Plano Acadêmico:
O Curso funciona por meio de regime semestral, com matrículas por disciplinas, tendo em vista a matriz curricular planejada e o plano de estudos do discente.
As atividades acadêmicas dos mestrandos e doutorandos são desenvolvidas por meio de disciplinas/atividades em pesquisa, ensino e extensão, de forma altamente integrada com a graduação. As disciplinas oferecidas pelo Programa são agrupadas em três modalidades, conforme o Regulamento do PPGDCH-UFSM: de Domínio Conexo; de Domínio Específico; e de Domínio Eletivo.
As disciplinas de Domínio Específico e as Eletivas são as que fundamentam a flexibilidade curricular, atendendo às necessidades das linhas de pesquisa do Programa, bem como ao projeto de pesquisa do aluno, levando em conta a diversidade e a interdisciplinaridade na área. Estas disciplinas são de domínio específico para as linhas de pesquisa, e devem ser cursadas, no mínimo, duas disciplinas para a linha de pesquisa em que o aluno está vinculado.
Nas disciplinas de Domínio Eletivo, é possível o aluno cursar as disciplinas escolhidas em outros Programas da UFSM ou de outras IES, desde que orientador e orientando estejam de acordo, considerando este conhecimento relevante para o trabalho a ser desenvolvido. Esta modalidade de disciplinas o Colegiado do Programa decidiu que pode ser cursado e aproveitado os créditos externos em até 3 créditos, considerando-se 10% do total de créditos exigidos pelo Regulamento do PPGDCH. As Disciplinas Eletivas que são consideradas indispensáveis para a integralização dos créditos do aluno, sejam cursadas internamente na instituição ou em outras IES, serão definidas com o orientador, no plano de estudos.
As Disciplinas de Domínio Específico são oferecidas conforme a disponibilidade dos docentes e a demanda de alunos na linha de pesquisa, devendo ser ofertadas em até dois (2) anos. Podem ser inseridas novas disciplinas por Linha de Pesquisa, conforme as possibilidades dos docentes e a necessidade da Linha de Pesquisa.
Os docentes colaboradores ministram a disciplina sob sua responsabilidade em até dois anos, podendo a mesma ser ofertada anualmente. Docentes convidados, colaboradores externos, ministram disciplinas denominadas Tópicos Avançados ou Seminários Avançados específicas de cada Linha de Pesquisa, as quais são ofertadas sob a tutoria de um docente do programa, conforme disponibilidade e demanda do Programa e da Linha de Pesquisa.
O aluno para titular-se Doutor deve cumprir 42 créditos em disciplinas.
O PPGDCH-UFSM possui os Cursos de Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana e de Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana, sendo estes vinculados à Área de Concentração FONOAUDIOLOGIA E COMUNICAÇÃO HUMANA: CLÍNICA E PROMOÇÃO, subdividida em quatro linhas de pesquisa, a saber: Audição e equilíbrio: diagnóstico, habilitação e reabilitação; Aspectos clínicos e linguísticos na Aquisição e nos Distúrbios da Linguagem; Aspectos clínicos e funcionais em Voz e Motricidade Orofacial; Interdisciplinaridade no cuidado à comunicação humana.
A fim de possibilitar adequada formação aos cursos de mestrado e doutorado, foi elaborada a estrutura curricular destes cursos considerando-se que as disciplinas, conforme exigências da CAPES, foram estabelecidas a partir de ementa e de referências bibliográficas. Sendo assim, as disciplinas do Domínio Conexo são as que servem de elo e fundamento à área de concentração, o que justifica a sua obrigatoriedade. São elas:
Metodologia e Bioética em Pesquisa (ME/DO) - 45h
Bioestatística (ME/DO) - 45h
Formação em Docência em Distúrbios da Comunicação Humana (ME/DO) - 45h
Tópicos avançados em pesquisa científica: abordagem qualitativa e quantitativa (DO) - 45h
Prática Clínica em DCH I (ME) - 30h
Prática Clínica em DCH II (ME) - 30h
Prática Clínica em DCH III (DO) 60h
Prática Clínica em DCH IV (DO) 60h
Docência Orientada em DCH I (ME) - 15h
Docência Orientada em DCH II (ME) - 15h
Docência Orientada em DCH III (DO) - 15h
Docência Orientada em DCH IV (DO) - 15h
Seminário de Pesquisa I (ME) - 15h
Seminário de Pesquisa II (DO) - 30h
Estudo Dirigido em DCH I (ME) - 30h
Estudo Dirigido em DCH II (DO) - 30h
Co-Orientação em Trabalho de Conclusão de Curso / Iniciação Científica (ME/DO) -15h
Co-Orientação em Trabalho de Conclusão de Curso / Iniciação Científica II (DO) -15 hs
Banca de Defesa de Trabalho de Conclusão de Graduação (DO) - 15h
Tópicos Especiais em Bioestatística (ME/DO) - 45h
As disciplinas do Domínio Conexo foram estruturadas de forma que o pós-graduando tenha formação em pesquisa (Metodologia e Bioética em Pesquisa, Tópicos avançados em pesquisa científica: abordagem qualitativa e quantitativa, Bioestatística, e Tópicos Especiais em Bioestatística assessoria em estatística), em docência (Formação em Docência e Docência Orientada em DCH, Co-orientação de TCC e IC, Banca de Defesa de TCC), associado às atividades de prática em pesquisa (Prática Clínica em DCH). Além disso, o programa estabeleceu a disciplina Seminário de Pesquisa que é a discussão do projeto de pesquisa e a defesa com parecer de banca examinadora no primeiro semestre dos cursos (ME e DO), já que o aluno ingressa com a apresentação de um pré-projeto.
Ainda, no primeiro ano dos cursos (ME e DO), os alunos realizam trabalho de pesquisa e enviam artigo realizado junto ao orientador(a), apresentando-o em evento da pós-graduação (ENCONTRO INTEGRADO EM FONOAUDIOLOGIA), que é um evento promovido pela graduação e pós-graduação, integrando a Semana Acadêmica da Graduação e o Simpósio do PPGDCH. Esta atividade está vinculado à atividade Estudo Dirigido em DCH.
Nas disciplinas que envolvem atividades dos alunos com seus orientadores, as APGs, os professores que possuem orientandos matriculados são indicados como professores das disciplinas, assim como no Seminário de Pesquisa que envolve a elaboração do projeto de pesquisa com o orientador. Ou seja, nas APGs, todos os docentes que possuem orientandos matriculados são indicados como docentes da disciplina. A coordenadora do PPGDCH envolve-se como responsável em todas as disciplinas (APGs e Seminário de Pesquisa) para coordenar as atividades.
As disciplinas de Domínio Específico, por Linha de Pesquisa, oferecidas atualmente pelo PPGDCH são:
* Linha de pesquisa - Audição e Equilíbrio: diagnóstico, habilitação e reabilitação
Atualização em avaliação dos distúrbios de audição, seleção e adaptação de próteses auditivas (ME/DO) - 45h
Atualidades em próteses auditivas (DO) - 45h
Tópicos avançados em otorrinolaringologia (ME) - 30h
Audiologia Clínica I (ME/DO) - 60h
Tópicos avançados em histologia, anatomia, fisiologia aplicados à audição (DO) - 60h
Audiologia Pediátrica I (ME/DO) - 30h
Audiologia Pediátrica II (DO) - 30h
Diagnóstico diferencial nos distúrbios da audição I (ME/DO) - 30h
Diagnóstico diferencial nos distúrbios da audição II (DO) - 30h
Tópicos avançados em audiologia clínica (ME) - 15h
Seminário avançado em audição e equilíbrio (DO) - 30h
* Linha de Pesquisa Aspectos clínicos e funcionais em Voz e Motricidade Orofacial
Anatomofisiologia aplicada à voz e motricidade orofacial (ME/DO) - 45h
Tópicos avançados em otorrinolaringologia (ME) - 30h
Atualização em motricidade orofacial (ME/DO) - 45h
Atualização em diagnóstico e reabilitação em motricidade orofacial (DO) - 45h
Sistema Cérvico-crânio-mandibular (SCCM) I: abordagem diagnóstica e terapêutica interdisciplinar (ME/DO) - 45h
Sistema Cérvico-crânio-mandibular (SCCM) II: abordagem diagnóstica e terapêutica interdisciplinar (DO) - 45h
Produção e patologia da voz (ME) - 30h
Tópicos em avaliação e terapia da voz (ME/DO) - 30h
Atualização em voz (DO) - 30h
Disfagias (ME) - 30h
Atualização em disfagias (DO) - 45h
Tópicos especiais em disfagia (ME/DO) - 30h
Tópicos avançados em motricidade orofacial (ME) - 15h
Seminário avançado em voz e motricidade orofacial (DO) 30h
* Linha de Pesquisa Aspectos clínicos e linguísticos na aquisição e nos distúrbios da linguagem
Teorias de percepção e produção da linguagem oral (ME/DO) - 45h
Distúrbios de fala: caracterização, avaliação e terapia (ME) - 45h
Avaliação da linguagem oral (DO) - 45h
Terapia de linguagem oral (DO) - 45h
Aquisição de linguagem I (ME/DO) - 60h
Distúrbios de linguagem na infância I (ME/DO) - 45h
Distúrbios de linguagem na infância II (DO) - 60h
Tópicos avançados em aquisição e distúrbios de linguagem (ME) - 15h
Tópicos avançados em fonologia clínica (ME) - 15h
Seminário avançado em aquisição e distúrbios de linguagem (DO) - 30h
* Linha de Pesquisa Interdisciplinaridade no cuidado à Comunicação Humana
Saúde e qualidade de vida em enfoque interdisciplinar (ME/DO) - 45h
Distúrbios de linguagem no adulto e no idoso (ME) - 45h
Detecção e intervenção precoce I (ME/DO) - 30h
Detecção e intervenção precoce II (DO) - 45h
Clínica Interdisciplinar dos distúrbios de linguagem na infância (DO) - 45h
Distúrbios de linguagem na infância I (ME/DO) - 45h
Aquisição de linguagem I (ME/DO) - 60h
Desenvolvimento na infância e adolescência (ME) - 45h
Fundamentos em linguagem e surdez (ME) - 30h
Atuação interdisciplinar com recém-nascidos (ME/DO) - 45h
Tópicos avançados na atuação interdisciplinar com recém-nascidos (DO) - 30h
O programa apresenta proposta de ingresso por linha de pesquisa e docente pré-indicado pelo candidato. Após a aprovação na seleção, o aluno ingressa no PPGDCH e cumpre as disciplinas e atividades indicadas acima, conforme o plano de estudos pré-estabelecido junto ao orientador, e defende no primeiro semestre seu projeto de pesquisa para dar início às coletas e atividades inerentes a sua pesquisa preferencialmente no segundo semestre dos cursos (ME e DO). Para finalizar seu curso o aluno precisa realizar a qualificação do trabalho (ME e DO) e, posteriormente, defende a dissertação/tese perante banca examinadora. Para melhor ilustrar as exigências do PPGDCH, incluiu-se a apresentação do fluxograma do mestrado e doutorado abaixo.
FLUXOGRAMA DO MESTRADO
1. Ingresso no Mestrado
* análise do currículo
* análise do pré-projeto
Número de inscritos conforme disponibilidade dos professores em orientar (critérios CAPES)- Área de Concentração, linha de pesquisa e orientador já definidos
FLUXOGRAMA DO DOUTORADO
1.Ingresso no Doutorado
* análise do currículo
* análise do pré-projeto
Número de inscritos conforme disponibilidade dos professores em orientar (critérios CAPES) - Área de Concentração, linha de pesquisa e orientador já definidos
Língua estrangeira EXIGIDA NO INGRESSO INGLÊS
2. Planejamento de atividades (plano de estudos) - Definição conjunta orientador/mestrando
* Cumprimento de créditos:
* Disciplinas e outras atividades - 26 créditos (ME)/42 créditos (DO)
* Elaboração de Dissertação/Tese
3. Elaboração e aprovação do projeto de pesquisa
Necessário cursar as seguintes disciplinas:
* Metodologia da Pesquisa (ME-DO)
* Tópicos Avançados em Pesquisa Qualitativa e Quantitativa (DO)
* Bioestatística
* SEMINÁRIO DE PESQUISA I (ME) e II (DO) - atividade de apresentação do projeto para banca examinadora, com avaliação do projeto mediante parecer escrito.
4. Desenvolvimento da Dissertação/Tese - a partir do segundo semestre do curso (ME e DO)
5. Qualificação da Dissertação/Tese
É exigido no PPGDCH a qualificação da dissertação e tese, sendo esta realizada da seguinte maneira:
* Dissertação - Encaminhamento da versão preliminar do trabalho para a banca analisar (parecer escrito) - 90 dias antes da defesa de mestrado
* Tese presencial, com banca, até o final do segundo ano.
6. Defesa Dissertação/Tese
A apresentação da dissertação/tese pode ser no MODELO TRADICIONAL ou no MODELO ALTERNATIVO, sendo a defesa realizada da seguinte maneira:
* Defesa de Dissertação - apresentação pública com arguição perante banca composta por três examinadores, com no mínimo um externo à instituição; entrega de versão final e comprovante de envio de dois artigos científicos referente à pesquisa.
* Defesa de Tese - apresentação pública com arguição perante banca composta por cinco examinadores, com no mínimo um externo à instituição; entrega da versão final e comprovante de envio de três artigos científicos referente à pesquisa.
Enfim, considerando-se a proposta pedagógica atual do PPGDCH evidencia-se que o mestrado e o doutorado propõem uma formação acadêmica de pesquisa e docência que se diferenciam pelo aprofundamento das questões e vivências acadêmicas, no ensino-pesquisa-extensão, além de a própria pesquisa de mestrado e doutorado serem em níveis de exigência diferenciados.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Após 34 anos de criação da graduação em Fonoaudiologia na Universidade de Talca foi implantado, em 2006, o primeiro programa de mestrado. Este programa recebe aproximadamente 185 candidatos para 14 vagas.
O Programa de Graduação da Universidade de Talca, Magister em Transtornos de Linguagem e Habla, conta com um Sistema de Bibliotecas da Universidade que tem a sua própria infraestrutura e pessoal treinado. Fornece informações sobre as coleções de livros, revistas científicas e técnicas, também, com bases de dados em CDs e Conexões "on-line". A Bibliografia existe também no campus de Santiago, devido à implementação do Master nesse campus. O material bibliográfico é analisado e classificado de acordo com as normas internacionais (ISO 1160).
Para a implementação do DINTER com a UFSM a Universidade de Talca dispõe de uma rede moderna, segura de dados e fluxos computacionais com links de fibra óptica em alta velocidade em todas as dependências. Apresenta mais de 2.400 conexões de rede e mais de 1.400 estações conectadas. Para toda a rede há um serviço de Internet contínua, sem restrição de uso e 155 Mega de velocidade de acesso a dados nacionais e internacionais de bits por segundo até 50 Mega bits por segundo. A cobertura sem fios é de 100% no campus e na clínica fonoaudiologica.
A unidade dispõe de equipamentos de informática em cada uma de suas dependências, Divisão Escolar da Secretaria, escritórios das unidades centrais, escritórios docentes.
A clínica de Fonoaudiología laboratório de Audiologia acústica, Laboratório de Fonética, Voz e Psicolingüística Experimental (com 5 equipamentos) e Audiologia Clínica com cabines equipadas com audiômetros, imitanciômetros, equipamento de eletrofisiologia.
A clínica fonoaudiológica está localizada no campus de Lircay e foi criada em 2008. Possui salas de exames, tratamentos e procedimentos audiológicos, voz, fala, linguagem, deglutição e motricidade orofacial.
A partir de 2014, a infraestrutura da clínica aumentou, aumentando os espaços de trabalho clínico. Destaca-se a incorporação de laboratórios de audição, deglutição, voz e motricidade orofacial, utilizados na realização de pesquisas. Este último tem sido fundamental para a realização dos projetos de doutorado dos alunos do Dinter UFSM-UTALCA, já que existem todas as adaptações, instrumentos e materiais para realizar os procedimentos de pesquisa que o programa exige, entre eles eletromiografia de superfície. A área atual da clínica e laboratório de fonoaudiologia é de 600 m2.