Plano Acadêmico:
Objetivos e Metas:
Os objetivos do presente projeto estão em sintonia com aqueles do PPGENF/UERJ e são os seguintes:
a) Capacitar enfermeiras/os e outros profissionais da saúde, em nível de doutorado, para o desenvolvimento do
ensino e da pesquisa científica, nos campos da Enfermagem e da Saúde, em consonância com as prioridades de pesquisa no Brasil e com as necessidades e demandas colocadas pelo Sistema Único de Saúde.
b) Gerar e ampliar a base filosófica, científica, política e metodológica para o desenvolvimento do conhecimento em Saúde e Enfermagem, em compromisso com uma prática social voltada para a melhoria da qualidade de vida.
c) Formar recursos humanos qualificados para a produção e divulgação do conhecimento, nos campos da Enfermagem e da Saúde, de forma a contribuir para o fortalecimento do conhecimento científico em Enfermagem e Saúde.
d) Estimular o desenvolvimento da capacidade de raciocínio e de pensamento crítico-reflexivo para que os doutores possam responder aos desafios das políticas públicas, que por sua vez exigem conhecimento científico, técnico e ético-legal para a tomada de decisões.
e) Possibilitar intercâmbio para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em cooperação, de forma a fortalecer os grupos de pesquisa existentes na receptora, privilegiando a integração entre estudantes, pesquisadores e profissionais de distintas áreas. O projeto tem como meta qualificar 14 docentes em nível de doutorado, visando à melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa na área da Enfermagem e Saúde na Região do Sudoeste da Bahia, além de plantar as bases para futura criação de Curso de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES) da UESB.
Critérios e sistemática de seleção dos alunos:
O PPGENF/UERJ oferecerá um total de 14 vagas para o DINTER, a portadores de título de mestre em qualquer área da saúde. A distribuição das vagas entre as diferentes linhas de pesquisa e orientadores será realizada considerando o perfil da demanda que se apresentar ao processo seletivo, o interesse do candidato e dos docentes orientadores. O processo seletivo ocorrerá em conformidade com a Deliberação 018/2009 do PPGENF para o curso de doutorado, e seguirá as normas abaixo. Para o ingresso no DINTER são pré-requisitos:
a) portadores do título de Mestre em Enfermagem ou de outras áreas da saúde; b) tenham publicado ou obtido aprovação para publicação de um artigo em periódico equivalente ao Qualis Nacional A ou superior, nos últimos dois anos; c) sejam participantes de grupo de pesquisa cadastrado no CNPq;
d) tenham obtido parecer favorável de professor do PPGENF para orientação;
e) Certificação de proficiência em língua estrangeira, podendo ser em língua inglesa ou francesa, realizado em instituições credenciadas pelo PPGENF/UERJ para essa finalidade. O processo seletivo ao Curso de Doutorado constará de: a) Entrevista inicial com o Orientador escolhido, que emitirá documento justificando o aceite do candidato, descrevendo a relevância do projeto de pesquisa para a sua linha e para o grupo de pesquisa, e o seu compromisso com o desenvolvimento da orientação;
b) Análise de mérito do Projeto de Pesquisa por dois consultores ad hoc, pertencentes ao quadro docente do PPGENF ou externos, indicados pela Comissão de Seleção, atribuindo nota de zero a dez;
c) Análise e pontuação do Curriculum Vitae dos últimos 3 anos anteriores ao da seleção, realizada pela Comissão de Seleção, atribuindo nota de zero a dez;
d) Análise formal do Projeto de Pesquisa, realizada pela Comissão de Seleção, atribuindo nota de zero a dez.
Os critérios para a aprovação dos candidatos incluem os seguintes itens: a) Uma nota final para o Projeto de Pesquisa, obtida por meio de: (1) média aritmética das notas atribuídas pelos dois pareceristas ad hoc, e (2) soma desta média à nota conferida pela Comissão de Seleção, extraindo-se média aritmética final. b) Uma nota final por média ponderada, com peso dois (dois) para a análise do Projeto de Pesquisa e peso 1 (um) para a análise do Currículo. c) Será considerado aprovado no processo seletivo o candidato que obtiver nota final mínima 7,0 (sete vírgula zero). Serão desenvolvidas atividades didáticas prévias ao processo seletivo visando apoiar e instrumentalizar os candidatos ao ingresso no DINTER, de forma que os mesmos possam atingir graus elevados de aprovação nesse processo. Essas atividades são compostas, de modo especial, pela oferta das duas disciplinas de Tópicos Avançados do Conhecimento, no segundo semestre de 2014: Tópico Avançado do Conhecimento: Estratégias para Difusão e Incorporação do Conhecimento e Elaboração de Projetos de Pesquisa, com 30 horas presenciais.
DESENVOLVIMENTO DO CURSO DE DOUTORADO:
O Curso de Doutorado é desenvolvido também em três fases e estruturado a partir do cumprimento de 58 créditos, distribuídos em 870 horas de atividades teóricas e práticas, conforme detalhado abaixo: 1) Fase 1 de formação teórica: constituída por 12 créditos obtidos em disciplinas obrigatórias gerais; 3 créditos obtidos em uma disciplina obrigatória específica por linha de pesquisa; 10 créditos obtidos em disciplinas eletivas, perfazendo um total de 25 créditos, correspondentes a 375 horas de atividades. 2) Fase 2 de formação prática: constituída pela obtenção de 21 créditos, correspondentes a 315 horas, cumpridas em disciplina de prática de ensino e disciplinas de prática de pesquisa. 3) Fase 3, Defesa de tese de doutorado: constituída pelo Exame de Qualificação e pela Defesa da Tese, totalizando 12 créditos, correspondentes a 180 horas.
Para candidatar-se à defesa da tese o aluno deve cumprir o número de créditos exigidos nas fases 1 e 2 e ter publicado, pelo menos, um e submetido pelo menos outro artigo para publicação em periódico científico nacional ou internacional indexado, ambos sobre tema relacionado à sua tese.
O prazo para integralização dos créditos teóricos é de 18 meses e para a defesa de tese é de 48 meses. Quanto ao acompanhamento do desenvolvimento das teses e do desempenho dos alunos, o Programa adota dois momentos avaliativos e um momento de acompanhamento: a) Qualificação do projeto de pesquisa, realizada por três examinadores sendo pelo menos 1 obrigatoriamente externo à UERJ; b) pré-banca de avaliação do relatório preliminar de pesquisa, realizada com a participação de cinco membros titulares e dois suplentes, sendo, pelo menos, dois membros efetivos e seus respectivos suplentes externos à UERJ; c) defesa de tese, realizada em banca pública com a mesma composição da pré-banca.
A formação em nível de doutorado mantém a exigência de formar bancas examinadoras com uma maioria de doutores externos à Universidade e utiliza esse espaço para estabelecer relações com outras universidades, inclusive fora do âmbito do Rio de Janeiro e do campo da Enfermagem, como forma de melhor instrumentalizar o perfil interdisciplinar do Programa.
A estrutura curricular operacionalizada a partir de 2010 foi assim composta: I) Disciplinas obrigatórias gerais (60 horas e 4 créditos teóricos/cada): a) Metodologia da Pesquisa; b) Filosofia da ciência e método científico em saúde e enfermagem; c) Produção social e psicossocial da saúde e da enfermagem; II) Disciplinas obrigatórias por linha de pesquisa (45 horas e 3 créditos teóricos/cada): a) Linha 1 - Concepções Teóricas do Cuidar em Saúde e Enfermagem; b) Linha 2 - Trabalho, Formação e Saúde do Trabalhador de saúde e Enfermagem; c) Linha 3 – Políticas de saúde e tecnologias de trabalho em saúde e enfermagem; III) Disciplinas eletivas (30 horas e 2 créditos teóricos): a) Gênero e violência no contexto da saúde e da enfermagem; b) Tecnologias não invasivas de cuidado de enfermagem no processo de desmedicalização; c) Ética e bioética do cuidado em saúde e enfermagem; d) Desenvolvimento tecnológico e segurança do cliente no ambiente hospitalar; e) Epidemiologia clínica e de populações; f) Perspectiva crítica das relações entre trabalho, saúde e enfermagem; g) Doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas e as políticas públicas; h) Práticas pedagógicas aplicadas ao ensino em saúde e enfermagem; i) Tópicos Avançados do Conhecimento: 1. Estratégias para difusão e incorporação do conhecimento; 2. Produção e análise de dados em representações sociais; 3. Ergonomia e o trabalho de enfermagem; 4. Produção e análise de dados em sociopoética; 5. Trabalho e Subjetividade; 6. Tendências do Cuidar-Cuidado: enfoque na família; 7. Produção de dados em narrativa de vida com o indivíduo, família e comunidade; IV) Disciplinas práticas obrigatórias (315 horas e 21 créditos teóricos): a) Prática de Ensino II; b) Prática de Pesquisa IV; c) Prática de Pesquisa V; d) Prática de Pesquisa VI; e) Prática de Pesquisa VII; cabe destacar que o aluno de doutorado pode incorporar até 19 créditos cursados no mestrado desde que analisada a equivalência entre disciplinas oferecidas. Estes créditos são assim distribuídos: 11 créditos em disciplinas obrigatórias gerais e por linha de pesquisa, e 8 créditos em disciplinas eletivas. V) Disciplinas Tópicos Avançados do Conhecimento (TAC). O conjunto de disciplinas obrigatórias e eletivas é complementado pelos Tópicos Avançados do Conhecimento (TAC), que contemplam temáticas contemporâneas, em função das necessidades das linhas e dos projetos identificadas pelos orientadores a cada semestre letivo. Tais disciplinas possuem uma carga horária de 30 horas – 2 créditos.
Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor:
O Estágio na instituição Promotora, de caráter obrigatório, foi proposto pela CAPES, em Editais anteriores, para um período de 9 meses, devendo ser desenvolvido mediante plano de trabalho grupal e individual. A duração deste estágio será inicialmente definida nessas mesmas bases, o que ainda poderá ser reprogramado caso novas orientações da CAPES sejam divulgadas. Propõe-se a participação do doutorando nas atividades dos Grupos de Pesquisa aos quais se integram, bem como de realização de disciplinas eletivas, complementares a sua formação, nos programas de pós-graduação da UERJ e demais programas do RJ, participação em seminários, congressos, simpósios e outras atividades oferecidas pela UERJ nas respectivas áreas de interesse, atendendo as especificidades dos objetos de investigação e à abrangência das atividades acadêmico-administrativas. Faz parte dessa vivência a obrigatoriedade de acompanhar as defesas públicas de mestrado e doutorado na área de Enfermagem ou em áreas afins. Ainda durante a permanência na Promotora, os alunos efetuarão pesquisa bibliográfica, farão uso dos recursos disponíveis na UERJ e receberão orientação para a elaboração do projeto de doutorado, bem como, poderão realizar o exame de qualificação do projeto. A permanência dos alunos na UERJ está prevista para o 1º. e 2º. semestres do segundo ano do curso. Dessa forma, pretende-se assegurar o objetivo do estágio e a integração com a Instituição Promotora, conforme desejável na realização do DINTER.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios:
O PPGENF tem a sua disposição três modalidades de laboratórios: laboratório de informática; laboratório de ensino e pesquisa clínica; e laboratórios de pesquisa. O Departamento de Informática da UERJ (DINFO), órgão executivo da política de informática da UERJ, oferece, periodicamente, orientação formal e informal com o objetivo de capacitar os usuários para a melhor utilização dos recursos de informática, além de assessorar as unidades acadêmicas e prestar assistência técnica aos equipamentos. No 8º andar do Pavilhão Paulo de Carvalho, onde se localiza a área física destinada aos laboratórios de pesquisa da pós-graduação, existem dois swits, com capacidade para 48 pontos de internet. Estão disponibilizados 4 pontos para cada laboratório de pesquisa e 16 ao laboratório de informática do PPGENF, além de acesso wifi em todo o andar. Todos os alunos têm amplo acesso à rede sem fio wifi, possuindo endereços eletrônicos (e-mails) individuais designados pela instituição (domínio uerj.br). Todos os laboratórios de pesquisa são informatizados e com acesso à rede e wifi. A secretaria acadêmica também está em rede e possui equipamentos de informática. Nesse mesmo espaço está instalado o Laboratório de Informática e de Pesquisas Quali-Quantitativas, de uso exclusivo dos alunos e professores do PPGENF. Este laboratório conta com climatização split; 16 estações de trabalho, uma impressora laser e um complexo didático-pedagógico, que inclui computador PC, laptop, data-show, quadro branco e softwares de análise qualitativa e quantitativa para uso de docentes e alunos. Ressalta-se que todas as estações contam com acesso a internet e às bases de dados nacionais e internacionais, além das bibliotecas e dos periódicos científicos on-line que estabeleceram convênio com a Universidade. Todas as salas de aula estão equipadas com equipamento áudio-visual (DVD, projetores multimídia, PC e televisores. O Programa dispõe, ainda, de dois mini-auditórios de uso exclusivo para defesas de teses e dissertações, e de um auditório que disponibilizam equipamento áudio-visual fixo (DVD, televisores de 52” de LCD, projetores multimídia, “smartboards”). O PPGENF dispõe de acesso a sala de videoconferência do projeto Teleconferência UERJ e se encontra em fase de instalação de uma sala própria. O laboratório de ensino e pesquisa clínica conta com recursos de simulação de práticas clínicas, bonecos articulados e demais recursos que permitem o desenvolvimento de pesquisas de ensino-aprendizagem a partir da observação de práticas clínicas simuladas, em diferentes contextos. Os grupos de pesquisa com seus laboratórios correspondentes são em número de 12, apontados a seguir: 1) Concepções Teóricas do Cuidar em Saúde e Enfermagem; 2) Cuidando da Saúde das Pessoas: Aspectos Filosóficos e Bioéticos; 3) Enfermagem em Saúde do Idoso; 4) Rede Participativa de Cuidado, Interdisciplinaridade e Promoção da Saúde na Cronicidade; 5) Configurações do Mundo do Trabalho, Saúde dos Trabalhadores e Enfermagem; 6) Os Paradigmas de Enfermagem no Contexto da Saúde do Trabalhador; 7) O Mundo do Trabalho como Espaço de Produção de Subjetividade, Tecnologias e Formação Profissional em Saúde e Enfermagem. Contempla 12 projetos, sendo 11 de pesquisa e 1 de extensão. As temáticas abordadas englobam a saúde do adolescente no contexto do trabalho, a liderança do enfermeiro no processo de cuidar e de trabalho, o aprofundamento do processo de trabalho dos agentes comunitários de saúde no contexto da atenção primária, a inovação na gestão de hospitais do sistema único de saúde, as normas sociais e o consumo de drogas e o processo de formação e o perfil de egressos.; 8) Processos Sociocognitivos e Psicossociais do Cuidado de Saúde e Enfermagem de Grupos Populacionais; 9) Desmedicalização no Contexto da Saúde e da Enfermagem; 10) Espiritualidade e Religiosidade no Contexto do Cuidado de Enfermagem e Saúde: Produção Discursiva e Representações Sociais; 11) Saberes e Práticas em Enfermagem e Saúde Coletiva; 12) Gênero, Violências e Práticas em Saúde e Enfermagem.
A Instituição Receptora tem condições de viabilizar a execução do curso, uma vez que possui espaço físico adequado, biblioteca com novas aquisições no acervo, Comut, Estação de Trabalho - GPO e salas de estudo para docentes. A infra-estrutura de informatização na UESB envolve os seguintes recursos: microcomputadores, pontos de rede com acesso em banda larga, para a internet, contas de correio eletrônico (e-mail), laboratórios de informática aplicada, 01 auditório de teleconferência, implantado e em funcionamento. Dentre os laboratórios de informática, está o Lab Saúde, implantado com o objetivo de dotar os cursos vinculados ao Departamento de Saúde uma infra-estrutura para atendimento às atividades de ensino, pesquisa e extensão; também, o Lab de informática do PPGES, conseguido com recursos de projetos financiados. Outros espaços de práticas de aprendizagem são: o Laboratório de Saúde Coletiva (LSC), o Laboratório de Enfermagem, o Laboratório de Educação Permanente, todos com infraestrutura necessária ao desenvolvimento de pesquisas.
BIBLIOTECA
A UERJ conta com a Rede Sirius – Rede de Bibliotecas da UERJ distribuídas nos quatro Centros Setoriais da Universidade. O seu acervo é formado por livros, teses e dissertações, títulos de periódicos nacionais e estrangeiros com acesso on-line e títulos de periódicos impressos, além de materiais especiais (filmes, CD-ROM), nas diversas áreas de conhecimento nas quais a UERJ atua (Administração/Economia; Biologia/Botânica/Zoologia; Enfermagem; Farmácia; Física; Geociências; Matemática; Medicina, Odontologia; Psicologia; Química, dentre outras). A consulta ao acervo da Rede Sirius – Rede de Bibliotecas da UERJ pode ser feita através da internet e também presencial estando localizadas no Campus, Faculdade de Ciências Médicas-Hospital Universitário e no Prédio Prof. Paulo de Carvalho - Biblioteca Biomédica B – CB/B, Enfermeira Zaíra Cintra Vidal. O acesso do corpo docente e discente do PPGENF e da Faculdade de Odontologia aos recursos de biblioteca é feito, preferencialmente, através da Biblioteca Biomédica B – CB/B, Enfermeira Zaíra Cintra Vidal, localizada no 5º andar do Pavilhão Paulo de Carvalho. A Biblioteca Biomédica B – CB/B, Enfermeira Zaíra Cintra Vidal oferece aos usuários catálogos on-line e o programa de pesquisa integrada, “Descubra”, acesso à Internet, Bases de dados e Sala de Leitura. A Biblioteca possui um acervo específico de enfermagem e área médica que é inventariado e atualizado a cada dois anos, do qual constam: 3.496 títulos de livros nacionais e estrangeiros; 1.397 títulos de teses e dissertações; 5.034 títulos de periódicos; além de Cd-Rom, folhetos e outros materiais para consulta. O acesso ao acervo pode ser feito por via informatizada ou por consulta física. A biblioteca é assistida por três bibliotecárias treinadas pela Rede Sirius – Rede de Bibliotecas da UERJ, que oferece serviço de orientação de alunos para consulta ao acervo, pesquisa bibliográfica e consulta às bases on-line. Desenvolve também, a revisão normativa de todos os trabalhos em nível stricto sensu para adequá-los às normas do Roteiro para apresentação das teses e dissertações da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com a inserção dos mesmos na Biblioteca de Teses e Dissertações da UERJ - BDTD/UERJ, além de elaborar as fichas catalográficas dos trabalhos, participando ainda das atividades de ensino quanto à construção do relatório de pesquisa e acesso às bases de dados. O corpo docente e discente conta com o acesso on-line aos periódicos da Capes, recurso de suma importância para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão na Unidade. A Biblioteca dispõe de livre acesso a diferentes bases de dados, por fazer parte da rede cooperante da BIREME. Sendo assim, é possível acessar mais de 50 bases de dados, dentre elas encontram-se: Portal CAPES, Biblioteca digital de teses e dissertações, BIREME (com mais de 20 bases, dentre elas, Biblioteca Virtual em Saúde, BVS Enfermagem, BVS Integralidade, Lilacs, Medline, Scielo, Scienti, Hinari, BDENF) e acesso a 27 países da América Latina com diferentes temas na área da Saúde, além de discussões em blogs e outras salas virtuais. A Rede Sirius – Rede de Bibliotecas da UERJ adquiriu, primeiramente, o sistema VTLS Classic e, após, migrou para o Virtua. Atualmente, a Rede Sirius – Rede de Bibliotecas da UERJ utiliza a automação Sophia, da Prima. Nas dependências da UERJ os alunos também contam com a presença da Editora da UERJ – EDUERJ, com disponibilização dos seus livros.
SECRETARIA E COORDENAÇÃO DO PPGENF
A Coordenação e a Secretaria do PPGENF, localizadas no 7º. andar, dispõem de um notebook, um retroprojetor, sete microcomputadores, uma impressora multifuncional laser colorida com scanner, três impressoras laser e aparelhos de telefone. A área física é composta por uma sala da Secretaria Geral do Programa uma outra sala para trabalhos de controle interno acadêmico (uma secretária) e sala de reunião interna; e uma terceira sala para a Coordenação e Coordenação Adjunta do PPGENF UERJ. Em 2018, além da Chefia de secretaria, o programa possui em seu quadro de secretárias, 4 funcionárias, que atuam direta e conjuntamente ao Cursos de Mestrado, Doutorado e Dinter.
EDITORA UNIVERSITÁRIA
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro possui em sua estrutura a Editora Universitária – EdUERJ, a qual possui como principais objetivos a promoção, a coordenação e a regulamentação das atividades editoriais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ. A EdUERJ integra a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), que atua no desenvolvimento da cultura editorial das universidades brasileiras. Recentemente, a EdUERJ assumiu a administração do Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ que reúne as Revistas científicas online. São mais de 76 publicações que passaram a ter o selo EdUERJ na sua condução de políticas editoriais e de pesquisa para o ingresso e permanência no portal. A existência da EdUERJ possibilita o incremento e acesso à publicação de obras científicas. Em seu site disponibiliza catálogo de orientações para publicações, assim como o catálogo de diversas obras científicas, inclusive em formato e-books. A EdUERJ possui uma livraria da EdUERJ a qual se caracteriza por ser diferencial entre outras editoras universitárias. Tem o intuito de comercializar somente títulos acadêmicos e, de início, já conta com um catálogo próprio com cerca de 600 obras acadêmicas e científicas publicadas. Tem por expectativa de que cerca de 200 editoras universitárias ou as que publicam títulos acadêmicos fechem parceria para a comercialização de seus livros, diversificando ainda mais seu catálogo.
REV ENF UERJ
No ano de 2018 a Revista Enfermagem UERJ completou 25 anos de publicação ininterrupta. A Rev Enf UERJ vem mantendo a avaliação Qualis B1, além de ser seguidamente bem avaliada entre as Revistas indexadas. É indexada na base Scopus desde 2010, o que representa sua consolidação como periódico reconhecido internacionalmente. No ano de 2016 se configurou com periódico com índice SCIMAGO JOURNAL RANKING (SJR) = 0,290. A política editorial da Rev. se caracteriza por ampliar os limites da produção intelectual veiculada, concebendo os objetos e a prática de enfermagem e saúde como transdisciplinares e sociais. Essa política editorial veio ao encontro das tendências contemporâneas de integração e complementaridade de conhecimentos, levando em conta a vocação da enfermagem para a articulação de diferentes saberes. A Rev. publica trabalhos de pesquisadores, não só da Enfermagem, mas também de outras áreas da Saúde, além de outras com as quais a enfermagem estabelece interlocução durante o processo de produção do conhecimento, especialmente as Ciências Sociais e Humanas, como a Psicologia Social, a Sociologia e a Antropologia. No que se refere ao perfil dos textos publicados, a Rev. atribui prioridade absoluta para a divulgação de artigos originais de pesquisa, como forma de dar maior visibilidade à cientificidade da saúde e da enfermagem. As seções permanentes são: Artigos de Pesquisa, Artigos de Revisão e Atualidades. A Rev Enf UERJ, reconhecendo o aumento significativo da demanda por espaços de publicação qualificada, determinada pelo crescimento do quantitativo de Programas de Pós-Graduação no Brasil e, consequentemente, do aumento do número de doutores/pesquisadores, vem envidando esforços para manter regularmente a publicação de 120 artigos anualmente, com disponibilização em dois idiomas (português e inglês). Desse material, 80% são artigos de pesquisa e 20% são revisões ou atualidades. A disponibilização dos textos completos no Portal da BVS - Enfermagem teve início em 2006, e atualmente, atendendo às mudanças no Portal Rev@Enf sob administração da SCIELO Brasil, a Rev Enf UERJ firmou contrato e compromisso para sua manutenção no referido Portal. Reafirmando a proposta do open-access journal, a Rev. modernizou o seu sítio próprio na internet (http://www.facenf.uerj.br/revenfermuerj.html), disponibilizando no formato PDF todo o acervo publicado de 2003 (volume 11) a 2016 (volume 24), mantendo rigorosamente atualizadas as publicações dos fascículos. No mesmo sítio está a plataforma Open Journal System (OJS – S.E.E.R.) para submissão e tramitação de manuscritos, além do sistema de edição da Rev. on-line. A partir de 2017 a publicação de 120 artigos anuais é mantida, em fluxo contínuo, somente no sistema OJS. A existência da Rev Enf UERJ representa importante suporte às publicações do PPGENF, veiculando a produção nacional e internacional, mas também os trabalhos de alunos, professores e parceiros do PPGENF. As dificuldades enfrentadas mais recentemente, a partir de 2015, uma crise econômica e política sem precedentes interrompeu um dos melhores ciclos de financiamento contínuo à pesquisa e pós-graduação já observado no Brasil. No Rio de Janeiro, houve significativo comprometimento científico e tecnológico, com estrangulamento dos recursos voltados à Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, e com severos impactos sobre a Revista Enfermagem UERJ. Ainda assim, a Revista enfrentou o desafio superar as adversidades impostas pela crise, cabendo destacar que, mesmo enfrentando essa adversidade, a Rev Enf UERJ vem mantendo sua regularidade. Foram até aqui 25 anos de luta em prol da ciência e da evolução do conhecimento, com aproximadamente 1.730 artigos publicados. Iniciamos como publicação impressa semestral, passando à periodicidade quadrimestral em 2001, trimestral em 2006. Em 2012 evoluímos para publicações impressa e eletrônica com periodicidade bimestral. A exclusividade de publicações eletrônicas chegou em 2014, bimestralmente, e a partir de 2017 passamos a publicar em fluxo contínuo. Desde 2013 nossas publicações passaram a ser oficialmente bilíngues, nos idiomas português e inglês.