Plano Acadêmico:
Objetivos e metas:
O Projeto de DINTER busca compatibilizar objetivos e metas que correspondem aos interesses regionais com a política de pesquisa e pós-graduação da UNICAMP e, particularmente, da Faculdade de Educação. O Regimento Geral da Pós-Graduação da UNICAMP , em seu Artigo 1º, estabelece que “A pós-graduação da Unicamp visa à formação de pesquisadores, docentes e outros profissionais nas diversas áreas do conhecimento humano” . O Regulamento do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, precisando e delimitando esse objetivo afirma que “Art. 1º - O Programa de Pós-Graduação em Educação tem como objetivos: a formação de pesquisadores e de docentes-pesquisadores no campo da Educação; a promoção de estudos e pesquisas, no campo educacional”.
Em vista desse objetivo geral da Pós-Graduação em Educação da UNICAMP e do estabelecido no Edital que regulamenta o presente Projeto de Dinter, são objetivos deste projeto:
1. viabilizar a formação de doutores na região Norte do Brasil, particularmente na região Sudoeste do Pará, assegurado o padrão de qualidade do Doutorado em Educação da UNICAMP, de modo a propiciar a formação de recursos humanos de alto nível;
2. apoiar a capacitação de docentes e pesquisadores no campo educacional para os diferentes níveis de ensino;
3. contribuir para a criação e fortalecimento de linhas de pesquisas que respondam a necessidades regionais e ampliem o comprometimento institucional com o desenvolvimento da região;
4. subsidiar a nucleação e o fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa nas instituições participantes do Projeto;
5. fortalecer e estabelecer as condições necessárias para a criação de novos cursos de pós-graduação, a partir da fixação de doutores na instituição receptora;
6. contribuir para o surgimento e implementação de pesquisas científicas educacionais, mediante o incentivo à participação de bolsistas de iniciação científica no projeto;
7. promover o estabelecimento de parcerias duradouras entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP com grupos de ensino e pesquisa da região Sudoeste do Pará e que se encontram em estágios diferenciais de desenvolvimento.
Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Educação, site: https://www.fe.unicamp.br/pos-graduacao/regulamento-do-programa-de-pos-graduacao-em-educacao
2 Artigo extraído do Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e dos Cursos Lato Sensu, da UNICAMP, site: https://www.pg.unicamp.br/mostra_norma.php?id_norma=3862.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP encontra-se organizado em 10 (dez) Linhas de Pesquisas, cada qual com seus Grupos e Laboratórios de Pesquisas, integrados por docentes e alunos dos níveis da Graduação e Pós-Graduação. Essa articulação é concebida como uma estrutura dinâmica, pautada pelos conceitos de concentração, articulação e flexibilidade, e que devem ser aglutinadores do exercício da pesquisa e da docência.
A partir da análise da demanda regional, o presente projeto de DINTER está organizado em 4 (quatro) Linhas de Pesquisas as quais constituir-se-ão em pilares articuladoras da formação e da produção acadêmica na mesorregião de Altamira. As Linhas de Pesquisas que atenderão a formação dos pesquisadores estão descritas a seguir :
1. FILOSOFIA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO
Descrição
A Linha contempla estudos e pesquisas sobre a educação, realizados do ponto de vista Histórico e Filosófico. Preservada a autonomia relativa de cada um desses campos do saber, na sua pluralidade, busca-se articuladamente o conhecimento e a discussão da educação, tanto na sua contextualização histórica, como à luz dos seus pressupostos éticos, políticos e/ou epistemológicos.
2. ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO
Descrição:
Contempla estudos e pesquisas locais, nacionais e internacionais de análise de políticas públicas de educação (formulação, implementação e avaliação educacional), administração educacional e sistemas educativos, com ênfase nas relações entre Estado e Sociedade, planejamento, avaliação, legislação, financiamento, gestão da Educação Básica e educação comparada em suas diferentes etapas (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e Educação Superior, modalidades de ensino (educação de jovens e adultos e educação profissional), bem como em redes culturais e suas formas de organização entre a sociedade civil e a sociedade política.
3. LINGUAGEM E ARTE EM EDUCAÇÃO
Descrição:
Contempla estudos e pesquisas acerca das conexões e/ou relações de Linguagem e Arte em diferentes contextos educativos, compreendendo-as em suas dimensões metodológica e temática. Abordagem dos múltiplos aspectos pelos quais são pensadas e se materializam tanto em práticas - como a leitura, a escrita, a literatura, as artes visuais e corporais, o cinema - quanto nos sentidos e percepções de pluralidade e interpenetração das linguagens na contemporaneidade, assumindo Arte e Linguagem como potências produtoras de diferença em Educação.
4. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO DOCENTE
Descrição
Esta linha constrói seus temas de pesquisa tendo como princípio a ação de ensinar/educar e suas implicações na formação de professores e suas políticas; na produção de saberes e conhecimentos; nas práticas de memórias e histórias; no trabalho e na profissionalização docente, em contextos de educação formal (básica e superior) e não formal, na perspectiva de educação para todos.
1.1. Créditos do curso (distribuição por natureza de atividades):
De acordo com o Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unicamp, o prazo máximo para a integralização é de 52 meses para o doutorado, sendo que nenhuma prorrogação de prazo de integralização pode ser concedida. Entretanto, em vista do disposto no Edital Dinter, o prazo máximo para o presente projeto será de 48 (quarenta e oito) meses, contados a partir da data de início das atividades acadêmicas, oficialmente informada à CAPES pelo Pró-Reitor da Instituição Promotora.
Em termos das atividades de formação o Programa oferece um conjunto de Disciplinas abordando as temáticas inerentes às diversas áreas, um conjunto de Seminários destinados à abordagem de temas emergentes de pesquisa em educação e as Atividades Programadas de Pesquisa, desenvolvidas coletivamente no interior dos grupos de pesquisa.
Conforme o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, o Art. 9º define que “As atividades acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) são constituídas por disciplinas e atividades relacionadas à elaboração de dissertação ou tese”. Ainda segundo esse documento, o doutorando deverá cumprir 16 (dezesseis) créditos em disciplinas teóricas ou seminários e 08 (oito) créditos em Atividades Programadas de Pesquisa (APP). Total, perfazendo um total de 24 (vinte e quatro) créditos. O. Artigo 10 determina que:
A cada atividade acadêmica será atribuído um determinado número de unidades de crédito, conforme consta no catálogo da Pós-Graduação. § 1º - Cada unidade de crédito equivale a 15 (quinze) horas/aula de disciplinas e seminários previstos em catálogo, com duração de 15 (quinze) semanas. § 2º - As disciplinas terão carga horária de 60 (sessenta) horas, computando 4 créditos por disciplina e incluindo no mínimo 45 (quarenta e cinco) horas de aulas teóricas.
O programa não tem disciplinas obrigatórias, sendo que do leque de Disciplinas e Seminários ofertados pelas linhas de pesquisas, o pós-graduando escolhe, em conjunto com seu orientador, aquelas que considerem importantes para sua formação e para fornecer elementos para o desenvolvimento de seu projeto de pesquisa. Há um estímulo dos orientadores para que o pós-graduando não se restrinja às Disciplinas/Seminários de sua área de concentração, mas que também frequentem atividades das outras áreas, desde que não ultrapasse 8 (oito) créditos. Constitui exceção as Atividades Programadas de Pesquisa que deverão ser cumpridas no grupo de pesquisa ao qual seu projeto está vinculado.
Além das atividades indicadas no Artigo 10 que o aluno deverá cumprir, ele também deverá submeter-se a um Exame de Qualificação e demonstrar Proficiência em idioma estrangeiro, de acordo com resolução específica do Programa. O Exame de qualificação deverá ser realizado pelo menos 12 (doze) meses antes do prazo final de integralização do curso de doutorado e deverá ter cumprido o mínimo de 16 (dezesseis) créditos em disciplinas e ter sido aprovado no Exame de Proficiência.
3 Todas as informações foram extraídas do site da Faculdade de Educação da UNICAMP: https://www.fe.unicamp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado-em-educacao/sobre-o-programa/estrutura-linhas-de-pesquisa-e-corpo
Critérios e sistemática de seleção dos alunos:
Processo seletivo: Será realizado de acordo com o Edital de seleção, a ser divulgado após a aprovação do DINTER pela CAPES, estando nele incluído a efetivação das matrículas.
O preenchimento das vagas levará em consideração a disponibilidade de orientação dos docentes do programa promotor, e atendendo à exigência de não-comprometimento do desempenho do curso oferecido em sua sede. Estima-se a seguinte demanda por Linha de Pesquisa:
- Linguagem e Artes em Educação, previsão de 6 vagas;
- História, Filosofia e Educação, previsão de 6 vagas;
- Estado, Políticas Públicas e Educação, previsão de 4 vagas;
- Formação de Professores e Trabalho Docente, previsão 4 vagas
Todavia, no processo seletivo estes números estão sujeitos a variações, considerando os projetos de pesquisa efetivamente aprovados.
Requisitos para Admissão
- Ter o título de Mestre obtido em instituição reconhecida pela CAPES ou diploma convalidado por instituição credenciada;
- Ser aprovado em processo seletivo.
Inscrição para a Seleção
A inscrição será feita mediante preenchimento de formulário fornecido pela Secretaria do Programa (instituição promotora), acompanhado dos seguintes documentos:
a. Projeto de Pesquisa. Obrigatória a aderência do projeto à ementa da Linha de Pesquisa e/ou Grupo de Pesquisa. (Máximo de 20 páginas, incluindo resumo, bibliografia, anexos e página de rosto, fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento entrelinhas de 1,5; layout regular, com margens superior e inferior de 2,5 cm e laterais de 3 cm). Arquivo único em PDF.
b. Histórico Escolar de curso de graduação reconhecido pelo MEC. Arquivo único em PDF.
c. Histórico Escolar das Atividades de Pós‐Graduação stricto‐sensu realizadas no Mestrado. Arquivo único em PDF.
d. Currículo Lattes atualizado. Arquivo único em PDF ou endereço para acessar o currículo (link)
e. Cópia digital da Dissertação de Mestrado. Arquivo único em PDF.
f. Diploma de mestrado recomendado pela CAPES (frente e verso). Só serão aceitos diplomas devidamente registrados e com validade nacional. O candidato deverá ter concluído o curso até a data da inscrição. Candidatos que ainda não possuam o diploma de mestrado deverão apresentar cópia da ata de defesa e atestado da instituição confirmando a recomendação do Programa pela CAPES. Arquivo único em PDF.
(*) O Projeto de pesquisa deve, necessariamente, conter: (1) objetivos, justificativa e delimitação do problema; (2) procedimentos metodológicos de investigação; (3) referências bibliográficas.
No ato da inscrição o candidato deverá indicar a Linha de pesquisa em que fará a seleção.
As inscrições ao processo seletivo serão abertas para o Doutorado, na modalidade Dinter, em data previamente fixada por edital, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
O Processo Seletivo será realizado no Campus Universitário de Altamira e será composto de três fases, todas eliminatórias:
1. A primeira compreenderá a prova escrita que versará sobre um tema na área de educação. Será disponibilizada, no Edital de seleção, a bibliografia a ser utilizada na prova;
2. A primeira compreenderá a análise da documentação, inclusive o Projeto de Pesquisa.
3. Constará de entrevista, para a qual só serão convocados os candidatos aprovados na primeira fase.
A Banca do processo seletivo será constituída por linha de pesquisa, o que equivale a quatro bancas, a saber:
01 Banca de Banca de Linguagem e Artes em Educação;
01 Banca de Banca de História, Filosofia e Educação;
01 Banca de Estado, Políticas Públicas e Educação;
01 Banca de Formação de Professores e Trabalho Docente.
Cada banca será composta de no mínimo 03 docentes, sendo um docente da Instituição Promotora (Unicamp) e dois docentes da Instituição Receptora (UFPA). Às Bancas competirá o desenvolvimento de todo o processo seletivo, de acordo com o Regulamento do programa promotor e o Edital de seleção.
Atividades Programadas de Pesquisa: O Programa exige que o doutorando realize duas APPs, as quais serão cursadas no Campus de Altamira. A APP I no primeiro semestre de 2020; a APP 2 no segundo semestre de 2020. As APPs objetivam discutir os projetos de teses em andamento e promover a vivência dos doutorandos nos grupos e áreas de pesquisa nos quais estejam inseridos.
Tese: Após concluídos os créditos nas quatro disciplinas, e realizada a primeira Atividade Programada de Pesquisa, os doutorandos se matriculam em Tese, e nela permanecem até a defesa.
Integralização dos créditos: Os doutorandos terão 4 anos para integralização dos créditos, considerando inclusive a defesa da tese, não será permitido prorrogação de prazo.
Defesas de Teses: as defesas de tese devem acontecer na Unicamp, instituição promotora, no máximo até ao final do quarto ano do curso, por ocasião da terceira etapa do Estágio. A defesa pode acontecer antes, caso o trabalho esteja concluído e haja a indicação por parte do orientador.
Protocolo das Teses: o prazo final para o protocolo das teses é o segundo semestre do quarto ano do curso.
Exame de Capacitação em Língua Estrangeira: será realizado no primeiro período letivo de ingresso no programa.
Estrutura básica da programação:
As disciplinas serão ofertas parte presencial no PPGE/UNICAMP e ao final de cada semestre será realizado um seminário. Os professores do DINTER atuarão de forma e na frequência necessária para a condução tanto as disciplinas, quanto da orientação dos projetos de pesquisa e das demais atividades acadêmicas previstas. As quatro disciplinas exigidas serão desenvolvidas na Instituição promotora e as Atividades Programadas de Pesquisa, na instituição receptora. O desenvolvimento da tese, tendo em vista os objetos de estudo, ocorrerá tanto na instituição receptora quanto na instituição promotora, a partir das necessidades específicas do projeto e dos entendimentos entre orientadores e orientandos. Nesse sentido, as duas instituições promoverão as atividades necessárias e previstas no tempo e no espaço mais adequado para o conjunto dos doutorandos, dos seus professores, orientadores e co-orientadores.
Os docentes do programa promotor se deslocarão para a instituição receptora por ocasião da oferta das disciplinas (do primeiro ao terceiro semestres do curso), e nos semestres em que os doutorandos estejam na UFPA/Campus de Altamira, na atividade curricular denominada Tese. A sala de vídeo conferência será um recurso adicional para que as orientações ocorram com maior intensidade, além de propiciar intercâmbio no desenvolvimento das disciplinas, por meio de tópicos específicos com a participação de outros docentes, inclusive de instituições externas ao Programa. Os estágios obrigatórios na instituição receptora serão em número de 3 semestres, totalizando 18 meses, durante os quais os doutorandos terão uma maior convivência com seus grupos de pesquisa, e contatos mais intensos com seus respectivos orientadores.
Estrutura Curricular:
A oferta das atividades curriculares dependerá semestralmente da oferta dos docentes e das Linhas de Pesquisas, as quais serão divulgadas pela coordenação antes do período de matrícula dos doutorandos.
Avaliação:
A frequência do aluno às atividades do Programa é obrigatória, sendo que o número de faltas não poderá ultrapassar 25% (vinte e cinco por cento) do total de horas previstas.
O não cumprimento do doutorando as normas estabelecidas no Regulamento do Programa Acadêmico de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, conforme Artigo 23 implicará em:
O aluno terá sua matrícula automaticamente cancelada, de acordo com o Artigo 49 do Regimento Geral da Unicamp, nos seguintes casos:
I - se, a partir do segundo período cursado, obtiver Coeficiente de Rendimento inferior a 2,5;
II - se não apresentar o diploma de Curso de Graduação, conforme estabelecido no Artigo 17 deste Regimento;
III - se não atender ao estabelecido no Artigo 18 e no § 5º do Artigo 56 da Deliberação CONSU A-10/2015;
IV - se obtiver conceito D ou E em qualquer disciplina repetida, ou em mais do que uma disciplina;
V - se for reprovado na segunda realização do mesmo Exame de Qualificação;
VI - se exceder o tempo máximo de integralização estabelecido neste Regulamento;
VII - se, em atividades de pesquisa, tiver desempenho insatisfatório, devidamente informado pelo orientador em atestado avalizado pela CPG.
§ 1º - Em caráter excepcional, devidamente justificado e aprovado pelas instâncias superiores da Universidade, o Programa poderá determinar em seu Regulamento outros casos que poderão ensejar o cancelamento da matrícula do aluno.
§ 2º - O aluno que incorrer em qualquer desses casos somente poderá ser readmitido no Programa por meio de aprovação em novo processo de seleção.
§ 3º - Compete à Diretoria Acadêmica efetuar os cancelamentos de matrícula referidos.
O acompanhamento do desempenho dos alunos do DINTER segue os padrões de avaliação determinados pelo Regulamento da Pós-Graduação da UNICAMP através de sua Diretoria Acadêmica (DAC). Em linhas gerais, a avaliação de desempenho dos alunos deve levar em consideração três aspectos:
a) a avaliação de Disciplinas e Seminários;
b) a avaliação de Atividades Programadas de Pesquisa (APP I e II);
c) a avaliação da Tese Concluída.
Em relação à avaliação do Projeto de DINTER (como um todo), será realizada através dos seguintes procedimentos:
- Relatório anual de pesquisa dos grupos de pesquisa participantes;
- Relatório Anual de Atividades e da Produção docente e discente vinculada ao Projeto de DINTER;
- Relatório de Avaliação Institucional pela CPG/Faculdade de Educação da Unicamp;
- Avaliação do Relatório do Projeto DINTER, conforme Regulamento da Pós-Graduação da Unicamp, por meio da Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG)
- Avaliação do Relatório conforme Regulamento da Pós-Graduação da Unicamp, por meio de sua Comissão de Avaliação da Pós-Graduação (CPG)
- Relatório de Avaliação Institucional DINTER a ser encaminhando a CAPES, conforme normatização em vigor.
Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao programa promotor
As disciplinas serão oferecidas semestralmente, conforme disponibilidade dos professores e das Linhas de Pesquisas.
Estágios obrigatórios na UNICAMP: os doutorandos realizarão seus estágios na UNICAMP ao longo de 03 semestres primeiros semestres: 2º semestre de 2019/1º Semestre e 3º Semestre de 2020. Os afastamentos dos doutorandos para esses estágios, que totalizam 18 meses, visam garantir a todos o cumprimento e os benefícios previstos no estágio obrigatório.
Programação dos alunos de iniciação científica, vinculados aos doutorandos Dinter:
Durante o desenvolvimento do DINTER, será incorporado, no mínimo, 01 aluno de graduação sob orientação de cada doutorando, desenvolvendo pesquisas articuladas aos projetos dos alunos do DINTER, nas linhas de pesquisa do programa promotor. Esses projetos de iniciação científica serão incorporados aos núcleos de pesquisa já existentes na UFPA/Campus de Altamira e terão, ainda, a co-orientação de professores doutores da UFPA/Campus de Altamira.
Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia:
A endogenia será superada com forte intercâmbio de informações, de experiências e produtos gerados nas pesquisas desenvolvidas durante e após o oferecimento deste programa. Para tal, propomos as seguintes ações:
- Seminários abertos às outras IES, para estabelecer a troca, o debate e o intercâmbio profícuo das experiências adquiridas no DINTER;
- Intercâmbio de publicações;
- Compromisso de incluir docentes convidados e visitantes em atividades paralelas e complementares à programação do DINTER, tais como seminários, colóquios e fóruns de pesquisa e iniciação científica desenvolvidos nas áreas relativas ao DINTER.
ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO
Apresentação do planejamento básico de como serão efetuadas as atividades de orientação, com descrição objetiva das relações entre orientador e orientando
Os orientadores acompanharão os doutorandos durante todo o período da sua formação, seja discutindo os elementos teórico-metodológicos das pesquisas voltadas às teses, seja sugerindo atividades disciplinares e outras (eventos, publicações e interlocução qualificada), próprias da comunidade científica da área da educação. Em termos de atividades previstas para os encontros orientador-orientando, projetamos o seguinte cronograma de atividades:
- Primeiro e segundo semestres: problematização do projeto de pesquisa inicial do doutorando e orientação quanto à inserção na comunidade científica, concomitantemente a realização das primeiras duas disciplinas.
- Terceiro semestre: os doutorandos realizarão a mais uma disciplina na Unicamp, assim como, ao longo de quatro meses, participarão da Atividades Programada de Pesquisa I, no grupo em que esteja inserido, dentro da respectiva Linha de Pesquisa;
- Quarto semestre: orientações tanto presenciais quanto com o uso da sala de vídeo conferência;
- Quinto semestre: vivência no grupo de pesquisa, com a realização do Estágio obrigatório na UNICAMP, por quatro meses, ocasião em que o doutorando cursará a Atividade Programada de Pesquisa II e em seguida fará seu Exame de Qualificação.
- Sexto e Sétimo semestres: orientações com o uso da sala de vídeo conferência e em encontros presenciais na instituição receptora, inclusive com a realização de eventos abertos a comunidade acadêmica;
- Oitavo semestre: novo período de estágio obrigatório na instituição promotora (dois meses), para a finalização da escrita da tese e sua defesa.
Obs: a qualificação deverá ocorrer com, pelo menos, 15 meses antes da data prevista para a defesa da tese. Considerando que o prazo máximo do DINTER é de 48 meses, recomenda-se que a qualificação aconteça até o final do sexto semestre do curso.
Os relatórios deverão seguir o padrão CAPES de avaliação da pós-graduação se pautando pelo conteúdo de Ficha de Avaliação de Programas de Pós Graduação.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios – 32.000 caracteres
5- INFRAESTRUTURA
5.1 - INFRAESTRUTURA/LABORATÓRIOS da FE e o PPGE/Unicamp
A infraestrutura do Programa conta com uma parte específica que corresponde ao seu espaço de Secretaria, duas salas de defesas, equipamentos de informática, salas das Coordenações, sala de reuniões e também outros espaços comuns a todos os cursos da FE - Pedagogia e Licenciaturas, conforme apresentado a seguir.
5.1.1- Estrutura Física Atual da FE: Área Total Construída: 10.565 m2
Descrição das áreas/prédios do complexo:
BIBLIOTECA: 1.740 m2
CENTRO ACADÊMICO DE LICENCIATURA INTEGRADA (CALI): 82 m2
ELEVADOR - PRÉDIO ANEXO I: 27 m2
ELEVADOR - PRÉDIO PRINCIPAL: 9 m2
LANCHONETE, CENTRO ACADÊMICO, LIVRARIA E REPROGRAFIA 362 m2
MANUTENÇÃO, ALMOXARIFADO E LABORATÓRIOS - (ANEXO II): 700 m2
PASSARELA COBERTA: 400
PRÉDIO ANEXO III (Grupos de Pesquisa, Auditório, Salas Multiuso): 1.207 m2
PRÉDIO PRINCIPAL (Área Administrativa, Grupos de Pesquisa, Salas Multiuso, salas de docentes) 4.066 m2
SALAS DE AULA - GRADUAÇÃO (ANEXO I): 933 m2
SALAS DE AULA - GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO (ANEXO I): 732 m2
LAB. DE BIOLOGIA, CIÊNCIAS, FÍSICA, QUÍMICA E SAÚDE I - LL01: 74 m2
LAB. DE BIOLOGIA, CIÊNCIAS, FÍSICA, QUÍMICA E SAÚDE II - LL02: 61 m2
LABORATÓRIO DE LICENCIATURA MATEMÁTICA - BLOCO C – TÉRREO: LL03: 38 m2
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA I: 55 m2
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - TÉRREO - ED008: 79 m2
5.1.2- Secretaria do PPGE
A secretaria do programa está instalada em um dos blocos do prédio principal da FE, com espaço amplo e adequado às suas atividades. Atualmente são seis funcionários e um estagiário que se dedicam às atividades de apoio administrativo, controle financeiro e atendimento aos docentes e discentes do programa. Em termos de infraestrutura secretarial, são dez microcomputadores ligados à rede da Unicamp mais os equipamentos necessários à realização das atividades de secretaria. Todo o prédio conta com o acesso à internet pela rede sem fio.
5.1.3- Espaços Físicos Específicos
O programa conta com duas salas para defesas, equipadas com equipamento multimídia. Também podem ser utilizadas para essa finalidade 21 salas de aulas, 3 Auditórios da FE e 4 salas exclusivas para reuniões.
No prédio de salas de aula, o programa dispõe de cinco salas de uso exclusivo da pós-graduação (sendo quatro salas com capacidade para até 30 pessoas e uma sala com capacidade para até 40 pessoas), todas elas climatizadas e equipadas com microcomputador em rede com aparelho de DVD, projetor multimídia, sistema de sonorização, tela de projeção, aparelho de TV e videocassete e retroprojetor. Em caso de necessidade, podem ser utilizadas outras 16 salas de aula, mais amplas e também completamente equipadas, cuja prioridade de uso é dos cursos de graduação.
SALAS DE VIDEOCONFERÊNCIA
A estrutura física da FE conta com duas salas de videoconferência.
A SALA 1 tem acomodação para 40 pessoas em 11 mesas com microfone para interação com até 22 salas de videoconferências, simultaneamente. Esta sala tem aparelhos e equipamentos que possibilitam capturar e transmitir conteúdos para os participantes da sala para videoconferências da FE e de outro(s) site(s) (durante uma sessão de videoconferência, por exemplo), e para as pessoas que estão assistindo ao evento com o sinal audiovisual em tempo real na forma de streaming por meio da internet.
A sala 1 de videoconferência foi inaugurada em março de 2004, dispõe da mais moderna tecnologia no que diz respeito à arquitetura, isolamento acústico, climatização, iluminação artificial (com controle remoto da intensidade de luminosidade), sonorização, piso, ergonomia dos móveis e até mesmo da pintura das paredes. O equipamento de videoconferência (CODEC) de marca TANDBERG, modelo Educator, é o primeiro e único instalado na América Latina, é de tecnologia norueguesa e tem aplicações orientadas para a área de Educação, pois, diante da facilidade operacional através de sua interface amigável, permite que o professor não desvie o foco de sua aula, palestra, apresentação, etc., com a operação do Sistema.
O Sistema Streaming permite aos participantes de pontos distantes assistirem por meio da internet, os eventos realizados na FE, e muito tem sido utilizado para defesas de teses e para o desenvolvimento de aulas de programas de pós-graduação em convênio com outras instituições.
Equipamentos disponíveis para o sistema de videoconferência
- CODEC: Processa todos os sinais de imagens, áudio e textos recebidos e transmitidos durante uma sessão de videoconferência.
- Quadro Eletrônico: permite que a imagem projetada no Quadro Eletrônico seja explorada através de toques na tela do Quadro.
• Monitores de 58” frontais (2): disponibilizam aos participantes do evento, na sala da FE, a visualização das imagens da(s) sala(s) remota(s). O outro permite a visualização de conteúdos que estão sendo gerados e transmitidos da sala da FE.
• Monitor de 50” (instalado no fundo da sala de videoconferência): Permite ao professor, a visualização das imagens da(s) sala(s) remota(s), quando este está no púlpito.
• Câmeras (2): possibilitam a captura das imagens dos participantes de algum evento na Sala de Videoconferência da FE. São direcionadas aos participantes, imediatamente após os mesmos tocarem nos microfones instalados nas mesas da Sala.
• Notebook: permite ao apresentador dispor de recursos armazenados em DVDs, CDs ou internet, para apresentação a todos participantes do evento, tanto locais como a distância.
• DVD Players (2): disponibilizam conteúdos para a transmissão tanto para a Sala da FE, como para os participantes a distância.
• Equipamentos para streaming: 02 microcomputadores e 03 notebooks. Permitem a disponibilização de vídeos, para que alunos e demais interessados possam assisti-los em tempo real durante a realização da videoconferência.
• Receiver de áudio e vídeo: torna possível a integração dos diversos aparelhos e equipamentos existentes nas salas da FE (Salas de: Videoconferência, Edição e Tradução).
• Equipamentos de gravação e edição de vídeos (02): Permitem a captura, gravação, edição e exportação dos vídeos realizados durante as videoconferências.
• Impressora para rótulos de CD e DVD com os conteúdos das videoconferências realizadas na FE.
• equipamento MCU (Unidade Central de Gerenciamento) para conexão de 20 (vinte) salas de videoconferências simultaneamente.
A SALA 2 tem acomodação para 20 pessoas e foi concluída em março de 2013 para videoconferências (SVC-2), com área aproximada de 35 m² e que é utilizada para o desenvolvimento das seguintes atividades: sessões para videoconferências com aulas, qualificações, defesas de teses, palestras, reuniões de grupos de pesquisas, debates, entrevistas com alunos candidatos a pós -doutorado e outros, web conferências, gravações de vídeo-aulas e outros. Tem os seguintes equipamentos: 02 aparelhos de TV de 60” para conexão ao equipamento de videoconferências móvel; 01 equipamento para gravação e edição de vídeos com placa de captura e softwares com categorias profissionais; 03 placas de captura para geração e transmissão de streaming; Sala de gravação e edição de vídeos com divisórias, bancadas de madeira, piso vinílico, armário, forro padrão, 02 luminárias.
Estas salas têm servido de apoio à realização de qualificações e defesas de dissertações e teses com participantes nacionais e internacionais. Além disso, têm viabilizado o oferecimento de disciplinas em conjunto com outros programas de pós-graduação em educação do Brasil. Mais detalhes sobre esta sala serão apresentados, logo mais adiante, no item relativo ao “Recursos de Informática”.
Todos os docentes do programa possuem suas salas de trabalho, em geral compartilhando-a com outro docente. Alguns docentes possuem salas individuais, menores.
Todos os grupos de pesquisa dispõem de salas específicas para suas atividades, em geral equipadas de acordo com suas necessidades. As salas dos grupos de pesquisa são largamente utilizadas pelos mestrandos e doutorandos como local de estudo e trabalho de pesquisa, individual ou coletivo.
5.1.4- Laboratórios de pesquisa
Além dos laboratórios didáticos ou de ensino e de suporte às TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) existem os laboratórios de pesquisa que pertencem aos grupos de pesquisa e que desenvolvem, nesses espaços laboratoriais, investigações do campo da educação. Em seguida, passa-se a se fazer a descrição sucinta destes laboratórios de pesquisa
(1) Laboratório de Estudos sobre Ensino de Arte.
Grupo: LABORARTE. Nesse âmbito, desenvolvem-se reflexões e pesquisas sobre os fundamentos epistemológicos e as condições histórico-culturais da produção artística e da educação estética, em diferentes contextos e formas de manifestação.
(2) Laboratório de Gestão Educacional.
Grupo: LAGE. Nesse espaço são desenvolvidos estudos e pesquisas na área de Gestão Educacional nos diferentes níveis de ensino envolvendo os aspectos: autonomia, participação, integração; análise das políticas educacionais que condicionam uma gestão educacional.
(3) Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas na Educação
Grupo: LANTEC. Desenvolve estudos e aspectos relacionados com o ensino de disciplinas e conteúdo das áreas da Ciências Naturais e da Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação. Abrangendo os processos em sala de aula nos vários níveis de ensino e seus ambientes mediatizados pela Internet e TV Digital, que sejam presenciais ou a distância no uso de processos e recursos tecnológicos tanto como objetivo de ensino como na sua utilização para o processo.
(4) Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional.
Grupo: LAPPLANE. É um centro interdisciplinar de pesquisa, especializado em estudos e investigações de políticas públicas e planejamento educacional. Dentre suas principais linhas de pesquisa destacam-se: planejamento educacional e gestão da educação; análise de projetos pedagógicos e de gestão escolar participativa; avaliação de políticas educacionais; financiamento da educação; estudos comparados internacionais de políticas educacionais; teoria e métodos em análise e avaliação de planejamento e políticas educacionais.
(5) Laboratório de Educação e Informática Aplicada
Grupo: LEIA. Espaço de investigação inter áreas que pesquisa o papel da Informática no desenvolvimento cognitivo, focalizando o seu uso como instrumento pedagógico; desenvolver metodologias, inclusive organizacionais, que possibilitem a introdução eficiente de novas tecnologias no processo educacional. Desenvolve e avalia softwares educacionais.
(6) Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade
Grupo: LEPED. Neste espaço são desenvolvidos estudos que visam à transformação das escolas, para que se tornem espaços democráticos e abertos às diferenças. Seus objetivos centram-se na discussão e eliminação das barreiras educacionais que excluem os alunos dos níveis básico e superior de ensino, impedindo e/ou interrompendo trajetórias educacionais.
(7) Laboratório de Observação e Estudos Descritivos
Grupo: LOED. Desenvolve pesquisas e estudos focadas sobre as seguintes temáticas: a) examinar as categorias que permeiam a prática pedagógica do professor em sala de aula e sugerir possibilidades de reconstrução da área de didática a partir de tais categorias, centrando estudos na avaliação; b) investigar as possibilidades de reconstrução do nexo escola-trabalho no processo de formação do profissional da educação; c) estudar os desdobramentos do Projeto Político Pedagógico na gestão e na organização do trabalho pedagógico da escola; d) avaliar a influência da comunidade e da família na vida escolar dos alunos.
(8) Laboratório de Psicologia Genética
Grupo: LPG. Local onde se desenvolvem estudos no campo da psicologia genética piagetiana, abrangendo tanto aspectos do desenvolvimento quanto dos processos constitutivos do pensamento.
(9) Laboratório de Estudos Audiovisuais
Grupo: OLHO. Espaço de investigação sobre a educação estética, cultural e política, vistas como formas complexas do viver cultural e social contemporâneo. Pesquisa e estuda a educação, o conhecimento, a linguagem e arte como faces entrelaçadas e como produções materiais coletivos e ideologias complexas, alegóricas, abertas às interpretações não determinadas, fundadas no universo interdisciplinar da cultura, da arte e da ciência.
(10) Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas de Educação e Saúde
Grupo: PRAESA. Espaço destinado à formação dos educadores para a área da saúde e a produção de conhecimentos são tomados como eixo centrais dos trabalhos do grupo. Propõe-se problematizar as relações entre educação - trabalho - sociedade, partindo de uma concepção de saúde e educação como práticas sociais.
(11) Laboratório de Estudos Sobre Violência, Imaginário, Práticas Socioculturais e Formação de Professores
Grupo: VIOLAR. O trabalho desse grupo consiste em estudar formas de existência social relacionadas com dimensões do cotidiano das instituições educativas. Principais vertentes de estudo: estudos sobre como situações violentas do sistema social influenciam e constituem o imaginário sociocultural; estudos de questões relacionadas com instituições educativas alimentam pesquisas voltadas para o currículo no cotidiano escolar.
(12) Em 2015 foi criado o CENTRO DE INFORMAÇÕES SOBRE SISTEMAS DE ENSINO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP (CISE) que muito auxilia a pesquisa junto ao PPGE, já que seu escopo é estimular e dar apoio à pesquisa de acordo com os seguintes objetivos:
a) disponibilizar bancos de dados oficiais que possam servir de base para estudos sobre sistemas de ensino, em formato acessível à comunidade de pesquisadores da FE/UNICAMP;
b) disponibilizar equipamentos e softwares necessários, assim como apoio técnico para o trabalho com esses dados;
c) oferecer, para pesquisadores, atividades de formação e qualificação para uso de bancos de dados em estudos sobre sistemas de ensino.
O CISE é coordenado por dois docentes vinculados ao PPGE: Maurício Érnica e Ana Maria Almeida Fonseca.
Recursos de Informática – 32.000 caracteres
5.2- RECURSOS DE INFORMÁTICA
Os recursos de informática estão disponíveis para os alunos em 2 laboratórios, sala de videoconferência, setor de multimeios, além de termos todos os espaços de sala de aula, auditórios e salas de reunião com equipamentos de Datashow, som e telas para projeção. Contamos também com funcionários à disposição nos laboratórios para auxílio aos docentes e discentes. Os equipamentos são de nova geração com computadores, impressoras e escâneres. Conta-se também com rede sem fio aberta para docentes e discentes. O conceito de laboratório abrange tanto os locais de ensino e exercício da prática pedagógica em geral, quanto espaço para estudos e pesquisas educacionais relacionados aos 40 Grupos de Pesquisa da Faculdade de Educação.
Na camada de conectividade contamos com cabeamento estruturado totalizando mais de 900 pontos UTP categoria 5, 5-e ou 6, operando em velocidade de 100 Mbps ou de 1 Gbps. O backbone interno da rede da FE opera com fibra ótica na velocidade de 1 Gbps e é composto pelas redes: a) principal; b) térreo do prédio central (Térreo PP), c) 1º andar do prédio central (1º A PP), c) 2º andar do prédio central (2º A PP), d) biblioteca, e) EaD, f) anexo I, g) anexo II, h) anexo III e i) centros acadêmicos / cantina (CAs).
Os 37 equipamentos roteadores (switches) que implementam a rede lógica da FE estão distribuídos aos 4 prédios que compõem a FE/Unicamp, bem como à Biblioteca setorial da FE, ao setor de Vídeoconferências e ao Centro Acadêmico.
Além da rede com fio a FE/Unicamp disponibiliza conectividade através de rede sem fio pelo SSID “FE” em pontos estratégicos. Até o final de 2015 essa rede será expandida e estará presente em todos os prédios da FE, além de incorporar o SSID “Eduroam” que é um esforço colaborativo entre várias universidades nacionais e internacionais.
A partir de 2016, além da rede com fio a FE disponibiliza conectividade através de rede sem fio pelo SSID “fe.unicamp.br” e “eduroam” em todos os prédios. Nossa rede sem fio é composta por 40 APs da marca Ruckus, modelo R700.
Os equipamentos responsáveis pelos serviços de rede que compõem a camada de servidores estão instalados na rede principal e atendem às demandas acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, além das demandas técnicas e administrativas da FE. Os serviços disponíveis são: autenticação dos usuários, DNS, DHCP, Proxy, gerência de conectividade, backup, repositório de arquivos, banco de dados e aplicações que formam a infraestrutura da identidade virtual da FE. Atualmente estão em operações os servidores abaixo listados:
- HP Proliant DL 385 G7 (três)
- HP Proliant DL 360 G7 (um)
- Itautec Xeon (um)
- CEMEQ (montagem feita na Unicamp) Xeon (dois)
- Mini Storage com quatro discos (dois)
- Storage EMC VNXe3200 (um)
- Total: dez equipamentos
As estações de trabalho, última camada de infraestrutura computacional, estão distribuídas pela FE e totalizam mais de 340 equipamentos. Os equipamentos do laboratório de informática, especialmente disponíveis aos alunos, totalizam 47 unidades HP 6200, executando sistema operacional Windows 10 64 bits onde estão disponíveis pacotes de software de escritório (Office, PDF, tratamento de imagem, etc.), pacotes de software para apoio ao ensino (lousa inteligente, matemática, etc.) e outros pacotes para uso geral.
A Diretoria de TIC está certificada com um quadro de doze profissionais e no momento (dezembro de 2018) está com 58% deste quadro preenchido (sete profissionais). Sempre que possível, nos anos vindouros o quadro será completado.
Recursos na ordem de R$ 870 mil foram solicitados no final de 2016 para projetos como a renovação do parque computacional (incluindo a sala de aula informatizada ED08 que disponibiliza 30 equipamentos), a expansão do storage e a troca do backbone de 1 Gbps para 10 Gbps. A aplicação desse montante dependerá de nossa capacidade em encontrar os recursos necessários.
Em geral, os recursos captados para tais finalidades advêm de verba orçamentária da Unicamp ou de Editais Pró-Equipamento Capes. Tanto nos Editais de 2014 quanto no de 2016, a unidade foi contemplada com recursos que auxiliam o parque tecnológico das TICs.
Em 2017, dentro de um programa de pró-equipamentos da CAPES, o PPGE implementou a aquisição de vários equipamentos para subsidiar o trabalho em EAD e videoconferências. Foi o caso do Storage com capacidade de hospedagem de 20 T: para hospedagem de arquivos de vídeos sem edição capturados diretamente dos equipamentos para videoconferências; arquivos de videoconferências editados; arquivos de vídeo-aulas sem edição; arquivos de vídeo-aulas; arquivos de vídeos gravados durante eventos no Salão Nobre da FE e outros.
Articuladamente aos recursos de informática disponíveis, a Faculdade de Educação da UNICAMP criou no mês de junho de 2012 a Diretoria de Educação a Distância (EaD), que propicia todas as condições técnicas, tecnológicas, físicas, de suporte midiático, de recursos humanos, de apoio ao docente e outras para o oferecimento de cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) e na modalidade educação semipresencial, (presencial e a distância).Instalada atualmente no piso térreo do bloco F do Prédio Principal da FE-Unicamp, a Diretoria de EaD ocupa a área física de aproximadamente 200 m², onde encontra-se instalada a sua infraestrutura tecnológica e de recursos humanos. Nesta área encontram-se instaladas: 02 salas para videoconferências, sendo a sala 1 para videoconferências (SVC-1), inaugurada em março de 2004 e a sala 2 para videoconferências (SVC-2) inaugurada em março de 2013.
Há ainda: 01 sala para a produção de mídias; 01 sala para a gravação e a edição de vídeos; 01 sala para a secretaria de EaD e 01 sala para a diretoria de EaD.
Encontram-se concluídos os projetos para a implantação de outra área para Educação a Distância na FE, que é no piso 2 do prédio Anexo 3 da Faculdade de Educação, com dimensões de aproximadamente 200 (duzentos) m². Este espaço é destinado a suportar cursos nas modalidades citadas com foco ao oferecimento de cursos para o atendimento à formação e a formação continuada de professores a diversos convênios firmados.
As adequações físicas dos espaços do prédio Anexo 3 para a implantação da infraestrutura à Educação a Distância e educação semipresencial contemplará: 01 sala para videoconferências com capacidade para aproximadamente 50 pessoas; 02 salas para tutoria em Educação a Distância com capacidade para aproximadamente 20 pessoas cada; 01 sala para a gravação e edição de vídeos; 01 estúdio para a produção de videoaulas, tradução simultânea e sessões para videoconferências; 01 sala para atividades administrativas e 01 sala para recepção de docentes e alunos durante os cursos ministrados nos espaços físicos destinados para a EaD.
A reestruturação dos espaços físicos para Educação a Distância e educação semipresencial possibilitará à FE compatibilizar a sua infraestrutura com recursos tecnológicos e de espaços físicos para ampliar o número de vagas para alunos de graduação, de pós-graduação e de especialização com o oferecimento de cursos nas modalidades adequadas ao projeto pedagógico institucional.
Para a adequação do espaço físico para EaD no prédio Anexo 3, a FE dispôs de R$ 800.000,00 (quatrocentos mil reais) disponibilizados pela reitoria da UNICAMP. Em outubro de 2018 a Faculdade de Educação da UNICAMP foi contemplada com o montante de R$ 863.754,95 aprovado pela FINEP por meio da CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/CT – INFRA 04/2018 - Expansão da Educação a Distância da UNICAMP - MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO BÁSICO, Linha 04, Ciências Humanas - Expansão da EaD da Faculdade de Educação, que contempla a aquisição de equipamentos, aparelhos, softwares e acessórios a serem instalados nos espaços para EaD do prédio Anexo 3 da Faculdade de Educação, sendo que está prevista a liberação da primeira parcela do projeto, percentual estimado em 10% do total aprovado, para o início de 2019.
As atividades desenvolvidas pela equipe de EaD ao PPGE estão listadas a seguir. Somam-se ao conteúdo do item [3] Proposta Curricular, item Ensino a Distância, no qual estão descritas as interações entre EAD e o currículo dos programas de Mestrado e de Doutorado.
Em 2017, produção geral atividades e material educacional em formato digital da Diretoria de EaD da FE; Videoconferências para aulas de mestrado e doutorado, 42 (quarenta e duas); videoconferências para qualificações, defesas e outros: Seleção de alunos de pós-doutorado da FE, 02 (duas); Pesquisa de doutorado (entrevistas), 08 (oito); Debates, palestras e seminários, 11 (onze); Reuniões de grupos de pesquisas, 54 (cinquenta e quatro); Qualificações, 41 (quarenta e um); Defesas de Mestrado e Doutorado, 32 (trinta e dois); videoconferências para aulas e outras atividades, 192 (cento e noventa e duas); Videos produzidos a partir de aulas por meio de videoconferências, 42 (quarenta e dois); videoaulas para Grupos de Pesquisas: Grupo de Ensino e Pesquisa na Educação Superior (GEPES):02 (duas); Grupo de Estudos e Pesquisas Diferenças e Subjetividades em Educação (DiS): 01(uma); Grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática dos Anos Iniciais (GEPEMAI): 03 (três); Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Educação (GPPE): 02 (duas).
Videos gravados de eventos no Salão Nobre (para a pós-graduação): 02 (dois).
Total de: videoaulas; vídeos a partir de videoconferências e vídeos gravados no Salão Nobre: 52 (cinquenta e dois).
Exportação de vídeos produzidos pela equipe de EaD da FE para o Portal de vídeos da Rede Nacional de Pesquisas (RNP): 147 (cento e quarenta e sete). Essa parceria visa ampliar o acesso e a visibilidade aos vídeos com conteúdos acadêmicos em formatos digitais produzidos pela equipe de EaD com a participação dos docentes do PPGE/FE e de outras unidades da UNICAMP.
Exportação de vídeos produzidos pela equipe de EaD para o site do YouTube na conta do Google Academic: 242 (duzentos e quarenta e dois) vídeos. Em 2017 tivemos o total de 16.171 (dezesseis mil cento e setenta e uma) visualizações aos vídeos hospedados no YouTube. Atualmente há 528 (quinhentos e vinte e oito) vídeos inscritos no portal.
Em 2018, entre outros, a Diretoria de EaD da FE suportou o oferecimento dos seguintes cursos e disciplinas: a) Curso de Especialização em Educação de Crianças e Pedagogia da Infância (iniciado em março de 2016); b) disciplina ED 307, Turma A - Epistemologia e Pesquisa em Educação, pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Filosofia da Educação (PAIDÉIA), com a participação das seguintes instituições: Universidade de Blumenau (FURB); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - campus de Florianópolis; b) disciplina FE191, Turma B - Seminário II: Pedagogia Histórico Crítica e a Escola Pública, oferecida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “História Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR), com a participação das seguintes instituições educacionais: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel, PR; Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho“ (UNESP), campus de Bauru, S.P.; Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu; Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Fortaleza; Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Toledo, P.R.; Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), campus de Ponta Grossa, P.R.; Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Porto Velho, R.O.; Universidade Aberta Integrada (UAITEC), campus de Diamantina, M.G.; Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho“ (UNESP), campus Araraquara, S.P.; Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho“ (UNESP), campus de Presidente Prudente, S.P.; Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus de Salvador, B.A.; Secretaria de Educação de Limeira, S.P.; Universidade Estadual de Maringá (UEM), campus de Maringá, P.R.; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de São Carlos, S.P.; Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), campus de Ilhéus (BA).
Destaca-se também a produção geral atividades e material educacional em formato digital da Diretoria de EaD da FE:
- Videoconferências para aulas de mestrado e doutorado: 140 (cento e quarenta).
- Videoconferências para qualificações, defesas e outros:
- Seleção de alunos de pós-doutorado da FE: 01 (um).
- Pesquisa de doutorado (entrevistas): 01 (um).
- Debates, palestras e seminários: 05 (cinco).
- Reuniões de grupos de pesquisas: 17 (dezessete).
- Qualificações: 33 (trinta e três).
- Defesas de Mestrado e Doutorado: 20 (vinte).
Total de videoconferências para aulas e outras atividades: 217 (duzentos e dezessete).
Além de Material educacional em formato digital (videos, videoaulas, podcasts, etc):
- Vídeos produzidos a partir de aulas por meio de videoconferências: 147 (cento e quarenta e sete);
- Vídeos gravados de eventos no Salão Nobre (para a pós-graduação): 03 (três).
Total de: videoaulas; vídeos a partir de videoconferências e vídeos gravados no Salão Nobre: 150 (cento e cinquenta).
Bem como a abertura de contas e gerenciamentos no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) - Moodle instalado nos equipamentos da FE:
- Cadastros de docentes e discentes:
- Docentes: 01 (um).
- Discentes: 12 (doze).
Outro serviço é a exportação de material educacional em formato digital audiovisual para sites de Instituições parceiras, que visa ampliar o acesso e a visibilidade aos materiais educacionais audiovisuais em formatos digitais produzidos pela equipe de EaD com a participação dos docentes da FE e de outras unidades da UNICAMP:
- Exportação de vídeos produzidos pela equipe de EaD da FE para o Portal de vídeos da Rede Nacional de Pesquisas (RNP): 141 (cento e quarenta e um).
Nota: Esta parceria visa ampliar o acesso e a visibilidade aos vídeos com conteúdo acadêmicos em formatos digitais produzidos pela equipe de EaD com a participação dos docentes da FE e de outras unidades da UNICAMP.
- Exportação de vídeos produzidos pela equipe de EaD para o site do YouTube na conta do Google Academic: 407 (duzentos e quarenta e dois) vídeos.
Em 2018 tivemos o total de 26.953 (vinte e seis mil novecentos e cinquenta e três) visualizações aos vídeos hospedados no YouTube. Atualmente há 953 (novecentos e cinquenta e três) inscritos no portal.
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5.3- BIBLIOTECA E ACERVO BIBLIOGRÁFICO
A Biblioteca da FE (BFE) está integrada ao Sistema de Bibliotecas da Unicamp, que integra 30 bibliotecas (uma de cada unidade acadêmica, centros e núcleos de pesquisa e uma Biblioteca Central). Está instalada em três andares, em edifício próprio, com ar condicionado central, salas de estudos individuais e de grupo, espaço especial para consultas online, num total de 1.668 m2. O acesso às coleções é livre e todo o sistema de gestão é acervos é informatizado. Disponibiliza espaço e programação para exibição de filmes e exposições com finalidades pedagógicas. Disponibiliza acesso a publicações nos formatos físicos e digitais. A estrutura técnica é formada por uma comissão de biblioteca cuja coordenação é ocupada por um docente, direção técnica de serviços, supervisões de processos técnicos e de serviços de referência, células de desenvolvimento de coleções e de publicações, e circulação de publicações. O endereço eletrônico da biblioteca é https://www.fe.unicamp.br/biblioteca
5.3.1- Acervo Bibliográfico:
O acervo físico é constituído de 106.421 itens (livros - coleção majoritária, CDs, DVDs e trabalhos acadêmicos). Sobre os periódicos científicos, são 93 títulos com assinaturas correntes e milhares de fascículos acumulados ao longo dos anos, a partir de 2013, acessíveis, em grande parte, em meio exclusivamente eletrônico; há também uma reserva financeira para a aquisição de artigos científicos avulsos, não disponíveis em fontes de livre acesso. Os assuntos cobertos pelas coleções são voltados para a formação em pedagogia, licenciatura integrada de química e física e demais licenciaturas, especialmente: administração escolar, ciências sociais na educação, cultura, educação de crianças, educação em geral, filosofia da educação, formação de professores, história da educação no Brasil, linguagem e arte na educação, literatura infanto-juvenil, literatura em geral, políticas educacionais, práticas de ensino, psicologia educacional, sociologia educacional, sistemas de avaliação de ensino, sistemas educacionais, química, física e tantos outros. Ao longo dos anos, a biblioteca formou o seu acervo através de compras, doações e permutas. Além das coleções físicas, há diversas fontes de dados eletrônicas, bases de dados, bibliotecas digitais, periódicos e livros eletrônicos, em quantidade expressivas, muitas das vezes em maior número se comparadas com coleções físicas. O acervo bibliográfico físico poderá ser acessado no endereço eletrônico http://acervus.unicamp.br/ e todos os demais conteúdos, especialmente os digitais, no endereço http://www.sbu.unicamp.br/portal2/ na ferramenta “pesquisa integrada”.
5.3.2- Acervo Especializado:
Quanto à coleção de livros da Biblioteca Setorial da FE/Unicamp, cabe observar a Coleção Particular Maurício Tragtenberg, adquirida com recursos da reitoria da Unicamp no ano de 2.000, é composta por 10.000 volumes entre os quais encontram-se obras raras, documentos, manuscritos e objetos pessoais do intelectual que foi professor da FE. Destes 10.000 volumes, 8.500 são livros, e 1.500 são folhetos, periódicos e teses.