Plano Acadêmico:
7. Plano Acadêmico da Proposta
7.1. Objetivos e Metas:
Objetivos
Objetivo geral: formar professores da UdelaR em nível de doutorado para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento, com perfil interdisciplinar na produção de conhecimentos filosófico, científico e/ou tecnológico em áreas que envolvam tecnologia informático-digital e educação.
Objetivos específicos:
Desenvolver projetos de pesquisa em linhas específicas para área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS. Fortalecer e/ou estimular a implantação de grupos de pesquisa e de ensino (em todos os níveis) com alcance Interdisciplinar na UdelaR
Formar profissionais da educação para interagirem com tecnologias inovadoras em seus ambientes de trabalho, bem como para desenvolverem ferramentas educacionais para apoiar ambientes educacionais, reforçando especificamente o quadro de docentes da Instituição Receptora, para melhorar a qualidade do ensino Superior e fazer frente ao aumento de demanda de professores devidamente qualificados, decorrente da Implantação de cursos novos e do aumento do número de vagas oferecidas nas IES, tanto na modalidade presencial como, e principalmente, na modalidade a distância.
Produzir em co-autoria (orientador/orientando ou em equipe) trabalhos científicos, filosóficos, artísticos e/ou tecnológicos, para apresentação em eventos acadêmicos com nível de qualidade reconhecida, bem como para publicação em periódicos classificados no QUALIS-CAPES ou equivalente, e em livros de editoras também de qualidade reconhecida.
Metas:
Formar 12 professores da UdelaR em nível stricto sensu Doutorado (multi/interdisciplinar), no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS, para atuar em atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento. Produzir, no mínimo 30 trabalhos científicos, filosóficos, artísticos e/ou tecnológicos, para apresentação em eventos acadêmicos com nível de qualidade reconhecida, em como para publicação em periódicos classificados no QUALIS·CAPES ou equivalente, e em livros de editoras também de qualidade reconhecida.
Consolidar o corpo de doutores da UdelaR na perspectiva de fortalecer a pesquisa e inovação tecnológica direcionada ao campo da informática na educação
Fomentar núcleo de pesquisa em Informática na Educação na UdelaR através de programa de doutoramento de seus docentes.
Desenvolver recursos humanos em condições de implantar e Implementar na UdelaR, resultando na criação de um Mestrado em Tecnologias Aplicadas à Educação.
7.2. Critérios e sistemática de seleção dos alunos:
O ingresso no Programa ocorrerá mediante processo seletivo, cujas normas e datas serão definidas pela Comissão de Pós-Graduação do Programa (COMPÓS) do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS.
O processo de seleção compreenderá 2 etapas em conformidade com o edital especifico para a seleção de ingresso ao Curso de Doutorado interinstitucional, previamente aprovado pela COMPÓS:
1ª ETAPA: Análise de currículo e de pré-projeto a ser realizada na UFRGS.
2ª ETAPA: Entrevistas Individuais, com base na análise da documentação entregue, e defesa do pré-projeto; conforme cronograma a ser estabelecido. Esta etapa será realizada na UdelaR, por uma banca de professores da UFRGS.
7.3. Estrutura básica da programação:
Um elenco de disciplinas a ser oferecido no Dinter para a UdelaR foi selecionado dentre as disciplinas regularmente ministradas no PGIE tendo em o provável público que é composto por professores com formação em Informática, Educação, Comunicação, ciência da Informação e possivelmente Sociologia.
As disciplinas serão apresentadas na UdelaR em regime concentrado em dois períodos durante dias consecutivos durante uma semana com intervalo de pelo menos 15 dias para desenvolvimento de atividades de estudo, pesquisa e autoria individual e colaborativa desenvolvidas pelos doutorandos.
De acordo com o regimento atual do PPGIE cada discente deve obter o equivalente a 24 créditos. Todavia os discentes podem solicitar equivalência de créditos até o limite de 24 créditos. Assim, é possível que nem todas as disciplinas tenham demanda para serem apresentadas na UdelaR. Adicionalmente os discentes poderão cursar as disciplinas regulares do PPGIE sendo apresentadas na UFRGS estiverem realizando estágio na universidade.
A previsão feita é de que serão oferecidas cerca de 3 disciplinas por semestre na UdelaR permitindo assim que os alunos consigam obter os créditos requeridos e de forma a proporcionar a formação apropriada para a pesquisa inerente ao seu projeto de doutoramento em até 3 semestres. A defesa da proposta de tese deverá ser realizada entre o 24o e 28o mês de participação no curso e a defesa da tese deverá ser realizada preferencialmente até os 48 meses de participação no curso.
7.3.1. Disciplinas a serem ofertadas
Nome da Disciplina Carga Horária Docente Responsável Local da Oferta Data da Oferta
Mentes e Máquinas 2 Dante Augusto Couto Barone UdelaR 2020/2
Pesquisa Interdisciplinar: um Foco nas Esferas Educacional e Tecnológica 4 Eliseo Berni Reategui UdelaR 2019/ 2
Hiperdocumentos como Material Didático 4 José Valdeni de Lima UdelaR 2020/2
Teleducação
4 Liane Margarida Rockenbach Tarouco UdelaR 2021/1
Modelos e Competência em EAD 4 Patricia Alejandra Behar UdelaR 2020/2
Tutores Inteligentes 4 Rosa Maria Vicari UdelaR 2021/1
Abordagens sobre Conhecimento/Aprendizagem e as Tecnologias 4 Sérgio Roberto Kieling Franco UdelaR 2021/2
Ciência dos Dados para o e-learning 4 Leandro Krug Wives UdelaR 2020/1
Tecnologias Digitais na Educação Matemática 4 Marcos Vinicius de Azevedo Basso UdelaR 2021/1
7.3.2. Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor.
Os alunos devem estagiar na Instituição Promotora, de modo a integralizar 6 (seis) meses a partir do primeiro semestre do segundo ano do curso, dando cumprimento a um Plano de Trabalho individual elaborado com o orientador. Do total de 6 (seis) meses, 3 (quatro) meses são consecutivos e 3 (cinco) podem ser intercalados.
Durante sua estada junto a instituição Promotora os alunos poderão realizar algumas disciplinas e usufruirão das instalações do PPGIE e das demais dependências da UFRGS interagindo com os pesquisadores e participando de atividades de pesquisa visando o desenvolvimento de seu projeto de Tese. O PPGIE ocupa no CINTED (Centro de Estudos interdisciplinares em novas Tecnologia na Educação) uma área EXCLUSIVA de 349 m2. Esta área destina-se a laboratórios, salas de estudo para os alunos, sala para professores e secretaria e coordenação do curso.
7.4. Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres e doutores:
Em todas as bancas de defesa de tese será garantida a presença de dois docentes externos ao programa. A participação de co-orientadores, com atuação em áreas complementares à do orientados, provenientes tanto do PPGIE, como da UFRGS ou mesmo de outra universidade, no país ou no exterior, já constitui uma prática usada no PPGIE desde o início e visa criar oportunidades para aportar outros olhares e perspectivas que são tão necessários em programas de natureza Interdisciplinar.
7.5. Haverá uso de tecnologia de Educação a Distância (EAD)? : Sim
Conforme será detalhado no item 8.1, encontros periódicos serão definidos e agendados entre cada orientando e seu(s) orientador (es), podendo tais encontros acontecerem de forma síncrona através de recursos de videoconferência, com presença obrigatória de som e imagem para ambos os sujeitos, para fins de atividades de orientação. Atividades a distância poderão utilizar-se dos recursos de videoconferência para o devido desenvolvimento de competências dos discentes no manejo da parte tecnológica e das habilidades de comunicação e condução de atividades colaborativas a distância.
Tanto a UdelaR como o PPGIE dispõem de infraestrutura para vídeo conferência, já testada nas reuniões preliminares realizada para fins de preparação desta proposta.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Infraestrutura
Da instituição receptora:
A Faculdade de Engenharia da UdelaR conta com instalações de 2 laboratórios de Computação para serem utilizados pelos estudantes do Dinter com um total de 40 computadores, 2 salas multimídia e dispõe de uma plataforma Moodle para a gestão de cursos semipresenciais e de apoio às aulas presenciais.
Além dos laboratórios a Faculdade de Engenharia conta com salas de trabalho para os docentes visitantes para trabalho e atendimento aos alunos do Dinter.
Condições de acesso à rede e Internet: Acesso à rede e a Internet em todas as estações.
Bibliot
Da Instituição Receptora:
O sistema de Bibliotecas da Universidad de la República (UdelaR) é integrado por 46 Bibliotecas pertencentes às diferentes faculdades e Serviços. Suas coleções estão formadas por livros, teses de graduação e pós-graduação, publicações periódicas, relatórios de pesquisa, relatórios técnicos, mapas, cartas geográficas, testes psicológicos, partituras, discos, filmes e outros recursos multimídia. Conta com ceca de 24.000 títulos de publicações periódicas e aproximadamente 1.200.000 livros que cobrem as diferentes áreas do conhecimento . Oferece acesso também acesso também ao Repositório Institucional Colibri onde estão disponíveis o texto completo de cerca de 6.700 recursos digitais (livros, artigos, teses, documentos de trabalho, relatos, etc.)
Os usuários das Bibliotecas da UdelaR utilizam também o Portal Timbó que possibilita o acesso on-line a bibliografia e literatura científica-tecnológica de todo o mundo (19.000 revistas especializadas, 34.000 livros eletrônicos). As Faculdades e serviços possuem salas de informática e diversos laboratórios.
Cronograma de Atividades:
O cronograma a seguir apresentado constitui um planejamento que será ajustado em função da demanda que efetivamente se apresentar.
Semetre Atividade
2019-1 Oferta de uma disciplina (houve atraso no início do curso pela demora na ssinatura do convênio entre as unversidades)
2020-1 Oferta de duas disciplinas (em função da pandemia)
2020-2 Oferta de disciplinas
2021-1 Oferta de disciplinas e desenvolvimento da pesquisa pelo discente
2021-2 Desenvolvimento da pesquisa pelo discente
2022-1 Desenvolvimento da pesquisa pelo discente
2022-2 Desenvolvimento da pesquisa pelo discente
2023-1 Desenvolvimento da pesquisa pelo discente e defesa da tese