Plano Acadêmico:
A missão essencial da Orientação dentro do Curso de Doutorado é a de apoiar a progressão gradual dos estudantes rumo à autonomia científica e rumo à consagração desta, por meio da obtenção de grau acadêmico de Doutor(a). Com este objetivo, cada doutorando terá um(a) Professor(a) Orientador(a), escolhido durante o primeiro semestre. A designação de Professores Orientadores será determinada com base nos critérios fixados pelo Colegiado do Programa e em conformidade com as normas e editais do UNICEUB.
Distinguem-se duas fases principais nos trabalhos de orientação:
1) Durante todo o doutorado, os Orientadores discutirão os modos e os mecanismos de especialização individual e de trabalho interdisciplinar requeridos pelo anteprojeto de dissertação/tese, assim como as necessidades de formação especializada de cada aluno.
2) A segunda fase inclui a etapa de pesquisa, publicação de artigos, redação e defesa da qualificação e da tese. Durante esse período os Professores Orientadores encarregar-se-ão de receber e avaliar os informes dos avanços na pesquisa, de atuar como interlocutores científicos para os problemas teóricos e metodológicos surgidos na pesquisa e apoio aos doutorandos na defesa da dissertação/tese.
3) Já ocorre no doutorado seminários semestrais de metodologia científica e pesquisa empírica, específicos para o doutorado. A cada semestre, todos os alunos de doutorado devem apresentar seus avanços e discutir sua metodologia.
As orientações individuais serão realizadas pelos docentes permanentes do Programa de Direito do UNICEUB (instituição promotora).
As orientações serão presenciais, quando da permaneça do professor/orientador na IES receptora e do aluno quando no Estágio na IES promotora. A orientação presencial será complementada por meio eletrônico, por videoconferência ou email;
Os alunos devem cursar 5 disciplinas exclusivas de doutorado, com 60 horas/aula cada, com importante carga de leitura por aula, obrigação de apresentação de seminários e artigos. Além das disciplinas, devem assistir a seminários jurídicos avançados com professores externos (na sede e em Teresina), publicar 400 pontos no sistema de pontuação da área de Direito, defender a qualificação e a tese, para se titularem. As teses precisam ser defendidas em até 48 meses do início do curso.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O UNINOVAFAPI dispõe de estrutura amplamente adequada para o desenvolvimento do Dinter.
- Haverá sala de aula específica para o Dinter, com dimensão, mobiliário, iluminação e equipamentos de informática próprios, aproporiados para a discussão acadêmica de alto nível, nos moldes do existente na promotora;
- 04 laboratórios de informática, 02 laboratórios contendo 60 máquinas e 02 contendo com 30 máquinas;
- Secretaria específica para o projeto;
Os laboratórios funcionam no horário de 07:30h às 22:00h de segunda à sexta-feira e de 07:30h às 12:50h aos sábados, para fins de ensino, pesquisa e extensão, sendo sua utilização norteada pelas normas institucionais próprias de funcionamento de cada laboratório.
A Biblioteca da NOVAFAPI dispõe de mais de 60.677 títulos nas diversas áreas do conhecimento dispostos de forma a propiciar amplo acesso. A consulta ao acervo pode ser feita, também por meio informatizado. A Biblioteca ocupa uma área de 1.680 m2 com as seguintes dependências: 248 cabines de estudo individual, 08 cabines de estudo em grupo, sala de multimídia com 47 m2, balcão para consulta com terminais de atendimento para empréstimo e devolução de livros, área do acervo, sala da bibliotecária e sala de restauração. A biblioteca conta ainda com computadores, conectados a internet e intranet, para uso individual e com um acervo especializado e atualizado nas áreas dos cursos que ministra.
A Biblioteca do UNINOVAFAPI apóia o ensino, pesquisa e extensão por meio da seleção, aquisição, organização, recuperação e disseminação da informação, pela oferta de produtos bibliográficos e prestação de serviços à comunidade acadêmica, responsabilizando-se pela organização e manutenção de todo o seu acervo. Possui modernas instalações, onde estão alocados recursos humanos e tecnológicos especializados, funcionando de segunda a sexta-feira de 07:00h às 22:00h e sábado de 07:30h às 13:00h, com presença de profissional habilitado durante todo o período de funcionamento.
A Biblioteca possui um sistema informatizado de consultas e empréstimos, com computadores interligados a uma rede local INTRANET, conectados à INTERNET, COMUT, EBSCO HOST, REDE BIREME, LILACS, SCIELO, CROCHRANE, SCAD, PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES e a outros sistemas de ensino e pesquisa. É adotado o Sistema Decimal Dewey (CDD) para a classificação de seu acervo e as obras são catalogadas segundo as Normas do Código Anglo-Americano.
Oferece ainda os serviços de:
• Acesso à Internet;
• Assinaturas de periódicos científicos especializados;
• Serviço de comutação bibliográfica – COMUT E BIREME
• Acesso a bases de dados: Portal Periódicos Capes, EbscoHost, Bireme, Lilacs, Scielo, Portal de Domínio Público;
• Indexação de periódicos científicos;
• DSI – Disseminação Seletiva da Informação;
• Disponibilização de salas para estudos em grupo;
• Disponibilização de cabines para estudos individuais;
• Orientação à normalização de trabalhos científicos;
• Levantamento bibliográfico;
• Consulta ao banco de dados da biblioteca;
• Consultas ao acervo on-line ;
• Reservas e renovações on-line de livros;
• Empréstimo domiciliar;
• Exposição de novas aquisições;
• Serviço de alerta bibliográfico (aquisições);
• Orientação quanto ao uso do acervo;
• Auxílio à pesquisa em sites específicos;
• Realização de visitas orientadas;
• Treinamento de novos usuários;
• Serviços de referência bibliográfica;
• Confecção de ficha catalográfica;
• Disponibilização de Cinemateca e Multimídia;
• Exposições culturais e artísticas;
• Serviço de recuperação da informação ao usuário.
A equipe técnica da Biblioteca é composta por bibliotecários especializados, auxiliares administrativos, estagiários e bolsistas.
A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos? Sim
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Desenvolvido pela Cooperação CAPES e SINFO
O Centro Universitário UNINOVAFAPI oferece um espaço amplo com dependências necessárias ao funcionamento de qualidade. Instalada em uma área de 165.000 m2 (cento e sessenta e cinco mil metros quadrados), conta com quatro prédios modernos e confortáveis, incluindo dois auditórios, um com capacidade para 320 lugares e outro com capacidade para 500 lugares, com uma área construída de 25.000 m2 (vinte e cinco mil metros quadrados).
As áreas externas são amplas, onde funciona estacionamento, praças de alimentação, espaço para eventos e outros que favorecem a convivência no contexto da Instituição, na medida em que proporcionam um ambiente agradável e acolhedor.
A IES possui uma infraestrutura básica, necessária e suficiente para seu funcionamento, distribuída em 09 (nove) blocos arquitetônicos, com os espaços necessários à operacionalização dos seus cursos com proposta de ampliação, nos períodos subsequentes, da estrutura física, de modo a cumprir suas finalidades educativas e sociais, conforme previsto no PDI.
Cronograma de Atividades:
Nos dois primeiros anos, foram realizadas as disciplinas. Nos dois últimos anos, há participação nos grupos de pesquisa, seminários jurídicos avançados, orientação, qualificações e escrita de tese.