário. O auditório e as salas serão equipados com mobiliário, computador com acesso à internet e data show. O DCS conta ainda com mais quatro Salas de aulas (35m2 cada), dois Auditórios (38,73m2 e 55,53m2), uma Sala de Reuniões (34,35m2), além do Laboratório Integrado de Ciências Sociais (LICS), com seções de Multimeios (24m2), Análise de Dados (24m2), Ensino de Ciências Sociais (50,90m2) e Informática (50,90m2), entre outras instalações.
Além disso, o CCH disponibiliza aos discentes um Laboratório de Informática, equipado com 32 computadores, três impressoras e uma TV de 29”, apoio técnico e manutenção de equipamentos. A universidade também disponibiliza os seguintes recursos, através da Divisão de Eventos:
- 01 Anfiteatro com capacidade de 700 lugares, dotado de toda-infraestrutura audiovisual e informática (Edifício do Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino);
- 01 Auditório com capacidade de 300 lugares, dotado de toda-infraestrutura audiovisual e informática (Edifício da Biblioteca Central);
- 01 Auditório com capacidade de 300 lugares, dotado de toda-infraestrutura audiovisual e informática (Edifício do Departamento de Engenharia Florestal);
- 01 Auditório com capacidade de 224 lugares, dotado de toda-infraestrutura audiovisual e informática (Edifício do Departamento de Economia Rural).
Há ainda espaços para exposições, lançamentos de livros, coffee breaks, entre outras atividades acadêmicas e culturais, em diversos pontos da universidade.
b) Biblioteca Central
Com relação à infraestrutura, a Biblioteca Central (BBT) da UFV merece destaque. A BBT tem horário de atendimento integral, com amplo acervo de livros disponível para consulta, consulta à base de dados e empréstimo, além do acesso a periódicos de área. Os bens patrimoniais da UFV classificados como acervo bibliográfico, atingiram os seguintes quantitativos: 177.467 livros, 29.053 teses, 43.970 publicações seriadas, 7.604 títulos de periódicos, 2.641 exemplares em braile, 10.818 relatórios, 5.308 folhetos, 10.540 separatas, 1.298 obras raras, 2.902 recortes de jornais, 3.361 microfichas, 110 microfilmes, 621 videoteipes e 5.630 volumes de outros materiais especiais. A BBT atende, além da comunidade universitária, a comunidade de Viçosa e região, funcionando num edifício de quatro andares, com área total de 12.643,43m2 que incluem salas de estudo individuais e em grupo, salões de leitura, além de espaços especiais, tais como salas para deficientes visuais, com obras em braile, sala de videoconferência, coleções especiais, obras raras, multimídia, referência em CD-ROM, mapoteca, sala de vídeo, espaço para alunos do ensino médio e fundamental, espaços para leitura de lazer e exposições de artes plásticas, espaço para pesquisar bases em cd, espaço para estudo de línguas estrangeiras e auditório espaçoso. A BBT é biblioteca depositária da ONU e participa de sistemas nacionais e internacionais de informação e documentação na área agrícola, bem como do Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos e do Programa de Comutação Bibliográfica, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (TEDE), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
Encontra-se em pleno funcionamento o sistema VIRTUA, que permitiu a disponibilização do acervo na Internet, tornando-o mundialmente conhecido e facilitando a troca de informações entre bibliotecas, além de permitir que o próprio usuário gerencie a movimentação de sua ficha, reservando e renovando livros e verificando a existência de possíveis multas. A BBT presta serviços de comutação bibliográfica, levantamentos bibliográficos de assuntos específicos, catalogação na fonte, normalização de publicações, permuta e doação (1.754 instituições nacionais e estrangeiras cadastradas), empréstimos de publicações e orientação aos usuários. A área de Humanidades vem sendo responsável por boa parte da expansão da oferta de vagas na UFV e, decerto, pela expansão dos usuários do sistema de suas bibliotecas, de modo que esforços vêm sendo empreendidos para dar conta da demanda dos recém-ingressos e da diversificação de áreas. Nos últimos quatro anos, 492 títulos de Humanidades foram adquiridos e catalogados. No mesmo período, a área de Ciências Sociais implementou um aumento de mais de 60% dos títulos disponíveis em seu acervo, intensificando seus pedidos de aquisição, de modo a contemplar tanto a bibliografia básica quanto de linhas de pesquisa. A biblioteca conta ainda com acesso ao Portal de Periódicos, além de acervos de revistas científicas raras, incluindo coleções da área de Ciências Sociais.
c) Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD)
A Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD), instituída na UFV em 2001, é responsável pela coordenação, supervisão, assessoramento e prestação de suporte técnico às atividades realizadas em diferentes áreas de ensino, utilizando novas tecnologias de informação e comunicação. Além de apoiar os professores nas suas atividades de ensino e extensão, sua proposta é diversificar as formas de atuação para atingir o maior e mais variado público possível. Para isso, utiliza os resultados obtidos pela UFV em mais de 80 anos de atividades nos campos do ensino, pesquisa e extensão; a CEAD dispõe de suportes administrativo, pedagógico e técnico-computacional. Dentre os produtos e serviços de apoio oferecidos pela CEAD encontram-se:
- O PVANET, um ambiente virtual de aprendizado utilizado pela UFV. Foi concebido para receber conteúdos das mais diversas disciplinas e cursos, nas modalidades presenciais e a distância. Suas ferramentas garantem a inclusão de conteúdos nos mais diferentes formatos: textos, vídeos e simulações, interação aluno-tutor-professor síncrona e assíncrona, etc.
- Portais. Com o objetivo de beneficiar segmentos específicos da sociedade com o conhecimento gerado na UFV, a CEAD vem desenvolvendo portais especiais em parceria com pró-reitorias e grupos de professores.
- Série Conhecimento, acervo das notas de aula de professores referentes a disciplinas dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu da UFV. A série está disponível em duas versões: uma para consulta on-line e outra para impressão.
- Produção de material didático para as disciplinas presenciais e/ou a distância, a CEAD disponibiliza suporte para a produção de material didático, utilizando diferentes mídias e formatos. Conta, inclusive, com ambientes especialmente desenvolvidos para este fim. Entre eles, destacam-se: textos para leitura, áudio-aula, vídeo-aula, vídeos, entrevistas, animações, simulações, entre outras.