Dados do Programa
Número da Proposta:
25/2016
Período de Vigência:
01/03/2017
a
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
20
Data de Fim Previsto:
28/02/2021
Local de Execução do Projeto:
Porto Alegre - RS
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
PLANO ACADÊMICO
OBJETIVOS E METAS:
1) realizar a formação de 17 professores da UNEAL em nível de doutorado, em forma de Projeto de DINTER, mantendo o mesmo nível de qualidade, controle e exigência que caracteriza o curso oferecido na sede do PPGEDU/UFRGS;
2) fomentar a pesquisa em Educação na região de Alagoas, no que tange à relevância científica e social, sobretudo, em suas relações com a Educação Básica no estado;
3) promover o intercâmbio entre as instituições de forma a propiciar relações recíprocas de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo grupos de pesquisas vinculados às duas instituições;
4) desenvolver o ensino de graduação e de pós-graduação na UNEAL, participando na formação de professores-pesquisadores cujas ações investigativas respondam a necessidades regionais e ampliem o comprometimento institucional com o desenvolvimento da região;
5) fortalecer e estabelecer as condições para a criação de novos cursos de pós-graduação stricto sensu na UNEAL, notadamente e a médio prazo, um Mestrado em Educação que atenda a uma demanda reprimida de formação neste nível.
CRITÉRIOS E SISTEMÁTICA DE SELEÇÃO DOS ALUNOS
Os candidatos à turma especial de doutorado no âmbito deste DINTER apresentarão a documentação necessária para a seleção, respondendo a Edital específico aberto para este DINTER, qual seja: currículo LATTES atualizado; Memorial Descritivo; Anteprojeto de Tese. As orientações para apresentação destes dois últimos documentos têm como base as mesmas exigências aplicadas no último edital de seleção do PPGEDU/UFRGS (2016/1): Memorial Descritivo, com até 15.000 caracteres (com espaços, incluindo notas e referências), no qual conste análise das experiências profissionais e acadêmicas, bem como uma reflexão sobre interesses teóricos. A formatação do texto seguirá a configuração padrão: fonte 12, Times New Roman ou equivalente e espaço 1,5; e Anteprojeto de Tese com até 15.000 caracteres (com espaços, incluindo notas e referências), articulado com a área de concentração e temática escolhida, contendo: problema; objetivos; justificativa; fundamentação teórica; metodologia; referências. A formatação do texto segue a configuração padrão: fonte 12, Times New Roman ou equivalente e espaço 1,5.
Uma Comissão de Seleção formada por três professores do PPGEDU/UFRGS receberá o material e o analisará, consultando outros professores do Programa integrados diretamente ao DINTER em função das temáticas elencadas. A Comissão de Seleção divulgará a lista de pré-selecionados e agendará entrevistas presenciais em Maceió para cada candidato. Os candidatos serão entrevistados pela Comissão a fim de que possam enfatizar a relação entre sua formação prévia e a proposta de tese; expor mais detalhadamente sua proposta de pesquisa; e, mostrar seu potencial para a pesquisa e a atuação em nível de pós-graduação no futuro. A Comissão divulgará publicamente a lista de selecionados.
Em suma, a avaliação terá como critérios: (a) análise do mérito acadêmico do currículo Lattes, evidenciado pela experiência docente, bem como pelo percurso de pesquisa do candidato; (b) análise do mérito acadêmico do memorial descritivo, considerando a coerência entre a trajetória profissional e acadêmica e o tema a ser pesquisado; (c) análise do anteprojeto de tese, considerando a relevância do objeto e problema de pesquisa e a adequação teórico-metodológica às temáticas assinaladas como de interesse do candidato e a possibilidade de orientação do trabalho proposto.
PLANEJAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DOS ALUNOS JUNTO AO PROGRAMA PROMOTOR
De acordo com o acordo firmado inloco entre o PPGEDU/UFRGS e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UNEAL, estão previstos TRÊS semestres de estágio obrigatório na sede da promotora, onde os alunos, além de cursarem disciplinas no PPGEDU/UFRGS, se integrarão ativamente aos grupos de pesquisa dos professores, bem como a todas as atividades de pesquisa ordinárias do Programa de forma presencial. Nestes três semestres, os alunos deverão cumprir, pelo menos, 20 créditos obrigatórios.
Merece destaque o fato de que o estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor (PPGEDU/UFRGS) terá início no semestre imediatamente posterior àquele, primeiro, no qual prevê-se o cumprimento de 10 créditos teóricos de caráter obrigatório para todos os alunos na sede da receptora (UNEAL). Ou seja, prevê-se que, no primeiro semestre do curso, os professores do PPGEDU/UFRGS que compõem o corpo docente ministrarão disciplinas diretamente na UNEAL (campus Maceió), tal como explicitado no item relativo às disciplinas.
AÇÕES VOLTADAS PARA A MINIMIZAÇÃO DOS RISCOS DE ENDOGENIA NA FORMAÇÃO DE MESTRES OU DOUTORES
O projeto DINTER PPGEDU/UFRGS e UNEAL está direcionado para os docentes da Universidade Estadual de Alagoas que possuam titulação de mestres. Essa característica, em si mesma, já reduz a possibilidade de endogenia. Além disso, como referido, será realizado rigoroso processo seletivo, nos padrões atualmente aplicados no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Outro cuidado será quando da composição de bancas de avaliação de exames de qualificação e de defesa de doutorado. Esta composição deverá garantir a qualidade e rigor na avaliação dos trabalhos mediante premissas que já temos assumido, quais sejam, aquelas que convergem para uma pluralidade de leituras e análises dos projetos/pesquisas, por meio do convite a pesquisadores pertencentes a grupos de pesquisa de todo o país.
A ampla e profunda participação dos docentes das instituições promotora e receptora estará voltada para a composição de projetos conjuntos durante toda a realização do DINTER, com o objetivo de reduzir a possibilidade da formação restrita à instituição receptora. Cientes dessa necessidade, o PPGEDU/UFRGS tem como ações facilitar o acesso à pesquisa interinstitucional, incentivar a intensificação do intercâmbio e o aumento de diversidade institucional. Esta diversidade se dará através dos convênios internacionais que o PPGEDU/UFRGS mantém, bem como com as parcerias nacionais, com grupos de pesquisa de todo o país.
Além disso, a previsão de três semestres de estágio obrigatório garantirá uma interlocução mais ampla com grupos de pesquisa do Programa promotor, com outros estudantes de mestrado, de doutorado e até mesmo com estudantes de iniciação científica que participam dos projetos de pesquisa dos docentes do Programa. Tais atividades minimizarão os riscos de endogenia, visto que os professores da UNEAL estarão inscritos no interior de um universo acadêmico amplo e diversificado.
Como já referido, após o primeiro semestre de atividades na instituição receptora (com o desenvolvimento das disciplinas especialmente organizadas para este DINTER), bem como os três semestres de estágio obrigatório na instituição proponente, os alunos realizarão atividades de orientação basicamente por meio do uso de tecnologias a distância. Para tanto, e para além dos recursos que já dispõem (de equipamentos fornecidos pela Universidade e, muitos deles, com verba pública de pesquisa), o PPGEDU/UFRGS conta com uma sala de vídeo-conferência, especialmente equipada (inclusive, com acústica e isolamento adequados para atividades com esse fim). O Programa conta, ainda, com um laboratório de informática próprio, com um funcionário especializado para auxílio imediato para o acesso e uso dos equipamentos lá disponíveis.
Apresentação do Planejamento Básico de como serão efetuadas as atividades de orientação, com descrição objetiva das relações entre orientador(a) e orientando(a)
Inicialmente, gostaríamos de explicitar o modo como se deu a composição do corpo docente que atuará diretamente no DINTER, em atividades de orientação e de ensino (especialmente, na sede receptora). Em agosto de 2015, o PPGEDU/UFRGS divulgou, em seu site, um edital público de seleção para fins de recebimento e avaliação de propostas de parceria interinstitucional, na categoria DINTER. Dentre as 14 propostas recebidas, a Comissão de Avaliação composta para este edital selecionou aquela enviada pela UNEAL por considerar que, mais consistentemente, ela: a) visava a formação de professores de ensino superior de uma universidade pública ocupada com a formação de profissionais que atuam diretamente nas redes de ensino básico do estado do Alagoas; b) visava a formação de doutores da instituição em um estado que apresenta possibilidades mais restritas neste nível de pós-graduação (apenas um curso de doutorado, na UFAL); c) era oriunda de Alagoas e seu aceite mostrava-se, então, em consonância com as políticas nacionais de incentivo e estímulo à pesquisa e à pós-graduação na região Nordeste.
Um vez selecionada a proposta, mostrou-se necessário realizar, junto aos professores da UNEAL interessados no DINTER, um perfil dos candidatos, bem como de suas demandas investigativas. Foi com base neste perfil que o PPGEDU/UFRGS traçou a participação de seus professores; desde o início, portanto, merece destaque que os professores que atuarão como orientadores encontram-se já ligados com as necessidades de pesquisa manifestadas pelos professores da UNEAL.
Além disso, a proposta de DINTER aqui apresentada contempla a organização de um currículo básico (de 10 créditos obrigatórios), que corresponde a disciplinas específicas e especialmente planejadas para serem ministradas na UNEAL, no campus de Maceió. Para esse período, que corresponde ao primeiro semestre do curso, organizamos a oferta das disciplinas na instituição receptora (UNEAL), em módulos concentrados de uma semana para cada disciplina, com 4 horas/aula por dia, nas condições de formação em serviço propostas pelo DINTER.
Considera-se importante mencionar, ainda, que o processo seletivo dos candidatos será organizado com a ajuda dos professores que compõem o corpo docente do DINTER – seja por meio da leitura dos materiais que serão entregues (currículo, memorial e anteprojeto) e pelos apontamentos necessários a serem realizados durante as entrevistas. Temos a convicção de que o envolvimento dos professores do PPGEDU/UFRGS nesta etapa do DINTER configura-se como uma importante ação de organização, decisiva, dos vínculos de orientação.
O estabelecimento de três semestres de estágio obrigatório em Porto Alegre – ou seja, com a liberação dos professores da UNEAL de suas atividades de ensino, porém com a garantia de seus vencimentos –, configura-se como uma estratégia importante, que favorecerá a imersão e a dedicação necessárias para a realização de uma etapa singular da pesquisa: aquela de elaboração do projeto de tese. Nestes três semestres, então, os alunos do DINTER deverão:
- participar das disciplinas oferecidas pelo PPGEDU/UFRGS, em suas diferentes modalidades (seminários, leituras dirigidas, práticas de pesquisa). Para a escolha das disciplinas, haja vista a possibilidade de flexibilização curricular permitida pelo currículo do PPGEDU/UFRGS, os alunos contarão com o auxílio de seus respectivos orientadores. Como já referido, nesta etapa do DINTER, é exigido o cumprimento de 20 créditos obrigatórios;
- reunir-se sistematicamente com seus respectivos orientadores, em encontros individuais e coletivos, com o grupo de orientação;
- participar ativamente das atividades desenvolvidas pelo grupo de orientação a que estarão vinculados, para fins de aprimoramento da pesquisa e também de outras práticas acadêmicas a ela relacionadas (como produção de textos para participação em eventos, elaboração de artigos, etc.).
- submeter, ao final deste período, o projeto de tese à avaliação da banca de defesa (sessão pública), a ser composta por três professores (sendo um externo ao PPGEDU/UFRGS e outro externo à UFRGS), além do orientador.
Entende-se, portanto, que, nestas quatro ações explicitadas, concentra-se grande parte das atividades de orientação, a serem realizadas durante o período de estágio obrigatório.
Terminado o período de estágio obrigatório, e que converge para o retorno ao estado de Alagoas, os alunos deverão manter comunicação periódica com seus orientadores de modo a dar continuidade à pesquisa, atendendo desde as colaborações da banca avaliadora, a elaboração e escrita da etapa final da tese, bem como a todos os encaminhamentos que se façam necessários para a efetivação da pesquisa a bom termo. Para tanto, as orientações se darão a distância, por meio do uso das tecnologias de informação e comunicação à disposição de discentes e docentes do referido DINTER.
Salientamos que, a partir do segundo ano do curso e de modo a garantir a assistência aos alunos, estão previstas quatro visitas (uma em cada semestre, de 2019/1 a 2020/2) de uma Comissão de Acompanhamento. Esta Comissão tem por fim a realização de um trabalho coletivo inloco com os alunos, voltado para a discussão de suas pesquisas, bem como, com efeito, para o aprimoramento de questões teóricas e metodológicas que se façam necessárias. Trata-se de uma estratégia importante, que visa a manutenção sistemática de realização dos trabalhos e a redução das possibilidades de abandono ou desligamento.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Na Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL (Instituição Receptora), os alunos poderão dispor das instalações dos 35 (trinta e cinco) Grupos de Pesquisa cadastrados na base de dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, na Plataforma do CNPq, coordenados por professores da UNEAL e certificados pela respectiva Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Todos os núcleos são equipados com mobiliário, bibliografia específica, computadores, impressoras, notebooks e projetores tipo datashow. Os doutorandos ainda terão à disposição as dependências do Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras – CELE, onde são desenvolvidas atividades de ensino e pesquisa de línguas estrangeiras, como também atividades de extensão junto ao público externo da UNEAL; também contarão com o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores, onde se realizam atividades diversas ligadas à formação de professores, incluindo os de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa e Língua Francesa.
Exclusivamente para atender o DINTER, ainda serão disponibilizadas salas para secretaria, coordenação e ambiente para estudos dos doutorandos, além de acervo bibliográfico específico a ser consultado durante a realização das disciplinas. Toda essa infraestrutura será utilizada, em médio prazo, por ocasião da criação de curso novo de mestrado em Educação na Instituição Receptora do DINTER.
Biblioteca da receptora
O sistema de bibliotecas da UNEAL é distribuído pelos 6 (seis) campi da universidade. Todas dispõem de mesas de estudo, bancada individual, computadores para consulta e pesquisa e espaço para estudo individual. A biblioteca do campus I possui um acervo composto de por mais de 5.000 títulos, sendo pelo menos 4.802 livros, além de 308 periódicos.
Biblioteca da Promotora
O PPGEDU dispõe da Biblioteca Setorial da Faculdade de Educação, localizada no mesmo prédio em que o Programa está instalado. A referida biblioteca conta com 2 salas de leitura, com acesso wireless, comportando até 44 estudantes em mesas coletivas, além de espaço para consulta local, dedicado à comunidade sem vínculo com a UFRGS, comportando até 12 pessoas e consulta ao Acervo de Obras Raras, comportando até 04 pesquisadores. Além disso, os usuários têm 06 computadores à disposição para consultas ao acervo (SABI e LUME) e 01 computador exclusivo para acesso ao Portal de Periódicos da CAPES.
O acervo conta com mais de 67.456 de volumes, que compreende, principalmente: Livros (35.025), Teses e Dissertações (3.044), Periódicos (1070 títulos), CD-ROM (1.286) e DVD (600), Cartilhas de Alfabetização, Acervo Histórico (1782 livros e 795 periódicos), além de Trabalhos de Conclusão de Graduação (TCG), Trabalhos de Conclusão de Especialização (TCE), entre outros. Possui acesso on-line (SABi, Biblioteca Nacional, LUME e outras universidades, Portal Periódicos CAPES). Até 1992, indexava os periódicos em língua espanhola e francesa. Atualmente, indexa artigos de periódicos nacionais na área de Educação e afins existentes na Biblioteca (cerca de 40.000 artigos) e possui projeto de catalogação retrospectiva de artigos antigos. No Rio Grande do Sul, é a única biblioteca que faz tal serviço e uma das poucas no Brasil. A Biblioteca Setorial da Educação presta serviços não só à Faculdade de Educação da UFRGS, mas também, à comunidade em geral, incluindo alunos e professores de outras Instituições de Ensino Superior, principalmente em relação às teses e dissertações produzidas pelo Programa. Em 2014, 3.021 usuários utilizaram os serviços da biblioteca, sendo 28,43% (859) desses usuários alunos de Pós-Graduação. O total de transações (empréstimos, renovações e reservas) é de 197.807.
Ao longo dos anos, esta Biblioteca procurou acompanhar o desenvolvimento informacional e tecnológico da área, buscando fornecer aos usuários os recursos disponíveis ao desenvolvimento pessoal e profissional. Dentre os recursos, disponibiliza um acervo totalmente informatizado através do SABi – Sistema de Automação de Bibliotecas, podendo ser acessado via Internet, bem como disponibilização e atualização de manual de orientação para elaboração de trabalhos acadêmicos (dissertações, teses, TCG de Pedagogia, TCE de Especialização), treinamento de usuários, elaboração da ficha catalográfica de maneira automática e gratuita, entre outros.
Além da Biblioteca Setorial, o PPGEDU dispõe do SBU – Sistema de Bibliotecas da UFRGS. O SBU é composto por: 1 Biblioteca Central – que se destaca por possuir um acervo de caráter geral e multidisciplinar diferenciado, constituído basicamente de uma coleção adquirida pela UFRGS em 1969, composta de cerca de 40.000 volumes dos quais 10.000 se caracterizam como obras raras e os demais 30.000 volumes se destacam por constituir importante fonte de pesquisa para alunos de pós-graduação e pesquisadores, abrangendo os mais variados assuntos, predominando História, Literatura, Filosofia e Arte – a chamada coleção Eichenberg; 29 Bibliotecas Setoriais especializadas – distribuídas nos diferentes campos e prédios da UFRGS; 1 biblioteca de Ensino Fundamental e Médio – localizada no Colégio de Aplicação da Universidade; 1 biblioteca depositária da documentação da ONU - Organização das Nações Unidas. O acervo é composto de 702.217 volumes de livros, 14.852 títulos de periódicos, além de 88.621 itens de outros materiais (disquetes, CD-ROM, DVD, fitas de vídeo), totalizando um volume superior a 900.000 itens de informação, sendo desses 165.110 títulos referentes à produção científica registrada.
Oferece, igualmente, o acesso ao Portal de Periódicos CAPES, que disponibiliza mais de 26.449 títulos de periódicos e bases de dados específicas das áreas, como a ERIC, EducationFullText e outras. A Universidade complementa com aquisições institucionais aqueles periódicos que o Portal não contempla, como é o caso das coleções de livros eletrônicos e repositórios de jornais e periódicos científicos, que alunos, professores e técnicos podem acessar de qualquer computador ligado à rede da Universidade ou remotamente através de identificação da instituição via federação. Os serviços de biblioteca estão automatizados: reservas e renovação de livros pela internet, empréstimo domiciliar, serviço de comutação bibliográfica no país e no exterior e outros. Além de atender a comunidade universitária, o Sistema presta serviços de informação em nível local, regional, nacional e internacional, devido a sua participação em programas cooperativos, entre os quais destacam-se: SABi – Sistema de Automação de Bibliotecas, que integra o acervo de todas as bibliotecas que compõem o SBU. LUME - Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, portal de acesso que reúne mais de 40.000 documentos digitais gerados em seu âmbito, entre eles teses, dissertações, monografias de graduação e especialização, artigos de periódicos, livros e capítulos de livros, entre outros, visando sua preservação e divulgação. Programas Cooperativos: SCAD - Serviço Cooperativo de Acesso ao Documento; COMUT – Programa de Comutação Bibliográfica; CCN – Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas. Também faz parte das ações das Bibliotecas o oferecimento aos alunos e professores, de diferentes tipos de formações, especialmente voltadas ao uso de softwares e portais com conteúdo científico.
Demais instalações da instituição receptora
A UNEAL é uma instituição multicampi, tendo unidades em todas as regiões do Estado de Alagoas. O seu Campus I está localizado na cidade de Arapiraca e concentra o maior número de estudantes e cursos da instituição. São 11 cursos de graduação e mais de dois mil alunos. Nesse campus, encontramos um bloco de Laboratórios de Pesquisa, com aproximadamente 200 m2 de área construída, além de outras áreas com demais Laboratórios de Química, Biologia, Geografia, Estudos Afro-Brasileiros, História, Pedagogia, Matemática e Letras que poderão ser utilizados pelos doutorandos participantes do DINTER UFRGS/UNEAL.
O Campus II, localizado na cidade de Santana do Ipanema, sertão alagoano, foi criado em 1994, como Escola Superior de Ciências Humanas, Físicas e Biológicas do Sertão (ESSER). Somente em 1995, foram autorizados os cursos de Pedagogia e Zootecnia, sendo 1996 o ano do primeiro vestibular com o ingresso de 69 alunos. Em 2005, foi autorizado o curso de Ciências Biológicas. O Curso de Zootecnia forma profissionais que atuam principalmente na área rural da região, contribuindo para o seu desenvolvimento e intervindo junto às comunidades rurais.
A presença da UNEAL na cidade de Palmeira dos Índios se dá através do Campus III que ganhou sua sede própria após uma longa e perseverante luta de sua comunidade acadêmica. Localizada na terra dos índios Xucuru-Kariri, no Agreste alagoano, Palmeira dos Índios, dista 133 km da capital, Maceió. Conhecida por sua cultura, atualmente, destaca-se por ser um polo educacional da Região, concentrando algumas Instituições de Ensino Superior, entre elas a Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. O seu campus está situado às margens da Rodovia AL-115, km 03 na saída para Arapiraca. Passou a funcionar em sua sede própria em fevereiro de 2009 e, desde então, há uma luta constante para melhorar suas condições de funcionamento e trazer melhores condições para o desenvolvimento das atividades acadêmicas para seus alunos, professores e servidores.
O Campus IV da UNEAL está localizado no município de São Miguel dos Campos. Foi implantado oficialmente em 29 de setembro de 2005, por meio de convênio firmado entre a então FUNESA (hoje Uneal) e a Prefeitura Municipal. A autorização do Conselho Estadual de Educação foi expedida no dia de 20 de agosto de 2005 e publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas em 24 de agosto do mesmo ano. A Universidade Estadual de Alagoas está presente na cidade de São Miguel dos Campos desde 1999 como uma extensão da Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca (FFPA), com o curso de licenciatura em Letras/Português-Inglês. A extensão pretendia atender a uma demanda educacional para os públicos do Ensino Médio e Superior da região que almejavam uma formação mais especializada. A primeira turma graduou-se em 2002.
O campus da UNEAL instalou-se no município de União dos Palmares em 13 de abril de 1998, estando vinculada à antiga Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca – FFPA. Em 2006 com a mudança de status de Fundação Universidade Estadual de Alagoas – FUNESA para Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL pela Lei Estadual nº. 6.785 de 21/12/2006, publicada no D.O.E., em 22/12/2006, a então Escola Superior de União dos Palmares – ESUP, passa a denominar-se Campus V. Em 2010, depois de ampla discussão com a comunidade acadêmica, foi escolhido democraticamente a designação de Campus Universitário Zumbi dos Palmares – CAMUZP.
Criado em 2012, o Campus VI da Universidade Estadual de Alagoas está localizado na capital do Estado, Maceió. Nessa unidade, é ofertado o curso de Administração Pública, sendo o campus mais recente da UNEAL. Sua sede foi disponibilizada pela Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, onde funcionou o Liceu Alagoano, após reforma. Possui salas de aula disponíveis para atividades de ensino para o DINTER, bem como salas de estudo individualizado, biblioteca para pesquisa e acesso à internet, além de boa localização, próxima ao centro da capital alagoana.
Cronograma de Atividades:
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Dezembro de 2016: Processo seletivo
2017/1
Início do curso e realização de seminários na UNEAL. Cumprimento de 10 créditos teóricos de caráter obrigatório para todos os alunos na sede da receptora (UNEAL). Elaboração, em ação compartilhada com os respectivos orientadores, do Plano Prévio de Estudos Orientados – PPEO
2017/2
Período de permanência dos alunos na sede da promotora. Continuidade dos estudos teórico-metodológicos. Contato com os grupos de pesquisa e participação nas atividades de formação do PPGEDU. Cumprimento de, no mínimo, 8 créditos, na sede da promotora.
2018/1
Período de permanência dos alunos na sede da promotora. Continuidade dos estudos teórico-metodológicos. Contato com os grupos de pesquisa e participação nas atividades de formação do PPGEDU. Elaboração do projeto de tese. Cumprimento de, no mínimo, 8 créditos na sede da promotora.
2018/2
Período de permanência dos alunos na sede da promotora. Continuidade dos estudos teóricos. Contato com os grupos de pesquisa e participação nas atividades de formação do PPGEDU. Elaboração do projeto de tese. Cumprimento de, no mínimo, 4 créditos na sede da promotora.
FEVEREIRO DE 2019: PRAZO MÁXIMO DE DEFESA DOS PROJETOS DE TESE DE DOUTORADO
2019/1
Continuidade dos estudos teórico-metodológicos e desenvolvimento das investigações. Visita da equipe de acompanhamento à instituição receptora para discussão dos projetos. Escrita da tese. Contatos mensais via videoconferência entre alunos e orientadores.
2019/2
Continuidade dos estudos teórico-metodológicos e desenvolvimento das investigações. Visita da equipe de acompanhamento à instituição receptora para discussão dos projetos. Escrita da tese. Contatos mensais via videoconferência entre alunos e orientadores.
2020/1
Continuidade dos estudos teórico-metodológicos e desenvolvimento das investigações. Visita da equipe de acompanhamento à instituição receptora para discussão dos projetos. Escrita da tese. Contatos mensais via videoconferência entre alunos e orientadores.
2020/2
Contatos mensais via videoconferência entre alunos e orientadores com um período de permanência dos alunos na sede da promotora. Visita da equipe de acompanhamento à instituição receptora para discussão dos projetos. Escrita final e defesa da tese.
FEVEREIRO DE 2021: PRAZO MÁXIMO PARA DEFESAS DAS TESES DE DOUTORADO
Instituição Promotora
Coordenador:
FABIANA DE AMORIM MARCELLO
Instituição de Ensino:
42001013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)
Município-UF:
Porto Alegre -
RS
Telefone(s):
(51) 35991373 (51) 33083004 (51) 35991891 (51) 33083396 (51) 33083884 (51) 33083602 (51) 33083974 (51) 33086129 (51) 33087305 (51) 33083884 (51) 33083092 (51) 33167000 (51) 33083973 (51) 33087305 (51) 33083255 (51) 33085540 (51) 33086670 (51) 33088060 (51) 33086063 (51) 33086961 (51) 33084050 (51) 33085539 (51) 33086221 (51) 33083656 (51) 33087291 (51) 33086195 (51) 33085619 (51) 33083416 (51) 33084314 (51) 33085509 (51) 33087623 (51) 33087286 (51) 33085602 (51) 33086332 (51) 33086040 (51) 33083145 (51) 33087696 (51) 33086431 (51) 33086212 (51) 33085600 (51) 33086699 (51) 33086169 (51) 33086340 (51) 33083963 (51) 33083428 (51) 33086122 (51) 33086435 (51) 33083485 (51) 33086230 (55) 32209695 (51) 33085010 (51) 33087198 (51) 33085243 (51) 33089800 (51) 33087306 (51) 33085604 (51) 33083599 (51) 33086221 (51) 33085414 (51) 33084131 (51) 33086048 (51) 33084370 (51) 33081974 (51) 33086586 (51) 33598000 (51) 33083293 (51) 33085149 (51) 33085405 (51) 33089860 (51) 33085628 (51) 33083788 (51) 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E-mail Institucional do Programa:
reitor@ufrgs.br
Instituição(ões) Receptora(s)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
Coordenador:
MARIA JOSE DE BRITO ARAUJO
Logradouro:
Governador Luiz Cavalcante
Município-UF:
Arapiraca -
AL
Telefone(s):
(51) 35991373 (51) 33083004 (51) 35991891 (51) 33083396 (51) 33083884 (51) 33083602 (51) 33083974 (51) 33086129 (51) 33087305 (51) 33083884 (51) 33083092 (51) 33167000 (51) 33083973 (51) 33087305 (51) 33083255 (51) 33085540 (51) 33086670 (51) 33088060 (51) 33086063 (51) 33086961 (51) 33084050 (51) 33085539 (51) 33086221 (51) 33083656 (51) 33087291 (51) 33086195 (51) 33085619 (51) 33083416 (51) 33084314 (51) 33085509 (51) 33087623 (51) 33087286 (51) 33085602 (51) 33086332 (51) 33086040 (51) 33083145 (51) 33087696 (51) 33086431 (51) 33086212 (51) 33085600 (51) 33086699 (51) 33086169 (51) 33086340 (51) 33083963 (51) 33083428 (51) 33086122 (51) 33086435 (51) 33083485 (51) 33086230 (55) 32209695 (51) 33085010 (51) 33087198 (51) 33085243 (51) 33089800 (51) 33087306 (51) 33085604 (51) 33083599 (51) 33086221 (51) 33085414 (51) 33084131 (51) 33086048 (51) 33084370 (51) 33081974 (51) 33086586 (51) 33598000 (51) 33083293 (51) 33085149 (51) 33085405 (51) 33089860 (51) 33085628 (51) 33083788 (51) 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