Plano Acadêmico:
As orientações serão definidas na sequência do processo seletivo e serão atribuídas pelo Colegiado do PPG/SEL. Essa atribuição respeitará as linhas de pesquisa do docente e do PPG/SEL, bem como a proposta de pesquisa dos discentes, sempre que possível atendendo às escolhas realizadas pelos docentes.
As atividades de orientação serão realizadas preferencialmente de forma presencial, principalmente durante os períodos referentes ao estágio e, fora destes períodos, em viagens dos discentes para a instituição promotora (ou, eventualmente – em circunstâncias excepcionais – dos docentes para a instituição receptora), em datas a serem acordadas entre orientador e orientando. A utilização dos recursos de ensino à distância já mencionados nesta proposta também será feita, com periodicidade dependente das particularidades de cada projeto de pesquisa no que tange à necessidade de interação orientador/orientando, mas esta não deverá ser a forma mais utilizada para a realização do trabalho de orientação.
De acordo com a proposta de pesquisa do discente, o orientador e orientado deverão definir o melhor procedimento de orientação respeitando as especificidades de cada pesquisa e o regulamento do Programa. Ao assumir a orientação, o docente orientador já se compromete a prestar assistência e conduzir a orientação do discente, delimitando o bom andamento na condução das tarefas, respeitando horários, normas de conduta, uso de espaços físicos e as regras da IES promotora e da Instituição receptora.
Por fim, o exame de qualificação do discente e sua defesa de tese doutoral só poderão ocorrer com a anuência do orientador.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios:
O PTI mantém uma moderna estrutura de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para atender às demandas dos laboratórios, centros de pesquisa, instituições de ensino e empresas instaladas no Parque. A estrutura de TIC conta com:
260 servidores, que são os equipamentos físicos e virtuais utilizados no fornecimento dos serviços de TI;
900 números de ramais VoIP;
70TB de volumetria de dados, equivalente a 71.680 pendrives de 1Gb;
200TB de volumetria de backup, equivalente a 204.800 pendrives de 1Gb;
170Mbps de consumo médio de link, equivalente a 170 residências com link de 1Mbps;
5.300 pontos de rede, que representa a quantidade de dispositivos que podem ser conectados à rede física, como computadores, servidores, telefones VoIP, impressoras, entre outros;
14,5 Km de Fibra Óptica, que equivale à distância entre o PTI e o Ecomuseu (ida e volta);
220 câmeras IP para monitoramento e segurança do Parque;
90 switches para conectar, à rede física, computadores, servidores, telefones VoIP, impressoras, entre outros;
10 roteadores, que fazem a separação lógica entre as mais de 90 redes do PTI, além da conexão com as operadoras Embratel e RNP;
120 access point, que possibilitam prover acesso à rede wireless para mais de 5.000 pessoas simultaneamente;
300Mbps de link dedicado com a Embratel, equivalente a 300 residências com link de 1Mbps;
1Gbps de link dedicado com a RNP e POP-PR (UFPR), equivalente a 1.000 residências com link de 1Mbps.
Para aumentar a capacidade de interconectividade da rede lógica e do espaço físico dos servidores, foi iniciada, em 2014, a construção do Data Center do PTI. O espaço, de 272,52 m², reunirá todos os equipamentos que compõem a estrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do PTI.
A estrutura entrará em operação para atender as demandas da Fundação PTI e dos seus parceiros e trará benefícios como a segurança física dos equipamentos e de informações relativas aos trabalhos executados no Parque. A nova estrutura é um ambiente propício para abrigar máquinas de alta performance, preparadas para funcionar ininterruptamente.
O Data Center dará subsídio tecnológico para que a Fundação PTI cumpra com a sua missão: promover o desenvolvimento territorial sustentável por meio da educação, ciência, tecnologia, inovação, cultura e empreendedorismo.
Nos últimos anos, com a expansão física e de abrangência das atividades realizadas no âmbito do PTI, foi necessário pensar em estruturas que comportem os trabalhos desenvolvidos. Nesse sentido, o Data Center melhorará a qualidade dos serviços prestados em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Os data centers são estruturas seguras que exercem um papel fundamental em uma corporação ao hospedar os serviços referentes à tecnologia da informação e comunicação. O tema ganha ainda mais notoriedade no PTI pela iminência da criação de um condomínio desse tipo de estrutura no local. O empreendimento, que é inédito no Brasil, foi anunciado em janeiro de 2015 e deve ser implantado por meio de um acordo firmado entre o Ministério das Comunicações, a Itaipu Binacional e a Fundação PTI.
Com o projeto, a expectativa é que Foz do Iguaçu se torne um centro estratégico para a interconexão sul-americana, iniciando o processo pelas fronteiras entre Brasil, Paraguai e Argentina. Além da localização privilegiada, outro aspecto importante que levou à escolha do PTI foi por se tratar de uma área de segurança nacional.
O objetivo principal do Condomínio de Data Centers é estimular o desenvolvimento de serviços de TI em áreas de relevância estratégica para o Brasil, Paraguai e Argentina. Também poderá trazer benefícios em relação ao ponto de troca de tráfego e fazer a ligação entre esses três países, já que, atualmente, são interconectados por meio de estruturas físicas de Miami (Flórida, Estados Unidos). Com o Condomínio será possível baratear o valor de links internacionais para esses países e ainda favorecer a segurança das informações.
Para atender às necessidades da UNIOESTE, o PTI disponibiliza uma área de aproximadamente 14 mil m², onde estão instaladas salas de aula e laboratórios de ensino, pesquisa e salas de vídeo.
- UAB: 1.074 m2
Unioeste: 5.903 m2
Unila: 8012 m2
74 salas de aula, divididas entre as três instituições;
51 laboratórios de ensino, pesquisa e salas de vídeo.
Esta infraestrutura é de governança da FPTI e fica disponível para sua utilização.
Biblioteca:
A Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) possui duas Bibliotecas: a Biblioteca Paulo Freire e a Biblioteca FPTI. Além disso, os discentes do Dinter terão acesso a Biblioteca da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), que divide o mesmo espaço fisico da Fundação PTI junto a área da Itaipu Binacional.
A Biblioteca Paulo Freire conta com acervo de 55 mil livros.
São 4 mil m² de área total, sendo 2.263 m² de área útil, onde estão compartilhados os acervos da Unila, do polo presencial da UAB, da Itaipu Binacional e da Fundação PTI. Além do amplo espaço para o acervo bibliográfico, a área é composta por um auditório, salas administrativas, ambientes para a realização de exposições e 16 salas de estudo.
Biblioteca UNILA
Número total de livros físico da biblioteca 12.447 títulos e 40.433 exemplares listagens dos títulos com total de exemplares na áreas e áreas afins: Ciências Agrárias 217 exemplares; Ciências Biológicas 2.464 exemplares; Ciências da Saúde 2.497 exemplares; Ciências Exatas e da Terra 6.178 exemplares; Ciências Humanas 9.108 exemplares; Ciências Sociais Aplicada 10.043 exemplares; Engenharias 2.206 exemplares; Linguística, Letras e Artes 4.286 exemplares; Multidisciplinar 3.444 exemplares. Base de dados: Portal de Periódico da CAPES; Listagem dos títulos com total de exemplares na áreas e áreas afins: Ciências Agrárias 1.384 exemplares; Ciências Ambientais 542 exemplares; Ciências Biológicas 4.062 exemplares; Ciências da Saúde 6.809 exemplares; Ciências Exatas e da Terra 5.310; Ciências Humanas 6.180 exemplares; Ciências Sociais Aplicada 4.855 exemplares; Engenharias 3.397 exemplares; Linguística, Letras e Artes 1885 exemplares; Multidisciplinar 501 exemplares. Base de dados: Ebrary; Listagem dos títulos com total de exemplares na área e áreas afins: Agriculture 4.703 exemplares; Auxiliary Sciences of History 971 exemplares; Bibliography, Library Science, Information Resources (General) 1.946 exemplares; Education 10.652 exemplares; Fine Arts 2.775 exemplares; General Works 599 exemplares; Geography, Anthropology, Recreation 5.479 exemplares; History (General) and History of Europe 8.347 exemplares; History: America 7.864 exemplares; Language and Literature 23.912 exemplares; Law
8.945 exemplares; Medicine 16.806 exemplares; Military Science 1.086 exemplares; Music and Books on Music 1983 exemplares; Naval Science 186 exemplares; Philosophy, Psychology, Religion 18.110 exemplares; Political Science 8.185 exemplares; Science 19.145 exemplares; Social Sciences
38.082 exemplares; Technology 13.569 exemplares.
Biblioteca FPTI
Número total de livros físico da biblioteca 4.308 títulos e 6.731 exemplares listagens dos títulos com total de exemplares nas áreas e áreas afins: Ciências Agrárias 25 exemplares; Ciências Biológicas 108 exemplares; Ciências da Saúde 189 exemplares; Ciências Exatas e da Terra 1.239 exemplares; Ciências Humanas 670 exemplares; Ciências Sociais Aplicada 1.651exemplares; Engenharias 353 exemplares; Linguística, Letras e Artes
1.162 exemplares; Multidisciplinar 1.334 exemplares.
Biblioteca ITAIPU
Número total de livros físico da biblioteca 10.464 títulos e 13.904 exemplares multidisciplinar.
Biblioteca UAB
Número total de livros físico da biblioteca 1.282 títulos e 4.195 exemplares listagens dos títulos com total de exemplares nas áreas e áreas afins: Ciências Agrárias 48 exemplares; Ciências Biológicas 83 exemplares; Ciências da Saúde 80 exemplares; Ciências Exatas e da Terra 605 exemplares; Ciências Humanas 1.096 exemplares; Ciências Sociais Aplicada 1.538 exemplares; Engenharias 40 exemplares; Linguística, Letras e Artes 646 exemplares; Multidisciplinar 59 exemplares.
Base de dados: Portal de Periódico da CAPES; Listagem dos títulos com total de exemplares nas áreas e áreas afins: Ciências Agrárias 1.384 exemplares; Ciências Ambientais 542 exemplares; Ciências Biológicas 4.062 exemplares; Ciências da Saúde 6.809 exemplares; Ciências Exatas e da Terra 5.310; Ciências Humanas 6.180 exemplares; Ciências Sociais Aplicada 4.855 exemplares; Engenharias 3.397 exemplares; Linguística, Letras e Artes 1885 exemplares; Multidisciplinar 501 exemplares.
Sim
Outros:
O PTI está instalado em uma área total de 160 mil m2, nas dependências da Usina de Itaipu. Com uma área construída de 45.677 m², este ambiente reúne a infraestrutura necessária para atender estudantes e projetos de pesquisa e de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que oferece espaços diferenciados para empresas desenvolverem seus negócios. Trata-se de modelo de operação em rede de cooperação e compartilhamento de infraestrutura, que objetiva o melhor aproveitamento dos recursos investidos, ao mesmo tempo em que busca a otimização e complementação de competências,
Além dos benefícios relacionados às instalações físicas, o PTI oferece uma série de serviços para atender às necessidades de seus habitantes. Serviços básicos, como limpeza, segurança, transporte e manutenção predial e viária, são oferecidos a todas as instituições instaladas no PTI. E, como o Parque está situado em um ambiente distante do centro comercial da cidade, busca-se conceder aos habitantes diversas comodidades, oferecendo serviços primordiais, estabelecidos por meio de parcerias.
Centro de Serviços
1 Agência dos Correios;
1 Agência Bancária;
1 Ambulatório;
1 Cafetaria;
1 Lanchonete;
2 Restaurantes;
8 ônibus e 3 micro-ônibus para o transporte interno.
Área de Eventos
O PTI é palco de eventos nacionais e internacionais que discutem e promovem o desenvolvimento científico e tecnológico, além da integração cultural da América Latina. Além de apoiar e organizar, o Parque coloca à disposição de seus parceiros um Espaço de Eventos equipado com uma estrutura completa para a realização de atividades com seus públicos. Formam o Espaço de Eventos do PTI:
Auditório César Lattes: capacidade para 200 pessoas;
Espaço de Eventos Florestan Fernandes – Sala 1: capacidade para 60 pessoas;
Espaço de Eventos Florestan Fernandes – Sala 2: capacidade para 21 pessoas;
Espaço de Eventos Florestan Fernandes – Sala 3: capacidade para 100 pessoas;
Cineteatro Barrageiro: capacidade para 1.500 pessoas;
Sala Mercosul 1: capacidade para 120 pessoas;
Sala Mercosul 2: capacidade para 18 pessoas.
Cronograma de Atividades:
As aulas do Dinter serão realizadas nas sextas feiras e nos sábados, de forma a estimular a participação e a demanda pelo curso. Nas sextas feiras as aulas serão no período noturno. No sábado as aulas serão durante o dia, período matutino e vespertino. As disciplinas serão ministradas com periodicidade quinzenal, sendo intercaladas quando ocorrerem num mesmo semestre. Tomando o primeiro semestre desta proposta de DINTER como exemplo, serão ministradas as disciplinas SEL5747 - Análise Estática de Sistemas de Energia Elétrica e SEL5857 - Estabilidade em Sistemas Elétricos de Potência. No início do primeiro semestre letivo, Prof. Eduardo Asada (responsável pela disciplina SEL5747) irá à instituição receptora no respectivo final de semana para ministrar a disciplina em questão. Após o término deste final de semana, decorrida uma quinzena, os Profs. Luis Fernando Costa Alberto e Rodrigo Andrade Ramos (responsáveis por SEL5857) irão à instituição receptora para ministrar, de forma compartilhada, o conteúdo da respectiva disciplina. Tal processo se repetirá quinzenalmente até que a carga horária relativa às duas disciplinas em questão seja integralmente cumprida. A mesma sistemática será adotada para a realização das disciplinas nos semestres seguintes.
Para as disciplinas compartilhadas entre dois docentes, a maneira pela qual a mesma será ministrada deverá ser acordada entre ambos os docentes responsáveis, podendo ocorrer de duas formas: a) os docentes irão juntos no mesmo final de semana até a instituição receptora e dividirão os períodos de aula de acordo com a carga horária que couber a cada docente; ou b) um dos docentes ministrará o conteúdo completo do qual ele for responsável no início do semestre e, a partir do momento que o mesmo tiver terminado este conteúdo, o outro docente iniciará sua respectiva parte, continuando a ministrar a disciplina até que o conteúdo completo da ementa esteja cumprido.
O início do curso está previsto para Março de 2017 e seu término para Fevereiro de 2021, totalizando 60 meses, sendo que tal início está efetivamente condicionado à aprovação deste programa por parte da CAPES (ou seja, o mesmo pode ser adiado para Março de 2018, por exemplo, em função do cronograma necessário para tal aprovação). No acordo de cooperação que acompanha esta proposta de DINTER, o cronograma financeiro apresenta prazos diferentes em função de especificidades da instituição receptora no que refere à liberação dos recursos para custeio do programa. Entretanto, pode-se observar na carta de compromisso da instituição receptora (a qual também acompanha esta proposta de DINTER) que a mesma se compromete a custear INTEGRALMENTE o referido programa.
O cronograma da proposta é apresentado a seguir:
Etapa 1 - Nessa etapa serão ofertadas as disciplinas comuns a todos os alunos do DINTER. As disciplinas, conforme anteriormente apresentadas, serão ofertadas de acordo com o seguinte cronograma: SEL5747 e SEL 5857, no primeiro semestre do programa DINTER; SEL5760 e SEL5717, no segundo semestre do DINTER; e SEL5855, SEL5762 e SEL5723, no terceiro semestre do DINTER. Nessa etapa, os discentes cursarão pelo menos quatro (04) das disciplinas acima mencionadas. Cabe ressaltar que o PPG/SEL não possui disciplinas obrigatórias e, por essa razão, optou-se por não definir, da mesma forma, nenhuma disciplina como obrigatória nesta proposta de DINTER. Ressalta-se ainda que, dentre as disciplinas SEL5857, SEL5760 e SEL5717, apenas duas serão ofertadas, em função da demanda observada nos dois semestres anteriores.
Etapa 2 – Estágio obrigatório, a partir do terceiro semestre do programa DINTER. Dentro do período acima mencionado, os discentes realizarão 9 meses de estágio obrigatório na instituição promotora. Conforme já mencionado, este estágio poderá ser dividido em até no máximo 4 períodos de permanência na instituição promotora, em cronograma a ser acordado entre os respectivos orientador e orientando.
Etapa 3 – Exame de proficiência em língua estrangeira e de qualificação: após a integralização dos créditos o candidato deverá submeter-se e apresentar aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira, e também fazer a sua inscrição e obter aprovação no exame de qualificação da tese de doutorado, de acordo com as regras do PPG/SEL.
Etapa 4 – Realização da Defesa de Doutorado: até o final da vigência deste programa de DINTER, todos os discentes remanescentes deverão ter concluído suas respectivas pesquisas doutorais, preparado as correspondentes teses, submetido as mesmas às respectivas bancas de defesa e obtido a correspondente aprovação para que lhes sejam conferidos os títulos de Doutor em Engenharia Elétrica.