Plano Acadêmico:
O PPGA organiza sua estrutura curricular por meio de linhas de pesquisa, estas entendidas como delimitação de campo específico da área de concentração Estratégia, Gestão e Sociedade. Essas linhas de pesquisa integram disciplinas, dissertações, teses, grupos de pesquisa, projetos de pesquisa, atividades de extensão e outras atividades afins. As linhas de pesquisa do nosso programa são: Estratégia nas Organizações, Tecnologias de Gestão e Sustentabilidade, Organizações e Sociedade. A proposta desse DINTER contemplará as três linhas de pesquisa.
O curso DINTER terá duração de 36 meses, podendo ser prorrogado mais 12 meses, totalizando o prazo máximo de 48 meses para conclusão, sem permissão de mais prorrogação. Os doutorandos deverão cursar o mínimo de 48 créditos, sendo esses 36 créditos em disciplinas obrigatórias e eletivas e 12 créditos vinculados à elaboração e defesa da tese. Além dos créditos em disciplinas e a tese, os doutorandos deverão seguir alguns critérios solicitados em atos normativos e determinações, como:
• Apresentar comprovação de proficiência em língua inglesa no Processo Seletivo e de um segundo idioma (Espanhol, Italiano, Alemão, conforme preferência do doutorando) até o dia da defesa da qualificação do projeto ou no prazo máximo de 30 meses.
• Defender seu projeto de tese (Qualificação) no prazo máximo de 30 meses, deverá ter concluído o mínimo de créditos exigidos em disciplinas e apresentar o comprovante de proficiência no segundo idioma conforme preferência do doutorando.
• A defesa da tese será autorizada mediante comprovação dos seguintes requisitos: Comprovação de 2 artigos aprovados e apresentados em Evento da área; Comprovação de 2 artigos, sendo: 1 artigo aprovado em periódico Qualis não inferior a B3 e 1 artigo submetido em periódico Qualis Capes não inferior a B3; Comprovação de participação de 10 reuniões de Grupo de Pesquisa do PPGA.
• Para obtenção do diploma o doutorando deverá entregar 1 via em capa dura preta, com letras douradas com os elementos pré-textuais da tese; 1 CD da tese completa em formato pdf; Comprovação de 2 artigos, sendo, 1 artigo publicado e 1 artigo aprovado em periódico Qualis Capes não inferior a B3; Comprovação de 1 artigo submetido a periódico Qualis Capes não inferior a B2 relacionado com a tese e com coautoria do orientador; Comprovação de participação em 5 bancas de tese, sendo que até 01 pode ser de outra IES.
Objetivo Geral:
Formar doutores capazes de contribuir na construção do conhecimento na Ciência da Administração, através do desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a gestão de organizações, levando-se em consideração o papel destas na sociedade e os efeitos sociais das práticas administrativas.
Objetivos Específicos:
a) conduzir pesquisas científicas avançadas capazes de produzir desenvolvimento e inovação no campo da administração;
b) construir conhecimentos teóricos e metodológicos sobre a gestão das organizações e da sociedade;
c) formar docentes pesquisadores para desenvolver, em contextos específicos, práticas transdisciplinares e inovadoras de ensino e pesquisa em administração;
d) consolidar intercâmbios de pesquisa com instituições regionais, nacionais e internacionais sobre temáticas que visem o aprimoramento do processo de criação e transmissão do conhecimento;
e) transmitir aos acadêmicos uma formação não somente intelectual, mas também direcionada a integralidade dos valores éticos, humanos e associados à relevância social do ensino e da pesquisa.
Metas:
A meta principal reside na formação de 8 (oito) doutores em Administração para a qualificação de recursos humanos na área de Administração no Estado do Maranhão, no prazo de trinta e seis meses, podendo ser prorrogado até quarenta e oito meses. As 8 (oito) vagas do DINTER serão utilizadas para a qualificação em nível de doutorado de docentes com mestrado oriundos do quadro docente da UEMA. Outra meta é a publicação conjunta em periódicos nacionais e/ou internacionais qualificados.
Critérios e sistemática de seleção dos alunos:
Podem se inscrever os portadores de diploma de graduação em Administração ou Economia, Título de Mestre em Administração ou áreas afins (Mestrado Acadêmico ou Profissional), emitido por instituições brasileiras ou por instituições estrangeiras, reconhecido no Brasil.
A documentação exigida consiste do requerimento de inscrição (disponível no site www.univali.br/ppga em Doutorado em Administração - Processo Seletivo), devidamente preenchido e acompanhado dos seguintes documentos:
• Fotocópia autenticada do diploma de Mestrado emitido por instituições brasileiras ou por instituições estrangeiras, reconhecido no Brasil (os candidatos que ainda não receberam seu diploma de mestrado poderão substituí-lo pela ata de defesa e comprovante de entrega da versão definitiva da dissertação).
• Fotocópia autenticada do histórico escolar de Mestrado.
• Fotocópia autenticada do diploma de graduação.
• Fotocópia autenticada do histórico escolar de graduação.
• Fotocópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento.
• Fotocópia da carteira de identidade e do CPF.
• Comprovante de realização do Teste ANPAD, prestado a partir de 2015, com a pontuação obtida (informações www.anpad.org.br - Teste ANPAD) – documento opcional.
Podem fazer a inscrição os candidatos que não tenham realizado o Teste ANPAD, desde que apresentem Declaração escrita de ciência que a pontuação será zero na respectiva etapa do processo seletivo.
• Curriculum Vitae preenchido na Plataforma Lattes - CNPq (www.cnpq.br) e comprovado.
• Duas fotografias 3x4.
• Pré-projeto de Tese articulado com os temas das linhas de pesquisa do Curso de Doutorado em Administração, disponíveis no site www.univali.br/ppga.
• Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (link de inscrição disponível no site www.univali.br/ppga em Doutorado em Administração em Processo Seletivo).
• Declaração de proficiência em língua estrangeira obtida no mestrado de origem, ou no Núcleo de Estudos de Línguas e Literaturas Estrangeiras - NELLE/UNIVALI, ou por outra instituição de ensino superior que possua programas de Mestrado e Doutorado reconhecidos pelos órgãos competentes, ou emitido por Universidade estrangeira ou Instituto organizador reconhecido (p.ex.: Toefl, Cambridge, IELTS). O exame de proficiência de outra instituição somente será aceito se estiver dentro da validade de dois anos até a data de sua apresentação junto à Secretaria do curso para validação pelo NELLE.
• Comprovante de vínculo com a UEMA, mediante declaração da Coordenação de Pessoal da PROGEP/UEMA, sendo que deve estar a mais de 05 (cinco) anos da aposentadoria voluntária.
• Declaração que permanecerá na UEMA após o término do doutorado por igual período do curso, sob pena de devolução integral do valor investido.
Créditos do curso:
Cada aluno deverá cursar, no mínimo, 48 (quarenta e oito) créditos, sendo 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas (obrigatórias e eletivas) e 12 (doze) créditos referentes à elaboração da tese. Conforme regimento o aluno poderá solicitar Aproveitamento e/ou Validação de Disciplina de até 15 créditos das disciplinas cursadas no Mestrado/Doutorado, sendo cursadas dentro dos últimos 5 anos.
Além do número mínimo de créditos estabelecido, o candidato ao título de doutor deverá demonstrar conhecimento em uma segunda língua estrangeira. Se o candidato for estrangeiro, deverá comprovar proficiência na língua portuguesa.
Estrutura básica da programação:
Os candidatos selecionados para o programa de doutorado interinstitucional deverão matricular-se, no mínimo de 36 créditos em disciplinas durante o curso, sendo essas disciplinas obrigatórias do curso, disciplinas obrigatórias de linha de pesquisa e disciplinas eletivas. Das disciplinas oferecidas no curso, o aluno deverá cursar 19 (dezenove) créditos em disciplinas obrigatórias e no mínimo 17 (dezessete) créditos de disciplinas eletivas, optando o aluno, com aval do seu orientador, por aquela que mais favorece o desenvolvimento de sua pesquisa de dissertação. As disciplinas obrigatórias são de 3 e 4 créditos e todas as disciplinas eletivas serão de 2 créditos. Quando oferecida na IES receptora as disciplinas serão ministradas em forma sequencial, durante uma semana letiva, iniciando uma após a outra. Durante o estágio obrigatório na IES Promotora, com duração de seis meses, serão oferecidas disciplinas conforme o calendário semestral disponibilizado para os alunos regulares da IES Promotora, fazendo que os alunos DINTER se integrem com os demais alunos do PPGA.
Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor
O estágio obrigatório no Programa Promotor (UNIVALI) será realizado durante seis meses na IES Promotora. Durante o período, o doutorando deverá receber orientações presenciais e valer-se da infraestrutura do programa, a fim de assegurar a paridade com a qualidade oferecida para os alunos do programa promotor, em sua sede originária. Poderá, também, cursar disciplinas adicionais, a critério do orientador. Serão organizados encontros dos grupos de pesquisa do programa promotor para que os alunos apresentem seus projetos a todos os doutorandos e doutorandos do programa. O estágio é obrigatório e deverá ser totalmente presencial e será oferecido somente uma vez para turma DINTER.
A turma DINTER deu início as atividades em 15 de agosto de 2019 com 10 alunos matriculados. Abaixo segue as programações acadêmicas para os semestres 2019-2, 2020-1 e 2020-2:
2019-2 (ministradas presencialmente na IES Receptora, na cidade de São Luís/MA)
Teoria das Organizações (30 h.a. - 2 créditos)
Análise Estatística (45 h.a. - 3 créditos)
Cases Empresariais (30 h.a. - 2 créditos) - Parte 1
Metodologia de Pesquisa em Administração (45 h.a. - 3 créditos)
Seminário de Tese (60 h.a. - 4 créditos) - Parte 1
2020-1*
Liderança e Motivação no Ambiente Organizacional (30 h.a. - 2 créditos)
Cases Empresariais (30 h.a. - 2 créditos) - Parte 2
Epistemologia da Administração (45 h.a. - 3 créditos)*
Estratégias de Internacionalização (30 h.a. - 2 créditos) *
Seminário de Tese (60 h.a. - 4 créditos) - Parte 2
Estratégia em Organizações (45 h.a. - 3 créditos) *
Empreendedorismo e Estratégias Empreendedoras (30 h.a. - 2 créditos) *
Tecnologias de Gestão e Desempenho (45 h.a. - 3 créditos) *
Estágio Obrigatório (realizado de 03/02/2020 a 27/03/2020)
Durante os meses de fevereiro e março de 2020, os alunos do DINTER com a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, realizaram uma parte do estágio obrigatório na Promotora. Nesse período tiveram aulas das disciplinas de Epistemologia da Administração, Estratégia de Internacionalização e Estratégias em Organizações, cujos encontros encerraram na receptora. A disciplina Tópico Especial: Liderança e Motivação no Ambiente Organizacional foi toda cursada na sede do Programa. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de cursar Oficinas de Cursos de Extensão que foram ofertados pelos alunos regulares dos cursos de Mestrado em Doutorado do PPGA, participaram de encontros de grupos de pesquisa e de banca de defesa final.
(*) Por conta da suspensão das atividades presencial, pelo Decreto nº. 509 do Governo do Estado de Santa Catarina, de 17 de março de 2020, decorrente do COVID19, as aulas foram suspensas por tempo indeterminado, no estado do Maranhão as atividades também foram suspensas. Sendo assim, as aulas presenciais, que dariam continuidade as disciplinas que seriam ministradas em Maranhão programadas para 2020-1 foram suspensas temporariamente e sem previsão de retorno, porém todos os alunos estão com acompanhamento dos orientadores na elaboração dos seus projetos de tese, bem como participando dos encontros dos grupos de pesquisa virtualmente conforme programação e estão participando das bancas de defesas e oficinas virtualmente. A Univali manteve suas atividades na modalidade virtual, pelo Ambiente Blackboard.
Cursos de extensão foram oferecidos aos alunos DINTER e turma sede em 2020-1, presencialmente durante o estágio obrigatório.
Orientações para Avaliação de artigos científicos (8h.a)
Ferramentas para Pesquisa Qualitativa – Mendeley, VOSWier e ATLAS TI (15h.a – 1 crédito)
Aplicação do Instrumento Proknow-C para revisão sistemática de literatura (15h.a – 1 crédito)
Análise Fatorial (15h.a – 1 crédito)
Ainda em 2020-1 foi ofertado virtualmente a todos os alunos do PPGA (sede, MINTER e DINTER) o curso de extensão "Comunicação Científica: Processo de Submissão, avaliação e divulgação das publicações" validando 15h.a. (1 crédito) como disciplina.
Em 2020-2, a coordenação PPGA decidiu oferecer as disciplinas virtualmente, para todos as turmas (sede, MINTER e DINTER).
Comportamento do Consumidor (30h.a - 2 créditos)
Estratégias de Não Mercado (30h.a - 2 créditos)
Agendas Globais para o Desenvolvimento Sustentável (45h.a - 3 créditos)
Estratégia de Inovação (30.a - 2 créditos)
Além das disciplinas, oferecemos alguns cursos de extensão a todos os alunos do PPGA (sede, MINTER e DINTER) em 2020-2, como:
Modelagem de equações estruturais com software SmartPLS (15.h. – 1 crédito)
Artigos tecnológicos e seu impacto (15.h. – 1 crédito)
Uma introdução ao R (15.h. – 1 crédito)
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
NA IES Receptoras, existem 12 salas de aulas. 01 sala de pesquisa. 01 sala de extensão. 02 salas especiais. 01 laboratório de informática. 01 auditório. 01 biblioteca. Ficam destinadas ao DINTER: 01 sala especial. 01 laboratório de informática. 01 sala de pesquisa. 01 sala de extensão.
O Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA é constituído pela Biblioteca Central e Bibliotecas Setoriais dos Campi de Caxias, Bacabal, Santa Inês, Balsas, Imperatriz e São Luís, visando prestar serviços de informação, apoiando a comunidade acadêmica no desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. Seu acervo é constituído por livros, periódicos, folhetos e recursos audiovisuais nas variadas áreas do conhecimento humano. Entre os vários serviços prestados por esse sistema de Bibliotecas da UEMA constam: Consultas a Periódicos, Obras de referências (Dicionários, enciclopédias) e Trabalhos acadêmicos (Monografias, Dissertações, Teses etc.). Empréstimo de livros, CDs, DVDs, fita cassete e fita de vídeo; Acesso à Internet para fins exclusivos à pesquisa e ao estudo; CDU (Ficha Catalográfica); Comutação Bibliográfica; Levantamento Bibliográfico; Visitas Orientadas (visa proporcionar aos alunos da UEMA orientação sobre recursos e serviços oferecidos pela Biblioteca Central, mediante agendamento). Durante o período de implantação do Mestrado Profissional de Educação e Tecnologias houve um curso de capacitação para utilização das ferramentas e programas disponíveis no Portal da Biblioteca da UEMA: Periódicos da CAPES (Acesso local e remoto), COMUT (Programa de Comutação Bibliográfica), Banco de dados de Teses e Dissertações da Biblioteca Brasileira, Biblioteca de Domínio Público do Ministério da Educação, Scifinder e EBSCO Publishing. Esse curso também permitiu a capacitação das normas ABNT para elaboração da dissertação e tese. As Bibliotecas estão informatizadas e interligadas com acesso via Internet. Ao todo são 25.667 livros, 82.352 volumes. Entre os periódicos são 1.208 títulos, 960 nacionais e 248 estrangeiros, 18.120 fascículos. No que diz respeito ao acervo bibliográfico da UEMA - Campus de São Luís, os livros e exemplares atendem aos alunos da graduação e da pós-graduação, bem como, a outros cursos que desenvolvem trabalhos em áreas afins. A Biblioteca Paulo Freire, localizada no Núcleo de Tecnologias para a Educação - UEMANET conta com um rico acervo, constituído de 133 videoaulas, 559 trabalhos de conclusão de cursos e 2.567 livros de diferentes áreas do conhecimento, especialmente, voltados para áreas de formação de professores e formação tecnológica, disponíveis aos cursos técnicos, graduação e pós-graduação, que atendem tanto os cursos a distância quanto presencial. O empréstimo domiciliar é facultado aos usuários da UEMA regularmente cadastrados no Sistema de Bibliotecas. Vale registrar, que é esse acervo é bem atual, renovando-se a cada ano, em função dos cursos que vão sendo implantados, uma vez que os Projetos Pedagógicos imprimem a necessidade de um acervo que contemple as diferentes áreas de estudo. Parte desse material tem sido adquirida mediante convênios com a CAPES/UAB e com a SETEC/ FNDE/MEC para atender os alunos dos cursos à distância. Além disso, a UEMA conta com Biblioteca Virtual Universitária 3.0 – Pearson, com significativo acervo para atendimento a toda comunidade acadêmica. A aquisição de livros para a biblioteca é realizada mediante a solicitação dos Departamentos e Cursos de Graduação e Pós-Graduação dos 21 Campi e 24 Centros da Universidade Estadual do Maranhão, com periodicidade anual, por meio de projetos básicos e termos de referência, que depois de consolidados nos Centros, as demandas são enviadas à Pró-Reitoria de Administração (PRA), mais especificamente a Comissão Setorial de Licitação - CSL, criada pela Portaria n.º 246/2012, de 13.07.2012, do Magnífico Reitor nos termos do art. 2º, da Medida Provisória n.º 018, de 18.01.2007, regulamentada pelo Decreto n.º 22.961, de 28.02.2007. Este é o mesmo procedimento para aquisição de material de consumo e permanente.