Plano Acadêmico:
PLANO ACADEMICO DO CURSO
Objetivos e Metas
Objetivos
Geral
• Qualificar os recursos humanos da Universidade Estadual do Amazonas - em nível de Doutorado contribuindo para produção de conhecimento na área do Turismo por meio de estudos específicos referentes ao Planejamento e a Gestão do Turismo e da Hotelaria.
Específicos
• Viabilizar a formação de Doutores em Turismo e Hotelaria para o UEA contribuindo diretamente para a melhoria da qualificação profissional do corpo docente;
• Possibilitar ao Norte do Brasil, acesso o acervo intelectual e a produção científica dos docentes e pesquisadores do Curso de Turismo e Hotelaria da UNIVALI, acumulados nos seus 18 anos de funcionamento pleno; •
• Subsidiar a criação e/ou fortalecimento de grupos de pesquisa em turismo e hotelaria no UEA;
• Promover a oportunidade da criação de cursos de extensão, pós-graduação lato sensu, pós-graduação stricto sensu e projetos de pesquisa nas áreas do turismo e da hotelaria a serem desenvolvidos em cooperação UNIVALI-UEA
• Formar um corpo de pesquisadores e de docentes de alto nível para o Norte do país, capacitando-os para estudos e pesquisas dos diversos aspectos da atividade turística na região, por meio das linhas de pesquisa do curso da UNIVALI, buscando responder às necessidades regionais
Metas
• Titular 10 alunos no nível de Doutorado em Turismo e Hotelaria;
• Apoiar os estudos e o desenvolvimento de 10 Teses sobre o tema do turismo e da hotelaria;
• Criar/ apoiar um Centro de Pesquisas em Turismo e Hotelaria na UEA.
Área(s) de concentração associada(s) ao programa promotor e linhas de pesquisas a serem desenvolvidas e sua adequação às necessidades e regiões beneficiárias
A estrutura curricular do PPGTH está centrada em sua área de concentração: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria. A área de concentração do curso está dividida em duas linhas de pesquisa: Linha I: Planejamento do Destino Turístico, Linha II: Gestão das Empresas de Turismo LP I - Planejamento do Destino Turístico tem por objetivo desenvolver estudos dos impactos e transformações psico-socioculturais, econômicos e ambientais das localidades onde a atividade turística ocorre e suas interações com as comunidades tradicionais.
Os docentes vinculados à LP I possuem uma formação condizente com o caráter inter e multidisciplinar do Turismo. A interface com as disciplinas e as qualificações e a titulação dos professores envolvidos na docência, orientação e pesquisa, relacionam-se ao processo de planejamento do desenvolvimento turístico, na perspectiva de associar a atividade ao desenvolvimento urbano e regional. Neste sentido, são analisados os aspectos culturais, ambientais, socioespaciais, ecológicos e da paisagem e suas potencialidades e limitações para o aproveitamento turístico, sejam eles os atrativos ou os insumos relacionados à infraestrutura de base.
LP II Gestão das Empresas de Turismo, que tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas na área das organizações que atuam no turismo e na hotelaria, sejam elas públicas, privadas ou do terceiro setor. Esta linha atende às diversas situações empresariais destes atores e pretende contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da atividade no país, por meio da construção e transmissão de conhecimentos sobre a gestão dessas organizações e sua relação com a sociedade. As interfaces entre as disciplinas, a qualificação e a titulação dos professores que atuam nesta linha na docência, na pesquisa e em orientação, permitem abordagens através das quais o estudo de estratégias e de tecnologias de gestão é realizado de uma forma sistêmica. Esta situação decorre da compreensão das consequências da aplicação dos resultados, diante da realidade socioeconômico e ambiental nas localidades em que estas abordagens se inserem.
Créditos do Curso (distribuição por natureza de atividades, como por exemplo, disciplinas, seminários, tese)
O curso de Doutorado exige o cumprimento setecentos e vinte horas, o que corresponde a 48 créditos. No seu percurso o aluno deverá cursar doze créditos em disciplinas obrigatórias e, no mínimo, vinte e quatro créditos em disciplinas optativas ou seminários temáticos. O curso de doutorado oferece estágio docência, que se constitui atividade obrigatória aos alunos bolsistas de qualquer agência de fomento. A tese constitui doze créditos. O curso tem duração mínima de dois anos e máxima de três anos com possibilidade de prorrogação ou trancamento do curso de doze meses. O curso exige do aluno, antes da defesa da tese, a qualificação do projeto, que deverá ser realizada com todos os créditos de disciplinas obrigatórias e optativas cumpridos em no máximo vinte e quatro meses de curso.
Disciplinas Obrigatórias do Curso de Doutorado Carga Horária ( em h/a)
Seminário de Tese 45
Abordagens epistemológica para estudos no Turismo 45
Seminário de Grupo de Pesquisa I 45
Seminário de Grupo de Pesquisa II 45
As disciplinas optativas são oferecidas aos alunos do programa e podem mudar a cada ano, de acordo com a demanda dos alunos e as possibilidades de oferta dos professores. As disciplinas obrigatórias e Optativas são oferecidas pelos professores permanentes do programa. Os seminários temáticos são oferecidos pelos professores colaboradores, por professores convidados e por professores permanentes, com temáticas objetivas direcionadas a demandas especializadas.
Outra atividade que vem reconhecidamente ajudando a formação dos alunos diz respeito a integração obrigatório dos doutorados nos grupos de pesquisa, através das disciplinas Seminário de Grupo de Pesquisa I e II.
Esta atividade vem fortalecendo o objetivo de formação de um doutor pesquisador em turismo e hotelaria, com envolvimento dos doutorados na formatação de projetos para os editais externos e internos, no desenvolvimento destes projetos assim como em seus relatórios. A atuação dos grupos vem exigindo dos alunos do doutorado liderança das equipes que envolvem mestrandos e graduandos, grande parte com bolsas de estudo ou pesquisa.
Critérios e sistemática de seleção dos alunos (com calendário acadêmico do processo seletivo)
O processo de Seleção será desenvolvido no mesmo padrão adotado para a turma regular. O processo fica sob a responsabilidade de uma Comissão do Processo Seletivo, previamente designada nos termos regimentais e conforme o seguinte esquema de trabalho: a.1 - Primeira Etapa - eliminatória Prova escrita (sem consulta de qualquer espécie) contendo questão (ões) objetiva(s) e/ou dissertativa(s) sobre obras ou textos escolhidas pela Comissão do Processo Seletivo. Para aprovação nesta primeira etapa, o candidato deverá obter nota igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero) . Segunda Etapa - eliminatória Os candidatos serão entrevistados pela Comissão do Processo Seletivo que versará sobre questões relacionadas com: 1º - O Currículo do candidato; 2º – A Proposta de Pesquisa para Fins de Dissertação.
Formato, procedimentos e critérios de avaliação dos trabalhos de conclusão:
Exame de Qualificação
O projeto a ser submetido para a qualificação deverá satisfazer as condições formais de estruturação e formatação, de acordo com as normas técnicas e orientações metodológicas adotadas no Programa, além de expor a delimitação temática e a sua relação com a empiria e articular coerentemente o problema/hipótese, objetivos e relevância da pesquisa no âmbito da fronteira do conhecimento científico e da inovação. Dessa forma, deverá expor um construto de pesquisa, sustentado por marco teórico robusto, método de abordagem e metodologia consistentes, preferencialmente com a antecipação de resultados preliminares, devendo, tal produção, estar contemplada em um cronograma factível e alinhado com as normas regimentais do Programa.
Defesa de Tese
Como desdobramento das condições estabelecidas para o exame de qualificação e em decorrência da conclusão da pesquisa, na defesa de Tese deverá ser observado o alcance dos objetivos, a qualidade redacional, a erudição acadêmica e o pleno domínio de seu autor em relação ao objeto da investigação e ao campo do conhecimento envolvido, demonstrando assim uma maturidade compatível com o nível de doutoramento. Além das questões formais, o programa exige a submissão/aprovação de artigos para revistas, conforme a determinação Nº 001/PPGTH/2014
Planejamento do estágio obrigatório dos alunos ao programa promotor (duração)
De acordo com o Regimento Interno dos Programas de Pós-Graduação da UNIVALI, todos os alunos do Programa que não possuam pelo menos dois anos de efetivo exercício no magistério superior deverão cumprir Estágio Obrigatório de quatro meses na IES promotora (UNIVALI-SC). O estágio deverá ocorrer preferencialmente em áreas afins com o tema de pesquisa e em disciplina ministrada pelo seu professor orientador, por professor pertencente ao quadro do Programa de Mestrado Acadêmico em Turismo e Hotelaria, ou, em último caso, em disciplinas oferecidas por outros docentes da Instituição, com titulação mínima de doutor. As atividades do Estágio Docência deverão ser previamente definidas pela equipe de trabalho: doutorando, professor orientador e professor da disciplina de graduação, na condição de supervisor. Compete aos professores: orientador do doutorando; responsável pela disciplina no curso de graduação; e coordenador do PPGTH, aprovar o plano de trabalho do doutorando que solicitar o Estágio Docência. Caberá ao professor orientador, em conjunto com o professor responsável pela disciplina do curso de graduação, acompanhar e avaliar o doutorando em Estágio Docência, zelando pelo melhor desempenho do mesmo. O Estágio Docência terá a duração de um semestre letivo, em conformidade com o semestre letivo do curso de graduação em que estiver atuando. A carga horária do Estágio Docência é obrigatória e compreende, no mínimo, 45 horas/aula, equivalente a 03 créditos.
Programação dos alunos de iniciação cientifica, vinculados aos Doutorandos DINTER:
Em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), governo estadual, prefeituras e empresas privadas, a Universidade incentiva a iniciação científica de seus acadêmicos por meio de programas de Bolsas de Pesquisa: Programa de Bolsas de Iniciação Científica (ProBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM), Art. 170, Prêmio Mérito Universitário Catarinense (PMUC), Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes), Programa de Pesquisa Voluntária (PPV), Programa Institucional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Proinova) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). No caso do projeto de doutorado interdisciplinar, a intenção é envolver professores do PPGTH, doutorandos e alunos de graduação da UNIVALI e UEA em projetos cooperados de pesquisa, aproveitando os órgãos de fomento externos e os recursos internos de cada instituição.
Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de doutores:
Desde a primeira fase do processo seletivo se buscará, desde logo, minimizar bastante o risco de endogenia, ao permitir a qualquer candidato das áreas afins ao turismo e hotelaria prosseguir no processo de seleção. Aliado a tal situação o programa atenderá diversos cursos da UEA. Quanto à endogenia na formação dos a orientação será a de realizar estágios sanduiches de doutorado nas universidades parceiras da PPGTH/UNIVALI no Brasil, a saber: Doutorado em Turismo e Hospitalidade da Universidade Caxias do Sul e Doutorado em Turismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte; ou nas universidade parceiras do PPGTH/UNIVALI no exterior, a saber: Programa de Doutoramento em Turismo da Universidade do Algarve, Portugal, Programa de Doutoramento em Turismo da Universidade de Lisboa, em Lisboa, Portugal, Doctorado em Turismo da Universidade de Alicante - Espanha, Doctorado em Turismo da Universidade de Girona – Espanha, Phd in Tourism da Bournemouth Universit – Reino Unido e Phd in Tourism da Rosen College – Central Florida Universit – Orlando – EUA. Além dessas universidades que são parceiras atuais do PPGTH/UNIVALI, outros programas de renome no exterior e no Brasil, podem se constituir em campo de estágio de doutoramento, a medida em que o programa assine novos protocolos de cooperação.
ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO
Apresentação do planejamento básico de como serão feitas as atividades de orientação, com descrição objetivo das relações entre orientador e orientando.
A proposta de orientação seguirá regras muito similares ao que ocorre no curso da sede. a.1. Definição do orientador: O orientador será definido pelos coordenadores da IES receptora e da IES promotora de acordo com a proposta de pesquisa do candidato pela disponibilidade de orientação em consonância com a linha de pesquisa do orientador. Considerando o período de submissão deste projeto ( julho de 2015), o PPGTH possui 78 alunos entre os cursos de mestrado e doutorado, incluindo os 25 alunos do MINTER UNIVALI/IFMA. Caso o programa começasse imediatamente, teria uma disponibilidade de 15% das vagas, ou seja, 14 vagas (de acordo com o preconizado pelo documento de área - 8 alunos por orientador). No entanto, em março de 2016, quando do início da proposta, o quadro de vagas terá condição ainda mais favorável tendo em vista a liberação de mais 25 vagas de orientação somente com a defesa dos alunos do MINTER UNIVALI/IFMA, em fase de finalização (novembro de 2015). Tal situação garante as condições de orientação, com um número muito superior às 10 vagas desta proposta, sem comprometer o curso na sede. 2 Orientações As orientações ocorrerão nas seguintes situações: • Quando da presença do professor orientador no IFMA para ministrar a sua disciplina, em horário pré-agendado e que não coincida com o horário das aulas; • Em comunicações via internet; • Em comunicações via teleconferência – com equipamentos disponibilizados por ambas IES envolvidas; • Durante o Estágio obrigatório na IES promotora • Nas semanas de presença dos alunos na IES promotora para realizar das disciplinas obrigatórias, que serão oferecidas parte no IFMA e parte na UNIVALI.
Relação e síntese dos currículos dos docentes, vinculados à instituição receptora, que poderão ser credenciados pela promotora para atuarem como coorientadores dos alunos do curso.
Visando também capacitar os docentes doutores da Universidade Receptora, será permitido a coorientação com professores vinculados a UEA. O processo de seleção e indicação destes doutores dar-se-á pela temática desenvolvida pelo aluno. A coorientação será indicada a partir da análise e aprovação do currículo do professor pelo colegiado do PPGTH.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios: INSTITUIÇÃO RECEPTORA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)
A Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA) para receber o Dinter em Turismo e
Hotelaria entre Univali e UEA dispõe de:
As salas de aula são dotadas de equipamentos audiovisuais (projetor multimídia), tela para projeção, computador.
21 Salas de aula teórica com projetor multimídia, aproximadamente, espalhadas pelos 5 andares do prédio;
1 Laboratório de informática composto de 35 computadores dotados de processadores de texto, acesso à internet, projetor
multimídia, quadro branco, e que dão suporte ao processo ensino-aprendizagem;
1 Laboratório de Audiovisual com equipamentos de última geração;
1 Laboratório de Turismo (em fase de reestruturação);
1 Laboratório de Agência de Turismo;
Empresa Júnior (em fase de reestruturação pela Agência de Inovação da UEA);
2 Miniauditórios com projetor multimídia (2º e 4º andar);
1 Sala de professores com 4 computadores e 1 impressora, mesas e armários;
1 Sala para coordenação do curso com 1 computador e 1 impressora;
2 Grupos de pesquisa na área de Turismo cadastrados na Base de Dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
o Grupo 1: DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL E TURISMO NA AMAZÔNIA, com as seguintes linhas de pesquisa: - Aspectos
psicossociais, meio ambiente e turismo; - Cultura, memória e turismo na Amazônia; - Desenvolvimento socioambiental e turismo.
o Grupo 2: GRUPO DE EXCELÊNCIA EM PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E TURISMO DO AMAZONAS, com as seguintes linhas de
pesquisa: - Educação Superior e Políticas Públicas em Turismo; - Esporte, Lazer e Turismo; - Gestão e Planejamento: hospitalidade,
eventos e gastronomia; - Marketing Turístico.
A UEA mantém nas Unidades Acadêmicas e nos Núcleos de Estudos Superiores as Bibliotecas Setoriais, que prestam serviços
de informação e que dão suporte às atividades de ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão, além de atender à comunidade
externa. A consulta ao acervo da UEA pode ser efetuada nas Bibliotecas ou por meio do portal pela Rede Pergamum.
Rede Wi-fi em toda as dependências da ESAT/UEA;
Projeto Nova Cartografia Social www.novacartografiasocial.com
Cantina;
Restaurante Universitário (em vias de inauguração);
2 Estacionamentos (interno e externo);
Instituição Promotora: Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
A estrutura de sala de professores e laboratórios do PPGTH segue a divisão dos Grupos de Pesquisa. Em salas distintas são
desenvolvidas as atividades dos quatro grupos de pesquisa do Programa registrados no CNPq: PLAGET: Planejamento do Destino
Turístico; TES: Turismo, Espaço e Sociedade;HGTur: Hotelaria, Gastronomia e Serviços Turísticos; HT: Hospitalidade e Turismo. Além do mobiliário e da climatização para atender as atividades dos docentes e pesquisadores dos quatro grupos de pesquisa, estão instalados, 11
computadores de mesa, 08 impressoras e 27 pontos de rede, além de estrutura de espera para 22 notebooks nas bancadas com monitores em tela
grande e estrutura similar nas salas de orientação. Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da IES e por meio de projetos de
pesquisa do CNPq e FAPESC que atualizaram os equipamentos de informática, com novos computadores, impressoras e escâneres. Ocorreu ainda, a
aquisição de novos mobiliários para os grupos TES e PLAGET. Tal situação reflete o interesse institucional e a aplicação efetiva dos recursos de
pesquisas adquiridos com recursos externos. Além dos laboratórios específicos do PPGTH, o Campus Balneário Camboriú, disponibiliza para uso
comum entre todos os cursos, laboratórios de informática que estão localizados no 4º piso do bloco 6A. São cinco laboratórios equipados com 50
computadores, sala 401; 28 computadores, sala 402; 27 computadores, sala 403; 27 computadores, sala 404; e 24 computadores, sala 405, todas de
patrimônio Fundação Univali.
Todos os softwares destinados à prática pedagógica estão instalados e recebem manutenção periódica da área de Tecnologia da Informação. O
acesso à internet é de banda larga, sendo seu uso de acordo com a política de utilização da Fundação UNIVALI, com direito a cotas semestrais para
impressão.
O Programa disponibiliza aos alunos, além dos espaços específicos no mesmo bloco das salas de aula, cinco laboratórios de informática com 150
computadores de mesa, com direito a cotas semestrais para impressão.
Biblioteca: INSTITUIÇÃO RECEPTORA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)
A Biblioteca Setorial da Escola Superior de Artes e Turismo – BS/ESAT compõe o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade do Estado do
Amazonas - SIB/UEA.
Ao integrar este Sistema é possível proporcionar maior cooperação entre as bibliotecas, unindo competências e recursos, a fim de prestar serviços de
qualidade com apoio ao ensino, pesquisa e extensão; facilitando a busca e recuperação da informação a toda comunidade universitária. Todas as
Bibliotecas do SIB/UEA estão abertas à comunidade universitária e à comunidade em geral. Alunos, professores e funcionários da UEA, podem retirar
para empréstimos as obras do acervo, e a comunidade em geral pode consultá-lo nas dependências da universidade.
Dentre as possibilidades de consulta on-line disponibilizadas pela biblioteca, destaca-se o Sistema Pergamum, no qual está armazenado o acervo de
livros, periódicos, multimeios, literatura cinzenta. A reserva e a renovação de obras podem ser feitas na própria biblioteca ou pela Internet.
O SIB/UEA disponibiliza também os seguintes serviços aos seus usuários: Rede do Sistema Pergamum; Consultas em Bases de Dados on-line:
Acesso às bases de dados disponíveis na Internet, com acesso livre ou restrito. Consulta on-line ao acervo: Permite ao usuário acesso ao acervo
tratado e armazenado no SIB/UEA por meio da Internet; Levantamento Bibliográfico: Consiste na realização de busca de informação no acervo do
SIB/UEA, mediante o uso de base de dados local; Capacitação do Usuário: Visa educar os usuários quanto à utilização da biblioteca; Consulta Local:
Possibilita ao usuário acesso a informação tratada e armazenada nas bibliotecas do SIB/UEA por meio do Sistema Pergamum; Empréstimo Domiciliar:
Fornece ao usuário obras de seu interesse e que possam ser retiradas da biblioteca, mediante empréstimo por um prazo determinado, conforme
regulamento do SIB/UEA; Disponibilização de suporte informacional, multimeios não bibliográficos (fitas VHS, DVD's, CD's, Vinis).
A instalação da Biblioteca Setorial da Escola Superior de Artes e Turismo data de 2001, a mesma época em que se iniciaram as atividades da Universidade do Estado do Amazonas, e se implantou o curso de Turismo. Atualmente está localizada na sobreloja do
prédio principal da Escola Superior de Artes e Turismo – ESAT. Apresenta ambiente climatizado, possuindo em sua estrutura salão
para estudo com: mesas para estudos em grupos, terminais de acesso ao sistema Pergamum, terminais para acesso a internet; área
de acervo – com acesso restrito aos funcionários – contendo: setor de periódicos, multimeios e acervo de livros.
A infraestrutura encontra-se distribuída da seguinte forma:
Área construída total: 206,06m2
Área destinada ao acervo: 95,14 m²
Área destinada ao usuário: 110,92m²
Nº de cabines para acesso ao sistema Pergamum: 04
Nº de cabines para terminais de acesso a internet: 13
Nº total de assentos: 42
Seu patrimônio é composto por 04 computadores de uso interno; 16 computadores para acesso dos usuários, sendo destes 03
destinados a consulta ao Pergamum; 01 ramal (aparelho telefônico); 01 armário de madeira; 02 armários de aço, 01 arquivos de
madeira, 33 estantes de aço dupla face (com 10 prateleiras); 2 carrinhos para guardar obras; 03 mesas grandes para estudos, 42
assentos, 01 aparelho de ar condicionado 60 mil btus.
Serviços oferecidos:
• Acesso a Internet,
• Biblioteca Virtual
• Capacitação do Usuário
• Catalogação na Fonte
• Consultas em Bases de Dados on-line
• Consulta Local
• Consulta on-line ao acervo
• Empréstimo Domiciliar
• Levantamento Bibliográfico
• Serviço de Referência
• Orientação Bibliográfica
• Renovação/Reserva
• Visitas Orientadas
• Rede Pergamum