Dados do Programa
Número da Proposta:
22/2018
Período de Vigência:
03/09/2018
a
20/12/2021
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
20
Data de Fim Previsto:
30/09/2020
Local de Execução do Projeto:
Paripiranga - BA
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
A Univates optou pela oferta de Mestrado na modalidade Minter tendo como parceiro o Centro Universitário AGES (UNIAGES), localizado no município de Paripiranga, a cerca de 360 km de Salvador. Sabidamente, situa-se numa região com pouca oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu o que pode se tornar um entrave para os processos de qualificação de docentes de uma Instituição que apresenta uma história de superação e sucesso no âmbito educacional.
As negociações se deram tendo em vista que a instituição receptora é pioneira na região, no que se refere ao ensino superior pois foi autorizada a partir do Parecer CNE 531/2015. Entretanto, seu histórico aponta para 1982 como sendo o início das atividades do Clube Recreativo Infantil 23 de Maio, uma escola de ensino infantil, fundamental e médio. Com o passar do tempo, a instituição cresceu e, em 2001, o ensino superior foi inaugurado. Assim, em 2002 nascia o Campus da Faculdade, hoje UNIAGES. Sua estrutura é disponibilizada para cerca de 70 municípios das regiões nordeste da Bahia e centro-sul de Sergipe o que tem colaborado para o desenvolvimento da região em questão. Em especial, esta colaboração se dá via uma variada gama de cursos de graduação - Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado/Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Farmácia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Serviço Social e Sistemas de Informação, além de um tecnológico – Gastronomia. Estes estão alocados em oito áreas do conhecimento - Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, Engenharia, Linguística, Letras e Artes. Aliado a isso, ainda oferta vinte e cinco cursos de pós-graduação latto sensu, em áreas que abarcam, dentre outras, licenciaturas, direito, administração e saúde. Assim, evidencia-se o grande salto quantitativo e qualitativo da Instituição que, agora, apresenta em seu horizonte a necessidade de qualificar seus docentes e os da região (tendo em vista seu caráter comunitário) no que concerne à pós-graduação stricto sensu.
Nesse sentido, a Universidade do Vale do Taquari – Univates, por meio de seu Programa de Pós-Graduação em Ensino está contribuindo para que mais etapa de qualificação da UniAGES se efetive. O Programa, cujo objetivo central consiste em proporcionar a qualificação da formação docente para atuação no sistema educacional em todos os níveis de ensino, pode contribuir nesta empreitada. Essa ideia pode ser alargada se considerarmos, também, o perfil do egresso preconizado pelo Programa. Ao enfatizar que os diplomados atuarão nos distintos contextos educacionais com visão crítica e inovadora dos processos de ensino e de aprendizagem, compreende-se a necessidade de o egresso investigar a viabilidade de implementação de novas propostas educacionais e tecnológicas e seus impactos nos processos de ensino e de aprendizagem, problematizar a alfabetização científica e tecnológica no contexto educacional, em espaços formais e não formais de ensino, produzir conhecimentos nas áreas específicas da formação de professores em diferentes níveis de ensino e
compreender a produção do conhecimento científico e suas formas de socialização. Estas metas se adéquam aos discentes do Minter, em especial por três razões. A primeira delas diz respeito ao público-alvo, constituído por diplomados de diferentes cursos superiores, o que favorece aos docentes de inúmeras áreas da região de abrangência da UniAGES. Em efeito, a turma é composta de médicos, engenheiros, professores da escola básica e gestores e um Mestrado com um amplo espectro de disciplinas e docentes de múltiplas áreas é fator importante. Aliado a isso, suas linhas de pesquisas - ciências, sociedade e ensino, recursos, tecnologias e ferramentas no ensino e formação de professores, estudo do currículo e avaliação – também são produtivas para o desenvolvimento de investigações que atendam às necessidades dos mestrandos.
Decorrente da primeira, a segunda razão pode ser visualizada a partir do grupo de docentes do PPGEnsino, considerado multidisciplinar tendo em vista que abarca investigadores com formações em educação, ecologia, ciências, química, informática na educação, ensino de ciências, arqueologia, filosofia, educação matemática e matemática. Estes docentes, com grupos de pesquisa consolidados e inúmeras publicações em suas áreas de estudo, conforme apontou o relatório da última avaliação quadrienal da CAPES, tem contribuído substancialmente com a orientação dos discentes vinculados às mais variadas áreas do conhecimento.
A última razão perpassa as disciplinas obrigatórias, eletivas e por área de conhecimento. Como é possível observar no site do PPGEnsino, há inúmeras possibilidades para os mestrandos cursarem, sobretudo nas eletivas por área de conhecimento, que abarcam tópicos avançados em vários campos. Por essa razão, os mestrandos não tiveram dificuldades de escolha das disciplinas eletivas, uma vez que egressos de distintos cursos de graduação encontraram um ementário variado e que tem atendido suas expectativas. Assim, as eletivas escolhidas foram: Metodologias ativas, Universidade e escola básica, Leitura, escrita e interpretação, Ambientes virtuais de aprendizagem, Currículo, interdisciplinaridade e transversalidade.
É importante aqui ressaltar a importância e presteza da coordenadora local, professora Elaine que, desde o início do processo de implantação do Minter dedica-se a ser o elo entre as duas instituições, sobretudo no que concerne aos anseios e necessidades dos discentes e docentes.
No início do Curso, a coordenadora interina, professora Eniz, se deslocou até a UNIAGES, ocasião em que apresentou, para os discentes e coordenação local, informações acerca da estrutura e funcionamento do Curso, bem como respondeu questionamentos oriundos principalmente dos mestrandos. É importante frisar que o Conselho do Curso também é uma instância de decisão acerca do MINTER, bem como a Secretaria do Programa na Univates incorporou as tarefas que a ela cabe em se tratando dos discentes e duas demandas.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A UNIAGES apresenta condições para sediar as disciplinas, orientações e bancas do Mestrado em Ensino, possuindo adequado espaço e excelentes salas de aula para o desenvolvimento das atividades. Seus prédios são constituídos por sete módulos modernos e acolhedores com auditórios de projeção multimídia, laboratórios, centro de convivência acadêmica, shopping, praça de eventos, anfiteatro, reitoria, estacionamento pavimentado, além das dependências comuns às instituições de ensino superior. Aliado a isso, a Instituição conta com uma biblioteca - Profª Maria José dos Santos Lima - formada por títulos distribuídos nas três grandes áreas do conhecimento, a saber: Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas, atendendo a todas as áreas dos cursos oferecidos pela Instituição. A coleção é composta por livros genéricos e especializados, dicionários, enciclopédias, monografias, projetos, relatórios, revistas, jornais, mapas, dvd, cd e outros materiais. Uma extensa lista de periódicos de todas as áreas do conhecimento podem ser acessados numa sala de estudos e pesquisa com acesso ao (wi-fi) e uma área de convivência.
Ainda com respeito à internet, os discentes e docentes do Minter possuem acesso irrestrito à rede wi-fi o que é muito importante para o desenvolvimento das atividades durante as aulas e no decorrer das orientações e desenvolvimento das pesquisas dos mestrandos. Ademais, os docentes da Univates, ao se deslocarem à Instituição, têm a seu dispor uma sala com excelente infraestrutura para o desenvolvimento de atividades extraclasse e a rede hoteleira apresenta ótimas condições para estada. Os estudantes e os docentes também têm à disposição locais para adequados para alimentação e descanso nos intervalos das aulas.
Cronograma de Atividades:
A Univates optou pela oferta de Mestrado na modalidade Minter tendo como parceiro o Centro Universitário AGES (UNIAGES), localizado no município de Paripiranga, a cerca de 360 km de Salvador. Sabidamente, situa-se numa região com pouca oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu o que pode se tornar um entrave para os processos de qualificação de docentes de uma Instituição que apresenta uma história de superação e sucesso no âmbito educacional.
As negociações se deram tendo em vista que a instituição receptora é pioneira na região, no que se refere ao ensino superior pois foi autorizada a partir do Parecer CNE 531/2015. Entretanto, seu histórico aponta para 1982 como sendo o início das atividades do Clube Recreativo Infantil 23 de Maio, uma escola de ensino infantil, fundamental e médio. Com o passar do tempo, a instituição cresceu e, em 2001, o ensino superior foi inaugurado. Assim, em 2002 nascia o Campus da Faculdade, hoje UNIAGES. Sua estrutura é disponibilizada para cerca de 70 municípios das regiões nordeste da Bahia e centro-sul de Sergipe o que tem colaborado para o desenvolvimento da região em questão. Em especial, esta colaboração se dá via uma variada gama de cursos de graduação - Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado/Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Farmácia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Serviço Social e Sistemas de Informação, além de um tecnológico – Gastronomia. Estes estão alocados em oito áreas do conhecimento - Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, Engenharia, Linguística, Letras e Artes. Aliado a isso, ainda oferta vinte e cinco cursos de pós-graduação latto sensu, em áreas que abarcam, dentre outras, licenciaturas, direito, administração e saúde. Assim, evidencia-se o grande salto quantitativo e qualitativo da Instituição que, agora, apresenta em seu horizonte a necessidade de qualificar seus docentes e os da região (tendo em vista seu caráter comunitário) no que concerne à pós-graduação stricto sensu.
Nesse sentido, a Universidade do Vale do Taquari – Univates, por meio de seu Programa de Pós-Graduação em Ensino está contribuindo para que mais etapa de qualificação da UniAGES se efetive. O Programa, cujo objetivo central consiste em proporcionar a qualificação da formação docente para atuação no sistema educacional em todos os níveis de ensino, pode contribuir nesta empreitada. Essa ideia pode ser alargada se considerarmos, também, o perfil do egresso preconizado pelo Programa. Ao enfatizar que os diplomados atuarão nos distintos contextos educacionais com visão crítica e inovadora dos processos de ensino e de aprendizagem, compreende-se a necessidade de o egresso investigar a viabilidade de implementação de novas propostas educacionais e tecnológicas e seus impactos nos processos de ensino e de aprendizagem, problematizar a alfabetização científica e tecnológica no contexto educacional, em espaços formais e não formais de ensino, produzir conhecimentos nas áreas específicas da formação de professores em diferentes níveis de ensino e
compreender a produção do conhecimento científico e suas formas de socialização. Estas metas se adéquam aos discentes do Minter, em especial por três razões. A primeira delas diz respeito ao público-alvo, constituído por diplomados de diferentes cursos superiores, o que favorece aos docentes de inúmeras áreas da região de abrangência da UniAGES. Em efeito, a turma é composta de médicos, engenheiros, professores da escola básica e gestores e um Mestrado com um amplo espectro de disciplinas e docentes de múltiplas áreas é fator importante. Aliado a isso, suas linhas de pesquisas - ciências, sociedade e ensino, recursos, tecnologias e ferramentas no ensino e formação de professores, estudo do currículo e avaliação – também são produtivas para o desenvolvimento de investigações que atendam às necessidades dos mestrandos.
Decorrente da primeira, a segunda razão pode ser visualizada a partir do grupo de docentes do PPGEnsino, considerado multidisciplinar tendo em vista que abarca investigadores com formações em educação, ecologia, ciências, química, informática na educação, ensino de ciências, arqueologia, filosofia, educação matemática e matemática. Estes docentes, com grupos de pesquisa consolidados e inúmeras publicações em suas áreas de estudo, conforme apontou o relatório da última avaliação quadrienal da CAPES, tem contribuído substancialmente com a orientação dos discentes vinculados às mais variadas áreas do conhecimento.
A última razão perpassa as disciplinas obrigatórias, eletivas e por área de conhecimento. Como é possível observar no site do PPGEnsino, há inúmeras possibilidades para os mestrandos cursarem, sobretudo nas eletivas por área de conhecimento, que abarcam tópicos avançados em vários campos. Por essa razão, os mestrandos não tiveram dificuldades de escolha das disciplinas eletivas, uma vez que egressos de distintos cursos de graduação encontraram um ementário variado e que tem atendido suas expectativas. Assim, as eletivas escolhidas foram: Metodologias ativas, Universidade e escola básica, Leitura, escrita e interpretação, Ambientes virtuais de aprendizagem, Currículo, interdisciplinaridade e transversalidade.
É importante aqui ressaltar a importância e presteza da coordenadora local, professora Elaine que, desde o início do processo de implantação do Minter dedica-se a ser o elo entre as duas instituições, sobretudo no que concerne aos anseios e necessidades dos discentes e docentes.
No início do Curso, a coordenadora interina, professora Eniz, se deslocou até a UNIAGES, ocasião em que apresentou, para os discentes e coordenação local, informações acerca da estrutura e funcionamento do Curso, bem como respondeu questionamentos oriundos principalmente dos mestrandos. É importante frisar que o Conselho do Curso também é uma instância de decisão acerca do MINTER, bem como a Secretaria do Programa na Univates incorporou as tarefas que a ela cabe em se tratando dos discentes e duas demandas.
ores escolheram as disciplinas eletivas, o que possibilitou a emergência do cronograma, referendado pelo Conselho do Curso. Ficou estabelecido que disciplinas de trinta horas serão ministradas por um docente e, as de sessenta, por dois.
Em síntese, as disciplinas a serem ministradas e as datas estão assim distribuídas:
De 01/10/2018 a 03/10/2018 – Fundamentos de alfabetização científica e tecnológica (obrigatória) ministrada pela Dra. Eniz Conceição Oliveira.
De 19/11/2018 a 20/11/2018 – Metodologias ativas (eletiva) ministrada pela Dra. Silvana Neuman Martins.
De 03/12/2018 a 05/12/2018 – Universidade e escola básica (eletiva) ministrada pela Dra. Suzana Feldens Schwertner.
De 11/03/2019 a 12/03/2019 – Educação e contemporaneidade (obrigatória) ministrada pelo Dr. Rogério José Schuck.
De 01/04/2019 a 06/04/2019 – Pesquisa em ensino (obrigatória) ministrada pelos Drs. Maria Madalena Dullius e José Cláudio del Pino.
De 06/05/2019 a 11/05/2019 – Processos de ensino e de aprendizagem (obrigatória) ministrada pelas Dras. Ieda Maria Giongo e Angélica Vier Munhoz.
De 03/06/2019 a 08/06/2019 – Leitura, escrita e interpretação (eletiva por área de conhecimento) ministrada pelas Dras. Silvana Neumann Martins e Kária Lúcia Forneck.
De 01/07/2019 a 03/07/2019 – Ambientes virtuais de aprendizagem (eletiva) ministrada pela Dra. Márcia Jussara Hepp Rehfeldt.
De 05/08/2019 a 07/08/2019 – Estratégias de ensino (obrigatória) ministrada pela Dra. Marli Teresinha Quartieri.
De 02/09/2019 a 04/09/2019 – Currículo, interdisciplinariedade e transversalidade (eletiva) ministrada pela Dra. Morgana Domênica Hattge.
Instituição Promotora
Coordenador:
IEDA MARIA GIONGO
Instituição de Ensino:
42014018 FUNDACAO VALE DO TAQUARI DE EDUCACAO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - FUVATES (UNIVATES)
Logradouro:
RUA AVELINO TALLINI, 171
Município-UF:
Lajeado -
RS
Telefone(s):
(51) 3714 7000 (51) 37147006 (51) 37147001 (51) 3714 7001 (51) 37147001 (51) 37147000 (51) 37147000 (37) 147000 (51) 37147000 (51) 37147010 (51) 37147001 (51) 37147000 (51) 37147037 (51) 37147000 (51) 37147000 (51) 37147000 (51) 37147037 (51) 37147000
E-mail Institucional do Programa:
sec.propex@univates.br
Instituição(ões) Receptora(s)
CENTRO UNIVERSITÁRIO AGES
Coordenador:
ELAINE RODRIGUES FERREIRA LIMA
Logradouro:
Avenida Universitária, 23
Bairro:
Parque das Palmeiras
Município-UF:
Paripiranga -
BA
Telefone(s):
(51) 3714 7000 (51) 37147006 (51) 37147001 (51) 3714 7001 (51) 37147001 (51) 37147000 (51) 37147000 (37) 147000 (51) 37147000 (51) 37147010 (51) 37147001 (51) 37147000 (51) 37147037 (51) 37147000 (51) 37147000 (51) 37147000 (51) 37147037 (51) 37147000
E-mail Institucional do Programa: