Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Desde o início de 2022 a Faculdade de Ensino Superior da Paraíba mudou de endereço, atualmente encontra-se situada na Rua Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, 68 SALA 01 – Bessa Aeroclube, João Pessoa - PB, 58036-450. A SEDE da FESP conta com estrutura física acessível compatível com as demandas e expectativas de crescimento da Instituição, quais sejam: áreas de convivência e alimentação, serviços de apoio e estacionamento. Além de ser localizada em frente ao Bessa Shopping, local com apoio de caixas eletrônicos, farmácias e alimentação.
Instalações administrativas e acadêmicas.
As instalações administrativas atendem às necessidades institucionais e são projetadas para permitir um ambiente de trabalho e convívio agradável e o pleno desenvolvimento das funções inerentes à cada área. O espaço físico é climatizado, com metragem adequada ao número de colaboradores, mobiliário próprio, além de iluminação natural e artificial em LED, que vai ao encontro da gestão eficiente e sustentável praticada pela FESP. As instalações da FESP são amplas, com boa sinalização e nas condições de acessibilidade, conforme disposto na CF/88, Art. 205, 206 e 208, na NBR 9050/2015, da ABNT, na Lei N° 10.098/2000, nos Decretos N° 5.296/2004, N° 6.949/2009, N° 7.611/2011, e na Portaria N° 3.284/2003, e atendendo às determinações da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) e os órgãos públicos.
O prédio da FESP dispõe de recursos e sistemas que auxiliam a comunidade acadêmica com deficiência e/ou mobilidade reduzida em suas atividades, tais como, sinalizações em braile, pisos táteis, teclados e softwares específicos, cadeiras e carteiras para obesos, mesas para cadeirantes, balcões e guichês acessíveis, entre outros. Destaca-se a atuação dos dirigentes que planeja e implementa os requisitos referentes à acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
A distribuição espacial da FESP considera a facilidade de acesso e segurança, sendo seus projetos arquitetônicos concebidos de forma a tornar que a Faculdade social e ambientalmente acolhedora. O prédio tem uma gestão onde são submetidas a um plano anual de conservação e manutenção. As instalações administrativas atendem plenamente aos requisitos de: número de alunos por turma, dimensões em função das vagas previstas/autorizadas, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação, comodidade, identificação e segurança. Os mobiliários e equipamentos de cada área correspondem às exigências das atividades realizadas no local e recebem cuidados em termos de ergonomia, limpeza e manutenção.
Nos espaços de atendimento ao aluno e coordenações, são disponibilizadas recepção, salas de reuniões e salas de atendimento individual com acessibilidade e segurança, para o atendimento do estudante. Cumpre destacar que a FESP possui um plano de melhorias e expansão, respaldado em seu planejamento de longo prazo, que prioriza o atendimento das legislações aplicáveis e vigentes e das solicitações do corpo docente e discente indicadas nas pesquisas da CPA, a fim de proporcionar maior conforto e comodidade para a comunidade acadêmica, por meio de diversas ações de melhoria na infraestrutura predial.
Este plano coaduna com as perspectivas de crescimento das vagas e do número de alunos dos cursos previstos no PDI, além da infraestrutura para desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A guarda, manutenção e disponibilização de documentação acadêmica fica sob a responsabilidade da Secretaria Geral, em meio físico e digital, sendo disponibilizada a qualquer tempo para a CPA e avaliações in loco do INEP, quando da autorização, reconhecimento ou renovação de reconhecimento de cursos e recredenciamento institucional. Cabe ressaltar que a FESP, atendendo ao Decreto nº9.235/2017, mantém acervo acadêmico digital. O serviço de digitalização e guarda e é realizado pela empresa VS DATTA IMAGEM, com metodologia que garante a integridade e a autenticidade de todas as informações contidas nos documentos originais.
A área de Tecnologia da Informação trabalha para a melhoria da infraestrutura, buscando inovações tecnológicas diferenciadas para sustentar o crescimento constante da FESP no que diz respeito a recursos de hardware e software. De forma a criar soluções inovadoras e permitir o acesso livre aos computadores e à rede de internet.
Salas de aula
As salas de aula garantem o pleno atendimento aos Projetos Pedagógicos dos Cursos, bem como aos aspectos de limpeza, acústica, acessibilidade, climatização, conservação, comodidade e iluminação natural e artificial em LED, que vai ao encontro da gestão eficiente e sustentável praticada pela FESP. Possuem metragem adequada ao número de estudantes e mobiliário próprio, apropriado às atividades nelas executadas. As salas de aula contam ainda com acesso à internet, projetores, caixas de som que operam em regime de reserva antecipada, lousas e carteiras ergonômicas. Suas carteiras ou mesas são de fácil manuseio, incluídas as carteiras de obeso e mesas para cadeirantes, conforme NBR 9050/2015, o que permite configurações espaciais variadas adequadas às diferentes estratégias de ensino e aprendizagem, evidenciando os recursos tecnológicos diferenciados.
A FESP conta, em seu plano de expansão, com a atualização, até 2024, de todas as suas salas de aula, que contempla a troca de mobiliário para móveis com design atual; instalação do sistema 3.0, um recurso tecnológico diferenciado dotado de projetores, computadores com acesso à internet e sistema de som que permite o acionamento do ambiente por meio de cartão de acesso, promovendo maior conforto e comodidade para os docentes e estudantes. Aos requisitos referentes à acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, em toda a faculdade, as salas de aula da FESP contam com carteiras para obeso, mesas adaptadas para pessoas em cadeiras de rodas (PCD), sinalização em Braille e pisos táteis disponibilizados pelo percurso, atendendo a legislação vigente. Além disso, a CPA implementa a pesquisa de satisfação sobre infraestrutura e serviços, na qual a comunidade acadêmica tem mais essa oportunidade de avaliar a infraestrutura das salas de aula e, o plano de ação decorrente desta pesquisa, contribui para a manutenção e melhoria constantes destes espaços.
A alocação das turmas nas salas de aulas está condicionada ao número de estudantes em cada turma/curso e a capacidade de cada sala de aula. Desta forma, as salas de aulas atendem às necessidades institucionais, são adequadas às atividades nelas realizadas e garantem a acessibilidade a todos os públicos. Seus espaços são periodicamente avaliados, contam com normas de uso e gerenciamento da manutenção patrimonial consolidadas e institucionalizadas e possuem recursos tecnológicos diferenciados.
Instalações sanitárias
Atualmente, na FESP, há baterias de banheiros sendo sempre divididos entre masculino e feminino, distribuídos em quantidade excelente e de maneira acessível para toda a comunidade acadêmica. Todos os banheiros atendem, de maneira excelente, às questões de iluminação, ventilação e segurança, permitindo o conforto de seus usuários.
A FESP dispõe ainda de sanitários totalmente adaptados para pessoas com deficiência - PCDs, adequadamente dimensionados para permitir a mobilidade com segurança, além de barras de apoio nas paredes e lavabos, possibilitando total acessibilidade e independência. Esses espaços contam com ampla sinalização visual e em Braile nas entradas, e devidamente sinalizados por piso tátil.
Na FESP há uma equipe responsável pela limpeza e conservação diária das instalações sanitárias. A rotina de limpeza e manutenção inclui vários momentos de higienização e tratamento de piso do espaço, além do pronto atendimento a qualquer necessidade urgente. O objetivo é proporcionar o melhor ambiente e garantir que os espaços estejam sempre em condições de limpeza adequadas para o uso.
Mini Auditório
A FESP possui um mini auditório, uma sala ampla onde são realizadas as atividades pedagógicas e demais eventos da comunidade acadêmica. Esse espaço possui capacidade para receber em média 100 pessoas e está devidamente equipado com projetor, acesso à internet, computador, além de contar com mobiliário moderno e aconchegante. O ambiente possui ainda excelentes condições de limpeza, iluminação, climatização e acústica. Além de atender a todos os requisitos de acessibilidade e segurança.
O auditório da FESP recebe atividades e eventos importantes do calendário da IES como palestras, seminários, aula da saudade, workshops, aula inaugural, ações promovidas pelo Setor de Recursos Humanos, NAP, dentre outros eventos. Ainda, o auditório da FESP recebe eventos realizados em parceria com órgãos externos.
Espaço de trabalho para docentes em Tempo Integral
A FESP conta com espaços de trabalho para docentes em Tempo Integral e Tutores, de modo a viabilizar suas ações acadêmicas e planejamento didático-pedagógico, tais como: estudos, pesquisa, trabalhos de extensão, planejamento, avaliação e orientação de alunos. O local dispõe de guarda de material e equipamentos pessoais, assim como da adequada infraestrutura tecnológica necessária para o desenvolvimento das atividades.
Espaço de trabalho para o coordenador
O coordenador possui sala de atendimento, climatizada e com computador com acesso à internet. Esse espaço viabiliza ações acadêmicoadministrativas, permite o atendimento de indivíduos ou grupos com privacidade, dispões de infraestrutura tecnológica diferenciada que possibilita formas distintas de trabalho.
Salas de professores
A FESP possui 01 sala de professores conta com cadeiras, mesas, sofás, poltronas, armários, locais para guarda de materiais didáticos e pessoais, computadores com acesso à internet e amenidades como café, água e pontos de energia, visando proporcionar conforto e comodidade para que o docente interaja com seus pares e desenvolva suas atividades relativas à docência fora da sala de aula, constituindo-se em um espaço agradável que contribui para a integração entre os docentes.
Com dimensões compatíveis ao número de docentes que as utilizam, dispõem de área climatizada, mobiliários confortáveis e ergonômicos, acessíveis também para pessoas deficientes e/ou com mobilidade reduzida, contando com cadeira para obeso, mesas com dimensão para o conforto de cadeirantes, sinalização e teclado em Braille e pisos táteis. A sala de professores conta área para café e toda refrigerada por arcondicionado e possuem estrutura adequada às necessidades para dar o devido apoio ao trabalho dos professores.
Desde o início de 2018, a FESP começou a utilizar o Ambiente Educacional Google Suite for Education (Google Sala de Aula, Gmail, Google Drive, Google Agenda, Google Hangouts e Google Sites) e a ferramenta Google Meet, que pode ser utilizada para reuniões virtuais, evitando o deslocamento e economizando tempo. A Sala está adequada às atividades nelas realizadas, atendem às necessidades institucionais e aos requisitos de quantidade, conforto, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, segurança, acessibilidade, inclusive com sinalização em Braile, conservação e infraestrutura de informática, contando com normas consolidadas e institucionalizadas para a sua gestão e funcionamento e possuem recursos tecnológicos diferenciados.
Espaços de convivência e de alimentação
A FESP demonstra respeito, cuidado e atenção aos usuários (internos e externos) que frequentam as suas instalações, em especial, nos espaços de convivência e de alimentação.
Há um aconchegante espaço de convivência na entrada da IES com disponibilidade de mesas e cadeiras. Esses espaços possuem área coberta e com wi-fi disponível para toda a comunidade acadêmica. Estrutura conta com acessibilidade arquitetônica, visando atender plenamente questões de acessibilidade e segurança, envolvendo qualquer necessidade apresentada pela comunidade acadêmica. Os espaços de convivência da FESP, garantem o atendimento das demandas de realização de eventos internos e externos, promovidos pelo curso, estudantes e docentes, bem como, a realização de eventos institucionais. Todos os espaços são mobiliados e iluminados de forma adequada, possuindo apropriada infraestrutura de serviços e dimensão necessária para a permanência, convivência e integração entre todos os membros da comunidade acadêmica.
No que tange à acessibilidade, tais espaços dispõem de recursos que auxiliam todos os públicos com deficiência e/ou mobilidade reduzida tais como sinalizações em Braille, pisos táteis disponibilizados ao longo do percurso, espaço reservado para pessoas em cadeiras de rodas (PCD), seguindo o Plano de Acessibilidade implantado pela administração da FESP.
Biblioteca
A Biblioteca Prof. Leovigildo Barbosa da Silva foi criada em 2001, juntamente com a FESP Faculdades, é um órgão de apoio, e de fundamental importância no processo de construção do conhecimento, vez que se constitui em ponte entre o fazer pedagógico e a contribuição valiosa para a formação geral e desenvolvimento de habilidades e competências profissionais. Têm como função de desempenhar o papel de elaboração, coordenação, planejamento de atividades de processamentos técnicos e disseminação da informação, disponibilizando o acervo bibliográfico e informações complementares a comunidade acadêmica da FESP Faculdades, e seu público externo no geral, respeitando sempre os princípios que norteiam essa instituição.
Seu objetivo geral é:
a) atender às necessidades do público interno (alunos, professores e colaboradores) envolvidos com o ensino, pesquisa, e extensão na FESP Faculdades, nos cursos de graduação e pós-graduação;
b) atender ao público externo interessado em utilizar seu espaço; c) preservar, organizar, e disponibilizar informação para os usuários;
Acervo por Área de Conhecimento
O acervo da Biblioteca Prof. Leovigildo Barbosa da Silva é classificado utilizando-se a Classificação Decimal Universal (CDU), juntamente com o CUTTER, que forma o número de chamada (número de localização do livro na estante). Para a catalogação desse acervo é usado o Código de Catalogação Anglo Americano (CCAA), tradução do Anglo American Cataloguing Rules, 2º ed. (AACR2).
O acervo está localizado num espaço onde é feito um controle de iluminação e climatização adequadas, e as condições para armazenagem, preservação e disponibilização, que obedecem aos padrões exigidos. Onde há extintores de incêndio e sinalização bem distribuída.
a) Livros:
Para compor o acervo, a FESP, possui a bibliografia básica e complementar indicada no projeto pedagógico de cada curso, com aproximadamente 1.568 títulos e 7.569 exemplares. Além do acervo específico que será priorizado, a biblioteca disponibiliza livros de referência e um acervo abrangente de outras áreas de conhecimento. O desenvolvimento do acervo é norteado pelo projeto pedagógico dos cursos, baseando-se na atualização dos títulos existentes disponíveis no mercado editorial nacional ou, em situações específicas, internacional, adequando o número de exemplares ao número de estudantes e incluindo novos títulos para atualização do acervo semestralmente.
b) Periódicos:
A biblioteca conta em seu acervo físico com 169 periódicos nacionais específicos impressos, fornecendo atualmente aos seus usuários o acesso a bases gratuitas online.
c) Informatização:
O acervo adquirido está todo representado no sistema informatizado utilizado pela FESP, o Siabi, possibilitando o acesso ao acervo a toda à comunidade acadêmica e ao público externo. Para os usuários internos (professores alunos e funcionários) a consulta poderá ser feita através do Portal acadêmico na opção Biblioteca SIABI o usuário será direcionado para a página da biblioteca.
Para os usuários externos através dos terminais de consulta disponíveis na biblioteca e também no menu de serviços da biblioteca ou pelo portal FESP Siabi http://fesp.siabi.com.br/pesquisa, a biblioteca também disponibiliza a consulta presencial através do terminal de consulta. Este sistema proporciona acesso imediato às informações sobre o acervo e exemplares disponíveis, e obras catalogadas, no sistema, permitindo a consulta por autor, título e assunto.
A Biblioteca disponibiliza também a seus usuários as funções de empréstimo domiciliar, devolução e renovação online ou presencial ou pelo sistema Siabi, e reservas online ou presencial. Na Biblioteca da FESP, estão instalados 02 (dois) microcomputadores no balcão de atendimento empréstimo, devoluções, renovação e reservas de exemplares. 01 (um) para consulta do acervo, pesquisas na Biblioteca Digital da Saraiva entre outras. A Biblioteca possibilita à comunidade acadêmica o acesso à Internet por meio de Wi-fi.
d) Suporte Virtual:
A Biblioteca da FESP disponibiliza os serviços da Biblioteca Virtual da Saraiva contemplando, conforme relatório de adequação emitido pelo NDE (Núcleo Docente Estruturante). A Saraiva é referência no segmento de publicações universitárias voltadas para as áreas do Direito e disciplinas de Administração, Economia, Contabilidade e Marketing. Seu catálogo de obras digitais, voltadas para o nível superior e técnico, reúne mais de 1.860 títulos de especialistas e professores das mais conceituadas universidades do Brasil e do mundo, sempre adaptados à nossa realidade. Para pesquisa e leitura online, a Biblioteca da FESP disponibiliza o acesso dos usuários a Biblioteca Digital Saraiva, podendo ele utilizar os computadores instalados no setor, acesso à distância, ou em seu próprio notebook, smartphone, ou tablet, pois disponibilizamos rede de acesso Wi-fi.
e) multimídia:
O acervo multimídia é composto por CD-ROM e DVDs dos TCC´s dos alunos da Graduação e Pós – Graduação da Instituição, esse acervo não é acessado por meio das mídias para não as danificar, pois todos os trabalhos já se encontram disponíveis no repositório online da instituição (http://fesp.siabi.com.br/pesquisa).
f) Jornais e Revistas:
Atualmente a Biblioteca FESP fornece aos seus usuários o acesso a várias bases gratuitas que estão linkadas na opção de “outras fontes de pesquisa” no portal FESP Siabi, são elas: Periódicos da CAPES, BDTD, Acervo do TJDF entre outros. acervo online que disponibiliza aos seus usuários, periódicos, e jurisprudências entre outros documentos específicos na área jurídica.
Infraestrutura
Sua infraestrutura atende às necessidades institucionais, apresenta: acessibilidade, cabines para estudos individuais, e mesas para estudo coletivo, terminais de consulta online, guarda-volumes, empréstimo domiciliar, um acervo organizado de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU), fornece condições para atendimento educacional especializado e disponibiliza recursos comprovadamente inovadores. Possui requisitos excelentes de espaço, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, segurança, acessibilidade e conservação; espaço para estudo individual, ou em grupos. Possuindo um Plano de Contingência que visa identificar futuros impactos e falhas, que possam dificultar a disponibilização da informação, e seu acesso, interrompendo o processo de aprendizado dos usuários na biblioteca.
A Biblioteca atende os indicadores de acessibilidade. Sua estrutura física está adaptada, para uso por pessoas com necessidades especiais de locomoção e acesso. Além disso, promove-se também o pleno acesso a todos os serviços tecnológicos disponíveis. Toda a concepção do espaço e dos sistemas disponibilizados aos usuários com necessidades especiais é norteada por um viés inclusivo, de forma que a acessibilidade seja concretizada, não apenas no acesso ao espaço físico, mas também com metodologias e atitudes conscientes de integração.
Informatização Institucional
Os serviços administrativo-acadêmicos da Faculdade estão interligados à rede de informática institucional, permitindo às direções de curso e aos diversos setores o registro e a utilização de dados inerentes ao dia-a-dia acadêmico.
Todas as máquinas estão conectadas fisicamente, porém divididas em 2 vlans, uma administrativa e outra acadêmica, que impossibilita o tráfego entre essas duas redes. Os laboratórios estão interligados por meio de cabos, pares trançados e gerenciados por switchs. Esse tipo de gerenciamento possibilita que um problema físico ou lógico em uma máquina não comprometa o rendimento do resto dos equipamentos.
O servidor fica em uma sala separada com acesso exclusivo ao pessoal técnico que apóia os laboratórios. - Rede Local Os sistemas estão desenvolvidos de maneira que em todos os pontos da rede seja possível a obtenção de informações de qualquer setor, observando-se os critérios de segurança. Dispomos também um acesso aos alunos e professores a rede wi-fi, totalmente segura, para que possam trazer seus notebooks e acessarem a internet para fazerem pesquisas.
Acessibilidade na Biblioteca: a Biblioteca atende os indicadores de acessibilidade e sua estrutura física está adaptada, para uso por pessoas com várias deficiências: sejam elas de locomoção, física, auditiva, visual e cognitiva. Além disso, promovemos o pleno acesso a todos os serviços e ferramentas tecnológicos disponíveis. Toda a concepção do espaço e dos sistemas disponibilizados aos usuários são norteadas por um viés inclusivo, de forma que a acessibilidade seja concretizada, não apenas no acesso ao espaço físico, mas também com metodologias e atitudes conscientes de integração. Atendemos o público vindo da sociedade civil, discentes, docentes e técnicos administrativos, promovendo a integração em um maior número de pessoas em nossas instalações.
Disponibilizamos um ambiente seguro e confortável, entradas e saídas amplas com fácil acesso, mesas e cabines que permitem o uso de cadeira de rodas, cadeiras acolchoadas com conforto e ajuste ergométrico, o nosso terminal de consulta é equipado para atender os usuário cegos, de baixa visão, e surdos, dispomos de softwares livres: NVDA (leitor de tela), Virtual Magnifying Glass Mirror (lupa digital) e o Vlibras (tradutor em libras), disponibilizamos ainda o fone de ouvidos, e teclado em Braile.
Equipamentos de informática
A Faculdade de Ensino Superior da Paraíba - FESP disponibiliza um completo laboratório de informática. Os alunos podem ter acesso ao laboratório de informática para treinamento e outras atividades acadêmicas em horários diferentes do funcionamento do Curso, das 14h às 20 horas. O aluno é cadastrado na biblioteca e tem acesso ao equipamento. A gerência controla o uso do laboratório, marcando as reservas de horários para estudos e trabalhos ouvidoria@fespfaculdades.edu.br A manutenção do laboratório é efetivada de acordo com cronograma de trabalho para revisões diárias, sendo os sábados dedicados à manutenção geral. Os serviços administrativo-acadêmicos da FESP estão interligados à rede de informática institucional, permitindo às direções de curso e aos diversos setores o registro e a utilização de dados inerentes ao dia-a-dia acadêmico.
Todas as máquinas estão conectadas fisicamente, porém gerenciado por um serviço da Microsoft (Active Directory), gerindo a segurança de acesso as pastas de cada departamento de acordo com a permissão dada a cada usuário, que impossibilita o acesso a dados no qual um usuário não tenha permissão de. Os laboratórios estão interligados por meio de cabos, pares trançados e gerenciados por switchs. Esse tipo de gerenciamento possibilita que um problema físico ou lógico em uma máquina não comprometa o rendimento do resto dos equipamentos. O servidor fica em uma sala separada com acesso exclusivo ao pessoal técnico que apoia os laboratórios.
A Instituição disponibiliza a Internet no laboratório de informática, nas salas de aula, na biblioteca e na coordenação de curso, possibilitando à comunidade acadêmica ampliar os conhecimentos e realizar pesquisas, tendo acesso a variadas fontes de dados nacionais e internacionais. Os sistemas estão desenvolvidos de maneira que em todos os pontos da rede seja possível a obtenção de informações de qualquer setor, observandose os critérios de segurança. Dispomos também um acesso aos alunos e professores a rede wi-fi, totalmente segura, para que possam trazer seus notebooks e acessarem a internet para fazerem pesquisas.
O acesso a internet é isolado da nossa Rede, impossibilitando acesso a dados. A Instituição disponibiliza o correio eletrônico para estudantes, professores e funcionários e de página na Internet que possibilitam o acesso às principais informações institucionais.
As Políticas de manutenção e de conservação definidas consistem em: a) Manter equipamentos em funcionamento e adequados ao uso da comunidade acadêmica; b) Proceder a reparos imediatos, sempre que necessário, para manter os equipamentos em condições de uso; c) Executar procedimentos de revisão periódica nos equipamentos da Instituição.
Assim, a FESP disponibiliza para sua comunidade acadêmica equipamentos modernos e softwares originais e atualizados, por meio de laboratórios, usados no desenvolvimento das diferentes unidades curriculares, em horários distintos do funcionamento do curso, se necessário. A utilização dessas ferramentas enriquece o fazer e a vivência pedagógica, relacionando teoria e prática, que garantem uma postura diferenciada do profissional.
Todo esse aparato atende muito bem à demanda total de usuários, em quantidade e adequação de espaço físico, que garantem acessibilidade, conectividade e eficiência, uma vez que equipamentos e softwares são atualizados sistematicamente, tendo em vista a existência de locais e meios estruturais e tecnológicos implantados e disponíveis aos discentes na instituição do ensino em qualidade e quantidade compatível com as necessidades acadêmicas. Todos os laboratórios contam com estrutura que permite conforto e amplo acesso a pessoas com necessidades especiais e estão equipados com softwares para ampliação da tela e leitura de telas (a exemplo do NVDA). Todos os laboratórios de apoio de informática possuem projetores multimídia e quadro e a garantia de acessibilidade nas suas diferentes formas de manifestação.
Desde 2017 A FESP, estabeleceu as Normas e os Procedimentos para o Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação na IES. Os recursos de tecnologia da informação (TI) são os equipamentos, as instalações e recursos de informação direta ou indiretamente administrados, mantidos ou operados pelas unidades da FESP.
Assim, vê-se que a estrutura física da FESP é adequada ao recebimento do MINTER em Direito.