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Dados do Programa

Dinter
25/2018
01/03/2019 a

Detalhamento do Programa

12
28/02/2022
Cáceres - MT

Ações Desenvolvidas no Projeto

As atividades do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro tiveram início em 2002, depois de um período de discussão sobre a fundamentação teórica e o formato a ser adotado e explorando duas temáticas que interessavam de modo especial ao grupo desde sua constituição: cidade e tecnologias de comunicação e informação. Ao longo dos 15 anos de atuação o programa amadureceu academicamente, ajustou e atualizou suas linhas de pesquisa e conquistou o reconhecimento da área. As notas de nossas avaliações trienais e quadrienal – que se elevaram paulatinamente até o atual 5 – refletiram o esforço do grupo em seguir as orientações da área e ao mesmo tempo manter suas características distintivas. Hoje a produção bibliográfica de docentes e discentes ampliou-se sobremaneira e mantém o caminho da internacionalização e da interdisciplinaridade. A procura pelas vagas abertas em nossos processos de seleção aumentou enormemente e tem sido cada vez maior o interesse de alunos estrangeiros – o que se refletiu na seleção e conquista em 2013 de uma bolsa para aluna em PEC/PG, nível doutorado. Além disso, temos conquistado verbas através de editais públicos para reforma de nossos espaços para melhor atender a alunos, professores e visitantes. O PPGCOM/UERJ busca propiciar um espaço para pesquisa e reflexão sobre os fenômenos comunicacionais a partir de três dimensões entendidas como fundamentais. A primeira dessas dimensões é a da construção e difusão das mensagens midiáticas. A segunda, a das repercussões culturais e materiais das tecnologias de comunicação e informação. A terceira dimensão, a do espaço urbano como importante locus da comunicação massiva e gerador de representações socioculturais. Essas dimensões se concretizam nas duas linhas de pesquisa que aglutinam e organizam a produção do PPGCOM: Cultura de Massa, Cidade e Representação Social e Tecnologias de Comunicação e Cultura. Embora a delimitação em linhas corresponda ao foco principal das pesquisas, é importante ressaltar que, de acordo com a vocação interdisciplinar da área e de nosso programa, existe grande diálogo e permeabilidade entre elas. Algumas pesquisas de docentes e discentes têm aspectos pertinentes às duas linhas; disciplinas de uma linha podem ser ministradas por professor da outra linha, dependendo do desenvolvimento de suas pesquisas, e os alunos são incentivados a experimentar disciplinas das duas linhas de pesquisa. Outro exemplo desse diálogo e articulação entre grupos de pesquisa é a constituição de um laboratório como o CAC (Comunicação, Arte e Cidade), que reúne 5 projetos e quatro grupos de pesquisa, envolvendo pesquisadores de ambas as linhas. A partir da perspectiva privilegiada constituída pela dupla inserção relativa às linhas de pesquisa, temos procurado desenvolver a pós-graduação em sentido abrangente, conciliando a busca de nossos objetivos fundamentais com as especificidades de nosso programa e com as exigências de desempenho acadêmico no cenário contemporâneo.

O Estado de Mato Grosso ocupa uma posição estratégica geopolítica em relação aos demais estados da federação brasileira, além de ter importância por nele se encontrarem os três relevantes biomas do Brasil: a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal, além das mais importantes bacias hidrográficas do país: a do Paraguai, a do Amazonas e a do Araguaia-Tocantins. O Estado possui uma população de aproximadamente 3.344.544 milhões de habitantes em 141 municípios. Mato Grosso é o terceiro Estado brasileiro em dimensão territorial, com uma área de 901,4 mil km2, representando 10,55% do território nacional. É neste cenário que está inserida a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Uma Universidade do interior para o interior. Assim se define a Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, primeira instituição pública de ensino superior de Mato Grosso, sediada em Cáceres, a oeste da capital Cuiabá, que atua em todo o interior do estado, a partir de seu programa de expansão iniciado no ano de 1990 quando foi instalado no município de Sinop-MT, a 500 km ao norte da capital, os cursos de Pedagogia, Letras e Matemática, com o objetivo de sanar, um entre tantos problemas crônicos do estado: a falta de professores formados para atender a educação básica. A UNEMAT teve sua base legal de criação e de funcionamento estabelecida pela Lei nº 707, de 20 de julho de 1978, que criou o Instituto de Ensino Superior de Cáceres - IESC. Em 1985, por meio da Lei Estadual nº 4.960 de 19 de dezembro de 1985, o Poder Executivo instituiu a Fundação Centro Universitário de Cáceres - FUCUC. Em 1989, pela Lei Estadual nº 5.495 de 17 de julho de 1989, alterou-se a Lei nº 4.960 para adaptação às normas da legislação de Educação, a fim de que passasse a denominar-se Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres - FCESC. Em 1992, por intermédio da Lei Complementar nº 14 de 16 de janeiro de 1992, a Fundação de Ensino Superior de Cáceres (FCESC) passa a denominar-se Fundação de Ensino Superior de Mato Grosso - FESMAT, cuja estrutura organizacional, alterada pelo Decreto nº 1.236, de 17/02/92, foi implantada a partir de maio de 1993. Em 15 de dezembro de 1993, foi criada a Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, pela Lei Complementar nº 30; em 2008, a Lei Complementar n°319 de 30.06.2008, que altera a Lei n°30 de 15.12.1993 de criação da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. A Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT teve seu primeiro credenciamento em 10/08/1999, ato realizado pelo CEE/MT por 05 (cinco) anos, e foi recredenciada pela Portaria 064/2005 - CEE/MT, no Diário Oficial do Estado em 22/03/2005 por 05 (cinco) anos. As Normas Regulamentadoras Básicas são: Lei Complementar n° 319 de 30.06.2008 e Estatuto da UNEMAT. Institucionalmente, esta instituição está vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECITEC e, por meio do Conselho Estadual de Educação - CEE/MT, tem seus atos de legalidade reconhecidos para o ensino regular de graduação e para as modalidades diferenciadas. Ao longo do seu funcionamento, a UNEMAT apresenta uma somatória de experiências didático-científico-pedagógicas e administrativas que a projeta como uma instituição portadora de requisitos indispensáveis ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão, desempenhando um papel essencialmente social no Estado, capaz de alicerçar a base humana regional na afirmação de melhores condições de vida da população e na garantia de padrões éticos de justiça e equidade. Nesse processo, uma preocupação constante na UNEMAT tem sido ampliar sua atuação no cenário mato-grossense por meio do desenvolvimento de pesquisas e da qualificação de seu quadro docente, bem como da oferta de programas lato sensu e stricto sensu a toda comunidade, contribuindo com a formação do espírito crítico para responder, sobretudo, aos problemas do Estado de Mato Grosso, visto que os seus 13 (treze) campi universitários, 17 (dezessete) núcleos pedagógicos e 24 (vinte e quatro) pólos educacionais de ensino a distância estão presentes nos três biomas: Pantanal, Cerrado e Amazônia, e nas bacias hidrográficas do Prata, Amazônica e Araguaia, caracterizando uma diversidade biológica e social ímpar no Brasil. Assim, resultante da política de investimento na qualificação dos servidores técnico-administrativos (683) e docentes (1398), para atender a demanda de um estado-continental. A UNEMAT apresenta um quadro de docentes efetivos, com 525 doutores, 580 mestres e 393 graduados (anuário 2016 base de 2015). A UNEMAT conta atualmente com 261 projetos de pesquisa institucionalizados, distribuídos em 132 grupos de pesquisas certificados pelo CNPq, além de 26 Núcleos de pesquisas e 16 Centros de Pesquisas. Todos esses envolvendo professores-pesquisadores e alunos bolsistas nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais, Engenharias e Tecnologias e Ciências Exatas e da Terra, cuja investigação se assenta sobre questões de relevância para a construção do conhecimento científico, visando contribuir com o desenvolvimento regional e nacional, com apresentação de alternativas que possam interferir positivamente na sociedade mato-grossense. Os esforços envidados para equipar os grupos de pesquisa e a pós- graduação são contínuos. Nesta perspectiva, a UNEMAT atende a mais de 22 mil alunos nas diferentes modalidades de ensino. São ofertados à comunidade 62 cursos de graduação nas modalidades regular e diferenciadas (faculdade indígena; modalidade parceladas), PARFOR (1ª e 2ª licenciatura); 11 cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e três na modalidade a distância em parceria com a UAB – Universidade Aberta do Brasil; 26 cursos stricto sensu, sendo 11 Mestrados Institucionais: Ciências Ambientais (Cáceres), Ecologia e Conservação (Nova Xavantina), Educação (Cáceres), Linguística (Cáceres), Estudos Literários (Tangará da Serra), Ambiente e Sistemas de produção Agrícola (Tangará da Serra), Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos (Alta Floresta); Genética e Melhoramento de Plantas (Multicampi); Geografia (Cáceres); Letras (Sinop); e Ensino de Ciências e Matemáticas (Barra do Bugres) 6 mestrados profissionais: PROFLETRAS, com duas unidades (Cáceres e SINOP), PROFMAT, com duas unidades (SINOP e Barra do Bugres), PROFHISTÓRIA (Cáceres); PROFBIO (Tangará da Serra); PROFAGUA (Cuiabá) e PROFNIT (Cuiabá); 4 Doutorados institucionais: Estudos Literários (Tangará da Serra); Ciências Ambientais (Cáceres); Linguística (Cáceres), Ecologia e Conservação (Nova Xavantina) e 3 Doutorados em rede: Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal-BIONORTE; Educação em Ciências e Matemática – REAMEC; Biotecnologia e Biodiversidade- REDEPROCENTROOESTE. Ressalte-se que os cursos de pós-graduação institucionais contam com o apoio da CAPES por custeios do PROAP, Pró-equipamento e por meio da oferta de bolsas de demanda social, totalizando 213 bolsas de mestrado acadêmico, 14 bolsas de mestrado profissional, 85 de doutorado acadêmico, 11 de doutorado sanduíche e 08 bolsas Pós-doutoral, das agências de fomento CAPES, FAPEMAT e CNPq. Conta também com projetos estruturantes que foram aprovados em editais do CT - INFRA, da FINEP, além de convênios diversos com a FAPEMAT e recursos dos projetos de pesquisa institucionalizados, aprovados junto ao CNPq, à FAPEMAT e outras fontes de financiamento. A UNEMAT disponibiliza 219 bolsas de iniciação científica, sendo 43 bolsas CNPq, 10 bolsas CNPq AF, 110 bolsas FAPEMAT e 56 bolsas financiadas pela UNEMAT. Sendo ainda uma instituição jovem, a UNEMAT apresenta sete docentes PQ’s, participa também de dois projetos PELD, de projetos de pesquisa em rede e de várias parcerias de pesquisa em rede nacionais e internacionais. Participa de PROCAD’s e possui convênios nacionais e internacionais em diversas áreas do conhecimento, envolvendo a pós-graduação stricto sensu. A UNEMAT tem como política institucional, nos últimos anos, o investimento profícuo na qualificação profissional dos servidores docentes e técnicos, tendo atualmente em andamento quatro Dinters, proporcionando inúmeros afastamentos para mestrado e doutorado no país e no exterior, além de estágios pós-doutoral no Brasil e no exterior, conforme regulamentações aprovadas nos Conselhos Superiores desta IES. Esses dados institucionais apresentados foram verificados em março de 2018, usando a base de 2017. Em síntese, as ações desenvolvidas pela UNEMAT constituem-se na mola propulsora para contribuir com a verticalização da produção e socialização de conhecimentos no Estado de Mato Grosso, caracterizada pela formação de grupos de pesquisa certificados no CNPq, estruturação e aprovação de projetos de pesquisa em editais de agências de fomento estaduais e nacionais, implantação de centros e núcleos de pesquisas e, principalmente, a expansão da IES no que tange à oferta de programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. A Universidade do Estado de Mato Grosso vem, nos últimos anos, intensificando esforços para a consolidação dos programas de pós-graduação stricto sensu, contribuindo com a formação de recursos humanos em nível de Mestrado e Doutorado, prevista no Plano Nacional de Pesquisa e Pós-graduação – PNPG 2010-2020 – CAPES; ação prevista também no plano Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso. A aprovação desta proposta de Dinter é fundamental para a qualificação profissional dos servidores da Unemat numa área ainda assimétrica nesta IES e no Estado, o que contribuirá na qualidade da formação acadêmica para a comunidade acadêmica, garantindo o compromisso de oferecer educação superior pública de excelência, promovendo a produção do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão de maneira democrática e plural contribuindo com a formação de profissionais competentes, éticos e compromissados com a sustentabilidade e com a consolidação de uma sociedade mais humana, solidária, ética e justa sócio-econômica e ambiental. 9.2.2 Infraestrutura da UNEMAT O DJOR/UNEMAT contará com infraestrutura disponível para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e administrativas nos Campi Universitários de Alto Araguaia, Tangará da Serra e na capital Cuiabá-MT, conforme descrição que segue. Cuiabá-MT A UNEMAT possui parceria com Instituições sediadas em Cuiabá-MT, as quais disponibilizam espaços que poderão ser utilizados para realização do Dinter em Jornalismo, como segue: Salas de aula climatizadas equipadas com projetor e internet wifi disponíveis junto ao Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal-INPP, localizado dentro da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Também estará disponível uma sala de uso compartilhado de docentes, coordenação acadêmica e operacional do Dinter. Sala de videoconferência para realização de defesa, palestra, debate, teleconferências, vídeo aula, entre outros, disponível junto a Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação-SECITECI. Além disso, os discentes do Doutorado Interinstitucional em Jornalismo terão acesso livre e gratuito ao conjunto de bases de dados acessíveis pela UNEMAT no Portal de Periódicos da CAPES. O Curso de Jornalismo está em processo de migração do Campus Universitário de Alto Araguaia-MT para Tangará da Serra-MT, sendo que a nova sede do Curso está recebendo novos equipamentos que foram licitados recentemente para composição dos laboratórios de ensino, pesquisa e extensão universitária. O curso possui docentes pesquisadores ligados a inúmeras associações nacionais, desenvolvendo pesquisas in loco e articulada a essas ações. Atualmente, são dois grupos de pesquisa registrados no Diretório de Grupos do CNPQ, a saber: Comunicação, Cultura e Sociedade do qual participam todos os docentes do Curso; Jornalismo, Educomunicação e Cidadania que tem como membros alguns docentes do Curso. Alto Araguaia Laboratório de planejamento gráfico: conta com 11 computadores, impressora, cadeiras e mesas; Agência Júnior de Jornalismo: Focagem com três computadores com acesso à internet; Laboratório de informática: utilizado como laboratório de jornalismo impresso e digital que contém 15 computadores e uma impressora com acesso à Internet; Laboratório de radiojornalismo: conta com 1 computador, microfones e mesa de som; Salas de aula – São 5 (cinco) salas de aula exclusivas disponíveis para o curso de Jornalismo; Sala de professores e de coordenação: há sala de professores exclusiva para o Curso, além de outros ambientes comuns que podem ser utilizados para reuniões. A sala da coordenação é equipada com computador, impressora, telefone, armários, mesa e cadeiras; Biblioteca – atualmente, a biblioteca específica do curso no Câmpus de Alto Araguaia conta com 210 exemplares; Auditório: são três auditórios que contam com capacidade em torno de 50, 80 e 100 pessoas. Tangará da Serra Sala Multimeios: atende aos laboratórios de redação jornalística, laboratório de planejamento gráfico, estúdio de rádio, estúdio de Televisão e Fotografia com os seguintes equipamentos: 12 computadores, 2 projetores, 1 telepromter, 11 gravadores digitais, 5 pedestais com microfone para mesa, 12 fones de ouvido, 2 tripés, 3 microfones sem fio, 14 nobreaks, 1 microfone profissional, 1 kit de iluminação, 15 câmeras fotográficas, 2 filmadoras, 2 televisores LED, além de softwares, demais acessórios e mobiliário. Laboratório multimeios: contém 1 aquário para rádio; 1 sala para ilha de edição; espaço em comum com 1 sala da coordenação do curso com subdivisão para sala de professores, contendo: 2 computadores; 1 impressora multifuncional; 2 armários; arquivo; 2 telefones; mesas e cadeiras. Laboratório de informática: contém 30 computadores, mesas e quadro que são utilizados nas disciplinas de planejamento gráfico, design e Redação jornalística; Biblioteca: Está em fase final de estruturação um biblioteca especifica para o curso de Jornalismo que contatará com 379 obras; Sala de videoconferência: equipada com capacidade para 150 pessoas; Auditório: com capacidade para 250 pessoas contendo: data show, equipamento de som e vídeo, telão, microfones, pedestais, mesa e cadeiras; Salas de aula com capacidade para 40 alunos; Laboratório de informática de uso compartilhado com os cursos ligados a Faculdade de Ciências Sociais e Linguagens.

As atividades de ensino, pesquisa e orientação que serão realizadas pelos discentes da UNEMAT ao longo deste Dinter são idênticas às realizadas pelos alunos regulares do programa e estão previstas na grade curricular/ementário e carga horária do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (ver nos anexos do projeto anexo) que foram devidamente aprovadas pela Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa em 2012. Cf. também o item 10.4.


Instituição Promotora

CINTIA SANMARTIN FERNANDES
31004016 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)
20550013
São Francisco Xavier
-
524
Maracanã
Rio de Janeiro - RJ
(21) 23340164
(21) 25877720
(21) 22845033
(21) 22840187
(21) 26717202
(21) 27726684
(21) 23340053
(21) 23340157
(21) 23340236
(21) 23340144
(21) 23340335
(21) 23342182
(21) 23342144
(21) 23340164
(21) 23340120
(21) 23340032
(21) 23340467
(21) 23342184
(21) 23342270
(21) 23342191
(21) 23340678
(21) 23340678
(21) 23340294
(21) 23340697
(21) 23340824
(21) 23340976
(21) 28688316
(21) 23347505
(21) 23340960
(21) 23340463
(21) 22668303
(21) 23340979
(21) 23324734
(21) 23340213
(21) 23340235
(21) 23340593
(21) 37054631
(21) 23340504
(21) 23342152
(21) 36573021
(21) 23340216
(21) 37054631
(21) 23340299
(21) 23340472
(21) 23340992
(21) 25055605
(21) 23326910
(21) 23342175
(21) 23340354
(21) 23340636
(21) 23324735
(21) 23340032
(21) 37054829
(21) 28688236
(21) 37052227
(21) 28689292
(21) 22599430
(21) 23340633
(21) 23340150
(21) 22668300
(21) 23340557
(21) 23340624
(22) 25332263
(21) 28688488
(22) 25332332
(21) 23340912
(22) 25332263
(21) 37054691
(21) 23340575
(22) 25332332
(21) 23340774
(21) 23340311
(21) 23340785
(21) 23340344
(21) 23340037
(21) 37054829
(21) 37052227
(21) 23340120
(21) 23340610
(22) 25192166
(25) 877100
(21) 23340757
(21) 23340463
(21) 28688236
(21) 23324736
(21) 23340037
(21) 23340624
(21) 23340032
(21) 23340979
(21) 25877100
(21) 23340120
(21) 28688488
(21) 37054631
(21) 37052227
(21) 23342270
(21) 23340236
(21) 37052227
(21) 23340774
(21) 23340960
(21) 23340757
(21) 28688316
(21) 22668300
(21) 23340216
(21) 23324735
(21) 28688152
(21) 23340213
(21) 22668303
(21) 23340678
(21) 23340019
(21) 23340467
(21) 28689292
(21) 23340912
(21) 23340159
(21) 37054829
(21) 23340633
(21) 23340235
(21) 23347505
(21) 23340344
(21) 23340512
(21) 23340157
(22) 25332263
(21) 23340678
(21) 23340636
(21) 23342184
(21) 36573021
(22) 25332332
(21) 23340943
(21) 23340774
(21) 23340785
(21) 37054691
(21) 23342191
(21) 28688430
(21) 23340311
(21) 23340354
(21) 22599430
(21) 25877661
(21) 25877362
(21) 23340294
(21) 37052227
(25) 877701
(21) 36518445
(21) 28688236
(23) 340512
(21) 25891500
(21) 23340563
(21) 23340150
(25) 877704
(21) 23340958
(21) 23340193
(21) 23340610
(21) 23340678
(21) 25877633
(21) 22668345
(22) 25332263
(22) 25332332
(21) 23340697
(23) 340335
(21) 23324736
(21) 23340294
(28) 688488
(21) 23340144
(22) 25192166
(21) 23340943
(23) 342184
(21) 28688519
(21) 23340757
(21) 23340593
(21) 23340423
(23) 326910
(21) 23340557
(25) 876134
(21) 2334094302
(21) 37054829
(21) 23340575
(21) 23340029
(21) 28688029
(21) 5876133
(21) 23340992
(21) 23340053
(21) 25876129
(21) 28688527
(21) 23340448
(21) 23340299
(23) 340219
(22) 25288300
(21) 23340678
(21) 22668300
(21) 23340120
(21) 23342152
(21) 22668300
(21) 23338169
(21) 23340976
(21) 23340172
(21) 23340557
(21) 23440344
(21) 23340219
(21) 23340678
(21) 5877303
(23) 340235
(21) 23342421
(21) 23342421
(21) 23340299
(21) 5876662
(21) 25876250
(21) 5876447
(21) 25876242
(21) 23340824
(28) 688280
(21) 23340621
(21) 5876382
(21) 23342270
(21) 25877857
(23) 340236
(21) 23340037
(21) 28688519
(21) 23340032
(21) 25694352
(21) 23340019
(21) 36573021
(21) 23340219
(21) 25877100
(21) 23340172
(21) 23342426
(21) 23340159
(21) 23342182
(21) 23342425
(21) 23324736
(21) 23340633
(21) 23340774
(21) 28688430
(21) 23440344
(21) 23340610
(22) 25192166
(21) 37054829
(21) 22668345
(21) 22599430
(21) 23324736
(21) 28688029
(21) 23340144
(21) 28688280
(21) 23338169
(21) 23340157
(21) 23340448
(21) 23340236
(21) 25877100
(21) 28688152
(21) 23340053
(21) 23340512
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(21) 28688152
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iletrasuerj@gmail.com

Instituição(ões) Receptora(s)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

ROSELY APARECIDA ROMANELLI
78200000
Rua Tancredo Neves, 1095
-
-
Cavalhada 2
Cáceres - MT
(65) 32210000
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Documentos

Projeto DINTER UERJ e UNEMAT.pdf
Plataforma Sucupira
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