Plano Acadêmico:
Objetivos e Metas:
O Programa promotor, com área de concentração em Ensino de Ciências, tem como núcleo de pesquisa a Ciência e a Educação, e as relações entre o saber científico e seu ensino. Seu objetivo geral é a formação de pesquisadores cuja produção intelectual e científica possa contribuir para o Ensino de Ciências em todos os níveis, garantindo que seus educadores possam: exercer uma ação didática fundamentada em conhecimentos filosóficos, históricos, sociológicos, psicológicos, pedagógicos, etc., e não no conhecimento empírico ou senso comum; desenvolver projetos coletivos que permitam estruturar conteúdos, experiências e currículos para o Ensino de Ciências, gerando condições que estimulem a disseminação da cultura científica inovadora e sintonizada com as necessidades maiores da sociedade; criar caminhos que estimulem a democratização e a divulgação do conhecimento científico; articular o Ensino de Ciências à realidade e às necessidades da população estudantil; fomentar as relações entre Ciência, Tecnologia, Educação e qualidade de vida; explicitar o papel da ciência no mundo contemporâneo, convertendo o Ensino de Ciências em espaço de formação cultural e de formação para a cidadania; compreender que as decisões sobre currículos, estratégias de ensino, práticas adotadas em sala de aula, etc., derivam necessariamente de concepções de mundo e posicionamentos de caráter político-social que os professores assumem, de modo que o ensino não possa ser considerado atividade neutra. Para atingir estes objetivos, o Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, é um espaço privilegiado para discussão e produção de conhecimentos científicos para o Ensino de Ciências e para a formação de futuros pesquisadores. Esses pesquisadores, por sua vez, contribuirão para que ciência e as novas tecnologias estejam mais presentes na construção de sociedades mais justas e igualitárias. Como centro irradiador de pesquisas capazes de gerar novas teorias, métodos e práticas educativas, o Programa tem como objetivos de formação de alunos em nível de pós-graduação que tenham capacidade de: pensar o ensino de ciências como síntese de estudos e pesquisas que tomem como referência o ensino e a aprendizagem de um saber científico e tecnológico acessível a todos os níveis da população estudantil; participar da produção de conhecimentos que venham integrar um corpo teórico organizado e que permitam, a médio e longo prazo, influenciar expressivamente a formação de professores de ciências das escolas de diferentes níveis (infantil, fundamental, médio e superior); pensar a formação inicial e continuada sob novas bases, no sentido do desenvolvimento de uma consciência crítica em relação ao ensino de ciências; empreender esforços para viabilizar a implementação de um centro interdisciplinar de pesquisa e desenvolvimento do ensino de ciências. O Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP-Bauru, já consolidado e com esses objetivos em andamento, tem experiência, infraestrutura física (inclusive tecnológica) e pessoal altamente qualificado para promover um DINTER para a UEPA, conforme explicitado nas justificativas, relevância e impacto desta proposta. Nesse sentido, temos agora como objetivos: (1) Implantar e implementar um curso de Doutorado em Educação para a Ciência, de caráter interinstitucional, tendo a UNESP como promotora e a UEPA como receptora; (2) Formar docentes que atuam principalmente no Curso de Ciências Naturais da UEPA como professores e pesquisadores na área da Educação para a Ciência em nível de doutorado; (3) Fortalecer os Grupos de Pesquisa em educação e ensino de ciências da UEPA, repercutindo também nos Grupos de Pesquisa de outras IES da região norte; (4) Fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas em educação e ensino de ciências na região norte do país; (5) Aprimorar, pela formação e titulação dos docentes da UEPA, a pesquisa em educação e ensino de ciências no Brasil e outros países interlocutores; (6) Criar condições objetivas, pela formação e titulação dos docentes da UEPA, para a criação de cursos de pós-graduação strictu sensu em educação e ensino de ciências no norte do país, atendendo a demanda reprimida da região; (7) Colaborar, pela formação dos docentes, para que a UEPA cumpra sua função pública de ensino, pesquisa e extensão de forma competente e com qualidade; (8) Contribuir para a superação dadas desigualdades de oportunidades na formação universitária da população da região.
Critérios e sistemática de seleção dos alunos:
O processo de inscrição e seleção dos alunos para este DINTER deverá seguir os mesmos critérios e procedimentos dos exigidos para os alunos da sede do Programa Proponente, adequando-os às características de um DINTER. As inscrições para o Exame de Seleção serão realizadas on-line pelo site: http://www.fc.unesp.br/poseducacao. A documentação exigida deverá ser enviada por meio da Pro-Reitoria de Pós-graduação da UEPA e entregue na Seção de Pós-graduação da Faculdade de Ciências, obedecendo ao prazo e cronograma em vigência. Documentos necessários para a inscrição – Doutorado: (1) Cópia do diploma, ou documento equivalente à Graduação; (2) Cópia do diploma, ou documento equivalente à Pós-Graduação; (3) Cópia do Histórico Escolar; (4) Cópia da Cédula de Identidade (não será aceito CNH); (5) Cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF; (6) Cópia do comprovante de quitação do serviço Militar; (7) Cópia do Título de Eleitor; (8) Cópia do comprovante de inscrição on-line; (9) Curriculum Vitae na plataforma Lattes (disponível no site: http://lattes.cnpq.br/), impresso e com a apresentação dos comprovantes; (10) Ante-projeto de Pesquisa na área de Educação para a Ciência; (11) 1 foto (3x4) recente; (12) Exemplar Digital (Cd) da Dissertação de Mestrado; (13) Comprovante de pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 70,00. A seleção será realizada em duas etapas: (1) Prova escrita abordando conteúdos de Ensino de Ciências (eliminatória); (2) Arguição de Currículo e Projeto de Pesquisa (classificatória).
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios:
A UEPA dispõe de laboratórios de Física, Química, Biologia, Laboratório de Apoio à Gestão da Produção (LEP), Laboratório de Logística e Geoprocessamento, Laboratório de Hidrocarbonetos (LABOHI), Laboratório de Informática (Labinf) e Laboratório de Ensino Multimídia e Sala de Vídeo Conferência e de Educação a Distância. O Laboratório de Física possui 20 metros quadrados de área construída, onde há materiais para a realização de experimentos em Física nas áreas de mecânica, mecânica dos fluidos, eletromagnetismo, termodinâmica e ótica geométrica. Os equipamentos disponíveis são 02 computadores ligados à internet; réguas; paquímetros; balanças; dinamômetros; suportes com rampas; polias; planos inclinados; diagrama para estudo de composição de forças; pesos; 01 trilho de ar com 08 sensores óticos para a marcação de tempo; acoplados a um cronômetro digital; fontes de alimentação de correntes contínua e alternada; multímetros digitais; placas de circuitos integrados contendo resistores, diodos, capacitores e reatores; lentes e espelhos planos e esféricos; calorímetros e termômetros. Ele ainda é dotado de 6 bancadas, as quais comportam até 30 alunos no total, com bancos de madeira onde podem realizados tais experimentos, além de 2 armários e bancadas baixas ao longo das paredes da sala onde se guardam os equipamentos, além de uma pequena coleção de livros de Física Básica. Há ainda duas pias com torneiras. O Laboratório de Biologia possui 20 metros quadrados. Ele é dotado de 01 banho maria; 01 autoclave; 01 estufa; 01 capela de fluxo laminar; 01 centrífuga; 01 balança digital; 01 pHmetro; 01 capela de exaustão; 01 destilador; 01 geladeira; 01 microondas; 02 computadores ligados à internet; 01 aparelho de DVD; 01 vídeo cassete; 01 televisão; 06 microscópios; 06 lupas; 04 agitadores magnéticos; placas de Petri; bico de bunsen; tela de amianto; pinças de madeira; um conjunto de vidrarias contendo tubos de ensaio, pipetas de 10 ml, 5 ml, 4 ml e 2 ml, pissetas e cálice de 500 ml; há ainda vários reagentes como vermelho e azul de metila, dimetil glioxina, iodontec, azul de tolueno, bálsamo do Canadá, Benedict, violeta genciana, iodo povidona, parafina e formol. O laboratório possui duas longas bancadas com bancos, que comportam até 30 alunos, 4 armários com compartimentos, além de quadro branco e vídeos de biologia; 02 Pias. O Laboratório de Química tem 30 metros quadrados, possui 01 destilador; 01 capela de exaustão; 01 centrífuga; 02 mantas de aquecimento; 01 balança digital; 01 pHmetro; 01 extrator soxhlet; 02 computadores ligados à Internet; um extenso conjunto de reagentes e vidrarias; 03 bancadas com bancos de madeira que comportam até 30 alunos simultaneamente; armários e bancadas para a estocagem dos reagentes e demais materiais utilizados nas atividades deste ambiente; 02 Pias. Todos estes ambientes são devidamente refrigerados. Os Laboratórios de informática (02) possuem 20 metros quadrados de área construída, um total de 25 computadores (16 em um laboratório e 9 no outro), bancadas e cadeiras giratórias e uma grande mesa central. Esses laboratórios têm como objetivo atender às necessidades das disciplinas dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação do CCSE. Atualmente o Centro de Ciências Sociais e Educação conta com 42 pontos de acesso a Internet e com o apoio técnico do Serviço de Processamento de Dados da UEPA, setor responsável pelos investimentos na área de informatização, além de rede de Internet sem fio. O Laboratório de Apoio à Gestão da Produção (LEP), focou no desenvolvimento de atividades de na área de Pesquisa Operacional e Planejamento e Controle da Produção o LEP. Atualmente, este espaço também suporta atividades de ensino nas áreas de gestão da qualidade, gestão econômica e gestão do conhecimento. Os principais equipamentos desse laboratório são 30 (trinta) computadores com a seguinte configuração: Processador Core 2 Duo, 2,2 GHz; HD - 160 GB SATA-300 7200; Memória: 2 x 1024 MB; Leitora - DVD-RW; Placa de Vídeo (on board); Monitor de LCD de 19 polegadas; Rede (on board); Teclado e mouse (ótico); Estabilizador; Conjunto de Softwares: Windows XP, Office 2007, AutoCad, MS-Project e Statistica. Outros equipamentos: Impressora laser conectada em Rede; Data show; Tela de projeção. O Laboratório de Logística e Geoprocessamento: o geoprocessamento aliando o Sistema de Informações Geográficas (SIG) a bancos de dados de qualquer natureza.
Biblioteca Unesp:
A biblioteca da Unesp de Bauru tem acervo multidisciplinar e ocupa uma área de 1.466 m2. Possui grande número de fontes de informação, atualizadas e compatíveis com as mais recentes tecnologias de informática e de comunicação. Participa de programas cooperativos para compartilhamento de acervos e de serviços, como o Comut (comutação bibliográfica), a Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia (ReBAP), e o Empréstimo entre Bibliotecas (EEB), além de compartilhar com outras bibliotecas, nacionais e internacionais, a catalogação cooperativa via formato bibliográfico MARC (Machine Readable Cataloging). O acervo está à disposição pelo sistema de livre acesso, contendo livros, periódicos, teses, dissertações, CD-ROM e outros materiais, apresentados em catálogo on-line para consulta, que forma a base de dados referencial integrada das 32 bibliotecas da Rede de Bibliotecas da Unesp. Três salas para estudos em grupo e um auditório. Estão também à disposição para uso 20 netbooks com rede wireless para acesso à internet. Os recursos eletrônicos de pesquisa como as bases de dados de livros e de periódicos, e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) podem ser acessados remotamente através da rede virtual privada (virtual private network – VPN). Alternativamente, servidores técnico-administrativos e docentes também podem usar a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) como acesso remoto aos recursos online do Portal de Periódicos da Capes. Um dos diferenciais da biblioteca é a oferta do sistema de autoatendimento. Sobre os recursos eletrônicos e digitais para o apoio ao ensino e à pesquisa, os profissionais da biblioteca oferecem treinamento e capacitação para o uso de: Portal de Periódicos da Capes: periódicos e livros online. Através da interface de busca do Portal é possível recuperar artigos de bases de dados nas mais diversas áreas do conhecimento, monotemáticas ou multidisciplinares: Web of Science, ScienceDirect, Wiley, Scopus, Springer, JSTOR, Project Muse, Ingentaconnect, Sage, Emerald, ERIC, Academic Search Premier, Gale, Highwire Press, Information Science & Technology Abstracts, Cambridge Journals, Oxford Journals, Library, Information Science & Technology Abstracts, Library And Information Science Abstracts (LISA), ACM Digital Library, Computer and Information Systems Abstracts, Inspec, entre muitas outras. Bases de dados e títulos de periódicos assinados exclusivamente pela Unesp, que não fazem parte da coleção do Portal da Capes. Bases de e-books assinados pelo consórcio Cruesp (USP, Unesp e Unicamp). Bibliotecas digitais de teses e dissertações (nacionais e internacionais) de acesso livre e assinada (Proquest). Turnitin: software de verificação de originalidade e prevenção de plágio, que aponta para as semelhanças entre o texto apresentado pelo aluno e os documentos existentes na base do sistema. Recursos eletrônicos e digitais acessíveis em acesso aberto, nas mais diversas áreas do conhecimento, quer sejam bases de dados, periódicos, repositórios ou outras fontes. Normas de documentação da ABNT. Adicionalmente, a biblioteca participa na alimentação de dados do repositório da UNESP, que contém teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e outras produções da comunidade acadêmica da Universidade.
Biblioteca da UEPA:
A biblioteca Paulo Freire do CEC e Educação da UEPA tem área de 1.400 m2 com prédio de 02 pavimentos, com 12 terminais de computadores (acesso a Internet) e terminais para consulta. Tem periódicos e monografias, cabines individuais para estudo e acervo de recursos audiovisuais. O acervo é informatizado e catalogado de acordo com as normas internacionais. Utiliza o Sistema Integrado de Gerenciamento de bibliotecas PERGAMUM, com acesso ao catálogo de rede interna, externa e via Internet. O acervo é de livre acesso, com consulta nos terminais disponíveis aos usuários, com serviços de empréstimo domiciliar. Tem 04 bibliotecárias e 10 auxiliares e oferece serviço de acessibilidade aos usuários Portadores de Necessidades Educativas Especiais (PNEEs), especialmente aos deficientes visuais, através da tradução das publicações para o sistema Braile. Possui também acesso aos conteúdos do Portal de Periódicos da Capes.
Outros Recursos
O Programa proponente oferece sala de computadores para os alunos e a Unidade tem sala de Videconferência e Educação à Distância. A Rede Mundial de Computadores, Internet, na UNESP é de alta velocidade e alto desempenho. Na instituição receptora, temos Sala de Vídeo Conferência e Educação a Distância Nestes espaços se agrupam dispositivos de telecomunicação, vídeo conferência e outros recursos multimídia. A finalidade desses laboratórios é viabilizar a execução de atividades de ensino à distância, treinamentos em tecnologia, atividades de extensão universitária e plotagem de projetos gráficos, além da comunicação com outras IES e outras entidades parceiras da UEPA, nacionais e internacionais, que se localizam nos mais diversos espaços geográficos. A seguir estão listados os equipamentos desses dois espaços: 1 Lousa Eletrônica; 1 TV LCD 42 polegadas; 1 Lousa Magnética; 1 Impressora Plotter; 1 Microcomputador Equipamentos da Sala de vídeo conferência e ensino a distância: 1 Kit de vídeo conferência; 1 Lousa eletrônica e 1 Data show, conjuntamente com um Microcomputador. Sala de Multimídia: A sala de multimídia contendo 02 lousas eletrônicas; 1 TV LCD 42; 1 lousa magnética; 1 impressora Plotter; 1 Micro computador, 1 datashow, conjuntamente com um micro computador.