Plano Acadêmico:
I) Objetivos e metas:
- Permitir a capacitação de docentes em nível de doutorado de um importante país da América Latina, assegurando o padrão de excelência na formação de docentes localizados nesse país;
- Explorar e catalizar o conhecimento técnico-científico do programa de pós-graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo na formação de docentes;
- Favorecer a instalação e o fortalecimento de grupos de pesquisa na Universidad Central del Ecuador, contribuindo para a criação e desenvolvimento de programas de pós-graduação em Odontologia na América Latina;
- Criar e/ou fortalecer linhas de pesquisa direcionadas às necessidades regionais contribuindo para o crescimento do Equador e de outros países da América Latina;
- Contribuir com a graduação em Odontologia por meio do envolvimento de docentes doutores na orientação de bolsitas de Iniciação Científica em projetos de pesquisa;
- Desenvolver a visão holística e crítica à Odontologia, sugerindo alternativas preventivas e curativas visando à promoção de saúde bucal da sociedade.
- Estabeler parcerias permanentes entre programas de pós-graduação e desenvolvimento de projetos de pesquisa de diferentes locais na América Latina, com a inserção acadêmica do programa de pós-graduação em Ciências odontológicas da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
II) Critérios e sistemática de seleção dos alunos:
Foram considerados como aptos para realizar o processo de seleção, docentes da UCE, com experiência em pesquisa e integrados a grupos de pesquisa; há mais de oito anos da integralização do prazo para aposentadoria e que declararam interesse em atuar em pesquisa e pós-graduação após a conclusão do curso.
Para ingressar no programa, os candidatos foram submetidos a um processo de seleção. Foi considerado pré-requisito para inscrição ao processo seletivo a aprovação em provas de inglês. Foi exigido o exame de proficiência em inglês TOEFL, com as pontuações mínimas: ITP=450 e IBT=45, realizado até 5 (cinco) anos antes da data de inscrição.
Os candidatos foram avaliados através de uma prova escrita (peso 3), da defesa do projeto de pesquisa (peso 3) e arguição do seu Curriculum Lattes ou vitae (peso 4), que serão detalhadas a seguir:
3.1. Prova Escrita: Interpretação de texto científico da área de concentração. A prova escrita é realizada com o objetivo de medir a capacidade de interpretação de texto, poder de síntese do candidato e responder objetivamente a pergunta relativa à metodologia e tópicos da área. É uma prova classificatória (e não eliminatória) na qual foi avaliada também a capacidade de redigir e organizar idéias.
3.2. Projeto de Pesquisa: O candidato apresenta um projeto de pesquisa vinculado a uma linha de Pesquisa de um docente do Programa. Este projeto deve conter uma breve introdução, os objetivos a serem alcançados, a metodologia a ser utilizada, cronograma e bibliografia. O projeto não deveria ultrapassar 20 páginas no formato A4, Times New Roman, fonte 12. Vale ressaltar que este projeto de pesquisa foi julgado quanto à qualidade de sua elaboração, relevância, originalidade e exeqüibilidade, sendo sua avaliação classificatória. Foi atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) para os seguintes itens: interesse do orientador em executar o projeto, organização e qualidade de redação, relevância para o Curso de Pós Graduação, originalidade, exeqüibilidade, lógica e embasamento teórico. A média aritmética foi obtida e uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) será atribuída.
3.3. Entrevista: A entrevista foi realizada por docentes do programa. Os candidatos esclareceram pontos constantes de seu currículo. A entrevista não é eliminatória. Foi atribuída nota de 0 a 10 para o candidato, com base em sua adequação às atividades do programa, que incluem: a) capacidade do candidato em expressar suas expectativas em relação ao curso, discorrer sobre seus reais objetivos e seu atual engajamento com o ensino e a pesquisa; b) disponibilidade de tempo às atividades-fins do programa; c) vivência do candidato na área relacionada ao seu projeto de pesquisa e d) vivência do candidato em atividades acadêmicas e ou de pesquisa.
3.4. Currículo Lattes (Análise do Curriculo) Esta análise levará em conta os itens abaixo, considerando os últimos 5 anos:
- Critérios/Pontuação
- Artigo científico completo publicado: periódico Qualis A1= 100 pontos; periódico Qualis A2 = 85; periódico Qualis B1= 70; periódico Qualis B2= 55; periódico Qualis B3= 40; periódico Qualis B4= 15;periódico Qualis B5= 5
- Resumos de Congresso em periódicos ou anais (até 10 resumos): periódico Qualis A1 = 4; periódico Qualis A2 = 3,5; periódico Qualis B1 = 3; periódico Qualis B2 = 2,5; periódico Qualis B3 = 2; periódico Qualis B4 = 1,5; periódico Qualis B5 = 1,0; anais de congresso = 0,5
- Autor de capítulo de livro = 05 pontos
- Autor de livro = 10 pontos
- Iniciação Científica = 70 pontos/ano
- Atuação profissional como professor em IES por pelo menos 1 ano = 80 pontos
4. Foi considerado aprovado o candidato que ao final do processo seletivo, obteve média final superior ou igual a 7,0 (sete) numa escala de 0 (zero) a 10 (dez). No entanto como o Programa contém número limitado de vagas, ingressam os melhores colocados até o preenchimento do número de vagas. Em caso de empate, o desempate levou em consideração as notas obtidas nos quesitos: Projeto de pesquisa, publicações completas internacionais e prova escrita, respectivamente.
Calendário:
– Inscrições de 1 a 12 de fevereiro de 2015.
- Seleção : 23 a 25 de fevereiro de 2015
Os seguintes candidatos foram aprovados, de acordo com os critérios acima:
• Alba Narcisa de Jesus Coloma Valverde
• Diego Antonio Sigcho Lopez
• Edisson Fernando Lopez Rios
• Eliana Guadalupe Balseca Ibarra
• Guillermo Alberto Lanas Teran
• Ivan Ricardo Garcia Merino
• Kleber Arturo Vallejo Rosero
• Marco Vinicio Medina Vega
• Mariela Cumanda Balseca Ibarra
• Maritza Del Carmen Quezada Conde
• Mayra Elizabeth Paltas Miranda
• Patricia de Lourdes Alvarez Velasco
III) Disciplinas ofertadas
As disciplinas foram ofertadas na IES Receptora em módulos condensados de imersão total de uma semana. Os ministradores foram à Quito, Equador, para ministrar as disciplinas. A seguir, ficaram em contato com os alunos para atividades complementares via online por teleconferências e demais recursos de informática á disposição do Projeto nas duas IES envolvidas.
Os candidatos ao doutorado DINTER deveriam completar, pelo menos, 164 (cento e sessenta e quatro) unidades de crédito, obedecendo à seguinte distribuição:
- No mínimo 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas
- 140 (cento e quarenta) créditos no preparo da tese (segundo regulamento de Pós Graduação do Programa de Odontologia da FOUSP).
ELENCO DAS DISCIPLINAS FUNDAMENTAIS, COMUNS A TODAS AS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO:
ODO5700 - Docência Universitária e Estratégias de Ensino-aprendizagem (5 créditos) – Docentes: Ana Estela Haddad, Marcelo José Strazzeri Bönecker, Suzana Cantanhede Orsini Machado de Souza
ODS 5794 - Bioética e Ética em Pesquisa (3 créditos) – docentes: Dalton Luiz de Paula Ramos, Edgard Michel Crosato, Maria Gabriela Haye Biazevic
ODD5841 - Tópicos Avançados em Pesquisa Odontológica (3 créditos) –docentes: Rogerio de Oliveira Nogueira, João Batista César Neto
ODS 5785 - Epidemiologia Aplicada à Odontologia (6 créditos) – docentes: Edgard Michel Crosato, Fausto Medeiros Mendes, Claudio Mendes Pannuti
ODS5832 - Bioestatística Aplicada à Odontologia (3 créditos) – docentes: Edgard Michel Crosato, Fausto Medeiros Mendes, Claudio Mendes Pannuti
ODS5833 - Bioestatística Avançada Aplicada à Odontologia (3 créditos) – docentes: Edgard Michel Crosato, Fausto Medeiros Mendes, Claudio Mendes Pannuti
ODS5831 - Educação Superior e Estágio Vivencial de Docência (3 créditos) – docentes: Maria Ercilia de Araujo, Reinaldo Brito e Dias, Daniela Prócida Raggio
ODO5786 – Teleodontologia (3 créditos) – docentes: Giulio Gavini, Ana Estela Haddad, Mary Caroline Skelton Macedo
ODO5787 - Redação de Artigo Científico (3 créditos) – docentes: Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani, Maria Cristina Zindel Deboni, Mariana Minatel Braga Fraga
ODO7885 - Inglês para Apresentações Orais e Escrita Acadêmica – (4 créditos) – docentes Marina Helena Cury Gallottini, Marcelo Jose Strazzeri Bönecker, Patricia Moreira de Freitas Costa e Silva
ODE5646- Responsabilidade Social e a Gestão da Carreira Acadêmica (3 créditos) – docentes Giuseppe Alexandre Romito, Edgard Michel Crosato, Newton Sesma
ODE5645 - Bioética Clínica (3 créditos) – docentes Carlos Alberto Adde, Maria Gabriela Haye Biazevic, Marinella Holzhausen Caldeira
ELENCO DAS DISCIPLINAS RELACIONADAS À ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DE CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO-MAXILO-FACIAIS
ODC 5820 - Análise Crítica da Pesquisa em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais – (6 créditos) – docentes Maria da Graça Naclerio Homem, Maria Cristina Zindel Deboni
ODC 5821 - Tópicos Avançados de Pesquisa em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais (7 créditos) – docentes Maria da Graça Naclerio Homem, Maria Cristina Zindel Deboni
ELENCO DAS DISCIPLINAS RELACIONADAS À ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DE CLÍNICA INTEGRADA
ODE 5630 - Análise Crítica da Pesquisa em Clínica Integrada – (6 créditos) – docentes: Rodney Garcia Rocha, Marcelo de Gusmao Paraiso Cavalcanti, Carlos Alberto Adde
ODE 5631 - Tópicos Avançados de Pesquisa em Clínica Integrada – (7 créditos) – docentes: Rodney Garcia Rocha, Marcelo de Gusmao Paraiso Cavalcanti, Carlos Alberto Adde
ELENCO DAS DISCIPLINAS RELACIONADAS À ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DE ODONTOLOGIA LEGAL
ODS 5810 - Análise Crítica da Pesquisa em Odontologia Legal – (6 créditos) - Rogerio Nogueira de Oliveira, Edgard Michel Crosato
ODS 5811 - Tópicos Avançados de Pesquisa em Odontologia Legal – (7 créditos) - Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani, Maria Gabriela Haye Biazevic
ELENCO DAS DISCIPLINAS RELACIONADAS À ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DE ODONTOLOGIA SOCIAL
ODS 5730 - Análise Crítica da Pesquisa em Odontologia Social - (6 créditos) – docentes Maria Gabriela Haye Biazevic, Edgard Michel Crosato
ODS 5731 - Tópicos Avançados de Pesquisa em Odontologia Social – (7 créditos) – docente Maria Ercilia de Araújo
ELENCO DAS DISCIPLINAS RELACIONADAS À ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DE ODONTOPEDIATRIA
ODO 5780 - Análise Crítica da Pesquisa em Odontopediatria – (6 créditos) – docentes: Ana Lidia Ciamponi, Fausto Medeiros Mendes, Marcelo Jose Strazzeri Bonecker
ODO 5781 - Tópicos Avançados de Pesquisa em Odontopediatria – (7 créditos), docentes: Daniela Prócida Raggio, Fausto Medeiros Mendes, Mariana Minatel Braga Fraga
ELENCO DAS DISCIPLINAS RELACIONADAS À ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DE PERIODONTIA
ODE 5640 - Análise Crítica da Pesquisa em Periodontia – (6 créditos), docentes: Giorgio de Micheli, Giuseppe Alexandre Romito,
ODE 5641 - Tópicos Avançados de Pesquisa em Periodontia – (7 créditos), docentes: Claudio Mendes Pannuti, Giuseppe Alexandre Romito, Luiz Antonio Pugliesi Alves de Lima
ELENCO DAS DISCIPLINAS RELACIONADAS À ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DE PRÓTESE DENTÁRIA
ODP 5790 - Análise Crítica da Pesquisa em Reabilitação Oral com Próteses Dentárias (6 créditos), docentes: Pedro Tortamano Neto, Matsuyoshi Mori
ODP 5791 - Tópicos Avançados de Pesquisa em Prótese dentária (7 créditos), docentes: Pedro Tortamano Neto, Matsuyoshi Mori
IV) Planejamento de Estágio obrigatório dos alunos junto ao programa Promotor
Dentro do período de 36 semanas (9 meses) destinado ao período sanduíche obrigatório, os alunos permaneceram na Escola Promotora, onde foram realizados: o desenvolvimento de projeto de pesquisa, exercício prático em laboratórios, aprendizagem com fatos vivenciados junto à coletividade acadêmica no dia-a-dia de um centro de pesquisa e ensino, o que permitirá o desenvolvimento do trabalho. Os alunos cumpriram este estágio em grupos alternados, distribuídos durante o período do segundo, terceiro e quarto ano do curso.
V) Uso de Tecnologia de ensino à distância
Novos equipamentos para vídeo conferência foram adquiridos para compor o Laboratório de Teleodontologia.
As comunicações atuais ofereceram a possibilidade da troca de informações de forma rápida, segura e rompendo barreiras de tempo/distância com inúmeras soluções práticas. Uma destas é a webconferência, em que os participantes podem trabalhar com áudio e vídeo de qualidade, por protocolo IP (internet).
A FOUSP utiliza o sistema Adobe Connect, homologado pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), do Ministério da Ciência e Tecnologia, que permite uma comunicação de qualidade, rompendo barreiras físicas e viabilizando a comunicação síncrona.
O sistema permite que se otimize o uso da banda quando a qualidade do sinal é diferente nos diferentes pontos de comunicação, o que garante estabilidade no trânsito de dados e qualidade de comunicação asseguradas. Além disso, as comunicações podem ser gravadas e disponibilidades para acesso sob demanda para os que não puderam participar sincronamente.
Essa tecnologia está á disposição dos programas de Pós-Graduação e foi de extrema relevância para o sucesso dos Dinter, garantindo acesso e utilização do Portal de Periódicos da CAPES, tanto por parte da Promotora quanto da Receptora.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A Instituição Receptora manifestou por escrito o apoio institucional e financeiro para cumprir o convênio e sua eventual prorrogação, prevendo e garantindo esses recursos para o desenvolvimento dos projetos de tese. A Instituição Receptora possui um grupo de aproximadamente 70 docentes, sendo que por volta de 60 ministram aulas nas especialidades englobadas no Programa de Ciências Odontológicas, particularmente interessados na sua formação doutoral e plenamente capacitados para serem selecionados para a realização do curso programado. Vários desses docentes fizeram o curso de mestrado no Brasil ou através de convênios anteriores com a FOUSP. A Instituição Receptora sendo de ensino superior possui política de recursos humanos, objetivando um plano de capacitação de seu quadro pessoal. Há uma preocupação da Reitoria da Universidad Central del Ecuador (UCE) em desenvolver a Pós-Graduação naquele país. Além disso, a instituição receptora possui uma política voltada para a formação de recursos humanos, com destaque para um plano de melhoria apresentado em Maio de 2014 aos órgãos nacionais competentes. Há uma preocupação real pelo Reitor e Vice-Reitor Acadêmico da Universidad Central del Ecuador no desenvolvimento de cursos de Pós-Graduação em nível de Doutorado. A Instituição procurou o apoio dos órgãos governamentais de desenvolvimento como SEMPLADES, SENACYD, ESC LOES, CEACCES e da mesma universidade para investir em Pesquisa e Formação de Professores, visando à implementação de iniciação científica, o que permitirá a inserção ensino de graduação na pesquisa. Além disso, a Universidade Central do Equador é caracterizada pelo aumento de bolsas em cursos de doutorado internacionais. Os professores da instituição receptora formam um quadro no qual 40% trabalham em regime integral.
Além disso, a Instituição Receptora conta com infraestrutura básica compatível com as atividades de ensino e de pesquisa e fornece o suporte administrativo para o curso. Essa infraestrutura está adequada ao desenvolvimento de projetos de pesquisa nas diversas áreas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas em linhas de pesquisa na qual haja o interesse de ser desenvolvida na instituição receptora e nas quais os docentes da instituição promotora são aptos a orientar e ajudar na condução. Igualmente, a instituição receptora poderá ampliar consideravelmente a pesquisa e a pós-graduação na área após a titulação alunos do programa DINTER. Adicionalmente, a concretização deste projeto favorecerá, na Instituição Receptora, a criação do Doutorado em Odontologia consolidando assim a pesquisa e a pós-graduação naquela região.
Como forma de viabilizar esse projeto, a UCE investiu parte significante do orçamento da universidade em infraestrutura para pesquisa em Odontologia na instituição.
A Faculdade de Odontologia da Universidad Central Del Ecuador possui diversas áreas e facilidades para desenvolvimento dos respectivos projetos de pesquisa que seriam suportados pelos alunos do DINTER e seus professores orientadores da Universidade de São Paulo.
A Faculdade de Odontologia tem:
• Clínicas com 120 equipamentos odontológicos de graduação, considerando a odontologia clínica pediátrica e odontologia geral em funcionamento contínuo das 9 às 18h.
• 19 equipamentos odontológicos na clínica de pós-graduação em instalações específicas e 19 equipos destinados à pós-graduação nas principais instalações da Faculdade, equipada com Rx e laboratório de prótese dentária.
• laboratório ou simuladores pré-clínicos para até 22 equipes
• centro de imagens com equipamentos de raios-X digital, uma equipe de equipamento de raios-X para radiografias panorâmicas e laterais convencionais
• Centro cirúrgico totalmente equipado para executar cirurgias de alta complexidade
• clínica de cirurgia com capacidade para 12 unidades dentárias em funcionamento das 9 às 17h.
• manipulação de materiais de laboratório dental e áreas auxiliares para a gestão de laboratório de prótese dentária
• laboratório de histologia, com 21 microscópios ópticos comuns
• laboratório de microbiologia com capela, fogão, autoclave, geladeiras, materiais de vidro de laboratório
• laboratório de patologia com 20 microscópios ópticos comus e um microscópio estereoscópico
• sala de dissecação ou anfiteatro que tem instalações para a preparação e manipulação de cadáveres para práticas de reconhecimento
• armazenamento osso-teca e registro de ossos humanos devidamente preparados.
• 10 salas de aulas para ministrar cursos de pós-graduação e 3 salas de aulas especiais com todos os equipamentos disponiveis com acesso a internet.
• biblioteca de livros impressos e biblioteca digital, inscritos na base de dados EBSCO. A UCE dispõe de uma coleção bibliográfica de 266.284 exemplares distribuídos em 35 bibliotecas.
Recursos de Informática
A instituição conta com 7 (sete) computadores para o ensino de Pós-Graduação, 10 (dez) computadores para funções relacionadas à levantamentos bibliográficos e 2 (duas) impressoras, garantindo acesso e utilização do Portal de Periódicos da CAPES. Todo o serviço conta com acesso à rede sem fio, o que permite que os alunos usem seus próprios computadores.