Plano Acadêmico:
4 Plano Acadêmico do Curso
4.1 Diretrizes do MINTER
O Mestrado Interinstitucional para o MJSP manterá plena relação estrutural com o curso oferecido pelo PPGEGC em sua sede, com lógica funcional e acadêmica regrada pelo regimento do Programa. Para tal, a proposta acadêmica tem base nas seguintes diretrizes:
(1) Processo seletivo: será realizado conforme diretrizes regimentais do PPGEGC, incluindo realização de curso de nivelamento e análise curricular dos candidatos interessados (e aprovados pelo MJSP);
(2) Ênfase em Gestão do Conhecimento: a área de concentração de matrícula dos alunos do MINTER será GC. Contudo, participarão do curso docentes das áreas de Engenharia e Mídia e, a depender do grau de interesse nas suas respectivas linhas de formação tecnológica e sistêmica e da dissertação realizada, pode haver, também, titulados nessas duas áreas.
(3) Quadro docente do PPGEGC e PPGs afins: a composição docente será de professores permanentes do Programa atuantes em disciplinas da proposta e/ou em orientações afins, com colegas de outros PPGs de especialidade afim às temáticas solicitadas pelo MJSP, com apoio da PROPG/UFSC na articulação entre os Programas.
(4) Infraestrutura e Educação Digital: o curso será realizado na mesma modalidade do mestrado na sede, com o apoio do Laboratório de Educação Digital para oferta das disciplinas de modo mediado por TICs, workshops presenciais em Brasília-DF (para acompanhamento, orientação e coprodução em pesquisa) e com interação com os grupos e laboratórios de pesquisa cujos docentes atuarem nos planos de dissertação.
(5) Disciplinas obrigatórias: o aluno deverá cursar as mesmas disciplinas obrigatórias a todas as áreas (i.e., obrigatórias ao Programa) e à área de concentração ênfase da proposta;
(6) Disciplinar eletivas: o aluno deverá escolher entre as disciplinas do PPGEGC ofertadas na proposta temática (conforme prévia análise do MJSP).
(7) Atividades de formação programada: tratam-se de núcleos de formação de estrutura acadêmica idênticos a uma disciplina do ponto de vista de plano de ensino, oferta e avaliação de conteúdo, sem, contudo, garantia de repetitividade futura em outras turmas de mestrado do Programa.
(8) Dissertações aplicadas: com base em método e modelo de trabalho a ser estabelecido em conjunto com o MJSP, as dissertações deverão ter aplicabilidade a temáticas/desafios de interesse ao SUSP e/ou ao MJSP.
(9) Créditos Exigidos: para a integralização das atividades, os discentes deverão cumprir 30 créditos, sendo 12 em dissertação e 24 entre disciplinas e atividades acadêmicas, incluindo os regimes presencial e a distância, conforme legislação do MEC.
Na Tabela 1 estão destacados alguns dos elementos estruturantes do mestrado acadêmico proposto, conforme as diretrizes estabelecidas para seu funcionamento.
Tabela 1: Elementos do Mestrado Acadêmico em Segurança Pública – PPGEGC-SP.
Áreas de Concentração Gestão do Conhecimento
Linhas de pesquisa Teoria e Prática em Gestão do Conhecimento; Gestão do conhecimento organizacional; Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade
Objetivos: Realizar formação de mestrado acadêmico para profissionais do Sistema Único de Segurança Pública do País, para que os mesmos tenham: (1) competências em governança, gestão e ação estratégica, integrada e em rede no SUSP; (2) análise crítica e contextualizada da teoria, da dogmática e da prática da Gestão do Conhecimento em segurança pública; (3) atuação em projetos de pesquisa e redes de aprendizagem no SUSP, com colaboração multinível, integração e busca de soluções teórica-empíricas para desafios da ä segurança pública da sociedade brasileira, com comparabilidade internacional. Em síntese, o PPGEGC formará mestres capacitados para atuar na governança e gestão do conhecimento aplicadas ao SUSP, bem como para identificar e promover a coprodução e a ação conjunta de órgãos e atores da segurança pública.
Corpo Docente referência Aires Rover
Roberto Carlos dos Santos Pacheco
Patrícia de Sá Freire
João Artur de Souza
Gertrudes Aparecida Dandolini
Aires José Rover
Andrea Valéria Steil
Alexandre Augusto Biz
Cristiano J. Castro de Almeida Cunha
Clarissa Stefani Teixeira
Denilson Sell Fernando Alvaro Ostuni Gauthier
Gregorio Jean Varvakis Rados
Hans Michael Van Bellen
Luciane Fadel
Marcio Vieira de Souza
Maria Jose Baldessar
Neri dos Santos
4.2 Vagas e Critérios de seleção
O número de vagas e processo seletivo serão feitos conforme a Tabela 2 abaixo.
Tabela 2: Vagas e processo seletivo.
* Vagas 30 vagas oferecidas preferencialmente através de convênios com órgãos e poderes públicos ou escolas ou associações privadas, sem qualquer cobrança individualizada aos alunos
* Processo seletivo: Os alunos deverão passar por processo seletivo, conforme normas regimentais do PPGEGC e da PROPG/UFSC, com candidatura dependente de indicação/acreditação de organização conveniada. Para tal, serão analisados: (1) prova escrita; (2) curriculum vitae (sendo pré-requisito de diploma de graduação); e (3) redação técnico-científica com aderência ao PPGEGC e à temática estratégica ao SUSP.
• IMPORTANTE: o PPGEGC fará análise do plano de vagas e correspondente plano de orientação por docente, após definição do perfil dos candidatos e consulta à área Interdisciplinar da CAPES, solicitando sua apreciação quanto ao impacto nas regras de máximo de orientandos por docente. Conforme já acordado com o MJSP, tanto a relação orientando/docente como a própria forma de efetivação do MINTER (i.e., mediado por TIC e educação digital) deverão ser levadas ao conhecimento da CAPES.
4.3 Disciplinas
Para manter a relação entre conteúdos teóricos e aplicabilidade prática, o Mestrado deverá utilizar o método de “Estudo de Casos” em todas as disciplinas. Para que todas as disciplinas incluam temáticas ou referências a demandas do SUSP, além dos estudos de casos haverá a utilização de técnicas de aprendizagem por projetos visando o desenvolvimento das necessárias competências.
Relativamente às disciplinas obrigatórias, é importante destacar que estão voltadas à preparação para a pesquisa e a sua aplicação e ao debate de questões pertinentes ao ciclo de conhecimento organizacional e aos valores éticos e de cidadania que hoje são temas obrigatórios de qualquer curso ou programa que esteja efetivamente preocupado com uma adequada formação científica e profissional de servidor público.
Para que os elementos dispostos na Tabela 1 possam ser efetivados, o projeto do Mestrado Interinstitucional PPGEGC-SP deverá ter 12 (doze) disciplinas, entre obrigatórias, da estrutura da área (eletivas) e complementares. Essas últimas consistem em disciplinas sobre temas de referência à segurança pública, conforme definição a ser realizada em conjunto com o MJSP, com a colaboração de docentes atualmente vinculados a outros programas de pós-graduação da UFSC, conforme acordado com a PROPG/UFSC e com o MJSP. Na
Tabela 3, a seguir, estão as disciplinas e respectivos créditos previstos para o mestrado.
Tabela 3: Disciplinas do Mestrado Interinstitucional em SP.
* OBRIGATÓRIAS
1 EGC 510001 – Fundamentos de GC
2 EGC 5005 – Seminário de Pesquisa
3 EGC 5006 – Métodos de Pesquisa em EGC
4 Projeto de Dissertação
* ELETIVAS
1 EGC 510066 – T.E.G.C. Governança do Conhecimento e da Aprendizagem
2 EGC 510029 – Desenvolvimento Humano e Gestão
3 EGC 510018 – Inteligência para Inovação
4 EGC 5100XX – T.E.G.C. para Segurança Pública - (Rede e complexidade)
* COMPLEMENTARES
1 AFP 1 - Atividade de Formação Programada em SP-1 - (Habitat de inovação em SP)
2 AFP 2 - Atividade de Formação Programada em SP-2 (Plataformas Integradas de dados e informações para a Governança do Conhecimento)
3 AFP 3 - Atividade de Formação Programada em SP-3 (Direitos e Integridade em SP)
4 AFP 4 - Atividade de Formação Programada em SP-4 (Comunicação e Sociedade em SP)
Como elencados na Tabela 1, estão previstos 17 professores para as disciplinas do plano, sendo que, por ser um programa interdisciplinar utilizando-se a metodologia de co-produção, poderão ser convidados a co-ministrar as aulas, outros docentes do PPGEGC, de outros Programas da UFSC ou mesmo, do MJSP com doutorado ou de renomado conhecimento sobre o tema a ser desenvolvido.
O PPEGC trabalha com mais de um professor por disciplina para enfatizar a abordagem interdisciplinar e neste sentido, convida professores de outros programas de mestrado e doutorado de outras organizações para participarem nas disciplinas, assim como nas coorientações.
O primeiro conjunto de disciplinas na
Tabela 3 refere-se àquelas obrigatórias a todos os pós-graduandos do PPGEGC e às específicas à área de Gestão do Conhecimento. As disciplinas trimestrais refletem a primeira sugestão de escolha do elenco de disciplinas fixas da área de Gestão do Conhecimento do PPGEGC para este mestrado interinstitucional.
No terceiro grupo de disciplinas, a serem criadas na forma de atividades de formação programada em segurança pública, deverão ser elaboradas especialmente para este projeto, com a participação potencial de docentes de outros PPGs parceiros. Para isso, deverá haver trabalho de planejamento junto ao MJSP, tendo-se como ponto de partida áreas de potencial interesse de formação, tais como: gestão do conhecimento e políticas públicas, sistemas de conhecimento para combate à violência, crime e controle social, segurança pública, cidadania e direitos humanos, governo eletrônico e ontologias para o sistema único de segurança pública, memória nacional e segurança pública, transformação digital e segurança pública,
É importante destacar que os projetos de dissertação previstos para o mestrado interinstitucional proposto deverão ser aplicados às temáticas ênfase a serem definidas em conjunto com o MJSP. Nesse sentido, as disciplinas formam um eixo articulado de formação teórico-práticas, em que docentes e tutores na etapa das disciplinas tornam-se orientadores e coorientadores na fase de dissertação.
4.5 Defesas das Dissertações
Como indicado nas diretrizes do MINTER com o MJSP, as dissertações de mestrado terão aplicabilidade e referências de resultados esperados, conforme descrito na Tabela 5 abaixo.
Tabela 5: Plano de Dissertação.
Plano de Dissertação
Dissertação Perfil do trabalho: as dissertações serão técnico-científicas, com ênfase e potencial de aplicabilidade em temática/desafio de interesse do SUSP e/ou MJSP.
Perfil esperado: o mestre acadêmico deve demonstrar habilidade para pesquisa teórica-empírica, fundamentada cientificamente de soluções de problemas práticos e conhecimento de estudos de casos.
Orientação e tutoria: terá orientação e coorientação de docentes permanentes do PPGEGC e convidados. Além disso, o mestrando será acompanhado por tutor doutorando da UFSC.
Defesa: deverá apresentar defesa perante banca examinadora, realizadas nos termos da Resolução 95/cun/2017 da UFSC.
Para obter a certificação de conclusão do curso e correspondente emissão do diploma, o aluno deverá: (1) completar todos os créditos previstos, obtendo na média global do curso conceito igual ou superior a "B" (equivalente a nota mínima 3,0); (2) ter frequência igual ou superior a 75% em cada disciplina; (3) apresentar e obter aprovação no Trabalho de Conclusão/ e (4) aguardar processo de emissão de diplomas pela UFSC, na forma da legislação vigente.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
8.1 Infraestrutura administrativa e acadêmica
Os alunos do mestrado PPGEGC-SP terão acesso remoto e/ou presencial aos seguintes recursos materiais e espaço colocados à disposição pela UFSC:
• espaço físico para a coordenação e secretaria;
• duas salas de aula com capacidade para 24 / 30 pessoas, compartilhadas com o PPGEGC Acadêmico;
• biblioteca central da UFSC; salas de professores:
• os professores possuem salas individuais ou compartilhadas por 2 professores;
8.2. Infraestrutura em educação digital
Para as aulas remotas e apoio aos workshops presenciais, será utilizado o Moodle como sistema para gerenciamento de cursos e ambiente virtual para ensino e aprendizagem que se propõe cobrir três eixos básicos do processo de ensino-aprendizagem:
• Espaço e tecnologias de aprendizagem online (conforme ofertado pelo Laboratório de Educação Digital – PPGEGC/LED).
• Gerenciamento de conteúdos: organização de conteúdos a serem disponibilizados aos estudantes no contexto de disciplinas/turmas;
• Interação entre usuários: diversas ferramentas para interação com e entre estudantes e professores: ambiente para videoconferências, fórum, bate-papo, mensagem instantânea, formação de grupos de trabalho; etc.
• Acompanhamento e avaliação: definição, recepção e avaliação de tarefas, questionários e enquentes, atribuição de notas, cálculo de médias, etc.
8.3. Laboratórios e Grupos de Pesquisa
Os discentes do MINTER terão acesso aos laboratórios de pesquisa dos seus professores orientadores e coorientadores (Tabela 8) como:
Tabela 8: Nucleos de pesquisa do PPGEGC.
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ENGIN Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento
IGTI Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação
LED Laboratório de Educação a Distância
LEC Laboratório de Engenharia do Conhecimento
LMC Laboratório de Mídia e Conhecimento
LGR Laboratório de Liderança e Gestão Responsável
NGS Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade
SIGMO Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional
8.4. Infraestrutura na Instituição Receptora
O MJSP possui ambiente suficiente para atender a demanda do curso, como Auditório, com capacidade para 120 pessoas, equipado com multimídia tais como, projetor, notebook, ponto de rede. Além disso, possui várias salas para atender a demanda de trabalhos necessários de secretaria, assim como aulas presenciais com capacidade de até 40 alunos, com equipamento multimídia.
Cronograma de Atividades:
7 Cronograma de Execução
7.1 Atividades de gestão e controle
Para viabilização do Curso de Mestrado Acadêmico Interinstitucional em Gestão do Conhecimento, com ênfase em Segurança Pública, será necessário efetivar um conjunto de atividades de gestão, controle e formação.
Na Tabela 6 estão as atividades de coordenação geral, pedagógica, administrativa, bem como os processos de secretaria relativos à inscrição, seleção, matrícula e acompanhamento dos alunos. Ao todo são 24 meses de atividades.
Tabela 6: Atividades de Planejamento e Controle.
7.2 Atividades de orientação, intercâmbio e avaliação
Na Tabela 7 estão descritas as atividades do processo de orientação, coorientação e tutoria referente à fase de dissertação. Também neste período há o plano de realização de Workshop em Brasília.
Tabela 7: Atividades de Formação: dissertação de mestrado.
*** VER PROJETO
O PPGEGC privilegiará a criação de redes de cooperação e intercâmbio com outros PPG acadêmicos para segurança pública, sem deixar de manter também relações de cooperação e intercâmbio com Programas de Pós-Graduação Profissionais.
O processo de avaliação do curso será contínuo, tanto quanto à aprendizagem dos alunos por meio do desenvolvimento das atividades curriculares e de pesquisa, bem como avaliação do desempenho docente e do Programa.