Plano Acadêmico:
. Objetivos e Metas :
- Titular em nível de mestrado 24 alunos;
- Estimular a obtenção do conhecimento por meio de estudos e da pesquisa;
- Contribuir com a redução do déficit de professores titulados nos cursos de engenharia e afins, para que sejam mantidos e dificuldades de instalação de novos cursos;
- Contribuir para a melhoria das avaliações oficiais dos cursos de engenharia devido a falta de professoras titulados;
- Promover pesquisas, com vistas às dissertações que resultem em contribuição documentada para solução de problemas locais e regionais;
- Promover a produção cientifica por meio de artigos em eventos e periódicos, além de participações em simpósios, workshop e congressos;
- Estabelecer entre os alunos compromissos que os levem a formar um centro de referência para estudos de interesse para o desenvolvimento econômico, resultando em melhorias dos índices sociais, como emprego e renda;
- Motivar o grupo para que continuem seus estudos, pesquisa e busquem o doutorado.
2. Critérios e sistemática de seleção dos alunos :
A seleção dos alunos para o MINTER, dar-se-á mediante processo seletivo para graduados nas engenharias, de preferência em engenharia de produção, e áreas afins, como administração, estatística, economia, tecnologia de informação, entre outras. A Instituição Promotora divulgará em âmbito local e regional, por meio eletrônico, edital com as etapas, regras e critérios para a realização e critérios para a realização processo seletivo. A primeira etapa constituir-se-á da inscrição mediante preenchimento de formulário, de de um questionário para levantamento do perfil do candidato, cópia de documentos pessoais e acadêmicos, entre os quais certificado de formação da graduação, currículo Lattes e produção acadêmica, caso possua e um esboço do projeto pesquisa que pretende realizar. Esta etapa pode ser realizada pessoalmente ou via correio. A Comissão Examinadora, formada pelos docentes da Instituição Promotora escolherá, caso haja, até três candidatos para cada vaga, a prosseguirem para a etapa seguinte. Os convocados para a segunda etapa farão uma prova em que consta uma parte dissertativa, com três temas genéricos sobre os quais o candidato como cidadão tenha pelo menos opinião, sem a necessidade de fundamentação científica e por isso a precisão do conteúdo não é tão relevante. O que se pretende avaliar é a capacidade de escrever e transmitir o pensamento com clareza. Em exames de seleção da sede para o programa de mestrado e doutorado tem solicita-se temas como: "Porque a qualidade do produto é importante?", "Você considera a sustentabilidade importante?", "O que você entende por crescimento econômico e desenvolvimento econômico? Nessa mesma etapa, o candidato responderá ou encaminhará solução, a seis questões ou problemas propostos específicos de engenharia de produção, como planejamento e controle da produção, organização de empresas em rede, tecnologias de produção, logística e tecnologia de informação e comunicação. Esses detalhes estão sendo colocados como esclarecimentos, tendo-se em vista que profissionais da área, não engenheiros de produção, tem o conceito, entretanto não os verbaliza com a terminologia usada na engenharia de produção. A terceira etapa compõe-se da analise do currículo e entrevista. A arguição baseia-se nas informações do currículo, do perfil e do projeto de pesquisa. Divulgação e convocação dos classificados. Entre os critérios adotados para atribuição da nota, destacam-se: formação, atividade profissional, disponibilidade para participar e cumprir exigências do MINTER, perfil de pesquisa em que haja orientador adequado. A nota para classificação é o resultado da soma das frações obtidas nas três etapas com a seguinte pontuação máxima: Etapa 1 – 2 pontos; Etapa 2 – 4 pontos; Etapa 3 – 4 pontos. Esses procedimentos são análogos aqueles usados na instituição Promotora.
3. Estrutura básica da programação:
3.1. Disciplinas a serem ofertadas
Nome da Disciplina - Carga Horária - Docente(s) Responsável(eis) - Local da oferta - Data da Oferta PRODUÇÃO E MEIO AMBIENTE - 88 - CECILIA MARIA VILLAS BOAS DE ALMEIDA/BIAGIO FERNANDO GIANNETTI/FENI DALANO ROOSEVELT AGOSTINHO - Na Instituição Receptora - 05/10/2015
ECONOMIA DE EMPRESAS E PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO - 88 - JOSE BENEDITO SACOMANO/RODRIGO FRANCO GONCALVES - Na Instituição Receptora - 03/08/2015
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - 88 - PEDRO LUIZ DE OLIVEIRA COSTA NETO/IRENILZA DE ALENCAR NAAS - Na Instituição Receptora - 02/03/2015
GESTÃO DA TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E QUALIDADE - 88 - ODUVALDO VENDRAMETTO/JOAO GILBERTO MENDES DOS REIS - Na Instituição Receptora - 01/02/2016
TOPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 88 - RODRIGO FRANCO GONCALVES/ODUVALDO VENDRAMETTO - Na Instituição Receptora - 07/03/2016
SISTEMAS E PROCESSOS EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 88 - PEDRO LUIZ DE OLIVEIRA COSTA NETO/JOAO GILBERTO MENDES DOS REIS - Na Instituição Receptora - 04/05/2015
SEMINÁRIOS SOBRE INOVAÇÕES EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 88 - IRENILZA DE ALENCAR NAAS/ODUVALDO VENDRAMETTO - Na Instituição Receptora - 02/05/2016
LOGÍSTICA E SEMINÁRIO EM AGRONEGÓCIO - 88 - IRENILZA DE ALENCAR NAAS/JOAO GILBERTO MENDES DOS REIS - Na Instituição Receptora - 06/07/2015
3.2. Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor:
Será exigido estágio docência de 60 horas para os alunos que não exercerem atividades didáticas. Para estes casos, o estágio será organizado pelos coordenadores das instituições promotora e receptora.
4. Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres e doutores:
A Instituição Promotora mantém vínculos, parcerias e participações diversificadas com Programas de pós
graduação e universidades no Brasil e no exterior. Essas relações vão desde a troca sistemática de alunos
em programas sanduiches, desenvolvimento de pesquisa e participação em disciplinas, palestras seminários para acadêmicos e com setores produtivos e bancas. Essas atividades foram e estão sendo realizadas, conforme se observa nos registros:
Professores Visitantes 2014
Prof. Luís Eduardo Velázquez Contreras – Universidade de Sonora – México
Prof. Sara Parkin – Forum for the Future – Reino Unido
Prof. Federico Maria Pulselli – Universidade de Siena – Itália (Virá em Agosto)
2011 a 2013 Professores Visitantes
Prof. Dr. Taizo Miachi -Tokai University – Japão
Prof. Sergio Ulgiati – Universidade Parthenope (Nápoles – Itália)
Prof. Mark Brown – Universidade da Flórida - EUA
Prof. Donald Huisingh – Universidade de Tennesse - EUA
Prof. Andréa Zavala Reyna - Universidade de Sonora – México
Prof. Dr. Seiki Akama, Tsukuba University, Japão
Prof. Dr. José Boaventura Ribeiro da Cunha - Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
No programa MINTER a ser desenvolvido professores convidados do exterior serão solicitados a proferir palestras/cursos na Receptora, bem como professores de universidades brasileira. Há, ainda, a possibilidade dos alunos do MINTER cursarem disciplinas, ao longo do curso, na Instituição Promotora, efetuarem visitas à empresas como forma de permitir essa minimização da endogenia do próprio grupo. Esse amplo relacionamento externo, de professores e alunos do PPGEP tem sido o mecanismo mais eficaz contra a endogenia. A realização deste MINTER promoverá a interação dos professores com outro ambiente, diverso do seu domicilio, em termos sociais, problemas diferenciados, oportunidade de pesquisa e também se caracteriza como um antídoto a endogenia.
5.Haverá uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD)? : Sim
A plataforma utilizada pela UNIP Interativa como espaço de publicação de conteúdos e de centralização das demais sistemas desenvolvidos é o Blackboard. Essa plataforma dispõe de ferramentas que permitem a interação do alunado com todo o corpo docente, bem como a publicação dos conteúdos pedagógicos de forma clara e acessível dando aos docentes as ferramentas para envolver cada aluno, motivando-os a utilizar os dispositivos de que dispõem e promovendo processos de colaboração e aprimoramento. Os educadores podem se conectar facilmente e estimular seus alunos, além de aprimorarem as avaliações e os materiais de curso. Ao acessar a plataforma, o aluno terá disponível o conteúdo necessário para a realização de seu curso. Além das disciplinas, estarão disponibilizados, secretaria virtual, biblioteca virtual e demais ferramentas flexíveis e de fácil uso personalizáveis pelo aluno, como calendário de tarefas e até o próprio layout da plataforma. O material pedagógico é disponibilizado por disciplina e por turma. Nas disciplinas, poderão ser propostos fóruns de discussão, chats, sala de aula virtual que permitem o debate entre os alunos – e entre os alunos e o corpo docente – sobre temas específicos.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
1. Laboratórios:
A Associação Teresinense de Ensino S/C Ltda – ATE, Mantenedora da Faculdade Santo Agostinho, dispõe de uma adequada infraestrutura física e acadêmica para o funcionamento de seus Cursos de Graduação e Pós-graduação, compreendendo: área administrativa; 49 salas de aula; 19 laboratórios que atendem às áreas de saúde, humanas e exatas, desses, 04 são laboratórios de informática, sendo que 01 destes é utilizado para o ensino à distância, adotando-se Plataforma Moodle, para os cursos de Graduação já reconhecidos pelo MEC.
2. Biblioteca:
2.1. Biblioteca - Informações Gerais
Receptora: Possui 01 biblioteca com um acervo de 9.634 títulos, totalizando 47.686 exemplares. Além disso, os alunos do Minter terão acesso pela plataforma Blackboard da UNIP educação a distância com duas bibliotecas, com livros digitalizados, constando mais de 3.000 títulos cada.
2.2. Outros Recursos :
Além dos recursos mencionados a receptora Nas áreas de convivência, a IES dispõe de mesas com cadeiras, acesso à internet sem fio e plugues com tomadas para carregar notebook. Quanto às salas de aula, a capacidade varia de 20 a 70 lugares e a distribuição das mesmas é feita de acordo com o número de alunos matriculados em cada curso, todas equipadas com kit multimídia fixo, para facilitar a didática do professor. Não há um bloco específico para cada curso, daí a flexibilidade na distribuição das salas, conforme a necessidade, atendendo, assim, aos requisitos exigidos para um bom trabalho.
Cronograma de Atividades:
Estabelecer os prazos de todas as etapas da proposta:
O MINTER será implementado a partir de sua aprovação e o comunicado da CAPES, conforme o Edital nº 23/2014. Dependendo de quando ocorra poderá haver ajustes de datas, seguindo as etapas:
1ª Etapa: Edital, Inscrições, Exame de Seleção e Matricula
20/08/2014 - Divulgação regional do edital para inscrições ao exame de Seleção;
15/09 a 14/10/2014 – Inscrições e entrega de documentos (poderá ser via correio);
18/10/2014 – Exame de seleção na Receptora – Prova escrita;
(*) 2ª Etapa: Convocação dos aprovados. Entrevista, Publicação dos Resultados
29/10/2014 – Divulgação dos aprovados na 1ª etapa e convocação para entrevistas.
07 e 08/11/2014 – Entrevistas e apresentação da proposta de pesquisa;
21/11/2014 – Divulgação do resultado da seleção nos sites da Promotora e da Receptora;
3ª Etapa: Matricula e inicio das aulas
01 a 05/12/2014 – Matricula no MINTER
Fevereiro/2015 – inicio das aulas
Conforme a estrutura do MINTER programada, o calendário prevê:
1 – 1º semestre de 2015 – 2 disciplinas, sendo uma a obrigatória Metodologia de Pesquisa Cientifica e Tecnológica
2 – julho/2015 – 1 disciplina
3 – 2º semestre de 2015 – 2 disciplinas
4 – fevereiro de 2016 – 1 disciplina
5 – 1º semestre de 2016 – 2 disciplinas para alunos que concluíram os créditos de disciplinas
6 – as qualificações se iniciarão – a partir de abril de 2016 e as defesas a partir de julho de 2016