Plano Acadêmico:
De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional PDI da Instituição receptora, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, em 2008, contava com quase 12.000 alunos de graduação e pós-graduação. Quanto à pós-graduação, oferece diversos Cursos de Especialização e Cursos de Mestrado. São sete cursos de Mestrado aprovados pela CAPES e, destes, seis são ofertados no Campus Central (Educação, Ciência da Computação, Ciências Sociais, Física, Ciências Naturais e Ciências da Saúde) e um no Campus Avançado de Pau dos Ferros (Letras). Nos últimos 16 anos têm avançado significativamente na capacitação de seus professores em nível de doutoramento. Em 2006, o número de doutores representava 0,82% do corpo docente. Em 2007, esse percentual cresceu para 12,84%, chegando a 22,52% em 2012. No entanto, ainda é urgente uma política de capacitação docente, de modo a alcançar patamares mais elevados de formação, considerando que, atualmente, 28 professores são graduados, 211 especialistas, 380 mestres e 180 doutores. Esse desafio tem sido enfrentado institucionalmente com alternativas de liberação total de professores para cursarem mestrado e doutorado, com concessão de bolsas a partir de recursos da UERN e a abertura de concurso público para doutores. A UERN investiu na realização de parcerias interinstitucionais para programas de doutorado e mestrado, contando, atualmente, com um MINTER em Direito (UFRN/UERN), um DINTER em Ciências da Saúde (UFRN/UERN) e um DINTER em Administração (PUC/Paraná/UERN/UFERSA). Diante deste quadro, e havendo demonstrado sua competência em estabelecer parcerias acadêmicas no sentido de promover a capacitação dos seus quadros docentes, a UERN acredita que a proposta de criação de um DINTER em geografia definitivamente servirá para consolidar o importante papel desempenhado por essa disciplina dentro da instituição, abrindo espaço ainda para uma benfazeja interação transdisciplinar, tendo em vista a possibilidade de oferecer o curso de doutorado a docentes com formação em outras áreas além da própria geografia. Neste sentido a capacitação de um grupo de docentes em nível de doutorado permitirá, em médio prazo o estabelecimento de uma pós-graduação alicerçada na geografia dentro da instituição, e tendo como sede o Campus de Mossoró. Esta perspectiva representaria um tremendo avanço para as pesquisas a cerca das dinâmicas territoriais no espaço potiguar, onde atualmente funciona apenas um único programa de pós-graduação stricto-sensu na área de geografia, na capital. A inserção de novas temáticas de pesquisa de cunho espacial, relativas à região polarizada por Mossoró e demais áreas contíguas e de proveniência dos docentes que integrarão a proposta, permitirá sobremaneira ampliar os estudos e pesquisas territoriais sobre essa região do Estado do Rio Grande do Norte, permitindo ainda ampliar e consolidar grupos de pesquisa que tratem das temáticas relevantes às dinâmicas sócio-econômicas e ambientais que ora modificam ativamente uma das regiões do Nordeste brasileiro com maiores índices de crescimento. Ainda neste sentido, é importante ressaltar que as temáticas que serão alvo dos projetos de tese permitirão abranger aspectos diversos e complementares da realidade espacial, englobando desde as transformações decorrentes da dinâmica econômica recente e seus reflexos sobre os espaços urbanos e rurais, quanto as questões concernentes ao meio ambiente e as interações sinérgicas entre a sociedade e seu suporte natural, assim como os estudos de geografia física de caráter mais básico, como os que dizem respeito à geomorfologia e biogeografia dessa região do estado do Rio Grande do Norte. Ressalta-se ainda a lacuna ora existente no que diz respeito aos estudos de viés espacial, mais verticalizados, que compreendam a região de Mossoró e seu entorno, bem como as demais regiões do semi-árido potiguar. Ao articular docentes de várias procedências de formação, a proposta do DINTER em geografia entre a UFPE/UERN, possibilitará que a ação multiplicadora e indutora de criação de novas pós-graduações e grupos de pesquisa se estabeleçam para além da própria geografia, o que revela o caráter aglutinador e multidisciplinar dessa ciência, que ao acolher temáticas diversas de pesquisa e investigação, sob o enfoque espacial, permite que impactos de disseminação do treinamento de docentes pesquisadores reverberem por diversos campos do conhecimento, agregando maior alcance e eficácia de treinamento à proposta em si.
Implementado em 1976, o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco foi o terceiro a ser criado em sua área no Brasil. Naquele ano teve início a instalação do curso de Mestrado e, em 2004, a implementação do Doutorado. Sua criação inicial complementa o esforço que já vinha se desenvolvendo em Pernambuco desde os anos 1940 com o intuito de caracterizar a geografia da Região Nordeste. Ainda no formato de mestrado, o PPGEO contribuiu decisivamente para a formação de pesquisadores e para a construção do conhecimento geográfico brasileiro, produzindo importantes trabalhos sobre as diferentes regiões do país e atraindo estudantes dos mais diversos estados brasileiros. Particular importância alcançaram os trabalhos realizados em colaboração com o então Instituto Joaquim Nabuco e com a SUDENE, entre os quais a já clássica série de “Estudos Regionais”. A contribuição do Programa ao pensamento geográfico brasileiro está expressa nos numerosos estudos de caracterização da diversidade regional do país em bases metodológicas de reconhecido rigor. A criação do doutorado, em 2004, inaugura um novo momento na trajetória do PPGEO, em que ressaltam o crescimento da capacidade de formação de recursos humanos qualificados, de um lado, e, de outro, a ampliação de competências de pesquisa em geografia física, estudos intra-urbanos e em novas temáticas, tais como a geografia ambiental, cultural, de serviços, da violência e da inovação. Mais recentemente, a ação destacada do PPGEO no contexto nacional resultou em um convênio DINTER com a Universidade Estadual do Piauí, o qual se encontra em fase de conclusão com a titulação de 17 alunos. Por meio de sua destacada atuação acadêmica, o PPGEO contribuirá para a independência intelectual desses professores, os quais, em futuro próximo, estarão aptos a instalar seu próprio Programa de Pós-Graduação e incrementar pesquisas científicas a partir de suas realidades locais e regionais, o que constitui importante atividade de nucleação. Em 2014, o Programa já superara a marca de 310 dissertações de Mestrado defendidas, e mais de 50 teses de Doutorado. O Programa presentemente compreende 25 professores doutores (sendo 17 permanentes) e 133 alunos matriculados (49 de mestrado, 67 de doutorado regulares (dois dos quais em cotutela de universidades francesas) e 17 do Convênio Dinter com a UESPI). Chega a nove o número de grupos de pesquisa certificados pelo CNPq, prestando um serviço de produção de conhecimento e formação de recursos humanos de alto nível, que se difunde por uma área muito além dos limites da própria região Nordeste. Sabendo-se que, do total de 22 professores do Programa, oito são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq, ressalta-se a qualidade da massa crítica dos que compõem o PPGEO, refletida nas publicações em periódicos nacionais e internacionais, livros e capítulos de livro no país e no exterior, convênios e colaborações com instituições brasileiras e estrangeiras, fato corroborado pelas últimas avaliações trienais da CAPES (2007, 2010 e 2013). Os eixos temáticos do Programa encontram-se sincronizados com os estudos de análise regional e regionalização, área em que se concentra o PPGEO, mas têm se caracterizado por uma atitude receptiva às inovações teóricas e tecnológicas na ciência geográfica. O Programa vem se destacando pelo incentivo a uma postura científica crítica, e pelo desenvolvimento de abordagens multi e interdisciplinares refletidas na consolidação do crescimento de sua produção científica e acadêmica abrangendo temáticas referentes aos fenômenos regionais, urbanos, agrários, físicos e ambientais. Os trabalhos desenvolvidos no Programa englobam aspectos tão diversos quanto a reflexão teórica sobre o pensamento regional no Brasil e no mundo, sob a égide da globalização, as recentes transformações econômicas, políticas, culturais e suas reverberações territoriais; a dinâmica dos movimentos sociais contemporâneos; os novos instrumentos teóricos e metodológicos voltados à investigação do meio físico-natural, a gestão e o manejo do território, entre outros. Sua estrutura, portanto, deve refletir a evolução do debate científico da área, assim como as transformações que se processam na dinâmica socioeconômica global e local, provocando desdobramentos sobre a “vocação” regional que marcou a origem do PPGEO. Esta postura inovadora e integrativa norteará a condução de todas as ações do DINTER UFPE/UERN em seus diversos aspectos.
Ao longo dos últimos anos o PPGEO/UFPE tem feito ajustes no seu processo seletivo para ingresso de novos alunos, visando munir o procedimento de maior clareza, efetividade e, dentro do possível, tornando-o mais expedito e acessível a candidatos de diversas proveniências, para além dos quadros de graduação do próprio Departamento de Ciências Geográficas. Para estes fins, vem sendo designada, pelo colegiado do Programa, uma comissão específica para cuidar de todos os assuntos pertinentes à seleção, desde a decisão dos critérios de avaliação à logística do certâmen em si mesmo, como a definição de datas, alocação de espaços para a condução das análises de material, provas etc. Em assim sendo, caberá a esta comissão, previamente designada pelo colegiado permanente do PPGEO/UFPE, conduzir todas as etapas e estabelecer todos os procedimentos pertinentes à seleção ao ingresso ao DINTE em geografia UFPE/UERN. A comissão de seleção será composta por membros internos e um membro externo ao PPGEO, que se deslocarão ao Rio Grande do Norte, em local a ser determinado pela coordenação do DINTER, por ocasião da realização do processo seletivo. Os candidatos ao DINTER/UFPE-UERN serão submetidos a um processo de seleção padrão para o Programa, que consta de três etapas distintas, a saber: prova de conhecimentos específicos em geografia (peso 4), análise do currículo (peso 3) e análise do projeto de pesquisa (peso 3). A prova de conhecimentos específicos será de caráter eliminatório, sendo classificados os candidatos que obtiverem nota mínima igual a 7,0. As demais etapas do certâmen serão classificatórias. Serão considerados classificados os candidatos que atingirem média igual ou superior a 7,0, e, efetivamente aprovados, aqueles que apresentarem as 21 melhores notas por ordem decrescente. Caso o total de candidatos classificados e aprovados não completem as 21 vagas disponíveis, serão admitidos no programa apenas aqueles efetivamente aprovados, não havendo possibilidade de uso das vagas ociosas por aqueles que não obtiveram conceito suficiente para a classificação/aprovação. Os critérios de desempate, prazos recursais e casos omissos serão detalhados em tempo por edital a ser divulgado pelo PPGEO/UFPE especificamente para o DINTER.
Os alunos cursarão um total de 10 meses sob a forma de estágio na Instituição promotora (UFPE). O estágio será distribuído em um período único de 5 meses, correspondente ao primeiro semestre letivo de 2015, durante o qual os alunos deverão cursar disciplinas obrigatórias na UFPE, e 5 períodos menores subseqüentes, de um mês de duração cada durante os quais poderão cursar disciplinas eletivas além daquelas oferecidas em módulos. Nos períodos de estágio de um mês de duração, os alunos desenvolverão atividades relacionadas aos Seminários de Tese, e acompanhamento da evolução do trabalho junto com seus respectivos orientadores. Ao longo dos estágios de um mês de duração o aluno deverá submeter-se ao exame de Qualificação, devendo este ocorrer pelo menos dois semestres antes da defesa da tese. Os estágios de um mês de duração serão agendados por grupos de alunos, de acordo com a necessidade, características dos projetos individuais e disponibilidade dos orientadores na UFPE. Durante os 48 meses de vigência do curso de doutorado será observado o seguinte quadro de disciplinas, sendo três as disciplinas obrigatórias: GE 902 Métodos e Técnicas de Pesquisa, GE970 Seminário de Tese e GE907 Estudos Avançados em Epistemologia e Metodologia da Geografia (04 créditos cada uma). As disciplinas eletivas são 14, sendo 10 as disciplinas regulares e quatro tópicos especiais. As disciplinas regulares são: GE916 Estudos Integrados do Meio Ambiente, GE904 Região, Conceituação e Métodos de Análise e GE968 Estudos sobre a Relação Sociedade X Natureza, quatro créditos cada uma; e GE918 Planejamento e Gestão Ambiental, GE921 A Agroindústria e a Organização do Espaço no Brasil, GE961 Pequena Produção Rural no Brasil, GE964 Serviço e Organização do espaço, GE967 Introdução ao Sensoriamento Remoto, GE974 Analise Regional e Políticas Regionais, com três créditos cada. Os Tópicos Especiais, com dois créditos cada, compreendem: GE919 TEGF (Tópicos Especiais em Geografia Física), GE929 TEGA (Tópicos Especiais em Geografia Agrária), GE938 TEGU (Tópicos Especiais em Geografia Urbana), e GE939 TEGH (Tópicos Especiais em Geografia Humana). A disciplina Seminário de Tese é específica para os alunos de doutorado. Ao final do curso de doutorado o aluno deverá totalizar 36 créditos, qualquer que seja a área de concentração e linha de pesquisa em que estiver inserido. Destes totais, 1/3 podem ser cursados em outros Programas de Pós-Graduação credenciados pela Capes no país.
Em se tratando de um projeto DINTER, voltado para a formação de doutores, será reforçada entre os alunos a necessidade de publicação em periódicos nacionais e internacionais pertencentes a estratos iguais ou superiores ao QUALIS B3, preferencialmente de outras instituições e regiões do país e do exterior. As publicações obedecerão a um plano estratégico conduzido em parceria entre orientador e aluno, voltado ao cumprimento das exigências da área de geografia da CAPES; ou seja, o mínimo de 1,5 publicações qualificadas no triênio. Da mesma forma, as participações em eventos nacionais serão estimuladas através de um plano anual que priorize os principais encontros científicos de cada área no país e, quando possível, no exterior. A participação em eventos de relevância nacional será sempre condicionada à apresentação de trabalho completo em co-autoria com os orientadores.
A orientação dos alunos será conduzida mormente em três momentos distintos: durante o momento em que o professor orientador estiver ministrando disciplina no campus da UERN em Mossoró, durante o estágio de 5 meses de duração no Recife, e ao longo dos 5 estágios menores de um mês de duração cada, também no Recife. Em virtude das características de cada projeto de pesquisa, as atividades de orientação também se estenderão durante os trabalho de campo inerentes à confecção de cada tese. A orientação dos alunos para elaboração de teses será realizada pelo corpo docente do Programa da Instituição Promotora (UFPE), podendo ter como co-orientador outro professor, que se credenciará neste programa especificamente para este fim e de comum acordo com o professor orientador, mediante as normas vigentes de credenciamento junto ao PPGEO/UFPE. Cada docente-orientador terá uma relação direta com seus alunos, através de encontros periódicos para programação dos créditos acadêmicos, orientação das atividades de leitura e de pesquisa e dos estágios obrigatórios junto à Instituição Promotora. Nesse processo poder-se-ão agregar outras vias de comunicações como fax, correio eletrônico e outras mídias. Será ofertado um total de 21 vagas para o doutorado DINTER/UFPE/UERN, assim distribuídas de acordo com a capacidade de orientação de cada docente do quadro permanente do PPGEO/UFPE que integra este projeto: 1. Ana Cristina de Almeida Fernandes (1 vaga, linha b – Sistemas Locais, Regionais e Nacionais de Inovação); 2. Caio Augusto Amorim Maciel (2 vagas linha b – Cultura, permanência e transformação regionais); 3. Eugênia Cristina Gonçalves Pereira (1 vaga, linha c – Abordagem biogeográfica, conservação e bioindicadores); 4. Jan Bitoun (1 vaga, linha a – Políticas territoriais de desenvolvimento urbano e reprodução das desigualdades sociais); 5. Monica Cox de Brito Pereira (1 vaga, linha c – geografia agrária, a agroindústria no Nordeste do Brasil, conflitos e lutas sociais no campo); 6. Alcindo José de Sá (3 vagas, linha b – geopolítica, teoria geográfica, segregação territorial e geografias da violência e do medo); 7. Cláudio Ubiratan Gonçalves (1 vaga, linha c – geografia agrária, a agroindústria no Nordeste do Brasil, conflitos e lutas sociais no campo); 8. Antonio Carlos de Barros Corrêa (1 vaga, linha d – geomorfologia aplicada aos espaços urbanos e rurais, geomorfologia do semi-árido, análise geossistêmica); 9. Osvaldo Girão da Silva (1 vaga, linha d – geomorfologia aplicada aos espaços urbanos e rurais, riscos geomorfológicos e análise ambiental aplicada à geomorfologia); 10. Ranyére Silva Nobre (1 vaga, linha d – climatologia geográfica aplicada aos espaços urbanos e rurais e dinâmica climática de ambientes úmidos e semiáridos); 11. Iva Carneiro Leão Barros (3 vagas, linha c – Abordagem biogeográfica, conservação e bioindicadores); 12. Fernando Mota (1 vaga, linha c – Abordagem biogeográfica, conservação e bioindicadores); 13. Maria Fernanda Abrantes Torres (2 vagas, linha c – Abordagem biogeográfica, conservação e bioindicadores); 14. Betrand Cozic (1 vaga, linha a – Políticas territoriais de desenvolvimento urbano e reprodução das desigualdades sociais); 15. Doralice Sátyro Maia (1 vaga, linha a – Políticas territoriais de desenvolvimento urbano e reprodução das desigualdades sociais).
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios:
O DINTER UFPE/UERN disporá de 12 laboratórios na instituição receptora: Laboratório de Ensaios Físico-Químicos, Laboratório de Eletroquímica e Química Analítica, Laboratório de Produtos Naturais e Biomateriais, Laboratório de Ictiologia, Laboratório de Cultura de Tecido Vegetal, Laboratório de Biologia Funcional, Laboratório de Micro/Parasito e Imunologia, Laboratório de Sistemática e Ecologia Vegetal, Laboratório de Geoprocessamento, Laboratório de Estudos Socioambientais e Territoriais, Casa de Vegetação e Biotério. Equipamentos: Os laboratórios contam com equipamentos como espectrômetro de absorção atômica, espectrofotômetro de UV/Vis, potenciostato, cromatógrafo gasoso, analisador termogravimétrico, estereomicroscópio, microscópio óptico, câmara de fluxo laminar, estufa de secagem e bacteriológica, autoclave, dentre outros, os quais foram adquiridos com recursos de diversos órgãos de fomento, por meio da aprovação de projetos de pesquisa de seu grupo de pesquisadores. Videoconferência: O Curso também dispõe de uma sala de videoconferência, o que possibilita a atualização de professores e alunos em temas de relevância nacional e internacional. Infraestrutura do PPGEO/UFPE Laboratórios Ao longo de sua existência e, mais intensamente, a partir da criação do curso de doutorado, em 2004, e das metas contidas no direcionamento estratégico desencadeado no triênio em curso, foi realizado significativo investimento na infraestrutura de equipamentos, salas de aulas e laboratórios do PPGEO, lançando-se mão de editais públicos de fomento à pesquisa – internos à UFPE e de outras agências de fomento – e de atendimentos a demandas por análises e intervenções apresentadas por organizações governamentais e não-governamentais. Tais melhorias permitiram adequar as instalações físicas do PPGEO às demandas dos alunos por ambientes adequados para o desenvolvimento de suas pesquisas. Ainda nesta perspectiva, foram criados nos últimos anos novos laboratórios e ampliada a infraestrutura dos já existentes. Entre os criados recentemente estão: o Laboratório de Geoprocessamento, o Laboratório de Geomorfologia do Quaternário, o Laboratório de Análises Climáticas, o Laboratório de Estudos Sobre Espaço, Cultura e Política (LECgeo) e o Laboratório do Grupo de Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Território (GRITT), o Laboratório do Observatório Pernambuco de Políticas Públicas e Práticas Sócio-Ambientais, o Laboratório de Geografia Ambiental e o Laboratório do Grupo de Pesquisa Nexus (Sociedade e Natureza) e Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP).
Biblioteca:
Biblioteca - Informações Gerais
A Biblioteca Central é um órgão suplementar com a supervisão técnica e administrativa da Pró- Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG. Tem como objetivo prestar serviços de informações às atividades de ensino, pesquisa e extensão. O Sistema Integrado de Bibliotecas – SIB é formado pela Biblioteca Central e por 8 Bibliotecas Setoriais e 10 Núcleos Avançados. Lista completa de Bibliotecas: Biblioteca Central
Reitor Pe. Sátiro Cavalcante Dantas, Av. Prof. Antonio Campos, s/n, Campus Universitário, Costa e Silva - Mossoró-RN, 59625.620, tel.:(84)3315.2169 / 2174 / 3012, emails:biblioteca@uern.br, normas@biblioteca.uern.br, processo@biblioteca.uern.br,circulacao@biblioteca.uern.br, aquisicao@biblioteca.uern.br; Biblioteca Raimundo Renê Carlos de Castro, na Faculdade de Enfermagem, na Rua Dionízio Filgueira, s/n, Centro, Mossoró-RN, tel.:(84)3315.2155, email:faen@biblioteca.uern.br; Biblioteca Prof. Francisco das Chagas Silva, na Faculdade de Ciências da Saúde, na Rua Atirador Manoel da Silva Neto, s/n, Aeroporto, Mossoró-RN, tel.: (84) 3315.2247, email: facs@biblioteca.uern.br; Biblioteca Pe. Alfredo Simonetti, no Campus Avançado Pref. Walter de Sá Leitão, na cidade do Açu–RN, email: assu@biblioteca.uern.br; email: assu@biblioteca.uern.br Biblioteca Pe. Sátiro Cavalcante Dantas, no Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia, na cidade de Pau dos Ferros–RN, email: pferros@biblioteca.uern.br Biblioteca Profª Mônica Moura, no Campus Avançado Prof. João Ismar de Moura, na cidade de Patu–RN, email: patu@biblioteca.uern.br; Biblioteca Setorial do Campus Avançado de Caicó, Rua: André Sales, 667, Paulo VI,Caicó-RN, email: caico@biblioteca.uern.br; Biblioteca Setorial do Campus de Natal, Av. Airton Senna, 4241, Neópolis Natal-RN, email: natal@biblioteca.uern.br ; Biblioteca Setorial de Ciências da Religião, Natal-RN; Biblioteca do Núcleo Avançado de Alexandria, Rua Poeta Vicente Lopes, s/n – Estação – 59965-000 Alexandria-RN; Biblioteca do Núcleo Avançado de Apodi, Rua Joaquim Teixeira de Moura, s/n – Centro – 59700-000 Apodi-RN; Biblioteca do Núcleo Avançado de Areia Branca, Rua Coronel Fausto, 13 – Centro – 59655-000 Areia Branca-RN; Biblioteca do Núcleo Avançado de Caraúbas, Rua Alfredo Alves Azevedo, s/n – Sebastião Maltez Fernandes – 59665-000 Caraúbas - RN; Biblioteca do Núcleo Avançado de João Câmara, BR 406 - KM 75 - Centro - 59550000 -João Câmara - RN; Biblioteca do Núcleo Avançado de Macau, Av. Centenário, s/n – Centro – 59500-000Macau-RN; Biblioteca do Núcleo Avançado de Nova Cruz, Rua Assis Chateaubriand, 470 – Centro – CEP: 59215-000 Nova Cruz-RN; Biblioteca do Núcleo Avançado de Santa Cruz, Rua Santo André, s/n – Conjunto Cônego Monte – 59200-000 Santa Cruz/RN; Biblioteca do Núcleo Avançado de São Miguel, Rua Intendente Antonio Bento, s/n – Alto de Santa Tereza – 59920-000 São Miguel-RN; Biblioteca do Núcleo Avançado de Touros, Av. 27 de Março – Centro – 59584-000Touros-RN; Biblioteca do Núcleo Avançado de Umarizal, Rua Umari, s/n – São José – 59865-000Umarizal-RN; A Biblioteca Central da UERN dispõe de um acervo com mais de 29 mil títulos de livros e de 2 mil títulos de periódicos, além de uma coleção formada por dissertações, teses, monografias e anais de eventos, totalizando mais de 7 mil títulos. Todo o serviço de consulta se encontra informatizado e disponível em todas as salas da biblioteca, podendo também ser acessado através da internet. Além disso, os estudantes dispõem de sala de estudos com computadores conectados à internet, o que permite a consulta aos portais de acesso livre de publicações científicas. A biblioteca conta, também, com o acesso gratuito ao Portal de Periódicos, mais especificamente às bases de dados Scopus e Science Direct.
Biblioteca - Portal de Periódicos:
A Instituição Promotora tem acesso ao Portal de Periódicos : Sim
Acesso : Total
Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses : 50000
Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos: Sim
9.2.2.2.1. Acesso : Total
9.2.2.2.2. Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses : 15000
9.2.3. Outros Recursos :
Laboratório de Crescimento de Filmes Finos e Caracterização Estrutural Em implantação, esse laboratório possibilitará em breve o trabalho de crescimento de filmes, multicamadas, revestimentos metálicos, o tratamento de superfícies orgânicas e de materiais biocompatíveis, bem como a caracterização estrutural e química de materiais por difração de raios-X e espectrometria de absorção atômica. 10. Laboratório de Preparação de Amostras Responsáveis: Prof. Dr. João Maria Soares Prof. Dr. Marco Morales Torres Nesse laboratório são produzidas e preparadas as amostras para análise no contexto dos projetos de pesquisa desenvolvidos no PPGF. 11. Laboratório de Caracterização Estrutural Responsáveis: Thomas Dumelow José Alzamir Pereira da Costa Nesse laboratório está instalado um difratômetro de raios-X e dois granulômetros. Esses equipamentos possibilitam a caracterização estrutural de diversos materiais metálicos, cerâmicos, óxidos, etc. Podem-se obter os parâmetros da rede cristalina, quantificar as fases cristalográficas presentes, determinar o tamanho médio dos cristalitos, distribuição de tamanho de partículas, entre outros parâmetros. 12. Laboratório de Simulação Numérica e Análise de Dados Prof. Dr. José Ronaldo Pereira da Silva Em implantação, esse laboratório está distribuído em cinco salas equipadas com computadores interligados que trabalham com simulações e análise de dados de sistemas físicos em Magnestismo, Astrofísica e Cosmologia. 13. Laboratórios de Informática: A UERN conta com um total de 16 (dezesseis) laboratórios de informática para atividades de ensino e pesquisa. Destes, um é o Laboratório de Otimização e Inteligência Artificial (LOIA), que possui 6 (seis) computadores em rede dedicados à pesquisa em Inteligência Computacional, abrigando projetos e alunos de iniciação científica desta
área. O segundo é o Laboratório de Redes e Sistemas Distribuídos (LORDI), que possui 12 computadores/servidores com configurações distintas, sendo um ambiente para o desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada nas áreas de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Biblioteca A biblioteca do PPGEO está integrada à biblioteca setorial do CFCH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE), estando situada no andar térreo deste prédio. Sua área é de 1.600 m2 e seu horário de funcionamento vai das 8h às 21h de segunda a sexta. Em termos de estrutura física a biblioteca conta com amplo salão, sala de video, guarda-volumes, fichários, terminais de video para consulta do acervo online e cabines para estudo individuais e coletivas. A biblioteca conta com amplo acervo afeto à área de geografia e suas especializações. A despeito de se tratar de uma biblioteca setorial, o PPGEO se beneficia do fato de existir na UFPE um sistema interligado de bibliotecas (SIB), que permite o acesso imediato às coleções de todos os centros e áreas do conhecimento. O Sistema é formado pela Biblioteca Central e por 12 unidades localizadas nos Centros Acadêmicos, Colégio de Aplicação. Juntas, reúnem em sua coleção cerca de 263.106 títulos com 951.280 exemplares. Nas bibliotecas da UFPE, estão à disposição dos discentes e docentes do PPGEO, uma coleção formada por livros, publicações periódicas impressas e eletrônicas, teses e dissertações, materiais multimídia e outros documentos. O SIB/UFPE tem uma equipe de aproximadamente 257 técnicos e colaboradores: bibliotecários, assistentes e bolsistas, que atendem àqueles que buscam informação e conhecimento disponíveis nos serviços de suas bibliotecas. Ressalta-se que os alunos do PPGEO têm pleno acesso ao Portal de Periódicos da CAPES e a diversas bases de dados disponibilizadas pelo Convênio CAPES-UFPE, e que a Coordenação estimula sistematicamente a participação dos discentes nos treinamentos oferecidos pela Biblioteca Central para a utilização dessas bases de dados bibliográficos. Obras especializadas e de uso corrente encontram-se à disposição dos alunos do PPGEO nos acervos dos Grupos de Estudos. No acervo da Coordenação do PPGEO, com aquisição iniciada recentemente, encontra-se catalogado e disponível para consulta um conjunto de cerca de 250 títulos, aos quais deverão se agregar novos títulos continuamente.