Plano Acadêmico:
Plano Acadêmico
O Programa está estruturado em uma área de concentração Administração Contemporânea das Organizações e se desenvolve através de três linhas de pesquisa: Gestão em Organizações e Sociedade; Gestão de Áreas da Administração e de Processos Administrativos; Gestão do Ensino e Aprendizagem em Administração.
O foco em Administração Contemporânea das Organizações estabelece como perspectiva central do Programa utilizar, desenvolver e aplicar abordagens teóricas da gestão organizacional em permanente articulação conceitual com as intensas transformações tecnológicas, econômicas, culturais e institucionais que marcam crescentemente a dinâmica das organizações nos contextos públicos, privados e sociais.
Nesta perspectiva o Programa desenvolve pesquisas e conhecimentos práticos e críticos sobre os processos cada vez mais complexos que constituem as organizações e seu ambiente.
Globalização e desenvolvimento regional; regulação estatal e social; redes interorganizacionais; inovação e mudanças tecnológicas; competitividade baseada em conhecimento e aprendizagem organizacional são algumas das dimensões contemporâneas que afetam as organizações, redefinem continuamente seus processos de gestão e perpassam a construção do conhecimento nesta área de concentração do Mestrado em Administração da Universidade Salvador.
Descrição das Linhas de pesquisa
Linha de pesquisa: Gestão em Organizações e Sociedade
Esta linha de pesquisa é voltada para fenômenos organizacionais e suas conexões com as transformações econômicas, tecnológicas, culturais, políticas e sociais contemporâneas, abrangendo o campo das Organizações Públicas, Privadas e Sociais e suas relações com o Estado e a Sociedade. Compreende os estudos críticos e as novas teorias organizacionais com foco na transformação das estruturas de gestão, da cultura e das inovações tecnológicas no âmbito das organizações. Agregam-se a esta linha de pesquisa os estudos específicos sobre administração pública e suas instituições, incluindo o processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.
Linha de pesquisa: Gestão de Áreas da Administração e de Processos Administrativos
Esta linha de pesquisa abrange áreas importantes da Administração como finanças, marketing, estratégia, operações, competitividade, sistemas de informação, gestão de pessoas, gestão da inovação e comunicação organizacional. O escopo desta linha compreende estudos tanto voltados para o setor privado, quanto para o setor público e organizações sociais. Assim, esta linha de pesquisa tem o objetivo de compreender as políticas e diretrizes organizacionais destas áreas, bem como os processos administrativos que operacionalizam essas políticas e diretrizes.
Linha de pesquisa: Gestão do Ensino e Aprendizagem em Administração
Concentra os projetos de pesquisas que visam compreender os processos de formação docente para o ensino de Administração de Empresas e Administração Pública, à luz das intensas transformações sociais, econômicas e organizacionais contemporâneas. Além disso, envolve estudos sobre aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento e inovação em organizações privadas, públicas e sociais.
Descrição sintética da lógica que organiza a proposta curricular
A lógica geral da proposta curricular é articular o conhecimento teórico e metodológico necessário à pesquisa e ao entendimento das transformações contemporâneas que perpassam as organizações, de modo a habilitar pesquisadores e gestores a lidar com os novos contextos emergentes.
Nesse sentido, persegue a sistemática atualização e revisão crítica das abordagens teóricas tradicionais das organizações, em especial na perspectiva de relacionar os fenômenos e dinâmicas organizacionais com seu ambiente, com as estruturas e dinâmicas mais amplas, de caráter econômico, social e tecnológico.
A estrutura curricular está organizada de modo que as disciplinas deem suporte ao desenvolvimento de cada uma das linhas de pesquisa. Do mesmo modo, os núcleos de pesquisa/projetos desenvolvidos pelos professores orientam-se sobre os três eixos curriculares que definem a lógica de estruturação do curso: capacitação para a pesquisa e para o ensino, e qualificação para o exercício profissional.
O primeiro semestre oferece, como enfoque central obrigatório, uma revisão geral do campo das teorias organizacionais, incluindo uma análise da sua dimensão paradigmática, através a disciplina de Estudos Organizacionais.
Para o eixo de pesquisa e produção científica o mestrado oferece um núcleo de disciplinas metodológicas, dando grande ênfase nas duas disciplinas de Metodologia Científica e Métodos Qualitativos de Pesquisa, que são oferecidas nos dois primeiros semestres do curso, respectivamente.
A disciplina Metodologia Científica concentra-se na preparação para a construção metodológica propriamente dita, que envolve a consideração do método de pesquisa enquanto um procedimento global de investigação, que não se confunde com a exposição de técnicas particulares de observação e análise de dados, isoladas da reflexão metodológica mais ampla.
Esta abordagem fundamenta-se na compreensão da metodologia da pesquisa como um processo que, ainda que sequenciado em etapas, comporta feedbacks interativos entre as etapas, comporta feedbacks interativos entre as etapas sem que haja uma sequência rígida entre as etapas. Há, ainda, uma ênfase no estudo da linguagem e da estrutura dos principais tipos de textos científicos.
A disciplina inicia e delimita-se com a construção de um problema de pesquisa, que interage com o conhecimento existente para elaborar seu referencial teórico. Constrói-se um dispositivo analítico baseado na escolha teórica e na natureza das variáveis definidas e estabelecem-se técnicas de observação derivadas da natureza dos seus indicadores.
A disciplina Métodos Qualitativos de Pesquisa, oferecida posteriormente, foca nos métodos qualitativos de pesquisa, em sentido mais operacional, com ênfase em estudos de caso, análise de conteúdo, análise do discurso, grupos de foco, história oral, etnografia, pesquisa-ação e nas estratégias empíricas para estudo das redes sociais e do contexto da Internet em geral.
Essas disciplinas estabelecem, em suas atividades e tarefas, e como forma de apoio ao trabalho de orientação, conexões entre os conteúdos metodológicos e o processo de produção da dissertação.
No que se refere ao eixo da formação didática, o Mestrado oferece a disciplina Metodologia e Didática do Ensino Superior, como disciplina obrigatória. Esta disciplina cumpre a finalidade de estudar teorias de aprendizagem e de ensino, didática, métodos, procedimentos e tecnologias adequadas ao ensino superior.
Esta disciplina é complementada pela Prática de Ensino de Graduação (Estágio de Docência) realizada pelos alunos do mestrado em disciplinas dos cursos de graduação, possibilitando ao aluno um estágio de formação para a docência em curso de graduação em Administração da Universidade.
A disciplina envolve, também, projetos de estágio supervisionado, nos quais o aluno pode produzir materiais de ensino e oferecer apoio efetivo aos professores da graduação. Com isso, busca-se melhorar a formação para o ensino, além de consolidar a integração entre graduação e pós-graduação.
Desse modo, o escopo da formação promovida pelo Mestrado é a administração, centrada nas habilidades gerenciais e na análise organizacional, tendo como pano de fundo os estudos organizacionais, e a teoria e o aprofundamento do aluno nas áreas diretamente relacionadas ao seu projeto de pesquisa. Traz também um foco nos estudos de gestão de organizações públicas e nas relações entre setor público e setor privado.
Assim, a proposta curricular do Mestrado está estruturada de modo a fornecer uma sólida formação metodológica, uma visão panorâmica e crítica da área de estudos organizacionais e a concentração dos alunos nas áreas de conteúdo relacionadas ao seu processo de pesquisa.
No vasto campo do estudo das organizações, entende-se que esta abordagem favorece ao aluno o estudo especializado dos conteúdos de seu efetivo interesse acadêmico e/ou profissional, o que atende simultaneamente o preparo teórico para sua pesquisa.
A partir dessa compreensão os alunos são conduzidos para o aprofundamento dos conceitos e dimensões que direcionam seus estudos, de acordo com a linha de pesquisa escolhida, em disciplinas que compõem as áreas funcionais da administração e apresentam os processos administrativos, e em disciplinas que permitem analisar essas áreas a partir de políticas e diretrizes organizacionais.
A transmissão desses conhecimentos é sustentada por um Núcleo de Disciplinas Optativas de modo a fornecer ao aluno o embasamento necessário ao desenvolvimento do seu projeto de pesquisa e à elaboração da sua dissertação.
Descrição da Estrutura Curricular do Curso.
O curso é organizado em quatro semestres e a estrutura curricular foi construída de modo a criar condições para que o mestrando adquira conhecimentos básicos e fundamentais à sua formação em administração, como também lhe proporcionar conhecimentos aplicados e que o auxiliem na preparação da sua dissertação.
Para integralizar o curso o aluno deverá totalizar 360 horas, ou seja, 24 créditos, em Disciplinas Obrigatórias fundamentais e metodológicas, Disciplinas Optativas e Atividade Obrigatória.
Completam o currículo do aluno outras Atividades Obrigatórias que são: Pesquisa Orientada I, II, III e IV, com um total de 4 créditos, e a elaboração da Dissertação, cumprindo mais 45 créditos ou 675 horas de trabalho acompanhado pelo orientador.
Ao final do curso o aluno deverá totalizar 1095 horas de créditos em disciplinas e atividades para integralizar todo o currículo e defender a dissertação.
Todos os alunos são submetidos a um Exame de Qualificação do Projeto de Dissertação até o final da atividade de Pesquisa Orientada III, que ocorre no terceiro semestre do curso.
O Exame de Qualificação consiste na apresentação e defesa do Projeto de Pesquisa perante uma Comissão Examinadora composta por três professores do Programa, um dos quais é o próprio orientador.
Este Exame deve permitir ao aluno uma avaliação crítica de sua proposta de pesquisa realizada por outros professores em conjunto com o seu orientador, de modo a poder aperfeiçoá-la, corrigi-la e reorientá-la antes da sua finalização, além de ser um instrumento de validação do projeto do aluno permitindo-lhe dar continuidade e concluir a sua pesquisa.
A dissertação é defendida até o final do quarto semestre letivo, em sessão pública, obedecendo a todos os procedimentos de defesa de trabalhos científicos e conforme determina o Regulamento do Curso.
A Banca Examinadora da dissertação é obrigatoriamente composta por três professores doutores, dentre eles o professor-orientador do mestrando e, pelo menos um professor externo à UNIFACS.
O tempo máximo é de 24 meses. Em casos excepcionais, esse prazo pode ser alterado pelo Colegiado do Curso, não podendo, entretanto, ultrapassar 30 meses. Após este prazo os alunos que não concluírem as suas dissertações são desligados do programa.
O aluno deverá elaborar um artigo em co-autoria com o seu orientador ao concluir a dissertação, sendo este um requisito indispensável para a obtenção do seu Diploma de Mestre.
A seguir apresentamos a matriz que será utilizada neste Minter, totalizando 4 semestres ou 24 meses para a conclusão do curso e defesa da dissertação, com a possibilidade de extensão de mais seis meses caso seja necessário, chegando até 30 meses.
Para a boa formação acadêmico/científica dos alunos da turma do MINTER em Administração do PPGA/UNIFACS foram programadas as disciplinas relacionadas a seguir, com as seguintes cargas horárias:
Disciplinas Obrigatórias
• Estudos Organizacionais - 45 horas;
• Metodologia Científica - 30 horas
• Métodos Qualitativos de Pesquisa - 30 horas
• Métodos Quantitativos em Administração - 45 horas
• Metodologia e Didática do Ensino Superior- 30 horas
• Prática de Ensino - 30 horas
Disciplinas Optativas
• Estratégia e Competitividade – 45 horas
• Gestão de Pessoas- 30 horas
• Economia e Finanças - 30 horas
• Estratégia Global e Gestão Internacional - 30 horas
• Tópicos Avançados em Administração e Desenvolvimento – 15 horas
Atividades Obrigatórias
• Pesquisa Orientada I - 15 horas
• Pesquisa Orientada II - 15 horas
• Pesquisa Orientada III - Exame de Qualificação - 15 horas
• Pesquisa Orientada IV – Defesa da Dissertação - 15 horas
• Dissertação - 675 horas
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora
O CESAA se responsabiliza em garantir a infraestrutura necessária para a realização das aulas, bem como as atividades de secretaria acadêmica e espaços para reuniões na cidade de Campina Grande.
O CESAA está situado em unidade predial que oferecerá ao MINTER EM ADMINISTRAÇÃO UNIFACS/CESAA a infraestrutura conforme indicado a seguir.
O MINTER terá suas aulas realizadas em sala de aula específica e particular, dotada de meios informáticos adequadas a um curso de mestrado. Para tal finalidade, o Centro dispõe de 2 salas de aula com carteiras, com ar-condicionado, computador, data-show e acesso à internet.
Os professores do MINTER terão, à sua disposição, gabinete para suas atividades cotidianas e para orientação.
Do mesmo modo, o coordenador na Receptora possui gabinete para atendimento dos alunos e solução das questões que surjam ao longo do DINTER.
Haverá secretaria específica e particular para o curso na Receptora, atendendo às necessidades dos alunos.
O CESAA dispõe, ainda, de cabines individuais de estudos para os alunos; 1 sala de reunião; dois computadores para uso dos alunos; toda infraestrutura com acesso a wi-fi; espaço para atendimento ao aluno, além de espaço de convivência e instalações sanitárias.
A cidade de Campina Grande – PB está localizada a 130 km de distância da capital da Paraíba. A cidade possui aeroporto próprio com voos comerciais diários das companhias aéreas, para o deslocamento dos docentes. Além disto o aeroporto da capital pode ser facilmente acessado por rodovia duplicada. Campina Grande possui mais de 400 mil habitantes, compondo uma região metropolitana de quase 1 milhão de pessoas.
Constituindo-se como o segundo polo educacional, econômico e de saúde do estado e a segunda maior cidade de todo interior do Nordeste, sedia a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, constituindo-se em um dos maiores centros industriais do nordeste brasileiro. O setor de serviços tem um destaque econômico marcante, principalmente o setor de comércio, educacional e de saúde, pois a cidade congrega além dos mais de 60 municípios do compartimento da Borborema, municípios do agreste de Pernambuco, do seridó norte-rio-grandense e do sertão do estado da Paraíba.
Em relação à educação, a cidade sedia duas instituições públicas de ensino, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). No ensino superior privado a cidade dispõe de 6 IES privadas e várias instituições de ensino à distância. Como polo educacional de toda região central do estado e de parte dos estados vizinhos de Pernambuco e Rio Grande do Norte, a cidade dispõe de vasta rede de faculdades, escolas técnicas, escolas públicas e privadas, que necessitam cada vez mais de profissionais qualificados.
Cronograma de Atividades:
Cronograma de Atividades
As aulas ocorrerão quinzenalmente, quinta-feira, sexta-feira e sábado.
A primeira etapa do projeto é a oferta das disciplinas obrigatórias e optativas que está prevista para ocorrer durante os 12 meses iniciais do curso.
Durante este período os alunos devem cursar todas as disciplinas que serão ofertadas.
Ainda durante esses 12 meses, nos primeiros seis meses os alunos serão matriculados na Pesquisa Orientada I, quando iniciarão o processo de orientação com o orientador designado. Ao final deste período deverão ter iniciado o projeto de pesquisa e terem a versão inicial da introdução com tema, problema, questão de pesquisa, objetivos e conceitos estruturantes. No segundo período serão matriculados na Pesquisa Orientada II dando continuidade à orientação e deverão encerrar esta etapa com o projeto já delineado em termos de contextualização, referencial teórico e metodologia.
No terceiro período, correspondentes aos seis meses seguintes, os alunos deverão cumprir a Prática de Ensino e serão matriculados na Pesquisa Orientada III quando deverão finalizar o projeto com todas as suas partes para submetê-lo ao Exame de Qualificação.
No quarto período, matriculados na Pesquisa Orientada IV, os alunos deverão concluir a pesquisa de campo, finalizar a redação da dissertação e se prepararem para a Banca de Defesa da Dissertação, completando 24 meses.