Dados do Programa
Número da Proposta:
9/2019
Período de Vigência:
03/06/2019
a
04/06/2019
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
10
Data de Fim Previsto:
15/07/2019
Local de Execução do Projeto:
Campos dos Goytacazes - RJ
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
Objetivos
O curso de doutorado do PPCTE tem como objetivo a formação de pesquisadores em Ensino de Ciências, Tecnologia e Engenharias que possam atuar como pesquisadores e criadores de processos de inovação das práticas educacionais nessa área. O curso busca ainda:
a) Formar recursos humanos qualificados a:
- Buscar novos conhecimentos nas áreas de sua formação
- Formular e executar projetos de pesquisa e desenvolvimento
- Qualificar recursos humanos para as atividades de ensino e pesquisa
- Permitir a intervenção no entorno social e econômico
b. Oferecer a pesquisadores, docentes e profissionais formação avançada nas áreas de Ciência, tecnologia e Educação, em geral, e especialmente nas linhas específicas de trabalho.
c. Definir, propor, elaborar e executar projetos de pesquisa e/ou desenvolvimento dentro de suas áreas de concentração, no ambiente local, nacional ou internacional.
d. Contribuir para o aprimoramento do corpo docente do IFF e contribuir para a melhoria dos conhecimentos aplicados em benefício da sociedade.
e. Estabelecer relações de mútua colaboração no dsenvolvimento, produção e difusão de conhecimento nas áreas de atuação do programa, visando impactos sociais, econômicos e de inovação.
O curso tem como objetivo a formação de pesquisadores na área de Ensino, especificamente em Ensino de Ciências, Tecnologias e Engenharias a partir de temáticas interdisciplinares considerando as demandas atuais do ensino e da educação.
A área de Ensino vem acenando ao longo dos últimos anos para a superação de um currículo no qual os conteúdos ainda permaneçam divididos em disciplinas incomunicáveis. Essa demanda esbarra não só na produção de conteúdos interdisciplinares como na inexistência de experiências significativas que sirvam como exemplos. Um programa de pós-graduação que vise trabalhar as ciências, a tecnologia e as engenharias a partir de um olhar interdisciplinar deve poder realizar pesquisas sistemáticas sobre a viabilidade dessas experiências a partir de práxis efetiva.
O curso possui quatro grandes linhas de pesquisa que já possuem tradição entre os professores que formam o corpo docente do programa. Ao longo dos últimos anos esses professores vêm desenvolvendo projetos de pesquisa e tem orientado teses e dissertações (acadêmicas e profissionais) sobre temáticas ligadas aos estudos de História e Filosofia da Ciência e Tecnologia, aos Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), as Novas Abordagens em Educação e Tecnologia e a Formação de Professores para essas áreas/atividades.
Apesar da divisão nessas linhas não se pretende que elas sejam vistas como campos independentes. Esses diversos pontos de contato poderão ser explorados nos projetos desenvolvidos pelos alunos.
Dessa forma, o profissional formado por esse curso deverá ter a capacidade de desenvolver propostas de construção de novos saberes a partir de experiências diferenciadas, buscando superar a forma de organização atual do currículo.
Critérios e Sistemática de Seleção do Alunos
O PPCTE oferecerá , de forma intensiva, as 3 disciplinas obrigatórias (Estudos CTS, Alvaro Chrispino; Evolução do Pensamento Científico, Andreia Guerra e Ciência, Tecnologia e Pensamento Contemporâneo, Marco Braga) aos interessados até um número máximo de 30 candidatos. Após isso, será realizado processo seletivo (prova e títulos) para o preenchimento de até 10 vagas para o curso de doutorado em tela.
Aqueles candidatos que cumprirem todos as etapas das disciplinas e não forem selecionados, poderão solicitar uma declaração de Aluno Ouvinte, conforme regra própria da DIPPG/CEFET/RJ, facultando a utilização dos créditos em eventual curso no futuro ou mesmo em ingresso por processo seletivo anual do PPCTE, respeitado o tempo de validade estabelecido para esta rotina acadêmica.
Os interessados em compor a turma para as disciplinas obrigatórias que antecedem o processo seletivo deverão:
• Possuir curso superior completo reconhecido pelo MEC nos termos da legislação vigente.
• Possuir diploma de mestrado obtido em curso regularmente reconhecido pela CAPES, com avaliação quadrienal igual ou superior a 3.
o Os diplomas expedidos por instituições estrangeiras deverão ser reconhecidos na forma da Lei.
A avaliação, matricula, vida escolar, critérios de progressão e aprovação final, inclusive a publicação obrigatória de trabalho acadêmico em periódico de referência na àrea de Ensino, dos alunos do curso de doutorado do DINTER serão aquelas estabelecidas nas regras gerais de estabelecidas nas Normas do Doutorado do PPCTE e nos Editais de Doutorado, no que couber, considerando as especificidades do presente projeto
No que concerne a estrutura do DINTER, ela se aproxima o máximo possivel da estrutura acadêmica do doutorado do PPCTE, que estabelece que o aluno do Doutorado do PPCTE deverá integralizar um número igual ou superior a 48 (quarenta e oito) créditos, assim distribuídos:
I. 15 (quinze) créditos em Disciplinas Eletivas Gerais (DEG), aproveitados do Curso de Mestrado realizado pelo aluno;
II. 09 (nove) créditos em Disciplinas do Núcleo Obrigatório (DNO), já obtidos na etapa preparatória;
III. 09 (nove) créditos, no mínimo, em Disciplinas Específicas de Doutorado (DED).
IV. de 06 (seis) a 12 (doze) créditos de Desenvolvimento de Projeto Pesquisa (DPP)
V. 03 (três) créditos em Seminários de Pesquisa para Tese de Doutorado (STD)
VI. Zero créditos de Pesquisa de Tese de Doutorado
O Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa (DPP) totalizará de 06 (seis) a 12 (doze) créditos divididos em até 4 disciplinas trimestrais de 3 créditos cada, cursadas após o cumprimento dos 9 créditos do Núcleo Obrigatório (DNO), dos 15 créditos das Eletivas Gerais (DEG) e de, no mínimo, 9 créditos das Específicas de Doutorado (DED).
O doutorando cursará Seminários de Pesquisa para Tese de Doutorado (STD), quando realizará o Exame de Qualificação (EQ), ao completar 45 (quarenta e cinco) créditos e tendo cursado as disciplinas do Núcleo Obrigatório (DNO), as Eletivas Gerais (DEG), as Específicas de Doutorado (DED) e as de Desenvolvimento de Projeto Pesquisa (DPP). Caberá aos orientadores acompanhar junto a cada aluno este desenvolvimento. Durante estas disciplinas ocorrerá o Exame de Qualificação (EQ).
Aprovado no Exame de Qualificação (EQ), o doutorando deve matricular-se em Pesquisa de Tese de Doutorado até, inclusive, a data de sua defesa.
As disciplinas Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa (DPP) são de responsabilidade do orientador da tese de doutorado e seguirão rotina a ser definada por cada orientador juntamente com o orientando. O mesmo ocorre quando a Disciplina Específica de Doutorado (DED) for oferecida por orientadores.
Os ingressantes devem explicitar que conhecem e concordam com a Normas do Doutorado acadêmico do PPCTE, no que couber frente às singularidades deste projeto.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios
O fato de já existir desde 2003 um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática na instituição faz com que o novo mestrado acadêmico possa dispor de uma infra-estrutura já estabelecida para o desenvolvimento das atividades de pesquisa e ensino.O programa conta com um conjunto de laboratórios próprios construídos e equipados com o propósito de atender as necessidades da pesquisa. Os laboratórios de pesquisa do PPCTE são os seguintes:
LABORATÓRIO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA - Produção e Armazenamento de materiais didáticos no campo da história da ciência e da educação. Conta com equipamentos de vídeo e captação de imagens via internet. Possui um acervo de vídeos didáticos..
LABORATÓRIO DE DIFUSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - Produção e desenvolvimento de materiais didáticos interdisciplinares para a educação formal e para divulgação científica (informal). Possui uma ilha de edição de imagens equipada com um computador Dell XPS 680, multifuncional color para produção de materiais didáticos experimentais e notebooks. O laboratório possui ainda equipamentos experimentais didáticos históricos recolhidos do acervo do CEFET-RJ utilizado na primeira metade do século XX. Conta com financiamento da FAPERJ, CNPQ e FINEP (PROMOVE) para compra de equipamentos ao longo de 2008 e 2009.
LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM - Criação e desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem com ênfase no trabalho experimental. Utiliza-se dos também laboratórios didáticos de Física, Química e Biologia do CEFET-RJ para a implementação de experiências didáticas. Conta com financiamento FINEP (PROMOVE).
LABORATÓRIO DE SOFTWARES EDUCATIVOS - Laboratório de produção e desenvolvimento de softwares para o ensino de ciências e matemática. Conta com 20 computadores dedicados ao desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem ligadas ao programa equipados com MAPLE 12 e desenvolve simulações didáticas em softwares livres.
NAPEF (Núcleo de Atividades e Pesquisa em Ensino de Física) – Sediado na cidade de Petrópolis e a uma distância de 70 Km do Rio de Janeiro, este núcleo avançado do programa visa desenvolver investigações no campo do ensino de ciências, em especial do ensino de Física, na região serrana do Rio de Janeiro.
Para 2017 iniciou-se instalação de laboratório de Tecnologia e Educação no campi de Nova Friburgo (140Km), que funcionará também como nucleo avançado do PPCTE.
Pretende-se no futuro instalar outro núcleo no campi de Nova Iguaçu (40Km)
Recursos de informática
O programa conta com uma sala de estudos de alunos com 10 estações de trabalho interligadas à internet e uma impressora laser conectada em rede. Todas as estações permitem acesso ao Portal de Periódicos da CAPES.
Os programas de pós-graduação do CEFET/RJ contam com uma sala para teleconferência que permite a realização de reuniões entre a sede, no bairro do Maracanã, e as unidades descentralizadas. Esta sala possibilita o trabalho em conjunto tanto dos programas como dos grupos de pesquisa que contam com núcleos avançados nas unidades.
Biblioteca
A Biblioteca Central do CEFET/RJ conta com um acervo de aproximadamente 11.200 diferentes títulos de livros (corresponde a cerca de 28.600 volumes) e 282 títulos de periódicos (cerca de 3.200 exemplares). Possui, também, um Setor de Multimídia, equipado com salas de Áudio e Vídeo.
Além da sala de leitura existem espaços dedicados a reuniões de grupos de investigação.
O acervo das linhas que compõem o PPCTE é também mantido por meio de Editais Universais do CNPQ (2010, 2011, 2012, 2013 e 2016, 2017) que prevê recursos para aquisição de livros de referência na Área, tendo recebido substancial auxílio por meio de financiamento da FAPERJ, em 2010, quando foram adquiridos 250 títulos, totalizando 500 exemplares (2 volumes de cada), visando a atualização da bibliografia das linhas de pesquisa da Pós-graduação.
O acesso a periódicos se dá pelo portal de periódicos da CAPES que pode ser acessado de qualquer computador da instituição conectado à internet.
Cronograma de Atividades:
O projeto tinha previsão de início em junho de 2019 e término em fevereiro de 2023. Entretanto, os recentes cortes orçamentário nas instituições federais de ensino impediram o financiamento do projeto, não sendo possível executá-lo por falta de verbas, havendo sido, então, sua suspensão comunicada ao PPCTE pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal Fluminense, em 15/07/2019.
Instituição Promotora
Coordenador:
ALVARO CHRISPINO
Instituição de Ensino:
31022014 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECN. CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)
Município-UF:
Rio de Janeiro -
RJ
Telefone(s):
(213) 7700-557 (21) 37700890 (21) 25663179 (21) 22040978 (21) 2204 0978 (21) 2568 8890 (21) 25694495 (21) 25694479 (21) 25663179 (21) 25663179 (21) 25663179 (21) 25694495 (21) 25694495 (21) 25688890 (21) 25694479 (21) 25663022 (21) 25694495 (25) 688890 (21) 25663179 (21) 25688890 (21) 22040978 (21) 25688890 (21) 37700890 (21) 25663179 (21) 991807253
E-mail Institucional do Programa:
dippg@cefet-rj.br
Instituição(ões) Receptora(s)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE
Coordenador:
ANDRE FERNANDO UEBE MANSUR
Logradouro:
Rua Coronel Walter Kramer 357
Bairro:
Parque Santo Antônio
Município-UF:
Campos dos Goytacazes -
RJ
Telefone(s):
(213) 7700-557 (21) 37700890 (21) 25663179 (21) 22040978 (21) 2204 0978 (21) 2568 8890 (21) 25694495 (21) 25694479 (21) 25663179 (21) 25663179 (21) 25663179 (21) 25694495 (21) 25694495 (21) 25688890 (21) 25694479 (21) 25663022 (21) 25694495 (25) 688890 (21) 25663179 (21) 25688890 (21) 22040978 (21) 25688890 (21) 37700890 (21) 25663179 (21) 991807253
E-mail Institucional do Programa:
propei@iff.edu.br
Documentos