Plano Acadêmico:
Objetivos e Metas : O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo), ligado ao Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), tem como objetivo principal articular ensino e pesquisa a partir de uma compreensão geográfica sobre o processo de produção do espaço, o que implica em considerar suas dimensões sociais, econômicas e ambientais. Entre as principais atividades do Programa destacam-se a formação de recursos humanos para a docência e o planejamento, baseada na pesquisa em diferentes linhas de atuação. Essas principais atividades vertem para uma visão institucional que procura promover a intervenção no território por meio de atividades de planejamento e gestão em diferentes escalas, além de impactar na formação de professores para a docência superior e o ensino básico. Estes objetivos serão os basilares da proposta de desenvolver o Projeto na modalidade DINTER em geografia para a UNIFAP. 7.2. Critérios e sistemática de seleção dos alunos : O processo seletivo será desenvolvido por uma Comissão de Seleção, composta por professores doutores membros do corpo docente deste Programa. Os critérios de seleção serão os mesmos adotados na oferta regular anual do PPGeo,/UFG. Para a avaliação de candidatos ao Doutorado segue as seguintes etapas: a. análise geral da documentação apresentada no ato da inscrição pelo candidato, para fins de homologação; b. arguição oral; c. avaliação de suficiência em língua estrangeira, em inglês, francês ou espanhol, sendo duas para o Doutorado; d. análise e avaliação do projeto de pesquisa; e avaliação do desempenho acadêmico, com base na conferência da pontuação do Currículo Lattes.
Estrutura básica da programação:
Disciplinas a serem ofertadas Nome da Disciplina Carga Horária Docente(s) Responsável(eis) Local da oferta Data da Oferta Observação. Teoria e Método em Geografia 60 EGUIMAR FELICIO CHAVEIRO Na Instituição Receptora 09/03/2015 Disciplina Obrigatória Projeto de Pesquisa 60 TADEU PEREIRA ALENCAR ARRAES Na Instituição Receptora 09/03/2015 Disciplina Eletiva A linguagem cartográfica e sua aplicação no ensino e na pesquisa em Geografia 60 IVANILTON JOSE DE OLIVEIRA Na Instituição Promotora 07/03/2016 Disciplina Eletiva As redes urbanas e o desenvolvimento regional 60 JOAO BATISTA DE DEUS Na Instituição Promotora 07/03/2016 Disciplina Eletiva Ensino de geografia: concepções teóricas, orientações metodológicas 60 VANILTON CAMILO DE SOUZA Na Instituição Promotora 10/08/2015 Disciplina Eletiva Evolução e organização do espaço urbano 60 CELENE CUNHA MONTEIRO ANTUNES BARREIRA Na Instituição Promotora 07/03/2016 Disciplina Eletiva Identidades, Território e Territorialidade 60 MARIA GERALDA DE ALMEIDA Na Instituição Promotora 03/08/2015 Disciplina Eletiva Planejamento Geo-Ambiental: Uso e ocupação das Terras 60 MANUEL EDUARDO FERREIRA Na Instituição Promotora 10/08/2015 Disciplina Eletiva Recursos Hídricos e Meio Ambiente 60 JOAO BATISTA PEREIRA CABRAL Na Instituição Promotora 07/03/2016 Disciplina Eletiva Tópicos Especiais em Geografia: Modernização da Agricultura 60 MARCELO RODRIGUES MENDONCA Na Instituição Promotora 03/08/2015 Disciplina Eletiva
Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor: O estágio docência aproxima os pós-graduandos dos discentes da graduação. Esse estágio resulta em grande benefício para os cursos das disciplinas de graduação, na medida em que os pós-graduandos programam atividades contemplando as leituras e investigações que fazem em suas áreas, ampliando e atualizando as discussões no interior das disciplinas; além de também resultar em benefícios para os próprios doutorandos, pois propiciam uma experiência relacionada à prática da docência. Está previsto um estágio obrigatório para o período de agosto de 2015 a julho de 2016, quando os alunos do Dinter complementarão os créditos das disciplinas em Goiânia. Segundo nossa avaliação essa é uma oportunidade para que o aluno possa se dedicar integralmente às disciplinas e às primeiras atividades de orientação, como a revisão do projeto de pesquisa. Além disso, o estágio permite a convivência dos alunos do Dinter com os docentes do curso, com outros alunos dos cursos regulares do PPGeo e do Instituto de Estudos Socioambientais, em especial com aqueles vinculados à Linha de Pesquisa, o que contribui para que eles possam ampliar interesses e perspectivas de reflexão e atuação sistemática na área. Os alunos do Dinter terão oportunidade de participar de eventos e outras atividades extra-curriculares no IESA.
Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres e doutores : O próprio processo seletivo adotado anualmente, de forma regular, pelo PPGeo já é um instrumento que minimiza os riscos de endogenia, pelos critérios próprios adotados de seleção e avaliação dos candidatos. Além disso, as diferentes temáticas e abordagem teórica das Linhas de Pesquisa do PPGeo ampliam em muito as possibilidades de atuação do futuro doutor. Outra possibilidade interessante e desejável é que o aluno do Dinter possa cursar os créditos equivalentes a uma disciplina em outros programas de pós-graduação da UFG, em outra universidade.
Haverá uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD)? : Sim Serão utilizados os recursos oferecidos pelo Centro Integrado de Aprendizado em Rede da Universidade Federal de Goiás. Através do IESA, a Pós-Graduação (PPGego) já possui Ambiente Virtual na plataforma Moodle e através deste ambiente virtual os doutorandos poderão ter acesso aos conteúdos disponibilizados pelos docentes, além de postar atividades, debater o tema em fóruns de discussão, tirar dúvidas via mensagens, entre outros recursos. Além disso, serão utilizados recursos de vídeo conferência para atividades como: colóquios com os orientadores, bancas examinadores de tese, dentre outras atividades.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios: A partir de abril de 2012, o Programa passou a contar com uma ampliação significativa de sua infraestrutura física, tanto para a coordenação e administração, quanto para as atividades de ensino e pesquisa. Isso se deve à inauguração do novo prédio do Instituto de Estudos Socioambientais, com área construída de 3.081,49m2. Além dos laboratórios e gabinetes dos docentes, o Programa passou a contar com uma Sala de Secretaria da Pós-Graduação (20,72m2), Sala de Coordenação de Pós (13,56m2), Sala de Arquivo e Almoxarifado (17,09m2), duas salas de aula exclusivas (34,90m2 cada), um auditório com capacidade para 100 lugares (132,44m2) e um laboratório de informática com capacidade para 45 alunos (102,72m2). Ao lado da nova sede há um edifício de 3 pavimentos exclusivo para aulas de graduação e de pós-graduação, com salas que possuem tela para projeção, acesso à Internet e ar condicionado, além de sala de apoio às aulas (reserva de equipamentos multimídia) e sala exclusiva para docentes. Os Laboratórios do PPGEO/IESA/UFG são os relacionados a seguir: 1) LAPIG – Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento- O LAPIG iniciou suas atividades em 1995, tendo contribuído, durante este período, com a elaboração de diversas monografias de bacharelado, dissertações de mestrado, e teses de doutorado, além da oferta de disciplinas de sensoriamento remoto e geoprocessamento ministradas para os cursos de graduação em Ciências Geoambientais, graduação e mestrado em Geografia (Instituto de Estudos Sócio-Ambientais - IESA / UFG.2) LEPEG – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica - Criado em 1997, como Núcleo de Estudos e Apoio ao Professor de Geografia, somente a partir de março de 2006 adotou-se a identificação atual, de Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Geográfica. O laboratório objetiva fornecer apoio a estudantes e professores do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da universidade Federal de Goiás e de outras instituições de ensino básico e superior, para o desenvolvimento de estudos e pesquisas relativas ao ensino de Geografia. 3) CIPGeo – Centro Integrado e Pesquisa em Gestão e Ordenamento Territorial - O CIPGeo tem por objetivo estimular a produção e divulgação de pesquisas sobre a gestão e ordenamento territorial, tendo como prioridade metodológica a integração das dimensões econômicas, ambientais e sociais e como foco espacial o território goiano. O laboratório é organizado na forma de núcleos, a saber: 1) Planejamento Ambiental; 2) Planejamento Urbano e Regional; 3) Geocartografia. 4) LABOGEF – Laboratório de Geomorfologia, Pedologia e Geografia Física - O LABOGEF foi criado em 1998 e se destina essencialmente à pesquisa e ensino de graduação e pós-graduação nas áreas de Geografia, Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Recursos Hídricos e Ciências Ambientais. Seu principal foco concentra-se em estudos relacionados a Impactos Ambientais sobre solos, relevo, recursos hídricos e biotas. 5) Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais – LABOTER - O LABOTER surgiu em 2008, a partir da reformulação do antigo Laboratório de Geografia Humana (LABOGEO). Ele se constitui da reunião de quatro grandes áreas do conhecimento geográfico: cultura, geopolítica, agrária e meio ambiente. Com o intuito de abarcar essas grandes linhas de pesquisas num só espaço de produção acadêmica, o conceito território tornou-se chave da sua produção geográfica, concebido como espaço de estudos das dinâmicas territoriais do mundo contemporâneo, tendo como via interpretativa as relações estabelecidas entre os seres humanos e das sociedades com o ambiente. 6) Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades – LaGENTE - Criado em janeiro de 2008, o Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-raciais e Espacialidades (LaGENTE) se dedica a tratar dos estudos étnico-raciais, além da temática de gênero, com enfoque, sobretudo, na abordagem geográfica, mantendo parceria com pesquisadores/as de outras áreas numa perspectiva interdisciplinar. As atividades se devolvem em 4 eixos: Relações raciais e espacialidades (desigualdade, racismo, segregação, trajetórias), interseccionadas com gênero; Culturas negras (congadas, samba, reggae, religiões afro-brasileiras); Grupos étnicos e territorialidades (quilombos, indígenas etc.) ; Estudos de gênero e sexualidade (mulheres, LGBTT etc.).
Biblioteca: Biblioteca - Informações Gerais A Biblioteca Central foi criada em 24/08/1973 com a fusão de 13 bibliotecas departamentais que funcionavam em unidades de ensino, passando a reunir os acervos no mesmo prédio da Faculdade de Direito. No final da década de 1980, um acordo da UFG com o Ministério da Educação possibilitou a construção de um prédio específico para a biblioteca no Campus Samambaia, que passou a ser a Biblioteca Central (BC). A mudança exigiu a divisão do acervo existente entre duas bibliotecas: Biblioteca Central (BC), no Campus Samambaia, e Biblioteca Campus Colemar Natal e Silva (BSCAMI), Praça Universitária. Com a criação dos campi no interior do Estado, foram surgindo novas bibliotecas setoriais. O Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG), que é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), é composto por oito unidades, sendo uma central e sete setoriais. O Sibi/UFG reúne cerca de 340.968 exemplares e 158.364 titulos entre livros, CD de música, CD-ROM, fitas em VHS e em DVD, teses e dissertações. Também oferece acervos virtuais, que podem ser acessados pelo site do Sibi/UFG, em www.bc.ufg.br, link Acervos virtuais. As bibliotecas são informatizadas e participam do Portal Capes – que disponibiliza cerca de 33 mil títulos de periódicos eletrônicos com textos completos e mais de 130 bases de dados com resumos de documentos científicos. Também mantém convênios com o IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, e com a Bireme – Biblioteca Virtual em Saúde, para o serviço de Comutação Bibliográfica (Comut). O Sibi/UFG oferece diversos serviços, alguns deles restritos à comunidade da UFG – que é composta por: estudantes de graduação e de pós-graduação de cursos presenciais e EAD, com matrícula atualizada na instituição; servidores docentes e técnico-administrativos ativos e inativos. O Sibi/UFG também é responsável pelo Portal de Periódicos da UFG, pela Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG (BDTD/UFG) da instituição e pelo Repositório Institucional. Os três compõem o Portal da Informação, coordenado pela Gerência de Informação Digital e Inovação (GIDI). Síntese de indicadores relacionados ao Sisbi (2013) Número de funcionários (bibliotecários): 18 Número de funcionários (outros profissionais e auxiliares): 39 Área construída (total): 7.466,90m² Área das salas de leitura: 1.860,90m² Número total de títulos: 124.754 Número total de exemplares: 273.214 Número total de títulos de livros específicos de Geografia: 1.696 Número total de exemplares de livros específicos de Geografia: 4.122 Número total de empréstimos por ano: 238.397 Número total de empréstimos por ano por curso: 5.367 Número total de computadores disponíveis na biblioteca, com acesso à Internet, para uso dos estudantes: 65 Número total de usuários potenciais da biblioteca: 44.058* Número total de usuários reais da biblioteca: 28.222* Investimento anual na aquisição de livros e revistas: R$ 1.200.000,00*. Biblioteca - Portal de Periódicos: A Instituição Promotora tem acesso ao Portal de Periódicos : Sim Acesso : Total
Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses : 946503. A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos: Sim. Acesso : Total. Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses : 5000.
Outros Recursos : Planetário - O Planetário da UFG é ligado ao IESA e conta em seus quadros com um docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia. Mas o Planetário também sedia outro programa de pós-graduação, o Mestrado em Educação e Ciências. Laboratório Didático de Geociências - O laboratório é intensamente utilizado nas disciplinas ofertadas aos cursos de Geografia, Ciências Geoambientais, Ciências Biológicas e Química (Geologia Geral, Geologia e Recursos Minerais, Cartografias Básica e Temática, Climatologia Geral, Geomorfologias Geral, Aplicada e Tropical, Paleontologia, Mineralogia). O laboratório conta com um bom acervo didático de minerais, rochas e fósseis. Além das atividades de aula, no laboratório são desenvolvidas atividades de monitoria e de pesquisa de bolsistas PIBIC, PIVIC e PROLICEN. O laboratório está equipado com computadores e impressora. Laboratório de Informática - Sala climatizada com 30 computadores ligados em rede. Neste laboratório são realizadas atividades didáticas referentes às disciplinas de Cartografia Temática, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Estatística Aplicada à Geografia, além de ser um espaço destinado aos alunos para realizarem suas atividades de pesquisa. Conta com 3 estagiários. Mapoteca - Conta com grande acervo de cartas nas escalas 1:1.000.000, 1:500.000, 1:250.000, 1:100.000, 1:50.000 e 1:25:000, publicadas pelo IBGE ou DSG. Possui imagens analógicas de sensores diversos, como Landsat MSS, TM 5 e imagens de radar. Mapas do Projeto Radambrasil: geológicos, geomorfológicos, pedológicos, vegetação, capacidade de uso. Cartas geológicas do Projeto Goiânia II (1:100.000). Plantas cadastrais urbanas de Goiânia (1:10.000, 1:5.000). Fotografias aéreas de Goiânia (escala 1:8.000) e do estado de Goiás (escala 1:40.000). Mapas didáticos físicos e políticos (mundo, continentes, Brasil, estados). Exemplares de publicações: Atlas Geológico do Estado de Minas Gerais; Dinâmica Climática e as Chuvas no Estado de São Paulo; Atlas da População do Estado de São Paulo; Atlas Regional do Estado de São Paulo; Álbum Cartográfico Rodoviário; Programa Grande Carajás; Atlas Nacional do Brasil. E também possui acervo de instrumentos: lentes de aumento; globos didáticos, réguas de desenho técnico, gabaritos. O acervo está atualmente armazenado nas salas do CIP-Geo. Equipamentos de Aerofotogrametria - IESA dispõe de 13 estereoscópios com mesa de luz, que são utilizados nas aulas que demandam interpretação de fotografias aéreas (como Cartografia, Geologia e Geomorfologia), além de atividades de pesquisas de mestrandos e doutorandos. O acervo está armazenado nas salas do CIP-Geo.