Plano Acadêmico:
O Projeto de Doutorado Interinstitucional está estruturado nos mesmos moldes do Doutorado desenvolvido na Área de Artes da UNESP com ênfase nas duas das áreas de maior afinidade com a Instituição Receptora: Artes Cênicas e Arte Educação. Este Projeto tratará da formação de uma única turma de 15 alunos de doutorado em Artes em 48 meses. As atividades acadêmicas serão desenvolvidas uma parte em São Paulo e outra parte em Palma junto ao Campus de Palmas, UFT, projeto locados na Coordenação do Curso de Licenciatura em Arte – Teatro. Os objetivos são: 1. Formar 15 doutores em Artes, assegurando o padrão de qualidade requerido neste nível de curso; 2. Contribuir para o desenvolvimento da pós-graduação em nível nacional; 3. Utilizar os recursos potenciais do PPGA/UNESP, programa já consolidado e bem avaliado pela CAPES, para apoiar a formação pós-graduada de professores do ensino superior, subsidiando a formação de grupos de estudo e pesquisa, contribuindo com a formação de novos cursos de pós-graduação na UFT no campus de Palmas; 4. Contribuir com a criação nas linhas de pesquisa que se enquadrem na realidade local da Instituição receptora, contribuindo o desenvolvimento da região; 5. Incentivar a participação de bolsistas de Iniciação Científica para, assim, estimular o surgimento de novas vocações para a pesquisa; 6. Estimular a realização de Seminários, Colóquios e Eventos artísticos-culturais que contribuam para a aquisição dos créditos relativos às atividades complementares.
7.2. Critérios e sistemática de seleção dos alunos:
A seleção dos alunos seguirá o modelo das normas estabelecidas no Regulamento do PPGA/UNESP, publicado no site do Instituto de Artes/UNESP (http://www.ia.unesp.br/#!/pos-graduacao/stricto---artes/) e no site da Universidade Federal do Tocantins (http://wwl.uft.edu.br/index.php/pesquisa) que conterá calendário de inscrições e exames, critérios de avaliação e de realização das provas.
Os exames serão realizados por uma Comissão de seleção, formada pelo Coordenador do Projeto DINTER e um Professor Doutor da IES promotora, o Coordenador do Projeto DINTER e um Professor Doutor da IES receptora. Os professores serão indicados pelos respectivos coordenadores.
O Processo de Seleção se dará em 4 (quatro) etapas: PRIMEIRA ETAPA (ELIMINATÓRIA): Análise da documentação exigida pelo Programa para a homologação das inscrições. SEGUNDA ETAPA (ELIMINATÓRIA): Prova escrita. A prova escrita de conhecimento será composta por questões dissertativas, elaboradas pela Comissão Examinadora, com base na bibliografia indicada. A prova escrita será avaliada conforme os seguintes critérios: atualização em relação à temática; articulação com a bibliografia indicada; capacidade de argumentação; organização de idéias e correção no uso da língua portuguesa. Não haverá consulta a textos durante a prova, que terá duração de três horas. Para ser aprovado nesta etapa o candidato deve obter nota igual ou superior a sete. TERCEIRA ETAPA (ELIMINATÓRIA): Avaliação do Pré-Projeto do candidato. Serão consideradas: a adequação ao modelo fornecido, a relevância da proposta de pesquisa, a capacidade de formulação do objeto de estudo e de redação. Para sua aprovação, o candidato/a deverá alcançar nota igual ou superior a sete. QUARTA ETAPA (ELIMINATÓRIA): Prova Oral, feita ao candidato, pelos membros da Comissão Examinadora, sobre questões relativas ao pré-projeto apresentado. Durante a argüição o candidato deverá realizar a defesa de seu pré-projeto. Será avaliada a capacidade de expor questões pontuais relativas ao seu pré-projeto, elaboradas e apresentadas pela Comissão Examinadora. Para ser aprovado nesta etapa o candidato deve obter nota igual ou superior a sete. As provas serão realizadas na Instituição Receptora.
Quanto à prova de proficiência em língua estrangeira, conforme o regulamento da PPGA/UNESP, os comprovantes de proficiência, em duas línguas estrangeiras, deverão ser entregues até um ano após o ingresso no Programa. A língua estrangeira aprovada no certificado do mestrado será validada como uma das línguas exigidas.
7.3. Estrutura básica da programação:
de videoconferência de alta definição, rede de banda larga para acesso à internet e polo computacional. Ambas universidades O Programa de Pos-Graduação em Artes que será realizado dentro do DINTER possuirá duas linhas de pesquisa: Arte Educação (Estudos dos processos artísticos em suas dimensões educacionais e de mediação cultural em perspectivas metodológicas, históricas, políticas e culturais) e Artes Cênicas (Estudos de expressões cênicas e processos criativos contemporâneos em seus aspectos históricos, teóricos e práticos)
7.3.1. Disciplinas a serem ofertadas
Nome da Disciplina CH Docente(s) Responsável (eis) Loca da Oferta Data da Oferta Observação
Seminário de Pesquisa em Artes I 30 Kathya Marya Ayres de Godoy Instituição receptora Março a julho de 2015 Disciplina obrigatória para todos os ingressantes
Seminário de Pesquisa em Artes II (língua, cultura e identidade) 30 Karylleila Andrade Klinger e Katia Maia Flores Instituição receptora Janeiro a Julho de 2016 Disciplina obrigatória para todos os ingressantes.
História do ensino da arte no Brasil: do modernismo à contemporaneidade 30 Rejane Galvão Coutinho Instituição receptora Março a julho de 2015 Disciplina obrigatória para os ingressantes na linha de pesquisa Arte Educação.
Pensando a Antropologia da Performance, a Etnocenologia e a Antropologia Teatral 30 Marianna Monteiro Instituição receptora Março a julho de 2015 Disciplina obrigatória para os ingressantes na linha de pesquisa em Artes Cênicas.
Topicos Especial: Poéticas Híbridas colaborativas, cooperativas, participativas e interativas I 30 Agnus Valente (Agnaldo Valente Germano da Silva) Instituição receptora Março a julho de 2015 Disciplina optativa para todos os ingressantes.
Topico Especial: Poéticas Híbridas colaborativas, cooperativas, participativas e interativas II 30 Agnus Valente (Agnaldo Valente Germano da Silva) Instituição receptora Janeiro a Julho de 2016 Disciplina optativa para todos os ingressantes.
Topcio Especial: Técnicas Cenográficas 30 Rosangela da Silva Leote Instituição receptora Janeiro a Julho de 2016 Disciplina optativa para todos os ingressantes.
Arte, experiência e educação 30 Carminda Mendes André Instituição receptora Janeiro a Julho de 2016 Disciplina optativa para todos os ingressantes na linha de pesquisa em Arte Educação.
Dramaturgias Pós-Narrativas no contexto contemporâneo 30 José Manoel Lázaro Ortecho Instituição receptora Janeiro a Julho de 2016 Disciplina obrigatória para os ingressantes na linha de pesquisa em Artes Cênicas.
Observações:
1- Para o discente se manter em vínculo com a Instituição Promotora deverá se matricular, semestralmente, conforme regulamento do Programa.
2- As disciplinas serão ministradas de forma concentrada no período de Março a Julho de 2015 e Janeiro a Julho de 2016, conforme cronograma especifico.
3- A disciplina de 30 horas corresponde a 2 créditos.
7.3.2. Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor:
Os discentes deverão realizar estágio de docência em cursos de Graduação, com duração um semestre ou apresentar comprovação desta experiência, como profissional, até o exame de qualificação.
7.3.3.Cumprimento de Créditos
Do total de noventa e seis créditos, exigidos para o Mestrado Acadêmico, nos termos do artigo 7° do RGPG da UNESP e do artigo 3º do Regulamento do PPG em Artes, quarenta e oito créditos referem-se à elaboração, conclusão e defesa da Dissertação ou Dissertação com Produção Artística, dezesseis créditos referem-se a disciplinas, vinte e quatro créditos referem-se a atividades complementares e oito créditos referem-se à participação em grupo de pesquisa.
Para a Dissertação com Produção Artística, os quarenta e oito créditos da elaboração, conclusão e defesa pública serão subdivididos em:
1. vinte e oito créditos para o trabalho escrito;
2. vinte créditos para as apresentações e produções artísticas;
No que se refere às disciplinas, para esse DINTER serão obrigatórias: Seminários de Pesquisa I e II e duas disciplinas na respectiva linha de pesquisa; as outras quatro disciplinas são eletivas.
A participação em grupo de pesquisa deve, preferencialmente, acontecer em grupo no qual o orientador seja líder ou membro participante e ter a duração do curso.
Os créditos obtidos em atividades complementares serão distribuídos conforme tabela apresentada nas Instruções Normativas n.02 do PPGA/UNESP.
7.4. Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres e doutores:
O PPGA se estrutura por Linhas de Pesquisa articuladas em três áreas de concentração (Artes Visuais, Artes Cênicas e Arte Educação) o que permite uma abrangência de campos de pesquisa. Como fator de minimização dos riscos de endogenia, estimula-se a participação em diferentes grupos de pesquisa no país. Vale ressaltar também que os candidatos ao DINTER possuem formação em nível de Mestrado em diferentes instituições. É também prática do PPGA/ UNESP, o estímulo à realização de estágios no exterior (PDSE), para que os discentes tenham contato com instituições internacionais. Além o PPGA tem alta diversificação de origens de formação de seus doutores.
7.5.Haverá uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD)? : Sim
Até 20%, do conteúdo programático das disciplinas teóricas, poderão ser realizados com a aplicadas das tecnologias de EAD, com exceção das orientações, que serão semipresenciais, contando com uma carga horária maior de ações a distância conforme a complexidade de cada projeto. A UNESP possui equipamento estão em programa de rede EDUROAM.
8. Orientação
Apresentação do planejamento básico de como serão efetuadas as atividades de orientação, com descrição objetiva das relações entre orientador(a) e orientando(a): As atividades de orientação de tese ocorrerão tanto na Instituição Promotora, quanto na Receptora. As reuniões serão presenciais e à distância. Cada professor orientador estabelecerá a periodicidade e o conteúdo destes encontros, visando qualificar a investigação para o exame de qualificação e posteriormente a defesa de tese. Estes procedimentos seguirão as normativas do PPGA/UNESP.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Infraestrutura
9.1. Laboratórios:
O campus universitário de Palmas da Universidade Federal do Tocantins conta com laboratórios de informática e salas para atividades práticas do curso de Licenciatura em Artes-Teatro que poderão ser utilizados no processo de realização desta proposta de DINTER.
Laboratórios de Informática
O objetivo dos laboratórios de informática é proporcionar ao aluno o contato com aplicativos básicos e softwares de informática (Sistemas Operacionais, Editores de Texto, Planilhas Eletrônicas, Gerenciadores de Bancos de Dados e Linguagem de Programação). Todos os laboratórios possuem infra-estrutura necessária para acesso aos principais serviços disponíveis na INTERNET (www, FTP, Telnet, E-Mail), possibilitando a pesquisa através da INTERNET e facilitando a obtenção de material de forma atualizada e dinâmica. O Campus de Palmas dispõe de 05 Laboratórios de Informática para os discentes, contando com 189 computadores, assim distribuídos: LABIN 1: 40 máquinas; LABIN 2: 40 máquinas; LABIN 3: 35 máquinas; LABIN 4: 34 máquinas; LABIN 5: 40 máquinas.
Laboratórios de práticas
No contexto da formação em Artes, a ideia de laboratório se expressa enquanto espaço de experimentação, realização e reflexão.
Laboratórios provisórios do curso de Licenciatura em Artes-Teatro, sendo três salas no Bloco J, com área de 60 m² cada e materiais assim distribuídos: Sala 110- vão livre para práticas corporais e barra; Sala 111- centro livre e armários para armazenamento de material cênico; Sala 112- centro livre, piano e armários para armazenamento de outros instrumentos musicais (teclados, violas, saxofones). Disponibilidade total para a realização de atividades acadêmicas do DINTER, mediante agendamento junto à Coordenação do curso de Licenciatura em Artes-Teatro.
Anfiteatros: cinco salas no Bloco D, com área de 80 m² cada, que podem ser utilizadas para atividades práticas. Disponibilidade: total no período noturno, mediante agendamento junto à Coordenação do curso de Licenciatura em Artes-Teatro; nos demais turnos, espaço compartilhado com outras unidades acadêmicas, disponível mediante agendamento junto à coordenação de espaços físicos do campus de Palmas.
Auditórios: 3 auditórios nos blocos A, B e C, com área de 120 m² cada, que podem ser utilizadas para atividades práticas. Disponibilidade: espaço compartilhado com outras unidades acadêmicas, disponível mediante agendamento junto à coordenação de espaços físicos do campus de Palmas.
9.2. Biblioteca:
9.2.1. Biblioteca - Informações Gerais
No campus universitário de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Biblioteca professor José Torquato Carolino atende a 17 cursos de Graduação e a 11 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Apresenta um acervo selecionado e atualizado sobre diversas áreas do conhecimento, compatíveis aos programas de ensino, pesquisa e extensão da instituição, provendo acesso à comunidade acadêmica aos recursos informacionais relevantes, de modo a subsidiá-la no desenvolvimento de suas atividades.
Os serviços oferecidos geralmente são: consulta local de seu acervo (composto por livros, dissertações, monografias, teses, folhetos, periódicos nacionais e estrangeiros, obras de referência, mapas, e multimeios), auxílio e orientação aos usuários, catálogo on-line do acervo para a consulta, pesquisas em bancos de dados e acesso à internet por meio de rede sem fio, empréstimos, levantamento bibliográfico, orientação quanto à normalização de trabalhos acadêmicos, treinamento de usuários, reserva e renovações de materiais, elaboração de fichas catalográficas, empréstimo entre bibliotecas, serviço este que auxilia na resolução de problemas com a eventual falta de algum livro no acervo local.
A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 22h30 e aos sábados das 8 às 12h.
A Biblioteca professor José Torquato Carolino funciona em amplo prédio próprio, instalado em uma área de 3.158, m2 dividido em térreo, 1º e 2º andares. O acervo está armazenado em boas condições, em estantes apropriadas, com fácil acesso aos usuários. Toda área é climatizada e iluminada tanto artificial quanto naturalmente. Térreo: Hall da Biblioteca, Serviço Social, Editora EdUFT, CPA, Entrada da Biblioteca - Recepção; 1º Andar: Balcão de atendimento, Área de estudo e leitura em grupo (15 mesas e 54 assentos)Acervo (classes 000 a 500), Sala do Processamento Técnico, Sala de Referência e Circulação, Sala da Coordenação; 2º Andar: Acervo da Pós-Graduação, Acervo de Periódicos, Acervo (classes 600 a 900), 10 estações de pesquisa, Área de estudo e leitura individual (70 cabines e 70 assentos), 3 salas de estudo em grupo (3 mesas e 18 assentos), Sala de vídeo, Sala do Processamento Técnico (monografias, teses, dissertações, periódicos e multimeios), Sala do Acervo das monografias, teses, dissertações e multimeios.
A Biblioteca conta hoje com 6 (seis) bibliotecários, 9 (nove) assistentes administrativos, 4 (quatro) bolsistas, 2 (dois) estagiários e 3 (três) prestadores de serviço terceirizados.
A política de aquisição, expansão e atualização do acervo tem por objetivo estabelecer critérios de desenvolvimento e crescimento do acervo bibliográfico, de modo a contemplar às demandas dos cursos. Para atualizar e ampliar o acervo e garantir a qualidade do mesmo, os pedidos de compras de novos títulos são atendidos, à medida da necessidade de cada curso e da expansão curricular das disciplinas. A aquisição é feita através de listas solicitadas pelos cursos, considerando a proposta pedagógica dos mesmos e dando prioridade para as bibliografias básicas e complementares dos cursos, constantes do Projeto Pedagógico do curso, aprovado pelo CONSEPE. Além da compra, a Biblioteca também recebe documentos através de doações que são incorporadas ao acervo após uma prévia seleção, sendo doado o material não utilizado. Anualmente tem sido reservado um montante significativo do orçamento da Instituição previsto para a manutenção e atualização do acervo, e aquisição da bibliografia básica e complementar de todos os cursos de graduação e pós-graduação.
Aperfeiçoar os serviços oferecidos pela biblioteca; buscar flexibilidade e facilidades no trabalho, modernizar o tratamento técnico e o acesso às coleções e informações; agilizar a recuperação da informação e o empréstimo; estreitar os laços de cooperação com outras instituições são alguns dos objetivos expressos pelos sistemas de bibliotecas, de um modo geral, ao adotarem as tecnologias de informação, dentro da política de informatização da biblioteca e do acervo.
A Biblioteca Professor José Torquato Carolino compõe o Sistema de Bibliotecas da UFT, e está toda informatizada e funcionando de forma integrada. Adota o padrão Marc 21 para catalogação e a Classificação Decimal de Dewey (CDD) para a classificação. O sistema de gerenciamento adotado, SIE - Sistema de Informação para o Ensino - software de gestão que integra toda a universidade, possibilita que todos os serviços sejam informatizados e o usuário passe a receber um melhor atendimento e uma diversidade de serviços e facilidades no acesso à informação.
Com a transferência da Biblioteca para o novo prédio no ano de 2011, foram adquiridos e instalados equipamentos necessários para a informatização e modernização, tais como: microcomputadores, impressoras, monitores, equipamento antifurto eletromagnético, leitora de código de barras.
Como suporte para acessar estes recursos contamos com: 03 computadores para o Balcão de atendimento ao usuário; 08 computadores para o Processamento Técnico; 02 computadores de uso exclusivo dos usuários para pesquisa no acervo, renovações e reservas; 01 computador para uso da Coordenação; 10 computadores para pesquisa dos usuários; 02 computadores para a Referência e Circulação; 02 impressoras laser Lexmark E342m (processamento Técnico e Referência e Circulação).
O acervo da Biblioteca é composto por, aproximadamente, 99.058 mil exemplares diversificados. São eles: Livros, Teses e Dissertações, Monografias graduação, Monografias especialização, Folhetos, DVDs, Fitas VHS, CD-ROM’s, Revistas nacionais e estrangeiras, Jornais.
Sua distribuição é feita de acordo com o tipo de cada documento, conforme descrito abaixo, e seu gerenciamento é feito pelo SIE - Sistema de Informação para o Ensino: Referência - Dicionários, Catálogos, Anuários, Guias e Atlas (Disponível para consulta local); Periódicos - Revistas, Jornais e Publicações seriadas (Disponível para consulta); Midiateca - DVDs, CD-ROM’s, VHS, Mapas, e outros materiais convencionais. Podem ser visualizados ou apenas consultados; Acervo Geral - Livros, Teses, Dissertações e Folhetos (Disponível para consulta local ou empréstimo).
A biblioteca reúne material bibliográfico nas áreas do conhecimento específicas e afins oferecidas por esta instituição. Na área de Letras, Linguística e Artes, o acervo conta com 1.015 títulos e 2.841 exemplares e um total de 17.651 títulos e 62.798 exemplares.
9.2.2. Biblioteca - Portal de Periódicos:
9.2.2.1 A Instituição Promotora tem acesso ao Portal de Periódicos: Sim
9.2.2.1.1. Acesso: Total
9.2.2.1.2. Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses :
9.2.2.2. A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos: Sim
9.2.2.2.1. Acesso: Total
9.2.2.2.2. Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses: Não estimada.
9.2.3. Outros Recursos: Quantidade não estimada