Dados do Programa
Número da Proposta:
206815/2014
Período de Vigência:
11/04/2016
a
11/04/2020
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
18
Data de Fim Previsto:
31/03/2020
Local de Execução do Projeto:
Porto Velho - RO
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
O DINTER oferece o seguinte Curso de Pós-Graduação de Doutorado em três áreas de concentração: Psicologia Social, Psicologia Clínica e Cognição Humana. O Curso de Doutorado Interinstitucional tem duração mínima de 24 (vinte e quatro) meses e, máxima, de 54 (cinquenta e quatro) meses. Constitui uma das exigências para o Doutorado Interinstitucional, proficiência em duas línguas estrangeiras (sendo uma proficiência em língua inglesa e outra proficiência em uma das seguintes línguas estrangeiras modernas: Francês, Alemão, Espanhol ou Italiano) aplicada por Instituição de Ensino Superior (IES) que deverá ser comprovada até a data de submissão da tese à Comissão Coordenadora do PPGP para defesa. O aluno de doutorado deverá cursar 22 (vinte e dois) créditos obrigatórios definidos pela coordenação do Programa e poderá aproveitar os 14 (quatorze) créditos eletivos restantes em disciplinas oferecidas em nível de mestrado ou doutorado, em qualquer PPG da PUCRS ou outra IES. Os 14 (quatorze) créditos eletivos poderão ser aproveitados de disciplinas anteriormente cursadas em nível de mestrado, de acordo com a análise de pertinência e de que não tenham ultrapassados mais que 8 anos. Para a realização dos créditos obrigatórios são previstos 08 módulos a serem desenvolvidos na FCR ministrados por professores do PPGP PUCRS (Fundamentos Éticos e Epistemológicos em Psicologia, Metodologia da Pesquisa em Psicologia I, Fundamentos Éticos e Epistemológicos em Psicologia II, Metodologia da Pesquisa em Psicologia II, Publicação Científica em Psicologia I, Psicologia da Saúde, Métodos e práticas de pesquisa para violência, Revisão Sistemática da Literatura), cada um deles de 20hs presenciais, no turno vespertino. Além disso, são previstos 04 módulos (além da defesa) que incluem as disciplinas de Tópicos específicas de área, Ensaio Temático e produção textual, e Psicologia da Educação e os Seminários de Supervisão a serem realizados na PUCRS nos meses de julho e janeiro. Além disso serão desenvolvidos na PUCRS módulos de supervisão e orientação das pesquisas. Cabe aos professores responsáveis pelas disciplinas apresentar após o encerramento da disciplina ministrada, os resultados do rendimento dos alunos no semestre, expresso em notas de 0,0 (zero vírgula zero) a 10,0 (dez vírgula zero). É considerado aprovado o aluno que tiver obtido grau final igual ou superior a 6,0 (seis) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. O Exame de Qualificação é uma atividade obrigatória do currículo do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS e faz parte dos requisitos necessários para a obtenção do Título de Doutor em Psicologia. O Exame de Qualificação para o Curso de Doutorado deverá ser realizado até o 24º (vigésimo quarto) mês, inclusive, a contar da data da primeira matrícula do aluno no curso. O aluno do Curso de Doutorado deverá apresentar junto à Comissão Científica da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS, até 60 (sessenta) dias antes da data do exame de qualificação, o projeto de tese para análise e parecer do relator. A Banca Examinadora de Qualificação para o Curso de Doutorado será homologada pela Comissão Coordenadora em articulação com o orientador e constituída por, no mínimo, 3 (três) professores doutores, sendo eles: o professor relator (docente do PPGP) e outros 2 (dois) professores externos ao PPGP. A participação do membro externo para o Exame de Qualificação no Curso de Doutorado poderá ser feita em uma das seguintes modalidades: a) Presencial; b) Não-presencial: o membro externo apresenta sua avaliação por escrito, no Formulário de Parecer para Exame de Qualificação, o qual deve ser enviado à secretaria do PPGP, através de correspondência ou e‐mail, desde que devidamente assinado pelo autor. O Formulário de Parecer para Exame de Qualificação deve ser lido pelo Presidente da Comissão Examinadora em público e diante do aluno, no ato da defesa. A possibilidade de emissão de parecer se aplica somente aos avaliadores externos; c) Por Videoconferência: a participação dos avaliadores externos em Exame de Qualificação também pode ocorrer via teleconferência ou outro meio de comunicação síncrona. Os alunos do Curso de Doutorado terão direito a um orientador desde o início de seus estudos, respeitando a sua respectiva área de concentração e disponibilidade de vagas conforme ingresso no processo seletivo. A defesa de tese ocorrerá após o doutorando: I – cumprir todos os 36 (trinta e seis) créditos – incluídos os aproveitados do cursos de mestrado; II – comprovar proficiência em dois idiomas estrangeiros; III – obter aprovação no Exame de Qualificação; IV – comprovar a publicação ou aceite em periódico científico qualificado (Qualis A1 a B1 ou equivalente) de 01 (um) artigo que compõe a tese. As comissões examinadoras de teses de Doutorado são constituídas de, no mínimo, 03 (três) doutores externos ao PPGP, sendo ao menos 01 doutor externo à PUCRS. Além dos membros referidos, integra a Comissão Examinadora o orientador que a preside e, ao menos, 01 (um) professor que tenha sido membro da Comissão Examinadora do exame de qualificação do projeto de tese. A defesa pública deve ocorrer contando ao menos com a presença do orientador e um dos integrantes da Comissão Examinadora. Os demais integrantes da Comissão Examinadora podem apresentar sua avaliação por parecer escrito, que deve ser enviado ao Coordenador do PPGP (por ofício, carta ou e-mail), e que deve ser lido pelo presidente da Comissão em público e diante do aluno, no ato da defesa. A possibilidade de emissão de parecer se aplica somente a avaliadores externos. A participação dos avaliadores externos em Comissão Examinadora também pode ocorrer via teleconferência ou outro meio de comunicação síncrona. Para requerer a defesa de tese, o doutorando deverá entregar, com antecedência de 45 (quarenta e cinco) dias, 01 (um) exemplar da tese a ser encaminhada pela Secretaria do PPGP para apreciação da Comissão Científica e homologação da Comissão Coordenadora. Após homologação, o doutorando deverá, em até 15 (quinze) dias, apresentar na Secretaria do PPGP 01 (um) exemplar da tese para cada membro da Comissão Examinadora. A tese é considerada aprovada ou reprovada conforme parecer atribuído pela Comissão Examinadora, logo após os procedimentos de defesa e avaliação. Aprovada a tese e feitas as correções exigidas pela Comissão Examinadora, o aluno deve entregar 02 (dois) exemplares da versão final da tese à secretaria para o encaminhamento devido, num prazo máximo de 60 (sessenta dias) dias, a contar da data de defesa. Na versão final, deve constar comprovante de submissão de um segundo artigo científico que compõe a tese a periódico qualificado (Qualis A1 a B1 ou equivalente), além do artigo aceito ou publicado (ver Art. 18º, IV). Somente após o cumprimento de todos estes requisitos o aluno poderá requerer o seu diploma. Para obtenção do título de Doutor o aluno deverá: I – completar os 36 (trinta e seis) créditos exigidos; II – ter sido aprovado no Exame de Qualificação; III – obter notas não inferiores a 6,0 (seis vírgula zero) em todas as modalidades de estudos e atividades, e coeficiente de rendimento não inferior a 7,0 (sete vírgula zero) no conjunto das disciplinas; IV – obter aprovação na defesa pública da Tese de Doutorado pela Comissão Examinadora; V – apresentar à Comissão Coordenadora 02 (dois) exemplares da versão final da tese.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Recursos Gerais
A Faculdade Católica Rondônia possui instalações adequadas à consecução do Programa, pois as condições de trabalho são desenvolvidas em salas de administração e salas de aula, em ambiente climatizado, com equipamentos tecnológicos fixos, com áudio e tela, conectados à internet, específicos para o trabalho acadêmico e científico.
A infraestrutura física e recursos materiais conta com equipamentos, laboratórios e instalações adequadas para as funções acadêmicas e administrativas, como segue um breve resumo: salas de aula equipadas com recursos audiovisuais (data show, caixas de som) e acesso à internet, outro laboratório de Informática com 30 computadores com acesso à internet banda larga e WiFi, espaço para a administração (secretarias, coordenações, sala de professores, salas de atendimento e orientação, etc.), 04 auditórios com capacidade de 100, 220, 350 e 1.500 pessoas, área de esporte e lazer, área de convivência, amplo estacionamento, capela, reprografia, restaurante universitário, refeitório, cozinha, banheiros com acessibilidade. Há ainda a projeção de construção de um prédio moderno com 4 andares, com 20 salas de aula cada (80 salas no total), na sede central da FCR, com previsão de início ainda em 2018.
Sediando o curso de DINTER em pauta, conjuntamente com a PUC-RS, a FCR cederá as instalações necessárias, os equipamentos e o pessoal de apoio (funcionários), bem como parte de seu corpo docente, para o seu pleno funcionamento.
Laboratório de Informática
A Faculdade Católica de Rondônia conta com um laboratório de Informática com 30 (trinta) computadores com processador intel dual core 2.2 ghz 1 gb de memória e 120 gb de disco rígido, com acesso rede de 100 mb por segundo. Conta com acesso à internet banda larga e WiFi. O laboratório está disponível, diariamente e exclusivamente, para uso dos estudantes do programa de DINTER entre PUC-RS e FCR das 8h às 22h.
Biblioteca
A Biblioteca da FCR dispõe de mais de 8.500 mil exemplares nas diversas áreas do conhecimento dispostos de forma a propiciar amplo acesso. A consulta ao acervo pode ser feita, também por meio informatizado. Contém 01 (uma) sala de estudos individuais com 9 (nove) gabinetes e 01 (uma) sala de estudos em grupos, ambas com acesso a internet WiFi, climatizadas e em ambiente agradável e propício ao estudo. Vale destacar ainda que a Biblioteca da FCR tem seu acervo clássico e sempre renovado quando solicitado por seus professores e alunos. Por força do Programa DINTER a FCR terá a infraestrutura necessária para disponibilizar aos estudantes do programa o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES.
INSTALAÇÕES DETALHADAS GERAIS
Infraestrutura para alimentação, convivência e mobilidade
• Cantina;
• Capela;
• Refeitório, equipada com fogão, geladeira, micro-ondas e acessórios, para atendimento aos funcionários;
• Espaço de convivência e lazer;
• Estacionamento.
Salas de aula
• Doze salas de aula equipadas com: ar condicionado, data show, cadeiras universitárias, mesa para professor, quadro branco, caixas de som e acesso à Internet, com as seguintes capacidades:
- 4 salas com capacidade de 30 lugares cada;
- 4 salas com capacidade de 50 lugares cada;
- 1 salas com capacidade de 60 lugares cada;
- 3 salas com capacidade de 70 lugares cada.
Instalações administrativas
• Almoxarifado;
• Gabinete do Reitor;
• Sala da Direção Acadêmica
• Sala da Direção Administrativa;
• Sala para a Secretaria - atendimento;
• Sala para a Secretaria - atividades internas e arquivo acadêmico;
• Sala de Reuniões;
• Sala para Coordenações de Curso;
• Salas para o Núcleo de Educação a Distância;
• Sala para o Núcleo de Assistência ao Estudante;
• Sala para Assessoria Jurídica, Financeiro e Recursos Humanos;
• Sala para Bolsistas e Professores - projetos de extensão e/ou pesquisa;
• Sala para Reprografia (fotocopiadora, impressões e encadernações).
Instalações para professores
• Sala utilizada para a realização de planejamentos de aulas, reuniões e permanência nos intervalos.
• Instalações sanitárias
Auditórios
• Auditório Institucional Interno;
• Auditório Institucional Externo, em parceria com a Arquidiocese;
• Auditórios da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB-RO).
Equipamentos, sistemas de informação, plataformas de cloud computing e Internet
• Servidores virtualizados em Provedor de Serviço de Cloud Computing
• Estações de trabalho - uso administrativo;
• Estações de trabalho - uso acadêmico;
• Notebooks;
• Caixas de som;
• Data shows/projetores multimídia;
• Links de Internet;
• Equipamentos para os serviços de telefonia fixa e móvel;
• Sistema de Gestão Educacional-Financeira: GVCollege - GVDasa Sistemas;
• Website Institucional;
• Portal Web para Estudantes e Professores;
• Plataforma para publicação de periódicos acadêmico-científicos;
• Plataforma G Suite for Education;
• Plataforma para gravação, edição e transmissão de conteúdo multimídia;
• Sistema Gerenciador de Aprendizagem;
• Sistema para webconferências.
Biblioteca
A Biblioteca ocupa uma área de 163 m², distribuída entre espaços destinados ao acervo, estudo em grupo, estudo individual, empréstimo, devolução, consulta ao acervo, setor de processamento técnico e guarda-volumes totalmente climatizados.
• Instalações para o acervo: compostas de estantes com livros distribuídos conforme as áreas do conhecimento humano, área destinada a empréstimo, devolução e renovação, e espaço destinado ao setor de periódicos, obras raras e processamento técnico;
• Instalações para estudo individual: compostas de nove cabines individuais de estudo com tomadas para utilização de notebook e acesso a rede sem fio;
• Instalações para estudo em grupo: compostas de quatro mesas e dezesseis cadeiras com tomadas para utilização de notebook e acesso à rede sem fio.
Acervo
O acervo bibliográfico é atualizado constantemente por indicação dos(as) coordenadores(as) ou por solicitação de gestores e estudantes em razão de novas edições ou para atualização dos temas estudados, além da aquisição sistemática de publicações destinadas a subsidiar os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos nas diversas áreas do conhecimento humano. A biblioteca disponibiliza para pesquisa uma coleção composta de obras raras de livros de Filosofia, Sociologia, Educação e Direito. O acervo da Biblioteca é composto de Livros, Obras de Referências, Obras Raras, Monografias, Artigos, TCCs, Periódicos e Multimeios (CD-ROM e DVDS). Possui o total de 3812 títulos e 8413 exemplares nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes e outras áreas. Também possui assinaturas em 9 periódicos.
Cronograma de Atividades:
Módulos Já Realizados:
1. Módulo na FCR: Fundamentos Éticos e Epistemológicos em Psicologia I - Professor Thiago Castro – Data: 11-15/04/2016.
2. Módulo na FCR. Metodologia da Pesquisa em Psicologia I - Professora Adriane Arteche- Data: 06-10/06/2016.
3. Módulo na FCR. Fundamentos Éticos e Epistemológicos em Psicologia II. Professor Adolfo Pizzinato- Data: 08-12/08/2016.
4. Módulo na FCR. Metodologia da Pesquisa em Psicologia II. Professora Manoela Oliveira. Data: 17-21/10/2016.
5. Módulo na PUCRS. A)Seminários de acompanhamento e pesquisa. Supervisão presencial Grupos de Pesquisa. Data: 09-20/01/2017. B) Ensaio Temático e produção textual (Marlene Strey e Angelo B. Costa). Data: 09-13/01/2017.C) Tópicos de Pesquisa em Psicologia Social ou Psicologia Clínica ou Cognição Humana. Professores Adolfo Pizzinato e Kátia Rocha; Margareth Oliveira e Adriane Arteche/ Christian Kristensen. Data: 15-19/01/2017
6. Módulo na FCR. Publicação Científica em Psicologia I. Professora Luísa Habigzang. Data: 13-17/03/2017
7. Módulo na FCR. Psicologia da Saúde. Professora Irani Argimon. Data: 15-19/05/2017
8. Módulo na PUCRS. A) Seminários de acompanhamento e pesquisa. Supervisão presencial.B)QUALIFICAÇÕES (manhãs) (entrega dos projetos até 05/06/2017). Data: 03-14/07/2017. C)Psicologia da Educação Professores Lilian Stein, Adolfo Pizzinato e Carolina Lisboa. Data: 10-14/07/2017
9. Módulo na FCR. Métodos e práticas de pesquisa para violência. Professora Carolina Lisboa. Data: 11-15/09/2017
10. Módulo na FCR. Revisão Sistemática da Literatura. Professora Tatiana Irigaray. Data: 06-10/11/2017
11. Módulo na PUCRS. Seminários de acompanhamento e pesquisa. Grupos de Pesquisa. Data: 08-19/01/2018
12. Módulo na PUCRS. Seminários de acompanhamento e pesquisa. Supervisão presencial. Data: 07-18/01/2019
13. Módulo na PUCRS. Revisão final e DEFESAS (29/11/2019 – prazo máximo de solicitação de defesa). Data: 07/2019 a 03/2020
Instituição Promotora
Coordenador:
ADRIANE XAVIER ARTECHE
Instituição de Ensino:
42005019 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUC/RS)
Logradouro:
AV. IPIRANGA, 6.681
Município-UF:
Porto Alegre -
RS
Telefone(s):
(55) 413- 1515 (55) 413-1280 (51) 33203571 (51) 33203854 (51) 33391564 (51) 33203501 (51) 33203859 (51) 33534431 (51) 33203568 (51) 33203568 (51) 33203875 (51) 33534103 (51) 33203858 (51) 33203658 (51) 33203500 (51) 33203676 (51) 33203537 (51) 33534059 (51) 33203539 (51) 33203635 (51) 33203606 (51) 33203572 (51) 33203572 (51) 33203512 (51) 33203535 (51) 33533946 (51) 33203500 (51) 33203250 (51) 33203350 (51) 33203758 (51) 33203859 (51) 33203350 (51) 33203535 (51) 33203875 (51) 33203572 (51) 33203554 (51) 33203537 (51) 33203539 (51) 33203758 (51) 33203572 (51) 33203568 (51) 33203676 (51) 33534103 (51) 33203512 (51) 33203658 (51) 33203250 (51) 33203568 (51) 33203635 (51) 33203500 (51) 33203650 (51) 33203524 (51) 33203524 (51) 33203513 (51) 33203676 (51) 33203500 (51) 33203554 (51) 33203540 (51) 33203681 (51) 33203681 (51) 3203658 (51) 33203537 (51) 33203500 (51) 33203568 (51) 33203912 (33) 203512 (51) 33203606 (51) 33203611 (51) 33203500 (51) 33208153 (51) 33203534 (51) 33203620 (51) 33203858 (51) 33534059 (51) 33203500 (51) 33203631 (33) 203539 (51) 33203572 (51) 33203318 (33) 203350 (51) 33203538 (33) 203538 (51) 33203538 (51) 33203500 (51) 33203554 (51) 33203631 (51) 33203534 (51) 33203500 (51) 33536031 (51) 33203500 (51) 33534103 (51) 33203500 (51) 33203500 (51) 33203676 (51) 33534167 (51) 33538507 (51) 33203840 (51) 33203500 (51) 33203844 (51) 33203829 (51) 33203829 (51) 33203537 (51) 33534827 (51) 33203836 (51) 33534605 (51) 33203558 (51) 33203676 (51) 33203920
E-mail Institucional do Programa:
propesq@pucrs.br
Instituição(ões) Receptora(s)
FACULDADE CATÓLICA DE RONDÔNIA
Coordenador:
FABIO RYCHECKI HECKTHEUER
Logradouro:
Avenida Governador Jorge Teixeira, 4100, Costa e Silva
Município-UF:
Porto Velho -
RO
Telefone(s):
(55) 413- 1515 (55) 413-1280 (51) 33203571 (51) 33203854 (51) 33391564 (51) 33203501 (51) 33203859 (51) 33534431 (51) 33203568 (51) 33203568 (51) 33203875 (51) 33534103 (51) 33203858 (51) 33203658 (51) 33203500 (51) 33203676 (51) 33203537 (51) 33534059 (51) 33203539 (51) 33203635 (51) 33203606 (51) 33203572 (51) 33203572 (51) 33203512 (51) 33203535 (51) 33533946 (51) 33203500 (51) 33203250 (51) 33203350 (51) 33203758 (51) 33203859 (51) 33203350 (51) 33203535 (51) 33203875 (51) 33203572 (51) 33203554 (51) 33203537 (51) 33203539 (51) 33203758 (51) 33203572 (51) 33203568 (51) 33203676 (51) 33534103 (51) 33203512 (51) 33203658 (51) 33203250 (51) 33203568 (51) 33203635 (51) 33203500 (51) 33203650 (51) 33203524 (51) 33203524 (51) 33203513 (51) 33203676 (51) 33203500 (51) 33203554 (51) 33203540 (51) 33203681 (51) 33203681 (51) 3203658 (51) 33203537 (51) 33203500 (51) 33203568 (51) 33203912 (33) 203512 (51) 33203606 (51) 33203611 (51) 33203500 (51) 33208153 (51) 33203534 (51) 33203620 (51) 33203858 (51) 33534059 (51) 33203500 (51) 33203631 (33) 203539 (51) 33203572 (51) 33203318 (33) 203350 (51) 33203538 (33) 203538 (51) 33203538 (51) 33203500 (51) 33203554 (51) 33203631 (51) 33203534 (51) 33203500 (51) 33536031 (51) 33203500 (51) 33534103 (51) 33203500 (51) 33203500 (51) 33203676 (51) 33534167 (51) 33538507 (51) 33203840 (51) 33203500 (51) 33203844 (51) 33203829 (51) 33203829 (51) 33203537 (51) 33534827 (51) 33203836 (51) 33534605 (51) 33203558 (51) 33203676 (51) 33203920
E-mail Institucional do Programa:
fcr@fcr.edu.br
Documentos