Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O curso de licenciatura em Geografia funciona no bloco “R” do Campus do Pimenta, em Crato/CE. Para funcionamento do curso e das diversas atividades, conta-se com as seguintes instalações: 08 salas de aula no primeiro andar do bloco “R” e, no térreo, 05 laboratórios (LEG, LAGeo, Minerais e Rochas, Cartografia e Geoprocessamento), além de uma sala para a secretaria geral e gestão acadêmico-administrativa, utilizada ainda para pequenas reuniões de professores. Computadores ligados a rede de internet subsidiam os trabalhos da coordenação, chefia e secretaria. As salas de aula dispõem de quadro-branco, quadro de giz, e carteiras variando de 30 a 50 carteiras por sala. O bloco possui ainda 02 banheiros coletivos (alunos), 02 banheiros de uso restrito (docentes e corpo técnico-administrativo), pátio de convívio sociocultural e laboratórios, a seguir descritos em sua denominação e infraestrutura básica.
Para atividades coletivas tais como eventos científicos, culturais e de natureza didático-pedagógicos, há o apoio de uma Sala de Multimeios (Centro de Humanidades), um auditório (Salão de Atos) e uma sala de vídeo (Sala “Dragão do Mar”), uma biblioteca central e um laboratório de informática (coletivo), todos localizados no Campus do Pimenta.
Laboratórios
Há mais de uma década, há tendências na educação que visam a uma valorização dos professores, seja em formação ou os já formados, que por muito tempo apenas foram concebidos como reprodutores e repassadores de conteúdo, em vez de destacar que eles, de fato, são sujeitos do processo de ensino-aprendizagem. Por esta razão, o professor nos dias atuais não deve ser considerado um ser passivo, mas um sujeito ativo nas pesquisas, exercendo o papel de professor-pesquisador, já que a sala de aula, como um laboratório da vida real, fornece uma vasta gama de temas e abordagens para a pesquisa.
Com esta visão, procurou-se implantar alguns laboratórios em diversas áreas de atuação do corpo docente, voltados ao exercício e formação do profissional - pesquisador.
✓ Laboratório de Ensino de Geografia - LEG
Criado em setembro de 2003, o LEG apresenta os seguintes objetivos: colaborar no processo de formação do professor de geografia, valorizando os aspectos da didática, da prática de ensino e da pesquisa, garantindo um ambiente com infraestrutura que permita ações de articulação entre os alunos e a rede de ensino; estimular as pesquisas na área de ensino de geografia, com a participação do corpo docente e discente; criar um ambiente de trabalho e estudo e aperfeiçoamento dos alunos em formação e dos profissionais já egressos; constituir um espaço de apoio para a realização de aulas de prática de ensino e estágio; fornecer referências e acervos bibliográficos para consultas e elaboração de projetos, facilitando assim o planejamento e a execução de aulas de geografia por alunos-estagiários e professores da rede de ensino local e regional.
O LEG dispõe para suas atividades dos seguintes equipamentos e materiais: 01 microcomputador com impressora, mesas de estudo e reunião, armários, 01 rádio gravador, e um acervo de cerca de 400 exemplares, dentre livros didáticos, periódicos, obras clássicas e contemporâneas, coletâneas didáticas e relatórios de estágio supervisionado.
Linhas de ação e atividades desenvolvidas:
- Referenciais teórico-metodológicos da ciência geográfica e a geografia escolar;
- Produção de material didático;
- Pesquisas sobre o ensino de geografia: livro didático, componentes curriculare; temas emergentes e variados como gênero e ensino de geografia, recursos alternativos do ensino de geografia, inter e transdisciplinaridade entre outros.
Desde sua implantação, o laboratório sedia as sessões de trabalho do grupo de estudo interdisciplinar sobre o ensino de geografia, que reúne professores e alunos do curso de geografia e de áreas afins. O trabalho se dá através de discussões, trocas e colaborações em torno de temas de escolha comum e pertinentes ao ensino. Uma das metas das atividades realizadas pelos professores participantes é colaborar para a promoção de seminários e colóquios com pesquisadores, professores e demais interessados na qualificação do ensino de geografia.
✓ Laboratório de Análise Geoambiental – LAGeo
O Laboratório de Análise Geoambiental – LAGeo, criado em setembro de 2003, em função da demanda por pesquisa geoambiental básica e aplicada na região do Cariri, da necessidade de uma formação mais efetiva dos licenciados no tocante aos temas ambientais, objetivando também servir como agente transferidor de conhecimento geoambiental para a comunidade regional. Desta forma, suas metas mais específicas contam com o desenvolvimento de atividades de pesquisa na região do Cariri no tocante à dinâmica dos componentes físico-químico-biológicos do espaço, visando um melhor uso dos seus recursos naturais e uma ordenação territorial mais compatível com suas potencialidades, a produção de material científico e didático, funcionando como base de dados para pesquisas geoambientais na região do Cariri e a interdisciplinaridade com as demais áreas das Ciências da Terra – Geologia, Hidrologia, Sedimentologia - e as Ciências Biológicas.
O LAGeo conta com os seguintes equipamentos e materiais para a prática de suas atividades: 01 microcomputador com impressora e scanner de mesa, aparelho GPS - Garmin 1-2, fotografias aéreas do Município do Crato em escala 1:15.000 do DNOS, 01 mesa de luz para fotointerpretação e cartografia, mesas para estudos e reuniões, armários, estantes, e um acervo de 70 publicações entre livros, monografias, dissertações e teses.
Linhas de Pesquisa: erosão do solo no semi-árido nordestino, riscos geomorfológicos rurais e urbanos, geomorfologia do semi-árido, hidroclimatologia, análise de bacias hidrográficas, desertificação, geoecologia da biorregião do Araripe, ordenamento físico-territorial regional e urbano, biogeografia e planejamento e gestão ambiental.
A partir de sua implantação, o LAGeo passou a ser locus de produção científica (nos níveis de graduação, mestrado e doutorado) e de preparação dos alunos para uma formação acadêmica mais crítica, construtiva e voltada para a intervenção efetiva nos problemas ambientais da região do Cariri, utilizando metodologia integrativas para o estudo do meio ambiente sob o ponto de vista geográfico, através de reuniões de grupos de estudos e discussão sobre os temas de suas linhas de pesquisa.
✓ Laboratório de Minerais e Rochas
O Laboratório de Minerais e Rochas foi criado em 1998, e institucionalizado em 2003. Sua gênese deve-se à necessidade do conhecimento geológico da região do Cariri, em especial da Bacia Sedimentar do Araripe, uma das principais formações cretácicas mundiais em relação à diversidade e preservação de fósseis. Some-se a isso a ativa economia mineral na região, representada pela indústria cimenteira, a exploração de gipsita, calcário laminado, granito ornamental, entre outros.
O Laboratório de Minerais e Rochas conta com os seguintes equipamentos e materiais: 01 microcomputador com impressora e scanner, 167 coleções e publicações didáticas de minerais e rochas, armários, estantes para exposição de rochas e minerais, estantes para livros, mesa para reuniões, cartas geológicas do Brasil ao milionésimo.
Linhas de pesquisa: petrologia sedimentar, petrologia metamórfica, geologia estrutural, hidrogeologia, geologia econômica, paleontologia da Bacia Sedimentar do Araripe.
Desde sua criação, o Laboratório de Minerais e Rochas tem sido utilizado tanto como centro de pesquisa geológica, como para aulas práticas sobre mineralogia e petrografia, aos alunos tanto do curso de Geografia e Biologia da URCA, como a inúmeras escolas de ensino fundamental e médio que o visitam.
✓ Laboratório de Cartografia
O Laboratório de Cartografia foi criado a partir da necessidade de um espaço adequado para aulas práticas das disciplinas da área de Geografia Instrumental (cartografia e fotointerpretação). Atualmente, além do uso didático, também são produzidas pesquisas no tocante à cartografia geográfica, em especial sobre a região do Cariri.
Conta com os seguintes materiais e equipamentos: 3 pranchetas de desenho, 4 mesas para trabalho, 02 mesas de luz para fotointerpretação, cerca de 20 cartas topográficas, cerca de 70 fotografias aéreas, 1 estereoscópio de espelho, 13 estereoscópios de bolso, armários, estantes, 01 luneta.
Linhas de pesquisa: uso da cartografia no ensino fundamental, cartografia geoambiental.
Laboratório de Geoprocessamento
Formulado e desenvolvido no projeto Bacia-escola do Araripe, o Laboratório de Geoprocessamento se vinculou ao departamento de Geociências desde sua criação.
O Laboratório de Geoprocessamento (LabGeo) da Universidade Regional do Cariri tem uma infraestrutura para atender as necessidades de pesquisas regionais e ambientais. Para a execução de atividades cartográficas, design gráfico, a elaboração de bancos de dados e outras atividades afins o LabGeo conta com um conjunto de equipamentos e softwares essenciais como um scanner A0, uma Plotter A0, mesas de luz para fotointerpretação, uma mesa digitalizadora, aparelhos radionavegadores GPS, microcomputadores Pentium e os softwares AutoCad Map5 e ArcGis 8.1. No ademais, o Laboratório dispõe de um acervo de cartas topográficas e de uma pequena biblioteca digital de fotografias, imagens de satélite, plantas, cartas e mapas.
Linhas de pesquisa: Educação cartográfica, produção de material didático e cartográfico voltado à realidade regional (elaboração de atlas municipais interativos).
Informatização
Além das instalações laboratoriais do Departamento de Geociências, a Universidade Regional do Cariri possui um Laboratório de Informática com um espaço físico de 75m2 em ambiente com ar condicionado, quadro branco e 7 bancadas. Os computadores são de tecnologia recente (Pentium Celeron 300, K6 II 500 Mhz e Pentium III 900 Mhz), com 128Mb de Memória RAM, HD de 20GB, drives para disquete 3 ½ 1.44, CD ROM, monitor colorido e sistema operacional Windows 98. O Laboratório está ligado ao Intranet da Universidade e ao Internet (WWW), permitindo pesquisas acadêmicas dos alunos e a realização de aulas com recursos da informática.
A biblioteca central, situada no Campus do Pimenta, de acesso direto aos alunos e docentes do curso, possui um acervo de 45.338 exemplares, dentre livros, monografias e periódicos. A biblioteca é informatizada , permite ao aluno pesquisar e fazer reservas e renovações de títulos via internet.
Há um acervo setorial de monografias, relatórios de estágio supervisionado e livros didáticos dos diversos níveis de ensino, bem como publicações de outras instituições, constante nos laboratórios.
Salientamos que o corpo docente considera como uma meta fundamental para a melhoria da formação, a expansão e atualização constante do acervo bibliográfico documental e audiovisual.
Cronograma de Atividades:
Em novembro de 2015 foi realizado o processo seletivo para o qual concorreram 28 candidatos, sendo aprovados dez para cursarem o mestrado no âmbito do referido convênio.
Durante todo o ano de 2016 conforme quadro abaixo os professores do PPGH ministraram no Crato, na URCA, as seguintes disciplinas:
Todos fizeram as matrículas em janeiro de 2016 e puderam cursar , durante o ano de 2016, no mínimo 6 disciplinas entre o conjunto de disciplinas que constam na tabela abaixo.
Professor Disciplina Período
Manoel Fernandes FLG – 5118 - História da Geografia no Brasil: novos enfoques, novos temas, novas periodizações 1 a 5 de fevereiro
Rita de Cassia A. Cruz FLG5120 – Pesquisa em Geografia: questões de método 28 de março a 1 de abril
Maria Eliza Miranda FLG - 5119 As Diversas Linguagens e Processos de Mediação no Ensino de Geografia 25 a 29 de abril
Sonia Maria Vanzella Castellar FLG 5060 – A construção do conhecimento escolar e a formação docente no ensino de geografia 09 a 14 de maio
Maria Monica Arroyo FLG- 5069 – As redes no período da globalização: uma leitura crítica 06 a 11 de junho
Julio Cesar Suzuki FLG 5064 – Estado, modernização e agricultura 04 a 08 de julho
Wagner Costa Ribeiro FLG 5115 - Geografia política da água no semi-árido 1 a 5 de agosto
Glória da A. Alves FLG 5061 – Os centros históricos das grandes cidades 22 a 29 de agosto
Vanderli Custódio FLG 5059 – Políticas públicas urbanas de saneamento 05 a 11 setembro
Heinz Dieter Heidemann FLG 5062 – Deslocamentos populacionais e mobilidade do trabalho no processo da modernização e na sua crise contemporânea 19 a 23 de setembro
Valeria de Marcos FLG – 5117 – Práticas de Pesquisa em Geografia Humana 3 a 7 de outubro
Fernanda Padovesi Fonseca FLG - 5116 Linguagem Cartográfica
7 a 11 de novembro
Deve-se ressaltar que além de ministrar disciplinas os professores também realizaram atividades de orientações de seus alunos, trabalhos de campo, bem como, em algum momento do período de realização da disciplina, no período noturno fizeram palestra sobre a temática de pesquisa aberta a toda a comunidade universitária
De 28 a 30 de novembro de 2016 realizou-se ainda o I Seminário do Pós Graduação do Urca. Nesse seminário os dez alunos apresentaram ao público presente o atual estágio da pesquisa e puderam , após as apresentações, esclarecer duvidas dos participante.
Nesse seminário tivemos a participação de 70 inscritos, dez eram os alunos do MINTER USP- URCA, cinco professores da USP ( Sandra Lencioni, Rosa Ester Rossini, Manoel Fernandes, Fabio Contel e Glória Alves), o coordenador do MInter na Urca (Emerson Ribeiro) e os demais alunos da graduação e de iniciação científica Da Universidade Regional do Cariri. Nesse evento, além da apresentação do estado da arte das pesquisas dos alunos do MINTER, tivemos conferência de abertura , com a Professora Fernanda Padovesi e de encerramento, com a professora Rosa Ester Rossini. Ocorreu também , em alguns espaços reservados para isso, a apresentação e debate dos trabalhos de iniciação cientifica de forma a articular o debate entre todos.
Estágio realizado na Universidade de São Paulo – de maio a agosto de 2017
Durante esse período os dez alunos estiveram fazendo estágio no Departamento de Geografia da USP. A maior parte ficou hospedada no Crusp e três deles no bairro do Butantã. Durante o estágio participaram de grupos de estudos, frequentaram os diversos laboratórios do DG, assistiram palestras e seminários, bem como tiveram reuniões de orientação com seus orientadores. Entre julho e agosto todos realizaram e foram aprovados em suas qualificações.
Defesa das dez dissertações de mestrado de novembro de 2018 a abril de 2019, todos aprovados
Palestra : “ Minter USP- URCA (Universidade Regional do Cariri): As experiências do convênio” em 11 de março de 2018, no Departamento de Geografia com a participação dos coordenadores Emerson Ribeiro (URCA), Glória da Anunciação Alves (PPGH USP), João Ludgero Sobreira Neto (mestre pelo MINTER e professor da URCA), Ricardo Mota Bacurau(mestre pelo MINTER e professor da URCA), as 18 horas na sala de vídeo do DG.
II SEPEGE- “Geografia do Cariri Cearence pesquisa e inovações” de 03 a 05 de outubro de 2019 Apresentação dos resultados das pesquisas realizadas durante o Minter Urca/USP
A segunda edição do seminário trouxe a apresentação de pesquisas do Programa de Pós-Graduação MINTER, que aconteceu através de uma parceria entre Universidade Regional do Cariri (URCA) com a Universidade de São Paulo (USP). Professores e professoras do Departamento de Geociências, bem como alunos egressos da URCA que fizeram parte do programa, apresentarão seus trabalhos durante os três dias do evento, além de docentes e estudantes das instituições: Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Infelizmente durante a realização do seminário ocorreu o falecimento do prof. mestre João Ludgero Sobreira Neto, que tinha trabalho a ser apresentado no seminário. Sua morte ocorreu no primeiro dia do seminário que acabou por ser dedicado em sua homenagem.