Plano Acadêmico:
Esta proposta de um Doutorado Interinstitucional (DINTER) entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), soma-se a uma tradição do curso de Pós-Graduação em Geografia Humana (FFLCH-USP), de formação de quadros intelectuais para o país. Nos anos mais recentes, o programa efetuou um MINTER-DINTER com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), já tem aprovado pela CAPES um MINTER com a Universidade Regional do Cariri (URCA) e, por meio deste, deseja contribuir com a formação de doutores do Pará.
A atual estrutura da pós-graduação da Universidade de São Paulo e do Departamento de Geografia é originária de 1971 e apresenta dois programas distintos de pós-graduação em geografia: o de Geografia Humana e o de Geografia Física. O Programa de Pós-graduação em Geografia Humana constitui-se num centro de excelência, tendo obtido nota 7 (sete) na última avaliação da CAPES, em 2014. Sua história remonta aos anos quarenta do século XX, precisamente em 1944, quando foi defendida a primeira tese de doutorado em Geografia, ainda no âmbito da antiga sub-secção de Geografia e História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, celula mater da Universidade de São Paulo (o Departamento de Geografia, que foi criado em 1946). No decorrer dos anos subsequentes a Universidade de São Paulo passou por várias alterações no seu organograma, bem como a Faculdade, agora denominada Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
A UNIFESSPA foi criada em junho de 2013, tendo como base o desmembramento do campus de Marabá da Universidade Federal do Pará, o qual já contava com maturidade acadêmica para nuclear uma nova instituiçãp de ensino superior (IES), e a criação de quatro novos campi nos municípios da região sul e sudeste do Pará, a saber: Rondon do Pará, Xinguara, São Felix do Xingu e Santana do Araguaia, permitindo novo avanço na interiorização de ensino superior na região. O objetivo da criação da nova Universidade é possibilitar aos estudantes da região acesso à educação superior pública de qualidade, sem necessidade se deslocamento para grandes centros, favorecendo a fixação de recursos humanos com melhor qualificação profissional e potencializando a função social da IES, especialmente na Amazônia. Certamente, são grandes os desafios para implantação e consolidação da UNIFESSPA, dentre os quais, destacam-se a qualificação de seus quadros, a fixação de novos grupos pesquisadores, implantação de programas de pós-graduação, para permitir oferta de formação com qualidade. A UNIFESSPA a partir da sua implantação em 2013 estabeleceu metas arrojadas para formação e qualificação de seu pessoal. Dentre elas, aprovou em seu conselho a priorização de investimento para, até 2018, implantar sete programas de pós-graduação, além de criar seu primeiro programa em nível de doutorado, a partir do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), já existente na Universidade. Em 2014 dois programas de pós-graduação em rede foram aprovados (PROFISICA E PROLETRAS) e estão em processo de submissão à CAPES mais duas propostas, em 2015. A Unifesspa estabeleceu ainda como meta para esse mesmo período atingir 70% de seu quadro docente com doutorado e/ou em doutoramento, para o que o estabelecimento de parcerias para doutoramento interinstitucionais é estratégico.
Os dados do Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020 (PNPG-CAPES), elaborado pela CAPES, reforçam a justificativa deste DINTER, uma vez que há uma concentração de mais de 50% dos cursos de Pós-Graduação na região Sudeste, sendo que a região Norte concentra apenas 3% dos cursos de doutorado, 3% de mestrado profissional e 5% mestrado acadêmico do país. A relação habitante-cursos de pós-graduação no Pará é uma das mais baixas do país, equivalendo a 0,7 estando no mesmo grupo de Acre (0,8), Alagoas (0,7), Amapá (0,5), Maranhão (0,3), Piauí (0,6) e Tocantins (0,6). O estado do Pará, segundo o PNPG-CAPES, apresenta uma baixa relação de docentes doutores por cem mil habitantes. Enquanto a média do Brasil é de 29,91 docentes doutores, o estado do Pará apresenta a média de 13,54.
Neste cenário, a proposta deste Doutorado Interinstitucional constitui-se num instrumento que, de imediato, contribui para qualificação de docentes e pesquisadores em um estado com déficit de cursos de pós-graduação e, a médio prazo, contribuirá para a para possibilidade de redução das desigualdades regionais na distribuição dos programas, uma vez que a formação destes docentes e pesquisadores será inestimável para a criação de novos programas de pós-graduação no Pará. Assim, coloca-se em acordo com o artigo 6º do projeto de lei 7200/06, relativo à Reforma do Ensino Superior, que aponta como diretriz da CAPES o crescimento dos cursos de pós-graduação strictu sensu para o gradativo aumento de mestres e doutores nas IES do país, especialmente nas regiões cujos indicadores de pós-graduação estejam abaixo da média nacional. Ainda no mesmo projeto de lei, o artigo 36º prevê o fomento por parte das universidades federais à formação de docentes e pesquisadores, como forma de reduzir as desigualdades regionais. Da mesma forma, o DINTER proposto atende a orientação contida no PNPG-CAPES 2011-2020, atualmente em vigência, que afirma: “deve-se destacar a necessidade primordial de se buscar o equilíbrio no desenvolvimento acadêmico em todas as regiões do País. As metas deste projeto de expansão e equilíbrio necessitam se ancorar na qualidade, estabilidade e pertinência” .
Este projeto está plenamente adequado aos objetivos do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, que prevê: “formação de quadros profissionais de excelência por meio do desenvolvimento de pesquisa, ensino e cooperação nacional e internacional.” . Também está em acordo com o Regimento da Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, em seu Título VIII, Capítulo I, que trata dos Programas Interinstitucionais. O programa de Doutorado em Geografia Humana, voltado particularmente aos docentes da UNIFESSPA busca atender ao plano de capacitação de docentes desta universidade, visando a formação de pesquisadores que possam estar à frente de um futuro novo programa de pós-graduação, contribuindo para a diminuição das desigualdades regionais no plano da formação docente superior e da pesquisa realizada no país. Além disso, visa estimular o intercâmbio acadêmico entre as duas universidades, ampliando o papel de formação e extensão da Universidade de São Paulo, respondendo plenamente aos objetivos dos programas interinstitucionais, apontados no referido regimento.
O projeto acadêmico deste DINTER contempla diferentes linhas de pesquisa, já bastante amadurecidas no âmbito da Universidade de São Paulo no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana. As disciplinas, bem como os projetos de pesquisa dos doutorandos estarão vinculados a estas linhas que abordam diferentes temáticas no plano regional, nacional e internacional, bem como questões de teoria e método em Geografia e suas repercussões no ensino fundamental. Espera-se que os doutorandos pós-graduandos se constituam em agentes multiplicadores de conhecimento e em agentes promotores do desenvolvimento da pesquisa na UNIFESSPA e UFOPA favorecendo a formação de um centro de excelência focado no compromisso com o desenvolvimento regional e a melhoria das condições de vida da população local.
O Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana tem por objetivo principal o desenvolvimento da pesquisa e a formação de pesquisadores e docentes para o ensino superior. Busca permanentemente a excelência acadêmica, o estímulo à produção e difusão de conhecimento crítico relativo a questões de natureza geográfica, o uso ético do conhecimento produzido para a consolidação e o aprofundamento da democracia, da cidadania plena e da justiça socioespacial, e a formação de quadros profissionais de excelência por meio do desenvolvimento de pesquisa, ensino e cooperação nacional e internacional. Por meio de suas linhas de pesquisa produz reflexões e pesquisas que resultam em material de significativa importância quantitativa e qualitativa para a compreensão do mundo contemporâneo, por meio do desenvolvimento de distintos referenciais teórico-metodológicos.
Busca-se com este DINTER produzir efeitos positivos nos diferentes cursos de graduação da UNIFESSPA, nos quais os doutorandos atuam como docentes, não apenas pelo seu aprofundamento na reflexão teórica e metodológica, mas também porque os alunos da graduação terão a possibilidade de participar dos vários eventos acadêmicos que serão realizados na cidade de Marabá -Pará, o que contribuirá para a ampliação e adensamento do debate acadêmico, que se vem constituindo desde a formação do curso. A incorporação de práticas importantes desenvolvidas no Departamento de Geografia/FFLCH/USP (grupos de estudo, seminários de pesquisa, reuniões semanais de debates de pesquisa feitas nos laboratórios, entre outras), certamente produzirão o ambiente favorável ao debate acadêmico, fundamental à qualidade da docência e pesquisa produzida na UNIFESSPA, reverberando na formação de alto nível dos graduandos desta instituição. Destaca-se, no âmbito da vivência destas práticas e de contato com bibliografia ampla e diversificada, o estágio de nove meses que os pós-graduandos realizarão na USP, obrigatoriamente.
A revista eletrônica franco-brasileira de geografia, Confins, se constituirá num veículo de divulgação do DINTER , bem como a Revista Geousp e a Revista do Departamento de Geografia. Entretanto, os alunos serão estimulados a publicar em outras publicações científicas nacionais e internacionais.
Estrutura curricular do Doutorado Interinstitucional USP - UNIFESSPA
a) Linhas de Pesquisa do Programa e as disciplinas oferecidas.
As linhas de pesquisa do PPGH-USP que se colocam como referência para a formulação do plano acadêmico deste DINTER, são as que seguem:
1- Teoria e Método em Geografia
2- Geografia Política, Planejamento e Recursos Naturais
3- Cartografia, Geoprocessamento, imagens e representações do espaço geográfico
4- Geografia da Cidade e do Urbano
5- Território, economia e dinâmicas regionais
6- Geografia, educação e ensino
7- Território, agricultura e sociedade
O conjunto de disciplinas a serem oferecidas neste DINTER contemplam todas as linhas de pesquisa, de modo que os participantes do programa possam ter uma formação ampla e qualificada, abordando-se em cada uma delas questões de natureza teórico-metodológica, bem como elementos empíricos da realidade em diferentes escalas.
Relação das disciplinas oferecidas :
DISCIPLINA PROF. RESPONSÁVEL/ REGIME DE TRABALHO
FLG- 5120 Pesquisa em Geografia: Método e Projeto
Rita de Cassia Ariza Cruz.
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP)
FLG- 5064
Estado, Modernização e Agricultura
Julio C. Suzuki.
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP)
FLG- 5133 Questão agrária, capitalismo e agricultura Valéria de Marcos.
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP)
FLG- 5065 Geografia Política e Meio Ambiente na Amazônia
Wagner Costa Ribeiro.
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP)
FLG- 5134 Análise Geoespacial Reinaldo Paul Perez Machado
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP)
FLG- Geografia da cidade e do urbano –perspectiva crítica. Isabel Ap. Pinto Alvarez
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP)
FLG- 5060 A Construção do Conhecimento Escolar e a Formação Docente no Ensino de Geografia
Sonia M. V.Castellar
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP)
FLG- 5132 Historiografias da Geografia brasileira Manoel Fernandes de Souza Neto Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP)
FLG- 5061 Os centros históricos das cidades globais Glória da Anunciação Alves
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP)
FLG – 5068
Políticas territoriais e gestão ambiental Neli Ap. Mello Théry
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP)
Todas as disciplinas credenciadas na Universidade de São Paulo, a serem ministradas neste convênio interinstitucional, possuem 4 créditos, sendo que cada crédito equivale a 15 (quinze) horas-aula, totalizando 60 horas-aula, das quais 24 horas-aula são teóricas, 24 horas-aula são práticas e 12 horas-aula são destinadas a seminários ou a outras atividades programadas pelo professor.
As disciplinas serão ofertadas, sempre, em duas partes ou módulos, permitindo ao professor introduzir as questões e referências bibliográficas sobre os temas a serem debatidos e, após algumas semanas, retomar estes conteúdos a partir das leituras e atividades previstas já desenvolvidas pelos pós-graduandos.
Cada parte ou módulo da disciplina será oferecida durante uma semana, com 12 horas-aula, distribuídas em dias alternados de 4 (quatro) horas-aula (segunda, quarta e sexta-feira; terça, quarta-feira e sábado ou segunda, quarta-feira e sábado). Os módulos não poderão ser concentrados em menos de 5 (cinco) dias consecutivos.
Nos primeiros 12 (doze) meses do programa de pós-graduação, haverá frequência mensal de, ao menos, um docente ofertando disciplina aos alunos, com exceção dos meses destinados aos recessos de meio e final de ano.
Quando houver necessidade de oferta de duas disciplinas, em um de seus módulos, no mesmo mês, sempre haverá a distância de uma semana entre o término da primeira e o início da segunda disciplina, ou seja, privilegiar-se-á a distribuição das disciplinas na primeira e na terceira semanas do mês ou na segunda e na quarta semana do mês. Assim, para a oferta das disciplinas, cada professor permanecerá em Marabá por duas semanas, não consecutivas. Com o intuito de qualificar ainda mais as disciplinas, bem como aproximar os orientadores e docentes da realidade local, o presente projeto prevê a realização de trabalhos de campo, para cada disciplina ministrada.
O programa do DINTER prevê que o doutorando curse quatro disciplinas, totalizando 16 créditos. Como se observa no quadro acima, a oferta de disciplinas é ampla quantitativa e qualitativamente, com significativa variação temática, entre questões teóricas, de método e de objeto. Todos os docentes são pesquisadores vinculados às linhas de pesquisa das disciplinas pelas quais são responsáveis e contratados em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa.
b) Outras atividades
Além das disciplinas, o doutorando deverá cumprir 176 (cento e setenta e seis) créditos relacionados a outras atividades, como participação em eventos acadêmicos, realização da pesquisa e elaboração da tese. Tal condição encontra-se devidamente normatizada pelo Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo, em seu título IV, IV.2.
O período de duração do Doutorado Interinstitucional é de 48 meses e o título outorgado ao estudante é de Doutor em Ciências (Geografia Humana).
O programa de doutorado requer que o pós-graduando seja capaz de formular, até o momento do exame de qualificação, um projeto de pesquisa consistente que contemple: clara formulação do problema de investigação, adequada fundamentação teórico-metodológica, formulação clara da hipótese de pesquisa, conhecimento da literatura especializada, domínio dos procedimentos metodológicos e técnicos necessários à execução do projeto, articulação lógica entre conceitos e fundamentação empírica, redação clara e observância das convenções acadêmicas.
Ao final do curso, o pós-graduando deve apresentar uma tese de doutorado, como resultado das reflexões realizadas a partir do trabalho de pesquisa supervisionado e das demais atividades desenvolvidas durante sua formação no período. O estudante deve demonstrar capacidade de utilização de métodos e técnicas de investigação científica, conhecimento e rigor teórico-metodológico, fundamentais no exercício da autonomia na docência e pesquisa.
Como parte das atividades desenvolvidas para formação dos doutorandos e para fomentar o debate acadêmico na UNIFESSPA, o DINTER prevê a realização de evento acadêmico relativo ao convênio, que será realizado em Marabá e que contará com a participação de até cinco docentes da Universidade de São Paulo. Neste evento, previsto para o terceiro semestre do programa, além de conferência e mesa-redonda, prevê-se a apresentação dos projetos de pesquisa dos doutorandos, de modo a estimular a troca de conhecimentos, o debate crítico e o acompanhamento mais sistemático da pesquisa, com os docentes envolvidos no convênio. O evento poderá contar também com colóquios temáticos.
Ainda no campo da formação dos doutorandos e da qualificação deste DINTER, destaca-se a previsão de trabalhos de campo com docentes/orientadores de modo a permitir o levantamento de dados, a observação sistemática, a realização de entrevistas que possam somar aos projetos de pesquisa em andamento.
As possibilidades de ampliação dos horizontes de pesquisa e de vivência do meio acadêmico serão reforçadas com a realização, por parte dos doutorandos, de estágio obrigatório de nove meses na Universidade de São Paulo. Durante o período, os estudantes terão acesso irrestrito aos laboratórios, bibliotecas e demais dependências da universidade. Deverão participar das atividades acadêmicas desenvolvidas, sobretudo no departamento de geografia, como grupos de estudos dos laboratórios, seminários de pesquisa, cursos programados, eventos acadêmicos e outros, sob supervisão de seu orientador.
b.1) Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor
O Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (PPGH), da Universidade de São Paulo (USP), em acordo prévio realizado com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT), da UNIFESSPA, estabeleceram a seguinte estratégia para realização de estágio obrigatório junto aos laboratórios de pesquisa vinculados ao PPGH: no período indicado nesse projeto o doutorando da UNIFESSPA poderá realizar um processo de imersão nos laboratórios de pesquisa vinculados ao PPGH/USP. No processo de imersão em questão, pretende-se inserir o doutorando em todas as atividades cotidianas dos laboratórios de pesquisa vinculados ao PPGH/USP, destacando-se: palestras e seminários realizados por professores e alunos componentes dos grupos de pesquisa inseridos nos laboratórios; seminários de acompanhamento e evolução do desenvolvimento das pesquisas de teses dos doutorandos envolvidos no DINTER; participação em seminários e palestras realizadas por pesquisadores nacionais e internacionais, com os quais os docentes do PPGH possuem interação e cooperação; visitas técnicas a outras instituições de ensino e pesquisa nacionais, que costumeiramente são realizadas pelos doutorandos que realizam o doutorado "in loco" no PPGH. Já se constitui em tradição os docentes do PPGH/USP a realização de seminários de acompanhamento das pesquisas de seus membros, de maneira aberta e colaborativa. Tal estratégia tem gerado trabalhos conjuntos bastante relevantes, que aproximam para a fronteira das linhas de pesquisa envolvidas neste projeto de DINTER. Sendo assim, pretende-se intensificar essa rotina, de forma que os doutorandos envolvidos no DINTER possam alargar ao máximo os seus horizontes de pesquisa e não se restringindo apenas ao seu assunto de tese. Entretanto, fundamentalmente mais importante, será proporcionar o convívio no âmbito dos laboratórios com os demais orientadores das áreas, doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica, que frequentam os laboratórios no dia a dia e que trocam conhecimentos, estabelecem redes de cooperação e de convívio social.
c) Sobre o plano de orientação
A relação do orientador com o orientando será realizada em diversos momentos do programa. A orientação acontecerá sempre que se fizer necessário, com a regularidade que o desenvolvimento de cada projeto de pesquisa irá requerer. Assim, não é possível definir um padrão único em que orientando e orientador deverão se encontrar. Mas, a orientação deverá ocorrer de forma presencial e não presencial, nesse caso por meio de instrumentos eletrônicos como videoconferência e serviços de comunicação oral disponíveis na internet.
Nos primeiros semestres, será realizada fundamentalmente por vídeo conferência, a cada quinze dias, embora os orientadores que ministram disciplinas possam ter um contato pessoal com os orientandos já neste momento. O evento acadêmico também se constituirá numa possibilidade de contato pessoal orientador-orientando.
Mas, o presente DINTER prevê a orientação presencial, com a ida dos orientadores a Marabá no terceiro e quarto semestres, momento no qual os doutorandos já efetivaram as disciplinas, participaram do evento acadêmico, e no qual se prevê que o andamento das pesquisas suscite questões mais densas, tanto a respeito da formulação teórico-conceitual, como relativas à pesquisa empírica, sendo fundamental a presença do orientador.
Além destes momentos, evidentemente durante o estágio de nove meses, a orientação presencial será sistemática, tendo em vista a realização do exame de qualificação, que deverá se realizar no mesmo período.
Quadro dos professores que oferecem vaga ao DINTER USP- UNIFESSPA
PROFESSOR REGIME DE TRABALHO LINHA DE PESQUISA VAGAS OFERECIDAS
Ana Fani A. Carlos RDIDP 1 e 4 1
Ariovaldo U. de Oliveira Aposentado 7 2
Elvio Martins RDIDP 1 1
Fernanda Fonseca RDIDP 3 1
Glória da Anunciação Alves RDIDP 4 e 6 1
Hervé Théry Colaborador 3 1
Isabel Ap. Pinto Alvarez RDIDP 4 1
Julio Cesar Suzuki RDIDP 1, 4 e 7 1
Lea Francisconi RDIDP 5 e 6 1
Manoel F. de Souza Neto RDIDP 1 1
Marcelo Martinelli RDIDP 3 1
Marcos B. de Carvalho RDIDP 1 e 2 1
Maria Eliza Miranda RDIDP 6 1
Marta Marques RDIDP 4 e 7 1
Neli Mello Théry RDIDP 2 1
Reinaldo P. Perez Machado RDIDP 3 1
Rita de C. A. da Cruz RDIDP 5 1
Rosa Ester Rossini RDIDP 5 1
Sandra Lencioni RDIDP 4 e 5 1
Silvana Pintaudi RDIDP 5 1
Sonia Castellar RDIDP 6 1
Valeria de Marcos RDIDP 7 1
Wagner C. Ribeiro RDIDP 2 1
Wanderley M. da Costa Aposentado 2 1
d) Exame de Qualificação
O exame de qualificação para o DINTER tem como objetivo a avaliação do grau de amadurecimento do projeto de pesquisa, levando-se em conta especialmente a fundamentação teórica e conceitual, o desenvolvimento da hipótese de pesquisa, a qualidade da revisão bibliográfica e da pesquisa empírica, bem como o cumprimento das normas para trabalhos acadêmicos.
O exame de qualificação deverá ser realizado na USP, durante a realização do estágio probatório dos doutorandos. Conforme o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, o exame só será realizado após o cumprimento dos créditos-disciplina (16). Ainda conforme este regulamento e o Regimento Geral de Pós-Graduação da USP, o doutorando deverá se inscrever para o exame em até, no máximo, (24) vinte e quatro meses do início de sua primeira matrícula na pós-graduação. O exame terá que ser realizado em até (60) sessenta dias após a inscrição.
O exame é realizado por uma banca examinadora composta pelo orientador e por dois docentes, com titulação mínima de doutor. O Relatório de Qualificação de Doutorado deve ser composto de 3 (três) partes, a saber: Projeto de Pesquisa, Relatório de Atividades e Resultados Parciais da Pesquisa. O Relatório de Qualificação deve ser entregue à Secretaria de Pós-Graduação de Geografia /USP em 3 (três) cópias, por ocasião da inscrição do estudante no referido exame. O Exame de Qualificação constará de exposição oral do estudante e de arguição de cada um dos membros examinadores. O estudante é arguido sobre o relatório por ele apresentado, no qual estão registradas e comentadas todas as atividades até então desenvolvidas, com ênfase ao Projeto de Pesquisa e ao estágio de seu desenvolvimento. Os membros da banca decidirão, por maioria sobre a aprovação ou reprovação do relatório.
Os pós-graduandos do Programa DINTER deverão atender às exigências de rendimento escolar e frequência mínima de 75% nas disciplinas cursadas, participar do evento acadêmico na instituição receptora e das atividades sugeridas pelo orientador durante o estágio de 09 (nove) meses a ser realizado junto ao Departamento de Geografia/FFLCH/USP.
A entrega e defesa da tese elaborada constitui-se no ato final da participação do pós-graduando no DINTER, momento no qual deverá ser arguido por uma banca composta por três membros todos com titulação mínima de doutor, mais o orientador, que é membro nato. A aprovação da tese pela banca definirá a obtenção do título de doutor ao pós-graduando.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A UNIFESSPA, apesar der uma universidade nova, possui uma boa infraestrutura, capaz de abrigar a apoiar a atividades discentes do DINTER, bem como de receber os docentes para aulas, evento e orientação presencial. A seguir estão indicados aspectos do conjunto de equipamentos, laboratórios e salas que a UNIFESSPA oferece:
. duas salas de aula equipada com lousas digitais interativas;
. uma sala para os docentes do DINTER com computadores, impressora multifuncional e datashow;
. uma sala com 12 computadores e uma impressora multifuncional;
. dois laboratórios de informática compartilhados com os alunos da Unifesspa, cada um equipado com 25 computadores modernos e com acesso rápido à internet, através do Programa Estadual Navega Pará e da RNP – Rede Nacional de Pesquisa e localizados em cada uma das Unidades do Campus de Marabá;
. laboratório exclusivo para alunos do DINTER, equipado com 12 computadores modernos e também conectado à rede da Unifesspa através dos quais podem acessar, entre outros, o Portal de Periódicos da Capes e a Biblioteca Central da Unifesspa;
. Laboratórios de Cartografia e Meio Ambiente; Planejamento Regional e Questão Agrária; Multidisciplinar de Geografia;
. Sala de vídeo conferência – equipada com uma mesa e cadeiras com capacidade para 25 pessoas;
. dois auditórios totalmente equipados e recentemente remodelados, um com capacidade para 120 pessoas e o outro com capacidade para 150 pessoas no qual podem ser realizadas as conferências e palestras do Programa.
Biblioteca
A Biblioteca da Unifesspa adota o software Pergamum para gerenciamento dos serviços técnicos e da rede de bibliotecas da Unifesspa. Participa da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias – CBBU, dos serviços cooperativos da BIREME (LILACS, Scad, BVs), IBICT (COMUT, BDTD, CCN, Repositório Institucional), REBAP (Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia), Rede da BVS Enfermagem, FBN (Consórcio Eletrônico de Bibliotecas da Fundação Biblioteca Nacional), Plano Nacional de Obras Raras da Biblioteca Nacional, IBGE - Biblioteca Depositária do IBGE e é help desk do Portal de Periódicos da CAPES desde 2010.
Todas as bibliotecas da Unifesspa dispõem de salão de leitura com 60 assentos, dos quais 20 são individuais e neste mesmo espaço disponibiliza 20 computadores modernos que facilita o acesso ao Portal de Periódicos da Capes e outros sites de pesquisa, leitura e/ou gravação de CD´s e DVD’s e para acesso a e-mail e internet. Essas bibliotecas contam com um acervo de aproximadamente 9.500 títulos, mais de 25.000 volumes e mais de 80 títulos de periódicos, cujo acervo está dividido em: Acervo Geral, Obras de Referência (dicionários e enciclopédias), Coleção Amazônia, Teses e Dissertações defendidas na Unifesspa e em outras instituições, Obras Raras, Fitas Cassetes, Filmes em rolo, DVD e CDR, Obras em Braille, Coleções Especiais, periódicos impressos e Bases de dados.
A biblioteca oferece também além do acervo físico, acesso a base de dado de importantes periódicos com acesso a arquivos em diversas áreas, jornais, dissertações e bancos de dados agregados de muitos tipos que podem ser acessados através da Estação de Pesquisas Acadêmicas – EPAC, com acesso gratuito à internet e um espaço próprio para o Portal de Periódicos da CAPES.
Cronograma de Atividades:
As atividades consistem em cursar disciplinas, realizar estágio estágio, orientação da tese por parte dos docentes da USP, realização do grupos de estudo, participação em eventos, realização da qualificação e defesa da tese conforme enunciado abaixo:
O Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana tem por objetivo principal o desenvolvimento da pesquisa e a formação de pesquisadores e docentes para o ensino superior. Busca permanentemente a excelência acadêmica, o estímulo à produção e difusão de conhecimento crítico relativo a questões de natureza geográfica, o uso ético do conhecimento produzido para a consolidação e o aprofundamento da democracia, da cidadania plena e da justiça socioespacial, e a formação de quadros profissionais de excelência por meio do desenvolvimento de pesquisa, ensino e cooperação nacional e internacional. Por meio de suas linhas de pesquisa produz reflexões e pesquisas que resultam em material de significativa importância quantitativa e qualitativa para a compreensão do mundo contemporâneo, por meio do desenvolvimento de distintos referenciais teórico-metodológicos.
Busca-se com este DINTER produzir efeitos positivos nos diferentes cursos de graduação da UNIFESSPA, nos quais os doutorandos atuam como docentes, não apenas pelo seu aprofundamento na reflexão teórica e metodológica, mas também porque os alunos da graduação terão a possibilidade de participar dos vários eventos acadêmicos que serão realizados na cidade de Marabá -Pará, o que contribuirá para a ampliação e adensamento do debate acadêmico, que se vem constituindo desde a formação do curso. A incorporação de práticas importantes desenvolvidas no Departamento de Geografia/FFLCH/USP (grupos de estudo, seminários de pesquisa, reuniões semanais de debates de pesquisa feitas nos laboratórios, entre outras), certamente produzirão o ambiente favorável ao debate acadêmico, fundamental à qualidade da docência e pesquisa produzida na UNIFESSPA, reverberando na formação de alto nível dos graduandos desta instituição. Destaca-se, no âmbito da vivência destas práticas e de contato com bibliografia ampla e diversificada, o estágio de nove meses que os pós-graduandos realizarão na USP, obrigatoriamente.
A revista eletrônica franco-brasileira de geografia, Confins, se constituirá num veículo de divulgação do DINTER , bem como a Revista Geousp e a Revista do Departamento de Geografia. Entretanto, os alunos serão estimulados a publicar em outras publicações científicas nacionais e internacionais.
Estrutura curricular do Doutorado Interinstitucional USP - UNIFESSPA
a) Linhas de Pesquisa do Programa e as disciplinas oferecidas.
As linhas de pesquisa do PPGH-USP que se colocam como referência para a formulação do plano acadêmico deste DINTER, são as que seguem:
1- Teoria e Método em Geografia
2- Geografia Política, Planejamento e Recursos Naturais
3- Cartografia, Geoprocessamento, imagens e representações do espaço geográfico
4- Geografia da Cidade e do Urbano
5- Território, economia e dinâmicas regionais
6- Geografia, educação e ensino
7- Território, agricultura e sociedade
O conjunto de disciplinas a serem oferecidas neste DINTER contemplam todas as linhas de pesquisa, de modo que os participantes do programa possam ter uma formação ampla e qualificada, abordando-se em cada uma delas questões de natureza teórico-metodológica, bem como elementos empíricos da realidade em diferentes escalas.
Relação das disciplinas oferecidas :
DISCIPLINA PROF. RESPONSÁVEL/ REGIME DE TRABALHO
FLG- 5120 Pesquisa em Geografia: Método e Projeto
Rita de Cassia Ariza Cruz.
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP)
FLG- 5064
Estado, Modernização e Agricultura
Julio C. Suzuki.
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP)
FLG- 5133 Questão agrária, capitalismo e agricultura Valéria de Marcos.
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP)
FLG- 5065 Geografia Política e Meio Ambiente na Amazônia
Wagner Costa Ribeiro.
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP)
FLG- 5134 Análise Geoespacial Reinaldo Paul Perez Machado
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP)
FLG- Geografia da cidade e do urbano –perspectiva crítica. Isabel Ap. Pinto Alvarez
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP)
FLG- 5060 A Construção do Conhecimento Escolar e a Formação Docente no Ensino de Geografia
Sonia M. V.Castellar
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP)
FLG- 5132 Historiografias da Geografia brasileira Manoel Fernandes de Souza Neto Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP)
FLG- 5061 Os centros históricos das cidades globais Glória da Anunciação Alves
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP)
FLG – 5068
Políticas territoriais e gestão ambiental Neli Ap. Mello Théry
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP)
Todas as disciplinas credenciadas na Universidade de São Paulo, a serem ministradas neste convênio interinstitucional, possuem 4 créditos, sendo que cada crédito equivale a 15 (quinze) horas-aula, totalizando 60 horas-aula, das quais 24 horas-aula são teóricas, 24 horas-aula são práticas e 12 horas-aula são destinadas a seminários ou a outras atividades programadas pelo professor.
As disciplinas serão ofertadas, sempre, em duas partes ou módulos, permitindo ao professor introduzir as questões e referências bibliográficas sobre os temas a serem debatidos e, após algumas semanas, retomar estes conteúdos a partir das leituras e atividades previstas já desenvolvidas pelos pós-graduandos.
Cada parte ou módulo da disciplina será oferecida durante uma semana, com 12 horas-aula, distribuídas em dias alternados de 4 (quatro) horas-aula (segunda, quarta e sexta-feira; terça, quarta-feira e sábado ou segunda, quarta-feira e sábado). Os módulos não poderão ser concentrados em menos de 5 (cinco) dias consecutivos.
Nos primeiros 12 (doze) meses do programa de pós-graduação, haverá frequência mensal de, ao menos, um docente ofertando disciplina aos alunos, com exceção dos meses destinados aos recessos de meio e final de ano.
Quando houver necessidade de oferta de duas disciplinas, em um de seus módulos, no mesmo mês, sempre haverá a distância de uma semana entre o término da primeira e o início da segunda disciplina, ou seja, privilegiar-se-á a distribuição das disciplinas na primeira e na terceira semanas do mês ou na segunda e na quarta semana do mês. Assim, para a oferta das disciplinas, cada professor permanecerá em Marabá por duas semanas, não consecutivas. Com o intuito de qualificar ainda mais as disciplinas, bem como aproximar os orientadores e docentes da realidade local, o presente projeto prevê a realização de trabalhos de campo, para cada disciplina ministrada.
O programa do DINTER prevê que o doutorando curse quatro disciplinas, totalizando 16 créditos. Como se observa no quadro acima, a oferta de disciplinas é ampla quantitativa e qualitativamente, com significativa variação temática, entre questões teóricas, de método e de objeto. Todos os docentes são pesquisadores vinculados às linhas de pesquisa das disciplinas pelas quais são responsáveis e contratados em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa.
b) Outras atividades
Além das disciplinas, o doutorando deverá cumprir 176 (cento e setenta e seis) créditos relacionados a outras atividades, como participação em eventos acadêmicos, realização da pesquisa e elaboração da tese. Tal condição encontra-se devidamente normatizada pelo Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo, em seu título IV, IV.2.
O período de duração do Doutorado Interinstitucional é de 48 meses e o título outorgado ao estudante é de Doutor em Ciências (Geografia Humana).
O programa de doutorado requer que o pós-graduando seja capaz de formular, até o momento do exame de qualificação, um projeto de pesquisa consistente que contemple: clara formulação do problema de investigação, adequada fundamentação teórico-metodológica, formulação clara da hipótese de pesquisa, conhecimento da literatura especializada, domínio dos procedimentos metodológicos e técnicos necessários à execução do projeto, articulação lógica entre conceitos e fundamentação empírica, redação clara e observância das convenções acadêmicas.
Ao final do curso, o pós-graduando deve apresentar uma tese de doutorado, como resultado das reflexões realizadas a partir do trabalho de pesquisa supervisionado e das demais atividades desenvolvidas durante sua formação no período. O estudante deve demonstrar capacidade de utilização de métodos e técnicas de investigação científica, conhecimento e rigor teórico-metodológico, fundamentais no exercício da autonomia na docência e pesquisa.
Como parte das atividades desenvolvidas para formação dos doutorandos e para fomentar o debate acadêmico na UNIFESSPA, o DINTER prevê a realização de evento acadêmico relativo ao convênio, que será realizado em Marabá e que contará com a participação de até cinco docentes da Universidade de São Paulo. Neste evento, previsto para o terceiro semestre do programa, além de conferência e mesa-redonda, prevê-se a apresentação dos projetos de pesquisa dos doutorandos, de modo a estimular a troca de conhecimentos, o debate crítico e o acompanhamento mais sistemático da pesquisa, com os docentes envolvidos no convênio. O evento poderá contar também com colóquios temáticos.
Ainda no campo da formação dos doutorandos e da qualificação deste DINTER, destaca-se a previsão de trabalhos de campo com docentes/orientadores de modo a permitir o levantamento de dados, a observação sistemática, a realização de entrevistas que possam somar aos projetos de pesquisa em andamento.
As possibilidades de ampliação dos horizontes de pesquisa e de vivência do meio acadêmico serão reforçadas com a realização, por parte dos doutorandos, de estágio obrigatório de nove meses na Universidade de São Paulo. Durante o período, os estudantes terão acesso irrestrito aos laboratórios, bibliotecas e demais dependências da universidade. Deverão participar das atividades acadêmicas desenvolvidas, sobretudo no departamento de geografia, como grupos de estudos dos laboratórios, seminários de pesquisa, cursos programados, eventos acadêmicos e outros, sob supervisão de seu orientador.
b.1) Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor
O Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (PPGH), da Universidade de São Paulo (USP), em acordo prévio realizado com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT), da UNIFESSPA, estabeleceram a seguinte estratégia para realização de estágio obrigatório junto aos laboratórios de pesquisa vinculados ao PPGH: no período indicado nesse projeto o doutorando da UNIFESSPA poderá realizar um processo de imersão nos laboratórios de pesquisa vinculados ao PPGH/USP. No processo de imersão em questão, pretende-se inserir o doutorando em todas as atividades cotidianas dos laboratórios de pesquisa vinculados ao PPGH/USP, destacando-se: palestras e seminários realizados por professores e alunos componentes dos grupos de pesquisa inseridos nos laboratórios; seminários de acompanhamento e evolução do desenvolvimento das pesquisas de teses dos doutorandos envolvidos no DINTER; participação em seminários e palestras realizadas por pesquisadores nacionais e internacionais, com os quais os docentes do PPGH possuem interação e cooperação; visitas técnicas a outras instituições de ensino e pesquisa nacionais, que costumeiramente são realizadas pelos doutorandos que realizam o doutorado "in loco" no PPGH. Já se constitui em tradição os docentes do PPGH/USP a realização de seminários de acompanhamento das pesquisas de seus membros, de maneira aberta e colaborativa. Tal estratégia tem gerado trabalhos conjuntos bastante relevantes, que aproximam para a fronteira das linhas de pesquisa envolvidas neste projeto de DINTER. Sendo assim, pretende-se intensificar essa rotina, de forma que os doutorandos envolvidos no DINTER possam alargar ao máximo os seus horizontes de pesquisa e não se restringindo apenas ao seu assunto de tese. Entretanto, fundamentalmente mais importante, será proporcionar o convívio no âmbito dos laboratórios com os demais orientadores das áreas, doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica, que frequentam os laboratórios no dia a dia e que trocam conhecimentos, estabelecem redes de cooperação e de convívio social.
c) Sobre o plano de orientação
A relação do orientador com o orientando será realizada em diversos momentos do programa. A orientação acontecerá sempre que se fizer necessário, com a regularidade que o desenvolvimento de cada projeto de pesquisa irá requerer. Assim, não é possível definir um padrão único em que orientando e orientador deverão se encontrar. Mas, a orientação deverá ocorrer de forma presencial e não presencial, nesse caso por meio de instrumentos eletrônicos como videoconferência e serviços de comunicação oral disponíveis na internet.
Nos primeiros semestres, será realizada fundamentalmente por vídeo conferência, a cada quinze dias, embora os orientadores que ministram disciplinas possam ter um contato pessoal com os orientandos já neste momento. O evento acadêmico também se constituirá numa possibilidade de contato pessoal orientador-orientando.
Mas, o presente DINTER prevê a orientação presencial, com a ida dos orientadores a Marabá no terceiro e quarto semestres, momento no qual os doutorandos já efetivaram as disciplinas, participaram do evento acadêmico, e no qual se prevê que o andamento das pesquisas suscite questões mais densas, tanto a respeito da formulação teórico-conceitual, como relativas à pesquisa empírica, sendo fundamental a presença do orientador.
Além destes momentos, evidentemente durante o estágio de nove meses, a orientação presencial será sistemática, tendo em vista a realização do exame de qualificação, que deverá se realizar no mesmo período.
Quadro dos professores que oferecem vaga ao DINTER USP- UNIFESSPA
PROFESSOR REGIME DE TRABALHO LINHA DE PESQUISA VAGAS OFERECIDAS
Ana Fani A. Carlos RDIDP 1 e 4 1
Ariovaldo U. de Oliveira Aposentado 7 2
Elvio Martins RDIDP 1 1
Fernanda Fonseca RDIDP 3 1
Glória da Anunciação Alves RDIDP 4 e 6 1
Hervé Théry Colaborador 3 1
Isabel Ap. Pinto Alvarez RDIDP 4 1
Julio Cesar Suzuki RDIDP 1, 4 e 7 1
Lea Francisconi RDIDP 5 e 6 1
Manoel F. de Souza Neto RDIDP 1 1
Marcelo Martinelli RDIDP 3 1
Marcos B. de Carvalho RDIDP 1 e 2 1
Maria Eliza Miranda RDIDP 6 1
Marta Marques RDIDP 4 e 7 1
Neli Mello Théry RDIDP 2 1
Reinaldo P. Perez Machado RDIDP 3 1
Rita de C. A. da Cruz RDIDP 5 1
Rosa Ester Rossini RDIDP 5 1
Sandra Lencioni RDIDP 4 e 5 1
Silvana Pintaudi RDIDP 5 1
Sonia Castellar RDIDP 6 1
Valeria de Marcos RDIDP 7 1
Wagner C. Ribeiro RDIDP 2 1
Wanderley M. da Costa Aposentado 2 1
d) Exame de Qualificação
O exame de qualificação para o DINTER tem como objetivo a avaliação do grau de amadurecimento do projeto de pesquisa, levando-se em conta especialmente a fundamentação teórica e conceitual, o desenvolvimento da hipótese de pesquisa, a qualidade da revisão bibliográfica e da pesquisa empírica, bem como o cumprimento das normas para trabalhos acadêmicos.
O exame de qualificação deverá ser realizado na USP, durante a realização do estágio probatório dos doutorandos. Conforme o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, o exame só será realizado após o cumprimento dos créditos-disciplina (16). Ainda conforme este regulamento e o Regimento Geral de Pós-Graduação da USP, o doutorando deverá se inscrever para o exame em até, no máximo, (24) vinte e quatro meses do início de sua primeira matrícula na pós-graduação. O exame terá que ser realizado em até (60) sessenta dias após a inscrição.
O exame é realizado por uma banca examinadora composta pelo orientador e por dois docentes, com titulação mínima de doutor. O Relatório de Qualificação de Doutorado deve ser composto de 3 (três) partes, a saber: Projeto de Pesquisa, Relatório de Atividades e Resultados Parciais da Pesquisa. O Relatório de Qualificação deve ser entregue à Secretaria de Pós-Graduação de Geografia /USP em 3 (três) cópias, por ocasião da inscrição do estudante no referido exame. O Exame de Qualificação constará de exposição oral do estudante e de arguição de cada um dos membros examinadores. O estudante é arguido sobre o relatório por ele apresentado, no qual estão registradas e comentadas todas as atividades até então desenvolvidas, com ênfase ao Projeto de Pesquisa e ao estágio de seu desenvolvimento. Os membros da banca decidirão, por maioria sobre a aprovação ou reprovação do relatório.
Os pós-graduandos do Programa DINTER deverão atender às exigências de rendimento escolar e frequência mínima de 75% nas disciplinas cursadas, participar do evento acadêmico na instituição receptora e das atividades sugeridas pelo orientador durante o estágio de 09 (nove) meses a ser realizado junto ao Departamento de Geografia/FFLCH/USP.
A entrega e defesa da tese elaborada constitui-se no ato final da participação do pós-graduando no DINTER, momento no qual deverá ser arguido por uma banca composta por três membros todos com titulação mínima de doutor, mais o orientador, que é membro nato. A aprovação da tese pela banca definirá a obtenção do título de doutor ao pós-graduando.
e) Do Cronograma:
Abaixo destacamos o cronograma sucinto das atividades previstas e descritas acima:
2SEM
2016 1SEM
2017 2SEM
2017 1SEM
2018 2SEM
2018 1SEM
2019 2SEM
2019 1SEM
2020 2SEM
2020
Processo seletivo x
Oferecimento de disciplinas x
Orientação não presencial x x x x x
Evento acadêmico x x
Orientação in loco x x
Trabalho de campo x x x
Estágio no DG USP x x x x
Qualificação x
Redação x x x
Depósito da dissertação x
Defesa x