Plano Acadêmico:
A concretização do processo de nucleação/solidarização, por meio da realização de oferta de um curso Minter, em parceria com a Faculdade Unica, em Ipatinga, Minas Gerais, concretiza a Ação 1.3.5 “Efetivar a oferta de programas Minter e/ou Dinter a partir de demandas específicas” do Plano Estratégico do PPGDR/UNIJUÍ. Esta meta/ação, por sua vez, vem ao encontro de um dos quesitos da Ficha de Avaliação da área PLURD: “Participação em projetos de cooperação entre programas, voltados para a inovação na pesquisa ou para o desenvolvimento da pós-graduação em regiões ou sub-regiões geográficas com menor participação da área. Promoção e participação de docentes do PPG em Projetos de Cooperação entre Instituições (Procad, Minter e Dinter)” na dimensão “Internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do programa”. As negociações iniciaram em 28 de fevereiro de 2020, a partir da manifestação de interesse da Faculdade ÚNICA em construir uma parceria visando qualificar principalmente docentes da Faculdade ou de Unidades do Grupo ProMinas ao qual se vincula a ÚNICA. O Conselho Universitário da UNIJUÍ aprovou a parceria em maio de 2020 e o Contrato entre a UNIJUÍ e a ÚNICA foi assinado em 13 de julho de 2021. Inicialmente previsto para oferta de 30 vagas, o Edital do Processo Seletivo foi publicado em 2 de setembro de 2020, com período de inscrições entre 14 de setembro a 6 de novembro de 2020. O processo seletivo composto de três etapas: Currículo Lattes documentado (peso 4,0), Memorial Descritivo-reflexivo (peso 4.0) e Entrevista (peso 2,0). As entrevistas seriam realizadas em 20 e 21 de novembro, as matrículas seriam realizadas de 25/11 a 2/12 e as aulas iniciariam em 4 de dezembro de 2020. O recrudescimento da Pandemia Covid-19 dificultou este cronograma, sendo necessárias duas prorrogações nas inscrições, primeiro até 10 de dezembro e novamente para 29 de janeiro de 2021. Afinal, as entrevistas foram realizadas em 5 e 6 de fevereiro de 2021. O período de matrículas foi ampliado e a aula inaugural ocorreu efetivamente em 12 de março de 2021, no formato online, tendo em vista a nova onda Covid-19.
Assim, mesmo tendo iniciado em 2020 com o processo de seleção e com a previsão de início das aulas ainda em dezembro, a pandemia acabou impactando as metas inicialmente definidas e o curso, efetivamente, só iniciou em 2021.
Ainda assim, descreve-se aqui rapidamente a Plano Acadêmico planejado.
OBJETIVOS
1– Promover ações de qualificação de docentes para atuar no ensino de graduação e pós-graduação lato-sensu, prepará-los para a pesquisa acadêmica e para a continuidade de estudo e pesquisa no âmbito de doutorado.
2– Promover a formação de mestres em desenvolvimento regional, contribuindo para o desenvolvimento da região de abrangência da instituição receptora, por meio de pesquisas com impactos nas comunidades, organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
METAS:
– Formação qualificada de 14 mestres;
– Desenvolvimento da pesquisa científica considerando a realidade regional, nacional e internacional, de acordo com as linhas de pesquisa do PPGDR;
– Publicação de ao menos um artigo científico/mestrando, como resultado das dissertações.
– Participação dos estudantes da receptora em eventos científicos realizados na Instituição promotora e em outras IES.
CRITÉRIOS E SISTEMÁTICA DE SELEÇÃO DOS ESTUDANTES:
Os critérios para a seleção dos estudantes para o curso foram publicados pelos Editais PPGDR nº 20/2020, 21/2020, 22/2020, 29/2020 e 30/2020, que ficaram disponíveis no portal do PPGDR e no portal da Faculdade ÚNICA, entre setembro e janeiro/21.
O processo seletivo envolve três etapas: Currículo Lattes documentado (peso 4,0), Memorial Descritivo-reflexivo (peso 4.0) e Entrevista (peso 2,0).
A Banca Examinadora avalia a documentação comprobatória das atividades registradas no Currículo, conferindo a pontuação atribuída de acordo com as Tabelas 1 e 2 do Anexo aos Editais. Somente são avaliadas as atividades e produções registradas no Currículo Lattes e na coluna pontuação atingida da Tabela 1 do Anexo 1, devidamente comprovadas mediante cópia digitalizada anexada no processo de inscrição.
O Memorial Descritivo-Reflexivo é composto por duas partes: a) pelo relato da formação acadêmica e atuação profissional do candidato; b) apresentação da proposta de pesquisa.
Parte I: Texto de auto apresentação do candidato, relatando e destacando atividades relevantes de sua formação, atuação profissional e perspectiva de futuro que justifique a escolha do MINTER FUNIP/UNIJUÍ;
Parte II: Breve descrição reflexiva da proposta preliminar de pesquisa para a elaboração da Dissertação, contendo: a) Título preliminar do Projeto de Pesquisa; b) Apresentação do tema, contextualização e delimitação da problemática; c) Justificativa – relevância teórica e prática do tema; d) Objetivo geral preliminar; e) Elementos relacionados ao método de estudo: como pretende realizar a pesquisa; f) Bibliografia preliminar: indicar entre 3 e 5 textos (artigos ou livros) essenciais para o estudo do tema.
Entrevista: Esta etapa terá caráter classificatório, sendo eliminado o candidato que não comparecer à mesma. A entrevista consistirá na arguição do candidato pela banca examinadora, que terá como base o Memorial Descritivo-reflexivo do candidato, a aderência às Linhas de Pesquisa do Programa e a dedicação ao curso. As entrevistas foram realizadas pela Comissão Examinadora aprovada pelo Colegiado do PPGDR, composta pelo Coordenador do PPGDR, os Coordenadores das duas Linhas de Pesquisa e a Coordenadora do Minter pela Instituição Receptora.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
INFRAESTRUTURA DISPONÍVEL
Há uma preocupação da Faculdade Única com a organização de seus espaços físicos, ou seja, com as instalações físicas existentes e suas condições (dimensão, iluminação, mobiliário, limpeza, ambientação climática e ruídos) com os equipamentos e serviços, como limpeza e organização, segurança patrimonial e atendimentos setoriais (Secretaria, Biblioteca, Laboratório de Informática, Laboratório Específico, entre outros), de modo a propiciar melhores condições para o desenvolvimento institucional, de atividades de ensino de graduação e pós-graduação, conforme consignado neste Plano de Desenvolvimento Institucional.
Instalações Administrativas
As instalações administrativas da FACULDADE ÚNICA estão planejadas e organizadas para atender as necessidades institucionais, em relação a:
Registro acadêmico, realizado pela Secretaria Acadêmica;
Controle Financeiro, realizado pela Gerência Financeira;
Controle de Patrimônio, realizado pela Gerência Administrativa;
Controle de Manutenção, Expansão, Limpeza e Conservação, realizado pela Gerência Administrativa;
Processos de ensino aprendizagem, realizada pela coordenação de cursos;
Processos acadêmicos realizados pela diretoria acadêmica;
Processos administrativos realizados pela diretoria executiva;
Gestão do Programa de Formação Continuada realizada pela Coordenação de Pós- Graduação;
Gestão do Núcleo de Estágio pela Coordenação de imagem institucional pela gerência de comunicação;
Administração dos Recursos Tecnológicos realizada pela gerência de informática;
Gestão do Núcleo de Educação a Distância, realizada pela coordenação de EAD;
Gestão do Acervo Acadêmico realizada pelo/a bibliotecário/a.
Acessibilidade
As instalações administrativas da FACULDADE ÚNICA possibilitam e dão condições de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida (Lei 13.146/2015 – art. 3º, inciso I), com:
Espaços com piso direcional tátil;
Identificação dos espaços físicos em braille;
Mapa tátil.
Recursos Tecnológicos
São recursos tecnológicos disponíveis nas instalações administrativas para desenvolvimento das atribuições dos profissionais da área administrativa e de gestão:
Computadores;
Internet banda larga, megafull, com funcionamento ininterrupto;
Impressora;
Telefones fixos e Celulares com acesso a mídias sociais;
Softwares e sistemas digitais;
Ponto digital.
Salas de Aula
As salas de aula atendem as necessidades institucionais, considerando:
Adequação às atividades;
Acessibilidade e atendimento prioritário;
Plano de avaliação periódica dos espaços e de gerenciamento da manutenção patrimonial;
Proposição de recursos tecnológicos, como: lousa branca, data show, microsystem e TV.
Auditório(s)
A FACULDADE ÚNICA disponibiliza um espaço de conferência para atendimento as necessidades dos cursos com:
Acessibilidade;
Conforto;
Isolamento e a qualidade acústica;
Recursos tecnológicos de multimídia;
Disponibilidade de conexão à internet e de equipamentos para videoconferência.
Salas de Professores
As salas de professores atendem as necessidades institucionais, considerando:
Adequação às atividades de estudo, lazer, guarda de materiais;
Acessibilidade;
Plano de avaliação periódica do espaço e de gerenciamento da manutenção patrimonial;
Proposição de recursos tecnológicos, como: TV, computadores, internet banda larga com conexão ininterrupta.
Espaços para Atendimento aos Discentes
Os espaços para atendimento aos discentes atendem às necessidades institucionais, considerando:
Adequação às atividades de solicitação, prestação de informações, encaminhamento de requerimentos;
Acessibilidade e utilização do atendimento prioritário;
Plano de avaliação periódica dos espaços e de gerenciamento da manutenção patrimonial;
Possibilidade de implementação de variadas formas de atendimento.
Espaços de Convivência e de Alimentação
Os espaços de convivência e de alimentação atendem às necessidades institucionais, considerando:
Adequação às atividades de convivência com espaços livres, culturais e de lazer;
Acessibilidade com eliminação de barreiras arquitetônicas;
Plano de avaliação periódica dos espaços;
Dimensão necessária para integração entre os membros da comunidade acadêmica;
Oferta de serviços variados de alimentação.
Laboratórios, Ambientes e Cenários para Práticas Didáticas
Os Laboratórios, Ambientes e Cenários para Práticas Didáticas são montados de forma a atender as áreas do conhecimento dos cursos oferecidos e muitos permitem uma integração entre essas áreas.
Os cursos oferecem laboratórios básicos e especializados que se destinam à realização das atividades práticas necessárias ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à formação do profissional conforme Diretrizes Curriculares Nacionais e o perfil por elas determinadas.
A necessidade de utilização dos referidos Laboratórios é contemplada nos respectivos Projetos Pedagógicos dos cursos para proporcionar a devida formação integral que o aluno necessita, especialmente porque as práticas desenvolvidas nos Laboratórios mostram ao aluno uma parcela da experiência real. A descrição dos Laboratórios instalados na Faculdade está disponibilizada nos quadros abaixo por área de conhecimento, área física disponível, equipamentos instalados e área de atendimento.
Os laboratórios específicos dispõem de:
Acessibilidade;
Normas de Segurança;
Plano de Avaliação Periódica e Gerenciamento da Manutenção Patrimonial;
Recursos Tecnológicos.
Gabinete da Comissão Própria de Avaliação – CPA
A Comissão Própria de Avaliação – CPA dispõe, para desenvolvimento das suas finalidades, da seguinte infraestrutura física e tecnológica:
Sala mobiliada com armário, mesa de escritório com cadeiras e arquivo; equipada com ar condicionado, computadores e impressora;
Sala de reuniões mobiliada com mesa e cadeiras e equipada com bebedouro, computador e ar condicionado;
Sala de Conferência mobiliada com carteiras, mesa e cadeiras; equipada com ar condicionado, data show e microfone.
Instalações Sanitárias
As instalações sanitárias atendem as necessidades institucionais, considerando:
Adequação às suas finalidades, às condições de limpeza e segurança;
Acessibilidade;
Plano de avaliação periódica e gerenciamento da manutenção patrimonial;
Existência de banheiros familiares e fraldários.
Salas de Apoio de Informática
A sala de apoio de informática ou estrutura equivalente atende às necessidades institucionais, levando-se em consideração:
Equipamentos;
Normas de segurança;
Espaço físico;
Acesso à internet;
Atualização de softwares;
Acessibilidade (incluindo recursos tecnológicos transformadores);
Serviços oferecidos de suporte;
Condições ergonômicas;
Oferta de recursos de informática.
INFRAESTRUTURA ACADÊMICA
Infraestrutura Tecnológica
A FACULDADE ÚNICA possui atualmente 01 (hum) laboratório de Informática que atende aos cursos de graduação. O Laboratório de Informática está equipado com trinta estações de trabalho, em modo multiterminal, atendendo, portanto, até sessenta alunos. Estes micros estão conectados entre si por meio de equipamentos modernos que permitem uma comunicação rápida e eficiente com a rede acadêmica e Internet.
A Faculdade oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver pesquisas, trabalhos e outras atividades relacionados à vida acadêmica. Os laboratórios estão disponíveis durante toda a semana nos horários da tarde e noite (durante o intervalo das aulas e antes do início das mesmas).
Laboratório de Informática
O Laboratório de Informática, além de propiciar ambiente para aprendizagem das ferramentas computacionais propriamente ditas, funciona como sala de aula informatizada, na qual alunos e professores desenvolvem atividades acadêmicas relacionadas aos diversos conteúdos, apoiados por softwares de gerenciamento, recursos de multimídia e acesso pleno e ininterrupto à Internet. Além disso, cada curso, em seu Projeto Pedagógico, define os softwares específicos a serem utilizados no desenvolvimento das atividades acadêmicas do mesmo.
Manutenção dos Equipamentos
Todos os equipamentos passam por processo de upgrade de, no mínimo 06 (seis) e no máximo 12 (doze) meses. Para manutenção dos equipamentos do Laboratório são utilizados os termos de garantia, no período em que estiver em vigor, sendo feito, em seguida, manutenção constante por profissional qualificado.
Utilização e Funcionamento
O Laboratório de Informática é um ambiente aberto a alunos, professores e funcionários técnico-administrativos, podendo ser utilizado para as seguintes práticas, entre outras:
Realização de aulas e trabalhos acadêmicos;
Realização de trabalhos institucionais;
Promoção de cursos de informática (treinamentos);
Ações de extensão social; e
Pesquisa na Internet.
Com o objetivo permanente de incluir o uso dos recursos de tecnologia da informação na rotina de trabalho de professores e alunos, a Faculdade utiliza o laboratório, juntamente com os demais recursos tecnológicos existentes, permitindo:
Capacitar instrumentalmente os professores em:
a) Introdução ao uso do computador;
b) Processamento de textos;
c) Produção de aulas multimídia; e
d) Utilização do computador como ferramenta de ensino.
Apoiar as atividades de ensino:
e) Suporte à produção de: aulas multimídia e atividades com uso da Internet.
Apoiar a aprendizagem acadêmica:
f) Desenvolvimento de projetos com softwares de produtividade; e
g) Atividades com Internet.
Equipamentos de Informática
Os equipamentos de informática encontram-se à disposição da comunidade acadêmica considerando a demanda percebida dos cursos nos seus respectivos Projetos Pedagógicos.
Entre os recursos disponíveis no laboratório de Informática estão: estações de trabalho com acesso gratuito à Internet; Sistema Operacional Windows; Ambientes de desenvolvimento; Ferramentas CASE; Sistema de Pessoal da Mastermaq. A Faculdade conta, ainda, com Microsoft Agreement Campus e o MSDNaa – Microsoft Developer Network Academic Alliance, que proporciona aos alunos acesso a todos os softwares de uso geral e desenvolvimento na plataforma Windows.
Os computadores do Laboratório de Informática estão ligados por meio de uma rede Windows Sever, possuindo o seu próprio servidor que contém arquivos e antivírus com a configuração: Microsoft Security Essentials. A Faculdade possui um link com a Internet atualmente com a velocidade de 20 MB, com o intuito de utilizar esta tecnologia como recurso para alunos e professores e aprimorar o processo pedagógico da Instituição. Entre os equipamentos que desempenham a função de servidores existe o firewall, que exerce a tarefa de assegurar que nenhum computador externo à Faculdade, ou do Laboratório, acesse os computadores das áreas administrativas.
Os servidores administrativo e acadêmico estão localizados no Setor de Tecnologia da Informação (TI) e estão interligados aos computadores dos demais setores por meio da rede local especificada acima.
A aquisição de novos equipamentos é feita a partir do pedido do responsável de cada setor institucional, mediante a aprovação do Diretor Executivo da Faculdade, que deve levar em consideração a necessidade de aquisição do produto e o fato de que o processamento eletrônico das informações é de vital importância para realização de trabalhos, não podendo faltar equipamento para esse fim desde que comprovada a necessidade do mesmo.
O pedido de aquisição de novos recursos para o Laboratório, também pode ser efetuada pelos professores, que devem justificar a utilidade do referido equipamento para sua(s) disciplina(s). O responsável pelo Laboratório anexa um parecer ao pedido e o remete ao Diretor Executivo e o avalia, após ouvido o Coordenador de Curso, e, uma vez aprovado, o encaminha ao setor de compras. Além disso, a previsão é de que seja montado um novo Laboratório de acordo
com a quantidade de alunos matriculados nos cursos existentes e em cursos que sejam criados neste período.
Sistemática Atual
Para otimizar o ambiente tecnológico com os recursos atualmente disponíveis são observados alguns procedimentos:
II. O microcomputador é uma ferramenta de trabalho utilizada para facilitar o manuseio das informações;
III. Cada setor deve ter definido seu hardware, software e treinamento de acordo com suas necessidades;
IV. Os usuários devem estar preparados para trabalhar com os equipamentos e os programas; e
V. Os dados devem estar à disposição em qualquer setor onde a informação se torne necessária.
Os equipamentos passam por constantes manutenções preventivas, que vão desde o âmbito de sistemas como, também, de caráter físico. São mantidos softwares de antivírus, atualizados diariamente, proporcionando segurança para o sistema operacional. Todas as máquinas possuem ferramentas para edição de texto e planilhas eletrônicas, e aplicativos para auxílio nas aulas dos professores.
Recursos Tecnológicos e de Audiovisual
São recursos tecnológicos que auxiliam no processo ensino aprendizagem:
I. Datashow;
II. TVs;
III. Computadores;
IV. Internet.
Para utilização dos recursos tecnológicos e audiovisuais são considerados:
I. Capacidade e a estabilidade da energia elétrica;
II. Rede lógica;
III. Nível de serviço a ser oferecido;
IV. Segurança da informação.
Biblioteca
A Biblioteca ocupa um espaço físico de, aproximadamente, 300 m2 (trezentos metros quadrados) e oferece um acervo adequado às necessidades dos cursos oferecidos, composto por aproximadamente 15.000 (quinze mil) materiais disponíveis em diversos formatos e está acessível aos alunos, professores e funcionários. Inclui-se também a prestação de serviços de atendimento aos usuários, consulta ao acervo, empréstimo local e domiciliar, orientação de pesquisa e levantamento bibliográfico pelos atendentes.
Seus leitores potenciais são os alunos, ex-alunos formados na Instituição, professores e funcionários e os usuários da comunidade local. A Biblioteca possui aproximadamente 1.500 (mil e quinhentos leitores) é automatizada, proporcionando aos seus usuários meios de recuperação da informação desejada, com rapidez e eficiência. Promove a disseminação da informação, para tanto, conta com o sistema MultiAcervo está totalmente informatizada e conectada à Internet.
A Biblioteca tem como objetivo facilitar o ensino, fornecendo o material bibliográfico adequado, tanto para o uso do corpo docente como discente e técnico- administrativo, desenvolvendo assim, o hábito da leitura, capacidade de pesquisa, cultura e entretenimento.
A Biblioteca está em fase contínua de organização de forma a atender as atividades de “meios” (processos de tratamento da informação) e atividades “fins” (atendimento ao usuário). As competências da Biblioteca estão determinadas da seguinte forma:
I. Aquisição do material bibliográfico necessário e adequado, organizá-lo e torná-lo acessível;
II. Propiciar a utilização dos recursos informacionais existentes; e
III. Viabilizar o acesso a outros sistemas e redes de informação.
Acervo
Acervo por Área de Conhecimento
A Biblioteca dispõe de um acervo diversificado entre livros, assinaturas de jornais e assinaturas de periódicos, dentre outros, conforme apresentado abaixo.
Acervo Atual Existente
Acervo atual existente, segundo o tipo de obra
Tipo Total de Títulos Total de Exemplares
Livros 618 2.882
Periódicos (correntes) 18 331
Jornais 03 _
Total 639 3.213
O acervo específico dos cursos é formado pelas bibliografias básicas e complementares estabelecidas juntamente com o ementário dos conteúdos curriculares ofertados conforme descrito nos Projetos Pedagógicos.
Acervo por Área do Conhecimento
Tipo Área de conhecimento Total de Títulos Total de Exemplares
Livros Ciências Exatas e da Terra 38 159
Ciências Sociais Aplicadas 451 2.264
Ciências da Saúde 4 12
Ciências Humanas 75 283
Linguística, Letras e Artes 50 164
Total 618 2.882
Periódicos Ciências Sociais Aplicadas(revistas e
jornais) 18 331
636 3.213
Condições de Acesso ao Material Bibliográfico
O acervo da Biblioteca é aberto e o usuário tem livre acesso às estantes e pode também consultar o material desejado nos locais disponibilizados pela Biblioteca. Para facilidade de localização dos materiais, existe no balcão de atendimento 4 (quatro) terminais de consulta ao acervo, e ainda 2 (duas) (duas) funcionárias, para o esclarecimento de quaisquer dúvidas oportunas.
Plano de Atualização do Acervo
O acervo específico das áreas dos cursos é formado pelas bibliografias básicas e complementares estabelecidas juntamente com o ementário dos componentes curriculares ofertados pelos cursos/pelo curso, conforme descrito nos Projetos Pedagógicos dos cursos. Além destas, o acervo conta com títulos de obras de referência fundamentais para o referencial teórico da área.
O acervo é ampliado e atualizado mediante disponibilização de recurso orçamentário, conforme previsão de investimentos, além de permuta e doações de materiais. Os valores provenientes da cobrança de taxas e emolumentos pela Biblioteca também são utilizados para aquisição e manutenção do acervo.
A política de desenvolvimento e renovação do acervo tem os seguintes objetivos:
I. Permitir o crescimento racional e equilibrado do acervo em todos os campos do conhecimento;
II. Identificar os elementos adequados à formação da coleção;
III. Determinar critérios para duplicação de títulos;
IV. Estabelecer prioridades de aquisição de material;
V. Traçar diretrizes para o descarte de material;
VI. Assegurar a expansão continua e planejada do acervo.
A seleção qualitativa do material adquirido fica a cargo corpo docente e coordenação de cursos. O corpo docente deverá contribuir decisivamente para formação de coleção de boa qualidade, visto que estes são conhecedores da literatura nas suas respectivas áreas e podem assim, selecionar criteriosamente o material a ser adquirido.
Para as bibliografias básicas, são adquiridos 03 (três) títulos para cada disciplina, sendo que o número de exemplares será calculado na média de 01 (um) exemplar para cada 04 (quatro) vagas ofertadas.
Para as bibliografias complementares, são adquiridos 05 (cinco) títulos por disciplina, sendo de acesso irrestrito online e/ou, são adquiridos no mínimo, dois exemplares por obra.
Para os periódicos científicos são adquiridas assinaturas dos periódicos pertinentes às áreas de conhecimento específicas de cada curso da Instituição.
Seleção quantitativa: Livros da bibliografia básica
São adquiridos 03 (três) títulos para bibliografia básica de cada disciplina, sendo que o número de exemplares será calculado como 01 (um) exemplar em média para cada 04 (quatro) vagas ofertadas mais ou menos.
Livros da bibliografia complementar
São adquiridos 05 (cinco) títulos por disciplina. Sendo de acesso irrestrito online e/ou, são adquiridos no mínimo, dois exemplares por obra.
Atualmente é fornecido aos usuários acesso a biblioteca virtual “Minha Biblioteca”, que conta com mais de 10.000 (dez mil) títulos das mais diversas áreas do conhecimento pertinentes as áreas de conhecimento específicas de cada curso da Instituição.
A Minha Biblioteca é um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil – Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva – que oferece às instituições de ensino superior uma plataforma prática e inovadora para acesso digital a um conteúdo técnico e científico de qualidade.
Por meio da Minha Biblioteca, os usuários têm acesso rápido e fácil a milhares de títulos acadêmicos das principais publicações de áreas como direito, ciências sociais aplicadas, saúde, entre outras.
Além da “Minha Biblioteca” os usuários têm também acesso à Biblioteca Virtual da Pearson, com mais de 10.000 (dez mil) títulos virtuais, na íntegra assim como a Biblioteca Saraiva Virtual e a Biblioteca Virtual do Grupo A. Desta forma, considerando as quatro principais bibliotecas virtuais existentes no mercado estão disponíveis mais de 30.000 (trinta mil) títulos aos alunos, professores, técnicos-administrativos e demais usuários da Biblioteca da FACULDADE ÚNICA.
Periódicos Científicos
São ofertados periódicos científicos, pertinentes as áreas de conhecimento específicas de cada curso da Instituição.