Plano Acadêmico:
PLANO ACADÊMICO
IDENTIFICAÇÃO MINTER / UNIRIO-UFPE
Trata-se do desenvolvimento, no âmbito da UFPE, de um MINTER – Mestrado Interinstitucional, em convenio com o Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS, UNIRIO/MAST, com início das atividades acadêmicas no ano de 2019. As instituições envolvidas no projeto se caracterizariam como segue:
Instituições de oferta: UNIRIO e MAST, através do seu Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio, sediado no Rio de Janeiro (UNIRIO) e autorizado pela CAPES desde 2006.
Instituição responsável pela recepção: Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, através do seu Departamento de Antropologia e Museologia.
RESPONSÁVEIS PELO MINTER
Ficará responsável pela Coordenação das atividades do MINTER PPG-PMUS/UFPE, por parte do PPG-PMUS, o Professor Doutor: - Marcus Granato, pelo PPG-PMUS – UNIRIO/MAST – professor do corpo permanente do Programa, credenciado para Mestrado e Doutorado.
À UFPE coube indicar um responsável pela coordenação das atividades do MINTER, um professor doutor, com experiência na área e em atividades de pós-graduação stricto sensu, ficando a Coordenação das atividades do MINTER por parte da UFPE, com a Profª Drª Emanuela Sousa Ribeiro (SIAPE 1439834) e o Prof. Dr. Bruno Melo de Araújo (SIAPE 20365357), como vice-coordenador.
Quinze (15) alunos cursantes do Mestrado em Museologia e Patrimônio aprovados nas disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas do MINTER, conforme previsto no Regulamento do PPG-PMUS;
Quinze (15) alunos cursantes aprovados em Defesa de Dissertação, nos prazos indicados pelo cronograma de trabalho do MINTER;
Quinze (15) Mestres em Museologia e Patrimônio titulados até setembro de 2021.
Os egressos desse MINTER terão o título de Mestre em Ciências, em Museologia e Patrimônio, a ser atribuído pela UNIRIO.
JUSTIFICATIVA
As atividades de capacitação desenvolvidas no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco vêm-se alinhando, nos últimos anos, ao tema do patrimônio – buscando sintonizar a prática dos profissionais das ciências humanas e sociais nas questões ligadas à pesquisa, proteção e gestão dos bens culturais patrimonializados e musealizados, com ênfase em instituições de ensino superior.
Nesse contexto, a UFPE vem estruturando uma política de salvaguarda aos bens culturais que se desdobra em duas linhas de atuação: o Programa de Inventário do Patrimônio Tangível da UFPE e a Rede de Museus, Coleções Visitáveis e Galerias de Arte da UFPE. A participação de profissionais qualificados se faz necessária para dar bom andamento a essas duas linhas de trabalho, bem como às muitas ações que se desenvolvem no Estado, em prol do patrimônio e dos museus.
Esta demanda está fortemente articulada com o perfil de crescimento da área da Comunicação e Informação, conforme o Documento de Área da última avaliação quadrienal (2017), que identificou tendências de crescimento superiores às médias da CAPES, devido ao “crescente interesse acadêmico e profissional pelo campo da Comunicação e Informação na sociedade contemporânea”, tal como ora se verifica na demanda da UFPE por este Minter.
Além da demanda institucional, também é importante ressaltar a importância desta parceria para o fortalecimento da área da Museologia, que ainda conta com um número reduzido de programas de pós-graduação: apenas seis cursos de mestrado (quatro acadêmicos e dois profissionais) e um de doutorado em todo o país.
Evidencia-se a necessidade de aumentar a interlocução acadêmica qualificada junto aos docentes do Curso de Bacharelado em Museologia da UFPE, que serão grandemente beneficiados com a parceria com o PPG-PMUS e poderão co-orientar dissertações e participar de bancas de avaliação dos egressos do Minter, fortalecendo os diálogos entre o DAM-UFPE e o PPG-PMUS. Deste modo, atendemos às orientações do Documento de Área contribuindo na redução da disparidade regional e estimulando o estabelecimento de novos cursos de pós-graduação na região Nordeste do país.
OBJETIVO
A realização de um MINTER em Museologia e Patrimônio articulando PPG-PMUS e UFPE tem como objetivo promover a capacitação de profissionais para o trabalho de investigação e difusão do patrimônio e dos museus em Instituições de Ensino Superior, em nível Mestrado, por meio da oferta de um curso de Mestrado Acadêmico, com a duração de vinte e quatro (24) meses.
METAS A SEREM ATINGIDAS / Egressos
Quinze (15) candidatos selecionados para cursar o Mestrado em Museologia e Patrimônio, a partir de relação de servidores da UFPE inscritos no processo seletivo para o MINTER;
VIABILIDADE DE EXECUÇÃO DO MINTER
A implantação de um MINTER entre o PPG-PMUS, UNIRIO/MAST e a UFPE se revela viável na medida em que o Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio dispõe de um núcleo de docentes experientes e qualificados o que lhe credencia a ofertar de modo presencial as disciplinas básicas do Mestrado, na cidade de Recife; e que a UFPE, como instituição responsável
Proposta de MINTER PPG-PMUS – UFPE. T. Scheiner, março 2019
por sediar esse MINTER, dispõe de recursos de instalação, materiais e humanos para concretizar essa iniciativa.
Neste sentido, caberá ao PPG-PMUS identificar e encaminhar à UFPE os docentes que ministrarão as disciplinas obrigatórias (5 disciplinas), uma (01) disciplina optativa e uma (01) eletiva do Curso de Mestrado, bem como identificar, selecionar e disponibilizar a bibliografia necessária ao bom desenvolvimento dessas disciplinas. À UFPE caberá a responsabilidade de disponibilizar espaços onde sejam ministradas as aulas, bem como os móveis, equipamentos e recursos midiáticos necessários a essas atividades. Caberá ainda à UFPE disponibilizar os recursos necessários de passagem dos professores entre Rio de Janeiro / Recife / Rio de Janeiro, bem como o fornecimento de diárias para a estadia, alimentação e transporte dos professores na cidade de Recife, ao longo do tempo em que nela permanecerem para realizar o processo seletivo para o MINTER e para ministrar suas disciplinas.
A proposta não exclui a possibilidade de realizar atividades via internet no âmbito de uma ou mais disciplinas obrigatórias, especialmente no que se refere a conferências e palestras de professores convidados do PPG-PMUS.
PÚBLICO ALVO
O público alvo do MINTER em Museologia e Patrimônio serão profissionais Graduados em Museologia, História e outras disciplinas das Ciências Humanas e Sociais, bem como de outros campos do conhecimento, que desempenhem tarefas e funções relacionadas com o patrimônio e os museus no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco.
No. de alunos atendidos pelo Curso – O MINTER oferecerá um máximo de quinze (15) vagas, sendo sete (07) para a linha 01 e oito (08) para a linha 02. Esta oferta inclui a reserva de vagas para os casos previstos em Lei, na proporção definida pela Lei. As instituições participantes reservam-se o direito de oferecer o Curso mesmo que não sejam preenchidas todas as vagas.
VIABILIDADE DE EXECUÇÃO DO MINTER
A implantação de um MINTER entre o PPG-PMUS, UNIRIO/MAST e a UFPE se revela viável na medida em que o Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio dispõe de um núcleo de docentes experientes e qualificados o que lhe credencia a ofertar de modo presencial as disciplinas básicas do Mestrado, na cidade de Recife; e que a UFPE, como instituição responsável
Proposta de MINTER PPG-PMUS – UFPE. T. Scheiner, março 2019
por sediar esse MINTER, dispõe de recursos de instalação, materiais e humanos para concretizar essa iniciativa.
Neste sentido, caberá ao PPG-PMUS identificar e encaminhar à UFPE os docentes que ministrarão as disciplinas obrigatórias (5 disciplinas), uma (01) disciplina optativa e uma (01) eletiva do Curso de Mestrado, bem como identificar, selecionar e disponibilizar a bibliografia necessária ao bom desenvolvimento dessas disciplinas. À UFPE caberá a responsabilidade de disponibilizar espaços onde sejam ministradas as aulas, bem como os móveis, equipamentos e recursos midiáticos necessários a essas atividades. Caberá ainda à UFPE disponibilizar os recursos necessários de passagem dos professores entre Rio de Janeiro / Recife / Rio de Janeiro, bem como o fornecimento de diárias para a estadia, alimentação e transporte dos professores na cidade de Recife, ao longo do tempo em que nela permanecerem para realizar o processo seletivo para o MINTER e para ministrar suas disciplinas.
A proposta não exclui a possibilidade de realizar atividades via internet no âmbito de uma ou mais disciplinas obrigatórias, especialmente no que se refere a conferências e palestras de professores convidados do PPG-PMUS.
ESTRUTURA DO CURSO / Instituição Ministrante
A estrutura curricular do Mestrado em Museologia e Patrimônio a ser oferecido no âmbito do MINTER PPG-PMUS/UFPE se desenvolverá em sintonia com o Mestrado oferecido pela UNIRIO/MAST, englobando disciplinas ofertadas em duas Linhas de Pesquisa: Linha 01 – Museu e Museologia; e Linha 02 – Museologia, Patrimônio e Desenvolvimento. A oferta se fará sob a forma de disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas, como segue:
Disciplinas Obrigatórias
1.Teoria e metodologia da Museologia (obrigatória para as duas linhas) – 60h/04cr
2.Teoria do Patrimônio (obrigatória para as duas linhas) – 60h/04cr
3.Patrimônio, Museologia, Documentação e Informação (obrigatória para as duas linhas) – 60h/04cr
4.Museologia e Comunicação (obrigatória para a Linha 01) – 60h/04cr
5.Museologia e Conservação (obrigatória para a Linha 02) – 60h/04cr
Disciplinas Optativas
1.Tópicos Especiais em Museologia e Patrimônio (recomendada para a Linha 01) – 60h/04 cr
2.Museu, Teoria e Práticas (recomendada para a Linha 02) – 60h/04cr
Disciplinas Eletivas
A UFPE poderá identificar, na estrutura curricular dos cursos de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Antropologia (da própria universidade) e do Programa de Pós-graduação em História da Cultura Regional (UFRPE), disciplinas com oferta de 60h/04cr em nível de Mestrado Acadêmico, alinhadas aos objetivos do MINTER e que tenham relação direta com a Museologia e com os estudos patrimoniais. Tais disciplinas poderão ser ofertadas como Optativas/Eletivas, ampliando o escopo de oferta do MINTER.
Os alunos do MINTER deverão cursar dezesseis (16) créditos em disciplinas obrigatórias, sendo 12 em disciplinas comuns às duas linhas e 04 em disciplina da linha de pesquisa à qual estiverem vinculados e, no mínimo, quatro (04) créditos em disciplinas Optativas. Deverão, ainda, cursar no mínimo uma (01) disciplina Eletiva, ofertada pela UFPE/UFRPE, para complementar a carga horaria mínima a ser cursada no Mestrado.
Cumpridos os créditos mencionados acima, deverão matricular-se nos Seminários de Dissertação (encontros do aluno com seu orientador). Deverão ser cumpridos no mínimo 02 módulos de pesquisa-dissertação, correspondentes a 04 créditos; e, em sequência, em Defesa de Dissertação, correspondente a doze (08) créditos.
Seminários de Dissertação / Defesa de Dissertação (obrigatórios para todos os alunos)
1.Seminário de dissertação I – 02cr
2.Seminário de dissertação II – 02cr
3.Defesa de Dissertação – 08 créditos (relativos à elaboração da Dissertação)
Para a obtenção do Grau de Mestre, o pós-graduando deverá integralizar o mínimo de trinta e seis (36) créditos, considerando sua vinculação a uma das Linhas de Pesquisa a serem oferecidas, conforme segue:
Disciplinas Obrigatórias = 16 (dezesseis) créditos
Disciplinas Optativas = 04 (quatro) créditos
Disciplinas Eletivas = 04 (quatro) créditos
Seminários de Dissertação = 04 (quatro) créditos
Defesa da Dissertação = 08 (oito) créditos
Total = 36 (trinta e seis) créditos
DISCIPLINAS OFERECIDAS PELA UNIRIO/MAST – EMENTAS / PROFESSORES
- Teoria e Metodologia da Museologia (60h/04 cr) – Profa. Dra. Teresa Scheiner
Abordagem teórico-filosófica do Museu enquanto fenômeno e da Museologia como campo disciplinar. Aspectos teórico-metodológicos da Museologia. Relação com outros campos do conhecimento. Fundamentos para a construção de uma Teoria do Museu. Museologia, ciência e filosofia. Museologia e Arte. Museologia e ética. Museu Interior. Museu Universal. Museu Virtual.
- Teoria do Patrimônio (60h/04 cr) - Profa. Dra. Teresa Scheiner
Abordagem teórico-filosófica do Patrimônio, propiciando os fundamentos para uma Teoria do Patrimônio. Patrimônio integral: natureza, sociedade e representação. Aspectos filosóficos, políticos e éticos da preservação do patrimônio. Patrimônio mundial: o papel da UNESCO e outras organizações. Política ambiental e patrimonial. Metodologias de preservação e conservação de patrimônio. Documentação e interpretação do patrimônio material e imaterial. Museologia e os Novos Patrimônios.
- Museologia, Patrimônio, Documentação e Informação (60h/04cr) – Profa. Dra. Diana F. C. Lima
Documento e informação: conceitos e abordagens em diferentes áreas. Documento e informação na Museologia. A terminologia e o campo museológico. A Sociedade da Informação e do Conhecimento e o impacto das novas tecnologias nos paradigmas de informação. Modelos e formatos de documentação e informação de objetos museológicos segundo a sua natureza: aplicações no Brasil e no exterior e instituições produtoras. Informação em Arte. A documentação/registro do patrimônio material e imaterial. Museus e o ciberespaço: convergências e divergências conceituais: museus digitais, virtuais, eletrônicos, na Web e similares. Ferramentas tecnológicas para recuperação, acesso e uso da informação em museus.
- Museologia e Comunicação (60h/04 cr) - Profas. Dras. Teresa Scheiner / Helena Uzeda
Museu como signo. Análise do Museu nos sistemas de representação das diferentes sociedades. Museu e olhar social. Museu como produtor de mensagens. Teoria do Objeto. Museu e Linguagem: representação e análise da informação. Museologia e Sistemas Simbólicos. Critérios semiológicos. Terminologia da Museologia. Discurso museológico - constituição e análise. A exposição como discurso. Museu e comunicação de massa. Museologia e novas tecnologias da informação e da comunicação.
- Museologia e Conservação (60h/04 cr) – Profs. Drs. Marcus Granato e Ivan Coelho de Sá
Análise teórico/prática das metodologias de conservação de conjuntos patrimoniais e de acervos. Patrimônio material e imaterial. Teoria da Conservação. O ICCROM e outros organismos vinculados à conservação. Museus, bibliotecas e arquivos. Conservação de coleções.
- Museu: Teoria e Práticas (60h/04 cr) – Prof. Dr. Marcio Rangel
Dimensão institucional do Museu. O museu como sistema: dinâmica e organização. Funções. Análise das alternativas contemporâneas de gestão de museus. Constituição e desenvolvimento de acervos. Museologia aplicada a acervos. Museologia e patrimônio: acervos nacionais. Metodologia e práticas de gestão comunitária em museus.
- Tópicos Especiais em Museologia e Patrimônio (60h/04 cr) – Profa. Dra. Helena Uzeda
Os Tópicos Especiais deverão ser trabalhados sob a forma de seminários e/ou cursos de leitura comparada, com temas definidos a cada semestre.
OFERTA DAS DISCIPLINAS
As disciplinas oferecidas pelo PPG-PMUS, UNIRIO/MAST no campus da UFPE deverão seguir um calendário de ofertas compatível com a estrutura de funcionamento do PPG-PMUS no Rio de Janeiro – e ainda com a realidade de cobertura, por parte da UFPE, dos custos de passagens e estadia dos professores ministrantes. Assim sendo, a oferta de cada uma dessas disciplinas deverá ser feita em caráter intensivo, em no máximo dois (02) módulos de 30 horas cada, oferecidos durante duas (02) semanas (segunda a sexta-feira), consecutivas ou não, como segue:
Horários de Oferta:
09.00 às 12.00h - 3h/a
12.00 às 13.00h - almoço
13.00 às 17.00h - 3h/a
total = 6h/a x 5 dias = 30h/a
As disciplinas Eletivas oferecidas pela UFPE e pela UFRPE poderão ser ofertadas em caráter regular, ao longo de todo um semestre. O Cronograma a seguir apresenta uma proposta de oferta das disciplinas do MINTER.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
INFRFAESTRUTURA DA INSTITUIÇÃO RECEPTORA
Infraestrutura que o Curso poderá usufruir na UFPE (salas, auditórios, bibliotecas, computadores etc.)
Como instituição receptora do MINTER foi responsabilidade da UFPE a disponibilização de espaços para serem ministradas as aulas, bem como os móveis, equipamentos e recursos midiáticos necessários a essas atividades.
Coube ainda à UFPE disponibilizar os recursos necessários de passagem dos professores entre Rio de Janeiro / Recife / Rio de Janeiro, bem como o fornecimento de diárias para a estadia, alimentação e transporte dos professores na cidade do Recife, ao longo do tempo em que nela permaneceram para realizar o processo seletivo do MINTER e para ministrar suas disciplinas.
Também foi responsabilidade da UFPE possibilitar a realização de atividades via internet no âmbito administrativo e acadêmico, especialmente no que se refere a conferências e palestras de professores convidados do PPG-PMUS.
Do ponto de vista da infraestrutura para a realização de aulas a UFPE disponibilizou duas salas de aula localizadas no Memorial da Medicina de Pernambuco (vinculado à administração central da UFPE – Pró-reitoria de Extensão), com infraestrutura de ar-condicionado e data-show, bem como uma sala de convivência para os alunos, com acesso à internet.
No Memorial da Medicina foi realizado todo o processo seletivo do MINTER, ocasião em que foi disponibilizada uma servidora para secretariar o processo de seleção e instalação das atividades burocráticas. Foi fornecida também a infraestrutura material para gravação das provas orais e divulgação de resultados da seleção. Esta servidora continuará disponível para acompanhar as necessidades administrativas das aulas teóricas e atividades práticas durante toda a duração do MINTER.
Também estiveram à disposição do MINTER os auditórios e recursos de informática do Departamento de Antropologia e Museologia. Estes recursos compreendem: dois auditórios com ar-condicionado e data-show; Laboratório de Conservação do Curso de Museologia completamente equipado para disciplinas práticas na área de conservação de bens culturais; Plataforma EADAM, ambiente virtual de aprendizagem do Moodle, que pode ser utilizado para aulas remotas ou ensino à distância; laboratório de informática com computadores para atividades dos alunos.
O Departamento de Antropologia e Museologia disponibilizou ainda sua infraestrutura administrativa para aquisição de passagens e diárias e demais providências burocráticas, que incluem acesso aos sistemas de controle e execução financeira do Governo Federal (Sistema de Controle de Diárias e Passagens, no âmbito nacional, e Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos da UFPE, no âmbito interno).
O Departamento de Antropologia e Museologia disponibilizou dois docentes doutores, contratados em regime de dedicação exclusiva, para a coordenação do MINTER nos aspectos pedagógico e administrativo.
Convém lembrar que todos os alunos são servidores da UFPE, dispondo também de acesso aos laboratórios de informática e acesso à internet dos seus próprios setores de origem.
Do ponto de vista macro, a UFPE dispõe de um sistema de bibliotecas ao qual todos os servidores têm acesso, bem como acesso ao Sistema de Periódico CAPES, a partir do e-mail institucional. O sistema de bibliotecas possui um setor específico para a Museologia junto à Biblioteca Setorial do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, onde se localiza o Departamento de Antropologia e Museologia.
Os alunos, que são servidores da instituição também possuem acesso gratuito à internet no campus, e acesso aos serviços de educação à distância da Plataforma Google Suite, mediante cadastro no sistema institucional.