Plano Acadêmico:
1.1 OBJETIVOS E METAS
Objetivos a serem alcançados:
Qualificar docentes do Departamento de Administração para o desempenho das atividades de ensino e pesquisa de nível superior no campo da Administração.
Qualificar egressos do PPGAd para a obtenção do título de doutorado.
Ampliar o número de docentes do PPGAd com experiência de orientação de doutorado.
Estabelecer e ampliar as redes de pesquisa do PPGAd em parceria com o Instituto COPPEAD
Aprofundar as pesquisas desenvolvidas no PPGAd de modo a amadurecer o corpo docente com vista a proposição de um futuro curso de doutorado após a obtenção do grau 4 da CAPES.
Estabelecer rede de pesquisa com grupos internacionais.
Contribuir para a experiência de nucleação do Instituto COPPEAD com vista a melhoria da sua avaliação.
Metas estabelecidas:
Obtenção da melhoria do grau de avaliação do PPGAd ao final da avaliação quadrienal de 2017-2020.
Elaborar um projeto de curso de doutorado com experiência consolidada de seu corpo docente e com o aprofundamento das pesquisas desenvolvidas no PPGAd de modo ao mesmo ser homologado para funcionamento em 2022.
Contribuir para a ampliação das redes de pesquisa internacionalizadas do Instituto COPPEAD.
1.1.1 — Linhas de Pesquisa
Linhas de pesquisa a serem desenvolvidas no DINTER:
Mercado de Capitais, Instituições Financeiras e Controle Gerencial – Linha de pesquisa orientada para o estudo de instituições financeiras e de capitais aberto, tem termos dos mecanismos de controle, governança e seus reflexos na eficiência e performance corporativos. Busca auxiliar o desenho de políticas e marcos regulatórios, bem como entender seus impactos no âmbito empresarial.
Organizações, Estratégias, Estruturas, Processos e Sistemas – Linha de pesquisa orientada para o entendimento de questões estratégicas e organizacionais, ancorada numa mistura de técnicas de pesquisas consagradas e emergentes para entender a dinâmica dos ecossistemas organizacionais e seus impactos no processo de decisão empresarial.
Marketing e Consumo – Linha de pesquisa orientada para o entendimento de questões relativas ao comportamento do consumidor e decisões de compra, tomando por base elementos comportamentais sócio antropológicos da experiência humana.
Operações, Tecnologia e Logística – Linha de pesquisa orientada para o estudo das relações existentes entre empresas no âmbito dos processos logísticos e das cadeias de suprimento, com base em uma perspectiva metodológica variada, do estudo de caso à pesquisa operacional, dependendo dos objetivos da pesquisa.
1.1.2 – Créditos do curso
A carga de disciplinas do programa DINTER ora proposto será exatamente igual à exigida no programa de doutorado regular. Mais especificamente, será exigido um mínimo de 540 horas, distribuídas entre créditos e ritos acadêmicos como Exame de Qualificação e Defesa de Projeto de Tese. Dessas 540 horas, pelo menos 200 horas deverão ser cursadas em disciplinas de nível doutorado. Eventualmente poder-se-á permitir uma ou mais disciplinas de nível mestrado, quando a formação do aluno assim demandar. Além das disciplinas, os alunos deverão cumprir também duas outras etapas ou ritos acadêmicos no programa de doutorado:
O Exame de qualificação
O Projeto de Tese
Exame De Qualificação
O exame de qualificação é baseado em uma lista de assuntos que o aluno receberá ao entrar no doutorado. O aluno só poderá realizar seu exame de qualificação quando tiver cumprido suas obrigações no que diz respeito a disciplinas. Espera-se que o exame de qualificação seja realizado em até 18 meses após a primeira matrícula do aluno inscrito ao doutorado, podendo haver prorrogação.
O exame será composto de duas provas, uma sobre conhecimentos e outra sobre pesquisa. A prova de conhecimentos será composta de 4 questões, preparadas por 3 examinadores (pelo menos um externo ao COPPEAD). A prova sobre pesquisa constará de uma análise crítica de um artigo de pesquisa na área do candidato. Será considerado aprovado o aluno que obtiver média geral 7 (sete) e, no mínimo, nota 5 em cada questão. Uma média geral inferior a 5 implica em exclusão do programa, sem direito a reexame.
Alternativamente, de acordo com o regulamento do programa de doutorado do COPPEAD, o exame de qualificação pode ser substituído pela produção de um artigo científico inédito em área relacionada ao seu projeto de pesquisa, submetido após a admissão do aluno no programa.
Projeto de Tese
O Projeto de Tese deve refletir um trabalho de cerca de 6 meses. A revisão bibliográfica deve ser suficiente para mostrar a importância do tema e dos objetivos da pesquisa, mas não precisa ter a completeza da revisão bibliográfica de uma tese. O trabalho deve estar centrado nos objetivos, nos possíveis resultados, na metodologia, nas estratégias de pesquisa alternativas etc. Normalmente espera-se que o aluno apresente seu projeto de tese 6 meses após a data da ata de aprovação do seu exame de qualificação.
Alternativamente, de acordo com o regulamento do programa de doutorado do COPPEAD, admite-se a aprovação do projeto de tese mediante a produção de um artigo científico inédito e diferente daquele eventualmente apresentado no exame de qualificação, contendo explicitamente a descrição da metodologia empregada e a discussão dos resultados parcialmente alcançados durante a execução da pesquisa.
1.2 – CRITÉRIOS E SISTEMÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS
Serão selecionados candidatos, dentre a lista de docentes egressos apresentada pelo PPGAd/UFF, para comporem o grupo de alunos que se juntará à turma regular do COPPEAD em 2019. O processo de seleção diferenciado compreenderá duas etapas:
1.2.1 - Primeira Etapa:
Inscrição do candidato, mediante submissão dos seguintes documentos:
Proposta de Projeto de Tese, conforme formato disponibilizado pela secretaria do programa
Nomes, telefones e e-mail de 3 pessoas, como referência
CV Lattes
Cópia do CPF
Cópia da Identidade
Duas fotografias (3X4)
Cópia do Certificado de Reservista (quando aplicável)
1.2.2 - Segunda Etapa:
Os candidatos selecionados na 1ª etapa deverão participar de entrevista com membros do corpo docente do COPPEAD, em local, dia e horário previamente determinado. A entrevista poderá ser realizada via teleconferência (ex: Skype).
1.3 – ELENCO DE DISCIPLINAS (PLANO ACADÊMICO)
A Estrutura Acadêmica da turma DINTER é a mesma do Curso de Doutorado regular. Seu regime didático e corpo docente são discriminados a seguir. Note-se que a orientação dos alunos será feita por professores doutores credenciados pelo COPPEAD/UFRJ. Todo candidato, ao final do processo seletivo, será necessariamente alocado a um orientador indicado pelo COPPEAD, que o acompanhará durante todas as fases do curso. Após o primeiro ano de créditos no Rio de Janeiro, os alunos deverão manter encontros pelo menos trimestrais com seu orientador, seja na sede da Instituição receptora, seja por teleconferência. Dependendo da fase em questão, tais encontros deverão ser realizados mais amiúde.
1.3.1 – Fase de disciplinas
O curso de doutorado exige uma carga horária mínima de 540 horas (incluindo disciplinas e ritos acadêmicos intermediários), sendo um mínimo de 480 horas em disciplinas, das quais pelo menos 200 horas em nível doutorado. As disciplinas obrigatórias para todos os alunos de doutorado, independente da sua linha de pesquisa são as seguintes:
Seminário de Docência: 45 horas
Métodos Qualitativos: 45 horas
Metodologia de Pesquisa: 45 horas
Produção de Artigos Científicos: 45 horas
Métodos Quantitativos II: 45 horas
Introdução ao Pacote Estatístico R: 45 horas
Econometria em R: 45 horas
Métodos Bibliométricos em R: 15 horas
Prática de Pesquisa I: 45 horas
Prática de Pesquisa II: 45 horas
A isenção de qualquer das disciplinas mencionadas acima não desobriga o aluno de realizar um mínimo de 200 horas de disciplinas nível doutorado no COPPEAD/UFRJ. As demais 280 horas podem ser obtidas tanto em disciplinas nível doutorado quanto em disciplinas nível mestrado. Para tanto, o aluno poderá se utilizar, integralmente ou em parte, de disciplinas de mestrado ou doutorado cursadas no COPPEAD ou em outros programas de pós-graduação stricto sensu nacionais ou estrangeiros, desde que devidamente aceitas pela Comissão de Ensino do COPPEAD.
Cabe o orientador determinar as disciplinas obrigatórias e eletivas (mestrado ou doutorado) para os seus alunos. A distribuição das disciplinas ao longo do primeiro ano do curso será realizada da seguinte maneira:
Bloco 1
(Março a Maio)
BLOCO 2
(Maio a Julho)
BLOCO 3
(Julho a Setembro)
BLOCO 4
(Setembro a dezembro)
Escolha da área
Métodos Qualitativos
Prática de Pesquisa I
Prática de Pesquisa II
Seminário de Docência
Metodologia de Pesquisa
Métodos Quantitativos II
Escolha da área
Escolha da área
Produção de Artigos Científicos
Escolha da área
Escolha da área
“Escolha da área”: disciplinas obrigatórias ou eletivas, escolhidas pelo orientador do aluno.
A seguir, é apresentada a descrição das disciplinas obrigatórias do doutorado:
ADM 803 - Produção de Artigos Científicos
Essa disciplina explora, ao longo de diversas apresentações individuais e seminários práticos supervisionados, os dois ingredientes principais que necessariamente distinguem um artigo científico dos demais tipos de produção literária: organização de texto e o uso da linguagem mais adequada dentro dessa organização. As diferentes partes de um artigo científico são cobertas, sendo apresentados diferentes exemplos práticos e sugestões de como proceder e do que deve ser evitado em termos de formato, estilo, comunicação de idéias, conceitos e resultados. Também são apresentadas sugestões para aprimorar a organização pessoal.
ADM 864 - Métodos de Pesquisa Qualitativa
Este curso se propõe a oferecer uma visão crítica da aplicação de diferentes métodos qualitativos de pesquisa, na área de Administração e em áreas correlatas. Espera-se, ao final do curso, que o aluno seja capaz de:
Avaliar a adequação da metodologia utilizada ao tema abordado;
Sugerir metodologias alternativas para o tratamento de um dado tema, analisando suas implicações para os resultados que se possam obter da pesquisa;
Avaliar distorções que estejam presentes em determinados estudos;
Compreender limitações de caráter metodológico com que se defronta o pesquisador em Ciências Sociais e Humanas.
ADM 863 - Metodologia de Pesquisa
O curso tem como objetivos principais:
Familiarizar o aluno com alguns aspectos fundamentais na elaboração de uma tese de doutorado.
Apresentar os principais métodos e técnicas utilizados na realização de pesquisas tipo survey.
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:
Selecionar um tópico de tese dentro de sua área específica de interesse;
Desenvolver pesquisa bibliográfica sobre o tema escolhido;
Definir hipóteses de pesquisa e/ou perguntas de pesquisa no tema de sua tese;
Entender em que consiste o processo de operacionalização de variáveis;
Conhecer os métodos básicos de pesquisa disponíveis, os conceitos básicos de amostragem e os métodos de coleta de dados;
Entender os problemas envolvidos no desenvolvimento de um instrumento de coleta de dados e os cuidados e procedimentos necessários;
Planejar, conduzir e executar a coleta de dados;
Entender os requisitos associados à redação de uma tese.
ADM 865 - Seminário sobre o Método do Caso/Seminário de Docência
Uma das missões do Programa de Doutorado do COPPEAD é a formação de professores para as escolas de administração. O Seminário sobre o Método do Caso se encaixa nessa missão, procurando mostrar aos participantes uma das metodologias de ensino mais empregadas nas Escolas de Negócio de todo o mundo.
Para alcançar o objetivo proposto, o seminário pretende abordar os seguintes temas:
Os fundamentos do método do caso
Pré-requisitos para ensinar através de casos
Como ocorre o processo de aprendizagem
O uso do caso em sala de aula. A preparação do professor
O processo de avaliação nos cursos que utilizam casos
A redação de casos e de notas de ensino
Projeto de cursos com o uso de casos
ADM 860 - Métodos Quantitativos I
Análise exploratória unidimensionais e bidimensionais. Básico de probabilidade, momentos e distribuição condicional. Variáveis aleatórias e suas funções probabilidade e acumulada. Funções de variáveis aleatórias e variáveis aleatórias bidimensionais. Medidas de dependência. Básico de inferência: amostragem aleatória simples e estimadores (EMV, MM, GMM). Intervalos de confiança e testes estatísticos. Regressão simples e múltipla com erros iid. Análise de componentes principais, clusters.
ADM 861 - Métodos Quantitativos II
O estudo da associação entre variáveis através da estatística multivariada. Análise discriminante. Análise fatorial. Análise de grupamentos. Escalagem multidimensional.
ADM 866 -Seminário Prático de Pesquisa I e ADM 867 - Seminário Prático Pesquisa lI
Desenvolvimento de um estudo ou projeto de pesquisa que gere resultados preliminares na linha de pesquisa escolhida pelo candidato para o desenvolvimento de sua Tese de Doutorado. Estas disciplinas serão cursadas sob tutoria dos orientadores.
1.3.2 – Exame de Qualificação
É pré-requisto para matrícula em “Pesquisa para Tese de Doutorado” a aprovação em exame de qualificação que será baseado em uma lista de assuntos oferecida pelo orientador, que poderá ser complementada por assuntos específicos à sub-área de interesse do aluno.
O exame de qualificação será realizado em até 18 meses após a primeira matrícula do aluno no curso, podendo haver prorrogação. No entanto, o aluno terá sua matrícula cancelada se não for aprovado em exame de qualificação em até 24 meses após sua matrícula no doutorado.
O exame será composto de duas provas, uma com questões sobre a lista de assuntos e outra com uma análise crítica de um artigo na área de pesquisa do candidato.
Alternativamente, o exame de qualificação pode ser substituído pela produção de um artigo científico inédito em área relacionada ao seu projeto de pesquisa.
1.3.3 – Projeto de Tese
É pré-requisito para matrícula em “Pesquisa para Tese de Doutorado” a aprovação de um projeto de tese de doutorado até 6 meses após a aprovação no exame de qualificação.
O projeto deverá ser aprovado por banca de pelo menos 3 examinadores, portadores do título de Doutor ou equivalente aceito pelo CEPG, com pelo menos um externo ao COPPEAD, em defesa oral diante da banca. A aprovação deve ser por unanimidade. Cabe ao orientador encaminhar à Secretaria Acadêmica uma ata sobre o exame do projeto de tese do aluno.
Alternativamente, admite-se a aprovação do projeto de tese mediante a produção de um artigo científico inédito e diferente daquele eventualmente apresentado no exame de qualificação.
1.3.4 – Desenvolvimento da tese
O desenvolvimento da tese será iniciado imediatamente após a aprovação do Projeto de Tese e envolverá visitas do estudante ao COPPEAD, visitas dos orientadores ao PPGAd e a necessária comunicação via telefone, e-mail, e mesmo vídeo conferencias. Imagina-se que orientando e orientador deverão se encontrar face-a-face com frequência trimestral durante o desenvolvimento da tese.
1.3.5 — Sistema de Avaliação das Disciplinas e da Tese
A unidade básica de avaliação da atividade discente nas disciplinas é a hora de aula. O aproveitamento será expresso mediante os conceitos: A (excelente); B (bom); C (regular); D (deficiente), aos quais correspondem para efeito do cálculo do coeficiente de rendimento os seguintes valores: A = 3 (três) B = 2 (dois) C = 1 (hum) D = O (zero)
O aproveitamento é medido a cada período, pelo coeficiente de rendimento escolar calculado pela média ponderada dos valores acima, tendo como peso o número de horas de aulas das respctivas disciplinas.
O aluno que obtiver o conceito “D” será considerado reprovado na disciplina, podendo repeti-la uma vez.
Fará jus ao número de horas-aula atribuídas a qualquer disciplina ou seminário o aluno que houver obtido conceito final A, B ou C, observada a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em atividades de cada disciplina ou seminário, para os cursos stricto sensu.
1.3.5.1 — Da Avaliação da Tese
A Banca Examinadora do Projeto de Tese será composta por no mínimo 4 (quatro) Professores Doutores, sendo pelo menos 2 (dois) externos ao COPPEAD.
A Banca Examinadora para a avaliação da Tese deverá ser presidida pelo Orientador, e será composta por no mínimo 5 (cinco) examinadores com título de Doutor, sendo pelo menos dois examinadores externos ao COPPEAD.
A conclusão do Doutorado será formalizada mediante defesa pública da Tese, com a presença obrigatória da Banca Examinadora, sendo que a defesa da tese será realizada nas dependências do COPPEAD.
1.3.6. – Atividades de Ensino
As atividades de ensino serão realizadas por docentes do COPPEAD/UFRJ.
1.3.7. – Procedimentos de Orientação
A orientação dos alunos será feita por professores doutores do COPPEAD/UFRJ, em encontros presenciais ou por teleconferência a partir do segundo ano do curso.
1.4 – PLANEJAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
O Estágio Docente tornou-se obrigatório no Programa de Doutorado, a partir de 2013, em consonância com a RESOLUÇÃO CONJUNTA CEG/CEPG Nº 01/00 e com as boas práticas ensejadas pela CAPES nos programas de pós-graduação no Brasil.
O Estágio Docente consistirá em atividade didática de 12 horas no curso de graduação em Defesa e Gestão Estratégica da UFRJ (DGEI), do qual o COPPEAD é ativo colaborador. Essa carga horária pode envolver não apenas atividades didáticas em sala de aula, mas também orientação de monografia e monitoria, dependendo do interesse do aluno e da disponibilidade do programa.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Detalhamento da infraestrutura da instituição receptora:
Laboratórios:
Laboratório de Computação - 17 PCs (HP S5220BR) ligados em rede na internet disponíveis para uso dos discentes do programa na sala 805, sistema operacional Windows/Linux com o aplicativo Office / StarOffice completos em cada sistema operacional respectivamente.
Laboratório de Computação - 30 PC (processador 1,9Mghz com 1GB de memória RAM) como sistema operacional na sala 704, sistema operacional Windows/Linux com o aplicativo Office / StarOffice completos em cada sistema operacional respectivamente.
Laboratório de estudos - sala de aula dedicada aos alunos do mestrado com espaço para aula e estudos ocorrerem concomitantemente, com computador/impressora ligado em rede para uso compartilhado, além de dois armários metálicos tipo escaninho para apoio e guarda dos materiais individuais dos docentes, 10 mesas com gaveteiros para uso em pares.
03 TV digital LG de 60 polegadas.
03 Impressoras Hp Deskjet Ink Advantage 1115 F5s21a
01 impressora laser colorida multifuncional XEROX
Biblioteca:
A Biblioteca da de Administração e Ciências Contábeis hoje, faz parte das 26 (vinte e seis) Bibliotecas do Arquivo Central (AC), do Centro de Memória Fluminense (CMF), do Laboratório de Reprografia (LARE), do Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (LACORD) e do Serviço de Comunicações Administrativas (SCA), subordinados à Superintendência de Documentação (SDC), que, por sua vez, está subordinada ao Gabinete do Reitor (GAR). A estrutura administrativa da SDC contém: Superintendência, Conselho Deliberativo (CDL), Coordenação de Bibliotecas (COB) e Coordenação de Arquivos (CAR). A SDC tem como objetivos: apoiar os programas de ensino, pesquisa e extensão da UFF e desenvolver serviços e produtos que atendam às necessidades de informação da comunidade acadêmica.
Outras Informações:
O PPGAd dispões de salas individuais, climatizadas e com acesso à internet para todos os seus docentes permanentes, salas compartilhadas para docentes colaboradores e professores visitantes, além de laboratório de informática, salas para grupos de pesquisa, sala de defesa, sala de convívio para seus docentes e discentes, cozinha de apoio, ampla secretaria e salas de aula climatizadas, com acesso à internet e projetor.
Cronograma de Atividades:
CRONOGRAMA DINTER Instituto COPPEAD-UFRJ E PPGAd
O DINTER terá a duração de 48 meses (2019-2022). O ano de 2019 será reservado para o cumprimento de disciplinas, lecionadas nas instalações do COPPEAD.
1º Ano de Doutorado
O doutorado deverá dedicar seu tempo neste período para completar as disciplinas obrigatórias e optativas de acordo com a linha de pesquisa por meio da qual foi selecionado
2º Ano de Doutorado
O início do trabalho do desenvolvimento se dará com a alocação do doutorando a um orientador do Instituto COPPEAD-UFRJ e um coorientador do PPGAd.
No décimo oitavo mês após a matrícula, o doutorando deverá fazer o exame de qualificação conforme descrito no item 6.1.2.
Seis meses após o exame de qualificação, o doutorando deverá defender o projeto de tese conforme descrito no item 6.1.2.
Neste ano também o doutorando deve atender a aulas específicas sobre metodologia e didática do ensino superior nas instalações do PPGAd.
Participação efetiva em pelo menos um grupo de pesquisa sob liderança do seu(sua) orientador(a)/coorientador(a).
3º Ano de Doutorado
Participação efetiva em pelo menos um grupo de pesquisa sob liderança do seu(sua) orientador(a)/coorientador(a).
Envolvimento do doutorando com atividades relacionadas com a docência superior dos cursos em nível de graduação (Curso de Administração e Administração Pública da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFF) e de pós-graduação lato-sensu (cursos da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFF e do Instituto COPPEAD-UFRJ) tais como: preparação e revisão do programa das disciplinas, apoio na elaboração e aplicação de exercícios e atividades determinadas aos discentes desses cursos, correção de listas de exercícios e apoio aos discentes na execução dessas atividades além é claro de ministrar aulas.
Todas as atividades de docência superior deverão ser supervisionadas por docentes do Departamento de Administração da UFF e que também sejam docentes do corpo docente do PPGAd, idealmente, que estejam envolvidos na orientação de suas teses. Outros docentes poderão atuar nessa função de supervisão desde que devidamente credenciados pela coordenação do DINTER de cada uma das instituições envolvidas.
Desenvolvimento da tese de doutorado de acordo com o item 6.3.4.
4º Ano de Doutorado
Finalização do trabalho de desenvolvimento da tese, culminando no final deste ano com a avaliação da tese conforme descrito no item 6.3.5.1.
Participação efetiva em pelo menos um grupo de pesquisa sob liderança do seu(sua) orientador(a) / coorientador(a).
As atividades de docência superior devem continuar desde que tais atividades não atrapalhem as atividades de desenvolvimento da tese.
Em termos de necessidades formas de financiamento para cada etapa do cronograma deve-se lembrar que os doutorandos a serem selecionados todos moram no Rio de Janeiro e, portanto, não há necessidade de custos especiais relativas a deslocamento. Além disso, para a realização das atividades de ensino, docência superior, produção bibliográfica e etc. não existem necessidades de financiamento especiais uma vez que as mesmas já ocorrem no Instituto COPPEAD-UFRJ e no PPGAd. Assim, os doutorandos necessitarão apenas do apoio de bolsas de doutorado, já normalmente alocadas via o Programa de Apoio à Pós-graduação (PROAP).