Plano Acadêmico:
Área de Concentração
O MINTER será desenvolvido na área de Tradições e Escrituras Sagradas / Teologia Prática. Esta área “Visa promover o estudo e a pesquisa com o objetivo de capacitar teólogos e teólogas e outros e outras profissionais nos diversos campos da práxis religiosa no mundo contemporâneo. A área desenvolve a pesquisa interdisciplinar em diálogo com a área bíblica e com outras áreas como educação, comunicação, música, psicologia, sociologia, abordando temas como aconselhamento, capelania, fenomenologia, homilética e liturgia, gestão de comunidades de fé, missão, práxis social e cuidado, arte e estética, estudos de mídia, cultura e expressões religiosas no contexto latino-americano.”
Linha de Pesquisa
O Programa de Mestrado Interinstitucional manterá o padrão de qualidade do programa e enquadrar-se-á de forma interdisciplinar nas áreas da Tradições e Escrituras Sagradas e Teologia Prática.
A área de Tradições e Escrituras Sagradas visa à pesquisa bíblica, principalmente do Antigo e Novo Testamentos e da literatura cognata, por meio de instrumental científico da crítica textual e histórica, da linguística e de outras ciências afins, a partir da perspectiva e das necessidades constatáveis no contexto latino-americano. A área de Teologia Prática Visa promover o estudo e a pesquisa com o objetivo de capacitar teólogos e teólogas e outros e outras profissionais nos diversos campos da práxis religiosa no mundo contemporâneo. A área desenvolve a pesquisa relacionada ao aconselhamento, capelania, homilética e liturgia, gestão de comunidades de fé, educação cristã, práxis social e cuidado, arte e estética, estudos de mídia, cultura e expressões religiosas no contexto latino-americano.
Dentro destas duas áreas do PPG o Minter irá trabalhar, na linha geral de pesquisa, Estudos de Texto e Contexto Bíblicos e Práxis Teológicas nas comunidades de fé. A linha de pesquisa estuda os textos bíblicos e suas tendências teológicas em seus múltiplos contextos (social, político, cultural e religioso e, com base nesta tradição bíblica, oportuniza a reflexão e a pesquisa sobre temas da Teologia Prática em interfaces com a psicologia, sociologia, antropologia e comunicação. Objetiva o estudo de teorias e práticas religiosas, eclesiais e sociais em diálogo com a tradição cristã no contexto da América Latina.
MATRIZ CURRICULAR
- Metodologia da pesquisa (2 c)
- Docência no Ensino Superior (2 c)
- Fundamentos dos Métodos Teológicos 1 (2 c) (obrigatório)
- Fundamentos dos Métodos Teológicos 2 (2 c) (obrigatório)
- Fundamentos da Teologia Prática (2 c) (obrigatório)
- Fundamentos da Teologia Bíblica (2 c) (obrigatório)
- Exegese do Antigo e Novo Testamentos (2 c)
- Teologia Bíblica (2 c)
- Diaconia: práxis social nas comunidades de fé
- História, Teologia e Formas de Pregação Cristã (2 c)
- Culto Cristão: teoria e prática (2 c)
- Seminário de Pesquisa (obrigatória) (2 c)
- Orientação Individual
- Supervisão de Pesquisa
Créditos do curso
O Programa será composto por 30 créditos, sendo 24 em Componentes Curriculares e 6 em Supervisão de Pesquisa.
Estrutura Básica da Programação
O MINTER seguirá a seguinte estrutura básica de programação:
2021/1: Realização de disciplinas no total de 08 créditos (cf. abaixo)
2021/2: Realização de disciplinas no total de 08 créditos (cf. abaixo)
2022/1: Realização de disciplinas no total de 08 créditos Estágio Docente e Exame de Qualificação
2022/2: Supervisão individual de Pesquisa, Defesa Pública de Dissertação de Mestrado
Horários
Os componentes curriculares serão ministrados na quinta-feira à noite (19h -22h), sexta-feira, tarde (14h-17h30) e noite (19h- 22h) e no sábado, manhã (8h30 – 12h) e tarde (14h-17h30), quinzenalmente, ou em outros horários preestabelecidos pelas IES e previamente informado.
Elenco, ementa e carga horária das disciplinas
2021.1 (08 créditos)
- Metodologia da pesquisa (2 c)
Equipa os/as estudantes com os instrumentos necessários para a pesquisa científica, a redação e a apresentação de trabalhos acadêmicos, teses e dissertações.
- Fundamentos dos Métodos Teológicos 1 (2 c) (obrigatório)
Aborda os diferentes métodos utilizados na Teologia a partir de uma perspectiva filosófica, sociológica, antropológico, psicológica. Enfatiza o método exegético histórico-crítico incluindo uma visão panorâmica do seu desenvolvimento.
- Fundamentos da Teologia Bíblica (2 c) (obrigatório)
Estuda as origens do povo de Israel, a época da monarquia, o nascimento do judaísmo na época pós-exílica, a história e a sociedade da Palestina e do mundo greco-romano no período do Novo Testamento, destacando os aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais e religiosos.
- História, Teologia e Formas de Pregação Cristã (2 c)
Estuda a pregação cristã ao longo da história, com ênfase na prédica. Leva em consideração as diferentes teologias, métodos e tradições homiléticas existentes. Busca colocar em interação dinâmica o contexto, a forma e o conteúdo dessa pregação, visando à diversificação e ao aprimoramento da práxis homilética no contexto latino-americano.
2021.2 (08 créditos
- Fundamentos dos Métodos Teológicos 2 (2 c) (obrigatório)
Apresenta um pensamento hermenêutico a partir de questões de gênero, de cultura, de educação, de mídia. Enfatiza a hermenêutica no contexto brasileiro e latino-americano na perspectiva da teologia bíblica, da teologia sistemática e da teologia prática.
- Fundamentos da Teologia Prática (2 c) (obrigatório)
Visa a compreender a natureza e a função específica da Teologia Prática no conjunto das demais disciplinas teológicas. O componente curricular aborda os desafios concretos que se apresentam para a Teologia Prática no contexto latino-americano, seus pressupostos e sua metodologia. Desenvolve critérios para a análise e o planejamento das práticas religiosas e comunitárias. Em perspectiva interdisciplinar, busca compreender e discutir a relação entre teoria e prática e os desdobramentos desta relação.
- Docência no Ensino Superior (2 c)
Visa equipar o/a estudante para a sua atuação como docente de nível superior, proporcionando-lhe a aprendizagem do instrumental didático de ensino, o acesso aos recursos multimidiáticos e capacitação para diferentes metodologias de ensino.
- Teologia Bíblica (2 c)
Estuda os diferentes pontos de partida para a elaboração de uma teologia do Antigo e Novo Testamentos, os temas e as tendências teológicas existentes no Antigo e Novo Testamentos, conforme as fases da história do povo de Israel que se espelham nos respectivos textos.
2022.1 (08 créditos)
- Exegese do Antigo e Novo Testamentos (2 c)
Exercita a interpretação de textos do Antigo e Novo Testamentos a partir dos resultados da pesquisa crítica moderna, levando em consideração as diversas abordagens contemporâneas (histórico-crítica, histórico-gramatical, sociológica, estruturalista, feminista, semiótica e outras) e a relevância desses textos para a atualidade.
- Diaconia: práxis social nas comunidades de fé (2 c)
Estuda o conceito de diaconia, seu universo epistemológico, metodológico e hermenêutico e sua relação com a espiritualidade e a eclesiologia; examina seu referencial histórico, bíblico e teológico; exercita sua contextualização na América Latina e se ocupa com as diferentes expressões da prática diaconal, como a diaconia reconciliadora, transformadora, política, profética, etc.
- Culto Cristão: teoria e prática (2 c)
Pressupõe conhecimentos básicos na área de culto cristão e estuda temas específicos da Ciência Litúrgica, de acordo com a demanda dos/das estudantes envolvidos/das. Aprofunda-se em questões como: batismo, eucaristia, lugar litúrgico, tempo litúrgico, culto cristão na perspectiva das ciências humanas, antropologia litúrgica, culto e cultura, passagens, inculturação da liturgia, liturgia e poimênica, liturgia e missão, liturgia e diaconia, liturgia e catequese, entre outros.
- Seminário de Pesquisa (2 c)
Possibilita um fórum para discussão e amadurecimento dos projetos de dissertação e tese, nos grupos de pesquisa, no confronto com os demais integrantes da pesquisa numa determinada área de concentração.
- Orientação Individual
Atividade letiva com acompanhamento docente individualizado, preferencialmente do/a orientador/a, no período entre a finalização dos créditos necessários e o Exame de Qualificação.
- Exame de Qualificação
O Exame de Qualificação será realizado conforme procedimentos no PPG-EST, assim regulamentado em seu regimento:
* O Exame de Qualificação consiste numa avaliação global do/a candidato/a, após cumpridos todos os créditos em disciplinas (Art. 33)
* O Exame de Qualificação ao Mestrado será efetuado por uma banca examinadora, composta de três docentes do PPG, sendo presidida pelo/a professor/a orientador/a. A critério da Comissão de Pós-Graduação, a banca poderá incluir como terceiro/a participante um/a docente de outra instituição. (Art. 34)
* Para inscrição no Exame de Qualificação o/a candidato/a deve preencher as seguintes exigências:
I – ter completado o total de créditos previsto no art. 11 ou 12, conforme o caso;
II – apresentar um relatório das atividades acadêmicas concluídas e o projeto da dissertação a ser desenvolvido, acompanhados de um capítulo da dissertação, na forma de anexo. Relatório de atividades e projeto não deverão exceder, em seu conjunto, o limite de 50 páginas, devendo ser entregue até 21 dias antes da banca. (Art. 35)
* O resultado da avaliação no Exame de Qualificação será expresso por meio dos conceitos "aprovado" ou "não aprovado". (Art. 36)
* O/a candidato/a reprovado/a poderá submeter-se a novo exame, uma única vez, decorrido o prazo mínimo de 06 (seis) meses. (Art. 37)
2022.2
- Supervisão de Pesquisa
Acompanhamento individual, por parte do/a professor/a orientador/a, para a elaboração da dissertação de Mestrado. Pré-requisito para a inscrição nesta atividade é a aprovação no Exame de Qualificação.
- Defesa Pública da Dissertação de Mestrado
A Defesa Pública da Dissertação de Mestrado obedecerá ao regulamento do PPG-EST, a saber:
A dissertação de Mestrado consiste em uma investigação descritiva, exploratória ou experimental dentro de uma das linhas de pesquisa do curso. Será escrita em língua portuguesa, contendo em anexo um resumo em língua estrangeira pertinente. A dissertação de Mestrado manter-se-á dentro do limite máximo de 150 páginas (incluída a bibliografia). (Art. 39).
A elaboração da dissertação será feita pelo/a aluno/a, com a supervisão do/a respectivo/a professor/a orientador/a, que acompanhará todo o processo de pesquisa e aprovará o texto final, tanto do projeto a ser submetido ao Exame de Qualificação quanto da dissertação a ser defendida publicamente. (Art. 40).
Concluída a dissertação e obtida a autorização do/a respectivo/a orientador/a, o/a candidato/a poderá requerer a defesa pública, apresentando 03 (três) exemplares 30 dias antes da data da banca de defesa (se a banca é prevista para fevereiro, deverão ser entregues até o primeiro dia útil de janeiro). Após a defesa, os/as mestrandos/as terão 90 dias para realizarem as alterações indicadas pela Banca Examinadora e entregarem uma (01) cópia do trabalho final impresso, em capa dura, e arquivo em formato digital para a Secretaria Acadêmica, que encaminhará o trabalho para que seu/sua orientador/a realize a revisão final do texto. (Art. 41).
A defesa de dissertação ocorrerá em sessão pública, perante uma banca examinadora composta de 03 (três) membros. A banca examinadora será escolhida e presidida pelo/a professor/a orientador/a. e composta dentre especialistas portadores/as do grau de Doutor/a ou título de notório saber. Na composição das bancas examinadoras deverá, obrigatoriamente, ser incluído 1 (um) membro convidado de outra instituição universitária, não pertencente ao quadro docente do PPG-EST. É facultado ao/à candidato/a vetar, sem obrigatoriedade de justificativa, um nome dos membros escolhidos para a banca. (Art. 42).
No ato da defesa da dissertação, cada examinador/a terá direito a, no máximo, trinta minutos para arguição, dispondo o/a candidato de igual tempo para responder a cada um/a dos/as examinadores/as. Ao/à orientador/a da dissertação em exame, é facultado isentar-se de apresentar seu parecer publicamente durante os trabalhos da banca. O parecer público deverá ser apresentado por escrito para ser anexado aos documentos do/a candidato. (Art. 43).
Encerrada a defesa pública da dissertação ou tese, a banca examinadora fará uma reunião reservada para que cada examinador/a expresse seu julgamento, utilizando os seguintes conceitos: D = não aprovado; C = aprovado; B = aprovado com destaque; A = aprovado com excelência; A com louvor = conceito máximo possível, reservada para um trabalho excepcional em todos os sentidos. (Art. 44).
Aprovada a dissertação, será redigido um protocolo da defesa, no qual constará o conceito final conferido pela banca, e posteriormente expedido diploma correspondente, no qual constará o respectivo grau acadêmico com a indicação do curso e da área de concentração. O diploma será entregue ao/à candidato/a após terem sido cumpridas as exigências formais de revisão e entrega dos exemplares da tese ou dissertação à Secretaria da EST. (Art. 46).
Em caso de não aprovação, deverá ser observado o prazo mínimo de 01 (um) ano para nova defesa da dissertação. (Art. 46).
Estágio na Instituição Promotora
O estágio obrigatório objetiva propiciar um contato mais efetivo entre os mestrandos do MINTER e demais discentes e docentes do PPG-EST, troca de experiências com os orientadores, realização de pesquisas bibliográficas, participação em palestras e cursos inerentes e/ou necessários à formação. O estágio previsto será cumprido na instituição promotora por um período de no mínimo de duas semanas, divididos em períodos de uma semana, no mínimo, duas vezes. Serão presenciais e obrigatórios, no programa promotor, outrossim:
- Seminário de Pesquisa no âmbito de um Grupo de Pesquisa
- Exame de Qualificação
- Participação em eventos da Faculdades EST
- Defesa de Dissertação
Nesse período de estágio os mestrandos poderão usufruir da infraestrutura de pesquisa disponibilizada pela EST: laboratórios de informática, o acervo da biblioteca da EST, acesso pleno ao Portal Periódicos CAPES, além de outros recursos. Esta etapa de formação desvincula o mestrando, por um breve período de tempo, de sua atividade para se dedicar de forma integral às etapas mais exigentes de formação: produção de artigos de periódicos, preparação do projeto e relatório de qualificação, qualificação e defesa da dissertação.
A realização de Estágio na Faculdades EST é obrigatório para aprofundamento da pesquisa, diálogo com orientador/orientadora, participação nos Grupos de Pesquisa e interação com Corpo Docente e Discente do PPG da EST. A programação e organização deste Estágio ficará ao encargo do discente e orientador
Número de alunos: 30
Critérios e sistemática de seleção dos alunos
O processo seletivo englobará os seguintes passos: a) avaliação da proposta de projeto; b) exame de proficiência em língua estrangeira em um dos seguintes idiomas: inglês, francês ou alemão; c) prova de conteúdo com questões dissertativas baseadas em texto previamente indicado; d) diálogo com professores do Programa promotor.
Programação dos alunos de iniciação científica
Visando à integração entre pós-graduação e graduação, alunos/as da graduação em teologia da instituição receptora integrarão e desenvolverão pesquisas em dois projetos de pesquisas coordenados por docentes da respectiva instituição.
Ações contra endogenia na formação dos/as Mestres
O Projeto MINTER visa à capacitação de pessoal para que possa atuar não somente na Faculdade Teológica Batista de Brasília - FTBB, mas também em outras possíveis instituições de formação no Distrito Federal. Prevemos um percentual de 50% (cinquenta por cento) das vagas reservadas para os professores da Faculdade Teológica Batista de Brasília - FTBB e o restante para professores de outras Instituições da região que tiverem interesse em se juntar ao Projeto.
ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO
Apresentação do Plano Básico de Orientação
As atividades de orientação se darão através de duas modalidades: individual e coletiva. As orientações individuais ocorrerão por ocasião da coordenação de aulas por parte dos docentes da instituição promotora na instituição receptora, bem como quando da realização do estágio dos/as orientandos/as na instituição promotora. Também se darão através da modalidade EAD, por meio da plataforma disponível pela EST (plataforma MOODLE – de forma bimensal). Na modalidade coletiva, ocorrerão quando da presença de docentes da instituição promotora na instituição receptora, em especial, no âmbito da coordenação dos Seminários de Metodologia e Pesquisa.
CORPO DOCENTE
Instituição Promotora (EST)
Prof.ª Dr.ª GISELA STRECK
Doutora em Teologia – Especialidade: Teologia Prática – Instituto Ecumênico de Pós-Graduação da Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, Brasil
Prof. Dr. VALÉRIO SCHAPER
Doutor em Teologia - Especialidade: Teologia e História - Instituto Ecumênico de Pós-Graduação da Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, Brasil.
Prof. Dr. JÚLIO CÉZAR ADAM
Doutor em Teologia – Especialidade: Teologia Prática – Liturgia e Culto Cristão e Homilética – Universidade de Hamburg, Alemanha.
Prof.ª Dr.ª LAUDE ERANDI BRANDENBURG
Doutora em Teologia - Especialidade: Religião e Educação - Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST, São Leopoldo, Brasil.
Prof. Dr. FLÁVIO SCHMITT
Doutor em Ciências da Religião - Especialidade: Bíblia - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, SP, Brasil.
Prof. Dr. MARCELO SALDANHA
Doutor em Filosofia – Universidade da Beira Interior – Covilhã/Portugal
Prof. Dr. RODOLFO GAEDE NETO
Doutor. em Teologia – Especialidade: Teologia Prática – Instituto Ecumênico de Pós-Graduação da Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, Brasil.
Prof. Dr. NELSON KILPP
Doutor em Teologia – Universidade de Marburg, Alemanha
Profa. Dra. CAROLINA BEZERRA
Doutora em Ciências da Religião – PUC GO
Instituição Receptora (FTBB)
Prof. Dr. ALLAN PEREIRA DE AMORIM
Doutor em Teologia – Especialidade: Novo Testamento e Grego – Mid-America Baptist Theological Seminary – Memphis, USA (Convalidado na PUC-Rio).
Vínculo Docente – Componente Curricular
2021.1 (08 créditos)
Metodologia da Pesquisa (2 c) (PIM) Prof.ª Dr.ª GISELA STRECK
Fundamentos dos Métodos Teológicos 1 (2 c) (PEI) Prof. Dr. MARCELO SALDANHA
Fundamentos da Teologia Bíblica (2 c) Prof. Dr. FLÁVIO SCHMITT
História, Teologia e Formas de Pregação Cristã (2 c) Prof. Dr. JÚLIO CÉZAR ADAM
2021.2 (08 créditos)
Fundamentos dos Métodos Teológicos 2 (2 c) (PEI)) Prof. Dr. VALÉRIO SCHAPER
Fundamentos da Teologia Prática (2 c) Prof. Dr. JÚLIO CÉZAR ADAM
Prof. Dr. RODOLFO GAEDE NETO
Docência no Ensino Superior (2 c) (PIM) Prof.ª Dr.ª LAUDE ERANDI BRANDENBURG
Teologia Bíblica (2 c) Prof. Dr. FLÁVIO SCHMITT
2022.1 (08 créditos)
Exegese do Antigo e Novo Testamentos (2 c) Prof. Dr. NELSON KILPP
Profa. Dra. CAROLINA BEZERRA
Diaconia: práxis sociais nas comunidades de fé
Prof. Dr. RODOLFO GAEDE NETO
Culto Cristão: teoria e prática (2 c) Prof. Dr. JÚLIO CÉZAR ADAM
Seminário de Pesquisa (2 c) (PIM) Vários
Orientação Individual Vários
2021.2 (08 créditos)
Supervisão de Pesquisa Vários
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Instituição Receptora
A FTBB conta hoje com o Campus I (sede) instalado na Via L2 Norte – SGAN 611, Módulo B Brasília/DF. Nelas, são ofertados cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, contando atualmente com 10 salas de aulas e um auditório.
As salas de aula da FTBB foram cuidadosamente projetadas para apresentarem boas condições de uso e de salubridade, com espaço adequado, iluminação, ventilação/climatização e acústica. O mobiliário e aparelhagem específicos são adequados e suficientes. As condições de limpeza são adequadas e existe pessoal e material disponível.
A IES possui instalações físicas gerais tais como sala de aula, instalações administrativas, instalações para docentes (sala de professores, sala de reunião e gabinetes de trabalho) e instalações para coordenação do curso com dimensões amplas e que atendem plenamente à proposta pedagógica de seus cursos. A FTBB proporciona uma estrutura adequada à consecução de suas finalidades educacionais, quantitativa e qualitativamente crescente.
A biblioteca da FTBB está completamente informatizada, utilizando software de gestão de acervo. O sistema possibilita: consultas do acervo em terminais; controle de movimentação de acervo (empréstimo/consultas/cobrança) com relatórios estatísticos; integração com a área acadêmica-administrativa, possibilitando o efetivo controle na cobrança de livros não devolvidos; interligação com redes nacionais e internacionais (COMUT – IBICT), outras bibliotecas cooperantes (empréstimos entre bibliotecas). Os alunos e professores podem se comunicar com a biblioteca, beneficiando-se dos serviços on-line de consulta, reserva, renovações, envio de lembretes de datas de devolução e outros necessários para o andamento perfeito dos serviços de empréstimo.
O acervo bibliográfico da FTBB, que conta com aproximadamente 23 mil exemplares (cerca de 15 mil títulos), é atualizado constantemente, conforme a política de aquisição, expansão e atualização do acervo da instituição. Compreende diferentes tipos de material bibliográfico (livros, periódicos, material audiovisual, obras de referência, etc.), que é distribuído proporcionalmente para atender às diversas disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação de acordo com os currículos oferecidos. Além de contar com a Biblioteca Virtual da Pearson na plataforma da IES, o aluno não tem custo para acessar.
Infraestrutura Física, Tecnológica e de Pessoal Projetada para O Campus (Sede), Núcleos e para os Polos.
Do ponto de vista tecnológico, A FTBB possui quantidade plenamente satisfatória de recursos de TIC’s (audiovisuais incluindo multimídia) para atender às necessidades de professores, tutores, técnicos e estudantes envolvidos nas atividades.
A FTBB possui uma Biblioteca com aproximadamente 15.000 títulos físicos em seu acervo distribuídos nas diversas áreas dos cursos oferecidos. Disponibiliza aos seus usuários os acervos destas unidades, dispõem de recepção, salas de leitura, salas de estudo em grupo, salas de vídeo, salas de pesquisa informatizada, cabines de estudo individualizado e acervo.
A Biblioteca da Faculdade Teológica Batista de Brasília - FTBB, cumprindo seu objetivo de apoio à pesquisa e suporte educacional, disponibiliza aos seus usuários um acervo em constante atualização e crescimento, tanto física, quanto virtual (Biblioteca Virtual Pearson), para os cursos presenciais e EAD da Faculdade.
Periódicos Especializados, Indexados e Correntes
O Portal de Periódicos da Faculdade Teológica Batista de Brasília - FTBB facilita o acesso a diversas publicações eletrônicas com um acesso rápido e atualizado ao conhecimento, atendendo as expectativas de uma formação de qualidade para nossos alunos, bem como, as exigências também de qualidade do Ministério da Educação. Através do Portal de Periódicos os alunos poderão acessar virtualmente de qualquer lugar periódicos especializados, indexados e correntes, sob a forma virtual, atualizados nos últimos três anos, abrangendo todas as áreas.
A FTBB possui assinatura permanente de periódicos especializados, indexados e correntes, de forma impressa ou informatizada, abrangendo as principais áreas temáticas, distribuídos para o curso de Pedagogia entre as principais áreas e a maioria deles assinados nos últimos três anos.
Através do Portal de Periódicos os alunos poderão acessar virtualmente de qualquer lugar periódicos especializados, indexados e correntes, sob a forma informatizada, atualizados nos últimos três anos, de acesso livre e de acesso mediante assinatura formal, abrangendo todas as principais áreas temáticas de todos os nossos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, otimizando assim, a formação de cada um de nossos alunos ingressos e egressos.
A FTBB disponibiliza também, via link, acesso aos seguintes acervos digitais, que perpassam bibliotecas, periódicos e artigos científicos:
SPELL® Scientific Periodicals Electronic Library, que é um repositório de artigos científicos e proporciona acesso gratuito à informação técnico-científica. Site: http://www.spell.org.br/periodicos
Biblioteca Brasileiras na Internet - Criada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), com o objetivo de fortalecer os processos de coleta, organização e disponibilização na Internet da informação gerada no país. Site: http://www.cg.org.br
Fundação Biblioteca Nacional, que em seu acervo digital pode ser encontrada a versão integral para download de diversos documentos históricos e também de obras de literatura - acompanhadas de uma pequena biografia e nota informativa. Site: http://www.bn.br/
Biblioteca Virtuais Temáticas - Um conjunto de bibliotecas, divididas por temáticas, criada e mantida pelo programa Prossiga, que tem por objetivo promover a criação e o uso de serviços de informação na Internet voltados para as áreas prioritárias do Ministério da Ciência e Tecnologia, assim como estimular o uso de veículos eletrônicos de comunicação pelas comunidades dessas áreas. Site: http://www.prossiga.br/
Sistema Integrado de Bibliotecas da USP - O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP dá acesso ao Dedalus, banco de dados bibliográficos que reúne a produção gerada na universidade e o acervo das bibliotecas e ao catálogo Univideo - com informações sobre filmes e vídeos existentes na USP. Site: http://www.usp.br/sibi/
Acervo do INEP - Criado e mantido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), possui alguns links para outras bibliotecas e acervo do próprio INEP. Site: http://www.inep.gov.br/
Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, como resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, e com o CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Site: http://www.scielo.br/
Na Biblioteca ainda são oferecidos os seguintes serviços:
a) Consulta local
O acervo da Biblioteca está aberto a toda a comunidade acadêmica local e regional.
b) Empréstimo domiciliar e reserva de materiais
Para todos os usuários inscritos na Biblioteca Virtual da Pearson.
c) Serviço de referência
Visa a auxiliar usuários na busca de informações e sua localização no acervo da Biblioteca. Isto se dá através do uso do Catálogo Informatizado da Faculdade Teológica Batista de Brasília - FTBB ou com o auxílio da Bibliotecária.
d) Levantamento bibliográfico
Este serviço tem como objetivo reunir em um documento todo o material que a Biblioteca possuiu sobre determinado assunto. Estes levantamentos são realizados a partir de solicitações de professores, pesquisadores e estudantes da graduação ou Pós-Graduação.
e) Laboratório de informática
A Biblioteca disponibiliza aos professores/as, estudantes e funcionários da Faculdade Teológica Batista de Brasília - FTBB um laboratório para digitação e para acessar a Internet.