Plano Acadêmico:
1.Título do projeto
O título do projeto é: MINTER/UFCAT/UFJ/PPGGO, fazendo alusão à sua natureza (Mestrado
INTERinstitucional), as instituições envolvidas (UFCAT e UFJ) e ao programa executor.
2.Descrição do projeto
Trata-se de uma proposta de Convênio Interinstitucional de Cooperação Técnica e Financeira a ser firmada entre a UFCAT e a UFJ, para a oferta de uma turma com 20 (vinte) vagas no PPGGO - Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional para servidores da UFJ.
O período regular para execução do projeto é de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir do início do período letivo praticado pela UFCAT, sendo este prazo prorrogável por até 06 (seis) meses em casos excepcionais previstos na Resolução CPG - Nº 03/2017, em consonância com a Resolução CEPEC N° 1441. A previsão de início da turma é para o ano de 2023 com previsão de término para o ano de 2025.
3.O problema a ser solucionado e os resultados esperados
Considerando a necessidade de capacitação e qualificação científica dos servidores das diversas áreas de atuação da UFJ, aliada à necessidade de incremento do conhecimento aplicado à Gestão Pública, o PPGGO visará solucionar as carências relativas à articulação do conhecimento científico com as expertises práticas, junto aos servidores envolvidos, bem como estimular a produção de novos conhecimentos nas áreas de abrangência do programa.
O enfrentamento de tal contexto visa solucionar carências ligadas à necessidade de capacitação científico-profissional desses quadros de servidores, o aumento da expertise específica dos mesmos no tratamento sofisticado das questões relacionadas à gestão da coisa pública, bem como a ascensão destes na carreira profissional.
4.Objetivo principal da proposta apresentada
Por meio da presente proposta a UFCAT através do PPGGO promoverá a qualificação científico- profissional de servidores da UFJ, com ênfase na verticalização de conhecimentos profissionais em nível de pós-graduação, nas diversas áreas do saber abarcadas nas linhas de pesquisa do programa, que tem como área de concentração/ênfase a Gestão Organizacional.
5.Demonstração da compatibilidade de custos e justificativa do valor
A demonstração da compatibilidade de custos refere-se ao comparativo entre o custo do mesmo serviço se ofertado pela iniciativa privada ou mesmo por outra IFEs em comparação com o valor proposto. A base de cálculo adotada nesta proposta foi o valor de referência da Bolsa CAPES para este mesmo nível de ensino (mestrado). As IES que possuem ofertas de cursos com as mesmas condições, também baseiam suas mensalidades tendo o mesmo padrão de referência. Assim sendo:
Valor da bolsa CAPES para cursos de mestrados: R$1.500,00 Prazo de duração do curso: 24 meses
Assim: R$1.500,00 x 24 = R$36.000,00 (por vaga)
A proposta prevê a oferta de 20 vagas, logo: R$36.000,00 x 20 = R$720.000,00
Neste caso a proposta foi de R$180.000,00, por entender que os custos ligados ao transporte, hospedagem e demais itens ligados à logística da oferta, correrão por conta da UFJ.
Justifica-se o valor por se tratar de um público alvo formado por servidores oriundos de diversas áreas do conhecimento e que só seria possível atender a esta especificidade/realidade através de um programa de pós-graduação que esteja enquadrado na área interdisciplinar na CAPES e que, igualmente, que também atenda os pré-requisitos impostos pela Portaria nº. 243/2019-CAPES, inciso II do Artigo 4º.
Completam a justificativa os argumentos de que, não existe nenhum PPG que atenda a esta especificidade na Região Centro-Oeste, e que, outros programas que possam existir nos demais Estados da nação, em função da distância não teriam como atender à demanda por impedimentos logísticos e de custos.
6. Objetivos específicos a serem alcançados
a)Avançar no conhecimento técnico e científico na área de Gestão Organizacional;
b)Diagnosticar problemas nas diversas áreas de atuação dos servidores da UFJ e elaborar propostas inovadoras de pesquisas e intervenções que contribuam para a sua resolução;
c)Fortalecer a capacidade de articulação dos saberes gerenciais, teórico, dogmático e prático otimizando níveis de desempenho dos profissionais das diversas áreas do conhecimento a serviço da UFJ;
d)Induzir temas e projetos de pesquisa, de mutuo interesse dos convenentes, maximizando os resultados por meio da conjugação de esforços e compartilhamento de instrumentos, bancos de dados e equipes de trabalho;
e) Colaborar com órgãos governamentais e instituições para solução de problemas nas diversas áreas do saber abrangidas pelo programa;
f)Participar de grupos de pesquisa, de projetos interdisciplinares e interinstitucionais de pesquisa.
g)Produzir e divulgar, em publicações especializadas, conhecimentos gerados a partir das investigações realizadas, bem como realizar eventos acadêmicos e de intercâmbio profissional, visando à máxima socialização dos debates e das inovações realizadas no
Programa; inclusive atingindo positivamente outros profissionais não participantes como mestrandos do Programa.
7.Justificativa e caracterização dos interesses recíprocos
O PPGGO - Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional foi criado e recomendado pela CAPES em 2012 para atender a uma demanda reprimida de formação em pós-graduação stricto sensu na região centro-oeste brasileira. Preenche os pré-requisitos constantes na Portaria nº. 243/2019- CAPES, inciso II do Artigo 4º no que se refere à avaliação do programa pela CAPES (nota 4)”. O PPGGO situa-se na área interdisciplinar da CAPES, possuindo pesquisadores de várias áreas do conhecimento, o que proporciona oferta igualitária de oportunidade para os servidores/público alvo, que possuem formação em várias áreas do conhecimento. Além disso, o viés dado em pesquisas de interesse do serviço público, como soluções de problemas ligados à gestão pública da UFJ pode ser destacado. Cabe ressaltar que o PPGGO é o único programa instalado na Região Centro-Oeste que possui tais condições, o que possibilita o atendimento da demanda com menores custos operacionais.
Por se tratar de um programa profissional, o PPGGO contempla e agrega projetos de pesquisa de natureza aplicada, buscando solucionar problemas existentes em organizações públicas e privadas, com foco no desenvolvimento e melhoria de processos produtivos, administrativos e de ensino- aprendizagem.
No âmbito da UFJ – Universidade Federal de Jataí, que à exemplo da UFCAT é outra recém-criada universidade federal brasileira, as necessidades pré-existentes de qualificação profissional que tiveram origem desde a década de 1980, época em que esta foi oficializada como campus da UFG – Universidade Federal de Goiás, se somaram às expectativas criadas com seu novo status de universidade autônoma, gerando várias demandas por qualificação e desenvolvimento profissional, tanto do corpo docente, quanto do corpo de técnicos administrativos e de apoio docente.
Naturalmente, com a expansão da oferta de novos cursos e novas vagas, houve de forma gradual e nem sempre compassada, a expansão dos recursos físicos e humanos, visando atender as demandas impostas pela comunidade acadêmica e a sociedade.
Neste sentido, a oferta de uma turma com 20 (vinte) vagas abertas para os servidores da UFJ pelo curso de Mestrado Profissional em Gestão Organizacional do PPGGO possibilitará a construção e o desenvolvimento de pesquisas conectadas com a realidade e demandas das gerenciais na UFJ permitindo, a abordagem de assuntos de grande relevância social e institucional, bem como a construção de soluções de problemas e desenvolvimento de boas práticas profissionais, nessa seara.
Espera-se um incremento significativo da investigação científica diretamente conectada aos desafios gerenciais enfrentados no âmbito das diversas áreas de atuação da UFJ, com retorno direto aos seus integrantes, seja por meio da capacitação direta obtida com a realização do mestrado profissional, seja por meio da interação entre as instituições. Espera-se também um aumento na performance gerencial dos envolvidos, com consequente melhora dos resultados diretos e indiretos das atividades meio e fim prestados pela UFJ.
O PPGGO terá a oportunidade de desenvolver pesquisas aplicadas em parceria com profissionais diretamente envolvidos com a prática gerencial da UFJ, evidenciando-se, assim, os benefícios recíprocos da iniciativa. Aliado a isto, atualmente, os mestrados profissionais são a grande porta de inserção do mundo acadêmico com o mercado e as práticas de trabalho, o que oportuniza o aprimoramento do profissionalismo e produtividade de seus discentes e egressos.
Por fim, no que se refere às políticas de custeio da pós-graduação brasileira, estas ainda carecem de avanços e de reconhecimento da importância que os PPGs profissionais possuem no cenário nacional. A falta de repasses de verbas públicas para custeio destes programas, à exemplo do que é feito para os PPGs acadêmicos, exige que para a viabilização de funcionamento os PPGs profissionais busquem parcerias no setor público e privado, visando seu desenvolvimento e consolidação.
8. Público alvo
O público alvo priorizado será composto por servidores da UFJ graduados em qualquer área do conhecimento e portadores de diploma de graduação devidamente reconhecidos.
9.Informações relativas à capacidade técnica e gerencial do proponente para execução do objeto
A UFCAT, instituição pública de ensino, está apta à oferta do MINTER - Mestrado Interinstitucional objeto desta proposta, através do PPGGO – Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional, pois atende a todos os pré-requisitos impostos pela CAPES para tal pleito.
Por sua vez, o Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional/Mestrado Profissional em Gestão Organizacional, conta com a melhor avaliação da CAPES dentre os demais em sua área de atuação, em toda região centro-oeste do país (nota 4 em uma escala de 3 a 5).
Seu quadro de docentes/pesquisadores é composto por vinte e três professores orientadores, todos portadores do título de doutor, muitos deles com pós-doutoramento, dentre tais participantes: doutores em administração; doutores em educação; doutores em saúde, enfermagem e nutrição; doutores em engenharias; doutores em ciência da computação; doutores em comportamento humano; doutores em ciências como física, matemática química e biologia, dentre outros. Destaca-se a produção científica consolidada do corpo docente.
10. Metas a serem atingidas
a)Formação de 20 (vinte) servidores da UFJ em Mestres em Gestão Organizacional.
b)Produção e divulgação dos resultados das pesquisas e das inovações na área de Gestão Organizacional, pensadas no âmbito do Programa, por meio da:
c)Organização de 02 (dois) Seminários de Pesquisa Profissional em Gestão Organizacional pelos convenentes no âmbito do Programa.
d)Publicação das Dissertações produzidas em página própria do Programa (estimativa de 20 dissertações durante a vigência deste instrumento, com muitas delas contendo aprofundamentos de conhecimentos relativos a questões pertinentes à gestão da UFJ).
e)Depósito de 20 dissertações em meio físico e/ou digital, escritas e encadernadas nos padrões do programa, nas bibliotecas da UFCAT, UFJ e CAPES.
f)Suporte à publicação de artigos científicos a serem produzidos no âmbito do programa (estimativa de 20 artigos completos em anais de eventos e 20 artigos em periódicos com QUALIS/CAPES)
g)Organização de livros/e-books e coletâneas relacionadas às temáticas de interesse específico do Programa, com a participação de professores do Programa, mestrandos, outros profissionais e cientistas de áreas relacionadas aos temas das obras (estimativa de 1 coletânea durante a vigência deste instrumento)
h)Fomento do intercâmbio científico-profissional, por meio da participação de pesquisadores doutores na área, vindo de outros estados da federação e outros países, em bancas de dissertação, processos seletivos do Programa, seminários, congressos e workshops do programa e em projetos e grupos de pesquisa vinculados ao PPGGO, além de professores da própria UFJ, através de coorientações e demais atividades (estima-se o intercâmbio com certa de 20 professores de outras instituições, estados e países durante a vigência deste instrumento)
i)Realização de pesquisas relevantes para a inovação de melhoria das práticas profissionais no âmbito da UFJ, induzidas tanto por meio dos projetos de pesquisa dos mestrandos, quanto por meio dos projetos de pesquisa dos docentes vinculados ao programa, quanto por meio do eventual desenvolvimento de projetos de pesquisa articulados entre os convenentes.
j)Fortalecimento substancial da qualidade científica dos profissionais gestores atuantes na UFJ.
11.Da operacionalização
A operacionalização das atividades didáticas será desenvolvida nas dependências da concedente. Para a viabilização da realização de tais atividades, o concedente se compromete a flexibilizar os horários de trabalho dos servidores envolvidos que estiverem na condição de discentes, para que os mesmos possam frequentar regularmente tais atividades.
Caberá à concedente promover o translado de ida e volta entre as cidades de Catalão e Jataí – GO, bem como a hospedagem pelo período de permanência necessário para o desenvolvimento das atividades semanais, aos professores envolvidos na oferta das disciplinas que compõem esta proposta.
Os professores orientadores do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional envolvidos na proposta ofertarão as disciplinas no formato semi concentrado, nas sextas feiras e sábados da seguinte forma:
-Sexta Feira: período vespertino (4 h/aula) e período noturno (4 h/aula)
-Sábados: período matutino (4 h/aula) e período vespertino (4 h/aula)
-Totalizando 16 h/aula por cada final de semana
-Cada disciplina demandará 4 encontros com 16 h/aula cada um, totalizando 64 h/aula cada disciplina.
Assim sendo, o translado deverá ser ofertado em tempo hábil para que os professores estejam em sala de aula no horário previsto e para seu retorno após as atividades.
Desta forma, teremos para cada final de semana uma disciplina com seu respectivo professor, o qual estará presencialmente com a turma uma vez por mês durante quadro meses, conforme quadro abaixo:
DISCIPLINAS DO PRIMEIRO SEMESTRE
1º Mês 1º Final de Semana METODOLOGIA DE PESQUISA
2º Final de Semana MÉTODOS QUALITATIVOS DE PESQUISA
3º Final de Semana GESTÃO ORGANIZACIONAL
4º Final de Semana SEMINÁRIOS EM PESQUISA 1
2º Mês 1º Final de Semana METODOLOGIA DE PESQUISA
2º Final de Semana MÉTODOS QUALITATIVOS DE PESQUISA
3º Final de Semana GESTÃO ORGANIZACIONAL
4º Final de Semana FERIADO
3º Mês 1º Final de Semana METODOLOGIA DE PESQUISA
2º Final de Semana MÉTODOS QUALITATIVOS DE PESQUISA
3º Final de Semana GESTÃO ORGANIZACIONAL
4º Final de Semana FERIADO
4º Mês 1º Final de Semana METODOLOGIA DE PESQUISA
2º Final de Semana MÉTODOS QUALITATIVOS DE PESQUISA
3º Final de Semana GESTÃO ORGANIZACIONAL
4º Final de Semana SEMINÁRIOS EM PESQUISA 1
DISCIPLINAS SEGUNDO SEMESTRE
1º Mês 1º Final de Semana ESTADO, GOVERNO E POLÍTICAS PÚBLICAS
2º Final de Semana MÉTODOS QUANTITATIVOS DE PESQUISA
3º Final de Semana TOP. ESP.LP2-GESTÃO INOV.EMPREEND OU SAÚDE DO TRABALHADOR E QVT
4º Final de Semana SEMINÁRIOS EM PESQUISA 2
2º Mês 1º Final de Semana ESTADO, GOVERNO E POLÍTICAS PÚBLICAS
2º Final de Semana MÉTODOS QUANTITATIVOS DE PESQUISA
3º Final de Semana TOP. ESP.LP2-GESTÃO INOV.EMPREEND. OU SAÚDE DO TRABALHADOR E QVT
4º Final de Semana FERIADO
3º Mês 1º Final de Semana ESTADO, GOVERNO E POLÍTICAS PÚBLICAS
2º Final de Semana MÉTODOS QUANTITATIVOS DE PESQUISA
3º Final de Semana TOP. ESP.LP2-GESTÃO INOV.EMPREEND.OU SAÚDE DO TRABALHADOR E QVT
4º Final de Semana FERIADO
4º Mês 1º Final de Semana ESTADO, GOVERNO E POLÍTICAS PÚBLICAS
2º Final de Semana MÉTODOS QUANTITATIVOS DE PESQUISA
3º Final de Semana TOP. ESP.LP2-GESTÃO INOV.EMPREEND.OU SAÚDE DO TRABALHADOR E QVT
4º Final de Semana SEMINÁRIOS EM PESQUISA 2
Cada participante cursará semestralmente 4 disciplinas simultaneamente, sendo que cada uma delas será ofertada em um final de semana do mês, sendo assim, a duração de 4 meses para cada disciplina. No caso das disciplinas Seminários em Pesquisa I e Semanários em Pesquisa II, estas serão ofertadas em apenas dois finais de semana cada uma, pois são disciplinas com carga horária de 16 h/aula. Desta forma, os créditos em disciplinas previstos no regulamento do Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional, deverão ser integralizados nos primeiros 12 meses do curso (primeiro ano).
O participante/discente que por qualquer motivo deixarem de cursar com aproveitamento qualquer uma das disciplinas ofertadas, deverá obter/comprovar o devido crédito correspondente à mesma, cursando-a ou cursando outra disciplina equivalente, em turma regular ofertada pelo PPGGO no ano seguinte ou, com a devida anuência do orientador e do colegiado do PPGGO, pedirem aproveitamento de disciplina cursada em outro programa de pós-graduação, reconhecido pela CAPES com nota igual ou superior à nota de avaliação do PPGGO. Entende-se por turma regular, as ofertadas nas dependências da UFCAT, nos dias e horários disponibilizados para os demais discentes admitidos pela ampla concorrência, ou seja, neste caso o discente terá que se deslocar de sua cidade até o município de Catalão, para desenvolver as atividades previstas para a disciplina.
Os próximos 12 meses (segundo ano) do curso deverão ser ocupados preferencialmente pelas demais atividades regulamentares previstas, como realização das atividades complementares, qualificação do projeto de pesquisa e aplicação da mesma, e banca final de defesa da dissertação do mestrado.
Ainda de acordo com os regimentos da UFCAT e do Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional, cada mestrando será assistido por um professor orientador, o qual, individualmente, traçara o Plano de Trabalho com cada mestrando estabelecendo agendas para as atividades complementares e orientação para elaboração da dissertação de mestrado.
A atividade de orientação é individual, cabendo ao professor orientador estipular a rotina e a forma das atividades a serem desenvolvidas.