Plano Acadêmico:
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UCB compreende três linhas de pesquisa: Processo Educacional e Formação de Professores; Política, Gestão e Avaliação da Educação; e Educação, Tecnologia e Comunicação. Em sintonia com as orientações da CAPES a concepção pedagógica do programa inclui o compromisso com a pesquisa; com a educação básica; com a internacionalização da educação; com o desenvolvimento humano e solidário, e em perspectiva interdisciplinar.
Alinhados ao PDI da instituição, os cursos e Programas de Pós-Graduação seguem as seguintes diretrizes:
- a articulação com a graduação por meio das políticas de pesquisa, de programas de iniciação científica e de extensão;
- o aprofundamento do conhecimento e o aprimoramento profissional coerente com as demandas da sociedade de âmbito nacional e local;
- a produção de conhecimentos autorais e inéditos nas áreas de conhecimentos das linhas de pesquisas e dos programas ofertados.
Especificamente, para os Programas de pós-graduação stricto sensu, destacam-se ainda: o incentivo à produção científica das pesquisas desenvolvidas no âmbito dos programas, principalmente as que tenham por objetivo a criação de bens e serviços para a sociedade; o desenvolvimento da competência docente e científica envolvendo domínio e atualização de saberes e tecnologias e o incentivo de políticas de parcerias e convênios relacionados às linhas de pesquisa dos programas.
O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, avaliado com a nota 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi concebido a partir de pressupostos estruturantes das sociedades modernas, em especial da sociedade brasileira.
O Programa visa à formação de pesquisadores e de profissionais da educação. Os mestres e doutores formados podem seguir as carreiras de cientista pesquisador e/ou carreiras de magistério nos diferentes níveis, atuar em instituições sociais ou empresariais na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa em educação, na gestão educacional e na formulação e análise de políticas públicas, em nível executivo, de assessoramento ou de consultoria.
O Programa reúne as seguintes linhas de pesquisa:
- Processo Educacional e Formação de Professores - Investigação e formação, por meio dos fundamentos da educação, de temáticas relacionadas com diferentes dimensões do processo de ensino e aprendizagem, da formação inicial e continuada de professores, de teorias e práticas pedagógicas nos diferentes níveis e modalidades da educação.
- Política, Gestão e Avaliação da Educação - Investigação da formulação, implementação, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos na área de educação, nos seus diferentes níveis e modalidades. Estudos dos contextos culturais e comunicacionais das políticas e da gestão educacional, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Estudos comparativos entre sistemas nacionais e internacionais de educação.
- Educação, Tecnologia e Comunicação - Articulação das relações entre juventude, tecnologia e comunicação no âmbito dos processos educativos em diversos contextos da sociedade, sejam eles, ambientes escolares ou voltados à convivência humana. Temáticas relacionadas à inclusão educacional e social, aos protagonismos e às sociabilidades juvenis, à inovação social e às múltiplas aprendizagens viabilizadas pelas tecnologias educacionais, da comunicação e mídias, bem como às diversas expressões culturais, especialmente àquelas que cultivam culturas de paz.
O programa foi criado em 1994, começando suas atividades com o mestrado e, a partir de 2009, com o doutorado. Nesses 25 anos de atuação, formou-se mais 410 mestres e 70 doutores. Além dessa atuação específica, no Stricto Sensu houve um empenho no desenvolvimento de projetos de pesquisa, um envolvimento com o ensino de graduação e com a extensão, no sentido de tornar o Programa uma referência no processo de ensino-aprendizagem e na responsabilidade social.
A integralização das atividades necessárias ao Mestrado em Educação é expressa em unidades de crédito, sendo que cada crédito corresponde a 15 horas-aula. Para concluir o Mestrado o participante deverá cumprir 36 (trinta e seis) créditos, sendo 28 (vinte e oito) créditos referentes à disciplina e 8 (oito) referente à Dissertação (Qualificação e Defesa), cursados no período de 24 (vinte e quatro) meses, atendendo o calendário acadêmico da UCB.
Sendo que as disciplinas ofertadas são as apresentadas no quadro abaixo.
Organização das Disciplinas
DISCIPLINA RESPONSÁVEL PERÍODO
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PRICILA KOHLS ABRIL e MAIO /2020
EPISTEMOLOGIA LUIZ SÍVERES JUNHO e JULHO /2020
METODOLOGIA DE PESQUISA CARLOS ÂNGELO SETEMBRO/ 2020
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO: ESTADO E SOCIEDADE VALDIVINA ALVES NOVEMBRO /2020
PENSAMENTO PEDAGÓGICO CÉLIO DA CUNHA FEVEREIRO/2021
FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE LUÍZ SÍVERES ABRIL /2021
As qualificações dos projetos de dissertação estão programadas para serem realizadas ao final do primeiro ano de curso e as defesas ao final do segundo ano.
O perfil do egresso do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB caracteriza-se pelas seguintes competências:
a) Competências gerais:
1. Desenvolver uma reflexão capacitada sobre os problemas educacionais da atualidade interpretando-os à luz do contexto econômico, político, cultural e educativo;
2. Adquirir uma postura ética diante das atividades acadêmicas, especialmente de pesquisa;
3. Atuar no ambiente profissional em perspectiva crítica e transformadora da realidade social e educativa tendo em vista a educação em seus diferentes níveis;
4. Atuar na gestão educacional e na formulação, execução e análise de políticas públicas em nível executivo, de assessoramento ou de consultoria;
5. Atuar em organizações da sociedade civil em projetos de promoção da cidadania, da justiça social e da cultura de paz.
b) Competências do egresso de Mestrado:
Ao final do percurso do mestrado, além das competências gerais referidas anteriormente, o egresso deverá ser capaz de:
1. Saber utilizar o referencial teórico adquirido no desempenho de funções nas instâncias de gestão e execução de políticas de educação;
2. Colaborar e ajudar na sistematização de novos conhecimentos via participação em atividades investigativas;
3. Capacitar-se em um tema significativo dentro da realidade onde atua como profissional e pesquisador;
4. Desenvolver processos voltados ao desenvolvimento da educação, utilizando-se dos recursos comunicacionais e tecnológicos disponíveis às diferentes faixas etárias.
A seleção de participantes para os Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado, é realizada a partir dos critérios, condições, procedimentos e regras descritos em edital próprio da Universidade, conforme legislação educacional vigente.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A Faculdade Católica Rainha da Paz – FCARP possui estrutura física ampla e adequada para o ensino das quais os estudantes do MINTER FCARP/UCB têm total acesso e disponibilidade de uso.
Da infraestrutura de apoio, os alunos têm a sua disposição: Biblioteca, Sala de Leitura, Laboratório de Informática 1, Laboratório de Informática 2, Sala T.I. – Servidores, Laboratório de Informática 3, Sala T.I., Sala de Equipamentos Multimídia, Almoxarifado Administrativo, Xérox, Laboratório de Anatomia, Almoxarifado Educação Física, Capela. NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS – NPJ com salas de Recepção, Reunião e arquivo, Coordenação, Professor, 5 Escritórios para atendimento. Núcleo de Monografias – NUMON, 3 Cabines (Professores) para atendimento e orientação. Salas de aula e banheiros, AUDITÓRIO com Hall, Bilheteria, Cabine de Som, Banheiro feminino, Banheiro Masculino, Plateia e Palco.
1. Salas de aula
A Instituição possui 23 salas de aula, em funcionamento, com capacidade média para 50 alunos (todas climatizadas, bem iluminadas e com quadro branco) – Área total: 1.480,94 m². A Instituição está ampliando seu espaço físico com a construção de mais um bloco com dois pisos, contendo 12 salas de aula, sendo quatro salas no térreo e oito no primeiro piso (construção em andamento – área das novas salas = 760,83 m²).
2. Laboratórios de Informática e de Fisiologia do Exercício
A FCARP possui atualmente três laboratórios de informática e um laboratório de Anatomia e Fisiologia do Exercício (ver metragem no quadro de áreas). Os laboratórios são equipados com 72 (setenta e dois) microcomputadores e um total geral de 83 (oitenta e três) máquinas disponíveis especificadamente aos acadêmicos. Um dos laboratórios de informática é utilizado como Laboratório de Ensino para o Curso de Ciências Contábeis em suas atividades práticas. Ressalta-se que se encontra em construção, um novo laboratório de informática com 92,88 m², que terá capacidade de atendimento para 50 (cinquenta) acadêmicos
3. Auditórios
A Instituição conta com dois auditórios, sendo um com capacidade para 100 pessoas (sala 5 - medindo 10x10 = 100 m²) e outro para 350 com 447,33 m² de área construída, distribuídas em um hall de entrada, bilheteria, cabine de som, banheiros feminino e masculino, espaço para a plateia e o palco. Os auditórios atendem as atividades práticas e pedagógicas dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão.
4. Núcleo de Prática Jurídica
A Instituição possui um Núcleo de Prática Jurídica onde os alunos do curso de Direito realizam o estágio supervisionado e atendem a comunidade de forma gratuita. O NPJ possui 54,99 m² distribuídos em recepção, sala de reunião, sala de coordenação, sala de professor e 05 cabines para atendimento individual utilizados pelos alunos, conforme demonstrado no quadro de áreas. O novo NPJ (em construção) terá 11 salas para atendimento individual, 01 sala de reunião, 01 sala pra coordenação e 01 sala para o professor responsável, perfazendo um total de área construída de 235,60 m².
5. Biblioteca
O espaço físico da biblioteca é de 171,79 m², contando com espaço para acervo geral, uma sala para estudos em grupo, cabines abertas para estudo individual, terminais para consulta e pesquisa na internet e balcão para atendimento.
A Biblioteca conta com regimento próprio e tem como missão prestar serviços de informação à comunidade acadêmica, promover e incentivar o acesso e o uso da informação, apoiando as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem por objetivo geral proporcionar aos alunos, professores e à comunidade local, serviços de informação e os meios indispensáveis para o seu desenvolvimento intelectual e, por objetivo específico, disponibilizar aos seus usuários acesso à informação de maneira eficiente e eficaz, proporcionando maior rapidez na busca e localização da informação solicitada, em qualquer suporte.
A biblioteca utiliza o software “Pergamum”, um sistema integrado de bibliotecas, considerado um dos mais modernos e completos do mercado no país, constituída pelas instituições usuárias do software, que tem por finalidade melhorar a qualidade global dos serviços dos usuários, promover a cooperação no tratamento da informação e o compartilhamento de recursos de informação. A Biblioteca conta com um profissional qualificado para o desempenho da função, o Bibliotecário, Sr. Gerivan Costa dos Santos, Bacharel em Biblioteconomia com registro no Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB na 1ª Região, nº 2910. O espaço físico da biblioteca é de 171,79 m², contando com espaço para acervo geral, uma sala para estudos em grupo, cabines abertas para estudo individual, terminais para consulta e pesquisa na internet e balcão para atendimento. A Biblioteca funciona de segunda-feira a sexta-feira das 13h às 17h e 18:30 às 22h.
A FCARP possui para sua biblioteca um Plano de Atualização e Manutenção do Acervo cujo objetivos são: - Proporcionar ao corpo docente e discente material adequado e atualizado, necessário ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos oferecidos pela FCARP; - Priorizar a aquisição de obras atualizadas, informadas nos planos pedagógicos das disciplinas; - Manter a quantidade do acervo adequada ao número de alunos de cada curso; - Incentivar o uso da biblioteca pelos discentes e docentes da Instituição;- Otimizar recursos de atendimento para que o aluno consiga pesquisar o acervo com rapidez e eficiência; - Fornecer subsídios para a melhoria do espaço físico da biblioteca.
Os critérios a serem observados na formação e ampliação do acervo são: - A visão, missão e objetivos da FCARP de acordo com a previsão de investimento de 2% da receita, adotando critérios de compra do material bibliográfico; - Indicações do corpo docente, com base na bibliografia constante nos planejamentos de ensino, solicitada através dos coordenadores de curso; - Pesquisas em bases de dados e catálogos de editoras, considerando os lançamentos e as edições mais atualizadas; - Necessidades detectadas junto aos alunos e professores, quanto à atualização e expansão do acervo.
Para a aquisição do acervo bibliográfico, são observados os seguintes critérios, em termos quantitativos e qualitativos: - Proporção de um exemplar para cada 06 (seis) alunos previstos para cada turma, referentes aos títulos indicados na bibliografia básica, mínimo de 03 (três) títulos e estar atualizada e tombada no patrimônio da FCARP; - Aquisição de até dois exemplares de cada título da bibliografia complementar; - Conferência das listas de aquisição, apresentadas pelos coordenadores de curso; - Prioridades definidas na seleção das listas de aquisição para atualização do acervo; - Urgência apresentada na solicitação de compra conforme planejamento de ensino, para que atenda adequadamente aos programas e todos os componentes curriculares e a demanda do conjunto dos alunos matriculados no curso. A Diretoria Financeira é responsável pela cotação de preços, aquisição e encaminhamento das obras à biblioteca.
Acervo Físico - 2020
ACERVO TITULOS EXEMPLARES
Livros 7.099 19.385
Periódicos/ Revistas 177 4.095
Artigos/títulos indexados 6.971
Dicionários 126 236
Normas 10 19
Monografias 1.408 1.416
Folhetos 52 158
TCCP- Pós-Graduação 32 32
CDs e DVDs 192 436
CD/ DVD Monografia 30 30
Capítulo de livros 1
Dissertações 10 10
Tese 1 1
Gravação em Vídeo 11 13
Mapas 4 4
Total 16.125 25.835
Fonte: Sistema Pergamum Biblioteca FCARP. Acesso em 29/05/2020.
O Bibliotecário também disponibiliza no site da Instituição diversos periódicos de acesso aberto on line em área de conhecimento multidisciplinar.
A IES adquiriu no final do ano de 2019 a Biblioteca Digital “Minha Biblioteca” com objetivo de possibilitar aos alunos o acesso remoto às bibliografias necessárias para o desenvolvimento efetivo de seus trabalhos, oferecendo uma licença para cada um de seus acadêmicos. A “Minha Biblioteca” é uma plataforma inovadora que oferece às Instituições de Ensino Superior o acesso a milhares de livros técnicos, científicos e profissionais de qualidade, com um catálogo multidisciplinar.
Os alunos podem acessar via internet o acervo com mais de 8.000 mil títulos, nas áreas de: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Ciências Jurídicas, Ciências da Saúde e Biológicas. Presente em mais de 400 instituições, a Minha Biblioteca possui um acervo com mais de 8.000 títulos, 100% na língua portuguesa, atendendo mais de 200 cursos e mais de 1.500 disciplinas. Disponibilidade de suporte técnico, integração via portal único, LMS ou sistema de gerenciamento de acervo. Possui as principais editoras acadêmicas do país. Grupo A, Grupo Gen, Atlas, Manole, Editora Saraiva, Artmed, Artes Médicas, Bookman, Penso, McGraw Hill Education, Série Tekne Guanabara Koogan, LTC, Editora Método, Roca, Santos Editora, Saraiva Jur, Saraiva Uni, E.P.T, Editora Forense, Forense Universitária, Érica, Cengage Learning, Editora Cortez, Grupo Autêntica, Editora Empreende, Editora Trevisan, Grupo Almedina e ZAHAR.
Modelo de acesso simultâneo, 24/7 (24 horas por dia e 7 dias por semana, de qualquer device com internet), todos os títulos são amplamente referenciados em cursos universitários de graduação e pós-graduação, estão disponíveis em texto integral aos alunos e professores, possui o acesso a multiplataformas, smartphones, tabletes, notebooks e micro computadores. Leitura on-line e/ou off-line. Acervo digital rico em diversas áreas de especialização: Ciências Jurídicas; Ciências Biológicas; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Entre outras. Os metadados dos livros podem ser importados para qualquer software de gestão de acervo nos formatos MARC 21 e ISO 2709, para o modelo assinatura.
Um dos campos dos metadados é o link para acessar diretamente qualquer título das obras online, desta forma o esforço de busca do usuário fica centralizado. A plataforma permite aos usuários acessar o mesmo conteúdo de forma simultânea, possuindo conta de acesso individual com senha. Quando estiver lendo o livro, poderão fazer realces, anotações nos textos; poderão utilizar marcadores de páginas, fazer pesquisa no acervo, e dentro do próprio livro por palavra chave e terão fácil acesso ao sumário.
O acesso ao tutorial está disponível no site: www.minhabiblioteca.com.br . A minha biblioteca também pode funcionar como um leitor de livros, basta clicar em executar e comece a escutar o livro/áudio em voz alta. O acervo está em constante atualização, com as últimas edições de livros das principais editoras e autores, e maior credibilidade em atender os critérios exigidos pelo MEC.
6. Quadra poliesportiva coberta
A FCARP disponibiliza para seus acadêmicos uma quadra poliesportiva coberta com 1.046,40 m² de área construída para prática de atividades pedagógicas e esportivas vinculadas aos seus respectivos cursos de graduação.
7. Condições de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida (conforme disposto na CF/88, Art. 205, 206 e 208, na NBR 9050/2004, da ABNT, na Lei N° 10.098/2000, nos Decretos N° 5.296/2004, N° 6.949/2009, N° 7.611/2011 e na Portaria N° 3.284/2003).
A FCARP, com objetivo de atender a legislação no que tange às condições de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e o respeito aos seus alunos atende aos seguintes requisitos: eliminação de barreiras para circulação do estudante, permitindo acesso aos espaços de uso coletivo; reserva de vagas em estacionamentos nas proximidades das unidades de serviço; adaptação de portas e banheiros com espaço suficiente para permitir o acesso de cadeira de rodas; colocação de barras de apoio nas paredes dos banheiros. No que concerne a alunos portadores de deficiência visual, a FCARP instalou piso tátil em toda sua estrutura, identificação das instalações em braile e disponibilidade de teclado em braile na biblioteca e laboratório de informática.