Plano Acadêmico:
O PPGE objetiva que seus egressos sejam capazes de se engajar no desenvolvimento da Educação Brasileira, contribuindo para a excelência de culturas acadêmicas com eixo na produção científica e na melhoria das políticas e práticas educativas.
O Programa de Pós-Graduação em Educação possui um eixo curricular articulador focado nas Políticas Públicas e Práticas Educativas, que se propõe a identificar e caracterizar as principais políticas públicas de educação em vigência no país, analisando os princípios orientadores e a consolidação das mesmas em normas, programas e práticas educativas.
As linhas de pesquisa, que são ramificações mais específicas, se traduzem concretamente na produção de professores e alunos.
2.1 Objetivos / Perfil profissional a ser formado:
Objetivamos que nossos egressos sejam capazes de:
- Identificar problemas sociais e cientificamente relevantes, problematizando os conhecimentos científicos;
- Desenvolver pesquisas para responder a esses problemas, respeitando o rigor metodológico e os princípios éticos da ciência;
- Socializar os conhecimentos no âmbito acadêmico e nas práticas escolares;
- Inserir a pesquisa como princípio da prática docente, tanto em atividades de ensino como de extensão;
- Contribuir para a definição de políticas públicas em educação que atendam às necessidades sociais;
- Colaborar com os órgãos públicos e organizações da sociedade civil na proposição e implementação de ações para a resolução de problemas na área das práticas educativas.
2.2 Linhas de Pesquisa
Práticas Docentes e Formação Profissional: A linha discute as culturas em ambientes educacionais com ênfase nos saberes docentes, na distribuição de papéis e na organização do espaço, do tempo e das atividades pedagógicas, assim como a construção das diferenças e das contradições na formação profissional.
Professores: José Marcelo Freitas de Luna, Tânia Regina Raitz, Ana Cláudia Delfini Capistrano de Oliveira, George Saliba Manske e Valéria Silva Ferreira. Políticas para a Educação Básica e Superior: Esta linha trata das questões relativas às políticas públicas da educação básica e superior, políticas públicas de currículo e de avaliação, assim como as políticas de formação de professores.
Professoras: Ediene do Amaral Ferreira, Regina Célia Linhares Hostins e Verônica Gesser.
Cultura, Tecnologia e Aprendizagem: Esta linha desenvolve pesquisas relacionadas à cultura, linguagens artísticas (literatura, teatro, dança, música e artes visuais) e aprendizagem mediada por tecnologia.
Professores: Adair de Aguiar Neitzel, André Luís Alice Raabe, Adriana Gomes Alves e Mônica Zewe Uriarte.
Esta estrutura organizada por eixo e linhas soma-se aos grupos de pesquisa, que atuam como braços mais operacionais do programa. Os grupos desenvolvem pesquisas – ligadas às dissertações ou mais amplas, vinculadas às áreas de atuação dos docentes, que se enquadram necessariamente em uma (ou mais) linha de pesquisa, e, por conseguinte, a um eixo do PPGE/Mestrado. Os grupos de pesquisa, portanto, fazem as linhas de pesquisa funcionarem, na medida em que abordam as temáticas de seus escopos.
Todos os docentes e mestrandos são filiados aos seus grupos de pesquisa, e, com isso, temos uma estrutura dinâmica e vibrante. Vários egressos continuam contribuindo para as pesquisas dos grupos, além dos professores da Escola de Educação (Centro de Educação) da Universidade.
Os produtos das pesquisas, por sua vez, fortalecem as linhas de pesquisa que, inclusive, podem vir a se extinguir, seja pelo esgotamento dos interesses do grupo naquela temática, ou pelo atendimento das demandas em questão.
2.3 Estrutura curricular do Curso de Mestrado
2.3.1 Disciplinas e créditos
O mestrando deve cumprir, no mínimo, 36 créditos (em 24 meses), assim distribuídos:
• Núcleo comum - 12 créditos em disciplinas obrigatórias.
• Núcleo específico - 06 créditos em Participação em Pesquisa + 12 créditos em seminários temáticos
• Atividades de Dissertação - 06 créditos.
Núcleo Comum
Disciplinas Obrigatórias:
- Fundamentos e Metodologia da Pesquisa - 04 créditos
- Epistemologia - 04 créditos
- Políticas Públicas em Educação - 04 créditos
Seminários: 1º Semestre
Teorias e Práticas de Currículo e Avaliação Educacional
Estudos sobre o Pensamento Computacional
Tópicos Contemporâneos em Educação
Seminários:2º Semestre
Juventude, Educação e Trabalho na Contemporaneidade
Gamificação e Educação
Desing Thinking e Inovação Educacional
Participação em Pesquisa - 06 créditos
* Atividades programadas entre orientadores e coordenação a cada semestre letivo.
2.Seminários (Podem ser os mesmos para Minter e Dinter)
Teorias e Práticas de Currículo e Avaliação Educacional
Estudos sobre o Pensamento Computacional
Tópicos Contemporâneos em Educação
Juventude, Educação e Trabalho na Contemporaneidade
Gamificação e Educação
Design Thinking e Inovação Educacional
3. Orientação
3.1. Atividades de orientação
A atividade de orientação ocorrerá principalmente na forma presencial. Porém em alguns momentos serão também utilizados os recursos de Educação remota disponíveis nas instituições que participam do projeto.
No primeiro ano, todos os professores orientadores manterão contato presencial ou remoto com os alunos e poderão definir os seus respectivos planos de trabalho paraa construção do projeto de dissertação. Ficará a cargo dos coordenadores acadêmico e operacional o acompanhamento do andamento dessas atividades de modo a intervir caso alguma relação de orientação esteja com problemas.
A Instituição receptora colocará à disposição dos alunos suporte de informática para que o contato orientador-orientando possa ocorrer com facilidade.
Para as atividades complementares e suporte metodológico para as várias disciplinas, a receptora contará com os laboratórios de informática disponíveis no campus.
O número de alunos propostos para esta turma de mestrado (Minter) foi definido de maneira que o Programa Promotor continue dentro dos parâmetros normais médios de orientandos por orientador, estabelecidos pela Capes. O Coordenador Acadêmico do Programa Promotor trabalhará como Tutor dos mestrandos durante o primeiro semestre de atividades.
O processo de indicação dos orientadores será implementado no início das atividades letivas. A partir da atribuição da orientação, o orientador passará a acompanhar as atividades dos seus orientandos, inclusive enquanto estiverem cursando as disciplinas na Instituição Receptora. A partir do término das aulas na Instituição Receptora, orientador e orientando farão encontros presenciais na sede da Instituição Promotora, e também através de recursos de meios eletrônicos.
O Coordenador Acadêmico do Programa Promotor se deslocará trimestralmente até a Instituição receptora para, inicialmente, acompanhar as atividades letivas e até o final do mestrado, para discutir com os alunos o andamento das suas atividades, inclusive os aspectos relativos à orientação
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Conta com varios Campi e duas Unidades todos interligados com circuitos Fast Ethernet e servidos por Internet. Estes circuitos de interconexão entre os campi e de acesso à Internet são fornecidos pelas concessionárias de serviços de telecomunicações, possibilitando a transmissão de dados, voz e videoconferência através de implementação de qualidade de serviço. Esta rede suporta os serviços administrativos, de pesquisa e acadêmicos da Instituição.
Acesso à Rede Internet
Os acessos aos serviços internet são providos por 2links de telecomunicações através do campus sede da instituição localizado no município de Itajaí, a saber:
- Um link de 54 Mbps Fast Ethernet com a Brasil Telecom
- Um link de 54 Mbps Fast Ethernet com a Intelig
Além destes links, cerca de 340 linhas de acesso doméstico estão disponibilizadas para a comunidade acadêmica, além dos serviços de AD.
Cerca de 2.000 pontos de rede instalados estão ativos, sendo que a maioria, aproximadamente 85% localizam-se em laboratórios de ensino e pesquisa, bem como nas bibliotecas para atendimento, também, às comunidades onde os campi da Instituição estão inseridos.
Todo o espaço físico dos campi e Unidades da UNICA está atendido por rede wireless (sem fio).
Equipamentos
Todas as conexões de rede LAN e WAN convergem para Switchs de campus (Core N7 Enterasys e Roteador CISCO 7206) configurados para suportar o processamento de comunicação de grandes volumes de dados, permitindo tecnologias como: fast-ethernet, gigabit-ethernet e ATM. Estes equipamentos estão instalados no campus sede, localizado em Itajaí. Pilhas de switchs (B2) departamentais estão instaladas em cada bloco (administrativo ou acadêmico) atendendo a demanda dos serviços de rede.
Os campi dispõem de equipamentos centralizadores (N3) que recebem todo o tráfego das redes locais (fast-ethernet) suportadas por Switchs departamentais (B2), permitindo roteamento com o campus sede para acesso aos serviços de Internet.
Conta com uma ampla área onde está localizada a Secretaria Acadêmica do Programa e as salas da Coordenação e Vice Coordenação. A Secretaria do PPGE é um amplo espacial para duas funcionárias trabalharem com todo uma infraestrutura para atendimento dos docentes e discentes.
Há ainda salas para os docentes, todas mobiliadas com mesa, armário, cadeiras, microcomputadores ligados à rede interna e externa, WI-FI e telefone com ramal. Também há uma sala de reuniões e uma copa.
O Programa dispõe ainda de duas salas de aula e uma área para estudos com computadores e confraternização para todos os discentes. A infraestrutura é composta também por dois banheiros, ambos adaptados para portadores de necessidades especiais. As vias de acesso ao Programa são por escada ou rampa.
São recursos disponíveis para as disciplinas e pesquisas de uso exclusivo do Programa:
- 01 equipamento de cinema home theater;
- 04 projetores multimídia;
- 04 equipamentos fotográficos e de vídeo câmera digital;
- 03 equipamentos de vídeo filmadora;
- 01 equipamento scanner;
- 01 equipamento de som e gravador;
- 03 equipamentos de gravador de CD externo;
- 07 notebooks;
- 05 equipamentos de som gravador digital;
- 01 equipamento de som microfone;
- 01 equipamento de som pedestal;