Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
INFRAESTRUTURA FÍSICA E INSTALAÇÕES ACADÊMICAS Dimensão: Instalações Gerais Infraestrutura Física e Instalações Acadêmicas A Faculdade La Salle conta com adequadas instalações para acomodar seus alunos, tanto na área física como também no mobiliário e equipamentos variados que facilitam a aprendizagem e a formação profissional. As salas de aula, laboratórios, instalações sanitárias, administrativas, didático-pedagógicas, auditórios, estacionamento e áreas de convivência relacionadas a seguir, com suas dimensões físicas averiguadas in loco, são adequadas às normas institucionais, respeitando o número de usuários e o tipo de atividade propostas pelos cursos de, com isolamento de ruídos externos e satisfatória audição interna. A área construída atual é de 21.801,00m² Salas de aula Possuem espaço físico adequado às normas institucionais, com classes individuais e em número suficiente, destinadas ao corpo discente, com isolamento de ruídos externos e satisfatória audição interna, num total de 62 salas. Instalações administrativas As instalações administrativas estão no térreo do Bloco B. Compõem-se de: Setor de Registro e Controle Acadêmico, Recursos Humanos, Financeiro, Recepção e Direção. Possuem espaços físicos apropriados para o tipo de atividades que se destinam, com luminosidade natural e artificial. As instalações são mobiliadas e equipadas para atender as necessidades específicas de cada setor. Instalações para docentes Sala de estar dos Professores: ambiente amplo, arejado. Situada no 2º andar, do Bloco C com área de 72m², podendo ser utilizada em todos os turnos, equipada com mobiliário adequado, telefonia, acesso à internet e ar condicionado. - Sala de reuniões diversas: situada no térreo do Bloco B com 25m²; - Sala dos Conselhos (reuniões): situada no 2º andar do Bloco C com 24,50m² - Gabinetes de trabalho situados: 2º andar do Bloco C com 10,50m² cada um - Sala de pesquisa e NDE com 64,75m² - Sala de pesquisa com 10,50m² Salas de coordenação de cursos As coordenações dos cursos contam com 10 salas 10,50m², arejadas, com luminosidade natural e artificial, equipadas com telefonia, computadores com acesso à internet e mobiliário adequado ao seu trabalho e ao atendimento de pessoas. Teatro e auditórios • Teatro La Salle: Área: 634,11m²; capacidade para 550 pessoas; infraestrutura de áudio e vídeo; • Auditório do Bloco A com 170 lugares e com área de 180m² • Auditório do Bloco C com 150m² de área e capacidade para 140 pessoas. Os auditórios possuem luminosidade natural e artificial, aparelhagem de áudio e vídeo e são destinados a várias atividades acadêmicas, culturais, comemorativas, feiras exposições e mostras. Também são espaços abertos para a comunidade local. Ginásios, piscinas e campo society A Faculdade La Salle possui vários espaços destinados à prática esportiva e à educação esportiva. Atendem tanto as necessidades da educação superior como da educação básica. Além disso, são espaços abertos para a comunidade local. Dentre os principais espaços, destacamos quatro ginásios cobertos para prática poliesportiva e para educação esportiva, quatro quadras esportivas abertas para o treinamento desportivo, uma piscina semiolímpica e uma infantil, um campo de futebol society. Espaços de convivência Os espaços de convivência estão situados em vários locais no Campus da Faculdade La Salle: espaços nas proximidades das cantinas, corredores, hall de entrada, na área esportiva e hall do Bloco C, com 471,5m². Há extensos jardins que se integram harmoniosamente à estrutura dos prédios, através de passarelas cobertas. Os locais de convivência estão mobiliados com bancos de jardim, aparelhos de televisão e bebedouros. Outro espaço de convivência é o Recanto, área utilizada principalmente para festividades, confraternizações e encontros de natureza variada equipado com cozinha, conjunto de banheiros, com área de 248,04 m². Cantinas A Instituição conta com duas cantinas localizadas nas laterais do Bloco A e uma no do Bloco C. Possuem espaço de convivência e são mobiliadas e equipadas para atender as necessidades dos discentes, docentes e funcionários. As cantinas disponibilizam variedade de produtos alimentícios, incluindo também oferta de lanches naturais e gastronomia local. Atendem às demandas da comunidade acadêmica. 2 Serviço de Suporte Acadêmico - Multimeios O Serviço de Suporte Acadêmico, com sala própria, tem o objetivo de proporcionar um atendimento focado aos docentes da Instituição no que se refere a questões de equipamentos de multimídia e material de apoio para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. O setor realiza empréstimos de equipamentos conforme cronograma de atividades da Instituição, entre outros. QUANTIDADE EQUIPAMENTOS 14 Amplificadores 01 Aparelhos de Som 05 Caixa Amplificada 04 CD Player 04 Duplo Deck 02 Equalizador 01 Filmadora 01 Máquina de fumaça 02 Máquina Fotográfica 01 Mesa de DJ 01 Mesa de luz c/ 42 canais 05 Mesa de som 18 Microfone 05 Notebook 01 Projetor c/ telão 02 Projetor Multimídia 08 Rádio gravador com CD 04 Tela para projeção 03 Televisor 07 Televisor com vídeo Salas de apoio NAA – NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO: a sala é equipada com um uma mesa com gavetas, três poltronas, uma cadeira giratória, computador, impressora, telefone e armário. Esta sala se localiza no Bloco B. ADP – APOIO DIDÁTICO PEDAGÓGICO: é equipada com uma escrivaninha com gavetas, três poltronas, uma cadeira giratória, computador, uma impressora, telefone e um armário. Esta sala se localiza no Bloco C. PESQUISA: as salas de pesquisa são equipadas com 1 armário para livros, uma mesa com gavetas, computadores e uma impressora centralizada e rede sem fio disponível, salas climatizadas. Estão localizadas no Bloco C. 3 Biblioteca Considerações Gerais A Biblioteca La Salle, da Faculdade La Salle, está situada no térreo do Bloco C. Abriga os acervos de referência, de livros, e de coleções especiais, de periódicos, balcão de atendimento e salas de estudo em grupo, terminais de consulta, espaços de estudo individual, além de poltronas confortáveis para leitura de jornais e revistas. Todo o ambiente é climatizado, para um maior conforto térmico dos usuários bem como, para a conservação do material bibliográfico. É um órgão suplementar e se destina a auxiliar a Faculdade no cumprimento de seus objetivos especiais de natureza científica, técnica e cultural. Por outro lado, busca fornecer, sob diversas formas, toda e qualquer informação solicitada pelos usuários, desempenhando, cada vez mais, um papel essencial de apoio para aquisição do conhecimento. Caracterização da Biblioteca A Biblioteca La Salle caracteriza-se pela sua estrutura moderna e atualizada, estando em ascensão e desenvolvimento, o que a torna apta a exercer sua função junto à Faculdade, possibilitando a esta a consecução dos seus objetivos. Para tanto, oferece à comunidade acadêmica um acervo informatizado, diversificado entre livros, teses, dissertações, monografias, projetos, periódicos científicos, jornais, revistas e materiais especiais (multimídia). Participa das atividades promovidas pela Instituição, tais como: Semana Acadêmica, Palestras, Seminários, Encontros e outros Eventos Culturais. O atendimento é extensivo ao público em geral, com exceção de alguns serviços específicos, restritos aos alunos e funcionários da Faculdade La Salle. Mobiliário e Equipamento • Salão de leitura: 15 mesas e 60 cadeiras • Cabines para estudo individual: 10 cabines e 10 cadeiras. • Salas de estudo em grupo: 6 salas e 28 cadeiras. • Acervo: 48 estantes. • Hemeroteca: 7 estantes, 3 expositores para revistas e 8 poltronas. • Computadores: 4 para consulta ao Catálogo Eletrônico; 16 para pesquisa e digitação de trabalhos acadêmicos. • Sistema antifurto: 2 • Setor Administrativo: 6 mesas; 7 cadeiras; 5 armários; 1 carrinho para transportar livros; 5 computadores; 4 impressoras; 3 leitores de código de barras. Sistema de Consulta ao Acervo • Livre acesso ao material bibliográfico. • Rede Pergamum: a consulta ao acervo bibliográfico ocorre através do software Pergamum - Sistema Integrado de Biblioteca. Tem a finalidade de melhorar a qualidade global dos serviços dos usuários, promover a cooperação no tratamento da informação e o compartilhamento de recursos de informação. Serviços Serviço de Referência; Empréstimo Domiciliar; Atendimento Personalizado e de Apoio à Pesquisa; Acesso ao Catálogo Eletrônico, a Bibliotecas Digitais e Repositórios, a Redes de Cooperação e à Comutação Bibliográfica através do COMUT; Levantamento Bibliográfico; Interface entre Direção Acadêmica, Corpo Docente e Discente na organização de atividades culturais; Orientação aos usuários quanto ao uso dos recursos informacionais disponíveis. Composição do acervo 2.708 Livros com 18.784 exemplares 3 Folhetos/catálogos/relatórios cartazes com 7 exemplares 1.060 Monografias/dissertações/teses com 1.060 exemplares 12 Referência com 332 exemplares 2 Anais com 11 exemplares 79 CD-ROM/Grav. de som e vídeo com 394 exemplares 28 Normas com 55 exemplares Total 3.892 Obras com 20.573 exemplares Fonte: Sistema Pergamo Tabela 2 – Acervo de periódicos 36 periódicos correntes com 627 Exemplares 20 periódicos não correntes com 1.449 Exemplares Total 56 periódicos com 2.076 Exemplares 4 Infraestrutura da Área Esportiva • Campo de futebol society com 1500m² • Ginásio I com 668,27m² com salas anexas: sala de professores com 17,98m²; sala de coordenação com 17,98m²; sala da banda com 25,80m²; conjunto de banheiro masculino e feminino com 25,60m² cada um; sala de xadrez com 25,80m²; salão de tênis de mesa com 121,77m² • Piscina semiolímpica com 313,75m²; dois conjuntos vestiários (masculino e feminino) com 17,11m²; depósito de material da piscina; sala de coordenação com 16,53m² com 21,28m²; sala de professores com 21,28m² e sala de material esportivo com 71,70m² • Guarda-volumes com 47 m² • Ginásio 1 com 813,441m² • Ginásio 2 com duas quadras formando com 1312,04m² • Três quadras descobertas para voleibol • Uma quadra descoberta para basquete. 5 Infraestrutura de apoio • Sala café com 19,75m² • Depósito da cozinha com 19,5m² • Sala das serventes com 29,87m² • Sala de colaboradores de manutenção com 29,87m² • Sala de descanso com 30 m² • Almoxarifado da manutenção com 30 m² • Área de serviços de manutenção com 85,4m² 6 Estacionamento para Professores e Acadêmicos A Faculdade La Salle possui três espaços dedicados a estacionamento. Dois deles, preferentemente, para os acadêmicos e um para docentes e colaboradores. O estacionamento norte possui 210 vagas. O estacionamento sul possui 130 vagas. Já o estacionamento nos fundos do Bloco C possui 30 vagas. 7 Manutenção e Conservação dos Equipamentos A manutenção e conservação dos equipamentos bem como sua constante atualização e ampliação, é realizada periodicamente por uma equipe de funcionários capacitados para exercer a função. Os procedimentos de manutenção são divididos em 3 grupos: manutenção preventiva, manutenção corretiva e manutenção de emergência. Os procedimentos de manutenção incluem as atividades de: • Substituição de peças ainda em condições de uso ou funcionamento cujo tempo de uso esteja próximo ao final do tempo de vida útil; • As reformas de instalações e equipamentos de forma a minimizar a probabilidade da ocorrência de incidentes e interrupções nas rotinas de trabalho; • As reformas necessárias à implementação de novas atividades; • As reformas necessárias para a ampliação e/ou aumento da capacidade das atividades já existentes; • Os consertos e reformas necessárias após a ocorrência de acidentes e/ou incidentes; • Reformas que atendem a minimização e/ou eliminação de riscos de acidentes de alta ou altíssima probabilidade. 8 Quadro de áreas da Faculdade La Salle BLOCO A Andar térreo Recepção e áreas de circulação Segundo andar 01 conjunto de banheiro masculino e um feminino com 20,39m² cada um 04 salas de aulas com 75,56m² cada uma 01 auditório para 170 lugares, com 188,35 m² Terceiro andar 01 conjunto de banheiro masculino e um feminino com 19,10m² cada um 4 salas de aulas com 75,56 m² 05 salas de 30m² cada uma Quarto andar 01 conjunto de banheiro masculino e um feminino com 19,10m² cada um 4 salas de aulas com 75,56 m² Salão aberto de 147m² BLOCO B Andar térreo 11 salas de aulas com 59,30m² Laboratório de ciências com 107,12m² 02 conjuntos de banheiros masculinos e 02 femininos) com 25,80m² Reprografia com 25,80m² Sala de primeiros socorros com 36,18m² Sala de monitoramento 12,90m² Hall de convivência com 107,12m² Sala de atendimento de alunos (SCT) com 26,80m² Sala de atendimento de alunos com 22,36m² Setor financeiro com 46,65m² Tesouraria com 21,76m² Telefonista com 10,67m² Serviço de registro de controle acadêmico com 47,49m² Direção da Faculdade com 30,80m² Secretaria da direção com 24,45m² Vice Direção com 21,14m² Sala dos Conselhos/Sala de Reuniões com 49,57m² Conjunto de banheiros (masculino e feminino) com 7,12m² cada um Direção administrativa com 21,14m² Recursos humanos com 27,45m² Gabinete multiuso com 16,98m² Segundo andar 12 salas de aula com 59,30m² O1 sala de aula com 107,12m² Laboratório de informática com 82,80m² Sala de pastoral com 25,80m² Setor de apoio acadêmico (multimeios) com 25.80m² 02 conjuntos de banheiros (masculino e feminino) com 25,80m² Supervisão Educativa e secretaria com 23.60m² Coordenações pedagógicas com 47,90m² Ouvidoria com 9,03m² Direção da Revista 9,03m² Tecnologia da informação com 55,25m² Assessoria da Comunicação com 24,45m² Direção do Colégio e secretária com 30,16m² 04 salas de pesquisa com 9,03m² cada uma Núcleo de apoio ao aluno com 9,03m² Conjunto sanitário masculino e feminino com 7,12m² Sala de professores com 66,67m² Anexo ao Bloco B Sala de educação artística com 56,68m² Sala de dança com 37,67m² Subestação elétrica 21,72m² Gerador elétrico com 12,12m² Almoxarifado (material de limpeza) com 18,47m² Arquivo morto com 37,53m² Sala de depósito e limpeza com 43,93m² BLOCO C Andar Térreo Área de convivência Biblioteca 1 com 458,67m² + Biblioteca Infantil com 76,36m² Capela com 90m² Biblioteca 2 com 151,50m² Auditório com 151,50m² para 140 pessoas 02 conjuntos de sanitários (um masculino e um feminino) com 29,25m² cada um Segundo Andar 01 sala de aula com 103,30m² 06 salas de aula com 63,12m² 02 conjuntos de sanitários (um masculino e um feminino) com 29,25m² cada um Sala dos professores com 76,36m² Recepção da Pró-Diretoria acadêmica com 31,20m² Pró-Diretoria acadêmica com 21m² Sala de Reuniões e Conselhos com 24,50m² Secretaria da Pró-Diretoria acadêmica com 31,20m² 11gabinetes para coordenadores de curso com 10,50m² cada um Salas de pesquisa e NDE com 21m² Salas de pesquisa com 10,50m² 02 conjuntos de banheiros (masculino e feminino) para professores com 9m² Terceiro Andar 03 salas de aula com 105,30m² 05 salas de aula com 64,13m² 04 salas de aula com 75,00m² 02 conjuntos de sanitários (um masculino e um feminino) com 29,25m² cada um Quarto Andar 02 salas de aula com 105m² 06 salas de aula com 64,13m² 02 laboratórios de informática divididos com 75m² cada um 01 sala de apoio com 18,60m² 01 laboratório de informática com 75m² 01 laboratório de anatomia com 118,35m² 02 conjuntos de sanitários (um masculino e um feminino) com 29,25m² 9 Espaço Físico Acadêmico Laboratório de Anatomia Linha de Atuação: neste laboratório os alunos estudam o Corpo Humano, tendo como referencial o aparelho locomotor e o movimento humano. Características Físicas: Laboratório climatizado com 129, 96 m², luz indireta e dirigida, cinco bancadas, duas mesas laterais fixas, uma pia com água encanada, dois armários fixos para peças, um quadro em fórmica para pincéis hidrófilos, cinquenta bancos, um computador, peças sintéticas anatômicas adequadas às aulas com quantidade e qualidade satisfatórias para a prática curricular. Relação de equipamentos 01 Coluna vertebral flexível modelo padrão 02 Articulação do ombro 02 Articulação do quadril 02 Articulação do joelho 01 Articulação da coluna 01 Simulador de cuidados com paciente 02 Braço esquerdo/direito musculado 6 partes 01 Perna esquerda musculada 9 partes 02 Modelo de mão grande e pequeno 01 Cabeça e pescoço musculados 5 partes 01 Corte da pele ampliada 70 vezes 01 Modelo clássico de coração 2 partes 01 Modelo luxo de pulmão tamanho natural 7 partes 01 Sistema digestivo 2 partes 01 Estômago com pâncreas e duodeno 3 partes 01 Fígado e vesícula biliar 1,5 vezes ampliado 01 Rim com glândula supra renal 01 Sistema urinário completo bissexual 6 partes 01 Série de gravidez completa 3B do L10/1 ao L10/8 01 Pélvis de gravidez tamanho natural 3 partes 01 Esqueleto Humano sintético – Tamanho Natural – Com Suporte 02 Torso Masculino/Feminino com 28 peças 01 Módulo – Ouvido e Pavilhão Auditivo 01 Módulo – Olho 01 Módulo – Crânio e Face – 8 pecas 01 Módulo – Cabeça em osso sintético 02 módulos – Crânio – 4 peças 01 módulo Crânio – 8 peças – Colorido 0l Modelo muscular completo 01 pôster – Órgãos dos Sentidos 01 pôster – Sistema Sensorial 01 pôster – Sistema Digestivo 01 pôster – Sistema Respiratório 01 pôster – Sistema Reprodutor Masculino 01 pôster – Sistema Reprodutor Feminino 01 pôster – Sistema Linfático 02 pôsteres – Sistema Nervoso 01 pôster – Sistema Muscular 01 pôster – Riscos do Tabagismo 01 pôster – Drogas 02 Computadores multimídia 01 balcão com armários 01 estante com balcão 02 mesas para estudos 25 bancos de madeira – tipo tamborete. 01 coração – tamanho grande 01 modelo de pulmão 01 placa de sistema cardiorrespiratório 01 modelo da face órgãos internos 01 modelo cérebro – tamanho grande 01 aparelho urinário masculino 01 aparelho urinário feminino 01 placa do sistema urinário 01 torso masculino – órgãos internos 01 modelo de musculatura superficial do pé direito 02 crânios 02 Ossos da coluna cervical 03 placas do aparelho digestório 01 placa circulação sanguínea 01 modelo cabeça e pescoço 01 placa camada da pele 01 pavilhão auricular 01 órgão reprodutor masculino 01 órgão reprodutor feminino 08 peças de mudanças de gênero 01 modelo de corpo humano em tamanho natural com órgãos internos e músculos Laboratório de Fisiologia do Exercício Linha de Atuação: Desenvolver conhecimentos relacionados a: respostas orgânicas dos indivíduos na prática da atividade física e no esporte; respostas orgânicas gerais e neurofisiológicas relacionadas com aptidão física e avaliação vinculada a atividade física e saúde; avaliação da performance humana em diferentes faixas etárias. Características Físicas: Laboratório climatizado, medindo 130 m², armários de aço, quadros em fórmica, isolamentos de ruídos externos e boa audição interna, com o uso de equipamentos. Luminosidade artificial, adequação dos mobiliários e aparelhagens específicas para a sala, equipamentos atualizados, com qualidade e quantidade adequados. Laboratório de Cineantropometria e Fisiologia do Exercício Relação de Equipamentos I T E N S-Unidades- Balança mecânica 110 ch com régua antropométrica - Welmy-01-unidades Kit avaliação leitura direta - Sanny-01-unidades Esfigmomanômetro/Aparelho de pressão aneroide premium – braçadeira velcro-03-unidades Esfigmomanômetro/Aparelho de pressão digital de pulso G-TECH-03-unidades Estadiômetro compacto Sanny – Tipo Trena -01-unidades Pedômetro Wiso – cor branco-01-unidades Simetrógrafo/ Posturografo - Sanny-01-unidades Trena antropométrica sem trava em aço 2M - Sanny-06-unidades Medidor de glicemia G-TECH -01-unidades Lâminas de testes de glicemia – 50 unidades-02-unidades Paquímetro ósseo Prime Medida 15 cm-05-unidades Adipômetro Científico Prime Med DG+-01-unidades Banco de Wells Portátil Physical-01-unidades Kit avaliação física científico 3 – Terra azul-01-unidades Kit de Flexibilidade corporal – científico -01-unidades Goniômetro-03-unidades Esteira Profissional LX Classic 3.0-01-unidades Bicicleta Ergométrica Profissional LX 120-01-unidades Dinamômetro-01-unidades Balança de pé (simples)-01-unidades Ergometric 6,0 software – análise de composição corporal-01-unidades Adipômetro Cescorf – série 311132-01-unidades Adipômetro Cescorf Científico- série 311153-01-unidades Adipômetro Cescorf – série 11101051-01-unidades Fita métrica (simples)-03-unidades Fita métrica (semiprofissional)-01-unidades Paquímetro grande -02-unidades Relógio Pollar Mod.-02-unidades Sensores Pollar Mod. -02-unidades Flexímetro Mod. -01-unidades Estetoscópio Mod.-01-unidades Plicômetro Eletrônico Mod. skyndex-01-unidades Interface USB Pollar (scanner)-01-unidades Dinamômetro Grip-D – série 63160497-01-unidades Estetoscópio duplo - Glicomeo-01-unidades Medidor de pressão arterial e pulsação – esfigmomanômetro eletrônico digital-01-unidades Pedômetro digiwalker (falta bateria)-01-unidades Baseline transferidor (flexibilidade)-02-unidades Bola-01-unidades Banco de Wellms-01-unidades Banco de Step-01-unidades Accurend Plus Roche Aparelho Monitor-01-unidades Tiras Glicose cx. com 25un - Roche-01-unidades Tiras Colesterol cx. com 25un - Roche-01-unidades Tiras Triglicerídeo cx. com 25un - Roche-01-unidades Tiras Lactato cx. com 25un - Roche-01-unidades Balança HBF – 514C de controle corporal de corpo inteiro - omron-01-unidades Oxímetro de dedo A2 - NCS-01-unidades Tubo Plástico Latex 1,5m-01-unidades Bola de exercício anti burst cinza 75 cm-01-unidades Aparelho de pressão dig semiaut gtech-01-unidades Prancheta de ofício-04-unidades Armários de metal -05-unidades Colchonetes-06-unidades Kit primeiros socorros (algodão, povidine, água oxigenada, álcool hidratado, 03 luvas cirúrgicas estéreis, tesoura, esparadrapo impermeável, termómetro clínico oval, 06 compressas, 04 ataduras-01-unidades Colares cervicais-03-unidades Reanimador manual adulto em silicone com reservatório-01-unidades Eletrocardiógrafo ECG digital interpretativo 12 canais-01-unidades Maca portátil tipo diva com rodas preta - avanco-01-unidades Kit de imobilização e resgate tipo CIPA com capa azul - Almedical-01-unidades Manequim Bissexual com órgãos internos básico - Anatomic-01-unidades Cadeira de rodas 1009 RN em nylon - Baxmann-01-unidades Sala de Musculação Linha de atuação: nesta sala professores e alunos desenvolvem conhecimentos relacionados a: respostas das estruturas musculares dos indivíduos quando submetidos às práticas sistemáticas de atividades físicas ou no treinamento esportivo em diferentes faixas etárias; avaliação da performance humana. Características Físicas: Sala climatizado, medindo 257,5 m², adequado ao número de usuários, luminosidade e ventilação natural e artificial, mobiliário e aparelhagens específicas, equipamentos atualizados, conservados e de qualidade e quantidade adequados, tais como: esteiras e bicicletas ergométricas, multiestação, remada baixa, desenvolvimento lateral, flexor de pernas, deck peck, legpress, extensor de pernas, lombar e outros equipamentos individuais Relação dos equipamentos QTD. 07 Bicicletas ergométricas 09 Esteiras 04 Flexores 04 Extensores 01 Adutores 01 Abdutores 02 Peitorais 03 Polias superior 03 Cross Over 04 Banco supino 02 Espaldares 01 Suportes para Anilha 02 Abdominais de solo 03 Multiestação 03 Desenvolvimento lateral 20 Barras cromadas e anilhas sextavadas. Sala de Dança, Expressão Corporal e Ginástica Linha de atuação: nesta sala, nas aulas práticas os alunos estudam e pesquisam a dança como elemento fundamental da Educação Física, considerando o desenvolvimento de crianças adolescentes e adultos. Características Físicas: sala climatizada, medindo 126m², adequado ao número de usuários, luminosidade e ventilação artificial, mobiliário e aparelhagem específicas, equipamentos atualizados, conservados e de qualidade e quantidade adequados, tais como: paredes espelhadas, espaldares, pisos adequados, som e outros equipamentos necessários às aulas. Relação dos equipamentos QTD. EQUIPAMENTOS 50 Colchonetes de espuma 02 Espaldares 30 Halteres 30 Tornozeleiras com peso 03 Anilheiro 06 Step p/ ginástica 01 Aparelho de som completo 30 Bastões Sala de Lutas Linha de atuação: nesta sala os alunos estudam e pesquisam as lutas como elemento fundamental para a Educação Física, buscando diferentes formas de aproveitá-la como proposta pedagógica que auxilia na formação de crianças e adolescentes. Características Físicas: sala climatizada, medindo 130m², adequado ao número de usuários, luminosidade adequada, mobiliário e aparelhagem específicas, equipamentos com qualidade e conservados, tais como: paredes revertidas com proteção, piso adequado à prática. Relação dos equipamentos QTD. EQUIPAMENTOS 01 Tatame com encaixe 01 Balança antropométrica 02 Armários 01 Quadro portátil para aulas teóricas Sala de Ginástica Olímpica / Ginásio Linha de atuação: nesta sala os alunos desenvolvem um conjunto de conhecimentos na área da ginástica que lhe permitam uma escolha consciente das técnicas e métodos didáticos, de forma a poderem atuar eficazmente no processo de desenvolvimento motor, utilizando estratégias de intervenção adequadas. Características Físicas: ginásio adaptado aos aparelhos, luminosidade adequada, montagem dos aparelhos específicos e pisos adequados à prática. Relação dos equipamentos QTD EQUIPAMENTOS 01 Cama elástica redonda 01 Mini Trampolim 02 Plintos Piramidais 01 Cavalo Olímpico 01 Paralela Simétrica 01 Argola Olímpica 01 Trave olímpica 10 Colchões de espuma grande 01 Espaldar 01 Tapete de GRD Laboratórios de Informática Linhas de atuação: os laboratórios de informática são espaços pedagógicos disponíveis para todos os cursos e componentes curriculares. Podem ser utilizados para o alcance de diferentes objetivos no processo de ensino e aprendizagem. São utilizados tanto pelos docentes como pelos discentes. Espaço físico: a Faculdade La Salle conta com 06 laboratórios de informática conforme quadro a seguir. Estão conectados à Internet. LAB01 – Processador Core i3, 4Gb mem., 300Gb HD – 50 computadores; LAB02 – Processador Core i3, 4Gb mem., 1T HD – 18 computadores; LAB03 – Processador AMD Athlom64 X2, 2Gb mem., 200Gb HD – 18 computadores; LAB04 – Processador AMD Athlom 64 X2, 1Gb mem., 80Gb HD – 36 computadores; LAB05 – Processador AMD Athlom 64 X2, 1Gb mem., 80Gb HD – 18 computadores; LAB06 – Processador AMD Athlom 64 X2, 1Gb mem., 80Gb HD – A CONFIRMAR; - Servidor: Processador: Pentium 4; Memória: 2GB; HD: 80GB - Servidor Power Edge 2950 Dell: 02 Processadores: Intel Xeon 2.66 Ghz; Memória: 8 GB; HD: 300GB Laboratório de Gestão da Produção Industrial Linha de atuação: tem como principal objetivo dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão em temas relativos à Gestão da Produção e de Operações, Gestão de Tecnologia e Gestão da Qualidade, no que se refere ao desenvolvimento de métodos, técnicas e ferramentas de gestão, bem como à modelagem, análise e projetos de sistemas de gestão. Características físicas: o laboratório tem pelo menos 18 máquinas de trabalho e disponibiliza os seguintes softwares e aplicativos: ARENA – simulação de sistemas produtivos; MATLAB e MINITAB – métodos quantitativos; VISIO – representação e sistemas. Laboratório de simulação da produção – LABSIM Linha de atuação: tem como objetivo auxiliar o aprendizado de modelagem simulação dos componentes curriculares de Planejamento e Controle da Produção e Simulação dos Processos Produtivos. Características físicas: o laboratório tem 18 máquinas de trabalho e disponibilizam os seguintes softwares e aplicativos: LINDO – Programação Linear; ARENA – Simulação da Produção; PROMODEL – Simulação da Produção. Núcleo de Prática Jurídica – NPJ Linha de atuação: tem como finalidade principal proporcionar ao acadêmico situações concretas da prática jurídica. Características físicas: o núcleo de prática jurídica funciona num conjunto de salas em que os académicos realizam seus estágios atendendo ao público externo. Há uma sala de coordenação, sala de reuniões e recepção do núcleo. As salas são equipadas com mobiliário e equipamentos em bom estado e em quantidades suficientes. São salas arejadas e com luminosidade natural. Todo o núcleo tem acesso à Internet através de conexão sem fio. ATENDIMENTO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS A Faculdade La Salle dispõe de acessibilidade para deficientes, pois possui dois professores intérpretes da língua de sinais, para deficientes auditivos, que também ministram o componente curricular Libras para o curso de Educação Física e para os outros cursos como Administração, Ciências Contábeis, Relações Internacionais e os que serão implantados até o final da vigência deste PDI que têm o componente curricular Libras como optativa nas estruturas curriculares. Por outro lado, a Instituição possui elevadores em todos os blocos, adaptados para cegos, passarelas, rampas, banheiros adaptados em número adequado, sistema som interno e externo. Possui também: • Rampas de acesso, com inclinações adequadas e corrimãos que permitem o deslocamento dos portadores de necessidades especiais aos locais de uso coletivo; • Elevadores possuem espaço suficiente para colocação de cadeiras de rodas que permitem acesso aos diversos pavimentos do prédio de salas de aula, biblioteca e salão de atos; • Banheiros masculinos e femininos equipados com barras de apoio; • Sinalização tátil em toda a instituição tanto nos corredores como espaços de convivência; • Estacionamento rotativo na frente da Instituição, para que os portadores de necessidades especiais possam ter acesso privilegiado. Os estacionamentos da Instituição são sinalizados com reserva de espaço aos portadores de necessidades especiais e idosos; • Prioridade ao atendimento aos portadores de necessidades especiais nos diferentes setores da Instituição; • Intérpretes de Libras com o objetivo de realizar a tradução, da Língua Brasileira de Sinais para Língua Portuguesa e vice-versa, acompanhando os alunos surdos matriculados na instituição nos diversos momentos em que se fizerem necessários e assessorar os professores para o melhor atendimento aos alunos surdos. Além dessas medidas a Faculdade La Salle Manaus, implementará, de forma contínua, as seguintes ações: • Acessibilidade atitudinal: palestras informativas (alunos, docentes, discentes, familiares e/ou responsáveis); formação continuada para docentes e toda a comunidade institucional; diálogo e orientação à família e/ou responsáveis através do Núcleo de Apoio ao aluno (NAA). • Acessibilidade metodológica/pedagógica: adaptações de acesso ao computador: adaptações da postura sentada; auxílio técnico no processo de inclusão; parceria com profissionais de diversas áreas; atuação de intérprete de Libras para alunos surdos; atuação de leitor/escriba para alunos com cegueira, transtorno do espectro autista e deficiência física; provas ampliadas para alunos com baixa visão. • Acessibilidade Programática: informar/esclarecer à família, docentes e equipe acadêmica sobre a legislação vigente (direitos de acessibilidade). • Acessibilidade instrumental: adaptações de acesso no computador, teclados e mouses adaptados, leitor autônomo, vocalizador, ampliador de textos, materiais pedagógicos adaptados, lupa eletrônica Aladdin Voice disponível na Biblioteca da Instituição. • Acessibilidade nos transportes: orientações quanto aos tipos de transportes existentes oferecidos próximos a Instituição; • Acessibilidade nas comunicações: atuação de intérprete de Libras para alunos surdos; leitura em voz alta ou via áudio (para alunos com baixa visão e/ou cegueira); comunicação alternativa e ampliada ( cortana e ferramentas google) Estas iniciativas têm como objetivo proporcionar ao acadêmico portador de necessidades especiais acessibilidade, atendimento de qualidade e inclusão social, cultural e pedagógica.