Plano Acadêmico:
4.1 Justificativa
Visto que a capacitação de profissionais da área da saúde em geral, e da Fisioterapia em particular, é um dos principais desafios de países cujas expectativa de vida e de aumento da população idosa já é uma realidade, como no caso do Brasil, é imprescindível a oferta de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação para ampliar a formação de pessoal de nível superior e produção técnico- científica da área.
O Maranhão encontra-se inserido na rede dos grandes projetos apresentando uma demanda crescente de qualificação profissional especializada voltada para as áreas de gestão estratégica: de pessoas, empresarial, marketing, logística entre outras. O PIB de São Luís, em 2018, foi de R$ 33,605 bilhões e representou cerca de 34,23% do PIB do Maranhão. A menor contribuição foi de Bacurituba, com R$ 35,152 milhões e participação de 0,04% no PIB do Maranhão em 2018. A UNDB está atrelada aos movimentos mais modernos de ensino, pesquisa e extensão, tendo como população-alvo aquela que se encontra na área de abrangência econômica e educacional da grande São Luís, composta de 12(doze) municípios, com as características marcantes de cada um deles. Em franco crescimento, São Luís, assim como as demais capitais do país possui grandes oportunidades no âmbito social, econômico, cultural e educacional, como também, a realidade da convivência com problemas estruturais pertinentes às metrópoles, tais como desemprego, violência, moradia, educação e saúde. O Estado sofre com a carência de profissionais qualificados que possam atender as demandas crescentes dos grandes empreendimentos a serem implantados, atendendo ao estatuto das cidades que prevê a elaboração de plano diretor para as cidades acima de 20 mil habitantes. Nesse cenário, destaca-se que o curso de Fisioterapia está entre os 10 mais procurados pelos estudantes no Maranhão. Mas, de modo similar à região Sul, no nível de Pós-Graduação Stricto Sensu1 há somente 2 Programas acadêmicos com foco em Ciências da Reabilitação aptos a ofertar essa titulação na região Nordeste (UFR, UFBA) – sendo que nenhum deles no Maranhão.
Curitiba é o maior município do estado, com população estimada em 1.921.369 em 2020, PIB de R$87 bilhões e PIB per capta de R$45.458 em 2018, o município conta com forte atividade no setor de serviços, correspondente a quase 70% do valor adicionado em 2018. Ao seu redor integram-se mais 28 municípios na Região Metropolitana de Curitiba, com uma população de 3.693.817 habitantes (IBGE/2020), tendo obtido crescimento populacional de 14,6% no período de 2010 a 2020. Com PIB de R$ 148,2 bilhões e PIB per capita de R$ 42.309 em 2015, a atividade econômica da RMC cresce mais do que a média dos grandes centros urbanos do país. No presente contexto, é o fato de que o Estado do Paraná possui um número expressivo de instituições de ensino superior (IES), com destaque para a sua vasta rede de instituições estaduais, formadas por instituições localizadas nos principais municípios da região, tais como Londrina, Maringá e Ponta Grossa, entre outros. A capital do Estado do Paraná, por sua vez, abriga diversas instituições federais e privadas de ensino superior. Esse número significativo de IES se reflete no volume de vagas em cursos de graduação na área da saúde, mais especificamente na área de Fisioterapia que, de acordo com informações do Ministério da Educação, possui mais de 50 cursos credenciados. Por outro lado, chama atenção o fato de que, no nível de Pós-Graduação Stricto Sensu2, há somente 5 Programas acadêmicos com foco em Ciências da Reabilitação aptos a ofertar essa titulação na região Sul (UEL, UFCSPA, UFSC, UNOPAR, UFSM) – sendo apenas 2 deles no estado do Paraná (UEL, UNOPAR).
O Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação do Centro Universitário Augusto Motta (PPGCR-UNISUAM) tem oferecido turmas na modalidade de Projetos de Cooperação Institucional (PIC) em níveis mestrado e doutorado desde 2019, em consonância com os seus Planos de Desenvolvimento Institucional PDI 2017-2021 e 2022- 2027. A primeira turma de Mestrado Interinstitucional (Minter) foi realizada com a instituição Faculdade Inspirar, finalizada em Julho/2021. Em 2021, uma nova turma Minter foi realizada com o Centro Universitário Dom Bosco e concluída em Junho/2023. Ambas as turmas obtiveram excelentes resultados, gerando além de novos 20 Mestres em Ciências da Reabilitação (Inspirar/2019) e 10 Mestres (UNDB/2023), vários produtos intelectuais e técnicos com aderência à Área 21. Em consonância com os Planos de Desenvolvimento Institucional da Faculdade Inspirar 2021-2025 e da UNDB 2023-2027 – que incluem metas dinamizar a iniciação científica e pesquisa, ampliação de cursos de pós-graduação, e estabelecer parcerias com iniciativas nacionais – a proposta de uma turma PCI-Minter justifica-se pela necessidade de formação docente qualificada para atuação no nível superior, conjugada à produção de conhecimento científico na área de Ciências da Reabilitação, e pelo desenvolvimento científico-tecnológico das regiões Nordeste e Sul.
Devido à experiência obtida com as duas turmas com IES promotoras individualmente, e a alta demanda para oferta de turmas nessa modalidade nas regiões Sul e Nordeste, a UNISUAM adotará para a próxima turma um arranjo com as 2 IES promotoras, visando auxiliar na formação de mestres em outras cidades, obtendo maior abrangência do PPGCR-UNISUAM. Ressalta-se ainda que, visto que não é possível ao nosso Programa a manutenção de 2 diferentes turmas simultâneas, uma forma de atender à demanda é realizar este arranjo com 2 diferentes instituições. Nesse sentido, a parceria do Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM com as duas IES, UNDB-INSPIRAR, visando a implantação dos cursos de Mestrado Interinstitucional (MINTER), se justifica por atender à uma demanda reprimida tanto de qualificação de profissionais da saúde em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu quanto pelo desenvolvimento de pesquisa científica na área de reabilitação.
4.2 Objetivos
O objetivo geral deste projeto é, assegurando a qualidade requerida a um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, formar Mestres em Ciências da Reabilitação fora dos grandes centros de ensino e pesquisa do país. Essa formação de mestres junto às instituições receptoras, por sua vez, facilitará o alcance de diversos objetivos específicos:
Das receptoras
- Capacitar profissionais para atuar nos diferentes níveis de ensino superior (graduação e pós- graduação);
- Fortalecer os grupos de ensino e pesquisa já́ existentes;
- Estabelecer condições concretas para a criação de novos cursos de pós-graduação;
- Investigar temas de pesquisas que respondam a necessidades regionais de saúde pública com aderência às Ciências da Reabilitação;
- Fomentar novas vocações para pesquisa, mediante o intercâmbio estabelecido entre as IES promotora e receptora;
- Estabelecer parcerias duradouras entre programas de pós-graduação ou grupos de ensino e pesquisa em diferentes estágios de desenvolvimento e regiões do país, visando à disseminação da competência nacional em ciência e tecnologia.
Da promotora
- Formar recursos humanos na área das Ciências da Reabilitação, em especial no ensino superior, em regiões do país com ampla demanda por cursos de Mestrado;
- Promover o desenvolvimento de pesquisas para a solução de problemas de saúde pública regionais com construção do conhecimento na área de Ciências da Reabilitação;
- Propor projetos de pesquisas que deem sustentação às temáticas que constituem as linhas de pesquisa de ambas as instituições;
- Favorecer a construção da competência em Ciências da Reabilitação nas suas dimensões fundamentais: o ensino, a pesquisa e a extensão;
- Favorecer o trânsito dos estudantes em busca de uma formação mais abrangente e transdisciplinar;
- Contribuir com a redução das assimetrias territoriais no âmbito da formação de mestres no país, em particular nas regiões Nordeste/Sul;
- Consolidar a vocação nacional do PPGCR-UNISUAM no sistema nacional de Pós- graduação, melhorando sua qualificação no Sistema de Avaliação CAPES.
4.3 Metas
- Qualificação de pessoal de nível superior com titulação em nível Mestrado;
- Desenvolvimento da pesquisa científica áreas estratégicas de Ciências da Reabilitação em âmbito regional e nacional;
- Articulação entre ensino, pesquisa e extensão, a fim de qualificar a formação socioprofissional oferecida pela instituição receptora.
4.4 Critérios e sistemática de seleção dos alunos
Os interessados em ingressar no curso de Mestrado Acadêmico serão submetidos ao processo seletivo de acordo com as normas regimentais do PPGCR, publicadas por meio de Edital próprio e único para o atual projeto a ser disponibilizado no site institucional de cada IES receptora, elaborado e aprovado pelo Colegiado do PPGCR. Uma Comissão de Seleção, aprovada pelo Colegiado do PPGCR, será constituída para presidir o processo seletivo. Cumpre destacar que os discentes do curso do Mestrado do Minter estarão sujeitos ao mesmo regulamento dos discentes da turma regular da IES promotora.
4.5 Estrutura básica de disciplinas
Todas as disciplinas obrigatórias serão ministradas com carga horária integral nas IES receptoras – Bioética na Pesquisa com Seres Humanos (2 créditos), Didática e Prática do Ensino Superior (2 créditos), Elaboração de Projetos de Pesquisa na Área da Reabilitação (4 créditos), Epidemiologia em Reabilitação I (4 créditos), Bioestatística I (4 créditos), Filosofia da Ciência (2 créditos) – para integralização dos 18 créditos obrigatórios conforme regulamento do PPGCR.
As disciplinas eletivas serão ministradas com carga horária integral na IES receptora – Atividades Acadêmicas (2 créditos), Redação de Artigos Científicos na Área de Reabilitação (2 créditos), Tópicos Especiais em Ciências da Reabilitação (2 créditos) – para integralização dos 6 créditos eletivos conforme regulamento do PPGCR.
As aulas serão ministradas mensalmente, de forma presencial nas unidades das instituições RECEPTORAS, alternadamente, em cada uma delas. No mês em que o professor lecionar na instituição receptora UNDB, os alunos da INSPIRAR estarão presentes à sala de aula de sua instituição para participar da mesma aula, em tempo real e com a mediação do Coordenador Local. Da mesma forma, no mês em que o professor lecionar na instituição receptora INSPIRAR, os alunos da UNDB estarão presentes à sala de aula de sua instituição para participar da mesma aula, em tempo real e com a mediação do Coordenador Local.
As aulas ocorrerão uma vez ao mês, de sexta a domingo: Sexta, de 13 até 22h, com 01 hora de intervalo para jantar e intervalos de 10 minutos em horários a serem estabelecidos pelos professores no decorrer da aula. Sábado e domingo, de 09 até 17h, com 01 hora de intervalo para almoço e intervalos de 10 minutos a serem estabelecidos pelos professores.
4.6 Orientação
As disciplinas de Orientação para Dissertação I, II, III e IV serão oferecidas por videoconferência durante todo o curso, em fluxo contínuo e por demanda. Reuniões do grupo de pesquisa também serão realizadas de modo remoto, para permitir a interação com os alunos da sede e demais pesquisadores envolvidos nos projetos. Os orientadores designados pela IES promotora acompanharão os alunos durante todo o período da sua formação, seja discutindo os elementos teórico-metodológicos das pesquisas voltadas às dissertações, seja sugerindo atividades disciplinares e outras (diferentes eventos, publicações e interlocução qualificada), próprias da comunidade cientifica da Área 21 (Subárea Fisioterapia).
4.7 Estágio em docência
As atividades de estágio em docência são obrigatórias. Serão oferecidas nas IES receptoras, sob a supervisão do corpo docente da IES promotora e receptoras, após conclusão da disciplina obrigatória Didática e Prática do Ensino Superior. O estágio obrigatório está previsto para um total de 6 (seis) meses distribuídos em frações realizados integralmente na sede das instituições receptoras. Um cronograma de atividades será planejado pelo mestrando e devidamente acordado com seu orientador(a) e os coordenadores locais das IES receptoras. Os períodos de estágios estarão vinculados às atividades planejadas (elaboração de instrumentos para coleta de dados, redação do exame de qualificação, análise de dados e redação final da dissertação) nos quais a supervisão do orientador(a) se faz mais necessária. O cronograma de atividades deve prever as seguintes participações: (1) disciplina(s) do(s) Curso(s) de Graduação, incluindo a observação das práticas didático-pedagógicas e preparação de aulas teóricas e práticas; (2) atividades acadêmicas extraclasse, incluindo atividade de extensão; (3) atividades curriculares de laboratórios e de campo; (4) atividades de pesquisa relacionadas à iniciação científica; e (5) atividades de pesquisa em trabalhos de conclusão de curso.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Os Planos de Desenvolvimento Institucional da Faculdade Inspirar 2021-2025 e da UNDB 2023-2027 apresentam em detalhes a infraestrutura disponível nas IES Receptoras, consideradas adequadas para a realização deste Projeto de Cooperação Interinstitucional. A seguir apresenta-se uma síntese demonstrativa por IES Receptora.
5.1 Instalações gerais IES Receptora #1 (UNDB)
As instalações utilizadas pelo Centro Universitário UNDB – Sede foram projetadas especificamente para o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas. Apresentam- se subdivididas em três prédios: Norte, Sul e Central, cada um com térreo e mais dois pisos. Nos pisos 1 e 2, estão distribuídas todas as salas de aula, total de 57, e no térreo estão dimensionados os espaços administrativos e de uso coletivo dos discentes e docentes, tais como: ● Biblioteca Central com salão, área de acervo, sala de estudos individual e em grupo; ● Biblioteca Setorial, com acesso direto ao acervo, conta ainda com sala de estudos individual, ambiente para estudo em grupo; ● Complexo Docente, composto de salão de coordenadores de curso, gabinete da Diretoria Acadêmica, sala de Reuniões CPA e NDE, gabinetes para atendimentos aos discentes, gabinetes individuais de professores, sala de professores, espaço de descompressão e bateria de banheiros; ● Ginásio de esportes e eventos; ● Laboratórios de informática; ● Laboratórios didático-pedagógicos; ● Praça de Alimentação para refeições e lanches rápidos; ● Salas de aula para atividades de Aprendizagem Colaborativa: TBL, Hands On e Sala de Aprendizagem Colaborativa; ● Salas tutorias – áreas de estudo individual com computadores e rede wireless; ● Clínica Integrada da Saúde.
O Centro Universitário UNDB, em atendimento ao aluno com deficiência, já adequou sua infraestrutura com os requisitos que possibilitem maior acessibilidade. Os alunos com deficiência ou com dificuldades de aprendizagem serão auxiliados e orientados, de acordo com as suas necessidades, por profissionais que compõem o NAP, Núcleo de Apoio Psicopedagógico, e pelo Coordenador de Curso a fim de evitar quaisquer prejuízos acadêmicos.
5.2 Instalações gerais IES Receptora #2 (INSPIRAR)
As salas de aula, laboratórios, biblioteca, instalações administrativas, bistrô e outras dependências serão de uso privativo dos corpos docente, discente e técnico- administrativo, permitido o acesso de pessoas estranhas quando da realização de eventos, encontros culturais, seminários ou em casos de expressa autorização da Direção Geral. A infraestrutura física estará à disposição dos alunos para atividades extraclasses, desde que pertinentes aos cursos ofertados e dentro dos horários devidamente reservados. Todas as dependências foram projetadas para atender o pleno desenvolvimento das atividades e programas curriculares e incluem: • 12 salas de aula para 30 alunos; • Área de convivência / Deck dos alunos; • Sala de Reuniões; • Central de Atendimento; • Sala do Acadêmico; • Sala de Reuniões; • Sala EaD; • Sala dos Professores; • Salas para Tutoria; • Biblioteca com 3 salas de Estudo; • 18 salas de aula; • Área de Convivência Alunos; • Arquibancada Clínica; • Ambulatório.
A Unidade Sede está em conformidade com as normas de acessibilidade, com identificação em braile, banheiros adaptados e Elevador. Em atenção aos estudantes com deficiência ou com necessidades educacionais especiais, foram instalados softwares específicos, como: DOS VOX, que possibilita que pessoas cegas ou com baixa visão, com baixo nível de escolaridade, se tornem capazes de utilizar o computador, trazendo assim muitos benefícios às suas vidas; o VLibras, que consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas acessíveis.
A Inspirar conta com Comitê de Ética em Pesquisa próprio, registrado no CONEPE e com regulamento próprio de acordo com a legislação específica. O Comitê de Ética em Pesquisa visa avaliar os trabalhos e projetos que visem realizar pesquisas que envolvam humanos ou animais. Formado por professores mestres e doutores das mais diversas áreas do conhecimento, o comitê busca avaliar a ética dos trabalhos submetidos.
5.3 Descrição da Infraestrutrura IES Receptora #1 (UNDB)
As instalações físicas utilizadas por alunos, professores e usuários dos cursos do Centro Universitário UNDB apresentam condições de salubridade satisfatórias às exigências técnicas. Desde seu projeto, os mantenedores atentaram para oferecer maior conforto, comodidade e segurança, orientando-se pela ABNT – Associação Brasileira de Normas e Técnicas. Todas as salas são climatizadas montadas com carteiras de monobraços, carteiras específicas com pranchetas para desenho, quadro branco, equipamentos audiovisuais (Apple TV), rede wireless e sistema de monitoramento por meio de circuito interno de TV. Os espaços que compreendem as áreas das Bibliotecas estão dimensionados entre salão de estudos, sala de estudos individuais, área de acervo bibliográfico, gabinete da bibliotecária e espaço para consulta com terminais de consulta ao acervo físico e digital e terminais de estudo com acesso à Internet. A Biblioteca dispõe de serviço de rede wireless liberado dos usuários.
A UNDB disponibiliza laboratórios de informática, climatizados e com máquinas em perfeito estado de utilização e manutenção permanente, regidos segundo o disposto no Manual dos Laboratórios de Informática e controlados pelo Núcleo de Tecnologia da Informação que garantem o cumprimento das normas, procurando sempre a otimização dos serviços. Os Laboratórios de Informática são disponíveis para aulas, práticas extraclasse, pesquisas na rede, elaboração de planilhas, textos e apresentações e demais atividades acadêmicas.
Aos professores estão disponíveis gabinetes de trabalho para utilização em atividades acadêmicas. Os gabinetes fazem parte do ambiente colaborativo das Coordenações de Curso e Sala de Professores, em espaço reservado que propicia ao professor, além de desenvolvimento de suas atividades, a troca de ideias e informações com demais coordenadores, docentes e discentes. Os professores em tempo integral dispõem recursos de tecnologia e comunicação apropriados que possibilitam distintas forma de trabalho, por meio do uso das licenças de softwares como Microsoft, Zoom, TOTVs, UNDB Classroom, Moodle dentre outros, garantindo a privacidade para o uso dos recursos, para o atendimento aos discentes e orientandos e para guarda materiais e equipamentos pessoais, com segurança. A equipe de Serviços Gerais realiza a limpeza e higienização diárias do ambiente. O Centro Universitário UNDB - Sede possui em sua infraestrutura, além dos setores administrativos, 36 salas de aulas distribuídas em três blocos, cada bloco com dois andares, todas com acesso para pessoas dom deficiência. No que diz respeito às condições ambientais as salas são plenamente adequadas para suas atribuições. Além do perfeito dimensionamento espacial, acústica, climatização e limpeza, a disposição espacial do mobiliário e dos equipamentos favorece a utilização de todos os usuários.
As salas de aula contam com carteiras universitárias Metadil, adquiridas no ano de 2015, equipamento multimídia acoplados a aparelhos de transmissão da Apple TV que permitem o uso de ferramentas interativas em sala de aula. Os professores lecionam suas aulas, de modo geral, com apoio de seus tablets e aparelhos smartfones e dos laboratórios móveis de iPads. Os ambientes são todos climatizados com aparelhos de ar-condicionado split de 60 mil btus, considerando que estamos em um estado com clima tropical. O acesso a esses espaços acontece por meio de escada e rampas para pessoas com deficiência. As salas estão em excelente estado de conservação, com manutenção de pintura e ar- condicionado realizadas periodicamente. A equipe de Serviços Gerais realiza a limpeza e higienização diárias do ambiente.
5.4 Descrição da Infraestrutrura IES Receptora #2 (INSPIRAR)
A Instituição dispõe de ambiente de trabalho para os professores em tempo integral que atenderão as necessidades destes, prezando pela dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade. Os espaços de trabalho para professores de tempo integral estão localizados na sala dos professores, nas estações de trabalho. Cada professor de tempo integral possui uma mesa própria, com computador com acesso à internet, bem como escaninhos disponíveis para os pertences pessoais. A faculdade Inspirar também oferece sala de reuniões e sala de atendimento.
A IES dispõe de 12 salas de aula adequadas e suficientes ao número de alunos matriculados no curso, bem como em condições adequadas à plena utilização, por parte dos professores, no desenvolvimento das atividades acadêmicas, com boa acústica e o uso de recursos instrucionais (sempre que necessários e solicitados). Além disso, as salas contam com boa iluminação e climatização. São mobiliadas com carteiras tipo escolares e contam com mesa e cadeira para o professor. A limpeza e a arrumação são efetuadas após o término de cada turno.
5.5 Biblioteca IES Receptora #1 (UNDB)
Todo o acervo está informatizado, permitindo ao usuário a localização da informação por qualquer um desses elementos: autor, título e assunto. O sistema controla empréstimos (reservas, retiradas, devoluções e renovações) e a frequência dos usuários, bem como é utilizado nas estatísticas referentes a essas ocorrências e como suporte à programação de aquisição de novos títulos. Os usuários contam com computadores com acesso ao acervo local e internet, impressora, assim como serviços de reprografia, itens necessários para consultas e elaboração de trabalhos e pesquisas científicas. A Biblioteca possui como estrutura operacional e serviços prestados pessoal técnico e administrativo para desempenho de suas atividades e conta, ainda, com os seguintes recursos humanos: uma bibliotecária responsável pela organização do acervo e gerenciamento dos serviços oferecidos, três auxiliares e três estagiários. A Biblioteca do Centro Universitário UNDB encontra-se dividida em duas unidades: acervo central e a setorial da área da saúde. O espaço físico total é de 614m2, aproximadamente. Nas unidades encontramos setores administrativo que contemplam recepção e atendimento dos discentes/docentes, guarda- volumes, balcão destinado a empréstimos/devolução de exemplares, estudo individual e em grupo. Os usuários da Biblioteca contam com serviços de orientação na preparação de referências bibliográficas, monografias, boletins e outros trabalhos, assim como buscas bibliográficas visando auxiliá-los, na localização de literatura especializada sobre temas claramente definidos. O acesso à internet, para fins de pesquisa, é franqueado também nos Laboratórios de Informática I, II, III e IV.
5.6 Biblioteca IES Receptora #2 (INSPIRAR)
A Biblioteca Professor Doutor Alfredo Cuello da Inspirar, dispõe de estrutura adequada, implantada a fim de prospectar, organizar, armazenar e disseminar informações, de modo a atender com eficiência e eficácia as necessidades de ensino, pesquisa e extensão de seus cursos.
A Biblioteca oferta os seguintes serviços: a) Consulta local ao acervo; b) Consultas no catálogo on-line; c) Empréstimo domiciliar; d) Empréstimo entre Bibliotecas; f) Autoatendimento via Web; g) Levantamentos bibliográficos; h) Orientação no uso de normas sobre documentação; i) Treinamento de usuários; j) Divulgação de novas aquisições; k) Local de estudos comum; l) Estações de acesso à Internet e rede de Internet sem fio; m) Reserva das salas de estudo; n) Reserva de livros; o) Divulgação de novas aquisições; p) Programa de comutação bibliográfica (COMUT), IBICT, FINEP, CAPES, SESU; q) Programa PERGAMUM para registro do acervo, consulta, reserva e empréstimos.
5.7 Recursos audiovisuais e multimídia IES Receptora #1 (UNDB)
O Centro Universitário UNDB mantém complexo de Laboratórios de Informática, destinados à formação básica dos alunos, que estão localizados no térreo do bloco norte do Centro Universitário UNDB. Os Laboratórios de Informática atendem aos requisitos da formação geral e básica previstos no Projeto Pedagógico do Curso, no que se refere ao uso da internet como fonte de pesquisa, bem como no domínio de tecnologias e métodos. Os Laboratórios de Informática são gerenciados pelo NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação que estabelece normas e procedimentos para o funcionamento e utilização dos Laboratórios pelo público. Os 95 computadores possuem monitor de 14 ou 18 polegadas e os seguintes softwares instalados e licenciados: Sistema Operacional Windows 7 Professional; Microsoft Office 2007: Excel, Word, PowerPoint, Access, Outlook; Revit; Sketchup; Fortes Ac; Dev C++. O Centro Universitário UNDB também dispõe de 450 iPads dispostos em laboratórios móveis que comportam até 30 iPads em cada laboratório móvel.
5.8 Recursos audiovisuais e multimídia IES Receptora #2 (INSPIRAR)
A Inspirar tem, em sua infraestrutura de apoio pedagógico, a grande alavanca para a realização de aulas, reuniões e eventos na Instituição. A aquisição de aparelhos audiovisuais, principalmente os mais usados em sala de aula, como TV, vídeo e retroprojetor, facilitam o fazer pedagógico. E ainda dentro da necessidade de adaptação para o modelo de ensino híbrido, foram adquiridos fones de ouvido com microfone que facilitam a captação de áudio para os alunos que assistem as aulas de forma remota. A implantação de um programa de manutenção preventiva, bem como os investimentos na preparação de recursos humanos, para um rápido atendimento aos professores em sala de aula, além de propiciar o oferecimento de orientações sobre o correto uso dos aparelhos eletrônicos, contribuirá para a maximização dos recursos disponíveis.
5.9 Rede de comunicação (internet) IES Receptora #1 (UNDB)
Os espaços que compreendem as áreas das Bibliotecas estão dimensionados entre salão de estudos, sala de estudos individuais, área de acervo bibliográfico, gabinete da bibliotecária e espaço para consulta com terminais de consulta ao acervo físico e digital e terminais de estudo com acesso à Internet. A Biblioteca dispõe de serviço de rede wireless liberado dos usuários. Todas as salas de docentes têm mobiliário de escritório, computadores e impressora ligados em sistema de internet wireless e de cabeamento de rede estruturado (rede de dados) com suporte integral de pessoal de TI. Os Laboratórios de Informática atendem aos requisitos da formação geral e básica previstos no Projeto Pedagógico do Curso, no que se refere ao uso da internet como fonte de pesquisa, bem como no domínio de tecnologias e métodos.
5.10 Rede de comunicação (internet) IES Receptora #2 (INSPIRAR)
A Faculdade Inspirar conta com uma estrutura própria de acesso à Internet, para uso acadêmico e administrativo, que opera com dois links. Um Link Internet Fibra Copel: 300 Mbps Upload/Download e um Link Internet Fibra Dedicado Horizons – 40 Mbps Upload/Download com velocidade de dez Mbps por banda larga, disponível através de roteadores Wifi Intelbrás, cobrindo todo o perímetro da instituição. Este recurso está disponível internamente aos alunos, tanto para atividades de aula como para atividades extra aula, oferecendo possibilidades de pesquisa e desenvolvimento de trabalhos.
Para que os alunos tenham acesso à Internet e produzam seus trabalhos acadêmicos e pesquisas, a IES disponibiliza laboratório de informática itinerante com acesso à internet, inclusive WiFi, softwares disponíveis atualizados e com a política de utilização devidamente acessível à comunidade acadêmica. O laboratório itinerante possibilita o aprendizado ainda mais completo e colaborativo. Com computadores dentro de um armário que além de guardar de forma segura, carrega os equipamentos, o Laboratório Móvel torna qualquer ambiente em um espaço tecnológico, tratando-se de uma solução sob medida para qualquer peculiaridade, permitindo que alunos e professores compartilhem seus dispositivos e perfeitamente expansível de acordo com novos cenários. O aluno não precisa se deslocar para o laboratório, pois o laboratório vai até ele, possibilitando que professores e alunos se concentrem no que mais importa. Ainda, os alunos poderão dispor de computadores, na Biblioteca e em alguns laboratórios específicos.